segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Por que eu troquei a PRF pela PF

Compartilhar no Facebook

Senhores, esse é um relato com a minha única e exclusiva opinião. Não é uma verdade absoluta. Escolher uma ou outra polícia vai depender da percepção de cada indivíduo. Depois não quero ninguém falando: o APF do Norte disse que a PRF é pior que a PF!

Eu, desde o início da minha vida de trabalho, nunca quis ser chefe. Meu primeiro trabalho foi como assistente administrativo em uma escola estadual na minha cidade. A diretora queria que eu fosse secretário, cargo que eu prontamente recusei, mesmo tendo a possibilidade de dobrar meu salário. Não tenho vocação para mandar/coordenar ninguém. 

Alguns podem falar: vai ser sempre um pau mandado. Mas a grande verdade é que independentemente da sua posição na hierarquia você sempre terá um chefe. Você pode ser Capitão do exército. Vai ser chefe. Mas vai ter o Major, seu chefe, mandando em você. Então sempre alguém vai mandar em você. O chefe da delegacia onde eu trabalhava respondia para o superintendente do estado. E esse respondia para o Diretor Geral da Polícia Federal. Que respondia para o Presidente da República. Que responde para nós, povo (pelo menos na teoria). Veja que é um ciclo que nunca termina. Então independentemente de onde você esteja, você terá um chefe. 

Falando sobre carreira única: na PRF você também tem chefe. E minha experiência não foi muito boa com a chefia. Mesmo eu sendo nativo da cidade onde era lotado, sem pretensão de ir embora, gostando muito do que eu fazia e fazendo da melhor forma possível, eu era preterido em tudo pelo chefe (Exemplos: eu nunca viajava, ficava nas piores UOPs – Unidade Operacional, antigamente chamada de Posto – , era o último a escolher férias). E como eu não tinha intenção de mudar de cidade/lotação, provável que esse cara seria meu chefe por muito tempo. Então você percebe que chefe ruim tem em todo lugar. Por isso não adianta falar que a PRF é melhor porque não tem chefe. Tem sim. E pode ser igual ou pior que muito delegado. 

Tendo as premissas “chefe” equivalentes, então vamos para as atribuições. Na PRF, a não ser que você trabalhe em algum setor administrativo, você vai trabalhar na BR. Esse é o seu trabalho: abordar veículos e fazer valer a lei. É muito bom o trabalho. É divertido. Você consegue fazer diferença naquele lugar onde atual. É possível ver o comportamento dos usuários mudando naquele trecho. Você pode se especializar em vários tipos de fiscalização. Mas, apesar de tudo isso, o trabalho é na BR, braçal, com muito calor ou frio, e no regime de 24h de serviço por 72h de descanso. 

Para chegar as 8h da manhã em uma das UOPs na qual trabalhava, eu tinha que acordar 5h da manhã. Chegava às 6h na Superintendência e deslocava com os demais colegas até o local na BR onde ficava a UOP. E no retorno para casa, no dia seguinte, saia 8h da manhã da UOP para chegar quase meio dia em casa, a volta demorava mais que a ida por causa do trânsito do horário. As 72h de folga podem até parecer muito, mas não é bem verdade. Veja que só com o deslocamento eu já perdia quase 7h somando a ida e a vinda. Com isso o descanso já cai para 65h, e ainda tem o sono que você não teve na noite que passou. Logo você chega em casa muito cansado. Vai querer dormir durante umas 6h pelo menos para tentar se recuperar. Já caiu para 59h de folga. 

Além disso, todos os seus amigos de fora da polícia trabalham em horários normais, então você perde confraternizações, aniversários, casamentos, etc. A coincidência é impressionante, as datas em que seus amigos vão comemorar algo caem sempre nos dias do seu plantão. Sendo assim eu descobri que o regime de plantão não era um regime que eu queria ficar para sempre. 

E, após todos esses “poréns” que relatei acima, o salário da Policia Federal é maior, funciona com regime de expediente e o trabalho é mais investigativo. Claro que eu pensei nisso tudo somente após ter passado pela Academia da PF (ANP). Até o dia em que fui tomar posse na PF eu ainda estava com muito medo de me arrepender, mas felizmente, isso não aconteceu. 

Desde quando eu entrei, eu perdi a conta de quantas vezes viajei a serviço. Um lugar mais dessemelhante que o outro. Conheci várias culturas e pessoas. Fiz amigo em muitos lugares. E apesar de a PRF ter viagens também, a quantidade é muito menor. Sei disso porque converso com os amigos que permaneceram lá. A maioria quase nunca viaja. 

Muitas pessoas me perguntam se eu me arrependo de ter trocado, e a resposta é: de jeito nenhum. Sinto saudades de algumas atividades da PRF, da organização, do relacionamento com os amigos. Mas onde estou agora estou mais feliz com o trabalho. Gosto das atribuições. 

Quando concurseiros me perguntam o que deveriam escolher, eu digo: foca no tipo de trabalho. Foca no que você quer fazer durante sua vida e esqueça as picuinhas e rixas. A não ser que um dia você queira ascender na carreira, aí você tem que pensar em um cargo de chefia. Agente, escrivão e papiloscopista da PF não são para você, definitivamente, se você ainda quer um dia ser chefe. 

Tenho amigos na PRF que não fariam a troca que eu fiz. Amam a liberdade de ação que tem, e até conseguiram cargos de chefia. Por isso que eu disse no começo, depende da percepção de cada um, e essa foi a minha percepção. 

Ps.: Como eu disse lá no início: MINHA exclusiva percepção sobre as duas instituições. Não é verdade absoluta e nenhuma é pior que a outra. Tudo depende dos objetivos que você tem para a sua vida. 

Pps.: Adicionem lá no instagram: @apfdonorte – lá posto um pouco mais dos retratos das aventuras. 

Ppps.: Curtiu o texto, compartilha com os amigos concurseiros que estão indecisos.

265 comentários:

  1. Excelente, APF. A PRF não me chama muito a atenção, apesar de achar os vídeos institucionais mais legais. Essa parada do chefe fode, porque eu, por exemplo, quero me tornar chefe algum dia... Mas uma coisa de cada. Rsrs abrasss

    ResponderExcluir
  2. Fiquei pensando no teu ex-chefe da PRF lendo esse artigo, kkkkkkkkkkkkkkkk. 🤭.

    ResponderExcluir
  3. Seu chefe na PRF não gostava de vc pq? Se ele não fizesse isso, ainda trocaria ?

    ResponderExcluir
  4. Muito massa, APF do Norte. Depende muito do objetivo de cada um! Embora as pessoas gostem de dizer que estudam pra "PF/PRF", as polícias são completamente diferentes, eu diria que a PF está para as PCs como a PRF está para as PMs. Eu, por exemplo, quero fazer o trabalho de polícia ostensiva, quero a rua, atender às pessoas e ter toda essa coisa. Acho que não me daria bem sendo Agente de Polícia, fazendo o trabalho "interno", a menos que fosse para alguma especializada como o COT.
    E outro detalhe: mesmo que exista chefia na PRF (como existe em todos os órgãos), é muito diferente do militarismo por exemplo. Na rua, na PM, o "comandante" vai ser sempre o mais antigo; já na PRF, pelo que ouço falar, será o que for "mais desenrolado". Corrija-me caso esteja errado. Muito obrigado pelos blogs e um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, normalmente o chefe na PRF é o mais antigo, pelo fato de saber mais. Mas não tem comando de ordem igual a PM nem de longe. O cara só vai pra UOP como chefe, isso é igual a falar: você vai fazer os trabalho burocráticos e entregar o serviço na superintendência. Não existe um que manda e o outro que obedece, tipo na PM.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Isso... o "chefe" pega a burocracia. Digo que é diferente pelo fato de que, quando vc se forma como soldado da Polícia Militar, o cabo e o sargento sempre serão superiores, não tem essa de vc poder ser chefe de nada. Na PRF, ainda existe essa chance. O fato de ser carreira única chamou bastante a minha atenção!! Estou decidido, rumo à PRF. Obrigado pela atenção, meu querido!!

      Excluir
  5. APF, como condicionou sua mente para retornar aos estudos, mesmo Já sendo concursado federal? Como lidar com o fato de passar numa Polícia (e, consequentemente,trabalhar) que ainda não é o foco-fim ? Fico pensando nisso, na hipótese de passar numa PC ou na PRF, antes de chegar na PF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, quando eu passei na prova pra APF, eu ainda não tinha tomado posse na PF. Tomei posse uns meses depois, quando estava fazendo as etapas do concurso de Agente. Isso ajudou.

      Excluir
  6. As duas atividades me atraem, mas, pelo que percebi, na PF as chances de voltar para perto de casa são mais remotas. Enfim, você melhor do que eu, pode nos dizer isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de onde for tua casa. As chances são maiores de remoção na PRF porque normalmente os concursos têm muito mais vagas. Já que é pra um só cargo.

      Excluir
    2. Sou de Minas. Certamente um dos Estados mais concorridos. Deve demorar no mínimo uns 2 concursos.

      Excluir
    3. Bom que dá para conhecer bem o norte. É possível até se apaixonar :)

      Excluir
    4. Acredito que seja coisa da minha cabeça, mas a cisma é pegar uma cidade muito ruim de estrutura na PF e não ser possível levar a família. Mas é bem provável que na PRF não seja diferente.

      Excluir
    5. Basta se dedicar um pouco na academia. Mas a maioria das cidades é bem de boa para a família. Basta não querer morar numa casa de praia :P

      Excluir
    6. Kkkk!! Isso não! Sou do interior e acostumado com pouca coisa, mas tem boas escolas, alguns barzinhos e apenas 200 km da capitarrr... Rsrs

      Excluir
  7. Tô aqui imaginando esse teu ex-chefe, e tô pensando: "será que ele acha q o cargo dele é de estimação?" Kkkk mas enfim, deixa ele descobrir sozinho isso, quanto ao Sr.APF, só tenho uma coisa para lhe dizer, você fez a melhor escolha da sua vida, e não é pq uma instituição é melhor que a outra, e sim pelo fato de indiretamente seu cargo anterior não lhe fazer bem profissionalmente,se hoje você se sente mais feliz na função que exerce, então é nítido que você fez a melhor escolha. Parabéns pela coragem, pois muita gente fica preso a um cargo ou função, por medo de arriscar em tentar algo mais satisfatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tássia, obrigado mesmo.
      Confesso que não foi fácil. Quando saiu minha nomeação na PF eu fiquei 3 dias sem dormir, pensando se trocava ou não. Tomei posse no último dia.

      Não é uma escolha fácil. E que bom que deu certo.

      ps.: Sinto falta de comentários femininos aqui. A polícia é um órgão com pouquíssimas mulheres.

      Excluir
  8. Boa APF, otimo texto, eu nunca tinha pensado por esse lado quando escolhi estudar para PF, mas realmente isso pesa bastante para mim.
    Acho bem mais interessante atuar do que chefiar.

    ResponderExcluir
  9. Excelente texto APF! Meu foco sempre foi PF! Prefiro a parte investigativa, acordar cedo para tirar a bandidagem da cama! rsrsrs! Meu único problema em relação a PF é a demora que terei para voltar para Maceió! Isso me fez parar de estudar após a reprovação do concurso de 2009. Porém o sonho continuou aceso dentro de mim e me fez voltar a estudar em 2019! Agora só paro depois que tomar posse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, demora nada. 15 anos passam rapidinho!! :P

      Excluir
    2. aí vc me mata! kkkkkk ....um amigo passou no concurso de 2009 para EPF e voltou no ano passado! 10 anos! rsrsrs

      Excluir
    3. Pode ser também, depende muito da quantidade de concursos e do número de vagas. :)

      Excluir
  10. Ótimo texto, APF! Sabe me dizer se é comum delegados da PF já terem sido agentes, escrivães ou papiloscopistas? Ou é uma exceção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem, mas não são a maioria. Tem um amigo agente aguardando começar a academia pra delegado que vai ter mês que vem, por exemplo.

      Excluir
  11. Vlw, camarada. Nesse post vc tirou uma das coisas que mais me desmotivava.

    ResponderExcluir
  12. Olá APF do Norte! blza?
    Hoje estou aqui na ANP e remoendo essa dúvida cruel, afinal ambas são instituições muito boas e escolher uma significa abrir mão da outra.
    Concordo em número e grau com o q vc escreveu, percebo que muitos PRFs q estão aqui e estão inclinados a virar PF não tiveram boas experiências na PRF. Já os que gostaram, nem pra cá vieram. No meu caso, acho q dei sorte na minha lotação, mas sempre sinto que poderia estar fazendo algo mais "inteligente" e que a BR é muito pequena pra mim. Já na PF, pelas aulas e relatos, me parece que o potencial é muito maior, porém o pedágio a se pagar também é caro, seja por morar na fronteira, seja pelo risco de cair numa área mais "administrativa". Posto tudo isso, acho q vou acabar permanecendo na PRF, pois já estou perto de casa, e tentar buscar realização profissional ao me especializar em algo, tipo inteligência ou algo do tipo. Enfim, essa é por enquanto a minha visão, mas que ainda está aberta a críticas construtivas :)
    Muito obrigado pelas informações e, seja na PF ou PRF, seremos colegas policiais. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa irmão. Faz o seguinte, me adiciona lá no instagram e fala comigo no direct.

      Esse risco de cair em área administrativa existe, mas normalmente você fica por pouco tempo.

      Mas faz o que manda o coração e o bolso. :)

      Excluir
  13. Excelente texto moralizado! 1-Vc acha que virá inglês no próximo concurso da PRF ou outra matéria nova? 2-Cara na PF os delegados costumam sair com os agentes para curtir: churrasco,festas, além disso no final de ano a confraternização dos deltas são junto com a dos agentes ou são separadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - não tenho a mínima ideia, Jailton.

      2 - Saem não. Muito difícil.

      Excluir
    2. Complementando o ponto 2. Quando tomei posse em uma capital do Norte tinha um punhado que saía bastante conosco, era bem legal, mas a maioria só saía entre eles mesmos.
      O lance é deixar as conversas de sindicato e política de lado, senão os ânimos inflamam e aí fica difícil manter a amizade.

      Excluir
  14. Fala APF, tudo bom amigo? Conteúdo sempre de ótima qualidade! Uma dúvida: como é o processo de escolha na PRF? Você sabe? É por votação, curso interno, escolha direta..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, processo de escolha do que?

      Excluir
    2. Da chefia! Engoli justamente a palavra central kkkkk

      Excluir
    3. Rapaz, boa pergunta. Acho que vai por conhecimento do serviço + vontade de ser chefe + afinidade com serviço de chefia.

      Excluir
  15. Quanta ganha já com os descontos, um agente na região de Fronteira?

    ResponderExcluir
  16. Fala APF do norte! Muito bom seu texto, gostaria de te perguntar algo relacionado a problemas que um policial tem na vida particular, o efetivo sempre chega junto para ajudar, dar uma opinião, conselho e tals, ou o cara fica sozinho mesmo? Pq na PM os caras se consideram uma família(pelo menos os praças) e ajudam no que for necessário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as vezes que vi acontecer teve uma galera disposta a ajudar. Mas não todos. Acho que a gente é menos unido que o pessoal da PM.

      Excluir
  17. Acho interessante a PRF por o escritório ser na rua. Porém o que nunca me encheu muito os olhos é a questão de ser um ''guarda de trânsito'', realmente não me vejo vocacionado a passar o dia lavrando multa pra motorista. Sei que as funções do PRF vão muito além de apenas fiscalizar o trânsito, porém se essa for a rotina principal do trabalho não me interessaria.

    O que me sinto mais vocacionado é para prender assaltante, apreender: droga, arma, veículo roubado.

    Sendo assim, um PRF em sua rotina passa mais tempo usando o código de trânsito ou o código penal? Tem espaço pra alguém que não gosta de trânsito e com perfil operacional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus, depende muito da região. Tem trecho que é basicamente trânsito. E tem outros que mistura os dois. Tem espaço para quem quer pegar só crime também.

      Confesso que até fazer os autos de infração eu achava divertido em alguns momentos. Principalmente quando o usuário estava fazendo uma merda grande, tipo ultrapassando em faixa dupla contínua. Ou dirigindo com crianças sem a cadeirinha. Você resolve o problema na hora. A pessoa já sente o impacto no bolso, e provavelmente não fará novamente. :P

      Excluir
  18. Quanto tempo costuma durar da formatura da ANP até a nomeação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, depende. A turma de 2019 foi praticamente no mesmo dia. A minha turma demorou uns 10 dias. Normalmente é rápido.

      Excluir
  19. Qual a situação que você passou dentro de um avião ou helicópetero que você sentiu que ia cair? - meu sonho e Pf estudo para isso mas tenho medo de voar . Apesar que ja fiz umas 4 viagens de avião, vc falou de avião pequeno com 4 tripulantes... Obrigado Otimo material já li tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ewerton, não tive nenhuma experiência dessas de quase morte não. quando eu era mais novo eu amava voar de avião, hoje, com a idade, já sou um pouco mais receoso. Mas não tenho medo.

      Eu fiz uma missão que tive que voltar para a minha cidade num avião bem pequeno. Foi massa porque eu fui conversando com o piloto, fui prestando atenção como pilotar e tudo mais. Mas balança bastante.

      Mas é tranquilo. Você deveria ter medo é de andar de viatura. Morre mais PF em acidente de viatura que de qualquer outra forma.

      Excluir
  20. Grande APF, tudo certo? Quando a pessoa é nomeada (Polícia Federal), a posse é feita em Brasília ou já na Superintendência da região que ela escolheu?

    A depender da resposta da outra pergunta... o APF, depois de empossado, entra em exercício na Superintendência da região escolhida ou na Delegacia da cidade escolhida?

    Falando um pouco agora sobre o post... Apesar de admirar muito o trabalho da PRF e achar uma baita polícia, mesmo que houvesse paridade salarial, eu escolheria a PF também! Parabéns pela escolha e por ter passado nos dois, poucos são aqueles que conseguem passar em um!! Sinta muito orgulho das suas conquistas!!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VSLN. Sempre por aqui :)

      Cara, a posse é na superintendência do estado que você escolheu. E já pode entrar em exercício, mesmo se sua lotação for em delegacia do interior.

      Excluir
  21. Obrigada pelo conteúdo! Nunca tive dúvida, meu foco é PF. Sou totalmente da parte investigativa, não sou fã da parte ostensiva.
    Minha dúvida é entre agente e escrivão rsrs. Alguma dica?
    Ah, conheci seu blog e Instagram através de um post da Rosemara.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dandy, a Rose é uma grande amiga :)

      sobre tua duvida, posso dar dica, mas depende das tuas preferências. Há quem goste de ser escriba, há quem não goste. Se você puder falar um pouco mais sobre com o que pretende trabalhar dentro da PF, posso ajudar com um pouco mais de precisão.

      Excluir
    2. Quero participar das investigações propriamente ditas. Não me importo de lidar com papel, mas quero investigar, ir atrás (mesmo que por trás das telas), descobrir como, se, pq, essas coisas.

      Excluir
    3. Cara, escriba não participa, normalmente, das investigações. Esse caso você tem que fazer o concurso pra APF mesmo.

      Excluir
  22. Nós estamos por aqui!!! Infelizmente há muito preconceito (da família, e às vezes, das próprias mulheres), mas nós estamos aqui. E um dia estaremos aí, como colegas de trabalho! ��������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico sempre feliz quando mulheres se interessam. Gosto muito de trabalhar com vocês. Além de olharem para os problemas com outro ângulo, sem tanta testosterona, são mais gentis, bonitas e cheirosas. :P

      Excluir
  23. Dica muito boa, sempre busque os suspeitos kkkk. Sabe me dizer se existe algum lugar na PF que investigue crimes ambientais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, é o que não falta no norte. Delegacia de Crimes Ambientais e Patrimônio Histórico, DELEMAPH.

      Só não trabalha lá se não quiser.

      Excluir
    2. Sempre quis trabalhar combatente crimes ambientais. Já deu um ânimo a mais nos estudos. Muito obrigado pela informação.

      Excluir
  24. Gostei muito do seu texto!
    Poucas pessoas fazem essa reflexão durante a etapa de estudo, pensam apenas na "glória", no salário, no status, mas não pensam no tipo de trabalho que farão depois da academia.
    Eu sempre gostei do trabalho investigativo (mulher tem isso já veia kkk) e por isso, pra mim, sempre foi a PF. Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Aaooo matou a saudade dos relatos \o/.
    Obrigado mais uma vez mano, que Deus te proteja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante deixar com saudades. Assim vocês voltam com mais paixão. hahaha
      Abraços.

      Excluir
  26. Poxa eu reclamando que APF não tinha publicado nada novo nesses dias e quando percebi era eu que não tinha dado um "atualizar" F5 na pag...kkkkkkkk so ficava no post anterior...kkkkk
    Mas sobre o post agora...realmente é de se pensar...ambas tem pros e contras e cabe cada um analisar quais bônus quer e quais ônus consegue suportar. Sempre pensei um pouco mais na PRF até o dia em que conversando com minha esposa falei que na Prf o cara pode ter q trabalhar nos feriados e mesmo q não seja em todos pode cair naquela confraternização da família que não volta e ela me fez pensar nisso principalmente sobre estar com os filhos nos feriados e etc. E isso me fez pensar...daí vendo a rotina em regra geral dos Apfs vi que não me incomoda em nada e tb sou daqueles caras tradicional que gosta de sair no fds com a família...almoço de domingo tods juntos e etc...então voltei a focar PF embora é claro que farei PRF tb mas hoje a PF pra mim tá no pareo tranquilamente e tb sou que nem vc Apf...estou acostumado e não me incomodo de ter hierarquia...desde que haja respeito a minha honra como pessoa não me incomodo de receber ordens...valeu pelo post cara muito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra Samuka, me culpando aí!

      Dois posts em pouquíssimo tempo. Estou uma máquina de escrever! hahahhaha

      Fico feliz que tenha gostado.

      Abraços.

      Excluir
  27. Boa noite guerreiro! Apfdonorte se vc passasse no concurso da PC do Amazonas que acho que a remuneração é melhor que a da PF por conta de adicionais de interior, curso e etc, porém a estrutura da PF parece bem maior,pelo menos pra quem tá de fora, além do mais pode viajar o Brasil todo,entre as duas instituições qual vc escolheria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton, se fosse pra perito, eu ficava com perito. Pra investigador da PC do Amazonas eu fico na PF mesmo.

      Excluir
  28. apf,moro em sp, dias atras eu estava em, uma agencia do correio, qndo chegou duas viaturas da pf, 1 delegado, 5 agentes (uma era mulher) e um escrivao, percebi que todos eles eram bombados de quem treina pesado em academia, sigo tbm uns apfs no instgram, e eles tbm sao bombados e com os braco fortes, diferentes dos policiais militares e policiais civis que na maioria sao magros e tem uns gordin tbm. A pf pede pros seus agentes ficarem fortes ?? onde voc trabalha seus colegas sao bombados com os bracos fortes ?? e voc apf tbm e bombado com os bracos fortes ? abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenadro, depois de rir por alguns minutos com a sua pergunta, consegui ganhar fôlego para responder.

      A PF não pede para ninguém ser forte. Mas temos direito a 1h de atividade física, abatido da nossa hora de trabalho. Ou seja, em vez de trabalharmos 8h por dia, trabalhamos 7h.

      Então a maioria dos colegas faz atividade física. Mas tem uns gordinhos também, tem uns magrinhos. E tem os fortes.

      A maioria dos meus colegas treina, mas poucos são "bombados". Mas grande parte tem a aparência de "forte". Eu treino também, mas não sou tão forte não. hehehhehee

      Valeu Leandro. Alegrou meu dia com essa pergunta.

      Excluir
    2. Opa,achei. 😳😁

      Excluir
    3. apf, vi que vc posto meu comentario ate no insta kkk.apf , desculpa aee pelo o incomodo guerreiro, e pela a pergunta sem nocao. Nao sei se foi conhecidencia,mas realmente todos os apfs que entraram no correio quando eu tava la eram bombados com os bracos fortes, ai eu pensei que a pf pedia pros seus agentes ficarem fortes para intimidar a vagabudagem.abraco irmao

      Excluir
    4. Porque a pergunta foi muito boa, irmão. Muito engraçada também. Valeu demais por participar.

      Excluir
  29. Cara queria um conselho seu. Eu to estudando pra áreas policiais no geral. Fico na dúvida entre PRF E PF. Eu fiz um curso de TI e admito que fico muito triste com trabalho de escritório. Fiquei tão triste que resolvi estudar pra concurso kkkk. Eu queria realmente ter contato com pessoas. Eu fico pensando em como vai ser a rotina da PRF e da PF. Se na polícia federal vou passar muito tempo na delegacia e no computador acho que isso me deixaria triste. O que você me recomenda? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homero, acho que tudo que eu podia dizer eu escrevi na postagem. A PF tá longe de ser rotina de alguém de TI. Muito longe. A não ser que você queira trabalhar com TI dentro da PF. Aí pode também.

      Excluir
  30. Fala APF do norte! Excelente texto e obrigado pela contribuição confirmou aquilo que já pensava. Apesar da PRF ter me despertado a vontade de ser tornar um Federal, fui pesquisando mais a fundo e vi que realmente a PF faz mais sentido ao meu perfil e aquilo que eu quero. Uma duvida, não sou bitolado de voltar pra minha cidade logo (Curitiba), sei que vai demorar anos kkk, porém nunca vi ninguém comentando muito sobre se é muito concorrido ou não, poderia tirar essa duvida? Uns 15 anos igual o Nordeste? kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que menos tempo, irmão. Uns 10 anos. Até menos. Apesar de ser concorrida, não é das mais concorridas.

      Excluir
  31. Apf, parabens pelo trabalho aqui no blog, suas postagens incentivam bastante a perseguir meu sonho. Uma pergunta, existe algum departamento na PF que lide com homicídios ? Eu sei que homicídio é atribuição da policia civil, mas sempre me pergunto se caso um homicídio acontece em algum caso que a PF ta investigando, eles chamam a PC pra investigar, ou se eles mesmo lidam com isso. Ou quem sabe se existe algum departamento que auxilia a PC em casos mais "complicados". Acho que assisti muita série policial hahaha. Obrigado pela atenção !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Borba, não tem uma delegacia específica para homicídios, já que esse crime específico não faz parte do rol de atribuições da PF. Mas tem delegacia que investiga. E não chama a PC. E não existe esse departamento que auxilia a PC. A PC pode pedir ajuda e alguém vai ajudar, mas não existe um departamento específico para isso.

      Excluir
    2. Grande APF, tudo certo? Lendo a pergunta do colega fiquei com um dúvida... Com relação à homicídio envolvendo Índios, nesse caso, não seria competência da PF investigar?

      Mesmo acreditando que sim, creio que não há um setor específico para fazer esse trabalho, ficando responsável (provavelmente) a delegacia da região que aconteceu o fato ou resultado.

      Aproveitando a visita...

      Ultimamente tenho percebido que a PF tá aparecendo constantemente nos jornais deflagrando operações, quase que diariamente tem-se notícia a respeito. Realmente tem acontecido com mais frequência ou é impressão minha por está focado em pertencer ao órgão e consequentemente as notícias têm mais relevância?

      Grande abraço!!

      Excluir
    3. Para o cado de envolvimento de indígenas, aí tem a delegacia específica sim. Cada superintendência tem várias delegacias. E a Delinst provavelmente ficaria responsável por esse caso.

      A PF deflagra muita operação. Normalmente é mais de uma por dia nas diferentes cidades e estados. Acho que você tem prestado mais atenção ultimamente. Mas tinha que fazer um comparativo ano a ano. Se pesquisar na internet acha esses números.

      Abraços.

      Excluir
  32. Boa tarde, APF do Norte.
    Volteiii, estava presa em um artigo (científico)...mas cheguei e tem 2 posts novos, coisa boa!!! 👏🏾👏🏾👏🏾
    Parabéns, mto bom o texto, muito esclarecedor! No início tinha muita dúvida "PF x PRF", parei pra pensar e me identifiquei mais com a PRF: "É isso que eu quero, patrulhamento, operações, BR, cabelo ao vento ( tudo ao som de nothing else matters. Kkk). Cabeça voltada p/ PRF e nunca mais pensei em PF. Mas depois de ler tuas postagens, confesso que tô bem pensativa, me identifico com algumas coisas que pontuou.
    Sobre essa questão de chefia sou bem tranquila tbm, não quero, e não acho q isso é pensar pequeno. Aqui tem uma galera que se atropela pra ser chefe. Mas sempre penso que fiz concurso pra Enfa e não para chefe. Só quero fazer o meu trab bem feito, sem ninguém me atrapalhando. Então não ser chefe pra mim tá tranquilo!

    Outra coisa, vi um artigo na defesanet sobre uma suposta "guerra silenciosa" entre a PFx PRF. O que vc acha sobre isso?

    Continue escrevendo pra gnt, quero saber da história do bombado do insta. Rsrs
    Fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li o artigo. Manda o link, por favor.

      Bombado do insta foi bom!! hahahaha

      Excluir
    2. https://www.defesanet.com.br/pf_prf/noticia/38052/PF-x-PRF---Policia-contra-Policia/
      Aqui.

      Excluir
  33. Olá APF do Norte! Estou conhecendo seu perfil agora, e já te parabenizo pelo conteúdo! Estudo para concursos da carreira policial. Meu sonho sempre foi perícia (sou Química), mas as vagas vêm cada vez menos, e por isso, hoje direciono meus estudos aos demais cargos também (Papi, agente e escrivão). O que quero te perguntar depois de todo esse rodeio (rsrsrs) é: existe uma separação entre os agentes que fazem a parte operacional e os que fazem a investigação internamente? Se sim, como é feita essa divisão? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Química, não existe essa separação tão explícita. Já que quem investiga vai para a rua também. A não ser que sejam dos grupos especiais. Aí existe a separação.

      Consegui responder?

      Excluir
  34. Me identifico bastante com essa questão de não querer ser chefe. Fico desconfortável em ter de cobrar e exigir. Parece que fico mais a vontade cumprindo do que estabelecendo ordens :T A família cobra e sonha bastante com a aprovação em um concurso "grande" do Direito (juiz, promotor, defensor, delegado), mas não me vejo segurando a barra das tantas responsabilidades e gerências que esses cargos exigem.

    Ao mesmo tempo, curto a produção de textos, a papelada, a burocracia e os procedimentos. Tentarei para escriba no próximo concurso...

    Existe a possibilidade de escrivão trabalhar com imigração? Digo em aeroportos e/ou portos..parabéns pelo blog, que está a milhão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim a possibilidade, Rodolfo, mas é mais difícil.

      Excluir
  35. Aproveitar pra soltar mais uma pergunta kkkkkk, mas não sei se vai poder responder...

    Pesquisando sobre o caso da APF que pediu exoneração recentemente e surgiu fotos dela no processo do concurso, encontrei uma publicação do diário oficial que informa os servidores que assumiram papel de Chefe de Setores.

    Duas perguntas:

    1- Quando você diz que não tem vontade de ser Chefe, isso inclui esses cargos de chefia ou apenas a vontade de ser Delegado?

    2- Vi que em algumas funções (não lembro se todas) o servidor fará jus a FG-03 (Função Gratificada 03), esse valor é irrisório ou é um valor considerável? Não achei informações confiáveis a respeito dos valores...

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Não quero ser chefe de nenhum jeito.

      2 - Normalmente o valor é uma mixaria. 100 ou 200 reais.

      Excluir
    2. Não vale a dor de cabeça não! kkkkkkkk

      Nas indicações de chefia que você já presenciou, normalmente acontece por vocação para liderança ou é mais pela confiança que o delegado tem naquela pessoa para exercer aquele tipo de função?

      Tomando como exemplo a Missão da Base Arpão que você participou, é necessário ter um delegado para você reportar a ele ou normalmente tem outro responsável pela missão?

      Grande abraço!!

      Excluir
  36. E aí APF do norte! Com a suspensão da PCDF, voltei a pensar no sonho da Polícia Federal, e eu tenho uma dúvida que é difícil de achar respostas por aí, talvez você saiba de alguma coisa a respeito haha. Seria em relação ao ingresso no NEPOM dos portos no litoral, sei que alguns são bem difíceis, Santos, Rio, nordeste... Mas e o de Paranaguá? É difícil de conseguir lotação lá? Quando o cara vai pra uma dessas lotações no litoral, ele consegue ir pro NEPOM se tiver experiência ou precisa esperar muito tempo para conseguir vaga? Vlw pelas postagens APF, muito da hora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, eu realmente não sei te responder como funciona nessas lotações. Mas aqui no norte tem Nepom, e não é difícil participar não.

      Trabalha normalmente junto com a DRE. E se tiver experiência em pilotar lancha, é mais fácil sim de conseguir.

      Eu tirei meu Arrais Amador pela PF.

      Excluir
  37. 1- APF, o COT faz operações com as viaturas ou com veículos descaracterizados?
    2- A sede do Cot tem academia, piscina, estante de tiro entre outras coisas?
    3- Como funciona a questão do Natal e do Ano novo na PF?(Tipo você tem escolher qual data você vai trabalhar ou não)
    4- Se formos levar em conta as diárias, é correto afirmar que o operador do COT acaba recebendo um pouco a mais do que um agente normal? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Com certeza.
      2 - Exatamente.
      3 - Normalmente você escolher um para ter recesso. Mas as horas que você tece recesso você tem que pagar.
      4 - Acaba recebendo mais. Mas acaba gastando mais também.

      Excluir
    2. 4. A diária não tem reajuste há 11 anos, tá uma mixaria. Antigamente se passasse 30 dias fora você ganhava mais de diária do que de salário, hoje a maior diária será entre menos da metade e 1/3 do seu salário bruto então não tá mais compensando tanto, especialmente se for para interior.

      Excluir
    3. Enfim, vá pelo ideal de trabalhar no local e todas as experiências que isso vai de proporcionar, mas dinheiro mesmo tá fraco. A maior diária é para cidades como RJ, Manaus, BSB. Você tira uns 210 por dia. De hospedagem e alimentação vai gastar, se economizar muito, uns 80-120 por dia. No fim do mes de 6000 e pouco sobrou em média 3000. Compensa ficar longe da família por conta disso?

      Excluir
  38. Muito bom o seu blog! Encontrei faz menos de 15 dias e acho que já li quase todas as postagens. Seu blog foi um verdadeiro achado, pois estava procurando informações sobre a carreira de agente e escrivão da PF, e o que você escreve aqui me ajudou muito.

    Provavelmente tentarei para o cargo de Escrivão, mas confesso que por mais que eu esteja empolgada sobre ter uma carreira na PF, a questão da lotação me preocupa um pouco. Sei que não devo pensar nisso no momento e que devo me preocupar em passar na prova kkk, eu até tento, mas não consigo, o pensamento vai longe kkkk.

    Se você puder responder, gostaria de perguntar sobre o quantitativo de vagas do novo concurso que dessa vez será maior em relação aos concursos passados: você acha que serão ofertadas vagas para outras regiões do país, sem que seja só no Norte? Por exemplo estados como São Paulo ou Bahia...Pergunto isso porque no último concurso as lotações foram todas ou quase todas para o Norte.

    Agradeço desde já pela sua atenção e parabéns pelo blog, muito bom mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, que bom que está gostando do Blog.

      No meu concurso era 600 vagas. Teve lotação inicial em SP Capital. Mas Bahia acho bem improvável. O único lugar do nordeste que vi lotação inicial foi São Luís/MA.

      Tem muita gente no norte querendo voltar pro sul/sudeste/centro-oeste. Então as vagas para os novinhos normalmente são norte mesmo.

      Excluir
  39. Fala APF!!! cara me diz uma coisa, como ta hoje a graduação da galera que entra? tipo eu sei que entra gente formado de tudo quanto é área. Antigamente era mais a galera de direito, mas hoje já diversificou bastante né? ouvi falar até de médico que virou PF. hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diversificou sim. Muita gente de informática. Muito engenheiro. Área de exatas começou a aparecer, tendo em vista a diversificação da prova. Era exatamente isso que a PF queria.

      Excluir
    2. Isso é muito bom. Direito (área na qual sou formado), é basicamente inútil na PF, salvo se for delegado ou trabalhar na área administrativa (como por exemplo, licitação), o que está cheio de policial fazendo, especialmente em Brasília onde ficam os órgãos centrais.

      Excluir
  40. Cara, fascinado no teu blog, fera demai. Meus parabéns.
    Teria como falar sobre Delta PF, como q funciona, tem delegado chefe (titular) e delegado assistente na mesma DPF. Dá pra ir pra rua ? Como é um bom delegado na sua opinião? Tem como ir pro COT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o delegado é o presidente do inquérito. Existe o delegado chefe da delegacia. O delegado vai pra rua normalmente em operações, pois as diligências, na maioria das vezes, quem faz é o agente mesmo.
      Delegado bom é o delegado que trabalha com os agentes. Que não é individualista achando que ele sempre é o correto e ponto final. Tem sim como delegado ir para o COT.

      Excluir
  41. Grande APF!

    Pergunta médica (sei que não é o seu ramo, mas vale tentar): Tive a impressão de ler no edital que pessoas com qualquer tipo de lesão de cartilagem poderia ser excluída do concurso, por menor que seja. Caso saiba, é assim mesmo? E essa acho que vc pode me ajudar: pedem ressonância magnética ou algo assim nos exames ou talvez pelo médico depois? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, tem que ver o que está escrito no edital, mas não me recordo de fazer ressonância não, a não ser que o médico peça um exame complementar para você. Não acho que uma lesão de cartilagem que não te atrapalhe em nada vá te eliminar. Mesmo porque nem tem como o médico saber da lesão.
      Abraço.

      Excluir
  42. AHHHHH CARALHO !!!! quase chorei velho!, esse teu ponto de vista vai mexer com muitas cabeças e "desglamorizar" essa porra de que tudo é lindo no Instagram! você é o cara APF do Norte, abriu mais a mente ainda! parabéns pelo seu relato, foi do caralho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tudo são flores em nenhum trabalho, né. O instagram não é a vida real de ninguém.

      Excluir
  43. Salve, grandioso APF! A dúvida de hoje é sobre algo que já vi pelos comentários. Vi perguntas sobre "rixas" entre agentes e delegados. Essa treta ocorre entre peritos e delegados? Valeu, APF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, essa rixa aí não existe entre os semi deuses. Só entre os semi deuses e nós, a ralé. hahahha
      Cara, nunca fui afetado. Acho uma briga besta que só enfraquece o órgão.

      Excluir
    2. Deixando de lado o salário, o trabalho de perito é tão legal quanto de Agente? Apesar de ser "ralé", olhando por fora tenho a impressão de que o cargo de Agente é o mais legal, onde tem o "glamour" da investigação em si e Delegados/Peritos seriam algo bem mais burocrático. Estou errado?

      Excluir
    3. Então... Depois dessa declaração já tirei a conclusão de que os delegados tem essa rixa por trabalharem com a formação superior deles enquanto agentes são de qualquer área. Seria por isso? Já que, então, peritos são de áreas específicas, assim como os delegados, não teria essa briga. Valeu, APF!

      Excluir
    4. Delegado é mais burocrático. Perito trabalha muito na área dele. E faz muita cena de crime também. Mas o trabalho do agente é o mais dinâmico do DPF.

      Excluir
    5. Os peritos ganham igual delegados, tem autonomia no trabalho deles, ninguém mexe com os caras. Estão se lixando para brigas, vivem o melhor dos mundos, rs.

      Excluir
  44. APF do Norte, PARABÉNS pelo seu blog! É grandioso da sua parte a atenção que você tem com todos aqui!!!
    Acompanho seus textos já há algum tempo, mas este, em específico, me fez lembrar das vezes que fiz as provas para ambas as instituições. E foi aqui lendo seus textos e suas respostas nos comentários que pude aprender mais sobre o dia a dia de um APF, já que na minha cidade (BR 101 no ES), vejo mais de perto o trabalho da PRF.
    Em 2018, cheguei a me preparar para ambos os concursos, mas por uma questão familiar não fiz as provas. Atualmente sou professor de uma escola do interior, mas sempre que vejo seus textos volta a ascender o desejo de pertencer a PF, rsrs.
    Desejo todo sucesso na sua vida e muita paz de espírito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu demais pelo feedback, Drago.
      É um prazer poder ajudar sempre.

      Excluir
  45. Confesso que fiquei indeciso agora 😵, pois havia duas coisas que me fez migrar para PRF.
    1) volta para perto de casa mais rápido;
    2) Ouvi dizer que o agente da PF é mais serviço de escritório, principalmente algumas áreas de fronteira.
    Sou formando em contabilidade que acredito ser uma pequena vantagem para mim, mas confesso que não quero ficar mais escritório. Então lhe pergunto, realmente tem esse tipo atividade monótona para os agentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não acho monótono não. É bem dinâmico. Tu só não trabalha na BR. e algumas vezes temos que abordar na BR, com a ajuda da PRF.

      Excluir
    2. 1. Verdade
      2. Se pegar a estatística, a maior parte dos Agentes faz serviço de escritório a maior parte do tempo, até porque mesmo que você tenha ido para a rua você vai ter que sentar no escritório uma hora e colocar no papel o que você escreveu. Muitas investigações são 90% ou mais feitas em escritório, seja analisando licitações ou escutas telefônicas. Mas algumas atividades como repressão às drogas tem bastante parte de rua.

      Excluir
    3. Mas a PRF volta mais rápido pelo número de candidatos em cada concurso. Mas o concurso de lá não tem pontuação como o da PF.

      Excluir
  46. Fala APF DO NORTE, cara qual a tua opinião em relação ao projeto de unificação dos cargos dos EPAS? Na civil isso também está sendo ventilado. O que os EPAS Estão achando da ideia?? Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não sei se isso vai acontecer. Teriam que criar um cargo para substituir os escribas. Não acho que isso vá acontecer tão cedo.

      Excluir
    2. Não faça concurso para escrivão contando com isso. Tão cedo não vai rolar. Em relação aos EPAs, me parece que a maioria dos policiais são a favor da unificação, desde que hoje APF não sejam obrigados a fazer serviço cartorário.
      Assim, é necessária a criação de um novo cargo para isso e não tem nem perspectiva.

      Excluir
  47. APF, te mandei um direct mas gostaria de te pedir para escrever algo para os "quarentões" que desejam entrar na PF. Vc viu muita gente nessa faixa de idade na ANP? O que acha dessa empreitada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente. A média de idade é 30 anos. Mas existem muitos acima dos 40 na ANP.

      Excluir
  48. Falaaaaa, APF. Tudo certo? Existe alguma proibição do DPF com relação aos agentes se tornarem pessoas públicas? Ex: O PF filma as operações que faz e coloca no YouTube, como acontece com o Delegado Da Cunha (PC-SP).

    Vejo que hoje em dia tem muito PRF youtuber, na PRF não há proibição para isso ou a galera tá "pagando pra ver" o que vai acontecer?

    Será que esse número mais expressivo de vídeos na PRF é por conta do tipo de trabalho realizado (ostensivo em rodovias, em regra)?

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você não pode filmar uma operação e colocar no youtube. Aqui na PF isso pode te dar problemas. Mas ser pessoa pública não tem problema não. Veja os vários APFs com instagram lotados de seguidores.

      Os vídeos da PRF são autorizados. Eles usam como publicidade do órgão. Lá eles incentivam a você aparecer positivamente na mídia.

      Por exemplo: na PF o Agente é proibido de conceder entrevistas sobre qualquer que seja o assunto relacionado à PF. Só que pode dar declaração é delegado. Na PRF eles te incentivam a conceder entrevista. Porque se você não conceder a entrevista outro órgão que participou vai conceder.

      Excluir
  49. Fala APF. E quanto as unidades no exterior, é muito difícil de ir para elas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem algum processo seletivo ou também é por aquela pontuação da lotação? Vlw!

      Excluir
    2. Cara, por indicação. Ou você se destaca muito, ou você é amigo do Rei. São duas formas de ir.

      Excluir
  50. Boa tarde APF, espero que esteja tudo bem!
    Minha dúvida é meio específica, mas gostaria de saber em qual das duas policias eu poderia efetivar meu trabalho de engenheiro mecânico. Sou apaixonado pela engeharia, assim como pela polícia e minha decisão de focar em um dos dois vai levar isso em consideração. Atualmente estudo para PF, mas escuto muito dizer que engenheiro mecânico é muito aproveitado na PRF, na parte de perícia, na pf ainda não sei. Você teria alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, essa pergunta eu realmente não sei responder. Vejo aqui na PF muito engenheiro civil, pessoal da informática e área de saúde sendo aproveitados para exercerem suas profissões. Mas Engenheiro Mecânico eu nunca conheci nenhum. E nem na PRF.

      Eles tão usando os engenheiros mecânicos para que tipo de perícia?

      Excluir
    2. Pelo o que escutei, para perícias relacionadas à acidentes envolvendo automotores, para produção de provas técnicas. Mas não sei até que nível e que tipo de informações. Isso já deve ser "secreto" kkk. Eu trabalho com a área de simulação, então pra esse fim seria, no mínimo, interessante...

      Excluir
    3. Porque onde eu fui PRF, a PRF não fazia isso não. Sei que alguns estados existe um trabalho de perícia da PRF, mas não sei como funciona.

      Excluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Olá, APF do Norte! Ótimo seu relato. Isso mostra que cada um tem seu perfil e não existe uma instituição melhor que a outra. Vc tem que focar naquela que mais lhe "enche os olhos",que as atribuições são as que vc gosta. Eu nunca tive dúvida quanto a isso: eu sou time PRF. Fiz o concurso de 2013, mas tinha começado a estudar fazia pouco tempo (tinha terminado o mestrado próximo ao concurso) e não consegui nota. Em 2019, consegui passar na PRF. Aquilo foi um momento de muita alegria para mim, ainda mais eu na idade que estou, desempregada, ia solucionar minha vida e já no órgão fim, pois era o que eu queria. Infelizmente, fiquei no físico. Meu braço lesionado, não aguentei ficar os 10s na barra. Sigo ainda estudando e, se Deus quiser, no próximo eu entro. Tenho três dúvidas quanto a PRF. São elas: vc sabe quanto tempo/procedimento demora para vc entrar em algum grupamento (tipo canil, doa)? O taf para piloto de helicóptero é o mesmo do operador? O piloto recebe algo a mais ou somente as diárias?
    Boa sorte nessa sua nova caminhada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena você ter reprovado no TAF. Pena mesmo. Acho que seria para mim a pior frustração. Eu sempre sofria pra correr. Pouco antes de ir para o TAF eu pensei: corro até morrer mas não paro! :P

      Respondendo:

      1 - esse tempo de ir para qualquer grupamento especial depende de onde você está lotada. Tem local que não tem canil, por exemplo.

      2 - Não sei responder essas perguntas. Onde trabalhei não se falou nenhuma vez nisso.

      3 - Duvido que receba algo a mais. Mas não sei responder com certeza.

      Excluir
  53. Apf, a investigacao social é os agentes ou escrivao que faz ?? Quais sao os motivos que mais reprovam ?? Abraco guerreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, Agente. Não sei quais são os motivos que mais reprovam.

      Excluir
  54. Falaaaaaa APF, tudo certo?

    Atualmente a "briga" do sindicato dos PFs tem alguma direção específica? Exemplo: Lutando pelo pagamento de valor digno de reembolso do plano de saúde, aumento do valor das diárias pagas em missões, unificação da carreira, aumento salarial, aumento de efetivo, etc.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, estou por fora dessas atuação. Mas acho que começaram uma briga pelos reajustes né. A briga é sempre essa. Mas existe muita coisa defasada.

      Excluir
  55. Caro APF do Norte,

    uma duvida boba: pela sua experiência nas piores lotações, quão difícil é encontrar locais para treinar boxe, academias para musculação, etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, musculação tem em todas. Não vai ser aquela academia da capital. Mas sempre tem. Academia de boxe é mais difícil. Mas em todas você acha academias de Jiu-jitsu.

      Excluir
  56. Boa noite, APF!
    Com esse concurso prometendo uma grande quantidade de vagas, saberia dizer ou arriscaria um palpite sobre qual a capacidade de formação da ANP? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ANP comporta, no máximo, 700 alunos. Sendo que o ideal são 600, pelo que eles informam. Então nesse concurso devem ser chamadas várias turmas para cada cargo.

      Excluir
  57. Excelente Blog. Passando apenas para agradecer pelos esclarecimentos pé no chão que ajudam os concurseiros a analisarem as realidades de cada corporação e de cada função almejada. QSA 10 guerrreiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer coisa, chama aqui que sempre respondo.
      Valeu pelo elogio.
      Abraços.

      Excluir
  58. Falaaa, APF!! Tudo certo?

    Estou lendo um livro que fala muito sobre o combate dos órgãos de segurança pública, principalmente na região de fronteira, contra o tráfico de drogas. Me chamou a atenção a situação que acontece em Ponta Porã-Pedro Juan Caballero, onde o crime toma uma proporção absurda (por conta da facilidade da fronteira seca entre Brasil e Paraguai). Parece que é algo meio escancarado, sabe? Ao ler os fatos narrados no livro, dá até um certo medo¹ em ir pra essa região já que, da forma como é narrado, o crime meio que impera.

    Gostaria de saber se você já se sentiu acuado em região de fronteira? Mesmo sendo discreto nessas regiões, acredito que muita gente saiba quem é quem pelo fato de serem cidades relativamente pequenas, né?


    ¹ Talvez tenha alguém que vá ler esse comentário e pense que: "se tá com medo não deve ser policial, policial não tem medo, tem que ser leão anda com leão blá blá blá...". Mas acho que é essencial ter esse sentimento para agir sempre com mais inteligência e prudência, afinal estamos falando de vidas em jogo e que provavelmente tenha alguém esperando em casa.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VSLN, nunca me senti acuado. Mas sempre fui cauteloso. Acho que todo mundo tem medo e deve ter. O medo é o que faz você se manter vivo, que te dá prudência. O que não pode é deixar o medo te dominar.

      Excluir
    2. Bom dia amigo! Poderia falar o nome do livro? Desde já agradeço

      Excluir
  59. 1-apfdonorte os delegados da PC que gosta mais da parte operacional me parece que tem mais autonomia que na PF,os deltas da PC sai das delegacias a hora que quiser pra investigar, fazer abordagens,vc acha que isso se dá pelo fato de o número de crimes de competência da PC é maior que a PF? 2-Se o delegado da PF quiser sair pra fazer abordagens/investigador sem ter nenhum cumprimento de mandado formal,mas só porque ele é mais operacional existe alguma dificuldade,ou ele tem que ser preferencialmente do GPI/DRE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton, os delegados da PC vão mais pra rua por causa da natureza do serviço. Eles tem muitas vezes que acompanhar os investigadores. Se os delegados quiserem ir pra rua, podem também, mas vão acumular serviço. Porque ninguém mais vai fazer o trabalho deles no gabinete.

      Excluir
  60. Boa noite APF.
    Parabéns pelo blog, essa visão de dentro é fundamental.
    Cara, a minha pergunta é a seguinte.
    Você sabe como funciona essas delegacias que trabalham diretamente com empresas públicas?
    Te pergunto porque trabalho na CAIXA e a gente tem relação com a PF, principalmente na área de segurança bancária.
    Aí, eu passando, você acha que tenho como ser aproveitado em alguma unidade desse tipo?

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como ser aproveitado se você for da área, entende o assunto. Mas, principalmente, ser lotado numa cidade dessas.

      Essas delegacias que ficam dentro da Caixa são provavelmente as que investigam crimes cibernéticos.

      Excluir
    2. Valeu pela resposta.

      O trabalho tem um foco maior na parte de segurança bancária.

      Nesses pagamentos todos aí de auxílio emergencial, FGTS, tanto agora quanto nas contas inativas em 2017 e 2019, a área de segurança da CAIXA trabalha direto com a PF.

      Mas tem que ser antigo pra conseguir uma vaga em uma delegacia dessas?

      Pergunto porque não tem como saber se o pessoal que trabalha aqui na minha cidade é antigo e, nem acho legal perguntar essas coisas diretamente pra eles.

      Excluir
    3. Diz qual é a cidade/estado que eu te digo se são antigos :)

      Excluir
    4. Rio de Janeiro.

      Acho que já sei até a resposta.

      Kkkkk

      Excluir
    5. Irmão, eu sinceramente não entendo essa vontade que o pessoal tem de vir pra cá.

      Isso aqui é uma porcaria (pra não usar palavra pior kkk).

      Eu mesmo estou doido pra sair daqui, uma coisa que aprendi é que o Brasil é muito grande.

      Excluir
    6. Eu não queria falar não, mas eu não quero ir pro RJ nem de férias. RJ é para Carioca mesmo.

      Excluir
  61. Muito legal seu blog.
    Sempre que tiver post novo, vou ler !
    Uma dica: chegou a estudar alguma matéria só por questões ? E se sim, qual foi ? Vlw abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brenno, valeu pelo elogio.

      Só estudei por questões todas as disciplinas. E assistia a algumas vídeo aulas, por exemplo, raciocínio lógico e atualidades. Depois sempre fazia muitas questões.

      Excluir
  62. Salve apf, vejo mais PRFs botando a cara nas redes sociais do que os PFs.

    Um apf que tem bastante seguidores pode acabar prejudicando o seu trabalho policial? Como por exemplo ser impedido de participar de uma missão que teria que ficar disfarçado.

    Os colegas da delegacia, em geral, veem com maus olhos quem se expõe nas redes ou tão nem aí?

    Se eu passasse no concurso, principalmente entre as melhores colocações, acho que me identificaria em ajudar outras pessoas como coach, além disso acho que dá pra ganhar uma boa grana extra nesse mercado. Porém se isso fosse atrapalhar no meu trabalho da delegacia pensaria 2x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus, não vai atrapalhar. Mas a galera tira onda. Não existem limitações formais de se expor nas redes não. Só tem que tomar cuidado para não se expor pra vagabundagem né.

      Acho que a PRF posta mais porque o trabalho deles é ostensivo, tem mais coisa para fotografar. Que graça teria eu postar todo dia uma foto minha trabalhando em frente ao computador? hehehehe

      Eu ajudo, sem aparecer e sem ganhar dinheiro :)

      Excluir
    2. “Eu ajudo, sem aparecer e sem ganhar dinheiro”.

      Lindo ler isso, nesse mundo onde todo mundo quer ser “Coach” ou “Digital Influencer”.

      Por sinal, já encheu o saco essa história de qualquer um que passa em concurso se tornar “coach”.

      Quer tanto ajudar os outros? Tem várias formas de fazer isso sem ganhar dinheiro e likes.

      Mas enfim, enquanto tiver gente que paga achando que alguém tem a fórmula mágica pra se passar em concurso, vai ter gente fazendo isso

      Excluir
    3. Futuro Agente, claro que eu ficaria muito feliz se esse blog bombasse e eu ganhasse dinheiro né. hahhahaha

      Mas a interação com os leitores, pra mim, é a parte mais divertida.

      E estou escrevendo um livro. Esse vai ter histórias inéditas e mais um punhado de informações. Mas não é de coach e nem de milagres para passar em concurso. É uma obra literária mesmo. E claro que ter um blog me ajuda na divulgação.

      Mas aqui e no instagram, a ajuda é free. Só chamar que eu ajudo no que puder.

      Excluir
    4. Carai, APF!!! Já vai pensando em disponibilizar em formato de livro digital em primeira mão pra gente que é cadastrado no blog!! kkkkkkkkkkk É só falar a data de lançamento e mandar o boleto!!!

      Parabéns!!

      Excluir
    5. Bacana, APF. Tenho certeza que todos nós que acompanhamos aqui iremos ter prazer em comprar seu livro. Teus relatos são os melhores e você ajuda muito a gente com tua paciência

      Excluir
    6. O livro vai ser em formato de e-book mesmo. Melhor de lançar e não depende de editora.

      Acho que consigo lançar em dezembro.

      Excluir
  63. APF do NORTE,

    nos últimos anos, quantos meses em média você passou viajando em missão?
    Tem esse número aproximado?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, esse ano eu sou novo na superintendência. Mas já fiz uma viagem de 10 dias e uma de 30 dias. Estou prestes a ir para mais uma de 60 dias.

      É possível viajar bem se quiser :)

      Excluir
    2. Sei que as missões são obrigatórias, mas caso o policial queira viajar menos ele consegue? Você quis essas viagens todas? Missão de 30 e 60 dias não são de Deus kkkkk

      Excluir
    3. Fox, consegue sim. É porque eu gosto muito. Ainda ganho as diárias que ajuda a quitar as contas. E conheço vários lugares e pessoas. Mas conheço uns que quase nunca viaja. E se você for peixe, só viaja quando quer. hahahaha

      Excluir
    4. Muito bom, APF do Norte. Agradeço, como sempre muito atencioso nas respostas.

      Viagem é uma das coisas que mais me empolga nessa profissão, conhecer lugares e pessoas novas...


      Estudando desde 2018 quando fiquei reprovado por pouco, se Deus quiser serei seu colega de profissão em um futuro próximo.

      Grande abraço!

      Excluir
    5. Faço os simulados de um cursinho famoso e estava indo bem no ranking.
      Recentemente adquiri a nova versão do Missão, que começará no dia 15.

      Excluir
    6. Boa Diego. Se precisar de um auxílio chama no direct do insta.

      Excluir
  64. Futuro Agente, realmente tem muito pilantra por aí na internet, mas uma coisa que não é legal fazer, pra nada na vida, é a tal da generalização.

    No caso de coach pra concurso(que realmente passou pra concurso e que não quer iludir com formula mágica) consegue somar muito na preparação de muita gente. Tem pessoa que realmente nunca vai precisar de coach pq já é mais disciplinado, estratégico.... Mas outras pessoas vão conseguir um rendimento bem melhor se forem acompanhados por um bom profissional. Tenho amigos que já usaram esse serviço e elogiaram bastante(inclusive uma auditora fiscal que conheço falou que o coach teve um importância ímpar na aprovação dela).

    Existem várias formas de ajudar os outros sem ganhar nada em troca, o APF do Norte faz um trabalho muito lindo aqui. Mas tirar várias horas da sua vida pra ganhar dinheiro de forma honesta não é e nunca vai ser pecado, amigo. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus, eu concordo. Inclusive tenho um grande amiga que é foda em ensinar a estudar. Só que ele também dá aula de TODAS as disciplinas.

      Esse é um cara que eu confio. E se o aluno dele não tiver rendendo por preguiça ou falta de foco, ele tira. Não quer mulambo não.

      Mas eu entendo o que o Futuro Agente quis dizer.

      Abraços.

      Excluir
  65. APF do Norte, você faz um trabalho único com esse seu blog. Puro ouro!!! Desde que o descobri, não paro de acessar. Muitas vezes eu fico maratonando, só lendoo vários textos antigos. Haha!

    Minha pergunta, caso você possa responder, é sobre o risco do aluno reprovar a ANP por causa de TAF.

    Sendo mais específico: quão mais difícil é o último TAF em relação aquele de entrada?

    Já escutei histórias (não sei se verdadeiras) de gente praticamente formado, mas reprovando nesse último TAF e perdendo tudo. O que você pode comentar sobre isso?

    Ah, caso possa, comenta também um pouco sobre a exigência dessa tal flutuação vertical.

    Tipo, eu sei nadar, mas isso de ficar altas horas flutuando uniformizado... Dá um pouco de receio. rs.

    Abraço! Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silva, vamos que nem o jack, por partes.

      Primeiro: obrigado pelo elogio. De coração.

      Segundo: O TAF não é mais difícil. Quando fiz a ANP a flutuação e a pista de obstáculos não reprovavam. Mas eu descobri que na ANP de 2019 a flutuação e a pista reprovavam (me corrijam se eu estiver errado).

      Lá você vai treinar bastante flutuação. Quando chegar na prova vai estar fera já.

      Fica tranquilo e foca nos estudos.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela prestatividade, APF! Na moral mesmo!

      Só mais uma última pergunta, prometo! rs. Umadúvida bem noob (como não poderia deixar de ser).

      Lá na ANP é obrigado conseguir fazer flexão de punhos fechados?

      Tipo, esse negócio é ruim demais! rs. Faço várias normal, mas ainda não estou conseguindo fazer nenhuma com punhos cerrados.

      Você recomenda seguir treinando (junto com os treinos pro TAF)?

      Obrigado novamente! Abração!

      Excluir
    3. Silva, não existe essa obrigação. Não existe prova que te obrigue a fazer flexão de punho cerrados. Se você puder treinar sem se lesionar, seria bom. Mas faz na grama, ou no tatame. Ou num chão liso, tipo cerâmica. Ninguém faz isso em brita ou chão de concreto, a não ser no curso dos grupos especiais, que ainda não é o caso.

      Excluir
    4. Eu vi num vídeo do curso do COT, que os caras estavam com a parte de cima da mão toda machucada, de tanto fazer essas flexões de punho.

      Excluir
  66. Boa tarde APf do Norte, Que texto motivacional irmão...obrigado pela reflexão. Sou Pm na Bahia A 12 anos e estudo cerca de 02 para PF e PRF. Fe em deus vou vencer essa batalha e ser seu colega. Forte abraço. Tmj

    ResponderExcluir
  67. Olá meu nobre! 1-Apfdonorte no final do CFP da ANP não tiver vaga pra Salvador (onde resido)mas tiver vaga pra um interior da Bahia, porém longe da capital mesmo assim vale a pena ir ou é melhor escolher uma lotação de pontuação alta e no concurso de remoção voltar pra Salvador? 2-Essa pergunta anterior que fiz vale para qualquer cargo policial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton, eu preferiria ficar no meu estado. É bem mais fácil conseguir missões para a capital. E se for competente pode até conseguir uma remoção. Se tiver em outro estado fica mais difícil.

      Excluir
  68. Bom Dia,

    Sou formado em Dto, estou pensando em começar a estudar para agente da PF.

    Mas queria tirar uma dúvida, sou Sargento de carreira do Exército, desde 2011, caso eu passe na PF eu perco a integralidade e paridade, ou eu mantenho?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não sei responder com certeza essa afirmação. Sei que atualmente o tempo de militar conta para a aposentadoria policial.

      Excluir
  69. Olá APF!! Sei que é meio complicado falar isso, mas eu não teria problemas de exercer atividade policial tanto na PF quanto na PRF, até acho interessante. Porém meu foco final seria concursos para auditor fiscal. Nesse caso, qual dos dois (PF, PRF) você acha que possibilita com maior facilidade manter os estudos após a nomeação? Eu tenho uma tendência de gostar mais da PF, devido ao trabalho que faz, porém vejo por aí que os horários de trabalho não são muito bem definidos, como são da PRF. Qual você sugere como melhor escada, facilitando os estudos depois do trampo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, depende muito de como você quer estudar. Na PRF você trabalha 24h e folga 72h. Então tem bastante tempo livre. Na PF são 7h diárias. E algumas viagens indesejadas, que serão obrigatórias.

      Aí depende muito do perfil. Mas o foda é que as disciplinas das provas da PF e PRF não tem nada a ver com as da prova de auditor.

      Excluir
  70. APf olha eu de novo!!! enquanto não sai post novo fico falando nesse aqui kkkkkk.... tava vendo uns vídeos aqui e me lembrei de vc, p te sugerir algo...se vc achar legal a ideia pq não faz um post sobre a ANP, sendo que focando na convivência da galera ao longo do curso e tal, as amizades, de repente alguma historia cômica, ou desafio que algum colega passou e tal...situação de estresse, enfim "causos" da vivência na ANP...é só uma ideia! acho que pode ajudar a galera a se imaginar lá e motivar os estudos!!! valeu irmão abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Samuka. Vou pensar em algo aqui. Não tô atualizando muito porque estou tentando terminar meu livro. Mas não vou abandonar aqui não.

      Excluir
    2. Assunto TOP, Samuka!!! Apesar de encontrarmos alguns relatos sobre a ANP (até mesmo aqui no blog), a galera não entra muito nos detalhes da convivência e amizades feitas durante o CF.

      Tenho a impressão de que a convivência na ANP, em alguns casos, é o início de boas amizades que a galera tenta levar ao longo da carreira... Deve ser muito massa essa mistura cultural, provavelmente na ANP de 2019 deve ter tido gente de todos os estados do Brasil.

      Grande abraço!!

      Excluir
  71. APF do Norte,

    sabe como funciona pra pessoas com miopia ingressarem no COT~NEPOM? Existe essa limitação?

    ResponderExcluir

Manda bala!