quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Lotações para Agentes, Escrivães, Papiloscopistas e Delegados de Polícia Federal que foram disponibilizadas na ANP 2019 - Academia da Polícia Federal

Compartilhar no Facebook
Muita gente me pergunta quais vagas que foram disponibilizadas na ANP, principalmente para saberem se conseguirão voltar para casa ou, pelo menos, para perto de casa. Na academia da Polícia Federal de 2015, quando fiz a ANP, eram 600 vagas. Então havia muito mais localidades como opção de primeira lotação que em 2019, que foram disponibilizadas somente 214 vagas para Agente de Polícia Federal (180 regulares mais os que ficaram sub judice).

As vagas de Agente da Polícia Federal da ANP de 2019, conforme me foram passadas pelos colegas. Talvez possa haver um ou outro erro, mas acredito que foi isso mesmo.

Cidade - Estado N° de vagas
Rio Branco - AC 6
Cruzeiro do Sul - AC 15
Epitaciolândia - AC 18
Manaus - AM 14
Tabatinga - AM 25
Oiapoque - AP 17
Imperatriz - MA 10
Corumbá - MS 3
Cuiabá - MT 11
Cáceres - MT 3
Altamira - PA 13
Marabá - PA 9
Redenção - PA 8
Santarém - PA 7
Guajará-mirim - RO 20
Ji-Paraná - RO 9
Vilhena - RO 1
Boa Vista - RR 4
Pacaraima - RR 13
Palmas - TO 5


UPDATE:

Recebi de um colaborador aqui as vagas que foram disponibilizadas para Escrivão de Polícia Federal em 2019. Como eu falei acima, pode haver um erro ou outro, mas acredito que seja isso mesmo.


Cidade - EstadoN° de vagas
Rio Branco - AC8
Cruzeiro do Sul - AC6
Epitaciolândia - AC2
Manaus - AM11
Tabatinga - AM4
Oiapoque - AP3
Macapá - AP12
Corumbá - MS3
Ponta Porã - MS3
Cáceres - MT3
Altamira - PA2
Marabá - PA4
Redenção - PA1
Belém - PA10
Guajará-mirim - RO4
Porto Velho - RO3
Boa Vista - RR2
Pacaraima - RR1


UPDATE 2:

Recebi de um leitor nos comentários as vagas que foram disponibilizadas para Delegado de Polícia Federal em 2019. Como eu novamente falei acima, pode haver um erro ou outro, mas acredito que seja isso mesmo. Mais localidades e melhores que as vagas de Agente e Escriba.

Cidade - Estado N° de vagas
Altamira - PA 2
Angra dos Reis - RJ 3
Araguaína - TO 4
Bagé - RS 2
Barra do Garças - MT 2
Barreiras - BA 2
Belém - PA 10
Boa Vista - RR 9
Cáceres - MT 3
Caruaru - PE 1
Cascavel - PR 1
Chuí - RS 3
Corumbá - MS 3
Cruzeiro do Sul - AC 4
Cuiabá - MT 4
Dionísio Cerqueira - SC 2
Epitaciolândia - AC 5
Governador Valadares - MG 1
Guaíra - PR 4
Guajará-mirim - RO 4
Guarapuava - PR 2
Ilhéus - BA 1
Imperatriz - MA 1
Jaguarão - RS 1
Jataí - GO 1
Ji-Paraná - RO 4
Juazeiro - BA 2
Juazeiro do Norte - CE 1
Macapá - AP 11
Manaus - AM 2
Marabá - PA 4
Montes Claros - MG 1
Naviraí - MS 2
Niterói - RJ 1
Nova Iguaçu - RJ 1
Oiapoque - AP 4
Pacaraima - RR 3
Palmas - TO 3
Paranaguá - PR 1
Patos - PB 2
Ponta Porã - MS 2
Porto Velho - RO 10
Redenção - PA 3
Rio Branco - AC 10
Rondonópolis - MT 2
Salgueiro - PE 1
Santana do Livramento - RS 2
Santarém - PA 3
São Borja - RS 2
São Luís - MA 5
Sinop - MT 1
Tabatinga - AM 4
Teresina - PI 1
Uruguaiana - RS 1
Vilhena - RO 3
Volta Redonda - RJ 3


UPDATE 3:

Recebi do mesmo leitor que mandou as vagas de delegado, as vagas que foram disponibilizadas para Papiloscopista Policial Federal em 2019. Menos localidades que as vagas de Agente e Escriba, mas tem uma vaga para Fortaleza! As vagas são para algumas capitais. Acho que essa vaga para fortaleza foi disputada a tapa! Até eu que não sou de lá brigaria pra ir. Papiloscopista não teve vaga ruim. O problema é que demora demais para ter outro concurso, então a tendência é ficar muitos anos na primeira lotação.

Cidade - Estado N° de vagas
Belém - PA 3
Boa Vista - RR 3
Campo Grande - MS 1
Cuiabá - MT 1
Fortaleza - CE 1
Macapá - AP 2
Maceió - AL 2
Manaus - AM 3
Palmas - TO 3
Porto Alegre - RS 1
Porto Velho - RO 1
Recife - PE 1
Rio Branco - AC 3
São Luís - MA 3
Teresina - PI 1

Ou seja negada, quem foi aprovado para APF e EPF, dessa vez, só teve vaga para o norte. Então que cheguem de braços abertos para suas novas moradias. E que venham os próximos da Academia Nacional de Polícia em 2020.

Sejam todos bem vindos ao nosso norte, que é tão esquecido pelas autoridades. Tentem fazer a diferença.

306 comentários:

  1. Boa Tarde amigo! Com certeza é uma mudança radical. Mas para aqueles que alcançaram seus objetivos, creio q estejam felizes em fazer parte da PF independente do Estado. Pois o mais difícil já passou! Em segundo plano fica a remoção para o Estado de origem, após os 3 anos de lotação. Boa Sorte a todos os novatos que irão ingressar em 2020 nessa instituição. Força e Honra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre são só 3 anos. Eu já estou há 4 anos. E os Escrivães aqui estão há 5 anos. Então é bom ir preparado para ficar sem desespero.
      Abraços.

      Excluir
    2. APF do Norte, você acredita que o cenário de remoções é mais complicado para o EPF? Considerando que dizem por aí que não teremos mais concurso para esse cargo tão cedo...

      Excluir
    3. Acredito que é semelhante. E não acho que não terá concurso pra EPF tão cedo. Chuto o mesmo tempo para APFs.
      Abraços.

      Excluir
  2. APF, boa tarde!
    Sabe me dizer como ocorreu essa divisão de turmas na ANP? Os da 1a turma foram mais bem colocados ou houve alguma outra forma de divisão? Pergunto porque quem ficou pra 2a turms ficou claramente em desvantagem em relação as lotações, né? Bom, desvantagem na minha visão de Paulista, claro. Rsrs

    Obs: Estou estudando conforme suas dicas em outro post e tem ajudado muito. Estudo uma matéria por vez, e achei bem melhor de compreender as matérias de direito dessa forma. Por ora, estou em Direito Constitucional. Que delícia de matéria!

    Abraços! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainá, a divisão foi classificatória. Na verdade a segunda turma não existiria. Aí conseguiram incluir os excedentes. Coisa que antes eu nunca tinha visto acontecer. Normalmente (foi assim nos concursos passados) essa galera estaria de excedente e definitivamente eliminada, já que não ficaram dentro do número de vagas. Então, na verdade, eles foram mais beneficiados que muita gente. E isso é uma mudança boa para o departamento (ao meu ver).

      Com relação aos estudos, cada um encontra seu jeito, né. Ainda bem que pude ajudar.

      Manda bala.
      Abraços.

      Excluir
  3. Nossa, para a minha cidade (Guajará-mirim - RO) teve vaga pra caramba mesmo nesse concurso com poucas oportunidades. Bateu até uma felicidade em saber que quando eu passar tenho grandes chances de retornar para casa. Obrigado por tirar nossas dúvidas e nos manter motivados nessa árdua caminhada, pode não parecer mas dá um gás tremendo pra continuar nos estudos quando você faz uma postagem nova. Você é o cara, APF do Norte! Obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lone, tu tá de sacanagem né? Cara, guajará-mirim tu só não volta se ficar em último lugar na academia. É uma das piores lotações do DPF, ficando atrás de Tabatinga, Pacaraima e Oiapoque somente. hahahah

      Abraços.

      Excluir
    2. Na visão de alguém que está acostumado com cidade grande, deve ser um "inferno" mesmo vir para cá kkk. Tipo, é praticamente outro mundo, mas também tem seus pontos positivos, assim como você já mencionou em outros comentários sobre as vantagens de se morar no interior, principalmente com relação ao trânsito. É bom demais sair de casa e chegar no trabalho em 10 minutos, ou ir fazer as compras e tudo ser praticamente "bem ali" haha

      Excluir
    3. Lone, eu já fui uma vez aí. Missão sugada. O problema dessas cidades é que os serviços básicos são ruins. Normalmente falta água, luz, internet ruim. Não há hospitais públicos bons. Não há hospitais particulares. Para quem tem algum problema, Porto Velho fica longe.
      Isso que mata. A cidade que eu estou é um pouco melhor que aí, mas é nesse nível de falta de atendimento das necessidades básicas. Não é atoa que a pontuação é 4. Mas claro que cidade pequena tem suas vantagens. Mas se você escolher uma cidade pequena mais pro sul do país, você vai ter além das vantagens da cidade pequena, as coisas boas também de cidades desenvolvidas.

      Mas eu sou do norte, e pelo norte ficarei. Pelo menos por enquanto.

      Grande abraço.

      Excluir
    4. Concordo plenamente com todos os pontos que você abordou, principalmente os negativos. Se para mim que nasci aqui e já estou acostumado com tudo isso, essas coisas ainda me incomodam pra caramba a ponto de mudar o meu humor para pior no dia a dia, então imagine para alguém habituado com cidades com alto desenvolvimento, né? Ás vezes fico vendo o pessoal dizendo numa euforia tremenda que vão para qualquer lugar que lhe mandarem, que eles não se importam com a cidade e tudo mais, mas eles não sabem o quão ralado é... De início a alegria pela recém-adquirida conquista e pela nova rotina ameniza tudo, mas depois que a realidade bate, é ai que o fato de ter paixão pela profissão entra, porque é dureza, não é não? kkk... Acho legal que tu avisa isso pro pessoal, assim como na postagem anterior.

      Excluir
    5. Uma batalha de cada vez, né. Primeiro passar. Depois tentar a melhor lotação possível. Depois tentar trabalhar no setor que gosta. Depois brigar por salário. Brigar pela classe e por aí vai. heheehhehe
      Mas é melhor estar dentro da PF em Guajará-mirim que fora dela!
      Abraços.

      Excluir
    6. Falou e disse, irmão! “Não existe lotação ruim... ruim é estar fora do Departamento de Polícia Federal”. Avante, sempre!! Agradeço a atenção, abraço.

      Excluir
  4. Muitíssimo obrigado pela colaboração valiosíssima de sempre!
    Você é o cara, APF do Norte.

    Sabe me dizer mais ou menos o que o pessoal acha de Cruzeiro do Sul?

    Parece mais interessante que a maioria das outras.

    Qual seria tuas 5 prediletas dessas e 5 piores?

    Muito obrigado, abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, depende muito do teu objetivo e de onde és.
      As cidades do interior são boas por serem pequenas, tudo é perto, aluguel barato, menor custo no geral para viver, além da pontuação melhor e a maioria ter o adicional de fronteira.

      As superintendências são boa porque aparecem mais oportunidades de missões, os trabalhos são específicos, as cidades tem infraestrutura. Mas normalmente os alugueis são mais caros, provavelmente vai perder tempo no trânsito, em geral o custo é mais alto e a pontuação bem mais baixa. E as únicas que tem o adicional de fronteira são Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco.

      Dessa lista eu classificaria como as melhores cidades de interior: 01 - Vilhena, 02 - Ji-paraná, 03 - Santarém e 04 - Cruzeiro do Sul.

      Se quisesse capital eu escolheria as com adicional de fronteira. Nessa lista não tem Porto Velho, mas provavelmente na próxima terá.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Excluir
    2. Brigadão pela ajuda de sempre!

      Preciso de pontuação 4, pra voltar o quanto antes (por minha noiva mesmo, por mim não me importo onde quer que vá)

      Vilhena seria meu sonho no Norte, pois diz-se que é a cidade de clima mais amenos da região (sou de Curitiba, hahaha) e tem uma estrutura bacana né, além de pontuação 4 e adicional.

      Maas, considerando que tivesse que escolher entr Ji-Paraná e Cruzeiro do Sul, eu fico em dúvidas. Ji-Paraná é muito quente né, apesar de ter uma estrutura melhor, até onde imagino.

      Já esteve em Cruzeiro do Sul? Se sim, como é o clima lá? A estrutura deixa muito a desejar?

      Brigadão novamente

      Excluir
    3. Me falaram muito bem de Cruzeiro do Sul. Ji-paraná também me falaram muito bem. Mas Jipa é melhor que cruzeiro. Mas não tenho certeza se a pontuação de jipa é 4.

      Mas deixa eu te dar uma notícia ruim: Pra voltar pra Curitiba vai demandar um tempo. Talvez uns 2 concursos. Mas pra voltar pro Paraná ou arredores é mais fácil.

      Excluir
    4. Bacana! Muito bom saber que essas duas opções são boas. O jeito é papirar e depois mandar bem na ANP.

      Quanto a Curitiba, to ciente, graças a teus abençoados esclarecimentos. A esperança é no primeiro concurso conseguir remoção pra Guaíra pelo menos, onde a pontuação é 4 e já é no Paraná.

      Mas graças a você to bem tranquilo e com as possibilidades bem esclarecidas na mente. Venha o que vier, estaremos lá.

      Abraços, e felicidades no teu retorno pra casa.

      Excluir
    5. Guaíra é uma lotação que pode ter na ANP. Mas se não tiver, talvez uma temporada numa pontuação 4 te jogue lá.
      Como tá a ansiedade para a ANP?

      Continue dando notícias. Grande abraço.

      Excluir
  5. APF do Norte, você tentou voltar pra casa no último concurso de remoção e não conseguiu? Não escolheu segundas opções? Valeu, abraços

    ResponderExcluir
  6. Eai APF do Norte... Acredita que saia concurso PF para Agente em 2020? Se caso sair provavelmente só depois da próxima turma da ANP se formar, no caso só lá pra agosto? Nesse cenário eu acho pouco provável. Porque hoje no executivo, o edital até a prova são 4 meses de prazo, caindo para dezembro a prova. Qual a sua previsão (intuição)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, impossível sair em 2020. Pelos meus conhecimentos de concurso, mínimo pra sair é 2022. Ainda mais que esse teve duas turmas. Mas eu sou pessimista. Enquanto isso o negócio é papirar.
      Grande Abraço, Alexandre.

      Excluir
  7. Fala APF do norte , vou me formar nessa turma agora da PRF qual a chance de conseguir uma lotação no Nordeste (Recife, Maceió, Natal)?

    ResponderExcluir
  8. E em relação às lotações disponibilizadas para Delegado de Polícia Federal, quais foram disponibilizadas? Tens essa relação também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, não tenho essa relação. Mas não devem ter sido muito piores nem muito melhores que dos Agentes e Escrivães. Isso porque foram quase o mesmo número de vagas, né.
      Se eu conseguir a lista eu posto aqui.
      Abraços.

      Excluir
  9. Quando você passou vc conseguiu ir para a cidade que vc tinha em mente que iria?Ou foi para uma inesperadamente ruim.Sem contar a sua de origem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, fui para uma inesperada boa (minha opinião). Aproveitei demais tudo que poderia aproveitar.
      Agora, como diz a musica do legião: ...estamos indo de volta pra casa...

      Excluir
    2. hahaha isso ai,to aqui na luta,não importa qto tempo para o próximo(não demorando 10 anos,hahah)to ai na luta,se saísse em 2020 não estaria preparado.Abraços.

      Excluir
  10. Sempre tive um interesse de ser da PF mas depois que descobri seu blog vi que é uma certeza e um sonho. Estou cursando direito e penso em um dia ser delegado federal, mas vamos se conter como agente por enquanto.

    Sou de Londrina/PR, sabe me dizer se é concorrido ou tem vagas nas lotações de fronteiras no Paraná (Guaira e Santo Antônio do Sudoeste)? e quanto tempo demoraria em média pra voltar pra minha cidade ?

    Além disso, ser do GPI te da auxílio na questão da remoção pra outra lotação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, Guaíra eu sei que tem vaga, mas nem sempre na ANP. Essa outra cidade eu acho que não tem PF.

      Esse tempo para voltar é relativo. Depende muito da cidade que você foi lotado. Mas acho que uns 2 concursos.

      Termina a faculdade, passa no concurso. Depois, bemmm depois você se preocupa com sua lotação.

      Abraços.

      Excluir
  11. Boa noite, APF do Norte!

    Uma curiosidade: caso um aluno da ANP tenha um filho com o nascimento dentro do período do curso, existe a liberação da direção pra viagem até o local de nascimento? Tem alguma regra nisso?

    Grande fã do seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra JR, tinha uma perguntinha mais fácil não??
      Cara, eu realmente não sei. Se tu tiver essa previsão, melhor ligar na ANP e perguntar. Mas acho que tu pode ir. Mas vai perder aula. E isso eles não aliviam.
      Mas vale a pena se não for ser eliminado, né?
      Abraços.

      Excluir
  12. APF, boa noite.

    Estou estudando para a carreira de agente, mas tenho me questionado se não devo mudar para a de delegado. Isso porque sou advogado e tenho muito mais intimidade/facilidade com as matérias do direito do que com as matérias tipo contabilidade, estatística etc, que só estão presentes no edital para agente/escrivão. Além disso, a concorrência para o cargo de agente (+600 por vaga) é muito superior a concorrência para delegado (-200 por vaga). Gostaria da sua opinião, achas que vale a pena focar p/ delegado? Tua formação é em direito? Teve dificuldade com as matérias de "exatas"?

    Agradeço a atenção, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CRF, qual é a tua dúvida, irmão? A não ser que teu sonho seja ser agente, qual é a tua dúvida?

      Eu não sou formado em direito. Se fosse acho que não faria para delegado, pela atividade mesmo. Gosto de não ter rotina, gosto de viajar, gosto de menos responsabilidade. Delegado a responsa é alta. Não é a toa que ganham o dobro.

      Eu sempre gostei de exatas.

      Boa sorte nos estudos aí. Bunda na cadeira e vai que vai.

      Grande abraço.

      Excluir
  13. APF, estamos com uma turma na ANP. Deverá haver outra turma ano que vem! A previsão para outro concurso só em 2021? Sei que o tópico não é destinado a essa pergunta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tom, não ouço nenhum tipo de comentário dentro da PF. Mas normalmente é um concurso a cada 3 ou 4 anos. O que eu fiz foi final de 2014. Esse atual foi meados de 2018 se não me engano. A previsão seria 2021 ou 2022. Porém, nesse concurso de 2018 chamaram todo mundo. Isso pode indicar uma demora maior para um próximo.
      Mas é bom já ir estudando desde agora se o objetivo é fazer parte da PF.
      Abraços.

      Excluir
  14. Caso aberto vagas para PRF em minha região,logo de início consigo ficar no estado de origem? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, a PRF fez um concurso regionalizado. Mudaram as regras. Mas antes, quando o concurso era nacional, dependia da sua colocação. Agora acho que já fica na região para qual fez a prova.

      Excluir
  15. Irmão, como funciona a jornada de trabalho na PF? é por escala ou carga horária diária ali?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Expediente normal para a maioria. Alguns ficam em regime de plantão de 24/72h. Mas é a minoria.

      Excluir
  16. Bom dia, apf do norte. Com qntos anos voc passou na pf, e qntos anos tem hoje ?

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, apf do norte
    Qntos anos vc tinha qndo foi aprovado na pf e qntos tem hj ?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, APF do norte!

    Estou me preparando pra o próximo concurso da polícia federal, cargo de delegado. Porém, tenho algumas dúvidas sobre o dia a dia da profissão que me deixam balançado a mudar o foco do estudo pra Defensoria, MP ou magistratura.

    Essa parte de não ter rotina, participar de operações, ter uma participação de rua(operacional) me enche os olhos. O cargo de agente, eu sei que sim; mas o cargo de delegado tem essa mesma adrenalina ou está limitado a trabalho em escritório?

    Outra dúvida, delegado pode participar de alguma força especial? COT, NEPOM OU COAP.

    Última dúvida, ser policial limita sua rotina pessoal? P. Ex. Você deixou de correr na rua, ir a praia e surfar de boa aos finais de semana? Ir num barzinho, festas e etc? Há um risco extremamente elevado como pregam? Grato pelas respostas e admiro seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Argileu, na verdade nenhum dos cargos tem essa adrenalina toda não.
      Mas delegado fica muito mais no escritório. Mas viaja para operações e participa do trabalho de rua algumas vezes. Mas tem muito trabalho para fazer no gabinete, então fica ruim de fazer as duas coisas.

      Qualquer cargo pode participar do COT e CAOP. Mas NEPOM normalmente o delegado é chefe. E não é considerado grupo especial - isso no sentido que é usado para os outros dois.

      Não limitou em nada minha vida pessoal. Não há esse risco extremo. Fique tranquilo.

      Abraços.

      Excluir
  19. APN do Norte, você pode nos explicar sobre a formatura na ANP? Quantos convites cada formando tem direito, qual banda toca, a colação também. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, posso falar como foi no ano que eu me formei. Criou-se uma comissão de formatura. Essa comissão decidiu quem seriam as atrações com alguma participação de todas as turmas. Depois fez-se o rateio valor total dividido pelo número de convidados. Cada aluno podia convidar quantos quisesse, contanto que pagasse por convite.
      Nesse caso foi 300 por pessoa. Tocou Saulo e outra atração menos conhecida (que eu esqueci o nome). Teve bebida e comida a vontade. Foi bom demais. Só que normalmente a formatura é à noite e a colação no outro dia de manhã. Então galera no outro dia ainda está bêbada.

      Mais ou menos assim.

      Abraços.

      Excluir
  20. Olá APF do Norte, parabéns pelo blog, tenho sonho de ser um agente da PF um dia e já li todas suas postagens referentes a PF haha, tenho uma dúvida meu caro, estou pensando em praticar a nobre arte, Jiu-Jitsu, porém as lesões são muito comuns para praticantes desse esporte, inclusive rompimentos de ligamento de joelho, conheço gente que sofreu isso praticando jiu, se eu visse a me lesionar no Jiu-Jitsu de forma grave , tipo rompimento de ligamento, vc sabe me informar se essa lesão mesmo tratada a tempo, poderia ser um impeditivo para eles me barrarem no momento de apresentar os exames médicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, lesão tratada não tem nem como saber né. Só se você falar. Mas não tem problema não. Basta estar funcionando bem que tá tudo certo.

      Excluir
  21. Sabe qual é a dificuldade para conseguir lotações no sul?
    E quanto tempo um escrivão consegue ficar em uma lotação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos interiores é mais fácil. Com 4 anos de lotação de pontuação 4 normalmente se consegue voltar para o sul, mas interior.

      Escrivão fica quanto tempo quiser na lotação que estiver.

      Excluir
  22. Boa Noite APF do Norte!
    Você já fez um relato de como organizou os horários disponíveis para estudar durante o dia, porém como você organizou a questão das matérias e exercícios? (Estudava por ciclo..)

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estudava normalmente uma disciplina até esgotá-la. Mas sábado eu dedicava à disciplina de português. E tinha o cursinho que eu acompanhava dia a dia. Os exercícios eu também fazia uma disciplina até esgotar o edital.

      Mas cada um acha um jeito melhor. Então não há jeito certo.

      Excluir
  23. Ola, apf, no cargo de agente tem muita adrenalina, operacoes em ruas, ou é um trabalho mais burocratico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais burocrático. Mas sempre vamos para a rua. Mas não tem essa adrenalina todo que quem está de fora imagina.

      Excluir
  24. ola! Boa tarde! E as lotações de peritos, vc tem alguma informação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho. Mas a maioria fica nas superintendências e em outras poucas cidades que não são superintendências mas tem uma delegacia gigante, tipo campinas.

      Excluir
  25. Fala APF, beleza? Cara eu to com uma dúvida que tá martelando na minha cabeça faz tempo, eu sonho em ser Agente da Policia Federal, porém devido as condições financeiras só pude iniciar a faculdade esse ano, estou cursando direito me encaminhando pro segundo ano. Compensa eu largar a faculdade por uma de menor duração para poder prestar para um próximo concurso futuro o mais rápido possível??

    Descobri teu blog recentemente e já li tudo umas 2, 3x, cada vez ficando mais ansioso para a minha oportunidade, valeu !!! E não esquece de postar mais histórias não em kkkk, creio que muitos como eu estejam aguardando, tmj !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa decisão é pra mim bem difícil. Eu não faria isso, já que a faculdade, você se formando, terá um plano B. E o concurso não tem como ser um plano definitivo, já que nem todos os critérios dependem de você.

      Então assim, eu não faria isso. Mas é uma decisão muito pessoal. Tem um colega que fez essa escolha: largou uma federal para cursar uma particular de 2 anos. E depois fez o concurso e passou. Mas é arriscado.

      Como eu sou mais cauteloso, eu terminaria a faculdade, depois pensaria no concurso. E terminando direito você pode prestar para delegado.

      Abraços.

      Excluir
    2. Apf, em relação aos gastos na ANP, essa bolsa referente a 50% do salário, sobra uma boa grana pra fazer economia/jogar na poupança ou o gasto durante o curso é um pouco alto? (Caso tenha que gastar com outras coisas no curso além de alimentação etc...)

      E em lotações em São Paulo, têm a mesma quantidade de missões ou a mesma dinâmica de trabalho como em outros estados ou lotações?? Exceto foz e esses bem disputados. Valeu !!

      Excluir
    3. Gustavo, dá para economizar, mas você vai ficar tendo que regrar muita coisa. É melhor ter um pouco mais de conforto e gastar do que ficar regrando, já que você vai estar numa situação de muita privação.

      Quanto mais gente mais trabalho. Acredito que em São Paulo tenha muitas missões. Os colegas dos interiores de lá falaram que sempre tem.

      Abraços.

      Excluir
  26. E aí APF do Norte, tudo beleza?
    Um dia desses estava refletindo sobre possíveis dificuldades que eu poderia passar na ANP e a seguinte dúvida me veio a mente: Uma pessoa que tirou a CNH, mas ficou muito tempo sem praticar, teria algum problema na Academia de Polícia? No caso estou há 5 anos sem “treinar” em um carro/moto porque não tenho condições de comprar tais veículos e minha família também não possui nenhum deles (sou de uma família humilde). Isso poderia me prejudicar na ANP?? Ou até mesmo poderia me desclassificar do concurso (seja da PF ou da PRF)?? Ainda lembro de todos os comandos e ensinamentos que aprendi na autoescola, o problema em si é a falta de prática mesmo, então acho que isso poderia ser resolvido em poucos minutos de treino. Mas ainda assim sou muito cauteloso, não quero arriscar... Acha melhor eu ter algumas aulas particulares de direção antes de ir para a ANP, ou isso não é nenhum problema significativo? O que você me recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lone Player, na PRF tive um colega de turma que tirou a habilitação para o curso. Ele teve dificuldade mas deu conta. Na PF não lembro de ninguém assim. Mas se você puder praticar pelo menos um pouco é bom. Pra não arriscar né? Aí depois que você tiver empossado, vai dirigir bastante e vai pegar a manha.

      Abraços.

      Excluir
  27. Irmão boa noite. Você sempre responde minhas perguntas. Obrigado.
    Duas. Para o próximo concurso, acredita que tenha vaga para SP?
    Tenho me preparado para todas as etapas, inclusive médica. Meu exame de sangue deu creatinina acima do normal(1,20 referência e 1,33 resultado). A Nefrologista falou que isso é por conta do meu porte físico, em função de musculação e estrutura, já que não tomo nem suplemento. Acha que posso ter dor de cabeça na avaliação ou paro de malhar por um tempo?
    Grande abraço e obrigado mais uma vez.
    Detalhe: o exame físico tá fácil pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, acho que os exames médicos tem que se preocupar quando você tiver aprovado. Essa variações em exames de sangue, se você começar a olhar isso agora, vai ficar doido.

      Continue sua rotina, sem se machucar. Continue estudando. Desencana dos exames por agora. Foco nos estudos.

      Aí na hora dos exames, se der alguma alteração, você conversa com o médico para tentar corrigir o máximo possível.

      Abraços.

      Excluir
  28. 2020 chegou! Todos em busca de seus sonhos.

    ResponderExcluir
  29. APF, na sua opinião, quais são as melhores lotações? E quais são as piores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tabatinga e oiapoque são as piores. As melhores são as capitais com adicional de fronteira.

      Excluir
  30. Então APF do Norte, blz?
    mano, me tira uma dúvida,cada aluno pode levar quantas pessoas na formatura? e assim na tua formatura, cada aluno levava quantas pessoas?é mais comum levarem o pessoal da família ou amigos? na tua opinião seria estranho levar só a namorada por ex? vlw tmj apf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Breno, quantas pessoas você puder pagar para levar. A formatura é paga por pessoal. Na minha formatura cada convite custava R$ 400,00.

      E não vejo problema em só levar a namorada. Ninguém repara em ninguém não.

      Abraços.

      Excluir
  31. Olá! Alguém que tenha participado do último curso de formação poderia responder as seguintes dúvidas:

    - Quantos TAFs foram aplicados durante o curso de formação?
    - Em quais períodos, início, meio ou fim do CFP?
    - Foram computados para classificação final?
    - A piscina ficava disponível para treinamento?

    Obrigado a quem puder responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fiz a ANP foi um TAF valendo somente. Quase no final do curso. Era somente eliminatório. A piscina ficava disponível para treino. E muitos alunos conseguiram liberação para treinar no clube do sindicato (acho que era do sindicato).

      Excluir
  32. mano, me tira outra dúvida, quando a gente procura no google operações do COT, achamos bem poucas, não é divulgado? sabe me dizer se quem é do COT realmente participa de muitas operações ou passam a maior parte do tempo treinando caso algo Grave aconteça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Breno, tem operação direto. Mas não são divulgadas.
      Existe um livro do COT, chamado Charle Oscar Trango. Muio bom.
      Abraços.

      Excluir
  33. Como funciona o TAF durante o curso? É igual ao do processo de seleção para a ANP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, eles incluíram, na academia que eu fiz, mais pista de obstáculos e flutuação. Mas esses dois últimos só valia nota.

      Excluir
  34. Fala APF do Norte, blza?
    Segui seus conselhos e fiz a academia da PRF. E valeu muito a pena, foi uma experiência muito boa!
    O problema é que foi tão boa que agora estou na dúvida quanto a escolher PF ou PRF, principalmente porque na PRF eu passei perto de casa, em SP. Mas isso é uma decisão que vou ter q tomar lá pra setembro rsss... Enquanto isso, queria te perguntar algumas coisas:
    - Na sua experiência, qual seria a dificuldade pra voltar pra SP (capital) como agente da PF?
    - E quanto à escolha da primeira lotação, acha que vale mais priorizar a pontuação ou a infraestrutura?
    Sei que são perguntas subjetivas, mas queria ouvir sua percepção pessoal mesmo. De qq forma, agradeço muito por servir de farol e guias os passos dos novinhos e aspirantes! Gde Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala parceiro. A academia da PRF é muito boa. Padrão demais. Eu, quando fiz, sai apaixonado pela instituição.

      Agora faça a academia da PF recebendo como PRF.

      Para voltar pra Sampa não é tão difícil não. Normalmente no próximo concurso você consegue. Na minha academia teve vaga para São Paulo, capital.

      Acho que você deve fazer um mix de prioridades. Se for solteiro, sem família nem nada, escolha uma pontuação 4 razoável com adicional de fronteira. Até mesmo uma capital com adicional e pontuação 3, como boa vista, porto velho e Rio Branco.

      Mas faz a academia e depois a gente conversa mais. O lance da PRF é que teu trabalho vai ser só BR. Na PF tem mais opções, além de ganhar um pouco mais. Mas a organização da PRF bate de milhão aqui na da PF.

      Boa sorte nas tuas escolhas. E pensa assim: Quanto concurseiros não queriam estar na sua pele com essa difícil decisão?

      Aproveite, irmão. Seja bem vindo à família.

      Excluir
  35. Apf, boa noite, na anp as provas de direcao sao eliminatorias, corre risco de um recem habilitado ser elimado por dirigir mau?? E outra pergunta, porq sao paulo e tao cobicado na hora da lotacao ?? Vlw, apf. Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júnior, eu vou ser sincero com você: não me lembro de ter prova de direção. É sempre bom treinar um pouco antes de ir, né. Mas não lembro de ter prova de direção na PF não.

      São Paulo não é cobiçado. :)

      Excluir
    2. Apenas para confirmar, não tivemos provas de direção nesta última ANP. São boas aulas, bastante práticas, mas não há provas.

      E com relação a dúvida do Junior Matos, alguns colegas tinham tirado CNH logo antes da ANP, outros tinham CNH mas nunca tinham dirigido, praticamente. Todo mundo levou na boa.

      Excluir
    3. Valeu, APF.B. Obrigado pela ajuda na resposta.

      Deixa eu fazer uma pergunta: Pessoal na ANP curtia ler aqui os textos?

      Abraços.

      Excluir
  36. Ola Apf do Norte, acompanho muito seu blog.
    Fiz o ultimo concurso pra papiloscopista mas nao fui aprovado.
    Queria saber se as lotações pra esse cargo sao semelhantes as de APF e EPF ou acabam indo pra "cidades maiores" por serem poucos?

    Vale cada linha do seu blog, cara muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei te informar com toda certeza, mas parece que atualmente só tem papiloscopistas nas superintendências e delegacias de grande porte. Então acho que as lotações são diferentes.

      Excluir
  37. Cara li todas as suas postagens hoje mesmo, parabéns!!! Gostaria de um conselho seu: começo a papirar para a próxima prova de agente da PF agora ou espero mais um pouco? Digo isso pq acabou de ter um concurso agora e o próximo deve ser em 2022/2023,n quero fazer outro concurso a não ser a polícia federal, já acabo a faculdade agora em 2020, me dê uma luz, se tiver página no Instagram me manda aí também, quero te seguir lá também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto antes começar a estudar melhor. Se seu foco é esse, senta a bunda na cadeira e segue firme. Mas não deixa prejudicar na faculdade.

      Não tenho Instagram, apesar de vários leitores pedirem. Porque como prefiro me manter no anonimato, não teria muito o que postar numa rede social de fotos, né?

      Abraços.

      Excluir
  38. Olá. vcs tem alguma dica do que estudar antes do curso de formação. De como se preparar para a academia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helo, minhas dicas são essas: https://novopolicial.blogspot.com/2019/03/anp-academia-nacional-de-policia-pf-nao.html

      Além disso: mantenha os treinamentos físicos. Vá de mente aberta.

      Abraços.

      Excluir
  39. Fala apf uma curiosidade: é estranho todo mundo armado do seu lado, ou pra vc foi de boa desde o primeiro dia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, depois da academia, você passa a confiar no treinamento das pessoas. Então fica bem de boa. Todos acostumados com arma.

      Lembro-me nas primeiras reuniões informais que fazíamos na PRF, com piscina e churrasco. Eram várias armas expostas em cima da mesa. Porque na cintura ficava incomodando. Era bem tranquilo.

      Excluir
  40. Boa noite APF !
    Alguma sugestão para quem não tem piscina na cidade para treinar para o TAF da PF? kk
    Gostaria de treinar no rio, mas como não tenho domínio da natação acho perigoso demais.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra, aí tu força né!
      Mermão, vai na cidade vizinha, casa de amigo, algum clube. Tem que ter alguém com piscina. Ou pede ajuda de um professor pra te acompanhar no rio, se possível na parte rasa, né!

      Excluir
  41. Fala APF do Norte ! Tem esses dados (ou como arrumar) referente ao cargo de Delegado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, não tenho as vagas de delta. Mas normalmente são melhores para os primeiros. Para os últimos são tão ruim quanto.

      Abraços.

      Excluir
  42. Boa noite Apf do norte, muito show seu blog, ansioso por postagens novas, me tira um dúvida, será que é muito difícil voltar para Bahia um dia ? Abraços e Obrigado pelas informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, pra Salvador é difícil. Mas um dia volta. Mas pra algumas cidades do interior pessoal tava dizendo que é tranquilo. Mas são cidades ruins que normalmente nem quem é daí gosta. Mas é melhor estar numa cidade ruim dentro do seu estado que fora dele.

      Abraços.

      Excluir
    2. Claro, se for para voltar para Bahia eu ficaria feliz, o resto a gente conquista, Obrigado pela resposta irmão. abração

      Excluir
  43. Fala irmão, saudades eu tenho a toda hora de novas publicações. Como você sabe ainda estou na graduação, no quinto semestre, entretanto já estou estudando, 2 horas por dia. Afim de ter uma bagagem, fazendo vários resumo e respondendo questões, estou me dando bem nas perguntas, faço só da CESPE. Obrigado por toda inspiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, importante se graduar também.
      Mas 2h por dia é um estudo e tanto para quem está na graduação ainda.

      Continue mandando notícias.

      Excluir
  44. APF do Norte! Boa tarde!
    A maioria do pessoal sempre quer saber das remoções... eu não sou exceção kkkk
    Demoraria muito uma remoção pra Patos ou Salgueiro?
    Abraços, guerreiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, pra Patos eu nem tenho ideia. Tem delegacia por lá? Salgueiro uns 4 anos numa pontuação 4 talvez já consiga.

      Eu falo aqui pela experiência que eu tive na remoção recente. Mas tudo pode mudar de um concurso para o outro. Vai que do nada eles fazem um concurso para 2000 agentes... ai rapidinho todo mundo volta pra casa.

      Agora se ficar nessa mesquinharia de concurso... ai vai ser foda de voltar, principalmente a galera do nordeste.

      Excluir
    2. Conheço um removido para Patos, ficou 7 anos em pontuação 4.

      Excluir
  45. Fala apf , qual foi a pessoal mais velha que voc ja viu, ou conheceu se formando como agente de policia federal?? abraços, guerreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, na minha turma tinha um senhor de mais de 50. Já me disseram que teve um com 60 em outras turmas.
      Galera é guerreira.

      Excluir
  46. Boa tarde, APF do Norte. Gosto muito do seu blog, e li praticamente tudo nele desde o dia que o encontrei quando me preparava para o concurso. Passei como perito e em Março vou para Brasília.
    Queria fazer uma pergunta: você conhece alguém que saberia dizer (ou você mesmo ouviu falar) como foi a curso da primeira turma? Principalmente em relação ao TAF, tenho forte receio de chegar lá e ouvir que teremos que fazer o TAF de novo logo no começo do curso e já eliminando.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, vá preparado. Mas me disseram que nem teve TAF eliminatório. Mas toda ANP muda algumas coisas.
      Na anterior à minha, tiveram dois TAFs eliminatórios. Na minha só teve no final. Vá com o corpo preparado. Isso inclusive vai ajudar você a sofrer menos nas atividades lá.

      Abraços e seja bem vindo a casa. Quando escolher a lotação, avise!

      Excluir
    2. Tivemos 3 provas eliminatórias: pista de obstáculos, flutuação e nado policial, todos equipados. Fora estes, que além de serem eliminatórios, eram também pontuados gradativamente até o máximo de 2 pontos, tivemos 6 testes pontuados não eliminatórios, sendo 3 de corrida e 3 em ambiente aquático. Os exercícios do TAF do concurso só servirão para uma análise inicial da sua condição física no início do curso e como exercício em aulas do SEF.
      A parte de educação física foi totalmente reformulada, ficou mais voltada para a atividade policial e mais justa (ninguém é eliminado no fim do curso pq escorregou no salto mais).

      Excluir
    3. Muito obrigado pela resposta! Qualquer informação já é de grande ajuda.
      Tenho só mais duas perguntas: o que é nado policial? e todo mundo (agente, delegado, perito) faz os mesmos exercícios?

      Excluir
    4. João, acredito que todos fazem os mesmos exercícios.

      O nado policial é um nado silencioso, tipo sapinho, com a cabeça para fora da água. É engraçada essa pergunta, mas é pertinente. É tranquilo de fazer.

      Abraço.

      Excluir
  47. Boa noite, APF do Norte! Parabéns pela sua notável boa vontade em ajudar os outros!

    Tenho curiosidade sobre todos os cargos, minha dúvida por agora é a seguinte

    Fiquei sabendo que os Delegados não estão sujeitos ao controle de ponto eletrônico por conta do caráter individual do inquérito policial, isso é verdade? Se é verdade, qual é a frequência que um Delegado é obrigado estar fisicamente na delegacia? Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrick, isso não existe. Delegado tem ponto eletrônico sim. E vai todo dia trabalhar normalmente.

      Excluir
    2. Muito obrigado amigo! Quando estamos de fora escutamos cada absurdo que fica difícil saber se é real ou não!

      Excluir
  48. Apf vi que voc falo que tinha um senhor com 50 anos na sua turma e outro com 60 em outra, com essas idades avancandas da pra aguentar o taf e os testes fisicos da anp ?? sucesso guerreiro

    ResponderExcluir
  49. Fala meu irmão, olhe eu Jean aqui novamente com mais dúvidas e, creio que enchendo o seu saco. Quando você realizou o TAF, o intervalo entre um exercício e outro era de quantos minutos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, depende muito da quantidade de pessoas, e se elas vão repetir o exercício. Mas dá uns 15 ou 20 minutos.

      Excluir
    2. Coisa boa, eu estou correndo 2,600 em 12 minutos, mandando no limite, sou fraco na natação. Já no salto faço 2"35 E 11 barras

      Excluir
    3. Foca na natação então. Não vá pro TAF no limite não. Porque se acontecer algo errado, qualquer imprevisto você perde.

      Excluir
  50. Boa noite, APF do Norte! Tenho um leve estrabismo, mas não é sempre que tenho. Isso pode me barrar nos exames médicos? Enxergar eu enxergo 20/20 em ambos os olhos. Caso me barre, no tempo da aprovação até o TAF, daria tempo pra fazer a cirurgia? O tempo de recuperação dela é de 30 dias. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, pelo edital não reprova. Se você enxerga 20/20 não tem problema.

      Excluir
    2. No edital está escrito assim:
      k) doenças congênitas e adquiridas, incluindo desvios dos eixos visuais (estrabismo superior a 10 dioptrias-
      prismáticas); Então posso ficar de boa??

      Excluir
    3. Teu estrabismo é superior a esse do edital? Então pode ficar mais de boa. Mas se tu tem dúvida, opera logo e pronto!

      Excluir
  51. Boa tarde, APF! Olha eu aqui novamente...

    Já fiz essa pergunta para outro APF há tempo atrás, acho interessante esses pontos de vista:

    Em uma situação hipotética (não precisasse fazer outro concurso), lhe fosse oferecido trocar o seu cargo por outro de fora da Polícia Federal, você aceitaria? Em caso negativo, por quê?

    Cargos como:

    Auditor da Receita
    Ciclo de Gestão
    BACEN
    Analista Judiciário
    OUTRO (qual?)

    * Pra finalizar, o que mais lhe agrada como APF, e o que mais lhe desagrada como APF?


    Me desculpe mesmo se me estendi muito! Obrigado mais uma vez! Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, pelo salário eu ia pra Auditor da receita fácil. Pelo trabalho eu ficava na PF mesmo. Se pudesse escolher, perito da PF.

      Excluir
  52. Respostas
    1. Então APF, já sou já sou analista judiciário (área de Direito) de um tribunal federal, Sou solteiro e não tenho fihos. PF sempre foi meu sonho, mas como alguns colegas aqui já demonstraram também fico com receios do "choro" de tantos EPA's, não sabemos até onde isso é real ou é só "drama". O meu salário é um pouquinho superior ao de um APF, tenho teletrabalho e uma FC. O coração bate forte por APF, mas alguns relatos desses EPA's me dão um pouco de medo de me frustrar depois de entrar... hoje com o conhecimento que você tem da PF, se estivesse em minha condição, você entraria para APF? Ou tentaria algum dos concursos que citei no post anterior? Abs.

      Excluir
    2. Patrick, sempre para ganhar mais e procurando algo que satisfaça.
      Então assim, se fosse pra escolher, eu escolheria ganhar mais no seu caso, contanto que seja algo que você goste de fazer. Não compensa ganhar menos, na minha opinião. Fora que provavelmente virá para longe de casa.

      Excluir
    3. Obrigado mesmo, APF! Vou refletir a respeito.

      Excluir
  53. Sou Engenheiro CIvil e desde pequeno tenho um brilho nos olhos pela PF, mas ainda tenho umas dúvidas para ir atras do sonho:
    - Como funciona a carreira do Agente da PF? Posso me encaminhar para o lado da Engenharia? Como funciona? Cursos interno... Seleção, concorrência etc ? Tem algum post seu relacionado a isso com vários detalhes?
    - Caso eu queira ir para outra área... Tipo Resgate de Helicóptero, curso de pilotagem ou algo assim é possivel? E quanto de certeza eu tenho que terei a oportunidade de fazer essas coisas?
    - Gosto da parte operacional da polícia, mas creio que me identifico mais com área investigativa e estratégica. Como funciona a carreira nesse ramo?
    Seu blog é Excelente e resolve muitas dúvidas das pessoas que buscam esse sonho. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio, vou tentar responder com o que eu sei:
      - Sim, você pode se encaminhar para a área da engenharia. Inclusive é uma área muito solicitada dentro do departamento. Há poucos engenheiros dentro querendo atuar na área. Seria fácil você ser designado para isso. Inclusive de ser removido para BSB sem muita demora. Não tenho nenhum texto sobre o assunto ainda.
      - A parte de pilotagem e operador de voo tem que ir para o CAOP. Ou você já tem o brevê e se candidata (não sei como funciona), ou você faz o curso para operador (dificuldade: entram 60 candidatos, formam 8).

      - A PF é basicamente administrativa. Pouco operacional. Com isso você pode ficar tranquilo.

      Obrigado pelos elogios. Espero ter esclarecido pelo menos parte das dúvidas.

      Abraços.

      Excluir
    2. Interessante, APF! Tenho um amigo (entusiasta da PF) que é técnico em TI aqui no tribunal em Brasília (formado em análise de sistemas se não me engano), essa formação facilitaria a remoção dele para Brasília? Uma das coisas que desanima ele é passar anos a fio longe de casa.

      Excluir
    3. Pode facilitar sim. Tenho uma amiga que em menos de dois anos voltou para BSB. Mas assim, foi pra lá especificamente para trabalhar com desenvolvimento. Então facilita, mas não é sempre.

      Excluir
    4. Legal! E uma vez o Agente nessa situação, a quem ele deveria recorrer para tentar trabalhar com TI em BSB? Falar com a chefia imediata, ligar pra BSB, falar com Delegados ou Peritos? Uma vez ouvi dizer que os PCF's que tomam conta da TI dentro do DPF. Acho que meu amigo vai ficar bastante animado com essa possibilidade, já que parece gostar da PF mais do eu!

      Excluir
    5. Ele tem que chegar e mostrar trabalho. Se interessar pela área do TI da delegacia. Depois atualizar o currículo dele no sistema da PF. E pode também mandar um e-mail para a área de TI em BSB.
      Mas deixa ele entrar. Aí ele acha o caminho das pedras rapidinho.

      Excluir
  54. Estou nessa mesma situação Patrick. Como AJAJ, lotado numa capital, não valeria a pena trocar para ser APF ou EPF. Por isso desisti de tentar concurso para Agente. O lado bom é que o foco foi direcionado para o cargo de Delegado, embora eu torça pela unificação dos cargos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LDz, só vale a pena trocar se for sonho mesmo. E tem q ter cuidado para não se iludir.

      Excluir
    2. Pois é, amigo LDz! Situação complicada, mas precisamos pensar com bastante cautela e discernimento... a ideia do Delegado é uma boa, mas o que me desanima um pouco não é só a concorrência cruel e altamente qualificada, com notas altíssimas, mas sim a periodicidade dos certames. Em média os concursos para delegados saem no mínimo a cada 5 anos, é tempo demais... se você não passar no primeiro, e passar só no segundo (que já seria algo respeitável) lá se vão no mínimo 10 anos... outros diriam, mas você poderia aproveitar as matérias de delta da PF para os concursos de deltas estaduais, pela lógica é uma boa, mas não tenho interesse nas atribuições da PC... mas acredito que quem já está no cargo agente poderia estudar para delta naquela situação; "se passar para delegado da PF, ótimo! Se não passar pelo menos estou como agente e muito feliz com minhas atribuições também!", seria algo que não lhe traria tanta ansiedade, ou pelo menos não terminaria em grande frustração, afinal de contas você já é PF!. Na forma que você colocou preferiria estudar magistraturas ou mps (federais e estaduais) que saem todo ano, ou seja, não passou em um, 6 meses depois abre outro... mas é tudo muito pessoal. Abraços!

      Excluir
  55. APF! Uma vez, um tempão atrás, lembro de ter lido no manual do Robson
    Concurseiro (Robson, que era Papiloscopista e em 2018 tomou posse como Analista Judiciári! Não lembro em qual estado), que o fator pontuação não era relevante para a remoção dos Papiloscopistas e Peritos, que eles conseguiam se remover por outras maneiras, como recrutamentos por exemplo. Ainda hoje é assim? Papiloscopistas conseguem remoção com certa facilidade? Quanto tempo um Papiloscopista em média levaria para voltar para BSB? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrick, eu realmente não sei como funciona. Sei que na época em que eu fiz a ANP, os papiloscopistas estavam lotados principalmente nas superintendências e delegacias de grande porte (Como campinas e foz, por exemplo).

      Então eles não estavam em lugares tão ruins como Oiapoque, Tabatinga, Guajará-mirim e Pacaraima, que na minha opinião são as piores.

      O Robson era lotado no Oiapoque/AP.

      Excluir
    2. Legal! O cargo de PPF apesar de suas funções próprias da Papiloscopia, ele também tem um viés operacional? Viaja bastante, participa de operações? Parece ser um cargo mais interessante do Escrivão na minha visão. Conheci um PPF anos atrás, que tinha sido professor por muitos anos, e que estava adorando sua nova profissão, que era muito operacional segundo ele, e isso o realizava! Chegou a dizer que não trocaria nem por Perito (era formado em área afim), porquê apesar da grana o cargo não era nada operacional na visão dele (não sei até onde tudo isso era verdade ou só média).

      Então o cargo de PPF chega perto da operacionalidade de um APF ou é só lenda? Obrigado!

      Excluir
    3. Rapaz, eu não trabalhei com papiloscopistas, mas o que falam é que é melhor que escrivão, mas pior que agente. Mas o lance da nossa operacionalidade, de fato, está nos grupos táticos como o GPI. Papiloscopista, Escrivão, Perito e até delegado, podem fazer parte dos grupos e serem mais operacionais, treinarem semanalmente. O problema é que alem de participarem desses grupos, tem mais funções, então acaba acumulando trabalho. Mas nada impede.

      A gente brinca que escrivão quando vai pra rua com agente, quando chega na delegacia, ainda tem os inquéritos para tocar. E o agente vai tomar um café.

      Mas são atribuições diárias distintas. Mas vou te falar que a PF não é operacional de natureza. Ela tem natureza burocrática, de inteligência e investigação.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Excluir
    4. Posso imaginar essas peripécias diárias dos "escravões" rs.

      Valeu, APF! Ajudou sim! Abraços.

      Excluir
    5. Rapaz, preciso confessar: tem cada missão ruim pra Agente que algumas vezes já desejei ser escrivão para poder ficar no ar-condicionado. hahaha

      Excluir
    6. só por curiosidade PF, essas missões "ruins" sõa por conta do local de difícil acesso, dificuldade, o que é uma missão "ruim" pra vc?

      Excluir
    7. Aquele seu relato do quartel, naquele calor do norte, naquele ambiente fechado cheio de homem, todo mundo pingando suor e aquele cheiro horrível, não vou mentir, mas quando eu li também fiquei meio agoniado rsrs, mas são "ossos do ofício" xD

      Excluir
    8. Pois é. Pode ser desde ter que entregar uma intimação ou duas, ou mais em lugares difíceis de encontrar, até viajar para um lugar que você já foi e sabe que não tem mais nada para aproveitar.

      Tinha uma cidade vizinha de onde eu era lotado que eu já tinha ido tantas vezes, que eu só ia obrigado. Porque além de não ter mais nada de interessante e nada a mais a acrescentar, perdia dinheiro nessas viagens.

      Excluir
    9. Patrick, essa missão foi sugada, mas foi boa. Não foi das piores não. Teve a parte do calor, de não ter dormido... mas depois teve uma confraternização massa. Reencontrei amigos da época da ANP. Então nem sempre essas missões assim são de todo ruim.

      Excluir
  56. APF do Norte! Vivo esse dilema diariamente. Um filho pequeno torna a decisão extremamente difícil. Na verdade, eu sonho com uma PF reformulada internamente. Até acho que a unificação de cargos não seja a melhor alternativa, mas sim todos os cargos no mesmo nível e em iguais condições de progresso na carreira. Cada um na sua especialidade e as funções de maior responsabilidade, devidamente remuneradas. Queria ingressar e ajudar a fazer parte dessa mudança. A vaidade e os interesses corporativos só atrasam a evolução da Instituição.
    Em relação a sua colocação Patrick! Reflito bastante sobre as carreiras do MP e magistratura, e chego a conclusão que eu seria mais útil à sociedade no DPF.
    Já na PC, minha única alternativa seria no meu Estado e desanimo com a interferência política e enfraquecimento do Órgão.
    Esse Blog já me ajudou bastante nessas reflexões. Parabéns APF do Norte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LDz, para influenciar nessa mudança tem que entrar como delegado. Porque como subordinado, meu amigo, a guerra é grande.

      Excluir
    2. LDz, meu caro, então vá fundo! Faça a diferença, também concordo com a sua visão de mudança! Boa sorte. Abraços.

      Excluir
  57. APF, quero lhe agradecer por responder grande parte das dúvidas que eu tinha sobre a PF, foram de grande valia, por agora não tenho mais grandes dúvidas, mas gostaria de deixar a "deixa"!

    Li em uma postagem sua que você deve ter entre 35 a 40 anos, ao que parece é formado em área de exatas, já foi da iniciativa privada inclusive... sendo assim;

    - Você nessa altura da vida está satisfeito com o que faz? Tem algum plano B, outra meta, concurso a médio e longo prazo? Pretende se aposentar como APF?

    - E seus colegas APF's próximos?


    APF, obrigado por tudo! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uns estudando, tem uns que querem aquietar.
      Eu não quero mais estudar não. Se for para fazer alguma coisa a mais, talvez. Mas não pretendo sair do DPF, apesar dos pesares.

      ps.: Prestou atenção mesmo no que eu disse, hein. Só faltou dizer meu nome na descrição. hahhhahah

      Abraços.

      Excluir

  58. KKKKKKKK acho que é porque já devo ter lido o blog todo, ou quase todo! Incluindo todas as suas respostas! Inclusive sanei muitas dúvidas que tinha lendo as respostas que você prestou aos colegas aqui!

    Valeu por tudo! Abração.

    ResponderExcluir
  59. Fala APF, tem alguma noticia de novo concurso rolando internamente???
    Vc acha provável ter concurso rolando 2020??? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil. Tem outra academia começando agora.
      Acredito que em 2022. Mas espero que saia antes.

      Excluir
  60. Boa noite APF, blz? Antes de mais nada, queria parabenizar e agradecer a vc por esta iniciativa. Muitas das minhas dúvidas/curiosidades foram sanadas lendo este blog.
    Vi que, para o estado do MS, cargo de Agente, só tiveram vagas para Corumbá nessa primeira turma. Então, o que eu queria saber: a remoção para outras cidades do interior (Ponta Porã, Naviraí, Dourados, Três Lagoas) é muito disputada? Acredita que com uns 3 anos de fronteira no norte dá pra ser removido para cá? Pelo quantitativo total de alunos para essa segunda turma, acredito que as vagas disponíveis serão novamente para o norte. VLW! Abs guerreiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, depende muito do número de candidatos. Normalmente Ponta Porã é vaga de academia. Acho que Naviraí também. Então é mais fácil essa remoção. Agora para Dourados e Três Lagoas é um pouco mais difícil.

      Excluir
  61. APF do Norte, só uma curiosidade, sua preparação foi aproximadamente de quantos meses/anos?
    A formatura é opcional? Quais os critérios para poder entrar no NEPOM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preparei exclusivamente um ano. A festa de formatura é opcional. A colação é pra ser obrigatória. Mas não acho que seja eliminado se tiver bêbado da festa de formatura e acabar não aparecendo.

      Critérios do NEPOM:
      1 - querer.
      2 - Continuar querendo depois de ver o serviço! Pense num serviço sugado. Há quem goste, mas não é difícil participar não.

      Abraços.

      Excluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LMS, o colete você recebe. Mas absolutamente nada te impede de comprar e usar o equipamento que você quiser. Até hoje eu nunca recebi nenhum equipamento tático. Então vai vendo aí a organização como é. Não existe padrão.

      Excluir
    2. APF do Norte, aproveitando o assunto... Vocês já receberam os novos uniformes? Rolou um burburinho que, enfim, a PF iria padronizar e fornecer gratuitamente (link: https://portal.prf.gov.br/noticia/3441/tecnologia-e-inovacao-uniforme-operacional-da-prf-e-referencia-para-forcas-de)

      Excluir
    3. Matheus, me fizeram mandar todas as minhas medidas. Mas isso faz mais de um ano. E até agora nada. Dependendo das minhas escolhas culinárias durante esse tempo, quando chegar o uniforme ou estará apertado ou frouxo.

      Excluir
  63. Irmão parabéns pelo
    Blog e pelos esclarecimentos para galera, isso ajuda e muito, diariamente vejo suas postagens , e tenho uma dúvida , a respeito de miopia, pois tenho 4,5 graus em cada olho, uso lentes de correção e óculos isso atrapalha ou reprova no exame médico? Aconselharia eu já buscar resolução definitiva? ( acho meio sem necessidade arriscar operar ) tem pessoas com óculos na anp? Abraços irmão continua firme com
    Blog que ajuda muita gente irmão Deus te abençoe na sua caminhada !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ibrahim, se com correção tua visão fica normal, não tem problema. Imagina se ninguém pudesse usar óculos... ia faltar candidato.
      Fique tranquilo.

      Excluir
  64. Entre a lotação de Cuiabá e Manaus qual a melhor na sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito. Se você é do norte, eu recomendaria Manaus. Mas se você é do resto do Brasil, Cuiabá. Falo isso pelas distâncias e facilidades de voltar para casa.

      Excluir
  65. Boa noite, amigo. Como os colegas que têm familia com filhos fazem nessas lotações em cidades " ruins " ? Leva a família para a cidade que trabalha ou deixa em uma próxima com melhor estrutura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, se quiser ficar solteiro, não leva. A maioria leva. Fica difícil esperar 3 ou 4 anos com a família longe. Normalmente as cidades tem o mínimo de estrutura que comporte uma família. Lembrando que há famílias que vivem lá. Logo tem escola, hospital, supermercados, etc.

      Excluir
  66. Qual é a remuneração inicial líquida ? Com e sem adicional de fronteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 9mil e poucos sem o adicional. Com o adicional, acrescenta 91 reais líquidos por dia efetivo de trabalho. Se tiverem 20 dias úteis, faz 91*20. Essa é a remuneração.

      Excluir
  67. Olá, Boa Tarde! Vi no seu post que falaria por que o pessoal não gosta da lotação em SP e que a pontuação é baixa para, você já fez esse post ou não? Poderia me dizer por que SP não é a primeira escolha e se para Delegado tbm é assim,pois a minha intenção é exatamente ter a primeiro, e quem sabe a única rs, lotação para SP como Delegada! Desde já agradeço à atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como é para delegado. Provável que seja parecido. São Paulo não é a primeira escolha porque é uma cidade ruim de morar. Além de a pontuação ser 1. Além de ser muito caro. Além, ainda, de ter muito trabalho mesmo, principalmente para delegados e escrivães.

      Ou seja, lotação, dentre as que existem na PF, ruim. E, por ser pontuação 1, a pessoa não consegue nunca mais voltar para casa.

      Imagina só alguém de Brasília. Pra voltar pra casa, mesmo sendo um lugar considerado ruim para quem não é de lá, uma pessoa demora, em média, 2 concursos, isso estando lotada em uma cidade de pontuação 4. Vamos supor, na melhor das hipóteses, que os concursos saim de 3 em 3 anos. Ou seja, serão aproximadamente 6 anos de espera para voltar para casa.

      Se esse mesmo cara estiver em São Paulo, com pontuação 1, ele vai demorar pelo menos 4 vezes mais tempo para voltar. Ou seja, 24 anos.

      Ficou mais ou menos claro?

      Então fique tranquila que para Sampa só quem é de sampa, normalmente. Logo, se você não conseguir ir de primeira lotação, talvez no próximo concurso de remoção já volte pra esse inferno. hahahah

      Abraços.

      Excluir
  68. Vamos vir como ficarão as vagas da segunda turma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ficar pro ano que vem. Espero que dê certo para todos.

      Excluir
  69. APF Norte, na sua opinião quais as piores e as melhores cidades de fronteira?
    Obs: levando em consideração estrutura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que já respondi essa por aqui pelos comentários. Mas não tem como saber todas. Tem como ter uma estimativa pelo que falam. Mas nenhuma é tão ruim que não dê para passar uns 4 anos.
      Abraço.

      Excluir
  70. Olá. Primeiramente parabéns pelo blog, é motivador para alguém como eu que tem o sonho de ser PF.
    Eu estudo para delegado da PF e gostaria de saber quais as vagas destinadas na Acadepol para este cargo. Você teria esta informação ?
    desde já, muito grato !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yago, se você está falando da quantidade de vagas por cidade, eu realmente não tenho essa informação. Mas se você está falando de quantidade de vagas no concurso, o último foram 150 vagas, se não me engano.

      Excluir
  71. Fala APF do Norte, tudo certo? Fala um pouco como foi sua chegada na primeira lotação, por favor. Como você pesquisou residência, já que muitas das cidades da primeira lotação são pequenas e não possuem muita informação disponível na internet. Como funciona a Delegacia dessas cidades (região de fronteira), possuem estrutura bacana para o policial se sentir acolhido?

    Quanto tempo depois da formatura na ANP que precisa se apresentar na região escolhida?

    Sendo servidor da Polícia Federal é mais fácil fazer importação de armas?

    Grande abraço e continua postando coisas!! É muito foda o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá:
      Pesquisei residência quando cheguei. Além disso, quando você sai da ANP, você já sabe sua lotação. Os antigos já te colocam no grupo de whatsApp da lotação. E aí já começam a passar as informações e vendar as coisas, já que os antigos serão removidos.

      As delegacias funcionam normalmente. Horário de expediente. Pode ser mais específico na pergunta?

      A maioria das cidades tem estrutura razoável. Afinal são cidades com dezenas de milhares de habitantes. Normalmente tem escola para os filhos, supermercado, internet. Uma ou outra que são mais precárias, mas no geral dá pra morar.

      Após a formatura você aguarda sua nomeação. Normalmente em menos de 30 dias sai a nomeação na PF. Na PRF demorou um pouco mais.

      Sendo policial é mais fácil comprar arma, porque você pula umas burocracias. Mas a importação segue os mesmos trâmites. O que você pula são as burocracias para autorizar a importação.

      Abraços.

      Excluir
  72. Boa tarde, APF!

    Os integrantes do COT ficam lotados em Brasília, certo? Eu não tenho muita vontade de voltar para a minha cidade natal, e sim de fazer parte do COT, que acho simplesmente incrível.
    Mas há muitas dúvidas acerca disso...

    Tenho que ter um tempo mínimo como agente PF antes de me candidatar ao COT?
    Qual a frequência de concursos internos para a seleção do COT?
    Além dos testes físicos preliminares e do próprio curso de formação do COT, há alguma outra etapa para ingressar?
    Seria possível sair da ANP e já cair em uma seleção do COT? (Com um tempo bem curto entre eles)
    A jornada de trabalho do COT é diferenciada nos momentos em que não estão de missões, ou são plantões ou 8 horas diárias?
    Sempre que não estão em missões, os agentes do COT estão treinando, ou eles também atuam como policiais "normais" em Brasília?
    As operações são tão frequentes assim?
    Como é a relação dos agentes do COT com os demais agentes?
    Como fica a relação com a família sendo um agente do COT? E os projetos pessoais?

    Se puder me dar essa força, agradeço muito mesmo!!!
    Avante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vamos lá:

      1 - depende do edital. Acho que no último tinha que ter pelo menos 1 ano de PF.
      2 - Depende muito também. Acho que em 4 anos de PF, só vi 1 edital do COT e um do CAOP. Mas acho que são tempos difíceis. Acho que abrem com mais frequência normalmente.
      3 - "Só" esses testes. Acredite, são suficientes para sobrar 8 de 80.
      4 - Resposta na questão 1.
      5 - A jornada em missão é imprevisível. Muitas vezes podem ficar mais de semanas fora, inclusive dormindo no mato em redes de selva.
      6 - Treinando ou dando cursos. Não trabalham como agentes "normais". Só se sair do COT. O trabalho deles é muito específico.
      7 - Não sei atualmente como são, mas normalmente são muitas viagens por ano. O que eu ouvi falar são de 6 a 8 meses por ano longe de casa.
      8 - Relação com os outros é normal. Os caras do COT que eu conheci eram muito gente boa, inclusive.
      9 - A relação com a família fica uma merda. Projetos pessoais é o COT e é isso.

      Abraços.
      ps.: Manda um abraço pro Gandalf e pro resto do clã.

      Excluir
  73. Fala nosso bom APF.

    É mais demorado voltar para Itajaí - SC ou Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta. Sei que pro RJ capital são uns 2 concursos em pontuação 4. Agora Itajaí eu realmente não sei. Interior, dependendo de qual, normalmente é mais fácil que para as capitais.

      Excluir
    2. Seria mais justo eu perguntar Floripa. Eu acredito que muitos pf devem tentar Floripa e Curitiba por conta da qualidade de vida.

      Excluir
    3. Floripa e Curitiba acho que são mais difíceis que o RJ por causa da qualidade de vida. Mas eu não tenho certeza. São capitais que muita gente quer ir né. Mesmo quem não é de lá. O RJ só quer ir, na maioria das vezes quem é do RJ mesmo. Porque só esses doidos para quererem morar no Iraque :P

      Excluir
    4. Pois é, o RJ é macabro apesar que em Niterói é um lugar menos perigoso, e também bom pra morar (lá tem uma delegacia da PF inclusive). É bom estar próximo da família, pelo menos em uma distância que dê pra usar carro. Mas, deixarei pra resolver isso depois, o foco agora é estudar.

      Excluir
    5. Um amigo quase conseguiu Angra nessa remoção. E ele estava só a 4 anos na fronteira. Acho que na próxima ele chega no estado.
      Mas foca nos estudos. Depois que tiver na ANP, aí pensa na lotação.

      Excluir
  74. Boa noite, é muito demorado ser lotado na Bahia ? Obrigado pelas informações .

    ResponderExcluir

Manda bala!