sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Escolhendo a lotação - visão de quem já trabalha na PF

Compartilhar no Facebook
Sonho realizado, Polícia Federal! Essa placa me aviva excelentes lembranças. E as dolorosas também.
Senhores, aproveitando essa temporada de Academias de Polícia Federal, vamos falar sobre a escolha das lotações. Eu falei aqui sobre como funciona a escolha das vagas dentro da ANP. Nesse post de hoje falarei como funcionam viagens e missões na lotação escolhida, para que seja mais fácil para os alunos escolherem suas lotações. Quanto mais informações, melhor.

Primeiramente, leia o material do Robson Concurseiro. Vale muito a pena, apesar de algumas informações não serem 100%. Afinal, ele fez baseado em pesquisas e relatos de "sobreviventes".

Na hora da escolha, se você puder voltar para casa, excelente. Como isso é raro, vamos por ordem de prioridades (minha opinião / dicas).

Caso não volte direto para sua cidade, tente voltar para o seu estado. Mesmo que essa cidade que não é a sua seja ruim ou muito ruim, tipo Oiapoque e Tabatinga, mas escolha dentro do seu estado. Por que eu digo isso: porque quem está lotado no Oiapoque vive de missão em Macapá, que é onde fica a Superintendência. Quem está lotado em Tabatinga vive de missão em Manaus. Então se você for de Macapá, escolhendo o Oiapoque, vai tomar posse na superintendência e somente depois vai para sua lotação original, além de viver de missão em casa. Ainda pode acontecer de o superintendente, sabendo que você é de lá mesmo, remover você de ofício Macapá, bastando ele querer. Eu já fui tantas vezes de missão para a capital do estado em que estou lotado que já até perdi as contas. E fui pra missões longas, que tive que passar mais de dois meses. Além de algumas propostas gerais de remoção para lá.

Entenda que se você escolher outro estado, sua remoção dependerá da liberação do superintendente do outro estado. Por exemplo: você tomou posse no Chuí/RS. Quer ser removido para Macapá/AP. Para isso você dependerá da liberação do superintendente do Rio Grande do Sul, coisa que dificilmente acontecerá. Já se você tiver no Oiapoque, o superintendente do Amapá que manda nas delegacias descentralizadas. Logo basta ele querer, e você fazer por merecer, para ele te remover para Macapá de ofício.

Se você também não conseguir ficar no seu estado, tente voltar para o mais perto possível de casa. Isso conta muito tanto nos preços das passagens aéreas quanto para viagens de missão. Por exemplo: Se você estiver lotado no Pará, será muito mais fácil você ir de missão para o Maranhão do que alguém que está lotado no Rio Grande do Sul, ou São Paulo. E isso vale para todos os estados vizinhos.

Caso não consiga nem voltar para perto de casa, tente uma superintendência de pontuação 3 (Acredite, a pontuação faz muita diferença. ). É nas superintendências que as coisas chegam primeiro: vagas para cursos, treinamentos e missões para outros estados. Além de terem várias delegacias com todo tipo de investigação e mais recursos. Ainda as passagens aéreas tendem a serem mais baratas de capital para capital. E acredite, você vai querer visitar sua família. A saudade bate forte quando estamos longe.

Agora, caso sua prioridade seja voltar o mais rápido possível para o seu estado/casa, então você deve escolher uma delegacia onde a pontuação seja 4 ou 4,5. E se você for do nordeste e quiser um dia ainda trabalhar na superintendência do seu estado, escolha a melhor cidade possível de pontuação 4.

Espero que aproveitem as oportunidades. Não queiram ser Super Policiais na hora de escolher a lotação (e em nenhum outro momento). Um doido, da minha ANP, estando bem colocado, com muitas cidades boas disponíveis para escolher, gritou no microfone do teatro de arena (local da ANP onde escolhemos a nossa lotação no final do curso) que queria ser policial de verdade e escolheu Tabatinga/AM. Não façam isso. Você vai ser policial igual em qualquer lotação. Pense no seu bem estar. 

Não ache que você é imune às saudades e às tristezas da vida. A polícia não vai ser sua vida e nem vai preencher o vazio dos parentes e amigos queridos. No começo, logo após a posse, ficamos bem empolgados, mas depois de alguns meses a vida volta ao normal. E quando a empolgação passou, com certeza esse doido ainda estava em Tabatinga.

386 comentários:

  1. Primeiro comentário. Que honra kkkk

    Então, meu brodi

    Moro em Brasília, e pelo o que eu fiquei sabendo, é bem difícil de voltar.

    Caso eu fosse lotado no Goiás ou no Tocantins, locais mais ou menos próximos a bsb, quanto tempo, em média, demoraria para eu voltar, tendo em vista a pontuação dessas localidades

    Sou leigo quanto a esse assunto. Desculpe qualquer equívoco kk
    Gosto muito dos seus textos, cara!
    Poste sempre que puder. Tmj, abraços 👊🏻👊🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, Goiás e Tocantins normalmente não tem como ir de primeira lotação. Mas vou ajudar você. Numa cidade de pontuação 3 ou 4 você deve demorar uns 2 concursos para voltar. Se for em cidade de pontuação menor, talvez 3. Mas isso depende muito do número de vagas de cada concurso e do cargo também.
      Mas você consegue ir para mais perto de BSB após um concurso, como interior desses estados, por exemplo.
      Consegui ajudar?

      Excluir
  2. Respostas
    1. Luis, não vale não. PRF eu não sei como funciona, não tive tempo de entender.
      Mas talvez no caso da proximidade dos estados seja a mesma coisa. A pontuação que não vale.

      Excluir
    2. PRF vc escolhe a delegacia que vai,e a delegacia é responsável pelos postos,no site da PRF vc consegue ver as delegacias e os postos que pertencem a ela.Não sou PRF mas estudo para ela,pelos PRFs que acompanho a remoção é mais fácil que na PF.

      Excluir
    3. Marcelo, eu já fui PRF. É assim mesmo. Mas por exemplo: se você escolher a delegacia de Macapa-AP, você pode ser lotado no Oiapoque. Então é um pouco mais complicado.
      A remoção até então era mais fácil porque a PRF chama todo mundo que foi aprovado no concurso. Enquanto a PF chama 500, PRF chama 2000. Então o pessoal vai sendo removido.
      Abraço.

      Excluir
  3. Olá APF do norte...
    O material do Robson concurseiro que vc citou é aquele manual de psicotécnico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rp, existe o manual das lotações dele. É o mesmo cara, mas muda o manual!

      Excluir
  4. Baita texto para a galera da ANP 1 e 2! Obrigado pelas dicas, colega.

    Caso sua meta fosse voltar para SC logo, iria optar por uma de pontuação 4 "ruim" ou 3 "boa"? Já vi que tem lotação 4 "boa", o que pode ser muito mais interessante do que escolher alguma com índice 3.

    Entre uma pontuação 3 SR ou 4 "boa", você ira para SR?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, complicado. Existem lotações de pontuação 4 que não são de todo ruim. Mas a maioria é bem ruim. Acho que SR de pontuação 3. Porto velho, Roraima ou Rio Branco. São lugares que não são ruins de viver. E recebem o adicional de fronteira. Acho que são escolhars razoáveis.

      Excluir
  5. Primeiro obrigado pelas informacoes !

    É muito dificil conseguir voltar para Sao Paulo ou pelo menos para um estado proximo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gorrasi, São Paulo capital é lotação de primeira investidura dependendo do número de vagas do concurso. Em 2015, quando fiz a ANP, tinham umas 20 vagas.

      Excluir
    2. Mas para o interior é um pouco mais difícil. Talvez um concurso de demora. Mas também depende do número de vagas do concurso. Conheci um agente que ficou 3 anos na fronteira e depois conseguiu ir pra Campinas.

      Excluir
  6. Algum parceiro seu tem esposa e filhos e teve que levá-los para fronteira?
    Penso muito nessa situação, escolher a PF,mas colocar a minha família em uma situação complicada só pra conseguir o meu sonho.
    Apesar de a minha família saber dessas dificuldades,a hora da verdade é diferente,o bicho pega e a situação fica complicada.Escola,hospital,rotina diferenciada, viagens... Tudo isso eu estou disposto a passar,mas será que a esposa e filha vão aguentar passar por isso? E se não aguentarem e quiserem ir embora,eu vou aguentar ficar sozinho e além das dificuldades do trabalho ter mais as dificuldades pessoais,eu vou segurar a pressão?
    E se segurar,vai ser por quanto tempo?2,3,4 anos?
    Me pergunto tudo isso para não cair na armadilha de me esforçar pra caramba e depois me frustrar mesmo tendo conquistado algo grandioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iglan, muitos tem mulheres e filhos. Na verdade a maioria. Não viaja tanto assim. Há colégios bons. A saúde é um pouco mais precária. Mas dá pra levar tranquilo.
      O ideal é a mulher ter um hobby ou fazer algo para sair de casa. O problema que eu vi com as mulheres aqui são principalmente com aquelas que ficam só em casa sem fazer nenhuma atividade.
      Mas a maioria trouxe mulher e filhos. Dá pra levar muito de boa.
      Abraços.

      Excluir
  7. Sou de Rio Branco-AC, será que a lotação aqui é muito concorrida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Álvaro, tá de sacanagem né?
      No norte em geral é lotação de primeira investidura. Se não conseguir a capital, consegue interior.

      Excluir
  8. Sou de Cuiabá-MT, será que aqui é complicado de se conseguir?
    Trabalho em um posto de combustível onde a DPF abastece em peso. Perguntei sobre isso e eles me disseram que, as vezes vale a pena escolher uma cidade próxima a minha (Sinop ou Rondonópolis) pois tem adicional e fica a no máximo 6 horas de viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, além de se você escolher uma cidade próxima, irá com certeza muitas vezes para a capital de missão. Então vale a pena demais. Melhor que escolher outro estado e ter que usar as férias para ver a família. Mas essa é a minha opinião, né!

      Excluir
  9. Olá APF do Norte, agradeço as dicas e desde que decidi estudar para PF venho acompanhando seu blog. Estudo faz pouco tempo e tb sou mãe carreira solo, tenho uma insegurança pois passando no concurso sei q vou ter q levar meu filho junto e de repente parar nas fronteiras, penso na questão da estrutura p criar meu filho sozinha. Sou do estado de SP e ja pensei na possibilidade de lotação no meu Estado, mesmo na capital, vc acha dificil conseguir lotação p SP? O sonho de ser policial, não me permite desistir de persistir nos estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No ano de 2015, quando fiz a ANP, tinha vaga em São Paulo capital para escolher. Eram mais de 20 vagas. Então se não conseguir na primeira investidura, talvez logo no próximo concurso de remoção já consiga.
      E dependendo da fronteira sua filha vai achar muito bom. Algumas cidades são bem tranquilas e nem tão perigosas. Como eu disse num outro comentário: a maioria dos PFs aqui trouxeram filhos e a esposa. Pode ficar tranquila e foco nos estudos.
      Abraços.

      Excluir
    2. Valeu pela resposta, eu tenho essa preocupação pois mudarei de cidade ou estado com um filho a tiracolo e sozinha, mas o incentivo maior até vem da parte dele para não desistir de ser PF, borá p luta...Abraços

      Excluir
    3. obrigada, achei teu blog o máximo, venho tirando muitas dúvidas aqui.. :)

      Excluir
  10. BOM DIA APF DO NORTE,

    Conheci seu blog recente, estou gostando pra cacete. Está me ajudando muito a tomar algumas decisões. Tenho 27 anos, sou bancário concursado há 05 anos, mas não sinto orgulho do meu trabalho. Enfim, estou estudando para área fiscal, mas tenho uma caidinha pela PF. Moro em Belém, mas sou do Oeste do Pará. Eu vejo o pessoal comentando a respeito das lotações e ser lotado em Altamira por exemplo, pontuação 04, para mim é mesmo que ganhar na loteria, eles não tem noção das cidadezinhas Scrotas no Pará. Santarém então (seria mesmo que estar nas ilhas maldivas, nem se fala (sou de lá mas tudo bem)kkkkkkk. O problema é que que quero morar no litoral do nordeste ou floripa...kkkkk...mas minhas dúvidas é mais basicamente em realação ao trabalho do APF. Tem quer ser muito macho para ir nas operações?..kkkkk.... Não sei se sou macho a esse ponto....hehehheheh
    Você tem algum email? Me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan, é um trabalho como outro qualquer. Nunca senti medo de ir para as operações. Normal ficar ansioso. Mas como geralmente vamos em muitos, não fico com medo não. Não vi ninguém com medo ainda. Talvez em uma operação mais arriscada... mas no geral a vagabundagem respeita. Mas é bom ficar sempre alerta, né!

      Pode falar por aqui que eu sempre respondo.

      Abraços.

      Excluir
  11. Opa APF do norte, tudo bem?

    Bem cara, sou de Natal/RN e sonho em ser PF. Estou me graduando em direito e pretendo fazer a prova para delegado, depois dos 3 anos de prática. Mas se vier agente tá bom tb, hehe.

    Mas enfim, o que eu quero perguntar é: no meu caso, existe algo que eu possa fazer pra voltar pelo menos pra algum estado aqui perto (PE, MA, CE, PB)? Vc tem ideia de tempo que eu vou passar longe?

    A propósito, amo o Blog. Meu coração chega bateu forte quando eu vi postagem nova :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DarkGames, par ao MA você estudando bem na academia consegue ir como primeira lotação. Para os outros estados do NE, fica bem complicado. O ideal é você ficar o maior tempo possível em uma lotação de pontuação 4. Ou fazer COT ou CAOP, pagar teu pedágio lá de 3 u 4 anos, e depois ir para onde quiser.

      Valeu pelos elogios! Boa sorte nos estudos.

      Excluir
    2. Esses grupos operacionais recebem auxílio na questão da remoção? Como funciona isso?

      Excluir
    3. Quando você entra no grupo especial, para se mudar pra Brasília, você recebe o auxílio. Porque é considerado remoção de ofício. Ou seja, necessidade da administração. Agora, quando você sai do grupo para outra lotação, eu não sei. Acho que depende. Se for a pedido seu, não recebe. Se for de ofício recebe. Acho que essa segunda remoção devem considerar que é a pedido. E aí você não recebe. Mas isso é apenas achismo meu.
      Foca nos estudos, depois você pensa em remoção.

      Excluir
  12. Caro APF do Norte, gostaria de saber se há limite de idade e tempo mínimo dentro do DPF para se habilitar a fazer parte do COT. Valeu pelos posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do Edital. O último não tinha isso não, qualquer um podia, até recém empossado.

      Excluir
    2. Tem que ter tempo mínimo de lotação e polícia.
      COT 2018
      "Art. XX Poderão participar deste recrutamento, servidores [...] ao término do Curso de Operações Táticas, completarem 1 (um) ano de exercício no cargo e na lotação atual."

      Excluir
  13. Apf , obrigado pela resposta da licença.
    Cara, uma pergunta besta, kkkk e policial do Senado ein, o pessoal da pf tem alguma opinião sobre esse cargo?
    Fico pensando, como pode, uma agente da pf desempenha funções bem mais complexas e perigosas e ganha 12000, enquanto q o do Senado, 19000. Impressionante esse Brasil.
    Mais uma pergunta, a maioria dos agentes querem ficar no cargo, ou estão estudando pra outros cargos? Quais carreiras o pessoal busca ? É mto pessoal, mas tenho curiosidade. Perdoe me se já fiz essa pergunta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, Polícia do Senado tem esse nome por pura pompa. Mas o trabalho deles é basicamente ser segurança do senado. O trabalho deve ser muito tranquilo. E o salário bom demais. Porém o cara tem que morar em BSB. Isso pra quem não é de lá, talvez seja um empecilho.
      A maioria não estuda não. Tem uns que estudam para delegado. Outros para perito. Mas não é a maioria não.

      Excluir
  14. Olá,meu amigo.
    Pode me tirar uma dúvida? Eu recentemente descobri que tenho miopia no olho esquerdo, miopia de 0.75, saberia me dizer se posso ainda ser um futuro agente da Policia Federal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina se miopia ou astigmatismo fossem proibitivos? Não entrava ninguém, porque a maioria da população tem algum tipo dessas doenças. Se você consegue corrigir com óculos, entra.

      Excluir
  15. Fala, APF do norte! Tudo certo?

    Tá rolando um burburinho sobre os uniformes novos da PF. Dizem, o pessoal comenta (rs), que tá rolando a licitação já... Inclusive no site da PRF tem uma notícia sobre (segue link: https://portal.prf.gov.br/noticia/3441/tecnologia-e-inovacao-uniforme-operacional-da-prf-e-referencia-para-forcas-de).

    Você acha que o pessoal da ANP I e II pode ganhar algo? E sobre o uniforme atual da PF, o que você acha?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, não sei se o pessoal da ANP vai ganhar. Há a possibilidade. Mas sei que quem está na PF vai ganhar porque pediram nossas medidas! Mas esse uniforme novo vão ser ser nada diferente do atual. E eu não ganhei nenhum uniforme ainda. Tudo tive que comprar.
      Abraço.

      Excluir
  16. Eu sou de PE, então fodeu (tendo em vista a quantidade de vezes que já li nos teus posts sobre a dificuldade de voltar para algum estado do nordeste.

    Esse cara que gritou no microfone... O pessoal entrou na cabeça dele né? Não é possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rhuan, PE, em uns 10 anos, volta. 10 anos de lotação de pontuação 4 ou 4,5. PE é cobiçado, mesmo com tubarão nas praias!! hahahha
      Abraços.

      Excluir
  17. Fala APF, tudo bom? Estudo para a PF/PRF, mas minha preferência é a PRF. Vejo algumas pessoas reclamando da PF e das PCs por não serem de carreira única e esta ser a principal vantagem da PRF. Você compartilha dessa opinião ou acha que há um exagero quanto a isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, eu troquei a PRF pela PF. Realmente lá o clima é muito melhor. Mas nem tudo é clima de trabalho né. Eu gosto mais do trabalho daqui. PRF o trabalho é basicamente BR. Trabalhar fiscalizando veículos. E é bem mais perigoso lá tbm. Então vai do perfil.
      Aqui na PF é mais dinâmico, apesar da PRF ter muitas atribuições tbm.
      Uma coisa que eu gostava muito na PRF é que você podia se especializar num tipo de fiscalização e fazer mais essa fiscalização. Aqui na PF você pode até se especializar, mas o chefe pode te colocar onde quiser. Na PRF ninguém te obriga a parar veículo. Você para aquele que vc quer. Tem coisas boas e ruins em cada uma casa, mas aí quem tem que colocar na balança é você. Passa primeiro, depois vc pensa na escolha.
      Bons estudos.
      Abraços.

      Excluir
  18. Como funciona o trabalho do agente de polícia em uma lotação no norte como Porto Velho. O agente sai diariamente pra rua?fazer intimação, entregar ofícios, diligências, ou o trabalho é ficar no computador analisando informações. Pode contar um pouco da rotina dia-a-dia do agente de polícia federal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, faz tudo isso que você descreveu. Depende muito da delegacia em que vc vá trabalhar na superintendência. Mas faz de tudo um pouco. Tem dias que intima mais. Tem dias que só fica na sala. Outros vai levar ofícios na justiça. Outros faz flagrante. Outros fica levando e trazendo preso. Não tem esse dia a dia rotineiro não.

      Excluir
  19. Eai APF do norte! Uma curiosidade... As pontuações são acumulativas ou elas zeram depois que você se muda para uma outra localidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do edital de remoção. Normalmente se mantém. Eles até lançaram um edital que perderia ponto, mas depois recuaram.

      Excluir
  20. Apf blza? Cara , tenho uma pergunta parecida com uma q fiz , mas é diferente.
    Tenhi me preocupado com uma coisa: faço tratamento para ansiedade e tomo remédio. Sabe se algm da pf antes de entrar fazia tratamento psiquiátrico e se isso causou problemas? Se puder saber de mais uma info é: sabe se eles informaram isso na ficha, entrevista?
    To preocupado, pq se isso for impeditivo eu teria q mudar de rumo nos concursos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, melhor coisa que você faz é se tratar. Infelizmente muita gente não se trata e entra na polícia. E acaba agravando. Parabéns mesmo.
      Mas você pode simplesmente omitir esse fato. Eu omitiria. Não é impeditivo não. Mas pra que se expor?
      Grande abraço e manda bala nos estudos.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Com certeza omitiria. Não comentaria nem para os colegas da academia. Você já está curado. Pra que falar? Passado é passado.

      Excluir
  21. Blza obrigado, não é nada grave não, é fruto de mtossss perrengues q passei por anos rs, e com certeza será tratado. Por isso tenho avaliado bem a questão de polícia, pra saber onde estou entrando.
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  22. bom dia,

    Estou fazendo a academia neste momento e devido a ter ido mal
    em algumas provas com peso maior, estou sendo direcionado para as últimas kkkk

    Bom, o que quero saber é como andam as atividades e o clima de trabalho nas Delegacias
    que vc está tendo/teve contato?

    Quais atividades APF's, EPF's e DPF's tem realizado nesses locais e se pessoal é unido?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que a pergunta sobre as atividades e delegacias é bem específica! heheh
      FMCHL, aproveite que vai ter novo concurso de remoção meio de 2020 e curta bem sua fronteira!!
      Já que você já se arrebentou aí, 6 é 10.
      O clima de trabalho normalmente é bom. Quando os novinhos chegam todos se unem, já que um só vai conhecer o outro. As atividades são as mais diversas né. Atribuição da PF. Não tem como especificar.
      Se preocupe em terminar essa ANP.
      Abraços.

      Excluir
    2. "aproveite que vai ter novo concurso de remoção meio de 2020"

      Opaaa, isso significa que teremos concurso público pra APF ano que vem??

      Excluir
    3. Outra academia. Do concurso que aconteceu em 2018. Está tendo uma agora, que termina em novembro. E terá outra ano que vem, começando em fevereiro.

      Excluir
  23. Bom dia, APF. Continuando minha série de perguntas, agora sobre lotação.

    Sou de Curitiba e minha noiva é absurdamente ligada à família dela. Precisarei voltar o quanto antes e também ficar o mais perto possível de casa na primeira lotação.

    Com a Lava Jato, aumentou-se a dificuldade de conseguir remoção pra Curitiba?

    Minha lotação inicial dos sonhos é Guaíra, por ser pontuação 4 e aqui no Paraná.

    Sabe se é uma cidade boa pra começar? É muito concorrido conseguir vaga pra ela na ANP?

    E Uruguaiana, no RS?

    Muito obrigado, novamente. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, pra voltar pro paraná tu vais demorar uns 4 ou 5 anos numa cidade de pontuação 4 ou 4,5. Curitiba é sempre concorrido. Com a lava jato vai muita gente de missão. Guaíra normalmente é mais fácil de ir, mas ainda assim acho que não tem vaga para a ANP, ou se tiver são poucas.
      Mas primeiro entra na PF, depois se preocupa com isso. Na minha opinião é mais importante estar dentro.
      Abraços, Felipe.

      Excluir
    2. Entendi, APF. Muito obrigado pelos esclarecimentos.

      Com certeza, o importante é focar em conseguir chegar na ANP primeiro, e depois dar meu melhor né. O resto é consequência.

      Brigadão pelo suporte

      Excluir
    3. Olha ai, outro curitibano que quer ir pra Guaíra, bora papirar irmão.

      Já vá se acostumando: https://www.youtube.com/watch?v=RpSUHxXcHEk

      Excluir
    4. Vamo que vamo, parceiro!

      Estaremos juntos lá em Guaíra!

      Excluir
  24. Boa tarde! Sou do Rio de janeiro, capital. Como funciona a entrada no gpi? Com o gpi é estadual, se eu tiver em outro estado, consigo pedir transferência e ir pro gpi do Rio de janeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicholas, pede pra ser. Faz o curso, sendo aprovado, entra. Você muda de estado. Se for do GPI, vc pode ingressar no GPI do outro estado. Mas a remoção é o mesmo processo dos outros que não são do GPI.

      Excluir
    2. Ahh, essa era minha dúvida. Se para entrar no GPI bastava querer ou se tem que passar pelo concurso de remoção normal.

      Excluir
    3. Mas tu não pode estar no Amapá e querer fazer parte do GPI do RJ. Vai fazer parte do GPI do Amapá. E quando chegar no RJ, pode continuar no GPI lá, caso tenha.

      Excluir
  25. Oi APF! Como vai?
    Assisti esses dias um episódio daquela série da PF no Aeroporto de Guarulhos e um policial mencionou que tinha batido 10% da meta em um dia, porque pegou uma bagagem com quase 30kg de cocaína. Esse negócio da meta é real ou ele estava brincando? O que se ganha com isso? Fora dos Aeroportos isso existe também?
    Obrigada e boa noite! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainá, nunca ouvi falar em metas na PF. Se tiver isso em algum lugar, ganha no máximo um "parabéns" do chefe. Ou então ele podia estar falando de metas pessoais. Mas não tem como saber, né?
      Abraços.

      Excluir
  26. APF, não lembro se algum comentário você falou sobre isso, mas quanto anos você tinha quando foi aprovado na Polícia pela 1a vez? No caso, era a PRF.

    ResponderExcluir
  27. APF, estamos preparando um questionário para ser respondido pelos PFs de lotação de fronteira, para balizar a escolha de lotação da ANP. Quais são as principais características de cidades de 1a lotação que você acha importante saber antes de escolher a lotação? []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, eu coloquei aí no texto as coisas que eu acho mais importante.

      Excluir
  28. APF, boa tarde!

    Não consigo enviar a planilha por aqui. Existe algum email em que seja possível o envio ou outro mecanismo?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite APF!
    Eu descobri seu blog recentemente e de cara gostei, todos os posts são ótimos, continue com o trabalho de informar aqueles que objetivam esta carreira.
    Mas ultrapassando as congratulações, eu gostaria de realizar algumas perguntas sobre o concurso da PF, e também sobre a ANP, porém eu gostaria de falar um pouco sobre mim também. Eu tenho 25 anos, e a quase um ano venho advogando, entretanto não estou satisfeito com isso, e além do mais minha cidade não é muito propicia a novos advogados por assim dizer, e por estes motivos eu resolvi almejar um concurso público.
    Mediante a isto, de maneira instantânea o concurso que tomou meu interesse fora o da PF, mais especificadamente o de APF, neste ponto e importante deixar claro que eu poderia em futuro próximo prestar o concurso para delegado também da PF, porém há exigência de experiência profissional na área a qual não detenho, e nem penso em adquirir essa experiência primeiro para depois buscar a aprovação no concurso.
    Muito bem, avançando para ás perguntas eu gostaria de saber:
    1- Sobre os exames médicos, algum deles verifica substancias anabolizantes ou ergogênicas (cafeína, taurina, ioimbina) presentes no corpo do candidato? Se sim, ao identificar estas substancias que melhoram o condicionamento físico, o candidato estaria eliminado?
    OBS: eu fiz esta mesma pergunta a outros APFs que possuem canais em youtube/instagram voltados ao concurso, e nenhum deles me respondeu.

    2- Durante o curso de formação as provas realizadas são somente escritas ou existem provas praticas também? Qual a nota mínima a ser atendida para que não seja eliminado pelas provas? Quantas provas ocorrem durante o curso?

    3- Qual a probabilidade de conseguir uma lotação em Minas Gerais de primeira?

    4- Levando em consideração a manifestação do Ministro Sergio Moro, sobre abertura de um novo concurso para APF em 2020/2021, você acredita que irá acontecer ou seja apenas mera especulação?

    Enfim, o fato que estou muito motivado a ser aprovado neste concurso e me tornar um Federal, mas ao mesmo tempo tem coisas que me deixa um pouco inseguro, como por exemplo a distância da família e algumas afirmações que li por aqui, porém mesmo assim ainda estou conseguindo me manter motivado e irei começar uma rotina de estudo e treinos antes mesmo de ser previsto um edital.
    Sendo assim, agradeço imensamente desde já suas respostas e atenção, e mais uma vez o parabenizo pelo trabalho realizado no blog.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, seja bem vindo.

      Vamos às respostas:

      1 - Não verifica nada disso. Somente substâncias entorpecentes ilegais. Pode tomar anabolizantes a vontade. Se cafeína eliminasse, não entrava ninguém. hehehehe

      2 - Há provas práticas e teóricas. Não sei quantas, mas são várias. Nota mínima é 6. Basta estudar um pouco pra alcançar. Quando fiz a ANP ninguém foi reprovado por nota.

      3 - Nenhuma. E talvez nem de segunda.

      4 - Rapaz, acho difícil acontecer. Ainda mais que tem mais uma ANP prevista para começar em fevereiro de 2020. O bom é que você tem mais tempo para estudar.

      O lance de fazer o concurso para delegado: A exigência são 3 anos de experiência jurídica ou policial. Então se você ficar 3 anos como APF, já pode fazer para DPF.

      Grande abraço.

      Excluir
  30. Amigos? Tenho esposa e filhos. Também penso nessa questão! Estou estudando para um próximo concurso, quem sabe em 2020. Tenho diversas dúvidas. Mas eu gostaria de saber se possível, após a prova objetiva o próximo passo. Atualmente moro em São Paulo, caso eu passe na objetiva, o teste físico é no distrito federal? Todas as outras etapas são no DF? Pois creio que sai muito caro essas viagens! A pessoa precisa ficar hospedado em Brasília por um tempo pra fazer o TAF, exames médicos etc? Ou faz o TAF e retorna para seu estado? Como funciona por favor! Estou muito perdido com essas questões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Damilton, todas as etapas são na Capital do seu estado.
      A única coisa que é feita no DF é a Academia - ANP.

      Excluir
  31. APF, boa noite amigo
    Primeiramente agradecer o seu comprometimento com aqueles que sonham em entrar PF.
    Tenho algumas dúvidas que ficam martelando minha cabeça.
    Sou casado e tenho 2 filhos e estou estuando quem sabe para um novo concurso até 2022, pois quero estar bem preparado, mas ao mesmo tempo preciso saber de alguns detalhes pra saber aonde estou pisando, pois se por ventura eu passar na objetiva e ficar sabendo de certos obstáculo na qual eu não consiga vencê-los, estarei perdendo tudo o que já foi feito.

    Perguntas:
    1- Após possar na prova objetiva o próximo passo seria o TAF, no entanto, essa fase é realizada somente no Distrito Federal?
    2- As outras fases tb deverão ser feitas no DF? tipo exame médico, psicológico etc
    3- Moro em São Paulo e creio q esse custo não seja nada barato! Então fica a dúvida: Os candidatos de outros estados ficam hospedados em hotéis aguardando as próximas etapas? Ou fazem o TAF e voltam para seu estado?
    como funciona essa logística?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Damilton, todas as etapas são realizadas na Capital do seu estado.
      A única coisa que é feita no DF é a Academia - ANP.

      Excluir
    2. Em primeiro lugar muito obrigado pela sua resposta. Você não sabe o quanto eu estava perdido! Já estou estudando há seis meses, e espero que até 2021 ou mais tardar saia um próximo concurso, pois desta maneira estarei muito preparado!
      Obrigado mais uma vez pela atenção e dedicação para aqueles que sonham em ser PF. Grande abraço e que Deus o proteja sempre.

      Excluir
    3. Boa sorte, irmão. E bunda na cadeira.
      Abraços.

      Excluir
  32. Boa tarde. Parabéns pelo blog!
    Entrarei na ANP na próxima turma. Passei para agente. Sou de Porto Alegre e tenho algumas dúvidas.
    Já viu abrir vaga para 1ª lotação aqui no RS?
    Para voltar pra Porto Alegre demora mais ou menos quanto tempo? (Estando em cidade de pontuação 4)
    Normalmente abrem vagas em cidades medianas ou é só fronteira mesmo?
    Desde já agradeço a atenção e mais uma vez parabenizo pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, pra voltar pra RS não é tão difícil não. Pra capital é um pouco mais. Mas pro interior, normalmente tem vaga pro Chui na ANP. Mas uns 4 anos de pontuação 4 você pega uma lotação razoável no RS. O problema é que também depende do número de vagas do próximo concurso. Se foram somente 200 vagas, aí não pega. Mas se forem 500, pode até sobrar POA.
      Boa academia. Continue mandando notícias. Não vá ser eliminado lá por besteira.
      Grande abraço e bem vindo à Polícia Federal.

      Excluir
    2. Muito obrigado e em breve terei orgulho de fazer parte desta seleta corporação! Mais uma vez parabéns pelo blog de excelente qualidade

      Excluir
  33. Cara parabéns pelos relatos, tem me dado uma grande motivação pros estudos! Fugindo um pouco do assunto, quem passa nos treinamentos do COT e passa a integrar essa equipe fica lotado pra sempre em Brasília? Ou é possível trabalhar em seu estado de lotação atual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santana, enquanto tiver no COT tem que trabalhar em Brasília. Depois que ficar o tempo mínimo do edital, pode ir para qualquer lugar do Brasil.

      Excluir
  34. Boa noite pessoal.
    Sou de Santa Maria/RS, e um dos quesitos que levo em consideração para prestar a prova é poder voltar pra minha cidade, ou o mais próximo possível dela.
    Sabem me dizer se é muito difícil? Se sim, quais cidades do RS é possível conseguir como primeira lotação, ou logo nos primeiros anos?

    Se souberem responder as mesmas perguntas pro caso da PRF, agradeço.

    Sei que o ideal é pensar na lotaçâo depois, mas já sou servidor federal, então isso acaba pesando bastante.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talison, PRF eu não sei mesmo. Mas PF pra voltar pro RS sem frescura é o Chui. Inclusive é lotação de primeira investidura. Mas depois de 4 anos de fronteira dá pra ir pra um lugar melhor aí por perto. Pra Santa Maria eu realmente não sei. Mas cara, se tu tem problema com lotação ruim, na boa, melhor nem trocar. Porque vejo muita gente desesperada para voltar e esquece de viver. Então assim, é pra se pensar bem. A n ser que você queira realmente ser policial.

      Abraços e boa sorte em suas escolhas.

      Excluir
    2. Se já tiver 3 anos de casa no seu atual cargo, pode pedir vacância e ir pra PF. Se não se adaptar tem até 3 anos para pedir recondução. (se eu não me engano é isso que a lei diz).

      Excluir
    3. Essa é a melhor coisa a se fazer.

      Excluir
  35. Boa noite APF do Norte! Conheci o blog a pouco tempo e você está de parabéns!
    Sou de Maceió/AL, casado e com 2 filhos pequenos! Meu sonho sempre foi ser APF e por muito tempo deixei de lado devido a essa questão de mudança para longe e como sou filho único não queria ficar longe dos meus pais, porém este ano resolvi que não poderia mais deixar um sonho de lado e passar o resto da minha vida arrependido e então voltei a estudar para o próximo concurso.
    Tenho algumas dúvidas que ficarei muito grato se você puder me responder!

    1- Em quanto tempo você acha possível retornar para Maceió/AL?
    2- Caso eu ingresse no CAOP, após o tempo de pedágio, posso escolher qualquer lotação sem precisar passar pelo processo de remoção tradicional por pontos?
    3- Onde tenho acesso a pontuação de cada lotação?

    Obrigado pela atenção e parabéns mais uma vez pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, nordeste é sempre muito difícil.
      Para voltar pra Maceió das formas normais, talvez uns 12 anos de fronteira.
      No caso do CAOP tem essa prerrogativa de ficar um tempo depois poder ir para a lotação que quiser. Mas eu não contaria com isso. CAOP não é brincadeira nem de entrar, nem de trabalhar. Se você tentar entrar só para poder depois escolher a lotação, não vai passar.
      A pontuação de cada lotação eu não sei. Mas quando tiver na ANP você terá acesso a essas pontuações, fique tranquilo.
      Thiago, qualquer lotação que você for tem condições de levar a família. Eu estou na fronteira e vário colegas trouxeram mulher e filhos. Fique tranquilo.
      Passe no concurso e depois se preocupe com isso.
      Abraço.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta amigo! Em relação ao CAOP já era uma vontade mesmo antes de saber que possui essa prerrogativa e agora virou meta de vida! Kkkkkk
      Abraço e bom trabalho!

      Excluir
  36. Boa noite,

    estou indo para Tabatinga e gostaria de tirar algumas dúvidas com vc, são detalhes mais específicos e caso não queira responder, tudo bem:
    - qual a constância de missões em outras localidades, pricipalmente capital?
    - é possível viver sem carro lá?
    - na fronteira com Letícia tem fiscalização? ou seja, como imagino que as coisas lá sejam mais baratas, estou pensado em adquirir produtos como eletrodomésticos lá.
    - cidade é muito violenta?
    - como é o esquema de plantão na delegacia - é obrigatório? consigo pegar os plantões e negociando no local poder pegar algumas folgas para viajar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FMCHL, vou responder o que eu sei:
      - Missões na capital são comuns. Fora do estado um pouco mais raro.

      O resto das perguntas eu recomendo você ligar para lá e conversar com um colega do mesmo cargo que o teu. Aí tu tira essas dúvidas todas.

      Mas acredito que você deva ficar lá pelos próximos 8 meses. Depois terá outro concurso de remoção e é bem provável que consiga uma lotação melhor.

      Abraços.

      Excluir
  37. Olá, FMCHL. Você está indo para Tabatinga pois está saindo da ANP e ficou lotado lá?

    Se sim, sabe dizer se foram disponibilizadas vagas para Guaíra (Paraná) nessa ANP? Lembra quantas?

    E no Sul, em geral, tinha bastante oferta?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Futuro Agente, não tinha vaga no Sul. Nenhuma. Sobrou nem Chuí dessa vez.
      Vou postar as vagas dessa última academia.
      Abraços.

      Excluir
  38. Eita caramba. Fechado, APF. Você é fera. Valeu, abraços!

    ResponderExcluir
  39. Fala APF, beleza?

    Parabéns pelo blog, curto muito seus textos. Só uma dúvida: Acha que as lotações e mudanças seguem o mesmo esquema para os Delegados? Tipo, mesma dificuldade, estratégias e tal.

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, acho que sim.
      Mas delegado viaja menos que Agente, em se tratando de missão. Mas viaja também.
      Se você consegue uma lotação dentro do teu estado, vai viver indo na capital de missão. Nem que seja só pra deflagrar uma operação, mas vai.
      Então acho que a estratégia é a mesma.
      Abraços.

      Excluir
  40. Eae APF do norte, tudo bom?
    Li quase todo seu blog incrivel demais, parabéns e muito obrigado são informações valiosas pra quem sonhar entrar na PF. Bom tenho uma pergunta, quanto tempo vc levou do edital ate a academia e a posse? Obrigado, se cuida.

    ResponderExcluir
  41. APF do Norte. Você pode nos contar mais sobre a vivência na ANP sobre formação dos times, alojamentos, refeições, provas escritas, mudanças de times...? Obrigado e sucessos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, assim, não tem formação de times. Os alunos são divididos em turmas de mais ou menos 35 pessoas. Os alojamentos são como se fossem quartos de hotel, mas sem o luxo. Normalmente ficam 4 ou 6 colegas em cada quarto. Você pode levar comida para o alojamento. Tem um restaurante e um lanche na ANP. O restaurante funciona pra café, almoço e janta. O lanche nem precisa explicar, né? A maioria das disciplinas tem uma prova no final da própria disciplina. Tem disciplina que dura 3 semanas e outras que duram 3 meses. Há as provas práticas também. As provas tanto práticas como teóricas não são difíceis, mas se você ficar tirando notas menores que 9,5 pode se preparar para ir pra uma fronteira bem distante.

      Acho que é isso.

      Abraços.

      Excluir
    2. Certo Agente, mas assim, o formando tira em recorrência, 9,5 ou 10,0 e na hora da lotação só tem fronteira... Isso um exemplo. Nesse caso o formando vai para uma fronteira... Caso apenas tenha regiões de fronteira.

      Excluir
    3. Mas há fronteiras e fronteira, né. Nem todas são ruins. Se você tirar nota ruim vai para Oiapoque, tabatinga, Pacaraima. Se tirar notas boas, vai pra Ponta Porã, as vezes Sampa capital, Cruzeiro do Sul, ou até algumas capitais do norte, como: Manaus, Rio Branco, Porto Velho, etc...

      Excluir
  42. Bom dia.
    Primeiramente, gostaria de agradecer seu trabalho e dedicação com o blog, está me ajudando muito na escolha da minha carreira.
    Gostaria primeiro de dar uma leva introdução da minha vida:
    Tenho 17 anos, e sempre gostei muito do trabalho da policia federal, principalmente o cargo de escrivão, no entanto, quase descartei a possibilidade de prosseguir com meu sonho, devido a uma fatalidade que aconteceu com meu irmão em 2017, o qual veio a óbito em um acidente de trânsito, devido a esse fato atualmente sou filho único e inevitavelmente meus pais e eu somos MUITO próximos. Apesar disso, eles reconhecem que a carreira da PF é um sonho meu, e me apoiam na carreira a qual quero seguir. Logo, tenho 3 dúvidas que estão martelando minha cabeça a semanas.

    1- Para fazer o concurso da PF é necessário o ensino superior completo. Portanto, estou em dúvida se devo fazer um tecnólogo a distância e atrelado ir estudando para PF, ou, ingressar na ESA (Escola de Sargento das Armas) e posteriormente fazer o concurso da PF?.
    obs: Ambos são considerados tecnólogos e tem o período de duração de 2 anos

    2- Quantos anos em média demora para voltar a Santa Catarina na cidade de Joinville, ou em cidades próximas como Curitiba,Florianópolis e Criciúma?.

    3- Qual tempo máximo que um escrivão da PF consegue ficar em uma lotação ?

    Desde já agradeço sua atenção, e novamente parabenizo a sua dedicação com o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Andrew, pensa num plano B. Então eu penso que seria elhor ingressar na ESA. Mas é uma decisão muito pessoal.

      2 - Depende muito da lotação. Mas pro interior talvez uns 4 anos numa lotação de pontuação 4.

      3 - Fica quanto tempo quiser.

      Boa sorte nas tuas decisões.

      Abraços.

      Excluir
    2. Opah, esse lance de ficar quanto tempo quiser também vale para Agente ? Sabe dizer se PRF funciona igual ? Ou é comum vc ser obrigado mudar pra outra unidade ? Só mais uma coisa 😂 Escrivão tem a própria sala de trabalho ?

      Excluir
    3. J Santos, vale para todos os cargos. Nunca vi ninguém ser obrigado a mudar de lotação. Mesmo porque você fazendo isso pode perder um policial muito bom e ganhar um excelente enrolão insatisfeito.

      Escrivão, nas superintendências que eu conheci, trabalham numa sala separada. Ou então na antessala do delegado. Nas delegacias que eu conheci eles ficam juntos no cartório.

      Excluir
  43. Na Perícia criminal os critérios de lotação são parecidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só há perícia nas superintendências, ou seja, somente nas capitais. Como são poucos peritos, normalmente eles acordam entre eles mesmos e antes do final da academia já sabem para onde vão. Isso vale também para os concursos de remoção. Mas as regras são as mesmas.

      Excluir
    2. Pequena correção, colega.
      Existem sim peritos em ALGUMAS delegacias. Santos e Foz do Iguaçu, por exemplo. Dá pra ter uma ideia de onde tem peritos fora de delegacia no mapa que consta aqui.
      https://www.apcf.org.br/pericia-criminal/pericia-criminal

      nas Superintendências tem os SETECs e nas delegacias os chamados NUTECs ou UTECs.
      Obviamente É MAIS FÁCIL conseguir ir para as superintendências pois tem mais demanda e vaga.
      Sucesso!

      Excluir
    3. Meu amigo, vc é sempre bem vindo.
      Grande abraço.

      Excluir
  44. Olá,gostei muito do seu blog que mostra as coisas de uma forma clara de como as coisas acontece sem revelar as missões. Eu sou mulher e é um sonho me tornar Polícia Federal. Uma dúvida que eu tenho é sobre relacionamentos, como é esse processo pq tem pessoas que não gostam de namorar Polícias existe mesmo esse preconceito ou é apenas lenda. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessy, em todos os cantos do Brasil que eu fui, quando descobrem minha profissão, eu fico mais interessante. Ainda há um místico nisso. Pelo menos para os policiais homens. As colegas mulheres falam que os caras fica com medo de chegar. Mas assim, acho que no relacionamento não tem esse preconceito não.

      Você sendo mulher, se estiver solteira, vai arrumar um namorado na academia de polícia já :)

      Beijos.

      Excluir
  45. Boa noite mestre, como é a vida do apf que trabalha em embaixada, no exterior com diplomatas e fazendo essa parte de segurança de autoridades. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, eu não sei muito bem como é a vida. Sei que ganha bem e o trabalho é mais investigativo interno, já que você não pode usar arma num país que não seja o Brasil. Você fica colaborando com a polícia do país em que está com informações nossas e vice-versa. Mas esse cargo é cobiçado demais. Só vão os policiais que mais se destacam. Dura no máximo 2 anos. Pode ir mais de uma vez, mas eu não sei muito sobre as regras. E você ganha em dólar.

      Se a segurança de autoridades for no Brasil, aí sim você fica como uma sombra da autoridade. Vai pra onde ele for, almoça onde ele almoçar, e tudo mais. Há quem goste.

      Excluir
  46. Olá. Excelente material. Estou com uma dúvida: quanto tempo normalmente leva para a pessoa conseguir chegar em Brasília?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcio, se você for para uma cidade de pontuação 4, talvez uns dois concursos. 7 ou 8 anos. Brasília é a cidade dos concurseiros.

      Excluir
  47. Não entendi seu ponto de porque o fato de Brasília ser a cidade dos concurseiros faz ser mais dificil ir pra Brasília. Por ter a sede não haveria mais vagas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passa muita gente daí. Aí acaba ficando mais concorrido. E não sai muita gente.

      Excluir
  48. Boa Tarde, APF do Norte!

    Adorei o blog, parabéns!

    Gostaria de saber umas indicações de boas locações para ir assim que sai da ANP e que seriam fáceis de voltar para o rio de janeiro depois de uns 8 anos por exemplo.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, qualquer pontuação de 4 pontos você provavelmente consegue em 8 anos voltar para o RJ. Com menos e alguma sorte talvez consiga algum interior.

      Excluir
  49. Boa tarde, APF do Norte!

    Quais lotações de pontuação 4 pelo seu conhecimento, você considera boa de ir e de se morar!?

    Forte Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirando Guajará-mirim acredito que todas as cidades de pontuação 4 são razoáveis de viver.

      Excluir
  50. Bom dia APF do norte!
    Irei para a ANP2 agora em Março, e queria saber se vc tem a relação de lotações dos Escrivães da ANP1.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda à casa, novinha!
      Seguinte: não tenho.
      Mas não acredito que serão as mesmas. Serão pouquíssimos escribas nessa turma, certo? Então se prepara para o Nortão mesmo.
      Você é de onde?

      Excluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Matheus. Conseguiu onde? Só pra eu ter uma fonte para poder divulgar.

      Abraços.

      Excluir
    2. Na verdade, não vi essa informação em nenhum portal ou site oficial, então não sei se é permitido divulgar. Me manda seu email qualquer coisa... Grande abraço!

      Excluir
    3. Relaxe. Essas informações nunca são divulgadas de forma oficial. Atualizei a postagem das vagas lá. Já valeu demais. Se foi colega que enviou, tudo certo.

      Excluir
    4. Isso aí!Tranquilo, APF do Norte! Eu vou para a ANP agora em março, então em agosto te falo onde eu consegui kkk grande abraço

      Excluir
    5. Já procura logo essas lotações e vê qual te interessa mais. Mas procura só as que pontuam mais. Porque pra escriba serão poucas vagas, né?

      Excluir
  52. APF do Norte, como funciona plano d saude? Tem q pagar do bolso ou tem algum convenio mais em conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do bolso, irmão. O governo dá uma contrapartida que, dependendo da sua idade, passa um pouco de R$100,00. Mas você escolhe o plano e independente do valor, você só recebe isso do governo federal.

      Excluir
  53. APF do Norte, obrigado por tirar nossas dúvidas, parabéns!
    Amigão, vaga no nordeste é tão ruim assim de conseguir? Sou de Alagoas, será que eu consigo fica no nordeste, nas proximidades do meu estado e se demora para conseguir isso ? vlw irmão,tmj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guga, é impossível conseguir na primeira lotação. O máximo que você consegue chegar em uns 5 anos é São Luiz e talvez algum interior ruim da Bahia.

      Excluir
  54. Tudo bem APF do norte, primeiramente obrigado pelo trabalho aqui.

    1 Estão circulando rumores de que será aprovado novo certame para começo do ano que vem, mesmo com o atraso das turmas este ano você acredita que é possível?

    2 Qual seria o tempo ideal de preparação para o TAF?

    3 Conseguindo uma lotação nível 3 ou 4 acredita que é possível voltar para SC em 3 anos? ou Paraná.

    4 Após a transferência para área​ afastada em nosso estado quanto demora para nova transferência em uma cidade melhor?

    5 Existem lotações que viajam menos? Para não precisar ficar afastado da família e filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, vamos lá:

      1 - Não acredito nem se tivesse ocorrendo tudo normal. Isso está claramente sendo veiculado por cursinhos. Acredito que seja mentira deslavada mesmo. Sacanagem. Ninguém tem um cronograma desses assim, ainda mais numa época dessas. Exageraram dessa vez.

      2 - Depende muito do seu condicionamento. Se você já faz atividade física regularmente fica mais fácil. Agora se você não faz nada e nem sabe nadar, vai precisar de tempo.

      3 - Não volta pra SC nem pro Paraná. Volta pro interior ruim do RS ou, com muita sorte, um interior ruim do paraná. Mas acho bem improvável. Mas vai que aparece um concurso com mil vagas depois do seu concurso. Aí pode até voltar. Mas é bem improvável. Isso em pontuação 4. Pontuação 3 não volta de jeito nenhum.

      4 - Depende dos concursos. Se você estiver dentro do teu estado, talvez você consiga uma remoção para a capital, mas não é certeza. Mas as missões para lá acontecerão com certeza.

      5 - Não sei responder isso. Mas as viagens não são tantas para atrapalhar a família não.

      Excluir
    2. Pois é APF, de início fiquei empolgado, mas depois que vi alguns de seus comentários aqui comecei a pensar que não existiria um concurso tão programado sem autorização.

      Outra coisa, durante o curso de formação como funciona o contato com a família? São permitidas ligações

      E no caso seria mais realista uns 8 ou 10 anos para se fixar em boa cidade de SC ou capital?

      Abraço e ótimo trabalho, agradeço toda a atenção e gentileza.

      Excluir
    3. Curso de formação é mais ou menos como uma faculdade integral. Você tem intervalo na hora do almoço e volta para o alojamento quase sempre antes das 18h. Pode usar o celular, computador, tablet, o que quiser. Pode ir no restaurante da ANP jantar. Pode ir para a sala de aula estudar. Pode ir para o ginásio ou pista de atletismo treinar. Não é rígido assim não. aos finais de semana tem gente que viaja para ver a família. Ou a família vai em Brasília. No meu caso teve um feriado grande no meio do curso. Muitos viajaram para suas cidades. A ANP ficou vazia. Não é prisão não, João. hehehe
      Grande abraço.

      Excluir
  55. Muito obrigado pela dedicação em responder nossas dúvidas.
    A minha dúvida é sobre os baixinhos kk, foi comum encontrar pessoas na casa do 1,60 a 1,70 na ANP e no seu atual local de trabalho também?

    Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, a média da população masculina beira 1,70m. Logo há muita gente assim em todos os cantos do Brasil. Não fique com medo por causa da altura. Estuda e cai pra dentro.

      Abraço.

      Excluir
  56. Olá, APFdoNorte, vc poderia explicar o que é lotação 1,2... ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, também não sei não. Você quer dizer a pontuação das lotações?

      Excluir
    2. Acredito que ele quer saber como funciona a pontuação das lotações, se mudam com o tempo ou são fixas. Pelo menos é a minha dúvida haha

      Excluir
    3. Vi mudar pela primeira vez recentemente. Oiapoque, tabatinga e Pacaraima, que eram pontuação 4, foram pra 4,5. Mas isso é meio fixo. E quanto pior o IDH maior a pontuação. Quanto maior a pontuação, mas chance de você voltar para casa no concurso de remoção.

      Excluir
  57. Boa noite APF do Norte , a lotação para algum interior da bahia e posteriormente para capital é difícil ? demora muito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interior ruim da Bahia é mais fácil. Capital é difícil. Eu acho que uns 2 concursos em pontuação 4 pra conseguir um interior. E uns 3 pra conseguir Salvador.

      Excluir
  58. Boa noite, primeiramente parabéns por esse trabalho.
    Sou do concurso de 2012, fui considerado inapto no exame psicológico, mas não quis entrar sob liminar , pois havia passado em outro concurso federal. Pois bem , graças a Deus o meu processo judicial foi julgado procedente em última instancia , fiz nova avaliação psico e fui considerado aprovado e acabei de ser convocado para a 2 turma que começará em breve. Fiz para agente. Gostaria de saber quais as possibilidades e em quanto tempo consigo voltar para o interior do Espírito Santo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Excelente notícia, irmão. Fico feliz em saber que se juntará a nós. Mantenha as atividades físicas para não sofrer muito na academia.

      Rapaz, ES é difícil também. Eu nem sei quais delegacias tem no interior. Mas por ser um estado com praia e pouca violência, quase um nordeste né? É difícil. Eu vou chutar aqui 2 ou 3 concursos em pontuação 4. Mas pode ir chegando perto, em interiores de outros estados. Tipo Angra. É bem mais fácil de ir.
      Estou fazendo uma estimativa. Mas não sei responder ao certo.
      Continue dando notícias.
      Abraços.

      Excluir
  59. Bom dia ! Você poderia dar algumas dicas sobre o enxoval?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve essas dicas:
      https://novopolicial.blogspot.com/2019/04/enxoval-do-curso-de-formacao.html

      Excluir
  60. Quanto tá atualmente o salário liquido do agente?

    Obs. No portal da transparência não tem mais essas informações da pf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grinder, pega o salário bruto, tira 14% do INSS. O que sobrar você tira mais 27,5%. É mais ou menos isso o líquido.

      Excluir
    2. Cara, acho que não. Aí ficariam uns 7500 liquidos

      Excluir
    3. Põe o cálculo aí pra gente ver. O salário base é aproximadamente 12.500,00.

      Excluir
    4. 12.500*0,86= 10.750(equivale a multiplicar por 14% e depois subtrair).

      10.750 * 0,725 = 7.793,75 ( o equivalente a pegar o restante pós INSS e reduzir o imposto de renda.

      Ou seja, salário final líquido sairia em torne de 7.800

      Excluir
    5. Acredito que o valor do INSS não seja com base no salário bruto e sim com base no teto, não ?

      Excluir
    6. Grinder, depende de quando você entrou na PF. No meu caso é 14%. Mas o 27,5% do IR é por faixa. E ainda tem o vale refeição. Líquido tá saindo pouco mais de 9 mil. Com o adicional de fronteira engorda mais. Fica bem próximo dos 11 mil.

      Excluir
    7. Entendi, muito obrigado pelas informações!

      Excluir
    8. Para quem entrar, a contribuição previdenciária deverá ser mais ou menos o teto de contribuição do INSS, até onde eu entendi ao pesquisar sobre as novas regras da aposentadoria. Algo em torno de 700 reais, se não estiver enganado.

      Mas quem não fizer previdência complementar, deverá se aposentar ganhando esse teto no máximo, o que daria hoje algo em torno de 6 mil reais.

      Ou seja, não rola, considerando os 18 mil do agente em fim de carreira.

      Excluir
  61. Bom dia obrigado pelas informações, e obrigado pela dica quanto a condição física, sempre tive fé que esse dia chegaria e apesar dos meus 45 anos não descuidei da forma física. Estou bem, em especial nos testes do taf.
    Mais uma vez parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde, meu caro
    Li em uma outra postagem sua que a bolsa costuma atrasar. Sou servidor federal ( inss) e o que ganho hoje(5700) é pouco menos que a bolsa, isso se a bolsa for de 5900 , como sabe posso optar em ficar o meu vencimento e abrir mão da bolsa, pois tenho familia e esse atraso não é legal. Como você também passou por isso, pergunto: essa opção é feita quando, no pedido de licença ou lá na academia? E se é no pedido da licença tem como eu saber agora qual o valor líquido da bolsa para eu fazer a melhor escolha, ou seja , meu salário hoje ou a bolsa.
    Obrigado pela presteza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, depende da sua reserva. Se tiver uma reserva para aguentar um atraso, é bom ficar com o maior valor, né. Atrasa, mas não atrasa tanto não.
      Eu não lembro quando é feito esse escolha. Eu acho que é na horada matrícula. Mas eu não lembro mesmo, irmão.
      Você tá aguardando a próxima ANP já?

      Excluir
    2. Bom, pensando melhor aqui lembrei. Na hora da licença você fala se quer remunerada ou não. Na hora da ANP você informa qual licença você pediu para pagarem ou não a bolsa. Quase certeza que foi assim.

      Excluir
  63. Apf do norte, você vai postar as lotações da última anp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá de sacanagem, né?
      https://novopolicial.blogspot.com/2019/11/lotacoes-que-foram-disponibilizadas-na.html

      Excluir
    2. Pô, tinha pesquisado e não achado kkkkkkk. Mas muito obrigado pelo esclarecimento! Nos ajuda bastante

      Excluir
  64. Obrigado pelo esclarecimento quanto a bolsa. Quanto a sua pergunta,se já fui convocado. Sim já fui convocado para essa turma , porém em função da covid19 o curso está suspenso, mas parece que o presidente disse que vai reabrir a academia em breve para inicio do curso de formação. Estou aguardando a chamada para a matrícula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza. Espero que passe logo essa pandemia para que possamos voltar ao normal. Eu soube que a ANP tinha sido adiada.
      Boa sorte. Logo estará na batalha conosco.
      Continue dando notícias.

      Excluir
  65. Bom dia APF, estava vendo aqui a conversa sobre os vencimentos, 27% para o imposto de renda??? Sério? Que absurdo. Ganha 12.500 e termina com 9.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, isso é normal no Brasil e na maioria dos países. Todos pagam esse IR. Pena que no BR não vemos retorno desse dinheiro, né.

      Excluir
  66. APF,
    SOU DE BELÉM DO PARÁ E PRETENDO FAZER CONCURSO PARA APF, E EM MEIO AOS ESTUDOS SURGEM ALGUMAS DÚVIDAS E CURIOSIDADES... ME TIRE ALHUMAS DESSAS DÚVIDAS: QUANTOS TIPOS DE PLANTÕES (12/36, 24/72 HS ETC.) EXISTEM, PRINCIPALMENTE NO INTERIOR DO ESTADO DO PARÁ, ONDE PRETENDO ESCOLHER COMO PRIMEIRA LOTAÇÃO? E POR FALAR EM LOTAÇÃO, HÁ POSSIBILIDADE DE ESCOLHER UMA CIDADE DO INTERIOR DO PARÁ COMO PRIMEIRA LOTAÇÃO? E POR ÚLTIMO, EXISTE A ESCALA DE 15 DIAS DE TRABALHO POR 15 DE FOLGA OU ALGO NESSE SENTIDO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente é 24/72 quando se está no plantão. Existe primeira lotação em todas as cidades que tem delegacia da PF no Pará. Essa última escala não existe não, pelo menos não oficialmente.

      Excluir
  67. boa tarde. Algumas perguntas.

    1 - Delegado tem final de semana, tipo, pegar um avião na sexta e voltar no dmingo a noite ou segunda pela manhâ?
    2 - Os feriados são respeitados?
    3 - As férias ocorrem normalmente nos ciclos anuais ou tem alguma regulamentação própria?
    4 - Somente com o conhecimento jurídico é possível ser aprovado para agente?

    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, vamos lá:
      1- Normalmente trabalha de segunda a sexta sim, mas, dependendo da sua lotação, você não vai ter tempo de fazer essa viagem. E depois de algum tempo provavelmente não vai mais ter paciência de fazer uma viagem longa todo final de semana. E Também tem o sobreaviso, que você não pode sair da cidade. Dependendo da lotação, sendo delegado, você vai ficar entre uma semana e quinze dias por mês de sobreaviso.

      2 - Sim. Mas tudo é relativo. Pode ter feriado que tenha que trabalhar. Cara, tu vais ser policial. Vai combater bandido e eles não trabalham somente em dias úteis e em horário comercial! :)

      3 - As férias são tiradas normalmente, com algumas exceções. Por exemplo durante as eleições. Ou durante grandes eventos nacionais como foram as olimpíadas e copa do mundo.

      4 - Não, nenhuma. Vou fazer uma postagem com as disciplinas da prova do último concurso. Mas foram apenas de 22 questões de direito em uma prova com um total de 120 questões.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela pronta resposta. Vamos que vamos. Forte abraço.

      Excluir
  68. Boa tarde APF do Norte e demais colegas!
    Solicito a seguinte informação:
    Qual o valor líquido auxílio financeiro da última turma na academia para o cargo de agente. Sei que é 50% da remuneração , mas certamente tem desconto, então qual foi o valor liquido?
    Quem souber passe-me essa informação. Pois já sou servidor público federal e tenho que escolher entre a minha remuneração atual ou a bolsa. Obrigado

    ResponderExcluir
  69. Boa noite, sou novato aqui... Sou de Sao Luís-MA, sabe se é difícil vim pra cá? Tem vaga pra primeira lotaçao? Também procurei esse manual da primeira lotaçao do Robson e só encontrei no Scribt onde tem que pagar pra baixar, se puder me enviar: fabricio1.2@hotmail.com, também gostaria de saber onde posso saber a pontuaçao de cada local.
    Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feiber, o manual eu ainda não consegui. Mas a pontuação das lotações você pode achar aqui no blog mesmo: https://novopolicial.blogspot.com/2020/05/pontuacao-das-lotacoes-e-adicional-de.html

      Postagem novinha em sua homenagem.

      Abraços.

      Excluir
    2. 0. Bem vindo ao melhor blog sobre polícia federal atualmente.

      1. São Luís é a única capital do nordeste COM CHANCE de aparecer vaga na própria academia.
      Muita gente não tem interesse pelo fato de ser pontuação 1,5 para remoção (ou seja, quem for para São Luís provavelmente vai ficar lá MUUUUUITO tempo até conseguir algo - na visão da pessoa - melhor). Na pior das hipóteses, você consegue ir no concurso de remoção seguinte.
      Além disso, existem outras lotações no Maranhão, como Imperatriz (fácil de conseguir) e Caxias (difícil).

      Excluir
    3. Valeu pelo elogio, rapaz!!! Fico felizão que um colega ache isso.

      E valeu demais pelo complemento da resposta. Eu esqueci de responder isso. Respondeu exatamente o que eu responderia. São Luís é fácil. :)

      Excluir
    4. De 0 a 10, qual a a chace de voltar pra São Luís logo após a ANP?

      Excluir
    5. Bruno, as últimas academias todas tinham vaga para São Luís. Basta você estudar. Mas caso você não consiga na primeira lotação, na segunda é quase 100% de chance de ir. São Luís é a única capital do nordeste que é fácil.

      Excluir
    6. Po, valeu demais a todos vcs aí, isso me motivou d+++++++, imagine já na primeira lotação ou em pouco tempo vir morar aqui na minha cidade Slz, na minha cabeça isso era impossível, mt feliz.

      Excluir
    7. Quando você passa, nem lembra de lotação. Mas praí é tranquilo.

      Sente o dedo nos estudos.

      Abraço.

      Excluir
  70. Fala aí apf do norte, remoção pra Foz ou sp-capital/sorocaba é MT difícil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, Foz tá demorando. Agora lá tem adicional de fronteira. Ficou uma lotação muito concorrida. SP Capital é fácil. Primeira ou segunda lotação. Dá pra sair da academia e ir pra lá. Agora Sorocaba eu não sei mesmo. Nesse concurso de remoção não tinha vaga pra lá se não me engano. Mas interior de SP é meio concorrido. Porque normalmente as cidades são boas, mais baratas de morar, pouco transito, e tem tudo.

      Negócio é entrar. Depois pensa nisso. hahaha
      Abraços.

      Excluir
  71. Muito top o seu blog,muito obrigado por tirar essas dúvidas, apf a primeira ou segunda lotação na superintendência de Belém do pará é muito difícil ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, quem é do norte volta sem problema. Belém é uma das capitais menos cobiçadas. Pouco ponto, caro de morar. Se estudar um pouquinho na ANP vai direto pra Belém.

      Excluir
  72. Olá parceiro tudo bom?
    A lotação é escolhida com base na colocação no concurso ou na colocação da academia?
    E seria muito difícil conseguir uma lotação pro interior do PR ou SC?

    ResponderExcluir

Manda bala!