sexta-feira, 15 de maio de 2020

Pontuação das lotações e Adicional de Fronteira na Polícia Federal

Compartilhar no Facebook
Pessoal, como esse assunto é uma dúvida geral de quem faz o concurso da Polícia Federal, e principalmente de quem vai para a ANP, estou postando o ranking de pontuação de cada lotação e se tem ou não o adicional de fronteira. Pode um ou outro estar incorreto, ou faltar uma lotação ou outra, mas foi o melhor que eu consegui. Grande ajuda do meu amigo @pedrocooke. Sigam ele lá no instagram. Cara dá dicas de concurso e até escreveu um livro.

Aproveitem e me sigam lá também: @apfdonorte.


ps.: Pessoal, se forem replicar essa planilha, peço por gentileza que deem os créditos.
pps.: Se você curtiu, compartilhe. Ajuda demais.

299 comentários:

  1. Apfdonorte na cidade que moro há um posto da PF(a cidade é a segunda maior da Bahia e é "cortada" por duas rodovias federais importantes será que com o aumento do efetivo se transforme em delegacia, aliás,qual é a diferença de posto para delegacia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton, os postos são bases de apoio. Locais onde você tem que ter a presença da PF mas não há a necessidade de ter uma delegacia. Nesses lugares normalmente existe alguns serviços administrativos foitos por nós, como entrada em passaporte, recebimento de denúncias, cadastro de armas de fogo, diligência demandadas da delegacia da PF da circunscrição, e sempre quem fica lá são policiais de missão. Não existe a lotação.

      A delegacia tem toda a estrutura: Delegado, escrivão, agentes, administrativos, etc. Além de oferecer todos os serviços que a polícia federal tem. Bem diferente do posto.

      Agora eu não sei o critério para virar delegacia.

      Qual é sua cidade?

      Excluir
    2. Creio que seja Feira de Santana

      Excluir
  2. APF Norte,
    Como funcionam as permutas, caso eu conheça um outro apf que queira vir para meu local e eu para o dele? É uma questão de foro individual e com as chefias imediatas ou passa também por esse ranking de pontuação e a preferêcia será do apf com mais pontos?

    Abs camarada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, pelo que eu sei, basta as duas pessoas quererem. Não tenho certeza, mas acho que a chefia não pode barrar uma permuta. Mas um classe especial não pode permutar com um terceira classe, por exemplo. Só pode permutar com uma classe de diferença.

      Então se você é da terceira classe (novinho) só pode permutar com os da segunda classe. Os de segunda classe podem permutar com os novinhos e com primeira classe. E os primeira classe podem permutar com classe especial e segunda classe.

      Abraços.

      Excluir
  3. APF do Norte eu li o Manual das Lotações do Robson (2ª edição) e vi que muitas cidades sofreram variação. O que determina essa mudança na pontuação das cidades? Por exemplo, lá até então não tinha cidades com pontuação 4,5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, o que determina é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Quando pior o IDH, mas alta é a pontuação. Agora como eles fazem esse cálculo da pontuação é um mistério.

      Excluir
  4. Sou de Vilhena/RO. Nada como ficar em casa e poder receber o adicional de fronteira :D.
    É uma ótima cidade de interior para se morar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Weslley, todos falam bem de Vilhena/RO. E apesar de ser uma cidade normalmente de primeira lotação, ela é bem disputada na ANP e são poucas vagas.

      Conheci um APF aposentado que ficou desde a primeira lotação até aposentar em Vilhena. Show de bola.

      Excluir
    2. A cidade é muito boa mesmo, moro aqui há 22 anos já. Conheço alguns colegas seus da PF aqui.
      Até onde eu fiquei sabendo só teve uma vaga para o cargo de agente aqui para VHA neste ultimo concurso, e acredito que tenha sido de um ex agente que passou para delta.

      Excluir
  5. Apfdonorte se no término da academia tiver vaga para alguma delegacia no estado de origem do futuro policial,mas não na cidade que ele mora vale a pena ir ou é melhor ir para uma cidade boa de pontuação 4,5 e esperar ter vaga na cidade que mora? Obs. Eu moro em Feira de Santana e fiz a primeira pergunta vc no final questionou qual era a cidade vc pode verificar se em Feira de Santana é posto ou delegacia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton, eu explico isso aqui nesse texto: https://novopolicial.blogspot.com/2019/09/escolhendo-lotacao-visao-de-quem-ja.html

      Bahia, terra boa demais. Fui em Ilhéus e Salvador. Mas faz algum tempo já.

      Excluir
  6. Apfdonorte vc já trabalhou com um delegado de perfil mais operacional, pois tenho sonho de ser delta Fox,no entanto acho que na PC os delegados tem mais autonomia para ir pra rua fazer abordagem, um delegado federal pode sair com sua equipe pra fazer abordagens ou só sai em diligências e com autorização do seu chefe? Obs:Vc soube de uma situação que um delegado esqueceu um celular no Uber e montou uma operação pra encontrar o celular eu acharia isso normal pois a corporação tem que ser unida independente do cargo,mas a fenapef parece que não gostou muito o que acha sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton, uma coisa de cada vez.
      1 - Já trabalhei sim. Ele era novinho e adorava ir pra rua. Mas percebeu que acabava acumulando serviço na delegacia. Acabou diminuindo a frequência de rua, mas sempre que podia, ele ia. E não, não precisa de autorização do chefe dele pra isso. Ele pode avisar. Não atrasando o serviço que precisa ser feito, tudo certo.

      2 - Soube da situação do celular. Acho razoável a situação. Mas eu duvido que o conteúdo do celular, nesse caso, seria de interesse da PF. Mas.... né? Se fosse o celular de um Agente ou Escrivão duvido que teriam montado esse aparato todo para recuperar. Acho que a Fenapef não gostou dessa disparidade. Mas isso é minha mera opinião.

      Excluir
  7. Faaaaaala APF do Norte!
    Você poderia falar um pouco sobre como é (claro, o que você já passou ou teve conhecimento) a recepção dos antigões aos novinhos? Já ouvi falar de colegas que vão ao aeroporto receber o novo integrante, ajudam a procurar casa entre outro, principalmente em lotações sugadas. Isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala irmão. Seguinte:
      Recebemos todos os novinhos. O cara chega sem pai nem mãe na cidade no cafundó do judas. Tem que ter apoio. Eu quando cheguei, antes de tomar posse, um colega me buscou no aeroporto e me levou até onde eu ia ficar hospedado. No outro dia me deram carona até a superintendência para eu me apresentar (lembro que foi um dos dias mais emocionantes da minha vida).

      No dia seguinte eu tinha que pegar o avião para ir para a minha lotação, que era delegacia do interior. Me deram carona até o aeroporto.

      Quando cheguei na cidadezinha, outros colegas foram me buscar no aeroporto também. Me levaram até o hotel. Isso era um sábado. No domingo um amigo que eu tinha conhecido na ANP me buscou no hotel e me mostrou a delegacia. Na segunda me deu carona até a delegacia para eu me apresentar e começar a trabalhar.

      O delegado, chefe da delegacia, falou pra eu ficar 15 dias mais a vontade, para eu poder me estabelecer e arrumar onde morar. Os colegas iam me levando e me passando telefones de pessoas que tinham casa para alugar.

      Muitos novinhos ficam com as casas/apartamentos dos que estão se mudando. E compram logo o apartamento completo. Mas a galera ajuda muito.

      ps.: Dava pra ter feito um post com isso.

      Abraços.

      Excluir
  8. APF do Norte, qual a chance de voltar para PE, caso eu vá para uma delegacia de 4.5 pontos? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, uns 2 concursos acho que você consegue interior. Ou interior de outro estado próximo. Mas pra Recife é concorrido.

      Excluir
  9. Uruguaiana e ponta Porã são muito mais difíceis que Chapecó e cascavel de primeira lotação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cascavel é impossível de primeira lotação. Nem de primeira remoção não tá dando pra conseguir. Chapecó também é impossível de primeira lotação. Ponta Porã e Uruguaiana é capaz de ter, mas como primeira remoção muitos da minha turma conseguiram.

      Abraços.

      Excluir
    2. Buenas APF, Chapecó com adicional de fronteira??? Essa me espantou, qual os critérios para ser considerada? Forte abraço.

      Excluir
    3. Felipe, estar a menos de 200km da fronteira.

      Excluir
    4. Ola, APF! Alguma cidade do parana com adicional de fronteira e facil de ir como primeira lotacao? Obrigado!

      Excluir
    5. Não consegue nem de primeira remoção.

      Excluir
  10. APF Norte,
    Sabe dizer se essa tabela de pontuação é parecida para as lotações da PRF? Na PRF também tem adicional de fronteira?

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pedro.
      Cara, PRF é completamente diferente. E lá tem também o adicional. Isso é igual. Mas como a PRF só atua em BR, em Tabatinga não tem PRF, por exemplo.

      Excluir
  11. Fala meu nobre. Apfdonorte pra vir para Bahia (Feira de Santana ou Salvador)vc acharia melhor após a academia ir para uma lotação de pontuação 4,5 ou ir pra uma cidade mais estruturada tipo Cárceres ou Vilhena que são de pontuação 4 e entre essas duas qual vc acha a melhor nos quesitos: segurança, educação, clima,lazer etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, vocês fazem umas perguntas que nem a Cespe consegue elaborar tão complicadas. hahahaha
      Jailton, depende muito da tua disposição, se tem família ou filhos, se tua mulher/filhos conseguem viver numa cidade de 4,5 pontos. Isso tudo tem que ser pesado na hora da escolha. As cidades são precárias no geral. Mas dá pra viver. Um monte de gente vive nelas, né?

      Agora Vilhena e Cárceres são cidades consideradas entre as melhores de primeira lotação. Mas entre as duas eu não tenho como falar qual é a melhor, ainda mais de forma tão específica.

      Abraços.

      Excluir
  12. Fala, meu amigo
    Sei que estou sofrendo por antecipação, mas é inevitável. Tenho esposa e um filho de 1 ano e fico muito apreensivo com essa questão de lotação. Não sei se é justo da minha parte expor eles a uma mudança tão radical. Muitos dos "novinhos" que chegam estão nessa situação ou são mais solteiros? A mudança com a família geralmente é uma adaptação mais complicada ou só estamos antecipando um sofrimento que não existe?

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, muitos novinhos com família, filhos. Normal demais.
      Não existe esse sofrimento não. Fique tranquilo.

      Excluir
    2. Valeu! Fico mais tranquilo.
      Aproveitando a resposta, vc sabe de outros blogs / instagram / twitter / youtube que vc indique? Que tenha o mesmo perfil que o seu para gente acompanhar?

      Excluir
    3. Pedro, os que eu acompanham estão no link ao lado. É a mulher na polícia (ela sumiu, não sei o que aconteceu, mas tem muita coisa para ler) e o blog de um PRF que é Dentro da Viatura. Acho que o pessoal não gosta muito de escrever não as aventuras do dia a dia. hahaha
      Abraços.

      Excluir
  13. Boa noite meu guerreiro. Muito massa o seu blog, li praticamente todas as tag's e comentários. Como está sendo a rotina nessa época de pandemia, questão de horário, rotina, cuidados e tals? Sou fiscal municipal, meu serviço interno está meio de lado e estamos mais em, serviço externo com horário reduzido pra 6 horas corridas. Em questão de estudo, acha que compensa estudar para agente da PCDF, que está com o edital eminente ou pra Agente da PF, mesmo sem previsão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morch, valeu pelo elogio.
      A rotina está mais ou menos igual. A gente não parou né. O que mudou foi a quantidade de serviço que diminuiu. Mas as mãos estão para derreter de tanto lavar. Mas todos estão sofrendo com essa pandemia. Vejo nos colegas e nos amigos. Estamos todos no limite.

      Em questão de estudo: Acho que concurso da PF não sai tão cedo. Os editais ainda são parecidos? Mas se o edital está iminente, e você aceita ser PCDF, acho que não tem nenhum problema em focar não. O que não dá é pra ficar mudando de concurso policial para concurso de tribunal. Concursos que normalmente os editais são muito diferentes.
      Como estão os estudos? Há quanto tempo estudando?

      Excluir
  14. APF boa noite.
    Eu não entendi essa questão da pontuação, quero dizer no caso a pontuação 1 quer dizer que são as cidades mais escolhidas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Landerson, as pontuações são baseadas no IDH das cidades. Uma cidade com o IDH muito bom, tem pontuação baixa. E cidades com o IDH ruins tem pontuação alta. Essa pontuação serve exclusivamente para o concurso de remoção interno. Para quem está em cidades piores ter mais chance de sair logo. Essa pontuação é contada por dia. Se você ficou 2 anos em uma cidade de pontuação 3, por exemplo, sua pontuação total vai ser 3 vezes 730 dias. Isso são 2190 pontos. E teu amigo ficou 2 anos em uma cidade de pontuação 4: 2920 pontos. No concurso de remoção ele escolherá a cidade para qual quer ser removido na sua frente.

      Consegui explicar?

      Excluir
  15. Outra coisa meu caro amigo, vc acredita no concurso em 2020 agora ou em meados de 2021 ? Qual sua opinião sobre ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, acho que não sai nem em 2022 com o governo atual. Estão querendo até cortar nossa progressão.

      Excluir
    2. Caro APF do Norte,
      Como funciona a progressão de classes? Existe um tempo, de três em três anos, é isso? É automática?
      Obrigado pela grande ajuda que nos dá com todas essas informações.
      Abraço.

      Excluir
    3. É por tempo. da terceira para a segunda são 3 anos. Da segunda para a primeira são 5 anos. E da primeira pra classe Especial são mais 5 anos. Total de 13 anos pra chegar no topo.

      Excluir
  16. Fala, APF do Norte.

    Primeira vez aqui no blog. Parabéns, muito bom.

    Lendo as diversas frente da PF, sinto o desejo de atuar na Unidade de Repressão ao Tráfico de Pessoas.
    Saberia me dizer como é o processo para essas frentes específicas e se essas vagas sao muito concorridas?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, blz?

      São concorridas não. Mas não são em todas as lotações que tem esse combate. Muitos lugares isso esse tráfico de pessoas não acontece. E eu tenho certeza que a próxima pergunta seria: onde acontece? E eu não sei responder isso. Como trabalhei maior parte do tempo em delegacia do interior, e lá não tinha tráfico de pessoas, eu ainda não tive essa experiência.

      Excluir
    2. Valeu pela resposta. Mas saberia me dizer se a URTP é uma "delegacia" específica, ou são apenas algumas missões para APF lotados em qualquer localização que haja a ocorrencia?

      não sei se ficou claro, mas para que eu trabalhe nessa frente, preciso estar numa delegacia especializada, ou apenas em uma que tenha esse tipo de ocorrencia?

      abraços e obrigado.

      Excluir
    3. Vou tentar responder da melhor forma, porque "delegacia" é um termo genérico usado.

      Dentro de uma superintendência existem várias delegacias, que são como setores de um empresa. Cada delegacia dessa é especializada em um crime específico ou em alguns crimes. Por exemplo a Delemig, responsável pelos serviços de imigração, passaporte e afins. A Delefaz, responsável pelos crimes fazendários e mais outros. Se eu não me engano, crimes de tráfico de pessoas é a Delinst a delegacia responsável. Não tenho certeza. Mas você pode estar na delegacia especializada e não ter esse tipo de crime no estado em que é lotado, entende?

      Já as delegacias de interior, que não são superintendências, chamamos de descentralizadas. Nessa aí as divisões são poucas e todo mundo faz de tudo. Mas tem a mesma questão de você estar lotado num estado onde ocorre esse tipo de crime.

      E vai ser muito raro você trabalhar somente com Repressão ao Tráfico de Pessoas. Muito. Estando em Superintendência ou descentralizadas.

      Espero ter conseguido explicar.

      Abraços.

      Excluir
    4. Se quiser trabalhar só com isso, provavelmente só indo para Brasília. Aí TALVEZ você trabalhe apenas com essa temática.

      Excluir
  17. Eae APF, blz!!
    Vc acha que a PCDF consegue puxar para BSB, via remoção a pedido para acompanhar cônjuge, um cônjuge PF de outro estado, por serem regidos pela mesma lei, a 8.112?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só na justiça. E não é certeza. Administrativamente não consegue não. E na justiça, se não ganhar no final e tiver sido removido liminarmente, volta para a lotação que estava antes.

      Excluir
    2. 1-Apfdonorte no caso dos egressos do COT/GPI que cumprirem sua permanência obrigatória, pelo que pesquisei só o COT,é atribuída alguma pontuação ou eles tem preferência na remoção? 2-Meu caro,no caso de um PF ser ameaçado por conta da sua profissão e estiver na sua folga ou até mesmo por exemplo ser roubado no seu momento de lazer há mobilização por parte dos colegas ou até mesmo pela instituição PF como ocorre com as PMs,ou seja irmandade não só no serviço, apesar que esses delitos são de competência da PC?

      Excluir
    3. Jailton, vamos lá:
      1 - pessoal do COT e CAOP, após uns anos dentro do grupo, podem pedir pra sair e ir pra lotação que quiserem.

      2 - Depende muito de onde você está. Mas todas as vezes que vi acontecer mobilizaram sim. Só que o efetivo é menor, né.

      Excluir
  18. Bom dia/tarde/noite APF do Norte sobre essa questão relacionada aos vindouros concursos da PF eu tenho uma curiosidade meio maluca, você saberia dizer se tem um número significativo de policias federais que estão perto de se aposentar? Tenho essa dúvida porque eu trabalho como terceirizado no Copom aqui de goiás e a quantidade de Policiais Militares e Civis que estão entrando perto da aposentadoria é muito grande e isso abre uma expectativa de novos concursos com bastante vagas nos próximos anos já que o efetivo irá ficar bastante defasado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAtheus, se fosse um país que levasse a sério suas entidades públicas, a quantidade para se aposentar seria levada em questão. O problema é que a defasagem já existe. E os concursos, mesmo vindo com alguma frequência, não supre. A média de concursos da PF são 3 anos (Escrivão, Agente e Delegado). Alumas vezes mais, como ocorreu com escrivão, que teve um concurso em 2013 e outro só em 2018.

      Excluir
  19. Grande APF do Norte!

    O vídeo do cara ultrapassando a viatura foi viagem rsrs.

    Chefe, segue mais algumas dúvidas:

    1 - Lá no CFP ainda rola bastante eliminação, voce tem mais ou menos uma estimativa dos que dançaram em relação ao total de alunos?

    2 - Além da investigação social que tá rolando e que elimina, quais cursos/aulas mais mandam de volta pra casa os candidatos reprovados?

    3 - você conheceu/ouviu falar de algum PF que tomou posse como sub judice e que depois foi demitido após perder na justiça ou situação contrária (a justiça deu ganho de causa)


    4 - Será que Um nomeado sub judice pode sofrer algum preconceito entre os colegas no local onde for trabalhar?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo, eu curti demais aquele vídeo. O bom da PRF é que a dor do infrator é sentida na hora e logo ele tende a se corrigir, porque afeta onde mais dói: o bolso.

      Vamos às respostas:

      1 - Acontecem algumas, mas não sei essa estimativa. Normalmente não é muita gente não. Existem algumas reprovações no TAF, alguns alunos lesionados e eliminações por investigação social.

      2 - As aulas de defesa pessoal são as que lesionam mais.

      3 - Conheço vários com ganho de causa. Com perda não conheci ninguém. Conheci PRF que demorou muito pra tomar posse por causa disso.

      4 - Não sofre. Na verdade, a galera só sabe se a pessoa é subjudice se falar. Mas quando mais efetivo, melhor.

      Abraços.

      Excluir
    2. APF, tudo bem?

      Essas eliminações por investigação social normalmente são pautadas no que? Por exemplo, sou filiada a um partido político, isso é um problema?

      Excluir
    3. Tainá, jamais será um problema. Para você ver como está o Brasil. As pessoas tendo medo de se filiar a partidos e serem incriminadas por isso. Triste demais. Isso AINDA não é ilegal, né?

      As eliminações são normalmente por crimes ou infrações. Um conhecido foi eliminado porque tinha respondido um PAD no antigo emprego e não tinha colocado isso na ficha dele. Outro foi eliminado porque tinha respondido um inquérito e não tinha informado e nem justificado. Tem que ter cuidado. Tem que informar dívidas não pagas justificando, por exemplo. Mas eles sempre dão o direito de resposta. Caso você justifique, fica tudo certo.
      Mas filiação a partido é livre. Jamais podem eliminar você por isso.

      Excluir
  20. Essas cidades são só para Agentes ou Peritos também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, todos os cargos. Mas nem todas tem peritos. Os peritos ficam nas superintendências normalmente.

      Excluir
  21. Boa noite, APF! Demora em torno de quanto tempo até voltar pro interior do Ceará? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, Ceará é cobiçado demais. Pelo que vi na lista, o único interior e Juazeiro do Norte. Eu nem sei estimar o tempo, mas sei que Ceará é muito concorrido.

      Excluir
    2. A maioria das remoções para o Ceará são por motivo de saúde (do servidor ou de alguém da família) e também muito casamento (rs). Ir para Fortaleza por concurso de remoção é praticamente impossível. De ofício às vezes rola se você for muito peixe do dirigente da unidade.

      Excluir
  22. APF caso vc acabe de ser lotado na fronteira e tenha um edital do COT sem restrições sobre o tempo, vc já pode se escrever é fazer o curso em Brasília, mesmo sem tá nem 3 meses em uma fronteira? (Resumindo um novinho com nem 3 meses de PF direito,já pode fazer o curso do COT, caso o Edital do COT permita?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Se não tiver nenhuma restrição no edital, se manda. Se for aprovado, fica. Se não for, volta!

      Excluir
    2. Pelos últimos editais...
      Pra fazer o curso do COT tem que ter 1 ano de polícia (já contando com a duração do curso de 20 semanas). Se você tomou posse em julho e o curso é em agosto, você não pode se *inscrever*.
      Mas se tomou em janeiro e o curso é em agosto, aí dá certo sim.

      Excluir
  23. Outra pergunta na sua ANP tinha gente de 22 anos mais ou menos ou só pessoas um pouco mais "velhas"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha sim. De 20 anos até uns 50 e poucos.

      Excluir
    2. Se fosse pra chutar uma média de idade, diria uns 28. Gente de 22 ou menos são bem poucos mesmo.

      Excluir
  24. bom dia ,meu caro.
    Estou convocado para o curso de formação ( 2ª turma ) que iria iniciar em abril/20, porém devido a pandemia esse curso foi suspenso até segunda ordem, você tem alguma informação de bastidor? se tem alguma previsão? outra coisa como sou de outro concurso (2012) não tenho nenhum contato com a galera desse concurso de 2018, sabe de algum forum em que posso encontrar essa galera ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora nenhuma informação. Nem tem como começar agora no meio dessa pandemia, né. Basta um aluno doente pra parar todo o Curso de Formação. Se fosse pra chutar, eu chutaria ano que vem. Ou se descobrirem um remédio ou uma vacina antes.

      Sobre o fórum, você já tentou achar alguma grupo de excedentes 2018 no facebook? Capaz de ter por lá.

      Excluir
    2. O Lucas respondeu ali embaixo. Tem um grupo de agente no Whatsapp. Manda o número lá!

      Excluir
  25. Fala APF! Tem como falar um pouquinho sobre o seu exame psicólogico(psicotécnico)? E um fase que eu tenho um pouco de medo, por não saber bem oq eu vou encontrar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, o ideal é você procurar o manual do psicotécnico do Robson Concurseiro. O cara fez um apanhado de mais de 500 páginas só falando dos testes e como passar. Ele destruiu o teste. As reprovações quase zeraram depois que ele lançou isso. Recomendo demais.

      Excluir
  26. Outra pergunta, na ANP vc viu algum agente do COT? Tipo alguns deles ficam na ANP dando aulas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficam sim. Muitos são professores. Os caras são tranquilos e bem gente boa. Troquei ideia com eles por lá. E já no final da ANP visitamos as instalações do COT e eles mostraram tudo pra gente por lá. Foi bem bacana.

      Excluir
  27. Tem um grupo de Agentes no whats. Mande seu número que mandarei lhe adicionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, ele deu o telefone dele, uns comentários abaixo. Só avisa quando add ele no grupo pra eu poder apagar.

      Excluir
  28. Boa noite meu guerreiro, saudações... Então, comecei a estudar a 2 semanas, 6 horas diárias mais ou menos, vídeo aula, PDF e exercícios. Semana que vem começo os treinamentos físicos, alguma recomendação nos estudos ou treinamentos? Queria saber se na ANP tem muita aula prática de carro ou moto? Em questão de manobra e tals.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morch, tem aula de carro. É bem divertida em geral.

      Parece que você está indo bem nos estudos. Recomendo o missão papa-fox de simulados.

      E tem um pequeno erro de língua portuguesa na tua pergunta. Vai ter que descobrir qual é, para não errar de novo na hora da prova :P

      Excluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, fica a vontade se não quiser responder, mas porque você foi pra via judicial? Vou fazer cirurgia no ombro e já vi que vai dar xabu na hora do exame medico (cicatriz) então ja estou preparando meu psico pra essa situação...Mas, tenho em fé em Deus que vai dar tudo certo!

      Excluir
    2. Pablo, se tua cirurgia não atrapalhar em nada, você não precisará entrar na justiça. Mas se você for pra ANP, vai ver que têm muitos subjudice. Muito comum o CESPE eliminar por qualquer merda.

      Excluir
  30. surgiu uma dúvida, qual o critério para que as lotações em Altamira e Redenção ambas no estado do Pará tenham o adicional de fronteira?

    ResponderExcluir
  31. kkkkk , belo senso de humor , gostei, kkkk

    ResponderExcluir
  32. Fala APF do Norte. Você ou algum colega tem a lista das lotações para Delta referente ao último concurso?

    ResponderExcluir
  33. Grande APF do Norte, alguma vez já aconteceu de foz do Iguaçu cair como primeira locação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, não sei. Alguma vez na história deve ter acontecido já. Mas pô, perguntinha de prova hein!
      Atualmente não acontece mais, fica tranquilo.

      Excluir
    2. Aconteceu isso no concurso de 2004. Mas de 2010 para cá não rola. Lotação boa demais, muito concorrida na remoção. Não sobra vaga pra ANP.

      Excluir
  34. Seria o erro na vírgula para separar o vocativo "meu guerreiro"? Além da falta do "H" em "Há duas semanas?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Felipe. Eu vi só a falta do "H". hahaha
      Só brincadeira, irmão. Descontrair nessa pandemia né?
      Manda bala nos estudos.

      Excluir
  35. Fala, Apf, primeiramente, muito obrigado por suas postagens, elas são de grande valia para manter nossa carga de motivação alta. Eu estudo para concursos há 3 anos. Contudo, meu foco era outro, como sou policial militar do estado de SP, estudava para carreira de oficial da PM. Fiz 4 provas e tive aprovação na prova escrita de 3, porém, fiquei duas vezes no psico e uma no taf (lesão). Foi então que ao final de 2019, decidi iniciar meus estudos focado agora na PF/PRF. Tenho uma dúvida, na verdade algumas:

    1- Meu objetivo é voltar para SP, Capital ou qualquer interior que volte rápido. Acha que é necessário uma cidade pontuação 4 de início ou por São Paulo não ser um local tão concorrido, uma de pontuação 3 já seria o suficiente para voltar em 1 concurso?

    2- Vi que mencionou o "DRE" ali na pergunta de um colega, o que seria esse DRE?

    3- Por ser Policial Militar, acha que eu posso ser aproveitado em alguma área relativamente mais operacional - apesar de ser a exceção dentro do DPF- como por exemplo o GPI que tem aqui em SP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe:

      1 - São Paulo, dependendo do número de vagas pro concurso, tem na primeira lotação. Mas nesse último concurso de remoção, por exemplo, não teve. Foram poucas vagas. Mas por ser vaga de academia, normalmente você consegue ir pra lá de qualquer lotação, independentemente da pontuação. Porque quando tem vaga pra academia é porque sobrou vaga no concurso de remoção.

      2 - DRE significa Divisão de Repressão a Entorpecentes.

      3 - Você pode ir pro GPI, basta passar no curso, e DRE. Mas quando chega como novinho, pode cair em qualquer lugar. Mostrando ser bom de serviço, começa a escolher. Normalmente DRE é bem fácil de ir.

      Excluir
    2. Show de bola, APF. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Uma dúvida: No DRE, a escala predominante também é a de expediente? E qual é o horário de expediente? (das 9 -- 18?)

      Excluir
    3. Cara, DRE não tem horário não. Traficante de droga gosta de trabalhar final de semana e de madrugada. Aí normalmente nesses horários que acontece a ação.

      Excluir
  36. boa tarde
    Guerreiro Lucas daria pra me adicionar no grupo de agentes no zap, já deixei o meu contato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandei no comentário lá. Se adicionarem avisa aqui pra eu excluir teu comentário pro número não ficar exposto.

      Excluir
  37. Obrigado , ainda não me adicionaram, outras pessoas entram em contato comigo, sem problemas, mas uma pessoa que não é o Lucas me pediu pra enviar uma foto do Rg, achei estranho, claro que não enviei.

    ResponderExcluir
  38. bom dia, adicionaram por favor exclua o comentário em que há o meu telefone, obrigado

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde
    Observei que na tabela tem duas delegacias e mais a superetencia do Maranhão.Toda academia tem vagas pro oreferido estado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vandeir, normalmente pra São Luís. Mas toda academia não. Nessa última, por exemplo, não teve.

      Excluir
  40. Iae guerreiro, pra conseguir voltar pra sao paulo demoria quanto tempo, e conseguir uma lotacao de primeira é muito dificil ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Paulo é lotação de primeira investidura. Basta estudar bem na ANP.

      Excluir
  41. Olá Do Norte! Tire-me uma dúvida: há posto de trabalho em São Gabriel da Cachoeira? Ou só em Manaus e Tabatinga? Moraria tranquilo em Tabatinga! E sou do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tom, São Gabriel é posto avançado, não é lotação. No Amazonas só Manaus e Tabatinga são lotação.

      Excluir
  42. Do Norte... mais uma dúvida: o horário de trabalho nos Portos é por escala ou administrativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, excelente pergunta. Pelo tipo de serviço, provável que seja plantão. Mas eu realmente não sei. Acho que nem tem posto da PF em portos. Acho que quando chega um navio com imigrantes, a PF é acionada e faz a imigração dentro do Navio mesmo.

      Excluir
  43. Irmão, me tire uma dúvida se for possível. A investigação social é muito crítica? Quais os possíveis critérios para vetar um candidato? Tenho apenas um b.ó de briga,isso há 15 anos. Não chegou a virar processo, apenas fui prestar esclarecimentos. Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não dá nada isso não. Tem que informar na Ficha de Informações Individuais.

      Excluir
    2. Não dá nada, mas SE VOCÊ NÃO INFORMAR, AÍ DÁ SIM. Não omita nada. Não omitindo, no máximo vão pedir esclarecimentos. Se omitir grandes chances de desligamento.

      Excluir
    3. O primeiro critério para vetar é omitir informações, rs.

      Excluir
    4. Esqueci de dar essa ênfase. TEM QUE INFORMAR. Um amigo meu teve um problema desses. Ele teve um processo por causa de uma briga. Quase foi eliminado por não informar. E fazia muito tempo mesmo.

      Excluir
  44. Boa noite.
    Show de bola seu blog!

    Você poderia dizer a legenda das cores da sua tabela? E outra pergunta... Brasília é muito concorrida a lotação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cores são somente para facilitar a visualização.
      Brasília é a terra dos concurseiros. Por isso passa muita gente. Acaba sendo difícil voltar.

      Excluir
  45. Fala, grande apfdonorte! Dá pra saber quais as delegacias possuem regime de plantão (24x72) ainda dentro da ANP? Ou até mesmo depois que tiver dentro é limitado esse conhecimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fróes, todas as delegacias tem plantão. Mas não significa que tenha vaga no plantão para quem entra novinho.
      As delegacias só de novinhos, que são das fronteiras do norte, normalmente o plantão vai quem quer. Mas se você for para uma superintendência, o plantão já é concorrido.

      Excluir
  46. Oi, boa noite!

    Comecei a estudar para APF faz um mês. Achei seu blog ao acaso procurando saber mais sobre a ANP.

    Meu intuito é voltar para Porto Seguro-BA. Notei que na tabela a pontuação é 2,5. Tem uma estimativa de tempo para conseguir remoção para uma localidade dessa pontuação?

    Qual a principal área que as APFs femininas procuram trabalhar dentro das funções da PF?

    Grata :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Pra voltar pro nordeste em geral é complicado. Talvez uns 2 ou 3 concursos em pontuação 4 ou 3 você consiga. Mas não tem como ter certeza. A certeza é que você consegue chegar mais perto de casa em menos tempo.

      As feministas trabalham onde elas quiserem. Quanto mais, melhor! Ainda mais na polícia dominada por homens e machismo.

      Mas não tenho essa estatística para te informar.

      Excluir
  47. APF, como você sabe na ANP quais as lotações disponíveis? Você só sabe na hora? Tem algum ranking entre os alunos pra saber antecipadamente a colocação na escolha das lotações ?

    Ah, e outra pergunta:
    - Entre os trabalhos da PF e PRF, qual o que tem melhor dinamismo e mais funções legais de se trabalhar?

    Obrigado pela atenção! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, as lotações são disponibilizadas quase na hora da escolha. Os alunos normalmente fazem um ranking não oficial. Mas fica bem perto do ranking real.

      Eu gostei mais da PF. Mais viagens e muitas opções de atividades. Mas a PRF você é mais autônomo e escolhe com o que prefere trabalhar. Então aí já é uma escolha mais pessoal.

      Abraço.

      Excluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dieggo, você vai escolher a lotação independentemente de que colocação ficar na ANP. Só não vai tomar posse.

      Você é sub judice de que?

      Excluir
    2. Ah valeu! Sou "sub judice" negro para o cargo de APF. Cai na hetero, entrei na justiça pois já havia sido aprovado em outros concursos desta forma e neste fui reprovado injustamente. Aproveitando esse assunto, sabe se os candidatos nessa condição demoram muito a conseguir a nomeação? Sei que cada caso é diferente, mas tem conhecidos que hoje estão trabalhando no departamento e passaram por isso? Abraços, espero que dê certo.

      Excluir
    3. Dieggo, tenho vários conhecidos. Deu muito problema isso no ano que fiz a ANP. Mas o ministério público entrou no caso e conseguiram a nomeação em 3 ou 4 meses depois da nomeação dos regulares.

      Teu advogado pediu nomeação e posse?

      Excluir
    4. Como é a heteroidentificação? Vc tem que ir de camisa de manga curta, sem barba ou oq?

      Excluir
    5. Davi, acho que vai normal. Eu não sei como funciona. Dieggo, como funciona?

      Excluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, o quanto antes. Se você for esperar transitar, vai demorar uns 5 anos pra tomar posse.

      Excluir
    2. Mas Dieggo, eu não sou advogado. Então conversa com o teu para ver a melhor hora. Estou mudando minha resposta para a tua pergunta!

      Excluir
  50. Valeu, pelas dicas, meu amigo, vou fazer isso. Obrigado e parabéns pelo blog, baita conteúdo, os quais nenhum cursinho é capaz de trazer. To lendo bastante, abraços!

    ResponderExcluir
  51. Salve guerreiro! Tenho algumas dúvidas, se puder sanar, ficarei grato.

    1. Sou do Rio Grande do Sul irmão, quais são as cidades mais concorridas na conclusão da ANP? Passo fundo fica do lado da minha cidade natal, seria maravilhoso conseguir direto, mas também tenho vontade de trabalhar em Porto Alegre por ser uma metrópole.

    2. Sobre o COT e GPI, pelo pouco que sei a lotação do COT é em Brasília, tenho uma admiração tremenda por esse grupamento. No caso o GPI séria um COT espalhados pelo Brasil? Tenho vontade de trabalhar em Porto Alegre por sabe da existência do GPI lá, e eu tenho perfil operacional.

    Valeu guerreiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willian,

      1 - Passo fundo acho que não tem como conseguir de primeira. Chui consegue. Mas POA é difícil de conseguir também. Se quiser voltar pro sul tem que ir comendo pelas beiradas. Nos interiores primeiro.

      2 - GPI é mais operacional, mas não é um COT. Mas normalmente GPI acumula função com o trabalho de escritório. É provável que exista sim um GPI no RS.

      Abraços.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta guerreiro!

      Achei teu blog num momento certo, aquele momento que bate o desânimo no concurseiro, tu sabe como é! Te agradeço pelos diversos posts irmão, saiba que és inspiração e motivação pros de fora.

      Estou com foco na pcdf atualmente, mas vinha estudando direcionado à PF desde fevereiro. Estou atingindo uma pontuação boa nos simulados de ambos, apenas lapidando as deficiências para galgar êxito, se Deus quiser, nas 2... Quiçá uma PRF também!

      Pelo que andei analisando, existe a possibilidade do concurso da PF ocorrer durante as fases seguintes da PCDF, dessa forma, a única matéria que mantenho no meu cronograma em relação à PF é contabilidade (Qnd lançar o edital de agente pcdf irei retirá-la temporariamente).

      Desculpa se me alonguei irmão, só tenho a lhe agradecer por esse blog e te fazer um único pedido: continue com o blog na ativa se possível, pois é inspiração para todos, aquele combustível que precisamos. Abraço!

      Excluir
    3. Willian, PCDF na praça já, né!
      Cara, acho bem difícil sair edital da PF esse ano. Se dedique totalmente ao PCDF agora. Edital na mão, foco na cabeça.
      Boa sorte, continue dando notícias.

      Grande abraço.

      Excluir
  52. Puts, cara!
    Chegou a dar uma olhada no edital da PCDF? Praticamente idêntico ao da PF hahaha!

    Sim, tudo indica que a PF e a PRF vêm ano que vem, creio que não vão deixar extrapolar para 2022, ano eleitoral... (sabe como é)

    De qualquer forma seguimos, não parando até atingir o objetivo.

    Abraço guerreiro!

    ResponderExcluir
  53. Oi. Boa tarde. Vc pode explicar o que são essas pontuações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helo, quando pior o IDH da cidade, maior a pontuação que o policial ganha por morar lá. Quanto mais ponto ele tenha, mais fácil sair de lá num concurso de remoção. Serve somente para isso.

      Excluir
  54. Blz APF? É muito complicado a primeira lotação ser Manaus? Se for p Tabatinga quanto tempo demoraria p ir para Manaus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tadsdo, Manaus é vaga de academia. Se você for primeiro para Tabatinga, vai pra Manaus no concurso seguinte.

      Excluir
  55. Olá APF!
    Sou de BH e gostaria se estar conseguindo uma vaga mais próximo daqui se possível. Você sabe me dizer se existem vagas pra cá e se é fácil de conseguir de primeira ou se demora muito tempo pra conseguir uma remoção se for o caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela, dá uma olhada nas vagas de pontuação 3 e 4 que são próximas daí. Essas são as que você tem mais chance de conseguir logo. Pra BH acho bem difícil conseguir com menos de 2 concursos em pontuação 4. Isso significa entre 6 e 8 anos, mais ou menos.

      Excluir
  56. oi apf, na ficha de Investig. social , na parte que tem que citar 3 pessoas que não sejam parentes ou ex- empregados, eles realmente vão estrevistar essas pessoas? eles realmente entrevistam alguns vizinhos para colher informações ao seu respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Breno, dessas 3 pessoas eu não me lembro. Mas certeza eles entrevistam vizinhos, parentes, ex patrões. Fazem a devassa na vida. Tem que ser idôneo. Senão cai. Deveria ter isso para o cara ser político também.

      Excluir
  57. Boa tarde Apf, quais as chances de vir direto da ANP pra Macapá no Amapá? Tem vagas ou teria que ir primeiro pro Oiapoque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, normalmente tem vaga sim. Tem que estudar um pouco na ANP, mas normalmente tem vaga. Nesse último não teve porque eram poucas vagas. Mas nesse próximo certamente vai ter.

      Excluir
  58. Caro Apf do Norte, Interior de SP - Araçatuba - SP, é muito concorrido ? compensa pegar lugar mais longe pra voltar mais rápido? att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAra, interior de SP normalmente é concorrido e NUNCA tem como primeira lotação. Mas você estando na Capital há a possibilidade de conseguir remoção mais fácil. Ou pode tentar a sorte na fronteira e depois tentar ir pra casa.

      Excluir
  59. Já tô no pensamento de sofrer uns dois concursos na SR do Acre pra voltar pra casa auahauahauah. Grande APF, é regra perito ir pra SR? Ou a maioria, dependendo da classificação, tem uma oportunidade muito maior de ir para as SR's?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, acho que perito só nas Superintendências mesmo.

      A superintendência do Acre é muito boa. O Acre também! Capaz de você nem querer voltar pra casa.

      Excluir
    2. Ouvi falar que Rio Branco é muito bom. Alguns amigos me disseram que é bem organizado, por lá. Por isso a ideia de aprender sobre novas culturas é interessante, já que o nordestão é longe do Acre! Valeu, APF!

      Excluir
  60. Fala, APF! td tranquilo?
    Saberia dizer, entre os cargos de APF e EPF, em quais destes daria pra voltar mais facilmente pro RJ (SR ou nas outras cidades), tendo como primeira lotação uma cidade de pontuação 4 ou 4,5?
    Em que pese a se confirmar esse grande quantitativo de vagas do novo concurso, certamente abrirão novas opções de primeira lotação, o que pode mudar um pouco esse xadrez da escolha...
    Uma outra pergunta: a ANP consegue formar quantos policiais simultaneamente? Uns 1000?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blopa, capaz de mudar um pouco esse xadrez das vagas. Pero no mucho.

      Escrivão é mais fácil remover para as superintendências em geral, mas o número de vagas na remoção é sempre menor que de Agente. É melhor fazer o concurso pelo trabalho, não pela remoção.

      Excluir
  61. Boa noite APF sou nova por aqui. Assim que eu vi que vai ocorrer mesmo um novo concurso já comecei a estudar. Minha dúvida é, porque Tabatinga e essas outras cidades do começo da lista são consideradas "ruins"? Tem algum motivo fora o IDH? Trabalho mais puxado, arriscado ou algo assim? Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, normalmente são lugares ruins de morar. Alguns são perigosos, mas a pontuação tem a ver com o IDH mesmo.

      Cidades pouco desenvolvidas em geral.

      Excluir
  62. Boa noite, APF!
    É sobre a lotação de perito criminal médico?!
    Tem alguma informação de localização de lotação desta área?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho, irmão. Mas normalmente são nas superintendências. E médico é cobiçado em todas as unidades.

      Excluir
  63. Boa noite APF! Tudo bem com você?

    Dentre as cidades de pontuação 4, quais as que você sugere para ir com a família? Tendo 2 crianças menores de 10 anos.

    Você indicaria tentar uma lotação de pontuação 3? Se sim, quais?

    Sou de Maceió/AL, vai ser uma mudança drástica para eles!

    Abraços e obrigado pelas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, se você puder pegar uma capital com pontuação 3, seria melhor. Mas as cidades de pontuação 4, na minha opinião, são tranquilas também. Mas são menos estruturadas e grande parte tem muita deficiência na área da saúde. Fuja de todas 4,5.

      Excluir
  64. Opa, muito bom teu trabalho. Sou do RS, por mais que seja muito cedo pensar nisso, penso que já que vou pro norte mesmo, o melhor é abraçar uma lotação de pontuação 4 ou umas das 3 de 4,5. No concurso de remoção abre vaga pra SC ou RS, ou é difícil voltar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, quase sempre tem o Chuí. Mas se você quiser voltar para uma cidade melhorada, aí tem que pagar um pedágio no norte. Santa Catarina e Paraná, pelo menos nos concursos de remoção que eu participei, as vagas eram mínimas. Só ia quem tinha uns bons anos de fronteira.

      Excluir
  65. Olá APF do Norte!
    Obrigada mesmo pelo seu blog! É incrível!

    Olha, sou mulher, trabalho na Petrobras e moro no Rio de Janeiro. Na Petrobras tenho um cargo de nível médio, mas sou formada em engenharia.

    Tenho estudado desde 2018 para o concurso da PF...mas de repente, tá me batendo uma preocupação com a lotação e com gravidez.

    Já tô numa idade critica, se eu passar em 2021, provavelmente a ANP será em 2022. 2022 já to no limite para engravidar...

    Na tua visão, como fica a agente quando engravida?
    Se eu sair da anp e logo engravidar? Chegando na nova lotação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode engravidar. Nada de mais não. Legislação normal. 6 meses de afastamento e vida que segue. :)

      Excluir
  66. Fala APF! Primeiramente, parabéns pelo blog e obrigado por fazê-lo! Sou de SSA/BA,comecei a estudar recentemente visando o cargo de Escrivão da PF e tenho alguns questionamentos, se você puder saná-los, ou ao menos me indicar uma possível solução, já fico muito grato.

    1 - Quanto à lotação, sei que o ideal é primeiro passar e depois pensar nestas vicissitudes, mas, não poderia deixar de perguntar. Vi uma entrevista do Eduardo Bolsonaro falando sobre a lotação em SP para escrivães, ele dizia que tal cargo no estado de SP, tinha muita dificuldade em ser operacional, visto que, por se tratar de capital com muitas ocorrências, o trabalho "de escritório" é grande, então, existia muita solicitação dessa função precípua do escrivão. Sabe me dizer se procede?

    2 - A segunda pergunta seria quanto à parte de inteligência. Nós cidadãos comuns nos deparamos muito com filmes e séries sobre o dia a dia policial, na PF, existem cursos sobre inteligência especificamente? Ensinando a coordenar missões, ou algo do tipo? Se sim, ocorrem geralmente nas SR's específicas, ou mais em Brasília?

    Desde já, peço perdão pelas perguntas extensas e agradeço a atenção!

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenadro:

      1 - escrivão normalmente fica mais na delegacia mesmo. Em Sampa, o que falam, é que tem muito serviço para escriba. Então provavelmente o que ele falou tá certo.

      2 - Existem os cursos sim. Atualmente a maioria é EAD. Para coordenar operações normalmente são delegados.

      3 - Pode fazer as perguntas a vontade :)

      Abraços.

      Excluir
  67. Parabéns pelo apoio, irmão. Então, vc acha que vale mais a pena pegar uma cidade de pontuação alta e mastigar uma corrente por 3 anos mais ou menos, por exemplo, e depois vazar para outra (se tiver vaga, claro), de pontuação baixa? Teoricamente da pra arriscar né? De qualquer forma, mesmo que não surja logo o local ideal, a pontuação está correndo. Quando sair já era. Procede? Muito obrigado desde já e sucesso na carreira, irmão. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Paulo. Eu fiquei 4 anos em uma lotação de pontuação 4. Só saí mesmo por questões familiares. Mas se tivesse que ficar mais tempo, tava muito bom. Eu conhecia muita gente na cidade. Vivia bem demais. Pagava muito barato pra morar. Ganhava adicional de fronteira. Tinha uma vida bem melhor financeiramente que eu tenho na capital. Vá tranquilo.

      Excluir
    2. Fala APF! Obrigado por sempre nos responder! Cara, pode falar a lotação de pontuação 4 que você trabalhou? A cidade tinha bons colégios, lazer, infraestrutura de saúde?

      Excluir
    3. Thiago, tinha tanto não. Mas dava pra viver de boa. Muitos colegas com filhos pequenos na escolinha particular. Algumas opções de lazer e um aeroporto.

      Excluir
  68. Boa noite, APF do Norte!

    Vc acha q é possível assumir na cidade de sp e depois conseguir alguma outra forma de remoção para o interior deste estado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é mais fácil conseguir assim do que se for lotado em outro estado. Mas SP é muito grande, então fica difícil de saber realmente.

      Excluir
    2. Pois é, eu gostaria de ir para o interior, tipo Campinas, Piracicaba.. Aí umas das formas seria a permutação?

      Cara, muito obrigado pelas informações disponibilizadas no seu blog, com certeza é um grande trabalho em favor da instituição.

      Excluir
    3. Cara, por permuta acho bem difícil. Talvez uma remoção a pedido mesmo. Eu já vi acontecer muito de o cara estar no interior e querer ir pra capital e conseguir. O inverso eu vi uma vez. Dentro do mesmo estado é mais fácil conseguir. Se você vai conseguir com certeza? Aí não tem como precisar.

      Excluir
    4. Entendi. Vc já viu algum caso de alguém q tenha passado uns anos em alguma cidade de pontuação 4 e depois voltado para o interior de sp? Se sim, em qto tempo mais ou menos?

      Excluir
    5. Cara, interior de SP é concorrido, mas nem tanto. Capaz de conseguir voltar em 4 anos de fronteira.

      Um amigo ficou 14 anos oscilando entre pontuação 3 e pontuação 4. E agora foi parar em Natal/RN. E essa é uma das mais concorridas. Então pro interior de SP não é difícil.

      Conheço outro que ficou 3 anos em pontuação 4 e foi direto pra Campinas.

      Excluir
    6. Valeu, APF!

      Uma coisa que eu não entendi direito foi sobre o funcionamento desses pontos. Eles são zerados depois que vc consegue a primeira remoção?
      Pensei na possibilidade de voltar para a cidade de sp, depois de ter passado uns anos em uma cidade de pontuação 4, e continuar acumulando pontuação (pouca) para um dia ir para o interior do estado.

      Excluir
    7. Desculpe por tantas perguntas.. É que esses detalhes são importantes para me planejar, e principalmente para esclarecer sobre as possibilidades a minha família, namorada..

      Excluir
    8. Não zeram. Você, atualmente, carrega seus pontos com você. Uma vez tentaram mudar isso, mas a galera pirou e voltaram atrás.

      Excluir
    9. Valeu, APF!
      Mudando o assunto, os escrivães tbm têm 1h diária dedicada a exercícios físicos?

      Excluir
    10. Todos os servidores que são policiais. Agente, Papiloscopista, escriba e delegado.

      Excluir
  69. Primeiramente, o parabenizo pelo trabalho, Apf do Norte!
    Sobre o concurso, você acredita que o cronograma divulgado será observado- edital em dezembro e provas em abril?
    Conhece alguma história de candidatos na anp com mais de 40 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, sobre o cronograma: Não tem como saber. Para mim, quem lançou isso, é adivinho ou quer ganhar dinheiro com cursinho. Mas essa é a minha opinião.

      Muitos alunos com mais de 40.

      Excluir
  70. Bom dia! Descobrindo agora a sua página. Sou de Manaus, é possível começar a carreira aqui mesmo? Caso contrário, o que seria necessário para eu voltar à capital? Entendi que, em tese, eu ficaria em Tabatinga antes (ainda estou me aprofundando no tema da lotação, então talvez esteja falando besteiras hehe).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guga, Manaus é uma capital que normalmente tem vaga na ANP, basta se dedicar um pouco lá que volta. Se não conseguir, no próximo concurso volta.
      Manaus é cidade grande de custo alto para viver, sem adicional de fronteira. Não é uma cidade cobiçada.
      Abraços.

      Excluir
  71. Parabéns pelo trabalho APF do Norte.

    Sabe informar se é possível ir para São Paulo logo na primeira lotação no cargo de Papiloscopista?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano passado não teve vaga. Mas normalmente tem.
      Dá uma olhada aqui:

      https://novopolicial.blogspot.com/2019/11/lotacoes-que-foram-disponibilizadas-na.html

      São todas as vagas de 2019, com exceção de peritos.

      Excluir
  72. Bom dia, APF.

    - É possível estar lotado no norte e fazer missões no nordeste?
    - Quando você muda de lotação, você usa seus "pontos" pra ser removido ou você ainda tem sua pontuação normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - É possível fazer missão no nordeste, mas é bem improvável.
      - Você, atualmente, carrega seus pontos com você. Uma vez tentaram mudar isso, mas a galera pirou e voltaram atrás.

      Excluir
  73. Boa tarde amgigo.

    - Esses pontos são contabilizados por dia?
    - Você tem a informação de quais lugares estiveram disponiveis no último concurso de remoção interna e quais as pontuações necessárias?

    Obrigado desde já!

    Excelente blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São contabilizados por dia sim.

      Não tenho os locais que foram disponibilizados e nem as pontuações.

      Valeu.

      Abraços.

      Excluir
  74. Boa tarde APF,
    A mudança de lotação só ocorre quando abre concurso ?

    Quantos pontos eu preciso para voltar pra minha cidade no caso Curitiba ?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, normalmente só ocorre quando abre concurso.

      Não sei responder quantos pontos. Mas são muitos. Uns 8 anos ou mais em cidade pontuação 4, talvez consiga.

      Excluir

Manda bala!