quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O valor do tempo no Curso de Formação e a saudade!

Compartilhar no Facebook

Ah o Curso de Formação Profissional, conhecido também como CFP. Tenho saudades. Não saudades da ralação, mas da aprendizagem, das pessoas, da segurança que os instrutores(as) passam, dos próprios instrutores e instrutoras, das brincadeiras. Das meninas bonitas.

Lá eu aprendi que 1 minuto é um tempo muito valioso - dá para comer uma barra de cereal, ir ao banheiro e encher a garrafinha de água para levar pra sala de aula.

Descobri também que em menos de 4 segundos você consegue sacar uma arma e atirar 6 vezes em 3 alvos distintos - dois tiros em cada alvo.

Aprendi que 3 meses passam rápido e que você pode sim enjoar de Florianópolis.

Aprendi que descansar somente aos domingos não é tempo suficiente para mim. Dizia que quando acabasse eu queria uma semana para dormir. Tire-me a comida, mas não me tire o sono!

Então, acho que o CFP é um mundo paralelo no qual você vive por 3 meses e ele muda sua vida. É muito intenso e vale muito a pena. Ele deixa saudades e muitos amigos. Pessoas que você jamais teria a oportunidade de conhecer e que jamais se reunirão ao mesmo tempo num mesmo lugar novamente.

A vida segue. Vamos para a próxima etapa.

50 comentários:

  1. Mas tem horas que perder o sono é bom PRF do Norte!!!

    Logo logo a próxima etapa chega! Você ganhou uma amiga e uma torcedora, que é do Norte, do Nordeste, do Sudeste, do Centro-Oeste, do Sul e até de mais longe que isso, veja que interessante, hahahahaha!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo você ficará 4 meses e meio no centro-oeste ralando um pouco. Se tudo der certo nos esbarraremos por lá! :P

      Prossigamos nesses estudos, certo? :)

      Excluir
  2. Não vejo a hora desses 4 meses e meio chegarem!!! Seremos os dois PFs do Norte, já que as vagas são em maioria na sua região ;)

    Certo!!! É uma arte estudar nessa migração louca que eu vivo, mas estou me ajustando bem

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa suspensão me desanimou, Carmen. Cansado demais de estudar muito. Tive enxaquecas durante 4 dias seguidos. Preciso dar um tempo.

      Quem sabe quando o STF decidir o que fazer com a nossa vida, eu volte a estudar pra PF. Enquanto isso, vou aguardar a nomeação na PRF sem estressar.

      Beijinhos, viajante!! :)

      Excluir
    2. Não desanima PRF do Norte!! Você tem que me fazer companhia lá!!! Mas eu te entendo... A suspensão não me desanimou, ao contrário, foi providencial, assim tenho mais tempo de para estudar, mas a minha rotina está me consumindo demais e isso prejudica o estudo, estou cansada de trabalhar muito e NUNCA na minha cidade.

      Nenhuma novidade sobre a nomeação?!?! Nenhum prazo - nadinha?!? Torço muito para que saia, sabe que eu respeito demais a PRF, não é?!? Hehehehe

      Já estava com saudade! Beijo!

      Excluir
    3. Carmen,

      quando suspenderam o concurso de Escrivão em 2012, eu até fiquei feliz. E graças a essa suspensão eu passei pra EPF e PRF. Porque tive mais tempo para estudar. Mas na minha atual situação, estou querendo sossego, sabe?

      Já estou nessa vida de estudos desde 2012 e estou começando a me render ao cansaço. Mas vamos ver o que o CESPE vai dizer no dia 28/11.

      Havia um boato de nomeação em dezembro, mas só acredito vendo. Vamos ver o resultado da reunião que a comissão dos aprovados vai ter com o MPOG dia 17/11.

      Estava com saudades nada! hahahahah :)

      Beijos.

      Excluir
    4. PRF do Norte,

      Imagino que essa lentidão na nomeação não ajude muito também. Estudar para uma prova quando está com cargo engatilhado não parece ser muito animador...

      Dia 17 é segunda! Faço votos de que venham boas notícias. Também estou querendo saber o que vai ser dito dia 28/11.

      Ah, tava sim, acredite!!! Sentir saudade de PRF é algo como qual lido diariamente hahahahaha ;)

      Beijo!

      Excluir
    5. Ah essa Polícia Rodoviária, sempre arrebatando corações!!!
      heheheh

      Excluir
    6. Não sabia que a coisa era desse nível! Digamos que meu alvo é específico. Kkkkkkkk

      Dia 17 tá chegandoooooo!!!!!!

      ;)

      Excluir
    7. Esperamos que dia 17 não seja decepcionante!!

      Excluir
    8. Duvido que seja PRF do Norte! Não podem ter gastado uma dinheirama no CFP e simplesmente não nomear os formados (penso eu).

      Excluir
    9. Carmen,

      podem esperar pra nomear ano que vem, se quiserem sacanear mesmo! Mas a PRf está agoniada precisando de gente. E tem o cadastro de reserva que está lutando para ser chamado.

      Aguardemos as cenas dos próximos capítulos dessa novela chamada PRF e sua relação com o Governo Federal.

      Excluir
    10. Do jeito que as coisas andam PRF do Norte, não seria inusitado deixarem para o ano que vem... Triste.

      Encontrei um amigo do Itamaraty ontem e ele falou que o MPOG está atrasando muitas coisas, a verba de alugueis chegou a ficar meses atrasadas, fora outras coisas...

      As cenas dos próximos capítulos devem - tem que - chegar logo logo.

      P.s.: Conheço bem essa novela chamada PRF (MEXICANA btw) e sua relação com outras cositas kkkkkkkk

      Excluir
    11. E então, novidades sobre a nomeação PRF do Norte??

      Excluir
    12. Nada, Carmen.
      Reunião hoje às 18h com o MPOG.
      Torçamos!!!

      Excluir
    13. Opa!!! Achei que era segunda.

      Estou torcendo PRF do Norte, fora de fuso mas estou!!! rsrs

      Excluir
    14. Também achei que era.
      Mas ontem, terça, fiquei sabendo que era só hoje, às 18h.
      E a ansiedade quase matando.
      Acho que vou precisar correr 5km na academia pra conseguir relaxar. hehehe

      Beijos.

      Excluir
    15. Essa tal da ansiedade é de enlouquecer até os mais centrados.

      Bem que poderia ser às 18hrs do meu fuso, assim seria daqui a pouquinho :)

      Vamos correr juntos então!! Esta manhã recebi uma notícia complicada que está me fazendo querer dar uma de Forrest Gump e correr sem destino até suar toda a angústia.

      Beijo!!

      Excluir
    16. E quais foram as novas da reunião PRF do Norte?!?!?

      Excluir
    17. Carmen, somente após aprovação da LOA 2015 =/
      Ou seja, somente ano que vem, janeiro, fevereiro ou março.
      Triste demais isso.

      Excluir
    18. Ah, pare que será assim!!!! E quem perde com isso é o próprio Estado...

      So sad.. :(

      Excluir
  3. Se floripa enjoa, imagina brasília que nem praia tem, rs.

    Tínhamos a "sorte" de pelo menos ter o sábado a tarde livre também (confesso que trocaria minha tarde de sábado por ter passado apenas 3 meses no CFP).

    Algo fantástico que vc falou é que conhecemos pessoas de todos os lugares, naquela situação ímpar. Tive a sorte de não ter tido problemas COM NINGUÉM (se alguém teve comigo, não tive conhecimento, rs)

    Por outro lado, uma coisa que vi extramamente positiva do CFP foi que te ajuda a superar a saudade da família e amigos. Minha reação no aeroporto indo para o CFP (morrendo de chorar) foi TOTALMENTE diferente da reação quando vim para a lotação (bem mais sereno). Ajudou inclusive a não sentir falta de geladeira por um tempo, kkkkk.

    Um grande abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Ei, morrer de chorar por estar indo para o curso de formação é exagero, hein!
    hahahahah
    Cara, lá no CFP da PRF não era internato, então no AP onde eu estava hospedado tinha geladeira! hehehe E um quarto só meu! :P

    Conta como está o trabalho. Curtindo? E as missões?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Juro! Foi muito dolorido sair de casa para passar 4 meses e meio longe (teve um feriado no meio do curso, mas ninguém sabia antes se ia poder ir pra casa. Inclusive acho isso sacanagem, pq impediu de comprarmos passagens mais em conta)! Chorei muito na hora da despedida, logo antes de entrar no avião. Sem exagero nenhum, rs.

      2) Poisé, o CFP de vocês teve MAIS ESSA vantagem, rs. Particularmente não tenho problema em dividir quarto com muita gente (contanto que não rooooooooooooooooooooooooooonc, kkk), mas geladeira e microondas fizeram falta. Nunca comi tanta barra de cereal na minha vida.
      E o de vocês ainda era em floripa, praia, etc...

      3) Trabalho tá legal (e muito!), rs. E escrivão sabe como é, papel pra todo lado, rs!

      3.1) Missões vez ou outra aparece umas "buchas", rs. 99% das missões de escrivão é cartório mesmo! haja papel!

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
    2. Cara, quando entrei no avião estava muito feliz. Não consegui nem sentir vontade de chorar!

      Apesar de o nosso CFP ter sido em Floripa, tínhamos pouco tempo para ir à praia. E ainda é água muito gelada. hahahha. Teve o feriado de carnaval né. Lá tivemos 5 dias de folga. Isso valeu bem.

      Eu até comia barra de cereal no começo, mas depois enjoei. Até hoje não consigo comer. Comprava umas barras de proteína também, mas eram horríveis e também nem consigo pensar em comê-las novamente sem sentir embrulho no estômago.

      Mas esse curso de formação é meio que uma vida paralela né? Você vive um outro universo. Estando de volta aqui na minha cidade de origem, parece que nem fui. É estranho.

      Tu já paraste para pensar que és PF agora? Cara, a ficha já caiu? heheheh

      Apareça, senhor Escriba Federal. Grande Abraço.

      Excluir
  5. Oi, PRF do Norte!

    Mais uma descrição muito bem feita do nosso curso de formação policial...

    Também tenho saudades, especialmente do policial que cuidava da nossa turma, uma espécie de padrinho nosso. Ele foi pra mim tudo o que eu imaginava que um policial deveria ser. Era praticamente o retrato de um herói... visão romântica a minha, claro. Mas foi assim.
    http://mulhernapolicia.blogspot.com.br/2010/04/agora-e-minha-vez.html

    Minha maior dificuldade foi manter a concentração no curso e ter que resolver problemas externos.
    http://mulhernapolicia.blogspot.com.br/2012/07/outros-fatores.html

    Mas quando acaba a gente sente saudade da convivência. Tem muitos colegas que nunca mais vi... e teve colega que nunca mais verei porque já não vive entre nós...
    : (

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá nós tínhamos um instrutor muito gente boa. O cara era unanimidade como o mais querido. Mesmo porque eram muitas aulas com ele. Quando acabou a disciplina ele deu um abraço em cada um. Tive que segurar as lágrimas, hehehe. Sou chorão. Isso é cruel. Foi parceiro demais.

      Mas, para nossa surpresa, ele voltou na última semana. E ainda participou de um churrasco da turma. Foi show.

      Outro assunto:

      O problema de você comentar aqui e colocar os links para os teus texto é que eu começo a ler teu blog e não consigo mais parar! hehehe

      Beijão, novinha.

      Excluir
  6. Oie PRF!!! Faz tempo que eu não passava aqui. Sabia que eu pensei em você na prova ontem?? Descobri aquilo que um dia você falou, que é possível!!!

    E como você foi??

    Infelizmente eu acho que a minha vez ainda não chegou. A prova não estava difícil, mas eu achei muito longa. Trabalhosa sim, difícil não. O que não vai me colocar pro lado de dentro é a economia. O curso e o material que estudei mais me confundiram do que ajudaram e como eu não tinha muito tempo, tive que ir com o que tinha...

    E vi que mesmo não gostando do que faço, trabalhar onde trabalho me deu algumas questões. Acredita?!? Já tive que estudar Constitucional, Administrativo e Ética para entrar na repartição itinerante e o fato da firma estar direto nos jornais ultimamente faz o pessoal de bem daqui de dentro falar muito sobre a PF e sobre alguns crimes... E o PRF instrutor que orbita por aqui me ajudou bastante também!!!

    Hoje tirei o dia de folga, mas amanhã já volto a me organizar para o estudo. Tem um concurso por surgir que estou de olho (não, não é da PRF rsrsrs) e daqui uns anos tem mais APF!!!!

    E o que você anda fazendo de bom??

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmen, prova totalmente inesperada hein! Atípica e maldita! hahhahahah

      Bom, eu fui razoável. Vamos ver amanhã com o gabarito quão razoável assim eu fui, né?

      Economia e contabilidade não tiraram só você não, viu! Pegou todos de surpresa. Acho que a nota de corte vai ser baixa dessa prova!

      Prossiga nos estudos, faça isso por mim, porque pra mim já deu. Chega. Quero aproveitar um pouco a vida.

      Até ontem eu estava empenhado nos estudos. Hoje já fui pra academia e até perdi tempo conversando. Agora estou aqui respondendo para você e no facebook. hahahahah

      Aconselho você a tirar pelo menos uma semaninha para relaxar viu! Um dia é muito pouco.

      Grande beijo. Não suma.

      Excluir
    2. Prova muito louca PRF do Norte!!! O que me faz ter ainda mais garra pra estudar. Estudei tão pouco comparado a quem está há tempos na luta e não acho que fui mal, então se eu me dedicar por mais tempo, chego lá. Mas só o gabarito pra nos dizer o que realmente vai ser da nossa expectativa!!! Aprendi nessa prova que contabilidade sem conta consegue ser mais chocante que contabilidade com conta, rsrsrsrs

      Hey, não desiste não!!!! Quer dizer, se a PRF realmente te conquistou e continuará a te conquistar, não há problema em desistir. E se algum dia você achar que deve voltar a estudar, volta.

      Aprendi tanta coisa nesses últimos meses! Que a gente pode viver fugindo do sonho, mas ele nunca nos deixará. Que o cargo que grande parte daqueles que tem o mesmo diploma que eu se matariam para estar, nunca me conquistou, nem pelo salário, estou aqui porque tinha uma "obrigação" a cumprir. Que o rapaz mais bonito, gentil e apaixonado não é a pessoa que tem o meu coração e que aquele que tem, não faz ideia disso (isso eu já sabia faz tempo mas não admitia hehehe).

      Por questões familiares e internas, fui por anos refém do medo e das convenções sociais. Mas cansei, cansei de ser aquela que esperam que eu seja e de ter a vida que esperavam que eu tivesse. O caos tá armado aqui, mas eu estou tão feliz!!!

      Sim, vou tirar uns dias pra relaxar! Mas estou me organizando para dar inicio ao estudo, hoje comprei uma cadeira boa e uma mesa decente. Nas últimas semanas eu abandonei a malhação, não dava tempo!!! Mas dia 26 estou voltando. O que eu queria mesmo era parar de viajar, mas não vai rolar...

      Mata minha curiosidade, você é um PRF do norte ou você vai para o norte depois da nomeação?

      Não sumirei não. Beijão.

      (nossa, escrevi um post aqui rsrsrsrs)

      Excluir
  7. "se a PRF realmente te conquistou e continuará a te conquistar, não há problema em desistir. E se algum dia você achar que deve voltar a estudar, volta." Exatamente isso! Mas não fui tão mal assim na prova não, fiz 62 pontos.

    "Mata minha curiosidade, você é um PRF do norte ou você vai para o norte depois da nomeação?" - E agora? hehehehehe Sou do norte e permanecerei aqui :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee!!!! PRF do Norte que orgulho!!! Acho que você terá que mudar o seu nome para PF do Norte. Eu fiz 49, passei raspando pelo limite kkkkkkkkkk Não estarei na academia contigo mas farei o possível para estar na sua formatura, prometo.

      Opa, uma revelação!!!!! Adoro a comida da sua região. Teve um ano da minha vida que eu passei praticamente todo trabalhando/desbravando floresta pequenina que tem por ai ;)

      Beijo!!!

      Excluir
    2. Camencita, você foi bem também, pelo tempo que estava estudando. Agora só é dar prosseguimento aos estudos.

      Com 62 pontos não sei se entro não. Talvez fique de excedente de novo. Veremos. Mas de todo jeito farei minha parte para passar nas outras etapas, se for o caso. Com essa troca de gabarito o futuro é uma incógnita!!

      Cruel vai ser decidir qual escolher, PF ou PRF! hehehehe

      Beijão.

      Excluir
    3. Ah, eu adoro a comida daqui também!! Boa né? Mas eu gosto da comida do Sul, sudeste e, principalmente, do nordeste!

      O que você veio fazer para cá, que tipo de trabalho?

      Excluir
    4. Também achei que fui bem! Economia me tirou bons pontos, se tivesse deixado em branco teria sido melhor, mas.... Vivendo e aprendendo! No próximo vou competir no pelotão de elite. Algumas questões eram capciosas mesmo e acho que teremos algumas anuladas/alteradas. Queria ao menos que minha redação fosse corrigida para ver se estou no caminho certo. 'Sonhar não custa nada'
      Já você, acho que está pro lado de dentro sim. Tem minha torcida. Eu (acho que) não teria muitas duvidas em escolher, mas percebo que a PRF te fisgou como aquelas sereias catarinas encantadas que rondam pela ilha da magia rsrsrs

      O nordeste nos proporciona verdadeiras iguarias! Minha predileta é o arroz de cuxá, mas saborear uma lagosta na costa dos corais conquista o estômago, os olhos e o coração - ótimo lugar para comer e namorar. Com o sul eu tenho um caso de amor, se começar a falar não paro mais.

      Já ouviu falar em Coari? A firma tem uns trecos lá ;) Estive perto ou longe de você??

      Beijo!

      Excluir
    5. Carmencita,

      Coari está perto e longe. Mas é na área! Entendeu? hehehe

      Mas tipo, negócios em Coari é gás! né?

      Tem um grupo de simulados chamado Missão Papa-fox (http://www.missao-papafox.com/). Ajudou demais na minha aprovação.

      O lance de ficar em dúvida entre PF e PRF é que a PRF o trabalho é mais operacional. PF tem muito trabalho administrativo e tem que trabalhar todo dia!! hehehe PRF 24/72 :) Esse horário é meu trabalho dos sonhos!!

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. Entendi PRF do Norte!! Gás também, mas meu trabalho é mais com aquele óleo preto, sabe?

    Eu vi esse grupo mas fiquei em dúvida. É bom mesmo??

    Descobri qual foi a sereia que te enfeitiçou hahahahaha. É um horário interessante mesmo. E o MPOG, nada AINDA?? Ultimamente vejo que a coisa anda complicada pro lado dele hehehehehe

    Beijo ;)

    ResponderExcluir
  9. Carmen, melhor grupo que têm. Todo concurso são aprovados vários de lá. Vale muito a pena! Muito mesmo.

    Pois é, agora você sabe que sereia me enfeitiçou! heheheh 24/72 :P

    MPOG nada ainda. Tá cruel viu! Prefiro nem ficar vasculhando para não morrer de ansiedade.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vou contar um segredo, voltei a estudar e inclui as matérias da PRF! Os conteúdos são bem similares e as que são mais diferentes não são complicadas. Numa dessas essa sereia me enfeitiça também! (preferia o feitiço de um marinheiro bonito, mas você entendeu hahahahaha)

      Beijo!

      Excluir
    2. Bom que a PRF vai abrir pelo menos mais 1000 vagas. Suas chances são muito boas. Aí você vai para floripa para a academia ... e quem sabe o PRF te fisga novamente.. sei que não é tua preferência (um marinheiro), mas já ajuda, hein!! :P

      Mande bala nos estudos!! :)

      Excluir
    3. Hahahahahaha, e que ajuda!!! Mas essa pescaria nunca precisou de Floripa pra acontecer. Aliás, foram nas últimas fisgadas que ele me convenceu a estudar também as matérias da PRF.

      Vamos ver o que acontece. Enquanto isso sigo estudando e malhando ;)

      Beijo!

      Excluir
  10. Oi, gostaria de tirar uma dúvida, a respeito dá PRF. Sou estudante aspirante dessa profissão, sonho com o dia de poder fazer parte dá corporação. Ao final do CFP você é escolhe o local que irá trabalhar, tipo seu estado, ou eles realocam de acordo com a necessidade, independente dá regiao? Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathy, eles fazem um concurso de remoção para quem já é servidor. Depois que todos escolhem, abrem as vagas os novinhos da academia de polícia. Aí você escolhe de acordo com a sua colocação. Quando eu fiz a academia, escolhia a sua lotação de acordo com a colocação no concurso, no caso da PRF. No caso da PF, você escolhe sua lotação de acordo com a sua colocação na academia.
      Consegui esclarecer?
      Força nos estudos.
      Grande abraço.

      Excluir
  11. Cara, como funciona a lotação e o trabalho de um perito criminal federal (Biologia)? Gostei muito do seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, essa pergunta me escapou.

      Normalmente são lotados em capitais. Mas o trabalho eu realmente não sei detalhar.

      Excluir
  12. Excelente!

    Já fiquei 2 anos em internato(ESA)e sei como é difícil, principalmente o sono... aproveitava pra dormir até fazendo abdminal. Dormir 4 ou 5 horas virou um luxo.

    Como funcionou o tempo quando tu fez o CFP da PRF? os horários que tu efetivamente acordava e conseguir ir dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o CFP da PRF é muito de boa. eram duas aulas pela manhã e duas pela tarde, somando 8h aula por dia. Dava tempo de jantar, malhar, assistir a novela e ir dormir. :)

      Excluir
  13. Apf, por acaso vc teria as 1° lotações da academia da PRF ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rainaldo, não tenho. Mas normalmente abre pra muitos lugares no Brasil todo. Os primeiros conseguem lugares bons. Mas a PRF, diferentemente da PF, a nota do concurso vale para a classificação na escolha das vagas.

      Excluir

Manda bala!