domingo, 1 de abril de 2018

A vida na ANP - Academia Nacional de Polícia

Compartilhar no Facebook
Essa é A placa. Fecha os olhos e realiza!
Acabaram me perguntando no outro texto se eu podia dizer como foi a vida na ANP. E eu realmente não lembro de ter escrito sobre isso. Falei de algumas aventuras lá dentro, mas a vida em si acabei me esquecendo de falar.

A ANP é chatona! Pronto. Era tudo que eu tinha a dizer.

Zoeira. Não era tudo que eu tinha a dizer. Mas eu não tenho saudades daquela academia. Sério. E de todos os colegas para quem eu já perguntei, nenhum tem saudades. Temos saudades dos amigos feitos. Das brincadeiras, das farras e das federetes amigas. Essa última parte é zoeira.

Quando você chega, tem a famosa fila. Como eu fui um dia depois, evitei essa famosa fila. Sério, eu já tinha passado por uma fila na entrada da academia da PRF. Não precisava passar por mais uma. Mas a galera curte. Tem nego que dorme na porta da ANP no dia anterior à matrícula para ser o primeiro da fila, Eu acho doideira. Mas se você tá nesse espírito, vai lá. Mas aviso que serão muitas filas durante os 4,5 meses lá dentro. Fila pro vestiário, fila pro almoço, fila pro café, fila pra janta, fila para comprar material, fila para entrar de manhã no bloco das salas de aula, fila para entrar a tarde no mesmo bloco (já até esqueci a letra do bloco). Os blocos lá são identificados por letras.

Esqueci de dizer que tem uma placa na entrada da ANP, bem na entrada, que diz: Entrada para realização de um sonho (Alunos). Velho, essa placa é foda! Falo com lágrimas nos olhos. Porque quando você chega lá, realmente você nem consegue acreditar. Você olha para aquilo e diz: eu consegui. PQP EU CONSEGUI! E você respira fundo. Porque a sensação é surreal. E disso eu me lembro bem. Essa sensação de conquistar aquilo que você sonhou. Aquilo que você lutou. Essa sensação... ahhh faz tempo!!

Bom, depois que você chorou perante A placa e sobreviveu à primeira fila, a da entrada, vêm a fila para comprar material. Dessas filas eu só soube de relatos. Um amigo disse que chegou 8 da manhã na ANP no primeiro dia, e só conseguiu chegar no alojamento 4h da tarde. Eu cheguei 14h do segundo dia e 15h estava no alojamento. Então, evitei umas filas.

Você vai gastar uns R$ 600,00 em material lá dentro. Se não tiver dinheiro, a loja faz fiado e você pode pagar quando receber a bolsa. A bolsa, que é a parte mais legal, é equivalente a meio salário inicial do cargo que você está pleiteando. No caso de Agente, Escrivão e Papiloscopista está mais ou menos uns R$ 5900. Ela atrasa que é uma beleza. Eu não recebia a bolsa, já que estava licenciado para fazer o curso de formação. Eu recebia meu salário de PRF. Há essa possibilidade na legislação. Então não sofri com atraso e ainda recebia um pouco mais! Soube que atrasava por relatos também.

Basicamente sua rotina é acordar 6h da manhã, ir para o refeitório tomar café. Depois ir para a formação que tem toda manhã. As turmas cantam o brado e depois entram em fila. Não pode conversar, não pode sorrir, não pode piscar. Velho, eu já tinha passado por isso em outra academia de polícia, então já viu né! Mas tinha muita gente vibrando. E tem que vibrar mesmo. Eu que era chato de galocha! E tem gente desmaiando também, por ter ficado muito tempo parado em pé. Você vai estar lá e vai lembrar disso aqui que está lendo.

Depois você vai para aula. Tem uns que vão para a aula de educação física, uns para as aulas teóricas e outros para as aulas operacionais, que são várias e eu não vou lembrar de todas: Tiro, abordagem, direção operacional, vigilância - a melhor de todas para mim -, e outras mais). Essas aulas do turno matutino terminam por volta de meio dia. E você tem 2h pra almoçar e descansar. Nessa hora você pode fazer o que quiser. Tinha um amigo no alojamento que almoçava todo dia atum com miojo para não ter que ir para o refeitório.

Você volta à tarde, 14h. Em pé de novo. Brado de novo. Fila de novo. Sala de aula. Essas aulas terminam por volta das 17h e 30 min. Depois você está liberado. Alguns dias você tem aula até 19h, 21h e pode ter até mais de meia noite (alguns dias). E no sábado normalmente vai até meio dia. Você estará liberado para sair da academia a partir de sábado meio dia, podendo retornar até segunda pela manhã. Pode ir e vir durante o dia todo se quiser. Só não pode sair mais e nem entrar mais a partir das 23h. Se passar das 23h, só pode voltar 6h da manhã. E se ficar dentro, só pode sair após 6h da manhã. Consegui explicar?

ps.: Próxima postagem eu comento mais sobre as aulas e as primeiras semanas.
pps.: O que acharam? Comentem.
ppps.: Se não entendeu, baixa e já empurra a terra 10 vezes. E diz o que não entendeu.

187 comentários:

  1. Show cara, muito obrigado pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem!!! Estou aumentando a carga de estudos, deixei hj pra terminar de ler as postagens que ainda faltavam e de brinde um texto novo =) pelo visto seu blog já vai para meus favoritos. Só uma dúvida: de seg a sexta à noite que em tese está liberado tem que permanecer na academia? pode receber visita? sei q lá não é um presídio haha é q sou de Brasília. No aguardo dos próximos episódios, ótima semana!
    ps: ah se tiver instagram, canal no youtube, podia produzir materiais por lá tb =p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não pode receber visita nem sair. Só nos finais de semana mesmo.
      O lance do instagram eu tinha pensado, mas fica ruim postar fotos. Mas estou pensando ainda. E youtube ... mais difícil ainda.

      Excluir
    2. Bom dia quando acaba o curso formação na ANP você ja sai de la com seu uniforme da PF e arma ou so depois da posse?

      Excluir
    3. show vc acredita que por causa da pandemia a PF não conseguira dar posse esse ano?

      Excluir
    4. Se a prova acontecer no dia 23/05, acho que acontece a posse sem problemas. Eu ainda tenho dúvidas é se essa prova vai acontecer nesse dia com a pandemia no Brasil do jeito que vai.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eae brother, tenho 18 anos e venho acompanhando o blog a alguns dias e isso tem me inspirado, um dia vou ser PF, uma pergunta: Brasilia é muito concorrido? Quantos anos, mais ou menos, eu conseguiria voltar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, pode demorar um pouco. Uns 6 anos ou mais. Depende da quantidade de concursos que terão. Normalmente demora uns 2 concursos, dependendo da sua lotação.

      Excluir
    2. Pelo jeito é bem concorrido então né!

      Excluir
    3. BSB é a cidade dos concurseiros, né!

      Excluir
  5. Fala APF do Norte, não sou muito ligado a operação policial de rua, nem tenho mt vontade disso, mas sou apaixonado por investigação, será que me cabe na PF?( Pelos seus outros posts investigação é só na PF mesmo né) Ou essa questão de não gostar da parte operacional do trabalho pode me atrapalhar muito fazendo o serviço ser um sacrificio. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, cabe sim. Mas uma vez ou outra vai ter que ir para as operações. Mas o trabalho e muito mais investigativo.
      Acho que não faz do serviço um sacrifício isso não.

      Excluir
  6. Muito da hora. Vlw! Pelo visto é ralado, apesar de ser um pouco mais leve que os cursos militares. Fiscalizam coisas como arrumação de cama e etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não é tão ralado não. Mas é bem cansativo.
      Fiscalizam a cama sim. Mas uma vez ou outra. Sempre de surpresa, então sempre deixávamos "arrumada". Eu só fazia enfeitar e pronto. No meu alojamento teve só uma fiscalização durante o curso todo.

      Excluir
  7. Primeiramente, parabéns pelo blog, tem ajudado muita gente, inclusive eu.
    Amigo, você poderia me responder se na sua turma tinha alguém que guardava o sábado (como doutrina bíblica) no seu tempo na ANP? ou você conhece algum PF que não trabalhe no sábado? Sou Adventista do Sétimo Dia (não trabalho e nem faço atividades de interesse pessoal do pôr do sol de sexta ao pôr do sol de sábado) e tenho sonho de ser PF. Vi pelo último edital que o curso vai até as 18:00 horas de sábado. Será que consigo não ir ao sábado para as atividades na ANP sem ser eliminado?

    Melhor blog pra quem sonha com a PF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não consegue. A maioria dos sábados tem atividade até as 12h. Mas tem uns que vão até mais tarde. Inclusive na minha academia, se não me falha a memória, foi um ou dois alunos eliminados por não participarem das atividades aos sábados por serem da mesma religião que você.
      Sei que é sua crença, mas não dá pra mudar esse lance de não trabalhar para os dias que não tiver atividade? E no trabalho, cara, não tem como escapar. Muitas vezes trabalhamos sábado e domingo. Fica complicado. Realmente nem sei como você poderia fazer.

      Excluir
    2. Não dá p/ mudar porque Deus não muda, na Bíblia o dia de guarda é o sábado, é o quarto mandamento de Deus. O que tenho a fazer é continuar orando a Deus e caso seja da vontade dEle eu serei um PF, fidelidade em primeiro lugar.

      Cara, agradeço muiito sua atenção em responder minha pergunta. Tirou essa dúvida que tinha, tô estudando p/ PC-AM tbm. Deve ter 80% do conteúdo que cai na PF.

      Vou continuar acompanhando suas histórias. Muito boas! Estarei em oração por você e sua atividade policial!

      Cara

      Excluir
    3. José, mas acho que a maioria das polícias é incompatível com não trabalhar aos sábados. De verdade. Nosso trabalho é bem dinâmico. E na PC-AM a maioria trabalha por plantão. Pelo menos um sábado por mês você estaria no plantão.
      E caso você trabalhe no expediente normal, pode ter acionamento e sobreaviso nos sábados. Muito comum mesmo. Os bandidos tendem a usar esses dias de final de semana para realizar suas atividades, aproveitando a menor fiscalização.
      Não estou falando isso para desanimar não, estou falando isso para evitar transtornos para você num futuro próximo.
      Grande abraço.

      Excluir
    4. APF do Norte, para esses casos podemos trabalhar porque não é interesse próprio, temos vários policiais (inclusive federais)que conseguem conciliar o trabalho com a guarda do sábado. No livro de Romanos 3, diz que as autoridades foram instituídas por Deus (inclusive os policiais é óbvio). Eu não me preocupo muito com o trabalho, procurei orientação e vi que devo evitar trabalhar nos sábados, mas caso tenha (se não tiver alguém p/ tirar por mim) que trabalhar no sábado irei porque é um serviço essencial, seria o caso se eu fosse médico, não ia deixar de atender alguém em estado de emergência só porque é sábado. Em algumas situações que não tem como evitar eu devo agir, mesmo sendo no sábado. Seria o caso de acontecer um desabamento e eu não ajudar os soterrados só porque é sábado.
      Tô orando a Deus e Ele está me dando as respostas. tô fazendo várias pesquisas e encontrei até um blog de policiais adventistas (PMs, Civis e Federais). Minha preocupação é na academia, tipo se eu ralar p/ tirar boas notas e não ser eliminado por não ir aos sábados. Teu blog tem sido um instrumento de Deus em minha vida. Não te conheço pessoalmente, mas estarás em minhas orações. Grande abraço meu amigo.

      Excluir
    5. Tá aí tua resposta, José. Já que você acredita que os policiais e tudo mais que deriva da profissão pode atuar no sábado em caso de necessidade, encara as aulas aos sábados na academia como necessidade para exercer a profissão.
      São só quatro meses. Pergunta dessa galera que é policial e adventista como que eles fizeram durante a academia. Porque garanto que a academia da PM é bem mais puxada que a nossa.
      Boa sorte na sua busca!
      Grande abraço.

      Excluir
    6. Meu amigo, agradeço muito sua atenção! muito obrigado pelo azimute de saída!

      Vou focar nos estudos, afinal a diferença entre o sonho e a realidade está quando acordamos. Você já transformou o sonho em realidade, todos os dias acorda PF!

      Fica na paz de Jesus!

      Excluir
  8. la na academia da pra treinar nataçao ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim. Temos muitas aulas de natação. E ha alguns com mais dificuldades na água que treinam no clube do sindicato lá. Paga uma taxa, se não me engano. Mas dá sim.

      Excluir
  9. Cara, parabéns pelas postagens. Por favor, continue! Ontem mesmo já li grande parte de seus textos sentado na cadeira do meu trabalho atual, rindo involuntariamente e esperando a minha hora de ser aprovado. Desde os últimos meses venho percebendo que estou em situação parecida com a sua: chega a segunda e já penso na sexta; a cada dia que chego aqui é mais uma gota que enche o copo a ponto de ferrar tudo rsrs Meu sonho é ser PF e atitudes como esta sua ajudam muito quem ainda nao viu o nome na relação de aprovados. 'E nois', valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só continuar nos estudos que chega sua vez. Cuidado pra não ser demitido aí. E eu deixo você ler um texto por dia, apenas, em vez de ler tudo, e estudar no tempo que sobrar!
      Essa situação de não gostar do que faz é ruim demais. Pior que eu deixava transparecer. Finja melhor que eu.
      Grande abraço.

      Excluir
  10. Muito obrigado pelas informações. Conheci seu blog hoje e já é o meu favorito. Gostaria de aproveitar a oportunidade e fazer uma pergunta. O que levou você a sair da PRF e ingressar na PF? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vou deixar uma resposta salva aqui pra essa pergunta, de tão recorrente que ela é. Foram vários fatores: Salário, tipo de trabalho, sonho de ser Agente. Basicamente isso.
      Obrigado por ser o favorito :)
      Grande abraço!

      Excluir
  11. Também não sinto nada de saudade da Academia. Ainda bem que acabou, kkk, há quase 3 anos e 10 meses.
    A pior parte é aquele restaurante horrível, kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certeza que a comida faz parte do treinamento. Inclusive as diarreias. Acredito que são propositais. Porque na fronteira, missão de mato, a comida é ruim e sempre acontece caganeiras. Já saímos treinados da ANP. Ponto para eles! heheheh

      Excluir
    2. Nossa mew...sério que dava diarréia com a comida da ANP? kkkkkkkkk Aí é foda em. No meio das aulas dá pra ficar saindo pra ir no banheiro?

      Excluir
    3. Marco, tem que poder sair né? Isso é a coisa mais normal. Sua dignidade fica pela ANP mesmo, pode acreditar. Mas isso é bom para o resto da vida. Banheiro público vira artido de luxo a partir daí na sua nova concepção de dignidade.

      Excluir
  12. Parceiro qual dificuldade de pegar como primeira lotação Foz do Iguaçú ou se não de primeira, por remoção depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alan, impossível pega Foz na primeira lotação. Depois, dependendo de onde você seja lotado, mais uns 2 concursos. Ou seja, uns 6 ou 7 anos.
      Foz é bem concorrida. Tem muito trabalho, dizem que o trabalho lá é muito bom, e recebe adicional de fronteira.

      Excluir
  13. Tinha algum adventista do sétimo dia la? No caso do sábado, um adventista seria liberado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é não. Tem atividades todos os sábados para todos.

      Excluir
  14. Obrigado por compartilhar suas experiências, mata nossa curiosidade e ajuda muito na preparação! O aluno pode ter suplementos alimentares no alojamento? Especificamente vitaminas em comprimidos / cápsulas, ou até mesmo remédios (paracetamol, neosaldina...)?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Sem problemas. Não pode ter alimentos perecíveis, mas a galera tem mesmo assim.

      Excluir
  15. Boa noite,sobre o final do texto fiquei com uma duvida.no caso o aluno pode optar por nao dormir no alojamento? Pode do sair todos os dias no fim da tarde e voltar na manha seguinte? Outra coisa sobre o seu amigo que comia miojo( rss) ppde cozinhar no alojamento? Ou levar lanches rapidos? Desculpa tantas perguntas...mais ja ficamos noa imaginando la na academia!
    Forte abraco,obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode cozinhar. Mas a gente da um jeito :p
      Lanches pode.
      Vc só pode sair da academia aos sábados após meio dia. E pode voltar ate segunda pela manhã. Nós Nós ou dias não pode.
      Mas quando véi chegando mais pro final, vão aliviando alguns acochos.

      Excluir
  16. Queria saber se pode fazer compras aos sábados e levar na segunda para comer la e como e o fato do banheiro la tem fila também kkkk valeu aí aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode comprar comida sim. Sempre tem comida nos alojamentos. Muita!
      Depende do banheiro. O do alojamento nao. Mas na hora de trocar de roupa entre as aulas ou no intervalo de aulas, sempre tem fila nos banheiros e vestiários!

      Excluir
  17. Show cara mas... queria saber se tinha algum adventista na turma em que vc se formou?

    ResponderExcluir
  18. Excelente texto!
    Estou sonhando com tudo isso. Apesar de já ter passado por algo parecido pelo período de um ano e meio na minha formação no Exército, vai ser um prazer passar por tudo outra vez.

    ResponderExcluir
  19. boa noite meu irmao , obrigado pelo relato. Parabéns
    Sou policia militar na bahia , fui aprovado para o curso de formação de oficiais em brasilia e serei chamado mes que vem, estou fazendo as etapas para a PF tbm e atualmente gostaria de uma opinião em qual caminho devo seguir .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, eu sou suspeito para falar né. Mas eu não trocaria uma carreira civil por uma militar não. Mas vai de perfil.

      Excluir
    2. Primeiramente, meus parabéns pela aprovação em 2 concursos tão difíceis.

      Tem que pesar bem as duas vidas.

      Poder: Como oficial da PM, você vai gerir pessoas, com todas os prós e contras disso. Pode um dia comandar um batalhão, quem sabe comandante geral. Como Agente da PF, você NO MÁXIMO gerirá um punhado de outros agentes. Existem outras possibilidades, como adidância no exterior, e etc, mas é algo extremamente restrito (difícil mas não impossível). Então, se você quer liderar e ter poder de comando, PM seria a melhore escolha.

      Passar sono à noite. Enquanto na PM você vai virar noites com alguma frequência, na Federal isso não tão comum (salvo se você esteja em certas lotações e queira fazer. Claro que você pode ser escolhido mesmo sem ser voluntário, mas provavelmente não fará parte da sua rotina).

      Cobrança de superiores. Muito maior na PM.

      Locais de trabalho: na PF você pode trabalhar em todo o Brasil (mais de 130 unidades). Na PM você vai ficar a vida inteira naquele estado.

      Possibilidade de prisão administrativa: PM.

      Salário: estou meio por fora, mas em 13 anos de PF você chega no teto do cargo. Na PM, fica dependendo de merecimento, surgimento de vagas...

      Risco de vida: Minha opinião é de que o PM médio corre muito mais risco de vida do que um Policial Federal médio (claro que dependendo da área que você trabalhar, esse risco pode ser maior ou menor).

      Eu fui PM (soldado) antes de ser da PF e não há comparação na qualidade de vida que se pode ter sendo policial federal em comparação a ser policial militar. Há espaço para todos os perfis aqui, do operacional ao administrativo.

      Boa sorte!

      Excluir
    3. Pronto. Uma resposta bem completa!
      Valeu!!!

      Excluir
  20. Primeiramente, obrigado por dispor de seu tempo para responder a tantas pessoas que assim como vc conseguiu, também querem realizar esse sonho de entrar na PF...

    Tenho 2 dúvidas: a primeira é sobre a questão da idade, no curso da ANP vc conheceu algum "velhinho" rsrs assim como eu , beirando os 40 anos ou era só gente nova?

    E a segunda pergunta: Vou fazer uma cirurgia no ombro (luxação recidivante), será que na avaliação médica posso ser reprovado por ter feito cirurgia?

    Desde já obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo:
      1 - Na minha turma tinha um de 51 anos. Fique tranquilo.
      2 - Cara, provavelmente você não será reprovado. Eu não falaria dessa cirurgia quando o médico perguntasse. Evitar problemas é o meu lema.

      Excluir
    2. Obrigado irmão pela resposta! Caramba 51 anos? Esse é fera!!! Mas,no exame médico não ficamos "pelado" diante deles? Dificil eles não verem a cicatriz (infelizmente vai bem aparente)... :/

      Excluir
    3. Cara, não ficamos completamente pelados não. Só me mandaram baixar a calça e assoprar. Depois pronto. Mas eles podem ver e pedir exames complementares. Se tiver tudo ok, passa. O importante é você estar 100% pra fazer a academia. Lá vão exigir do teu ombro.

      Excluir
    4. Amigo, uma dúvida de um cara envergonhado: considerando que ficamos pelados no exame, os médicos que o realizam são homens? Ou há o risco de uma médica fazê-lo?

      Grato.

      Excluir
    5. Quando fiz tinham dois homens e uma mulher na sala. Inclusive ela era bem bonita. O médico mandou baixar a calça e soprar. Ela deu uma olhadinha rápida. Lembro de na hora pensar: doutora, tá assim porque estou ansioso! :P

      Excluir
    6. Muito obrigado pela resposta, amigo! Só mais uma dúvida que me ocorreu; uma vez dentro da instituição, nós teremos que fazer exames médicos periódicos, certo? Estes exames são que nem este exame de entrada ou são aqueles mais tranquilos como de qualquer trabalho?

      Excluir
    7. Danilo, nunca vi acontecer esses exames periódicos não. Não pelo órgão nem exigência dele.

      Excluir
    8. Uma vez lá dentro, só serão necessários exames em alguns casos, como caso você se candidate ao COT.
      Alguns outros cursos (como por exemplo, curso para ser instrutor de tiro, instrutor de abordagem, etc) exigem ATESTADO MÉDICO atestando que vc está em boas condições de saúde e apto para a prática de atividade física.

      Excluir
  21. Show a matéria! Saberia dizer mcoo é a transferência para interior de MG (Juiz de Fora)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, transferência depende muito da tua lotação. Mas vai ficar uns 6 anos fora. Tranquilo demais! :)

      Excluir
  22. Excelente blog, cara! Parabéns! Acabei de descobri-lo. Diga-me uma coisa: eles chamam para ANP um pouco mais que o número de vagas? Vi vc falando de 700 e o último concurso teve 600 vagas. No atual concurso, depois do taf, estou na posição 53 para cotistas afro; como os 4 primeiros estão na ampla, preciso torcer para 13 reprovarem nas demais etapas(36 vagas). Estou com receio de ficar nos excedentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade chamam exatamente o número de vagas. Mas há os sub judice.
      Acho que você entra fácil. Muitos reprovarão na verificação. O que é uma tristeza, mas é o que acontece.
      Continue me informando a sua situação nas demais etapas, por favor!
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Valeu, parceiro! Tenho essa mesma sensação que a sua no que se refere à verificação da autodeclaração. Primeiro: pq o cespe, desde o ano passado e após a Portaria Normativa n4 desse ano, vem sendo bem rigoroso nesse critério(parece que no de 2014 a avaliação era apenas por foto e muitas pessoas consideradas "brancas" entraram); segundo: consultei, nas redes sociais, alguns nomes - uns 3 - que estão na minha frente e vi, pelo menos por foto, que não se enquadram. Enfim... só me resta fazer minha parte nas demais fases e torcer para, no final, tudo dar certo!

      Excluir
    3. Lembre-se que se enquadrar nas cotas é muito relativo, já que não há definição objetiva para a raça negra/parda. Em 2014 foi a maior injustiça já cometida, pra mim, na história de concursos públicos. Tanto que eram 600 vagas e tinham mais de 700 alunos. Isso porque a justiça não concordou com a avaliação do tribunal racial do Cespe/DPF, que quis legislar, e o MPF botou quente em cima deles. Vamos ver que atrocidades cometerão esse ano, porque em 2014 foram muitas. Boa sorte pra vc, parceiro.
      Mande notícias mesmo. Abraços.

      Excluir
    4. Não sabia dessa informação. Já que eram 600 vagas, o que aconteceu com esses 700 e poucos? Foram todos nomeados?

      Excluir
    5. Alguns sim. Outros não. Outros tão na briga. Torçamos.

      Excluir
  23. Cara, me tira uma dúvida cruel que está me deixando aflito aqui. No dia da avaliação médica, como tem algumas condições ortopédicas incapacitantes, ele analisam os joelhos/pés detelhadamente? Ou, se for o caso, fazem raio-X?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lukas, você entregará uns mil exames para eles no dia da avaliação. Se você passou, leia bem o edital. Porque essa é uma fase importantíssima. Lá, na hora e local da entrega, um médico (ou alguns), avaliarão você. Mandarão tirar a roupa e tudo mais.
      Mas se você passou no TAF, provavelmente dará tudo certo.

      Excluir
    2. Valeu, parceiro! Já passei pelo TAF sim e já estou com os exames prontos. Eu só queria saber dos detalhes da análise dos médicos lá... se, depois de tirado a roupa, eles olham todas as partes detalhadamente ou só um olhar superfiial? Valeu pelo feedback, parceiro! Essas informações mastigadas por quem já passou aliviam as aflições!

      Excluir
    3. Vai dar certo. Mantenha-nos informados.
      Grande abraço.

      Excluir
    4. Boa noite.

      Eu gostaria de fazer duas perguntas, se pudesse me responder:

      1) No dia do exame médico, quais avaliações ou testes são feitos la no local?

      2) Uso de óculos de grau pode atrapalhar em alguma atividade na anp?

      Obrigado desde já!

      Excluir
    5. 1 - Exames de simples. Tipo uma consulta normal. Só que pedem pra você ficar pelado pra ver se tem hérnia no testículo.

      2 - Pode atrapalhar nas aulas com gás de pimenta e lacrimogêneo. Mas nada que seja tão ruim quanto a própria experiência com esses gases. Fique tranquilo.

      Excluir
  24. APF do Norte, até que ponto o astigmatismo ou miopia pode atrapalhar a entrada na PF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se um óculos ou lentes de contato não conseguirem corrigir.

      Se com correção ficar bom, passa. Tem no edital os limites de correção aceitos.

      Excluir
  25. APF do Norte, obrigado por compartilhar! gostaria de saber como é o alojamento, são quantas pessoas no quarto? no quarto tem banheiro ? ou é um vestiário para 300,400, 500 pessoas? Em relação a barba tem que estar todo dia zeradinha ou pode deixar um dia sem fazer (pouquinho serrada)?

    ResponderExcluir
  26. Alojamento para 4 ou 6 pessoas. Há banheiro no quarto. A barba tem que ser feita todo dia pela manhã. Mas no final do curso, galera meio que relaxa, e os orientadores também. Mas no começo é bem fiscalizado.

    ResponderExcluir
  27. olá, fala um pouco sobre a rotina de atividade física na ANP, que é algo que dizem ser muito puxado, sobretudo a respeito dos TAfs que têm lá dentro. quantos Tafs são (ouvi falar que são dois que reprovam), todos são as mesmas modalidades e pontuações do TAF para entrar na ANP? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natasha, temos bastante atividade física por lá. Mas nada que seja insuportável não. Inclusive, é até um momento de desestressar.
      Os TAFs são iguais aos do concurso, porém na minha academia houve uma alteração. Antes se você fizesse o máximo em todas as modalidades tirava 10. Na minha academia, se você passasse no TAF, valia 8. Se fizesse a flutuação, que era uma nova modalidade, adicionava mais 2 pontos a sua nota, e você ficava com 10. Mas se não flutuasse, não era eliminado.
      Na minha academia foi apenas um TAF final que reprovava. Na de escrivão, que foi a passada, fiquei sabendo que eram dois TAFs que reprovavam.
      Mas basta seguir o treinamento e não se machucar, que passa bem no TAF.
      Tá aprovada pra esse concurso?

      Excluir
  28. Boa noite APF do Norte, uma sugestão: vc poderia falar um pouco sobre os gastos na ANP. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os gastos são maiores no começo. Vão precisar comprar todo o material. Mas eles parcelam para que você possa pagar com a bolsa recebida. Eu realmente não lembro quanto foi exatamente, mas acho que foi um gasto de quase mil reais.

      Demais gastos são com necessidades suas. Lavanderia para a roupa suja, material de higiene, almoço, café e janta.

      Para os que gostam de festa, Brasília tem de todo tipo. Então você pode deixar a bolsa toda por lá, caso seja farreiro(a).

      Excluir
  29. aproveitando o post da Natasha, gostaria de perguntar, como são as corridas na ANP, muito puxadas? Distâncias...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são puxadas não. Mas exigem o preparo do TAF. É bom chegar lá com a mesma disposição, senão sofre um pouco.

      As distâncias variam. Mas no final corríamos 2 vezes por semana por volta de 4km cada corridinha.

      Excluir
  30. Muito boas as informações, obrigada!

    Uma perguntinha: como foi matrícula presencial? foi no dia anterior ao início do curso ou vc teve que ir duas vezes à Brasília?

    ResponderExcluir
  31. Muito boas as informações do post, obrigada!

    Uma perguntinha: como foi a matrícula presencial? foi no dia anterior ao início do curso ou vc teve que ir 2 vezes à Brasília?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, matrícula presencial é na véspera de começar a academia. Matriculou já pode dormir lá.

      Excluir
  32. Bom dia! Mt bom seu blog. Estou no processo pra escrivã. Gostaria de saber se é muito diferente e o que difere do treinamento em relação aos cargos. E em relação aos treinos de corrida lá, vc disse que são duas vezes na semana, cerca de 4km. Mas tem tempo para cumprir? Ou só a distância mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele, o treinamento é basicamente o mesmo. Algumas aulas teóricas divergem.
      Os treinos de corrida tem tempo e distância. Mas são treinamentos preparatórios para o TAF lá.

      Excluir
  33. Fala APF do Norte, curto muito o seu blog, obrigado pelas dicas preciosas. Fui aprovado no psicotécnico pro cargo de Agente, estou dentro das vagas e estou comprando o enxoval, gostaria de saber se devo comprar itens com qualidade razoável para usá-los somente na ANP ou investir em itens de melhor qualidade pra utilizá-los no serviço (pós ANP). Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Hector!! Parabéns.
      Cara, assim, depende do teu bolso, certo? Se puder comprar os equipamentos bons, melhor. Caso o bolso não esteja podendo tanto, compra pra usar na ANP, depois compra pra vida funcional. Lembra que tua vida funcional vai ser mais escritório que rua. Então assim, nã precisa ter aquela lanterna tática de 500 reais, por exemplo. Nem aquele coturno de 1000 reais.
      Eu aconselho a comprar coturno com zíper, para facilitar. O vestiário da ANP é apertado, e você fará muita troca de roupa.
      Leve uma mochila bacana. Que caibam as coisas.
      Acho que é isso. No mais, boa sorte, e mande notícias.
      Abraços.

      Excluir
  34. Obrigado, o seu relato ajuda muito.
    Sobre alunos sub judice: em que a vida deles difere comparada à dos alunos regulares? Instrutores e alunos sabem quem é sub judice? A escolha da vaga é diferente, já que não têm garantia de posse?
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Breno, alunos sabem, professores normalmente não. Porque você vai ficar muito próximo da tua turma e vai contar para a galera que você é subjudice. Mas não há diferença no tratamento. Nem na escolha de vagas.

      Excluir
  35. Conta como foram as primeiras semanas de aulas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean,
      Dá uma lida no texto abaixo.
      https://novopolicial.blogspot.com/2018/04/a-vida-na-anp-academia-nacional-de.html

      Excluir
  36. Olá. Mais uma vez obrigada pelos seus posts. A voltagem na ANP é 110 ou 220?

    ResponderExcluir
  37. Interior de São Paulo. Muito obrigada pelas respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela aprovação. Continue dando notícias, tá?
      Abraços.

      Excluir
  38. Olá APF do Norte. Gostaria de te questionar acerca do pós CF. Pude ver que leva em torno de um mês da formação do curso até a nomeação, posse e efetivo exercício na lotação. Nesse período, normalmente os alunos voltam para suas casas ou é mais interessante manter-se em Brasília mesmo? A posse é feita na lotação de destino?

    Acerca das vagas no RS, podes comentar como foram suas escolhas? Elas acabam rápido? Sou do RS e gostaria de dar o máximo para conseguir uma lotação aqui no meu estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, termina a ANP e você é uma pessoa livre novamente. hahahaa
      É mais uma etapa do concurso. Aí você aguarda a nomeação onde quiser. Há aqueles que vão logo pra sua lotação, pra ir montando apartamento e tudo mais. Eu esperei em casa. Mas se você quiser ficar em BSB, pode ficar também. A posse é feita na superintendência do estado da sua lotação. Por exemplo, se você for pro Chuí/RS, você vai tomar posse na superintendência do RS, pra depois ir pra sua lotação.
      As vagas do Sul são concorridas. Mas se estudar na ANP consegue. Mas normalmente não há vaga para Porto Alegre, só para os interiores.
      É bom ir com a mente aberta para passar uma temporada no norte do país.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Perfeito, obrigado pela resposta. Acredito que seja melhor já ir para a lotação de destino enquanto aguarda a nomeação para já organizar o apartamento novo e tudo mais... Quanto às vagas no RS, o ideal seria tentar ficar entre os 15 a 20 primeiros colocados na ANP?

      Excluir
    3. Não sei precisar as vagas, mas não se ache tanto. São Paulo é mais cobiçado que o interior de RS :)
      Talvez entre os 200 primeiros. Mas depende muito. Quanto melhor colocado, melhor as vagas.

      Quanto a ir antes da nomeação vai do seu critério. Porque vai gastar dinheiro e tempo. Se tiver sobrando, tranquilo.
      Abraços.

      Excluir
  39. APF do Norte, costuma rolar mta eliminação na ANP? Pessoal cai muito no TAF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que aumentaram os índices da natação diminuíram as eliminações. Na minha academia só caíram 2 no TAF. Duas meninas. Ambas no salto.
      O que elimina muito é lesão. Por isso que eu fiz uma postagem sobre isso. Evite se lesionar. Não vacile.
      Abraços.

      Excluir
  40. Matheus, eu preferi a PF porque passei pra Agente. O trabalho é mais diversificado e ganha mais (Bem resumido).

    Quando eu passei na PRF eu estava estudando para a PF. PRF caiu no colo com a prova bem parecida. Então assim, tem que ver bem o que você prefere. Como os concursos foram recentes, talvez você tenha tempo para matar os dois editais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  41. APF do Norte, quando ocorre o primeiro TAF pra ver o condicionamento físico da galera na ANP(por exemplo,1° semana)? E esse TAF é eliminatório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu fiz a ANP ocorreu logo na primeira semana. Não foi eliminatório. Mas nada impede de eles mudarem essa bagaça. É bom chegar preparado.

      Excluir
  42. Boa noite,
    A lavanderia é paga ou os alunos que põem a mão no tanque?
    As noites em Brasilia são muito frias? aconselha a comprar ventilador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, têm as lavanderias lá na ANP pagas. Bem em conta. Ou você mesmo pode lavar no alojamento.
      Vale a pena comprar um ventilador. Mas é proibido dentro do alojamento. Mas compra um pequeno e guarda na mala quando não tiver no alojamento.
      Teve colega que não comprou. Eu comprei porque não conseguia dormir por causa do calor.
      Leva também uma extensão de tomada, régua de tomada. Facilita na hora de ligar os celulares, ventiladores, computadores, etc.

      Excluir
  43. Olá. Parabéns pelo Blog!! Ajuda muito. Me tira uma dúvida: Na ANP são refeitos ou renovados os exames médicos e o toxicológico ja apresentados? Obrigado. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente não. Mas caso haja dúvidas ou desconfianças eles podem pedir para repetir algum exame.

      Excluir
  44. Olá, Parabéns pelo Blog!! Show de bola.
    Além de notebook posso levar celular para ANP ? como é os alojamentos? Divido com quandos colegas? Vocês conversavam sobre as futuras vagas? costumavam sair no final de semana? Obrigado por tirar as duvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, pode levar celular. Os alojamentos no geral são divididos entre 4 ou 6 colegas. No final de semana a ANP fica vazia. As vagas são o assunto mais comentado em toda a ANP durante o curso.
      Abraços.

      Excluir
  45. Irmão, viciei nesse teu blog. Que dahora, foi o lugar que mais consigui sentir com vivacidade a profissão que tanto sonho. Parabéns pela simplicidade na expressão de suas experiências... poderias até fazer um livro :) Tenho uma dúvida: no COT os agentes possuem a mesma remuneração ou há algum tipo de adicional pela especialidade? Um forte abraço de um novo leitor seu. Fique com Deus. Crd.Felipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, obrigado pelos elogios. :)
      No COT a remuneração é a mesma de quem não é do COT.
      Abraços.

      Excluir
  46. Olá, vc poderia dizer algo sobre o curso de formação dos papiloscopistas, se tem as mesmas atividades físicas dos agentes?
    Para este cargo teria gente na faixa dos 40?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisa, mesma carga de atividade física. O que muda é o conteúdo de sala de aula, pelo que eu sei.
      Todos os cargos tem gente com 40 ou mais. 40 é idade boa para quem mantem a saúde.
      Abraços.

      Excluir
  47. APF do Norte boa noite!me tire uma duvida, tenho diabetes tipo 1 bem controlada, gostaria de saber se consigo entrar para a PF como subjudice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MPS SUL, eu fui procurar no edital, e lá informa que é doença incapacitante para o cargo. Tanto PF quanto PRF. Mas há julgados favoráveis. Achei nesse site: https://jus.com.br/duvidas/289665/concurso-publico-e-portador-de-diabetes

      Então assim, prepare-se para uma briga judicial. Mas siga em busca do sonho. Eu acho sacanagem eles eliminarem por isso. Eles alegam que você vai precisar ficar em missão no mato e comer qualquer porcaria. Mas é tudo balela. Em 4 anos e pouco, fui pra uma missão dessas. Grande parte do trabalho é no escritório.

      Talvez para escrivão você até tenha mais chance de ganhar na justiça. O salário é o mesmo, mas a atividade é diferente. Mas vai de você.

      Boa sorte, amigo.

      Grande abraço.

      Excluir
  48. Amigo...obrigado pelo blog.

    Os banheiros do alojamento são de uso coletivo para os 4 ou 6 do quarto? Quero dizer, necessidades fisiológicas e banho todo mundo vendo? Kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rik, o banho dá pra ver se entrar no banheiro, mas o de cagar tem porta, tudo certinho.

      No começo é estranho, depois vc perde sua dignidade. Aí já era.

      Excluir
  49. APF tu disse uma vez que a comida da ANP não é boa, pode pedir IFood no horário do almoço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, não acho que possa não. Sei que remédio pode, mas comida não lembro de ninguém pedindo. Sei que nos finais de semana é tranquilo.

      Excluir
  50. Fala APF, vi que você postou falando que tem fiscalização dos quarto. Eles encrencam muito com remédios dos alunos, porque eu tenho uma alergia braba mas só eu tomar o remédio uma vez ao dia que eu fico de boa. Terei problema com isso? Caso saiba né kk

    ResponderExcluir
  51. Parabéns pelo trabalho amigo !!!
    Uma dúvida de cunho familiar, minha esposa é oficial PM em SP, qual a possibilidade e o tempo médio para conseguir remoção para Sp com ação judicial para manter a célula familiar ( levando em conta que eu vá parar no norte do país...

    Sempre abre vagas pra sp ou estados vizinhos

    E por fim, vc tem a lista de escolhas de vagas da sua turma, colocação / localidade escolhida

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, via judicial não é um bom caminho. Os juízes dificilmente estão dando. Porque quando você fez o concurso, sabia que ia para longe.

      Mas para SP capital é comum ter vagas para primeira lotação. Se não conseguir na primeira, muito comum conseguir voltar no próximo concurso.

      As vagas da última academia de polícia eu disponibilizei aqui: https://novopolicial.blogspot.com/2019/11/lotacoes-que-foram-disponibilizadas-na.html

      Essas informações das colocações por localidade não tenho não. Acho difícil conseguir, a não ser que alguém tenha anotado na hora da escolha.

      Excluir
    2. Muito obrigado pelas respostas !
      Última dúvida kkk
      sp é concorrido ?
      Teria que ficar nos primeiros 10% 20% ( aproximadamente...)

      Excluir
    3. Tem que ficar nas cabeças na Academia de Polícia. Mas pessoal normalmente o pessoal que não é de sampa não gosta muito de lá não. Mas tem muita gente de SP aprovada no concurso. Então acaba sendo um pouco concorrido.

      Excluir
  52. Parabéns pelo blog, descobri a pouco tempo.

    Uma dúvida, vou prestar PF e PRF, vi que no CFP tem prova prática de direção veicular, não tenho muita prática veicular, fazem 5 anos que tirei minha habilitação e não dirigi mais (esqueci quase tudo já kk), é difícil a prova prática de direção veicular da PF e PRF?, reprova?, recomenda dps que passar dar uma treinada?, é algo a se preocupar?. Moto eu piloto bem, problema é que carro só tive contato na autoescola e não era tão bom kk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, fica tranquilo. Tem as aulas de direção defensiva e ofensiva em ambas as academias. Mas não teve prova em nenhuma das duas.

      Excluir
  53. Poh@!! Até que enfim achei um texto descrevendo como é a rotina na ANP. Já fiquei me imaginando lá. Não pare com as postagens, Federal!! Conheci o blog hoje e já estou amando isso aqui. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To tentando, juro. Mas a missão no meio do nada não tá ajudando. Internet horrível.

      Excluir
    2. Mas prometo que vou continuar. Obrigado por ler :)

      Excluir
  54. Boa tarde, primeiramente quero te parabenizar pelo blog, excelente!
    Tenho uma pergunta sobre a investigação social.
    O uso de drogas no passado elimina? Já usei droga quando tinha uns 18, 19 anos ( e nada na cabeça kk), porém não tive vicío nem nada era mais algo exporádico. Hoje tenho 25 e estudo há um tempo para a PF. Devo falar isso na entrevista?
    Conheceu alguem numa situação parecida? Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, só vão saber que você usou drogas se você falar. Não conheço ninguém que confessou seus crimes não descobertos. hahahahah
      Vai na paz, e guarda esse momento de loucura pra vc :)

      Excluir
  55. Cara tô devorando seu blogue aqui, muito fera. Eu tenho uma dúvida bem pontual. Li em outro post que em dias de semana não pode sair da ANP, só aos fds. O pessoal que tem namorada faz como? Leva a namorada/esposa pra ficar em Brasília em um AP alugado ou 4 meses de seca msm hahahahaha. Quem é solteiro já imagino, é tentar a sorte aos sábados e domingos. Vlw mann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, cada um se vira como pode e os solteiros fazem a festa, irmão.

      Tem gente que aluga AP lá. Tem outros que não. A maioria não. E muitos, quando podem, dão um pulo em casa.

      Quando eu estava lá teve um feriado de 3 dias, incluindo o final de semana, que a ANP esvaziou. Os alunos tudo voltaram pra casa.

      Excluir
  56. Olá, colega. Gostaria de saber o número relativo de quantas alunos são eliminados. Pois muitos deixam seus em pregos privados e vão encarar o sonho e se for eliminados? E os papiloscopista s tem o mesmo treinamento dos escrivão e agentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Berguison, não tenho esses números, mas não são muitos não. Normalmente saem por lesão. Os Papiloscopistas tem o mesmo treinamento operacional, com diferenças de ênfase. Provavelmente eles devem estudar mais cenas de crime que agentes e escrivães, por exemplo. Além de ter diferença nas aulas teóricas, que são específicas para o cargo. Mas são policiais igual. Então têm bastante treinamento operacional também.

      Excluir
  57. Boa tarde, guerreiro! Creio que, como a maioria dos que leem seu blog e estão estudando para a PF, o assunto lotação de fronteira não sai da cabeça! Diante disso, te pergunto: como são feitas as avaliações na ANP? Tem matérias com pesos diferentes? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolpho, isso não é uma ciência exata, já que muda de acordo com a cabeça dos caras lá, mas quando fiz a ANP em 2015, não existia esse peso não. Existem avaliações teóricas e práticas. Não reprovou ninguém, no ano que eu fiz, em avaliações teóricas e nem práticas, com exceção do Teste Físico, quando reprovaram duas alunas.

      Excluir
    2. Entendi meu amigo. Grato pela gentileza na resposta. Então, pelo que entendi, é como se na ANP houvesse outro concurso, só que referente às atividades lá desenvolvidas pertinentes à atividade policial. É isso? E com base na classificação obtida, tentar ficar em um lugar um pouco melhor?

      Excluir
  58. Boa noite APFnorte, acompanho você a muito tempo! e saiba que o serviço que você faz aqui pela gente no blog e de extrema importância, as vezes em momentos de desanimo e no blog que procuro esfriar a cabeça!! Parabéns e muito Obrigado!!

    Eu me identifico com o perfil de escrivão, tenho um familiar que e escrivão na PCRO, e por isso acredito que seja o mais compatível com o que eu quero (SER policial mas mexer com o administrativo tbm)

    uma duvida, ando analisando e me parece que para o cargo de escrivão as vagas disponíveis são sempre mais pra capital (capitais do norte) estou errado? Sou de manaus e pra mim seria um sonho poder ficar aqui ou próximo, manaus e uma lotação muito concorrida? sei que sempre tem vaga mas gostaria de saber se na Anp ela e concorrida? kkkk pois me parece que pelo fato de não ter adicional e pontuação baixa não são todos que querem ficar por aqui, como tenho esposa concursada aqui, e filho pra mim seria uma solução boa ao invés do divorcio kkkk abraço desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gsilva, Manaus é fácil de conseguir. Basta dedicar um pouco lá na ANP. Caso você se dê mal na ANP, escolha Tabatinga. Dentro do estado é muito mais fácil conseguir missão para a capital. Acho que isso ajudaria a não ter divórcio. hehehe

      Tá estudando a muito tempo?
      Qualquer coisa manda um direct no instagram que sempre respondo.

      Abraços.

      Excluir
    2. Uma coisa.
      Dizem que nas polícias civis o escrivão ouve as pessoas, relata inquérito, dentre outras coisas intelectuais para o delegado assinar. Na PF isso não acontece, cada um no seu quadrado (o que é uma vantagem).
      Aqui também praticamente não há o costume de chamar delegado de doutor (chamamos pelo nome mesmo) e que continue assim.
      PS: nas reuniões antes de operações é comum ver os delegados se chamando de doutor também, rs, embora no dia a dia não.

      Excluir
    3. ?!, quer escrever uma história pra publicar aqui?

      Excluir
  59. Brother, eu e minha esposa estamos estudando para o próximo concurso. Como funciona no caso de filho pequeno, eles liberam pelo menos um para cuidar do filho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que liberem não. Provável que vocês tenham que deixar com um parente, e visitá-lo nos finais de semana. Normalmente libera no sábado meio dia, para retorno até segunda pela manhã.

      Excluir
  60. Cara, conheci o blog esses dias e estou devorando o conteúdo, parabéns por compartilhar a experiência conosco.
    Vi que lá acima falou sobre questões incapacitantes e entrar como subjudice. Você teria ideia de qual o valor, em média, de levar o processo até o trânsito em julgado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai pagar o advogado né. Uns 5 ou 6 mil. Talvez um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do advogado.

      Excluir
  61. Olá tudo bem, me tira uma dúvida.... se eu tenho algo muito importante inadiável marcado durante a academia da PRF ou PF, como por exemplo, meu próprio casamento, é possível conseguir liberação de um fim de semana pra ir até a cidade natal casar ? Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você consegue sair, normalmente, aos sábados de 12h. Podendo voltar pela segunda até o horário da formação, que é por volta de 8h da manhã.

      Excluir
    2. Cara, é muito arriscado você marcar algo durante a academia, especialmente aos sábados.
      Tem vezes (em 2014 aconteceu acho que 2x) que tem aula sábado até o fim da tarde e não tem como saber dos horários da academia como muita antecedência.
      NÃO MARQUE NADA durante a academia. Você tem a vida toda para casar, ou casa antes ou depois, mas durante não.
      Se for durante horário de aula, não vão te liberar e há algumas (poucas) disciplinas, por terem cada horária baixa, nas quais você não pode faltar de jeito nenhum, sob pena de perder o curso.
      SE AINDA ASSIM tiver que marcar algo, dê preferência ao domingo (não me recordo de ter tido nenhuma atividade aos domingos em 2014). Lembrando que por conta do COVID-19 a ANP teve duração de menos de 3 meses, não sei dizer se o pessoal teve aula ROTINEIRAMENTE no sábado e domingo.

      Excluir
    3. Não estão podendo sair não. São 2 meses sem sair.

      Excluir
    4. Meu casamento já esta marcado para novembro de 2021 desde o começo do presente ano, quando nem se falava em concurso prf tão cedo (festa está sendo paga e etc). Enfim, me preocupei pq me parece que em novembro, provavelmente os primeiros 600 aprovados estarão em academia e acredito mt na minha aprovação nesse próximo certame. Mas o jeito é aguardar e tentar resolver caso venha ser um problema. Mt obrigado a todos !

      Excluir
    5. É a vida te dando uma segunda chance! hahahaha
      Zoeira. :P
      continue dando notícias.
      Abraços.

      Excluir
  62. Olá APF do Norte. Preciso da sua ajuda!!!
    Pesquisei muito sobre o tema mas não encontrei nada concreto. A respeito da CNH provisória. Por exemplo, estou tirando a primeira habilitação e então vem o edital e abre as inscrições, devo colocar o que quando for me inscrever? Porque provavelmente deve ter opção de colocar se o candidato tem CNH ou não.
    Penso: "se eu colocar SIM, estarei mentindo, porque ainda não tenho, estou em processo para obtê-la. E se colocar não, como posso, posteriormente quando no momento da matrícula do CPF, enviar tal documento?". Ou seja, eu disse que não tinha e agora estou enviando o documento".
    Resumindo: devo colocar SIM no momento da inscrição ("mentir"), independente de concluído o processo junto ao DETRAN, visando apenas a data do CFP, porque até lá, certamente, já estarei com a CNH provisória em mãos OU devo colocar NÃO, e talvez tenha como alterar essa resposta na inscrição posteriormente e assim, no prazo estabelecido, enviar tal documento?
    Desculpe, se parecer confuso, é porque está tudo confuso na minha mente mesmo rsrs. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe essa pergunta. Você tem que ter habilitação até antes da ANP. Provisória ou não.

      Excluir
  63. Hahaha... Você falando os detalhes sobre estar em forma e minha mente vai na lembrança da época de recruta do EB. Me lembro de uma vez estar em forma pós "TFM"(Treinamento Físico Militar), daí a gente lá no modo "estátua", uma bendita gota de suor que parecia que estava misturada com pimenta escorrendo da cabeça em direção ao canto dos meus olhos. Sabemos que qualquer coisa que atinge os olhos ou em redor a reação é levar as mãos aos olhos. Por um milésimo de segundo aproveitei a oportunidade do SGT ter olhado pra um lado e fui limpar meu olho. Parece que o infeliz estava de olho nesse suor que ia descer direto no meu olho, e como todo recruta é monstro, é óbvio que eu ia querer limpar. O SGT já voltou o olhar direto pra mim e falou "por que mecheu, recruta??? Agora vá correndo até o monte de 'Taunay' e volte. É CORRENDO, SOLDADO!!!". O monte de Taunay é uma duna de areia enorme que fica na área do batalhão. Óbvio que não fui até lá, assim que sumi da vista é SGT eu fui caminhando normalmente até ele mandar alguém vir ao meu encontro falando pra eu voltar. Kkk
    A história ficou um pouco longa. Culpa do APF do Norte que instiga a pessoa a contar alguns relatos. Haha
    Se houver ordem unida e algo com aspectos militares eu irei cobrar na ANP com certeza. Pááátria!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Militar bizurado. Já sabia como não se dar mal. hehehehe

      A parte de ordem unida é nem de longe tão rígida quanto no EB. Ex-milico tira de letra.

      Excluir
  64. Boa noite APF do Norte, no edital que saiu agora de 2021 quanto ao tempo de duraçao na ANP, fala em inicio do treinamento dia 9 de agosto e termino 13 de outubro, daria em torno de 2 meses, e pelo que li em outros posts, era em torno de 4,5 meses de duraçao. Diminuiu o tempo do curso?

    ResponderExcluir
  65. Primeiramente obrigada por compartilhar sua vivência! Eu gostaria de saber sobre o valor das despesas com a alimentação? Vc poderia dizer por exemplo o valor do café da manhã e do almoço para compra na Academia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fiz a ANP era tudo por peso. O café era mais barato que o almoço, mas eu realmente não lembro o valor por quilo. Mas dava pra comer com o valor da bolsa, sem problemas.

      Excluir
  66. Olá APF do Norte !!! o que mais reprova na ANP? Cabe reurso? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lesões.
      Não há recurso administrativo contra atestados médicos. A única forma é judicial.

      Excluir
  67. APF do Norte, boa noite.

    Acho muito show este blog. Toda semana passo por aqui pra ver se tem alguma novidade.
    Poderia tirar uma dúvida? Como é após a ANP? Entre a formatura e a nomeação, demora quanto tempo? E da nomeação até a posse?
    O que recebe quando ingressa? A arma, que eu acho que é a glock g17, recebe na saída da academia, na nomeação ou na posse? Além dela, o que mais recebe?
    Estou estudando para este próximo concurso que deverá ter a prova em 21/03/21. Espero estar entre os próximos aprovados.

    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente a PF nomeia rápido. As últimas foram quase que no dia da formatura. Aí vc tem 30 dias para tomar posse, como respondi no instagram, deveria saber disso, já que está estudando :P

      Recebe a arma na posse. Eu só recebi isso. Depois, bem depois, o notebook e um colete.

      Excluir
  68. Olá, APF do Norte!

    Gostaria que fizesse um post sobre como são as aulas de natação. A piscina qual a profundidade, é a de 50m? Outra dúvida, soube que tem um treinamento com armas dentro d'agua. Isso é veridico?. Quero saber os dias e como funciona essas aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei sabendo que nem tem aula de natação por causa da covid. Mas quando tinha, não tinha nada demais. Eram instrutivas para fazer o TAF e a Flutuação. Se implementaram esse treinamento com arma na água, eu não sei. Mas quando fiz não teve não.

      A piscina é de 25m. Não sei a profundidade. Deve ser de um metro e meio até 2 ou 3 metros.

      Excluir
  69. Cara, onde o pessoal dorme aos sábados e domingos? Povo é tudo de fora e não pode dormir na ANP caso saia, só na segunda. Povo vai mais de hotel ou alugam casa/ap? Fala um pouco mais desses bastidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode voltar pra ANP pra dormir. Mas tem horário limite pra isso. Eu ia pro hotel nos finais de semana.

      Excluir
  70. Dúvida sobre o enxoval da ANP: o coturno é obrigatório ou a bota tática, aquelas de cano médio, já servem para as aulas operacionais?

    ResponderExcluir
  71. Fala irmão, vi comentário que Brasília é quente e compraram um ventilador para o alojamento. Dúvida de noob, não tem ar condicionado nos quartos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô zero meia, tá de sacanagem?
      Se a gente tivesse ar-condicionado não teria comprado o ventilador.

      Excluir
  72. APF do Norte, primeiro agradeço pelo trabalho top que você faz aqui no blog. Há muitas informações que só encontramos aqui.

    Você sabe me dizer se há muitas vagas para MG na primeira lotação? E, em média, quanto tempo gasta para voltar para MG em remoções (de preferência em BH ou Divinópolis).

    Valeu irmão, TMJ! Estou no aguardo do resultado de sexta-feira, estou com 85 líquidos para agente (e torcendo para os recursos aceitos não me derrubarem kkk).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thadeu, dá uma olhada aqui:

      https://novopolicial.blogspot.com/2020/12/pontuacao-minima-no-concurso-de-remocao.html

      Tem a pontuação necessária para cada cidade.

      Acho que com 85 pontos, se não fez merda na redação, tá dentro das vagas.

      Excluir

Manda bala!