segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Rotina de Estudos para concurso público

Compartilhar no Facebook
Para quem quer ser aprovado em concursos de grande concorrência, como os da PF, PRF, Receita Federal, etc., qualquer hora é hora para estudar. Não adianta pensar: Ah, vou esperar até mais tarde, quando terei mais tempo, porque só tenho 20 minutos disponíveis agora. Esse é o tipo de pensamento que se faz perder tempo, e muito! Foram-se, nesse caso, 20 minutos jogados fora! Cada intervalo deve ser considerado tempo útil para os estudos, principalmente para quem trabalha 8h por dia. E, por isso, o planejamento e a organização nos estudos são tudo.

Quando eu realmente vi que só me organizando para lograr êxito no concurso almejado, fiz uma planilha com as minhas horas livres e quais delas eram passíveis de serem utilizadas para os estudos. Afinal, nem toda hora livre é hora útil de estudo. Um exemplo é a hora do almoço. Se você tem 1h de almoço, não adianta se cobrar também 1h líquida de estudos, já que se é necessário almoçar. Lembre-se de que se alimentar é fundamental para a cabeça funcionar bem. Mas também você não precisa gastar essa hora toda no almoço. Frações de hora são tempos de estudos importantes. E isso fez a diferença para mim.

Vamos ao meu caso:

Eu trabalhava 8h por dia, das 8 às 17h. Pedi para mudar meu horário de entrada para às 7h e saída para às 16h, dessa forma eu me obrigaria a acordar 1h mais cedo, ganhando 1h nesse processo. Ainda teria a vantagem de pegar menos trânsito saindo às 16h, deixando de perder tempo com o traslado.

Como eu queria o concurso da Polícia Federal, ainda tinha que me manter na academia, pois não adiantava nada passar na prova escrita e reprovar no TAF. Então, nesse caso, já seriam 8h para o trabalho mais 1h para a academia, ou seja, 9h do dia a menos para os estudos. Dessa forma eu só poderia estudar a partir das 16h, certo? Errado. Eu ainda tinha a hora do almoço. Eu almoçava em 15 minutos para poder ter 45 minutos de estudos. E rendia muito. Fora as frações de horas que eu estudava que me comprometerão se eu contar aqui! Mas esse é o pensamento: estudar em cada minuto disponível, cada fração de tempo, sempre que der. Parou para tomar um cafezinho, aproveite e resolva uma questão. Foi ao banheiro, leve o celular com o vade mecum. Entenderam? Espero que sim!

Mas, sem mais delongas, vamos à rotina diária completa:

7h às 12h - Trabalho
12h às 12h15min - Almoço
12h15min às 13h - Estudos (+ 45min de estudos)
13h às 16h - Trabalho
16h às 16h20min - traslado para o cursinho
16h20min às 16h40min - cochilo no carro no estacionamento do cursinho para recuperar as energias (não adianta estudar pensando em dormir)
16h40min às 17h - lanchando e acordando
17h às 18h15min - estudando na biblioteca do cursinho para aguardar a aula começar (+ 1h 15min de estudos)
18h15min às 21h30min - Aula do cursinho com 15 minutos de intervalo (+ 3h de estudos)
21h30min às 21h45min - traslado para a academia
21h45min às 22h45min - Academia
22h45min às 23h - traslado para casa
23h às 23h30min - jantar e banho
23h30min às 01h - Estudando em casa (+ 1h 30 min de estudos)
Aos sábados eu estudava 6h por dia, ou até o quanto aguentava. Sábado à noite e domingo eram meus horários de descanso / namoro.

Somando-se as horas de estudos chega-se a um total de 6h e 30 minutos diários. Nem todos os dias eu aguentava estudar após a academia devido ao cansaço e ao sono, mas eu sempre tentava. É muito importante você forçar e tentar estudar, a resistência vai aumentando a cada dia. Eu só parava quando já não conseguia somar 1 + 1.

Frisando: force a barra, lute contra seus limites, busque motivação. Você quer ou não quer passar? Ninguém disse que seria fácil. Ninguém disse que não doeria. Mas todos que passam por isso dirão que valeu a pena. E como valeu! Hoje, aguardando a nomeação, eu saio do trabalho às 16h e vou à academia. De lá, vou pra casa, sem pressa. Em casa, tomo banho, janto e vou jogar video game. Digam vocês: já valeu o esforço, não valeu?

30 comentários:

  1. Muito bacana sua história!
    Temos que aproveitar cada minuto livre. Lembro que eu gostava de ir e voltar para o trabalho escutando a constituição em áudio no carro. Já eram, pelo menos 30 minutos por dia escutando conteúdo que poderia cair na prova. E é como já ouvi minha mãe dizer "o ruim é o nada".

    Como nossa vida muda (geralmente para BEM MELHOR) depois que passamos em um concurso!!

    Hoje estou numa situação parecida com a sua, saio do trabalho, tranquilo, vou pra casa, descanso, depois vou ter meu lazer, sem mais preocupações (pelo menos por hora) com aquele estudo para concursos. E o videogame PS3 (Metal Gear, Mass Effect, Fallout, Bioshock, God of War, etc) é de lei, quase todo dia jogo. :-D

    Olhando para trás (e para frente!) é possível perceber que o esforço todo valeu a pena.

    Um abraço e que nossa nomeação saia logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Agora a rotina muda para melhor!
      Eu gosto do PlayStation, mas prefiro o Starcraft 2 pra PC. Estou voltando a jogar aos poucos após todas as etapas do concurso.

      Eu não gostava de ouvir direito no rádio do carro porque eu não conseguia prestar muita atenção. Eu ficava ouvindo as notícias da CBN, aproveitando para me atualizar, afinal também cai na prova, né? hehehe

      Cara, você é concursado em qual órgão?

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Cheguei a jogar o ST 1, antigo.
      Mas sinto saudade mesmo do TOTAL ANIHILATION (para PC), muito show!

      Era uma boa estratégia a sua (da CBN)

      Em relação à ultima pergunta, vamos deixar quieto, também quero manter o anonimato (e já tem muita gente sabendo quem sou, rs) :-D

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
    3. hahahahha
      Sem problemas com relação ao anonimato. Mas é cargo de puliça? :)

      Excluir
  2. É uma maratona que requer resistência.

    Dizem nos treinamentos que quando você pensa que não dá mais, ainda tem 20% de esforço/energia pra dar...

    Texto bastante motivador, PRF do Norte!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novinha, você por aqui!!
      Cada vez que você vem me inspira a escrever! :)
      Fico feliz com os comentários. E triste porque faz tempo que você não atualiza o seu blog!
      Grande beijo.

      Excluir
  3. Forcar a barra, lutar contra os limites; um dos "segredos". Dói, machuca, mas vencer cada barreira é um grito a mais de motivação. Um grito tão forte quanto a dor.

    Grande Saga, PRF. Você é merecedor desta vitória!

    Forte abraço!

    Spartanski

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina Spartanski, forçar a barra é o grande segredo. Só assim você consegue ultrapassar os seus limites. Quem disse que seria fácil, né? Quem mandou querer ser alguém na vida, hein?
      Mas, depois do grito de dor, vem o choro da vitória, da felicidade. E essa felicidade só sabe quem passou por isso.
      Obrigado pelo "merecedor". Obrigado por voltar aqui. Cada comentário é uma motivação a mais para escrever.

      Abração, guria.

      Excluir
  4. Bem parecido com meu cotidiano.
    Me tira uma duvida, como você fazia seu horário de estudo? Cada dia uma matéria? Muitas Questões?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Vinicius, beleza?

      Cara, eu fazia muitos exercícios. Muitos mesmo. Exercícios comentados e simulados. Acho que fiz uns 15 mil no decorrer dos estudos. E assisti a muitas videoaulas. Mas os exercícios eu achava o mais importante. Ainda acho.

      Eu estudava uma disciplina até esgotar o edital, depois passava para a próxima. Somente português e raciocínio lógico, que são meu forte, eu estudava um pouco menos.

      Português eu fazia aula de exercícios comentados aos sábados, e Raciocínio Lógico eu tirava dúvidas quando fazia os simulados.

      Os simulados ajudam muito a ver pontos fortes e pontos fracos.

      Acho que era isso.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Excluir
  5. #prf do norte é preciso saber nadar na prova da taf?? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No TAF da PRF não. Mas do da PF sim. Mas Ademilson, é preciso saber nadar na vida, né?
      Quando eu era PRF eu atravessava um rio de voadeira para ir trabalhar. hehehe
      Abraços.

      Excluir
  6. Essa sua rotina era levada a risca ou você não cumpria ela por completo algumas vzs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todos os dias eu aguentava estudar após a academia devido ao cansaço e ao sono, mas eu sempre tentava. É muito importante você forçar e tentar estudar, a resistência vai aumentando a cada dia. Eu só parava quando já não conseguia somar 1 + 1.
      Copiei do texto. Rá! :)

      Excluir
  7. Vou começar a estudar e treinar neste 2019 que está chegando! Já me matriculei em direito em uma universidade próxima a minha residência e também tenho academia no meu condomínio. Você tem alguma dica de como gerir as matérias para estudo? Almejo delegado ds PF futuramente, mas quero começar com agente da PF.

    Ps: Estou lendo seu blog aos poucos e vejo que você deu tudo de si e ainda fez algum empréstimo para estar onde está! Parabéns, puta história sensacional de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, foca na faculdade. Acho meio complicado fazer as duas coisas: Faculdade + estudar para concurso da PF, porque as disciplinas do concurso de Agente são muito diferentes das do curso de direito. Nas duas últimas provas de Agente as disciplinas de direito já estavam em terceiro plano.

      Esse lance de fazer empréstimo... acho que você leu em outro blog! hahahaha
      Sempre trabalhei, mesmo enquanto estudava. Precisei de empréstimo não!!
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Desculpe confundir, quando disse empréstimo, queria dizer algo como "fez o que podia e mais!"

      Vou focar na faculdade, pretendo trabalhar e me dedicar totalmente para dar tudo certo.

      Ser policial sempre foi um sonho!
      Obrigado pela sua gentil resposta.

      Excluir
    3. R Dias, tranquilo.
      Manda bala nos estudos.
      É o único caminho que eu conheço pra uma vida melhor. Há outros caminhos, mas não os conheço.
      Grande abraço.

      Excluir
    4. Achei essa comentário aqui por acaso.
      Tenho uma opinião diferente.
      Particularmente sou a favor de estudar para concurso junto com a universidade, especialmente se for curso de direito. Se seu objetivo for concurso público, então a universidade é praticamente só pelo diploma.
      Eu passei no concurso de escrivão da PF estando cursando ainda a universidade de direito, levei a universidade do menos pior jeito possível e ia estudando pro concurso durante as aulas e etc. Tenho um colega que passou para delegado também cursando ainda, então não perca tempo.
      Concurso da PF dificilmente é menor de 1 ano estudo, quanto antes começar, melhor.

      Excluir
    5. Negócio que eu fiz curso de exatas na federal. Era o dia todo e ainda trabalhava a noite. Era impossível estudar pra concurso. Eu já me arrebentava na faculdade por ter que trabalhar. Então acho que depende bem do curso e das condições.

      Excluir
    6. é, como você bem falou, depende bastante das condições de cada um. Eu também trabalhava (mas não era o dia todo).

      Mas enfim, quem PUDER já ir estudando durante a universidade, nem que seja pelo menos para criar uma base... já são 4 anos de estudo acumulados, é bastante coisa.

      Excluir
    7. Concordo. 4 anos é muita coisa. Eu acho interessante quando a pessoa já sabe o que quer desde cedo. Eu fui saber que queria PF quando já tinha terminado a faculdade há uns 3 anos. E já era concursado de outro canto, que passei sem estudar para o concurso. Só fui lá e fiz. E o salário era bom. Cargo superior. Dei um pouco de sorte somado aos estudos da faculdade.

      Essa decisão de estudar pra concurso mesmo veio em 2012, quando abriu o edital da PF. Antes eu nunca tinha me dedicado a isso, e achava impossível passar.

      Excluir
  8. Em um dos seus comentários, você menciona sobre os simulados. Poderia comentar um pouco mais? Você utilizou o Projeto Caveira ou Projeto Missão? Recomenda algum deles? Estou com vontade em apostar nesses simulados, mas não sei qual escolher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilson, fiz os simulados do missão. Vale a pena. O do Caveira eu não conheço.

      Excluir
  9. Apf do Norte. Gostaria de saber como vc aproveitava seu tempo quando não tava em casa. Por exemplo, em consultório médico esperando ser atendido e só ta com o celular na mão. Nessas horas ou minutos livres vc preferia resolver questões ou ler algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, na minha época não tinha aplicativo foda pra celular não. Eu nem lembro o que eu fazia. Mas provavelmente jogava no celular. Mas meus estudos foram quase que 100% resolvendo questões comentadas. Algumas vídeo aulas e aulas de português com um professor.

      Excluir

Manda bala!