terça-feira, 28 de janeiro de 2020

A doidinha do plantão - Só mais uma história da PF

Compartilhar no Facebook

Era um mês do meio do ano, quando chegou ao meu conhecimento, por e-mail, que eu ficaria no plantão da delegacia. Eu não sou muito fã de trabalhar no plantão, já que na delegacia onde eu estava é um trabalho bem monótono e o que você faz o dia todo é basicamente atendimento ao público. Tá que o serviço dura 24h e depois você tem 72h de descanso, mas eu achava bem chato, que nem esse tempo de descanso me motivava. 

E como eu já disse ali em cima, basicamente atendimento ao público durante os dias de semana. E nos dias de final de semana não faz absolutamente nada, a não ser que tenha algum flagrante. Essa história aconteceu num dia de atendimento, mas não me recordo que dia da semana que foi, mas o plantão estava muito lotado, o que era bem raro de acontecer.

- Próximo, grito eu. E se aproxima uma senhora de uns 40 e poucos anos.
- Pois não, em que posso lhe ajudar?
- Quero fazer uma denúncia, ela diz.
- É sobre o que minha senhora? 
- Um senhor que mora no prédio vizinho ao meu está mexendo comigo. E eu nunca fiz nada pra ele.
- Mas como ele mexe com a senhora, o que ele faz? 

Indaguei pensando já que nem era caso de Polícia Federal. Mas que se ela contasse uma história dele maltratando dela iria já acionar a PC, sei lá, tentar resolver. O que não podia deixar continuar acontecendo era de um cara do nada fazer mal a uma senhora. Mas foi quando ela respondeu:

- Ele está jogando energia em mim! Olha como estou toda queimada. Ela mostrou o rosto com algumas marcas vermelhas, parecendo alguma alergia ou sei lá o que.

Aí relaxei, vi que não podia ser verdade, então resolvi entrar na onda, mesmo com um pouco de dó dela. E, mesmo se eu não entrasse no jogo, também não podia chegar pra ela e dizer que isso ela loucura dela, na cara, secamente! Então fui jogando o jogo como eu podia.

- E como que ele joga energia na senhora?
- Eu não sei - ela disse - só sei que todo dia ele faz isso, e eu nunca fiz nada para ele.

Nessa altura eu já não sabia mais o que fazer. Pedi para ela aguardar, entrei na sala do delegado que era mais próximo a mim, contei pra ele a história e perguntei o que fazer. Porque eu não sabia como falar para ela que não existia esse negócio de jogar energia assim, tipo o homem-elétrico. Mas o delegado falou: ela é uma senhora que tem problema mental, sempre vem aqui. Te vira lá com ela. Dá teu jeito.

Voltei eu para a recepção da delegacia e perguntei a ela:

- A senhora já foi ao médico ver se isso foi da energia mesmo?
- Ah, boa ideia, vou tentar ir no médico.
- Então, a senhora vai, vê lá com ele o que foi isso, e depois a senhora volta aqui.
- Tá bom. Vou lá então, porque o plantão tá cheio, né? 
- Isso. Depois a senhora volta.

E ela saiu. E eu fiquei torcendo para que ela não voltasse nesse mês que eu estava de plantão.

ps.: Essa história foi mais longa que isso, mas faz tempo e eu não me recordo realmente dos detalhes. Sei que a senhora ela meio biruta mesmo. E depois descobri que ela ia direto lá acusar o cidadão do prédio ao lado dizendo que ele jogava energia nela.

pps.: A história não é emocionante, mas nem só de emoção nós nos alimentamos, certo?

ppps: Pessoal, gostaram da história? Deem uma força para divulgar o blog compartilhando no Facebook, basta clicar no iconezinho abaixo.

145 comentários:

  1. Bom dia, kkkk cada coisa que acontece na PF em...kkk
    Sugestão: Fala mais das missões que você já fez...
    sou Fã e Logo logo serei eu contado tudo isso na PF.
    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, falar de missão é bacana. Mas como eu não posso identificar o estado nem nada, preciso queimar muito neurônio para a história fazer sentido. Por isso que estão mais raras.
      Abraços!

      Excluir
    2. Identifica as cidades e estados como colônias do Congo... Ou sla

      Excluir
    3. Pois é. Vou prosseguir. Cidade X, base Y. heheheh

      Excluir
  2. Meu irmão, tu matou minha saudades de ler e me inspirar nas suas postagens !!!

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKK essas loucuras fazem parte do dia-a-dia da PC e não da PF... PC de plantão sempre tem uma boa história bizarra pra contar... já ouvi de alguns conhecidos várias desse naipe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrick, agora você descobriu que em ambas as polícias tem essas doideiras!!

      Excluir
  4. Parceiro, não sabe o quão suas postagens motivam, nos dias mais difíceis, quem tá na luta pra um dia entrar no DPF. Fiquei por 2 pontos no último e foi difícil retomar. Mas o gás agora é total... Nesse meio tempo tem PCDF que farei mas sem perder o foco... Conhece algo sobre a PCDF como instituição? Tenho medo de, se aprovado, deixar de estudar pro cargo que almejo de verdade. Alguma opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo pouco que conheci, é trabalho de Polícia Civil, né. Atende de tudo e faz de tudo um pouco. Além da possibilidade de ficar num canto esquecido em BSB. Mas o salário é bom. E não corre o risco de você ir parar no Oiapoque.

      Se você não está desesperado por um trabalho, foca no seu sonho. Se você quer só ser policial, independente da instituição, faz tudo que aparecer.

      Eu fiz tudo que apareceu na época. Terminei onde eu queria, mas tudo que servia pra mim eu fiz.

      Com relação ao gás: Sei que derruba a não aprovação. Quando aconteceu comigo eu dei um tempo, uns 2 ou 3 meses para recuperar o fôlego, descansar, e voltei para a labuta. É assim mesmo. Mas quem estuda, alcança.

      Abraços.

      Excluir
  5. Boa noite ,

    O senhor acha melhor eu estudar aprofundado uma materia por vez ou estudar todas com mesmo ritmo?


    desde já,
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor? Eita porra!
      João, pode me chamar de "você", fechado?
      Cara, eu estudava uma matéria por vez. Tem uma postagem minha falando sobre acho.

      Mas eu estudava até esgotar a matéria e depois passava para outra. Com exceção de português, redação oficial e redação, que eu estudava só aos sábados até a véspera do concurso.

      Excluir
  6. Boa noite ,

    Voce acha que a pf e prf podem deixar de aceitar tecnologo nos concursos para agente?



    Desde já,
    obrigado.

    ResponderExcluir
  7. "Ele está jogando energia em mim" KKKK

    Cara, quem trabalha atendendo gente já ouviu cada coisa.
    Não fica tanto tempo sem postar, cara.. Suas histórias são boas, motivam.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley, tento ser frequente, mas nem sempre a inspiração vem. Por mim eu escreveria um texto por dia. Mas o cérebro pede arrego.

      Excluir
  8. Oi APF!

    A PRF aproveita a formação do ensino superior como a PF ou é só trabalho externo nas rodovias mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainá, aproveita sim. Até bem mais que a PF.

      Excluir
    2. Olá! Esse poderia ser um assunto muito rico para uma futura postagem. Você que já conhece as duas instituições poderia discorrer com propriedade a forma que ambas aproveitam as especialidades de seus agentes. Forte abraço!

      Excluir
    3. Rapaz, eu penso nisso. Com a quantidade de pessoas que eu já respondi aqui sobre a diferença entre as duas forças, já dava para ter criado uma postagem.

      Vou aceitar a sugestão e vou tentar ser detalhista.
      Valeu.

      Excluir
    4. Que legal! Eu sou da área de TI. Você sabe algo sobre como a PRF aproveita esses profissionais?

      Acho legal a ideia do FuturoPAPAFOX.
      A gente sabe muita coisa da PF por sua causa, a mídia sempre foca na instituição, tem o reality show dos aeroportos que também mostra um pouco, mas a PRF, pelo menos pra mim, é uma incógnita. Só sei sobre o trabalho nas rodovias.

      Obrigada!

      Excluir
    5. Tainá, a PRF aproveita mais que a PF esses profissionais. São muito, mas muito mesmo, mais organizados. Os sistemas são muito melhores. A equipe de TI é bem competente.

      Excluir
  9. Boa tarde, APF vc conhece algum caso de algum candidato no seu concurso ou outros policiais na PF que tiveram problema na avaliação medica devido a varizes nas pernas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabr, não conheço nenhum caso.
      Dá uma lida no edital e vê se tem algum fator eliminatório por lá.
      Mas essas varizes te atrapalham de fazer atividades físicas ou alguma outra atividade?

      Excluir
    2. Dei uma lida no edital e encontrei estas tres:
      l) arteriopatia oclusiva crônica – arteriosclerose obliterante, tromboangeíte obliterante, arterites;
      m) arteriopatia não oclusiva – aneurismas, mesmo após correção cirúrgica;
      n) arteriopatia funcional – doença de Raynaud, acrocianose, distrofia simpático reflexa.
      pesquisei sobre estas doenças e a primeira é em relação ao tabagismo não fumo, a segunda aneurisma, nunca tive um e a terceira em relação a vasos sanguíneos dos braço e das mãos.
      A principio estas varizes são só estética, e somente na perna direita da pra ver uma certa saliência. Não sinto dores, pedalo ao menos 22km todos os dias.
      Pesquisei sobre algum candidato que passou por isso e encontrei um para o cargo de delta, foi em 2003 ele apresentava varizes na perna direita e conseguiu fazer todas as etapas do concurso e inclusive tomou posse, mas teve que entrar com liminar.

      Excluir
    3. Se te eliminarem por isso, liminar neles. Esse lance de não estar no edital já garante uma vitória quase certa.

      Se eu fosse você e quisesse mesmo entrar pra PF, manda bala nos estudos. Se preocupa com essas varizes depois. E só fala delas se o médico perguntar.

      Excluir
    4. Fabr, existe um tratamento chamado Escleroterapia com espuma, é particular mas qualquer vascular faz. As aplicações são mensais e em 3 meses já some. Aqui no interior de SP é barato. Mas passa com um vascular pra ter certeza se é o seu caso. Porém, se é estético, é bem simples de resolver.

      Excluir
  10. Já voltei aos estudos!
    obrigado pelo retorno.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Fala papa fox. Meu irmão, estou tendo dificuldades em estáticas, como só vou fazer o concurso ano que vem, vou estudar aos outras matérias até fechar e dps vou pra estáticas, até o agosto fecho, aí parto para estáticas, vc acha oq ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jena, hein? Com dificuldade em qual disciplina?

      Excluir
    2. Acho que ele quis dizer estatística...

      Excluir
    3. Porque não me lembro de ter essa disciplina específica. Talvez dentro de Raciocínio lógico. Por isso perguntei. Mas acho que quis dizer isso mesmo.

      Excluir
    4. Rapaz o era estatísticas mesmo, o corretor tava corrigindo de forma errada, e eu n percebi. Foi acrescentada no edital de 2014

      Excluir
    5. Jean, mas dentro de Raciocínio Lógico?

      Excluir
    6. ele fala Estatística msm, separada, na última prova da PF caíram umas 10 questões de estatística, nao fiz a última prova, mas dei uma olhada e são questões bem chatinhas

      Excluir
    7. Na minha época tinha um pouco de estatística na disciplina de Raciocínio Lógico. Ainda bem que eu não preciso mais fazer essa prova!!!

      Excluir
    8. Não são difíceis de responder,o chato é montar,são cálculos básicos,mas são gigantes,tem cálculo que enche uma folha inteira.

      Excluir
    9. Marcelo, posso imaginar. Eles já estavam encaixando essas no Raciocínio Lógico.

      Excluir
    10. Sim. São realmente bem chatas e ainda tem contabilidade

      Excluir
  12. Oi, Moço. Tudo bem?

    Há vários comentários por ai de que pode vir concurso da PF no segundo semestre. Acredita que pode ser possível?

    Ah, gosto muito dos textos que escreve. Obrigada por compartilhar o seu cotidiano de um jeito ímpar e tão rico em detalhe.

    Um grande abraço, moço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moça. Tudo sim, e com você?
      Acho difícil concurso para PF nesse ano. Muito mesmo. Ainda tem uma turma que vai entrar na academia agora em março.

      Acredito que em 2022. Esse governo atual quer demitir e reduzir salário de funcionário público, acho difícil eles fazerem qualquer concurso.

      Abraços, moça. ;)

      Excluir
    2. Agora com essa pandemia acho mais difícil ainda, moça. :/

      Excluir
  13. fala APF do norte, blz?
    "Imagina você estudar como um louco para passar num concurso

    Obter êxito

    E quando começa a trabalhar seu chefe imediato fala para você:

    “Você não presta para nada!”

    “Vou colocar você para me servir cafezinho”

    “Pede demissão!! Vai me poupar trabalho de te exonerar!”

    Frases ditas por DELEGADOS de Polícia Federal a Agentes, Escrivães e Papiloscopistas pelo Brasil

    A Polícia de “elite” do Brasil é um dos ambientes mais insalubres para se trabalhar no país

    Aspirantes, CORRAM DISSO!!!

    A decepção virá muito mais rápido que imaginam!!!"

    então APF,tirei esse texto de um APF veterano, pra mim que estudo pra um dia pra ser um APF e é a minha carreira dos sonhos,é um pouco preucupante ler isso vindo de um cara que tah la dentro, é muito drama desse cara ou isso tem algo de verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita verdade.
      Nunca falaram assim comigo. Mesmo porque eu iria cagar. Mas já ouvi um delegado falando: Vocês ganham bem demais para o serviço que fazem.

      Eu faço a minha parte o melhor que posso. Sem me sacrificar. Penso em mim e na minha família. Tenho muitos amigos fora da polícia. Inclusive, a maioria é fora. Então a PF para mim é apenas o meu trabalho, não é minha vida.

      Mas acho que cada um deve se encontrar. Eu to satisfeito, mas sempre fazendo planos para a aposentadoria.

      Mas se você me perguntar: Se você ganhasse na mega sena cem milhões, sairia da PF? Eu falo: Não daria nem tchau. Até com 5 mi eu sairia.

      Excluir
    2. Acho que o serviço público de uma forma geral é assim. Em prefeitura não é diferente, as vezes tem até o agravante da pessoa saber muito menos que você porém ser seu chefe. Em alguns estatutos existe a designação que é quando você é concursado para um cargo (por exemplo: aux administrativo) mas te designam pra outro (exemplo: Chefe do Setor).
      Pelo menos na PF você vai ganhar bem pra ignorar gente tosca.

      Excluir
    3. Tainá, mas vai ter um cara que fez concurso para ser SEU chefe. E isso é foda, porque ele pode te prejudicar, sabendo que tu nunca vai ser chefe dele.

      Excluir
    4. então APF do Norte, ainda sobre esse assunto, do mesmo jeito que tem esse relato aí do APF que se arrependeu de entrar na instituição e tantos outros, e policiais que se mataram, também já vi policiais como Betini, Tomazini, Carlos Machado que parecem que realmente amam isso,vi um vídeo do cara do NEPOM que ele chora(e parece ser genuíno) só de lembrar do dia que ele foi aprovado nessa instituição e ele dedica a vida dele a isso, tu acha que quem participa desses grupos vivem em um ambiente melhor que a maioria ou essa satisfação que eles transparecem é algo interno deles mesmos?

      Excluir
    5. COT e CAOP são ambientes diferenciados. NEPOM trabalha igual quem não é do Nepom e ainda tem que dar conta das missões com embarcação e ainda dar conta das próprias embarcações, mantendo-as operacional.

      Mas Breno, o que quero dizer é que a PF também foi uma das melhores coisas que me aconteceu. É o melhor trabalho que eu tive até hoje. Porém, todo trabalho tem seus percalços e a PF não é diferente.

      Tem gosto pra tudo, e acho que a pessoa tem que entrar e ver o que ela quer.

      Quando falo aqui, falo o que significa para mim e somente para mim. Eu não troco de ficar com minha família para estar no trabalho. E se eu pudesse aposentar hoje, eu o faria sem pestanejar. Porque eu trabalho na PF, não vivo para a PF. Faço meu trabalho o melhor possível, mas não morreria pela PF. Eu penso assim: se eu morrer minha família fica como? Você acha que a PF vai sustentá-los ou ajudá-los de alguma forma? Vai dar uma banana para eles. Então eu prefiro trabalhar aqui e viver fora.

      Mas como eu disse: isso é a minha opinião. Se o cara quer entrar e viver aqui, massa também. Acho que cada um tem que fazer como achar melhor para si. E a PF tem espaço para todos.

      Entenda como uma conversa de amigos. Eu escrevi isso com um sorriso no rosto.

      Grande abraço.

      Excluir
    6. Me formo em engenharia agora neste semestre, fiquei 6 anos fazendo um curso com o qual não me identifiquei muito, mas ralei porque é uma carreira promissora e não sabemos o dia de amanhã. Meu sonho sempre foi as carreiras policiais, sempre curti esse lance de investigação e por isso a PC e PF me chamou atenção. Mas confesso que depois de ver o ambiente de trabalho to pensando bastante em dar foco na PRF, sei que lá também tem seus problemas e nada na vida é perfeito. Mas é muito complicado cara, você aceitar alguém te pisar e não poder fazer nada. Ainda mais se tratando de um concurso deste nível, é muito difícil abrir mão e sair fora. Quando você esta em uma empresa privada ainda consegue se preparar e ir pra outra, por tanto vai aguentando o rojão. Agora um concurso deste nível é complicado pedir pra sair.

      O que me deixa mais puto é esse sistema da PF totalmente ineficaz. De um cara aleatório formado em Direito, fazer um concurso pra ser chefe de um agente que tem 5, 10, 15 anos de experiência. Mas é claro que faz sentido, faz sentido na cabeça dos "Doutores" que não querem perder a majestade, o ego e seus salários altíssimos pra ficar trancado numa sala fazendo um serviço que era melhor deixar pra um promotor.

      Mas por outro lado, os EPA's já conseguiram grandes vitórias, tivemos o aumento de salário das classes, adicional de fronteira, e recentemente os casas que serão construídas para os policiais em algumas fronteiras tensas de morar. E na minha opinião a luta não pode parar mesmo, ainda tem muito a ser feito.

      Em fim, me estendi bastante mas esse foi apenas um desabafo meu depois de ter essa desilusão. Cara é um balde de água fria, me sinto muito triste por isso. Sonhei demais com o dia que formaria e começaria meus estudos, agora que posso me sinto desmotivado dessa maneira, perdido nas incertezas do futuro.

      Excluir
    7. Buds, acho que você está se precipitando, sabe. Tem muitos locais bom de trabalhar na PF, mas tem esse porém da chefia. Mas já tive chefe ruim na PRF e nos outros lugares que trabalhei. Aprendi a criar casca sobre isso e, atualmente, mais casca do que nunca.

      Vejo muito desanimo na PF. Muito antigão com bagagem desanimado. Mas eu ainda espero fazer um trabalho legal. Atualmente, com essa pandemia, estou em um estado de suspensão. Estamos vivendo algo surreal e não se pode gastar energia desnecessária para correr riscos desnecessários.

      Mas posso dizer que aproveitei muito a PF, já vivi muitos momentos excelente. Já fiz trabalhos que me deram orgulho. E já fui sacaneado por colega (e não era delegado).

      Mas se eu colocar na balança, valeu muito a pena. E você, como engenheiro, pode ter mais chance ainda de fazer trabalhos na sua área e de investigação tbm.

      Não esmoreça antes. Passe no concurso. Passe nos dois, PRF e PF e depois escolha. Eu sinto falta de muitas coisas da PRF, como por exemplo a organização. Mas ainda não me arrependo de ter trocado.

      Espero ter ajudado.

      Grande abraço.

      Excluir
  14. Questionamento e resposta fodásticos! Um dos melhores posts que já li em todo o blog. Soco na cara com fratura exposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrick, minha intenção é não deixar ninguém se iludir. O salário é bacana. O trabalho é bacana. Mas é um trabalho como outro qualquer. E assim que tem que ser encarado, na minha opinião. Não pode se deixar afetar.

      Excluir
    2. Concordo! Devemos ter essa postura clara e direta, sem rodeios! Servirá como uma espécie de "filtro" para grande parte dos aspirantes, que por inexperiência ou ingenuidade mesmo, só olham o lado bom e "glamuroso" da instituição.

      Excluir
  15. APF, prometo que esse ano não lhe pergunto mais nada! É sério! Peço que só responda quando realmente tiver tempo (mesmo que leve um mês). Resolvi colocar as minhas últimas dúvidas que poderia existir sobre o DPF de uma vez! Espero que não me endenda mal! Não estou querendo lhe sacanear de forma nenhuma! Rs

    - Um agente, lotado em fronteira, querendo voltar para Brasília (que levaria cerca de 8 anos para voltar para casa estando em uma lotação de pontuação alta), decide com 4 anos tentar alguma coisa aos arredores por exemplo, a pontuação do período de fronteira será zerada depois disso? Ou se manterá sendo somada a pontuação de sua nova lotação?

    - Acha que em 4 anos (ou 1 concurso de remoção) estando em de lotação fronteira, seria suficiente para conseguir alguma coisa em Jatai-GO ou Anápolis-GO?

    - O DPF tem convenio com algum plano de saúde? Há alguma política de reembolso de porcentagem para titulares e familiares? Geralmente no poder Executivo essa questão é mais complicada!

    - Quando um Agente vai fazer uma missão em outro estado como funciona a viagem? o DPF lhe compra uma passagem de avião para o destino e lhe dá a diária do hotel, é isso? De quanto é essa ajuda de custo?

    - Sobre o cargo de Delegado; fora a questão do bom salário, a quantidade enorme de serviço a depender da lotação, a questão de status (que muitos se alimentam disso), há alguma vantagem prática no cargo de Delegado da PF em relação ao Agente Especial da PF? Eles recebem incentivo para estudos? Tem autonômia para trabalhar com o que gostam e depois mudarem se quiser? Tem facilidades para ser adidos? Possuem liberdades dentro do orgão, como outras carreiras (MP, TCU, RFB, ou cargos jurídicos)?

    - As únicas vantagens práticas de um Delegado (comparado a outras carreiras de diversos poderes) seria somente o salário e o "status"? Organicamente não seria comparável com as vantagens de Auditores do TCU, Receita Federal, ou carreiras jurídicas?

    - Qual a diferença de um Delegado que trabalha em plantão para um que trabalha em expediente? Sei que na polícia civil eles tem essa distinção!

    - Os Peritos vão mesmo se separar da Polícia Federal e formar a Polícia Científica Federal? Hoje é como existisse duas polícias dentro do DPF? A Federal e a Científica? Os dois não se bicam?

    - Peritos recebem incentivos de estudos, adidos (Vi algo sobre um que era adido na interpol para crimes cibernéticos), trabalhar com o que querem e mudar também quando querem (quando no INC), a vida deles é menos estressantes do que a dos outros cargos?

    - Você acha que a vida média de um Delegado ou Perito é melhor do que em outros cargos da Administração Pública Federal? Um TCU por exemplo?

    - Agentes Especiais são mais respeitados pelos superiores (pela experiência), têm algumas preferências, ou são meramente um número de tempo de serviço e um salário um pouco maior?


    Muito obrigado, pelo ano inteiro! Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Não zera. A pontuação permanece. Ainda é assim, não sei até quando.

      - Acha que em 4 anos (ou 1 concurso de remoção) estando em de lotação fronteira, seria suficiente para conseguir alguma coisa em Jatai-GO ou Anápolis-GO?

      2 - Não tenho certeza. Sei que é possível conseguir interior de GO, mas depende também do número de novinhos que vão entrar.

      - O DPF tem convenio com algum plano de saúde? Há alguma política de reembolso de porcentagem para titulares e familiares? Geralmente no poder Executivo essa questão é mais complicada!

      3 - Você ganha uma mixaria a mais no salário. Não chega nem a 25% do valor do plano. Não sei se para dependente paga também. Acredito que sim.

      - Quando um Agente vai fazer uma missão em outro estado como funciona a viagem? o DPF lhe compra uma passagem de avião para o destino e lhe dá a diária do hotel, é isso? De quanto é essa ajuda de custo?

      4 - Compra a passagem se for de avião. Ou vai de viatura, depende do caso. Ganha diária. Em torno de 190 reais líquidos por dia. Depende da cidade. Mal cobre os custos da viagem normalmente.

      - Sobre o cargo de Delegado; fora a questão do bom salário, a quantidade enorme de serviço a depender da lotação, a questão de status (que muitos se alimentam disso), há alguma vantagem prática no cargo de Delegado da PF em relação ao Agente Especial da PF? Eles recebem incentivo para estudos? Tem autonômia para trabalhar com o que gostam e depois mudarem se quiser? Tem facilidades para ser adidos? Possuem liberdades dentro do orgão, como outras carreiras (MP, TCU, RFB, ou cargos jurídicos)?

      5 - Cara, delegado manda no DPF. Mas ele também tem chefe. Tem que dançar conforme a música, mas nunca se compara com um agente epecial. Se eles quiserem mandar o agente especial passar 5 meses na selva, mandam. Os caras investigam o que tem que investigar, não tem tanta liberdade assim não. Ninguém tem incentivo ao estudo. Adido só pode ser delegado. Os outros cargos podem ser trabalhar em uma adidância, mas em um cargo com outro nome. Eu não sei bem como funciona não.

      - As únicas vantagens práticas de um Delegado (comparado a outras carreiras de diversos poderes) seria somente o salário e o "status"? Organicamente não seria comparável com as vantagens de Auditores do TCU, Receita Federal, ou carreiras jurídicas?

      6 - Não sei responder isso. MAs acho que as carreiras jurídicas são melhores.

      - Qual a diferença de um Delegado que trabalha em plantão para um que trabalha em expediente? Sei que na polícia civil eles tem essa distinção!

      7 - Nenhuma.

      - Os Peritos vão mesmo se separar da Polícia Federal e formar a Polícia Científica Federal? Hoje é como existisse duas polícias dentro do DPF? A Federal e a Científica? Os dois não se bicam?

      8 - Não que eu saiba. E também nunca vi essa briga não. Cada um na sua.

      - Peritos recebem incentivos de estudos, adidos (Vi algo sobre um que era adido na interpol para crimes cibernéticos), trabalhar com o que querem e mudar também quando querem (quando no INC), a vida deles é menos estressantes do que a dos outros cargos?

      9 - Trabalham na sua área específica. Não mudam quando querem. Ninguém no departamento muda quando quer. Niguém tem incentivo ao estudo. Acho que a vida deles é menos estressante. Granham igual delegado e não trabalham tanto quanto delegado.

      - Você acha que a vida média de um Delegado ou Perito é melhor do que em outros cargos da Administração Pública Federal? Um TCU por exemplo?

      10 - Não sei responder isso também. Mas acho que tribunais, em geral, são melhores. Judiciário tem muito mais benefícios quase sempre.

      - Agentes Especiais são mais respeitados pelos superiores (pela experiência), têm algumas preferências, ou são meramente um número de tempo de serviço e um salário um pouco maior?

      11 - Meramente um número de tempo de serviço e um salário um pouco maior!

      Excluir
    2. Valeu, irmão! Não imaginava que fosse responder tão rapidamente! Graças a você o DPF deixa de ser um lugar obscuro, no sentido de lendas, mitos e ilusões!

      Vou lhe dar o descanso merecido! Abraços.

      Excluir
  16. Muito bom vc ter postado essa história,a maioria fica naquela ilusão das páginas motivacionais que ficam postando vídeos do COT,CAOP,NEPOM,a galera fica toda empolgada achando que vai entrar e vai viver isso no seu dia a dia,acaba se frustrando depois de tantos anos de estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. LMS, realmente são dois mundos diferentes. Eu, por exemplo, não tenho a mínima vontade de participar desses grupos táticos... nem de graça. Já tem gente que entra na PF com esse sonho. Mas só uns poucos conseguem.

      Excluir
  17. Fala APF, blz? Cara, muito obrigado pelas postagens e por esclarecer tantas dúvidas que temos sobre a carreira e o dia a dia de um APF.

    Acredito que você já falou sobre isso, mas se puder responder novamente eu agradeço.

    Você teve o privilégio de ter trabalhado nas duas instituições (PRF e PF) e pelo que vejo nos seus comentários, você sempre fala muito bem e tem uma grande admiração pela PRF. Além de você, vejo que quem conseguiu ser aprovado na PRF, se apaixona realmente pela instituição.

    Você comentou mais acima que seu trabalho na PF é o melhor trabalho que você já teve até hoje.

    Poderia falar mais sobre o que te levou a trocar a PRF pela PF e os pontos que você acha que a PF supera a PRF?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu troquei a PRF pela PF porque gosto mais do trabalho daqui. PRF o trabalho é basicamemente na BR fiscalizando veículos. Aqui na PF é mais dinâmico.

      Aqui o trabalho é mais diversificado e menos cansativo. Ah, e ganha mais também. Isso pesa bastante para mim. Além de que o meu sonho era ser Agente da Polícia Federal. Tavez eu não conseguise escolher ficar na PRF nem que ganhasse a mesma coisa.

      Tem coisas boas e ruins em cada uma casa, mas aí quem tem que colocar na balança é você.

      Mas talvez se eu não tivesse passado na PF logo em seguida a ter passado na PRF, talvez eu ficasse na PRF de boa.

      Excluir
  18. Boa tarde APF Norte, já tem um tempo que te acompanho e primeiramente quero te agradecer por nos motivar sempre. E tenho algumas dúvidas que quero te perguntar. A primeira é como que funciona o trabalho do Perito Federal, ele também participa de missões, como o agente? Ou ele fica recluso em laboratórios?
    E a segunda é sobre horas de trabalho extras, você as recebe, ou elas vão pra um banco de horas? E o mesmo vale pro Perito?
    Obrigado por esclarecer nossas dúvidas e sucesso na sua jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perito também viaja e vai para operação. Perito é policial também. Conheço perito que participa do GPI. Mas é opção dele. Porque além disso, ele vai ter as demandas de perícia, que não são poucas. Então ele vai trabalhar mais e receber a mesma coisa no final do mês.

      As horas extras você normalmente pode compensar em outro momento. Vale para todos os cargos policiais. Nunca recebe dinheiro.

      Excluir
  19. Rapaz, tenho quase certeza que realmente estavam jogando magia na senhorinha. Hahahahaha

    Cara, tava lendo os comentários e, porra, é sonho mesmo. A pessoa tem que ter o sonho de entrar na PF, porque a pior coisa que existe (a qual pude perceber aqui e pesquisando) é a figura do delegado. Por isso que a PF deveria adotar a carreira única. Enfim. Saudades das postagens, manolo! Depois chega lá no BP. Grande abrassss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem delegado que é ponta firme pô. Mas tem uns que só atrapalham.

      Excluir
  20. Ou, APF, foi em alguma postagem sua que eu li que os novos agentes ganhavam a arma, o distintivo e um notebook quando se formavam na ANP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o note passa a ser seu mesmo? Ou caso você, por algum motivo, peça para sair tem que devolver? Kkkkkkk

      Excluir
    2. Esse notebook qual marca seria r qual a função dele ? Pessoal, trabalho, trabalho e pessoal? É arma vem na caixa e tal são novas ?

      Excluir
    3. Jean, notebook é para o trabalho. A arma pode ou não ser nova, depende da tua sorte.

      Excluir
    4. Rhuan, é acautelado para você. Se você sair tem que devolver.

      Excluir
  21. não sei se gosto mais das postagens ou da sessão de comentários hahahah!

    ResponderExcluir
  22. Sou 1° Tenente do EB formado na AMAN e estou interessado em prestar o concurso da PF. Conhece alguém que já fez essa "loucura"?

    Outra: algum dos cursos do EB teria utilidade para a carreira da PF? Ou seria só para constar na "ficha"?

    Cursos de proficiência em língua estrangeira (Cervantes, Cambridge, etc) tem alguma utilidade na carreira?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, tinha um na minha turma da ANP que tinha uma patente boa no EB. Muitos migram. Aí depende muito de você. Lembra que a aposentadoria é incerta.

      Os cursos teriam utilidade caso você queira ser de grupo especial. A proficiência em idiomas ainda não vi ser aproveitada na PF. Você entrando vai ser novinho e ponto final. Isso é cruel, mas é assim.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. LMS, quero que saiba que de forma alguma me arrependo de ter entrado no EB. O EB me proporciona um salário satisfatório onde sustento uma família de 3,morei em diversos lugares do Brasil, fui assistido em relação à transferência e ajuda de custo para estes deslocamentos, além de haver um clima de união dentro da instituição que não se vê em todo lugar. Eu sei também que a vida não é flores, e que muitos problema q eu não encontro no EB eu encontraria lá na PF. Porém a atividade do exército geralmente é muito morosa, cheia de teorias e "veja bem" que desanima um pouco.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Olha,eu não conheço o dia-a-dia na PF, pode ser que lá também haja o mesmo problema, mas algumas vezes se preocupam demais com coisas banais ("rolha")

      Excluir
    6. Apf, o que você quis dizer com "Lembra que a aposentadoria é incerta"? Você está falando em relação ao EB ou a PF?

      Excluir
  23. Fala PF. Conhece os caminhos para perito criminal computacional da PF? Queria algumas dicas de sobre, sempre tem vagas será? E outra coisa, tenho 1,68 de altura e sou bem magro mesmo (corpo de adolescente), isso atrapalharia em algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente há vagas para perito criminal na área de informática. O caminho é estudar. Pegar os editais anteriores e sentar a bunda na cadeira. Confesso que eu não tenho mais essa paciência. E corpo de adolescente não atrapalha. Basta estar preparado para os restes físicos e tudo certo.

      Excluir
  24. Parabéns pelas suas postagens, companheiro! Sempre com relatos humanos, verdadeiros e bem escritos. Todos aqui sabemos da dificuldade que deve ser escrever dentro da sua rotina de apf, mas se puder não pare. Além de ajudar a nós, concurseiros, seus relatos nos mantém firme nessa caminhada dos estudos. Ansioso pelos próximos capítulos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, eu tento sempre atualizar. O negócio é quem nem sempre as histórias são "contáveis". Tomo muito cuidado para não revelar nada de ninguém.

      Excluir
  25. Amigo, uma duvida à respeito da miopia
    Tenho miopia, 4 graus, enxergo tudo normal com correção.
    Isso seria fator para reprovação no exame médico? Durante seu tempo na ANP, vc encontrou pessoas míopes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Staller, meu amigo, se não pudesse míope, iam faltar candidatos né. Na verdade conheço poucos não míopes dentro da ANP.
      Fique tranquilo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Cara essa frescuragem de óculos só militar mesmo,eles pedem exame com e sem óculos,nas federais e civis só pedem com óculos,ai tem la o mínimo que vc tem que enxergar de óculos.

      Excluir
  26. Uma pergunta boba,não tem relação com a história,mas fiquei nessa dúvida.Em operações tipo na selva,vc pode usar roupa camuflada ou multicam por debaixo do "plate" preto com o nome da PF?Ou tem que ser tudo preto o uniforme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, uma coisa que não tem padrão nenhum é o uniforme da PF. Mas no mato normalmente a galera usa camuflada. Ainda mais aqui no norte, que ir pro mato significa ficar horas em uma voadeira pegando sol. E fazer isso todo de preto é muito sofrimento.

      Excluir
    2. Vlw cara,ficava nessa dúvida,abraços.

      Excluir
    3. Cara, olha bem olhado numa operação da PF na TV. Vai ver pessoal vestido de todo jeito. É meio zuado esse negócio de uniforme dentro da PF.

      Excluir
  27. Massa as crônicas, brother! Do lado de cá estou pesando meu desejo de entrar na empreitada rumo a PF. Por enquanto, trabalho como psicólogo do SUS, e desse lugar posso te falar que tu tiveste uma saída boa encaminhando ela pra saúde (sem invalidar a demanda que ela te faz), acho que nós funcionários públicos (independente de que face da máquina - educação, saúde, segurança, assistência social) temos que ter esse jogo de cintura de conectar os pontos, já que principalmente na loucura a demanda fica dispersa (de modo que ao invés de procurar dar tratamento à angústia dela na saúde ela, interpretando a angústia como injúrio por outrem, procura a ti pra dar cabo à situação). De um modo ou de outro cuidamos da população, né, numa ou noutra faceta. Bons registros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Mas acho que ela não foi não. Porque depois ela continuou voltando. Deu dó, mas ela tava certamente procurando ajuda no lugar errado =/

      Excluir
  28. Boa apf, voc conhece um agente de policia federal que trabalhe usando oculos, sucesso guerreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, um monte de gente, inclusive eu!
      Quando não são os óculos de grau são os óculos escuros.

      Excluir
  29. Olá amigo, já parabenizo-o pelo blog, está ajudando muita gente, inclusive eu.
    Eu gostaria de tirar algumas dúvidas contigo, se for possível.
    Meu objetivo é entrar na PF como agente, cursar direito e ingressar no COT.
    Eu já estudo para PF, estou terminando o superior (tecnólogo), contudo tenho dúvidas referente a lotação para concretizar esse objetivo. Eu vibro muito...muito mesmo, com o operacional, porém como meu objetivo como agente será o caminho de delegado eu não sei qual seria a melhor escolha de lotação, se é preciso ficar no adm pra não prejudicar a faculdade ou dá pra conciliar uma lotação puxada e o operacional junto com a faculdade sem dor de cabeça. Sou de SP e basicamente minha dúvida é essa, não tenho preferência de escolha, obviamente que se em SP fosse tranquilo para eu atingir esse objetivo seria minha preferência, mas o que o senhor acha? SP é uma boa lotação para esse objetivo?(delta); É possível conciliar o operacional como agente e conciliar a faculdade de direito ou é melhor eu sempre optar pelo adm quando possível?; É uma boa ideia eu escolher uma lotação que seja mais tranquilo que SP(se lá não for) para não atrapalhar a facul?; Se sim, qual?; Sei que para o COT precisa de no mínimo 1 ano de PF, sabe dizer se quando empossado como delegado esse tempo já seria compensado e eu de início já poderia participar do curso ou teria que cumprir mais 1 ano como delta?; Há possibilidade de ficar na delegacia, como dormir e tomar banho como em um quartel do EB? (acredito que não, mas vale perguntar, tenho intuito de economizar nos primeiros anos e juntar dinheiro, por isso a dúvida). Desde já agradeço imensamente e peço desculpar por tantas perguntas, mas é difícil encontrar uma fonte tão disposta e de tanta valia como o senhor. Abraço, força e honra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos às respostas:
      - Até consegue conciliar a faculdade com lotação puxada, mas vai ser bem ralado. Muitas viagens e dias fora vão fazer você perder períodos. O ideal seria uma lotação que você possa ficar trabalhando em horário de expediente normal. Isso facilitaria sua faculdade.

      - Acho que em São Paulo pode ser tranquilo. Eu não tenho certeza. E "senhor" é teu cu. :P

      - Se são Paulo não for tranquilo, cabe escolher uma lotação mais tranquila. Mas acho que uma superintendência é mais tranquilo que delegacias, em geral. Além disso SP é recheada de faculdades. Seu objetivo é estudar. Então foque nisso.

      - Cara, vou te derrubar aqui. Delegado não entra no COT. Os operadores não deixam. Ou você entra como Agente no COT e depois passa para delegado. Ou você desiste do COT. Com relação ao tempo, não sei afirmar.

      - Não há possibilidade de você morar na delegacia. Acontece de algumas terem alojamento, mas são para policiais que vão de missão, e não para os que estão lotados por lá.

      Boa sorte. Grande abraço.

      Ah, foi mal pelo palavrão!

      Excluir
    2. Nossa... então seria o caso deixar o delta pra lá. Sabe dizer se é de fato possível cursar uma faculdade estando no COT? Afinal lá é puxado demais né, ou é missão, ministrando treinamento e poucas vezes na "rotina" de treino diária mesmo né.
      Agradeço a resposta, Abraço.

      Excluir
    3. Rapaz, eu pensaria no salário mesmo. Mas fazer faculdade no COT aí eu acho que é bem complicado. O Salário de delta é o dobro do de Agente.
      Dependendo da sua idade, vale a pena entrar pra agente, focar pra delta e esquecer o COT. Mas aí é bem pessoal a decisão.
      Abraços!!

      Excluir
    4. cara o Eduardo Betini uma lenda do cot, é formado em direito, ACHO que foi durante o período que ele estava no COT, pq eu vi no currículo dele que ele se formou em uma faculdade de brasília e ele não morava lah antes de ir pro COT, ele se formou enquando estava no COT ou CAOP, um dos 2.

      Excluir
    5. Bruno, eu realmente não sei. Mas pelo que sei do COT, viaja demais. Passa muito tempo fora. Então dá pra se formar, mas provavelmente vai demorar mais que os 5 anos.

      Excluir
    6. Porra APF do Norte, ai você me complicou também. Minha vontade era de virar Delegado da PF e entrar no COT, já que até vi entrevistas de membros do COT dizendo que tem Delegado lá. E agora? a chance é realmente zero? ou só é mais difícil? Formo em Direito esse ano, então não tem como abrir mão do cargo de Delegado pra ser Agente só pra entrar no COT.

      Excluir
    7. AAA, faz assim: entra como delegado. Aí você me avisa aqui. Aí depois você faz o curso do COT. E aí me conta aqui como foi! heheheh
      To falando da realidade que comentam. Mas eu não desencorajo ninguém não. Eu quero que entre e que siga em frente.

      Excluir
    8. AAA aqui.
      Estava pesquisando algumas coisas sobre o COT aqui e achei um edital antigo dizendo que pra entrar no COT tem que ter no minimo 1,70 de altura. Acho que molhou de vez meu sonho, tenho 1,67 (sim, sou um anão).

      Excluir
    9. Não tem mais isso de altura não. Fique tranquilo.

      Excluir
    10. Na real, é possível entrar sendo delegado sim, mas vai depender dos caras lá quererem que entre.
      Muitas vezes nem abre vaga para delta. Mas às vezes querem que entre e aí caso o cara banque mesmo ele entra. Mas vai ter que ralar como todos os outros (até porque no futuro os delegados serão chefes lá dentro então tem que passar pela forja).
      Se seu sonho é ser delegado e do COT, mande brasa e se prepare muito para o COT.
      Enfim, muito difícil, mas não impossível.

      Excluir
    11. Ta aí a resposta diferente da minha. De um cara mais otimista que eu.
      Parceiro, suas contribuições são sempre bem vindas. Valeu demais!!!

      Excluir
    12. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    13. Ciente. Entendida a explicação. Boa!!
      Pode participar sempre aqui!
      Abraços.

      Excluir
    14. Preocupem-se em ser aprovados antes
      Pessoal tá adiantando muito as fases da vida. Para ser Delta tem que ter experiência de 3 anos (jurídica ou policial). Para tornar operador do COT tem que querer demais, não vai ser fácil, tem que ter perfil. Acho que muitas pessoas devem dar uma desiludida quando entram na PF e veem como é a realidade..

      Excluir
  30. Gosto bastante do blog, e estou estudando para ser uma agente. Não vejo a hora de pegar meu distintivo e a minha arma. Gosto do blog pq ele aborta várias coisas que é ser um agente,as vezes a galera acha que é só tiro e correria kkk mais muita das vezes tem que fazer serviços burocráticos tbm,faz parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessy, posso falar que algumas das vezes fazemos serviço operacional. Normalmente fazemos serviços "burocráticos", do verbo: dentro do escritório.

      Excluir
  31. APF do norte tudo bem? eu queria saber em relação a trabalho de agente infiltrado, exemplo se infiltrar em uma facção ou algo do tipo, se isso ocorre na PF ou se é só coisa de filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi alguém trabalhar infiltrado, como se vê em filmes americanos. Mas contaram na ANP que sim, isso acontecia. Mas hoje evitam devido ao perigo. Então eu não conheço ninguém.

      Excluir
  32. Eu estou com uma dúvida, vc poderia me ajudar? Tipo caso uma pessoa vire agente da PF a maioria das vezes ela vai pra fronteira certo! Aí tem uma pontuação que vc ganha, agora eu tenho uma dúvida se a pessoa é agente é tem tipo 1000 pontos de fronteira,caso ela passe para outro cargo como perito,delegado da PF ela vai ter os seus pontos zerados?? Ou vai continuar com os pontos que ela tinha anteriormente??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perde os pontos. Inclusive se você já for classe especial e passar para outro cargo, volta para a terceira classe.

      Excluir
  33. Outra dúvida! Caso vc entre no COT como agente, mais aí vc faz um concurso para delegado da PF e passa,vc poderia continuar no COT normalmente ou seria removido para fazer a função de delagdo normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, delegado pode participar do COT. Só que no curso não passa. Se você já for do COT e passar para delegado, ouvi falar que pode voltar para o COT sem fazer novamente o curso.

      Excluir
    2. Como assim "Do curso não passa"?

      Excluir
    3. Eu realmente não entendi!
      Pq tipo vc disse que o delegado pode fazer o curso,então mesmo se o cara passar no curso(que deve ser difícil pra caralho) ele não vai entrar no COT?
      Na minha opinião isso é meio injusto,os delegados deveriam ter a mesma possibilidade de passar que um agente, e não é pq vc é um delegado que vc não sabe fazer operação etc.(E só minha opinião) mais enfim valeu por responder!
      *Eu tô pergunado pq eu to estudando para delegado (não que eu goste da função, mais tem um salário melhor é na minha opinião tem uma prova "mais fácil" pelo fato de ser só direito é eu gostar mt das matérias) mais aí eu queria fazer parte do COT pq eu prefiro operações, mais pelo visto isso é meio complicado.
      E valeu pela recomendação do livro vou procurar.

      Excluir
    4. Ele não passa no curso.
      Vou te falar: tudo que a PF não é: justa.
      Entre para delegado que é a melhor coisa que você faz. E tente trazer justiça. Porque, atualmente, tá foda.

      Excluir
    5. Deu pra perceber amigo, vendo de fora parece que é um instituição mt foda,justa,sem corrupção...
      Mais pelo que vc tá me contando realmente não existe uma instituição perfeita.
      Pelo menos a PF não tem essa hierarquia igual a PM certo?
      Ah sobre oq vc falou para delegado, vale o mesmo para outros cursos como o do GPI? Ou nesse o delegado pode fazer parte?

      Excluir
    6. GPI é tranquilo.
      Entra no departamento, olha de perto. Aí quero que tu dê teu relato aqui. Eu publico como um texto. Quero que tu aborde primeiras impressões, se ainda pretende entrar no GPI e/ou COT.

      Grande abraço.

      Excluir
    7. Mais como funciona o GPI mais ou menos?(não tem muita informação sobre esse grupo na Intenet)
      1- Também é feito um curso?
      2- O Trabalho é mais tranquilo do que o do COT?
      3- Tem nas Fronteiras ou é um lugar específico igual o COT?
      4-E por último será que delegado entra sem problemas mesmo?
      Abraços!!

      Excluir
    8. GPI funciona, teoricamente, em todos os estados. O GPI você treina mais, e entra quem quer. Só que você trabalhar normalmente e, além disso, tem as atividades do GPI. Tem que fazer o curso, mas é suave. A maioria que faz, passa!

      Excluir
  34. So mais três perguntas eu juro!!
    1- O curso de formação do COT é tipo umas 10× mais difícil que a ANP?
    2- Seria praticamente impossível conciliar COT com a Faculdade?
    3- Cada operação que o COT faz equivale a uma missão ou seja tem diaria para cada operação?
    4- Quando vc entra no COT,vc tipo assina um contrato ou algo do tipo para ser vinculado à esse serviço é não poder sair a qualquer hora ou vc pode sair do COT quando vc quiser??
    5- A maioria das operações do COT são de forma passiva ou a maioria tem troca de tiro?
    6- Depois que a pessoa sair do COT, ela continuaria lotada em Brasília?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que você não sabe contar! hahaha

      1 - Talvez umas 50 vezes.
      2 - Acho que não é impossível, mas provavelmente perderá períodos e demorará mais para se formar.
      3 - Só tem diária se viajar.
      4 - Quando entra tem que permanecer por um tempo determinado, conforme o edital. No último edital, se não me engano, eram 3 anos.
      5 - A minoria da minoria tem troca de tiro.
      6 - Reza a lenda que após sair do COT você pode escolher qualquer lotação.
      7 - Entra primeiro, depois você se preocupa com isso! Abraços.

      Excluir
  35. Tem como me responder mais algumas perguntas? Hahaahahaha
    1- Há algum preconceito com o cargo de delegado na PF? Pq vejo que muitos agentes não gostam dos delegados.
    2- Quando a pessoa vai fazer o curso do COT ela continua recebendo mesmo sem "trabalhar"? Ou vc tem que cumprir o horário é dps ainda fazer o curso?
    3- Na sua opinião o COT é a melhor força operacional de polícia do brasil?
    4-Dps que passa os três anos, e o cara tiver condições físicas ainda pode continuar no COT?
    5-Tem comparação entre os agentes normais e os do COT em termos de tiros,habilidades etc, ou os caras do COT são melhores em tudo?
    6- Vc nunca teve vontade de fazer parte do COT ?
    7- Vc trocaria o seu cargo de agente pelo o de delegado mesmo não gostando do serviço de delegado?
    8- Vc sabe mais ou menos quantos pessoas fazem parte do COT atualmente?
    9-Uma lotação de pontuação 4 para ir para BH, demoraria quantos anos?
    10-Sobre escolher qualquer lotação dps de sair do COT é sério mesmo?
    11-Os caras do COT treinam todo dia mesmo?
    E quando não tem operações eles só treinam é vão embora?
    12-Os caras do COT tem férias,fim de semana etc ou os caras trabalha todo dia?
    Abraços amigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Não, É conceito formado mesmo.
      2 - Recebe trabalhando. O curso é considerado parte do trabalho.
      3 - Não tenho a mínima ideia. Mas os caras são bons.
      4 - Pode ficar o quanto quiser.
      5 - Rapaz, quem treina quase todo dia tende a melhorar suas habilidades. Mas melhores em tudo eu não sei dizer.
      6 - Não. Trabalhar muito e ganhar a mesma coisa que todo mundo não é algo que seja atrativo, na minha opinião. É pra quem realmente gosta.
      7 - Trocaria pelo salário.
      8 - Não sei.
      9 - Rapaz, acho que uns 2 concursos (8 a 10 anos). Mas pra delegado é diferente.
      10 - É sim.
      11 - Treinam. Quando eles não estão treinando eles estão dando aula. Quando não estão dando aula estão em operação ou folga.
      12 - Os caras são gente, não são robôs não! Conheci alguns, e eles realmente são de carne e osso.

      Compra o livro do COT. "Charle Oscar Tango" o nome. Vale a pena. Eles explicam muita coisa alem de falar das missões.

      Excluir
    2. cara nem sou PF ainda, mas pelo que leio de relatos de alguns PF, a maioria dos DPF são uns folgados, prepotentes, arrogantes e que humilham os demais policiais, tem muito isso na PF, inclusive tava lendo o livro "Força Tática da PF" do Carlos Machado um cara que tá no COT desde o início e inclusive lá nos primórdios do Cot teve que bancar viagem do próprio bolso pra treinar com GSG9( polícia de elite da alemanha), ou seja,o cara tem história na polícia federal e deu o máximo pela evolução de elite da instituição, dps de sair do COT, voltou para a sua cidade no Rio de Janeiro e foi trabalhar normalmente e logo de cara teve que lidar com situações chatas e falta de respeito conduzidas por um DPF, segue aki um trecho que ele descreve no livro:
      "algumas horas depois de ter ponderado muito sobre o ocorrido, tendo tempo suficiente para deixar de passar por uma futura situação semelhante, fui ao departamento pessoal solicitar minha aposentadoria, sabendo que aquilo que aconteceu poderia ter tomado proporções maiores e que mancharia minha carreira no Departamento."
      Esses Delegados não conhecem a palavra respeito, nem por uma lenda do Cot, imagine por um policial federal "comum", se tu for virar um delegado , lembre de não ser um otário e respeitar o próximo.

      Excluir
    3. Não tá fácil, meu amigo Bruno, não tá fácil.

      Excluir
    4. Isso é foda cara pra quem tem o sonho de ser um policial federal esse tipo de situação desanima muito. Enquanto a segurança publica do pais não deixar todo esse corporativismo senzala casa grande de lado e passar a se modernizar e seguir as estruturas que dão certo em outros países, ser agente da PF ou PC ou até mesmo praça na PM vai ser cada vez mais difícil, o sentimento de enxugar gelo faz o amor pela profissão morrer a cada dia.

      Excluir
    5. Pra quem tem o sonho de ser PF esse tipo de coisa desanima muito. Enquanto o país não mudar esse jeito corporativista "senzala e casa grande" da segurança pública e começar a tentar moderniza-la, usando as estruturas que deram certo em outros países como o sistema de carreira unica por exemplo , ser policial no brasil vai ser só pelo amor a profissão ou pela estabilidade e salário mesmo, porque o sentimento de enxugar gelo e ainda ter que lidar com a humilhação dentro e fora do serviço fica difícil até de achar motivação pra continuar trabalhando.

      Excluir
    6. Boa noite APF do norte.
      Depois que vi isso que você falou que os operadores do COT não deixam os delegados se formarem, ficou curioso e gostaria de saber se esse "preconceito" também existe com os peritos?

      Excluir
    7. João, fiquei sabendo que tem delegado aprovado no curso sim. Mas eles dificultam mais pra esses cargos de delta e perito, parece. Mas tem cara que vai e consegue bancar o curso.

      Excluir
  36. Fala APF, tudo bem? Estudo para a PRF há mais de um ano, mas é claro que se passasse na PF eu seguiria a carreira. Tenho uma dúvida que é mais curiosidade: eu vejo que grande parte dos policiais são fãs de determinado(a) candidato(a) político(a), talvez até você também seja (não vejo problema algum com isso). Você já presenciou ou acha que rola um "afastamento" daqueles que não são tão fãs assim de determinado(a) candidato(a)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, não sou fã. Jamais serei. E rola uma treta forte por causa disso. Eu evito falar de política aqui, mas já que você perguntou...
      Mas nunca tive problemas com isso, apenas meras discussões. E a maioria da PF e da PRF já estão acordando para a atual situação.
      Eu não vou entrar em embate político aqui, porque não acho o espaço adequado (antes que venham começar a falar mais).

      Excluir
  37. Fala, APF, tudo bem? Cara, poderia explicar se é comum APF ficar de plantão? Também, acha que um aprovado agora nesse concurso de 2021, seria possível voltar para Manaus e se é uma cidade muito procurada logo quando o povo sai da ANP? Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plantão na PF é exceção. Voltar pra Manaus é fácil. É pouco procurada, fica tranquilo.

      Excluir

Manda bala!