quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Histórias contadas por PRFs - Corrupção Policial

Compartilhar no Facebook

Sabemos que há corrupção em qualquer parte do mundo e em qualquer classe de funcionários. Alguns desses corruptos são sem escrúpulos, sabem que estão prejudicando e não estão nem aí. Outros são corruptos da mesma forma, mas precisam justificar para si mesmos que aquilo que fazem não é tão ruim assim. E é desse segundo tipo que vou falar.

Um  PRF me contou que trabalhou com um guarda corrupto uma vez, nos tempos remotos. O cara aceitava dinheiro dos caminhoneiros para deixar passar as infrações. Aquele famoso dinheiro do "guaraná". Mas esse guarda precisava se justificar para si mesmo para se sentir bem, e fazia da seguinte forma:

Explicava ele: "Quando o caminhoneiro sai com a carga para a rodovia, ele já leva o dinheiro da gasolina, o dinheiro do pedágio, e leva também o dinheiro do guarda. Ou seja, esse dinheiro já é meu, eu só vou lá buscar". E com isso ele conseguia dormir bem, já que ele não estava fazendo mal a ninguém. Só que não!

Quando esse PRF amigo meu me contou esse causo, eu ri. Porque esse causo é engraçado. Mas, de fato, não deveria ter nenhuma graça.

Eu realmente espero que este guarda já tenha sido extirpado do quadro da PRF.


8 comentários:

  1. Minha primeira reação também foi rir, mas em seguida bate a indignação. É impressionante as mentiras que as pessoas contam pra si mesmas... E tem aquelas que de tanto criar já não sabem mais onde acaba a verdade e começa a ficção. Triste.

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imagino tb que o pior é que deixa os colegas numa situação constrangedora, pois vc sabe que vai ter que denunciar aquele cara e aí gera todo um transtorno na equipe não? tipo enquanto rola o processo o cara ta lá faznedo plantão com vc sabendo que vc denunciou ele a corregedoria por corrupção. tenso.

      Excluir
    2. Samuka, normalmente quando rola denúncia dessa forma o policial já é retirado do plantão. Não demora muito não. Quando não é preso em flagrante, né.

      Excluir
  2. A corrupção não é culpa só de quem pratica o ato, mas também de quem apoia e age como cúmplice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester, quando é colega de profissão, nem sempre é fácil denunciar. Para quem está de fora, eu entendo a indignação, mas para quem está ao lado nem sempre é fácil, pode acreditar.

      Excluir
    2. Um mal dos policiais é serem muito corporativistas. Conheço um caso de um PM que recebia propria do traficante local. Gravações telefônicos dele dando o bizu pro peba e tudo.

      Ele foi pro quartel preso.

      O que os colegas PM fizeram?

      Vaquinha pra pagar advogado pro policial que os entregava pro traficante.

      Vão ser burros assim lá na casa do chapéu!

      Excluir
    3. Cara, eu entendo você... entendo os colegas dele. E entendo quem não se mete. Como eu disse no comentário acima: nem sempre é fácil.

      Excluir

Manda bala!