sexta-feira, 27 de março de 2020

Mais uma deflagração da PF contra facções criminosas

Compartilhar no Facebook
Eu gosto de escrever sobre as curiosidades da Polícia Federal, sobre os bastidores, coisas que acontecem que a mídia normalmente não mostra. Hoje não vai ser diferente. Já falei aqui nos comentários desse blog, várias vezes, que a PF é muito mais polícia de escritório que polícia de rua. E apesar de ser na deflagração das operações um dos poucos momentos operacionais de rua, a história de hoje ocorreu pós a deflagração, dentro da superintendência.

Eu juntamente com minha equipe fomos fazer uma busca e apreensão na casa de um membro de uma famosa facção criminosa do Brasil. Essas investigações de facções são, para mim, muito mais interessantes que as investigações de drogas. Isso porque quando você desarticula a facção, certamente você dá um tombo muito maior nos criminosos do que quando apreende droga e prende mais uma mula. Ainda mais que hoje em dia que as investigações vão atrás de prender o dinheiro e os bens das facções, não somente as pessoas envolvidas. Isso sim faz diferença.

Após concluirmos a busca, voltarmos para a superintendência e fazer os relatórios pertinentes, a equipe ficou em sobreaviso até o fim da deflagração, pois outras equipes poderiam precisar de apoio. E nesse ínterim, eu tomando um café em um dos corredores, um escrivão me chamou: APF do Norte, preciso da tua ajuda aqui com esse preso.

Ele ia coletar umas informações com o preso, e precisava de mais um policial na sala, caso o preso quisesse tentar alguma "graça". Então fiquei de babá lá enquanto ele entrevistava e perguntava algumas coisas do meliante. Após essas primeiras informações (normalmente são perguntas sobre informações cadastrais - nome, endereço, profissão, etc.), o preso iria para uma outra sala, onde o delegado o esperava para fazer o interrogatório.

Esse meliante, nessa ocasião, já estava preso antes de ser preso novamente. Sim, isso acontece. O cara recebeu mais um mandado de prisão já estando na penitenciária. E aí ele é levado para ser ouvido por um delegado sobre essa nova situação que o levou a ser preso novamente (sei que é meio confuso, mas funciona assim mesmo). Era um jovem com aparência de uns 20 e poucos anos, branco e usando óculos. Passaria desapercebido como criminoso comum. Tinha aparência de jovem de classe média. Diferente da maioria dos pobretões que a PF prende nessas operações pelos interiores do nosso país (sim, isso é uma crítica). Mas até então eu não sabia quem ele era ou sua importância no mundo do crime.

Após sairmos da sala do escrivão, fui pelos corredores levando-o algemado para encontrar com o delegado. Porém me informaram a sala errada, e então eu fiquei procurando a sala, de um lado para outro, que nem um besta, com o preso, pela superintendência, perguntando de um e de outro onde o delegado fulano de tal estava. Isso durou uns 5 minutos até achar o lugar certo. Enquanto eu perambulava procurando a sala, eu fui conversando com o cara, pra saber o que ele fez. Eu perguntei: porque você foi preso. Ele respondeu: agora, ou na primeira vez? Eu: A primeira vez. Ele: Formação de quadrilha, tráfico de droga, e mais uns 2 crimes. Nessa hora eu já percebi que não era um preso comum. E antes que eu pudesse continuar matando minha curiosidade, encontrei o delegado que o interrogaria.

Ao entrar na sala, o delegado me pediu para ficar, já que ele não queria ficaria sozinho com o preso. Mesma situação do escrivão que eu relatei acima. Então fiquei ouvindo o depoimento e tentando entender porque aquele moleque tinha sido preso.

Ouvindo o que o delegado estava a perguntar, percebi que ele era um dos que mandavam na facção. Cargo alto. Preso importante. Ainda mais quando um membro do MPF que investiga facções criminosas (GAECO) entrou na sala e o chamou pelo nome. Para o promotor conhecer o cara pelo nome, esse faccionado deve ser muito importante - pensei. O preso não respondeu absolutamente nada que o delegado perguntou, usando do seu direito de permanecer em silêncio, gerando uma ligeira insatisfação do promotor federal que também acabou acompanhando a oitiva.

Após isso, me solicitaram que o levasse para a sela. Ao chegar na carceragem, vários membros da mesma facção já estavam presos, e fizeram uma festa quando ele chegou. Era bem hora do almoço. E o preso falou: rapaz, eu estava morrendo de fome. E a comida servida pela Federal é muito boa. Eu falei: Está com o cheiro bom. E ele: é boa, pode acreditar. Parecia quase um almoço em família. Eles riam e brincava. Como pode alguém preso ficar tão animado, eu me perguntava.

E fui me retirando pensando nessa alegria toda deles, quando um colega me abordou já do lado de fora da carceragem e perguntou com um tom de exclamação: Sabe quem é esse cara que você trouxe? Eu falei que não. E ele me disse: é o Presidente dessa facção aqui no estado. Um ser extremamente violento. Depois o cara do GAECO me confirmou isso também.

Eu fiquei pensando: Aquele moleque com cara de adolescente de classe média. Era até difícil de acreditar. Mas o cansaço me fez esquecer. Eu tinha acordado antes das 3h da manhã para a deflagração da operação. E então fui buscar mais um café e ver se ainda tinha algo para comer por lá.

ps.: Era só isso. Nem sei como concluir a história.
pps.: Pessoal, podem sugerir assuntos. Além disso, podem compartilhar a história no Facebook pelo link que tem aqui no blog.

141 comentários:

  1. Estava com saudades !!! Some não cara

    ResponderExcluir
  2. Conta um pouco sobre o dia a dia, como é ser PF e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, uma vez me pediram pra falar dos primeiros dias. Eu enrolei e não falei. É porque o dia a dia é meio comum, manja. Um dia ou outro que existe alguma diferença mais relevante.

      Mas eu percebi que muita coisa se tornou comum para mim, porque eu acostumei. Vou prestar mais atenção para escrever mais vezes.

      Excluir
  3. Show de bola essa postagem! É aquela história né, as aparências enganam kkkkkk. APF o que acha desse cronograma que vazou do concurso da PF? Acha que será mantido mesmo diante da situação que estamos passando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welington, eu duvido que seja verdade qualquer palavra daquilo. Acho que é sacanagem de cursinho para atrair aluno. E acho muita sacanagem mexer com sonhos e expectativas das pessoas. Muita mesmo.

      Excluir
  4. Tem alguma ordem que vc não gostou de cumprir?
    Seu trabalho é direcionado, planejado pela chefia e vc só executa ou tem liberdade de criar, discordar?
    Em toda profissão tem "as estrelas", aí tb? Quem são?
    O ambiente é agradável, uma família ou disputa de egos?
    Vc tem melhor amigo na pf?
    Vc pensa em auditor ou vai morrer agente?
    Família atrapalha a profissão como o exemplo de acordar de madrugada

    Obg e sucesso prá vc. Paz e saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ph, vamos lá:
      1 - muitas. Tem umas besteiras inacreditáveis.
      2 - Rapaz, depende da chefia. Mas normalmente não tem muita organização não. Mas você não tem liberdade. Tem que pedir o aval do chefe sempre ou quase sempre.
      3 - Muitas. E aqui o pior que são os chefes. E se algum agente, escrivão ou papiloscopista se destacar, a maioria faz tudo para derrubar.
      4 - Egos totais. Sorte se tiver numa delegacia ou superintendência que seja bom o clima.
      5 - Tenho sim. Mas ficaram em outras lotações.
      6 - Espero morrer depois de aposentar. Mas espero aposentar agente. Não quero mais estudar pra concurso. Se for pra mudar de profissão, prefiro ir embora do país.
      7 - Muito pelo contrário, família é seu maior apoio. A polícia atrapalha a profissão normalmente.

      Abraços.

      Excluir
  5. Boa história guerreiro! Amigo, tenho duas perguntas a lhe fazer. O Sr. chegou a ver o cronograma que vazou do concurso da PF? Caso tenha visto, acha que dá tempo de começar um curso superior tecnólogo com duração de 2 anos para concorrer ao cargo de escrivão, tendo em vista que o início do curso de formação está previsto para o dia 28/03/2022 e a nomeação para o dia 26/08/2022? Fazendo-lhe estas perguntas já no pensamento de aprovado. Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu duvido que seja verdade qualquer palavra daquilo. Acho que é sacanagem de cursinho para atrair aluno. E acho muita sacanagem mexer com sonhos e expectativas das pessoas. Muita mesmo.
      Então, faça seu curso. Siga sua vida e vá se preparando. Adiaram a ANP que começaria agora em março. Imagina fazer outro concurso.

      Excluir
  6. Cada dia de trabalho é mais um dia de experiência!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a postagem APF do norte! obg pelos textos. Há rumores sobre um novo concurso da PF no ano que vem. Sabe se procede essa informação? Abraços, já estou esperando a próxima postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu duvido que seja verdade qualquer palavra daquilo. Acho que é sacanagem de cursinho para atrair aluno. E acho muita sacanagem mexer com sonhos e expectativas das pessoas. Muita mesmo.

      Excluir
  8. APF, quando vc conta as situações internas me deixa pensativo....faria tudo de novo? valeu a pena? ou se decepcionou com as pessoas?
    obrigado pelo blog, ajuda a não desistir depois de alguns anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Herick, valeu muito a pena. Apesar dos pesares, é o melhor trabalho que eu já fiz. Apesar de algumas decepções. Tento não me deixar contaminar. Tento brigar pelo melhor, sempre!
      Não desista.
      Grande abraço.

      Excluir
  9. APF, estou como excedente no concurso da PRF, e com alguma expectativa de ser chamado. Quando comecei a estudar, meu foco sempre foi a PF, porém fiquei por 1 ponto, infelizmente. Na PRF estou nesse aguardo. Vendo todos os seus posts e respostas, e também conversando com colegas que hj já estão na PRF e na PF, vejo que a melhor coisa que aconteceu foi eu ter passado mesmo na PRF. O clima de trabalho e a instituição PRF é infinitamente melhor de trabalhar e valoriza realmente o policial. Espero que seja mesmo convocado pra vivenciar de dentro. Seus posts, de algum jeito, me fizeram olhar com outros olhos a PF e valorizar mais a PRF. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, é uma excelente escolha também. Eu até me sentia um pouco mais útil na PRF.
      Espero que dê certo e você seja logo chamado.
      Abraços.

      Excluir
    2. Eu vivo essa dúvida crucial todo dia entre a PF e a PRF, o meu sonho é ser PF mas PRF também me encanta muito e a carreira única que tem na PRF vem pesando muito nessa escolha, visto que essa briga entre os cargos na PF é mt nítida e desanima muito. APF do norte já que vc esteve presente nas 2 instituições fica a sugestão pra fazer um post comparando as 2 instituições no sentido de mostrar os prós e contras de cada instituição no teu ponto de vista, pra servir como uma base para quem vive nessa dúvida diária. Grande abraço e fique com Deus meu amigo.

      Excluir
    3. Boa sugestão. Vou pensar aqui como fazer isso da melhor forma. Valeu!

      Excluir
  10. "fui pelos corredores levando-o algemado para encontrar com o delegado. Porém me informaram a sala errada, e então eu fiquei procurando a sala, de um lado para outro, que nem um besta, com o preso, pela superintendência"


    kkkkkkkkkkkkkkkk imagina a cena, um algemado sendo arrastado de um lado pro outro e o apf rodando de sala em sala

    ResponderExcluir
  11. Conta para a galera
    1. Quais equipamentos você leva nas missões.
    2. O que a PF fornece e o que você leva por conta própria.
    3. Você tem colegas de trabalho que dão aula em faculdade?
    4. Costuma ter troca tiros ou fuga nas missões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Werley, depende muito da missão. Mas a única coisa que me "deram" na PF foi a arma, o colete, um spray de pimenta, uma lanterna que já quebrou, um notebook, um fiel e uma calça preta. O resto TUDO eu que tive que comprar. Desde coldre externo e interno para arma, até o coturno.

      Sim, tenho muitos que dão aula.

      Não costumo trocar tiro. Nunca aconteceu. E espero manter assim.

      Excluir
    2. tá melhor que eu, camarada. Entrei em 2014 e me deram notebook, arma e colete. O resto foi tudo comprado do bolso. É assim mesmo, infelizmente não tem uma padronização do que vai receber. Se bem que eu preferia uma grana para comprar os equipamentos, pois assim cada um compra o que achar mais conveniente.

      Excluir
    3. Pois é. Já me disseram que depende muito do estado onde você está.

      Excluir
  12. APF do Norte tenho sonho de ingressar na polícia federal no cargo de delegado. Vc pode me tirar algumas dúvidas por favor? 1- o delegado pode atuar normalmente no GPI sou da Bahia e sei que aqui tem,vc pode informar se na maioria dos estados o GPI é lotação ou acumula as funções, principalmente,no cargo de delegado. 2- Fiquei sabendo que quem é do COT após 5 anos pode escolher pra onde quer ser removido não precisa participar do concurso de remoção procede essa informação?desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Pode atuar. Mas vai acumular funções. Sempre acumula funções, em todos os cargos. Por isso que GPI é pra quem gosta mesmo.

      2 - Procede a informação. Mas não são sempre 5 anos, depende muito do edital.

      Excluir
    2. 2 - na verdade no EDITAL não tem esse tipo de informação. O que tem é que o cara tem que passar NO MÍNIMO 4 anos de COT.

      Excluir
  13. Boa apf, voc ama a pf ? Se pudesse trocar de profissao trocaria, se sim, qual ? Sucesso guerreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu não amo a PF. Eu gosto muito do meu trabalho. Foi o melhor trabalho que eu já fiz até hoje. Se pudesse trocar, escolheria uma que ganhasse pelo menos o dobro. Juiz, promotor, perito criminal federal, prático... empresário bem sucedido e aposentado. Essa última seria a melhor opção :)

      Excluir
  14. Sua histórias sempre me motivam, APF do Norte!
    A curto prazo, estou focado no concurso do DEPEN, porém o objetivo final é agente de polícia federal. Conhece alguém que foi agente federal de execução penal é hoje está na PF?
    Gostaria de saber como é o ambiente no DEPEN.
    Sei, obviamente, que ganha menos e as lotações são poucas.

    Agradeço demasiadamente suas pastagens, elas são um verdadeiro afago neste caminho tortuoso que é ingressar na Polícia Federal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leprous, existe sim pessoal do DEPEN que é PF. Já encontrei alguns do Depen pelas andanças da vida. O clima parece bom. Mas o trabalho é cuidar de preso. Ou seja, tem que saber onde está se metendo, na minha opinião. Eu respeito demais os caras, mas jamais trabalharia numa atividade dessas.

      Excluir
  15. Fala APF do Norte!
    Algumas perguntas:
    *Vcs andam muito de viatura ou só quando tem essas operações?
    *As diárias das fronteiras são pagas em dia ou tem atraso ou algo do tipo?
    *Vc sai de casa com a roupa da PF? Ou vc também pode vestir na delegacia ou superintendência?
    Vc pode deixar o seu carro em um estacionamento da delegacia ou da superintendência?
    *Já precisou usar sua arma?(se nn quiser responder, sem problemas!)
    *Os agentes "comuns" podem ser chamados para ajudar em uma operação feita pelo COT?
    *Vcs podem usar fuzis se quiserem?
    *Vc sabe se os caras do COT podem usar máscaras para esconder o rosto, pq eles prende caras de facções, terroristas...
    *Esses delegados também tiram onda com os caras do COT ou eles nem se encontram?
    Vc é foda mano Tmj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Andamos quando precisa. Sempre que saímos da delegacia para fazer alguma atividade policial vamos de viatura.
      2 - Se você está falando do adicional, vem junto com o salário normalmente. Se você está falando das diárias de viagens, aí normalmente demora uns 15 ou 20 dias para sair. Depende muito da viagem e do estado.
      3 - Só saio de uniforme quando tem operação, que tem que chegar de madrugada. Mas no dia a dia todos trabalham a paisana. Mas mesmo em dia de operação você pode se vestir na delegacia. Cara, isso é bem flexível.
      4 - Até hoje por onde eu andei tinha estacionamento nas delegacias e superintendências.
      5 - Nunca precisei atirar. Mas sempre estou com ela. E só isso já ajuda a você não precisar atirar.
      6 - Normalmente o COT que apoia nas operações feitas por quem não é do COT. Normalmente a inteligência que manda as investigações e solicita apoio do COT nas mais perigosas.
      7 - Podemos usar fuzil. Basta pegar na delegacia.
      8 - Todos podem, na verdade. Uma vez fui para uma operação perigosa (no sentido de retaliação aos policiais), que me deram uma balaclava para usar.
      9 - Normalmente o COT é mais independente. Mas o chefe de lá é delegado.

      Valeu pelos elogios. Abraços.
      9 -

      Excluir
  16. Incrível, é muito bom ler essas histórias,desde a mais utilitária até a mais cômica. Já li todas, algumas mais de uma vez! Parabéns pelo conteúdo, APF. Muito bom o seu blog.
    Eu ainda estou no 2 ano da faculdade, então eu espero que você mantenham o blog ativo por muitos anos!!!! Haha, fica com Deus APF, se cuida e bom trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michael, vou fazer igual os youtubers. Gostou, não esquece de compartilhar com os amigos! hehehe
      Abraços.

      Excluir
  17. Passando só para elogiar e agradecer pela milésima vez.

    Tuas postagens e tua paciência em nos responder é fundamental na nossa caminhada.

    Obrigado por tudo. Abraços

    ResponderExcluir
  18. Eae APF do norte! Sigo suas histórias faz um tempo e tenho estuado para carreiras policiais. Do seu ponto de vista vale mais a pena ser PRF ou PF? valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homero, as duas são boas. Eu escolhi a PF, mas tenho amigos que escolheram a PRF. Aí vai muito da pessoa.

      Excluir
  19. iae apf, eu queria ser voc, e voc queria ser quem ? abraço guerreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, tuas expectativas são baixas demais. Eu queria ser um multi milionário da arábia Saudita. Qualquer um deles. hahahah
      Abraço.

      Excluir
    2. porque voc acha as expectativas baixa, apf ? sucesso guerreiro

      Excluir
    3. Você podendo escolher ser qualquer um no mundo, vai me escolher? hahahahahah

      Excluir
  20. Opa APF Norte, conheci seu blog dia 5 de Abril e estou focado em ser Agente da PF.
    Mas me surgiu dúvidas em relação aos candidatos PCDs pois eu tenho perda auditiva moderada e me enquadro como PCD. Tirando isso não tenho NENHUM outro problema. Mas vi uma reportagem que eles reprovaram TODOS os candidatos PCDs e isso me preocupa. Essa minha deficiência nunca me atrapalhou pois por ela ser moderada não me atrapalha em conversas normais.
    Sou recém formado em Educação Física, conhece alguém da área na PF rsrsrs.
    Eu tô devorando seu blog haha
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diógenes, eles reprovam todos. Infelizmente a PF e PRF agem assim. Mas não conheço nenhum que não tenha ganhado na justiça. Então faça a prova e saiba que após isso você terá ainda uma batalha judicial. E que provavelmente dará certo. Contrate um advogado em Brasília. Quando você passar e começar tua briga judicial, se precisar, eu tenho uns nomes de advogados bons para te indicar.

      Sim, conheço muita gente dessa área na PF.

      Abraços e boa sorte.

      Excluir
  21. ae APF Norte, aqui é o Werley de novo, Muito obrigado por ter respondido minhas perguntas anteriores. Voltei com mais kkkkk

    1. Como é a vida dos agentes da PF solteiros ? Dizem que a farda abre muitas portas hehehe. A mulherada cai encima mesmo?
    2. O que você acha que a PF agregou na sua vida?
    3. Qual a reação das pessoas quando vc fala que trabalha na PF? (Seja ao ir ao banco pagar uma conta ou ao fazer novos amigos)
    5. Ao fazer diligências em órgãos públicos vcs são bem recebidos ?
    6. A equipe ai faz um churras no final de semana ou o pessoal é desunidão?
    7. Você já fez ou sabe de alguém que tenha feito algum curso de especialização com alguma agência (FBI, CIA, MOSSAD, MI6) de outro país? Em caso positivo, esse curso foi bancado pela PF?
    8. Vocês têm cursos de aperfeiçoamento frequentemente?
    9. Se você pudesse escolher entre trabalhar na PF e trabalhar em casa ganhando o mesmo valor qual vc escolheria ?
    10. Existe algum ritual de iniciação dos novinhos ou não?
    11. O que mudou na sua vida após vc ter entrado na PF?
    12. Como é a ABIN, qual sua opinião sobre ela? Existe uma integração entre PF e ABIN?
    13. Há uma cooperação entre a PF e a PC ou PRF?
    14. Já esteve em missão na minha cidade - Ariquemes/RO (não precisa responder caso queira).
    15. Em que ano você se tornou APF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Werley, vamos lá.

      1 - no interior, sim. É vida boa demais. Você vive muito bem em todos os sentidos se não for um idiota completo. Tem lugar até para os meio idiotas.
      2 - Não sei responder isso não. Acho que é um trabalho como outro qualquer. Mas que eu gosto de fazer. Agregou mesmo que melhorou minha grana no final do mês. Isso agregou bem.
      3 - Cara, as pessoas normalmente te tratam melhor sim. O problema é que você fica desconfiado de tudo e de todos. Estão te tratando bem por que você é PF ou gostam realmente de você?
      4 - Você pulou esse. Já perderia ponto na prova.
      5 - Depende muito. Se for para ajudar o órgão porque ele foi roubado, sim. Se for para pedir informações, depende. Porque é mais trabalho para eles, e normalmente ninguém gosta de ter mais trabalho.
      6 - Depende muito da delegacia. Se for delegacia de novinhos, sim. Mas depois a galera vai arrumando a vida e os churras diminuem. Mas onde eu estava vez ou outra fazíamos.
      7 - Sim. Mas atualmente nunca vi acontecer. Sei que acontecia por causa dos antigões contando as histórias.
      8 - Sim. Principalmente os de tiro e operacionais de abordagem. Mais de tiro.
      9 - Em casa ganhando o mesmo valor.
      10 - Não. Normalmente quando eles chegam o pessoal mostra a cidade e vai ensinando a trabalhar. Porque todos saem muito verde da academia. Por isso é bom colar num antigão pra evitar fazer besteira.
      11 - Cara, mudou muito quando eu entrei na PRF. É tudo diferente. Policial é uma vida diferente. Andar com arma, ter arma em casa. Treinar atirar. Aumentar a responsabilidade. Então quando fui para a PF só mudou praticamente o salário pra melhor e o uniforme.
      12 - Boa pergunta. Eu não sei muito bem como é não. Mas aqui na minha lotação atual, vez ou outra, eles aparecem pra trocar umas ideias. Mas eu realmente não sei como funciona muito não. Mas eles ganham bem.
      13 - Há sim. Alguns lugares mais, outros menos. Até com a PM também.
      14 - Não tive aí ainda não. Mas já estive em outro interior de RO.
      15 - 2016. Semi-novo :P

      Tá estudando ou tá só na curiosidade mesmo?
      Abraços.

      Excluir
  22. E aí APF, tudo bom? Já apareci aqui algumas poucas vezes, mas sempre acompanho as suas postagens e também os comentários.
    Como comentado anteriormente eu estudo para a PRF já há um tempo, mais de um ano. Minhas curiosidades são: você sente falta de alguma coisa na PRF? Já pensou em como estaria diferente a sua vida se continuasse lá em vez de ter ido para a PF (para pior ou melhor)? Abraços, meu amigo! Obrigado pelo conteúdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, sinto falta de poder mudar o comportamento do meliantes. Aqui na PF você trabalha numa investigação que nem sabe o final. Na PRF quando você autua, você percebe a punição na hora, e vê, num curto espaço de tempo, os motoristas mudarem os comportamentos. Isso porque dói no bolso. E acho que essa é uma das piores dores. Se eu tivesse continuado lá minha vida seria muito diferente. Então mudou pra melhor.

      Abraços.

      Excluir
  23. Boa noite APF do Norte!
    Depois de trabalhar nas duas instituições e deixando a diferença de remuneração de lado, qual seria sua escolha PF ou PRF? (Apenas essas duas opções, nada de Árabe bilionário kkkkkkkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Weslley, eu ficaria numa dúvida cruel. Mas não me arrependo de ter mudado. Na época o salário pesou bastante. Mas se fosse o mesmo, talvez eu não tivesse mudado. Mas passou. Não me arrependo.
      Abraços.

      Excluir
  24. Fala, APF! Conheci seu blog há um tempo, li todos as postagens e comentários, muito show! Quero agradecer por compartilhar essas histórias, além de motivar, está ajudando a escolher o caminho que quero seguir.
    Uma dúvida: como funciona a escolha para trabalhar na parte de inteligência? O agente se voluntaria? Necessita de algum conhecimento/habilidade específica? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, não precisa de muita habilidade não. Basta querer normalmente e falar que quer. Pode não ir automaticamente, mas assim que surgir vaga normalmente é de quem mostra interesse.

      Excluir
  25. Ótima postagem APF do Norte,tenho uma dúvida. Você ou algum dos seus colegas já fizeram alguma trapalhada ou chegou ao ponto de prejudicar alguma investigação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi algumas trapalhadas, mas nada de comprometer uma operação. Não somos infalíveis né!
      Acho que contei aqui a história que eu chutei o portão com toda a força e ele não abriu. Tem em algum lugar essa postagem.

      Excluir
  26. Fala APF Norte, beleza irmão? Então, ainda estou estudando para ser Perito da Plocia Federal, mas ainda tenho dúvidas que me deixam com um pé atrás de seguir ou não essa carreira. Vou te explicar a situação, eu faço engenharia civil (6º período) e gosto muito dessa área, sempre tive vontade de ter uma empresa própria, mas a estabilidade financeira e o trabalho como Perito também me abrem os olhos. Se eu decidisse seguir a carreira de Perito, você acha que tem como conciliar as duas coisas? Ter um negócio próprio (mesmo que eu não estivesse 100% presente) e trabalhar como Perito? Ou você acha que as duas coisas não conseguem andar juntas? Sabe de alguém que faz isso? Trabalha na PF mas tem um negócio próprio? Ou a profissão de Perito não deixa espaço para mais nada?

    Valeu pela atenção irmão, saúde e prosperidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, pela legislação, sua carreira é dedicação exclusiva. Você pode ser sócio de uma empresa, mas não pode trabalhar nela. Então oficialmente você não pode ter um negócio e trabalhar como perito. A única exceção é dar aula, se não me engano.

      Então assim, eu conheço gente que é sócio, e que a mulher que toca a empresa. Obviamente você pode ajudar, mas nunca pode ser um negócio oficial seu.

      Excluir
  27. Fala sobre como fez para se desfazer de móveis e utensílios da primeira lotação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, vendi tudo... ou quase tudo. Fiquei com pouca coisa.

      Excluir
  28. Boa tarde mestre, APF pra quem é da área de exatas (eng.Eletricista) é facil colar num perito como "auxiliar" ou algo do tipo? O pessoal que é formado nessas áreas e entra como agente/escrivão utiliza o conhecimento técnico para algo, ou faz um backup, e reseta o cérebro para executar uma nova função?
    Forte abraço guerreiro
    PS: Caso pergunte, sim estudo para Policia, civil (3 estados do sul) ou PF/PRF (sonho mor).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, nunca vi colarem nos peritos não. Mesmo porque o laudo tem que ser deles, então acho que isso não acontece. O que acontece muito é de você ser aproveitado para a área meio. Por exemplo, para fazer projetos de engenharia elétrica numa reforma de uma delegacia. Ou até na construção de um novo prédio. Mas isso se você quiser. Se não quiser, fica trabalhando com a investigação mesmo.

      Boa sorte nos estudos. Espero que logo tenham novos concursos.
      Abraços.

      Excluir
  29. Boa noite APF, Tudo bom?

    Cara, vocês acordam assim de madrugada pra deflagrar operação com frequencia, tipo toda semana?

    E outra pergunta, eu sigo alguns APF's no Instagram, que apesar de não estarem em férias conseguem viajar, curtir carnaval, visitar a família e etc.. É algo como banco de horas, horas extra.. Ou algum segredo milagroso que só saberei quando entrar?

    Um abraço, continue com seu blog que é de muita valia para nós que estamos nos preparando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley, onde eu trabalhei não acontece toda semana não. Era umas 6 vezes por ano. Mas em alguns estados isso acontece com mais frequência.

      O pessoal viaja por fazer banco de horas. Quem quer trabalhar na PF faz muita hora extra, já que não tem hora para terminar alguns serviços. Aí nada mais justo que depois compensar essas horas trabalhadas, certo?

      Abraços.

      Excluir
  30. Fala APF do Norte blz?
    Parabéns pelo conteúdo que vc posta e que tanto nos inspira! Ficaria honrado em saber sua opinião sobre alguns temas:
    1. Vc já teve malária em Tabatinga ou outra lotação? Até que ponto devo ponderar o risco de expor filhos pequenos e esposa a essa doença se algum dia for agraciado com uma vaga na PF?
    2. Fala-se de uma expressiva taxa de suicídio na carreira. Imagino que o assunto requer uma análise ampla de vários fatores que provavelmente colaboram pra esse triste desfecho, ou seja, deve ter várias causas. Pergunto, com a sua experiência, existe um motivo que se sobressai diante dos demais para que a gente que tá de fora tenha pelo menos uma noção de onde provavelmente virá essa ameaça e se conseguirei lidar com isso. Aproveitando, atinge mais os novinhos ou antigões?
    3. Aquela previsão mais ou menos pra sair da lotação de fronteira pra Goiânia por favor?
    Obrigado por tudo e continue firme nas postagens pois elas servem de motivação pra essa jornada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Nunca tive malária. Mas colegas já tiveram e família de colegas também. Acho que essa decisão é personalíssima. Mas a malária tem cura e normalmente não deixa sequelas. Então eu não me preocuparia com isso. Essas cidades com muita malária são referência no tratamento. Ainda assim é possível se prevenir na maioria das vezes.

      2 - Cara, afeta todos as idades de todos os tempos de serviço. Não sei qual é a causa, mas acredito que ter uma arma facilita a ter sucesso nesse plano. Então eu aconselho a manter a mente mais sã possível. E se começar a sentir ansiedade e depressão, sempre procurar ajuda.
      3 - Goiânia é uma cidade boa de morar. Não é fácil de ir não. Mas provável conseguir interior próximo, ou até mesmo BSB. Acho que uns dois concursos em lotação de pontuação 4 consiga voltar para Gyn. Mas é sempre uma incógnita. Não tem nunca como ter certeza. O ideal é saber que vai morar em outro estado e manter a cabeça lá. Criar uma vida, para não ficar na loucura de voltar. Ir com a família ajuda muito. Muito mesmo.

      Excluir
    2. Obrigado pelas respostas, sua dedicação não tem preço!
      Gostaria de aproveitar e tirar mais uma dúvida se possível:
      Nunca tive o nome sujo antes mas possivelmente com a crise do coronavirus meu comércio está fechado e alguns boletos ficarão sem pagar. Na investigação social reprova por ter débitos? Obrigado mais uma vez pela deferência. Abração!

      Excluir
    3. Hilbio, não tem problema ter dívidas, desde que você informe e justifique antecipadamente. Tem uma etapa do concurso, antes da ANP que você vai poder fazer isso.

      Excluir
  31. Boa noite APF do Norte! Saudações.

    Estou estudando a pouco tempo para APF e se Deus e minha inteligência permitirem logo logo estarei ai do outro lado! Rsrs

    Brincadeiras a parte, poderia responder uma curiosidade minha, que procurei e não encontrei em lugar nenhum?
    Vejo que a cada concurso que sai, os salários dos cargos são reajustados, sempre para mais. Os salários dos Policiais Federais que já estão trabalhando são reajustados também? De acordo com a classe e o “grau” que está? Ou segue a tabela daquele concurso cujo policial ingressou na PF?

    Obrigado! Seu blog nos ajuda muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, você está olhando invertido. O que acontece é que a tabela apresentada no concurso é o salário atual de quem está na terceira classe. Ou seja: eles olham o salário atual e publicam no concurso, não o inverso. Imagina se o salário ficasse parado e novos policiais entrassem ganhando mais, o que teria de policial antigo fazendo concurso novo só para melhorar o salário. Além da loucura que seria um novinho ganhando mais que um antigão?

      Excluir
    2. Realmente nunca havia parado para pensar nisso..
      Valeu a explicação! ;D

      Excluir
  32. Olha eu aqui! Espero que mesmo não podendo parar, esteja se cuidando por conta da Cobid-19, meu querido.

    Cara, a 3... TEM QUE ACABAR O DELEGADO.

    Não deve ser o inferno, mas deve ser meio frustrante trabalhar na PF.

    APF do norte, qual tua opinião sobre a PEC 168/2019? Que trata da carreira única e do ciclo completo? Tu acha que ela motivaria os policiais e seria uma revolução dentro da instituição? Porque só o que eu vejo são policiais infelizes, frustrados; além disso, tanta coisa importante e o que eu vejo é a PF lidando com coisas bestas. Para tu, qual (ou quais) são os maiores problemas da PF?

    Pergunto isso porque teu blog nos ajuda demais a ter uma visão REAL do que é a PF.

    Abraço, meu querido, e saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rhuan, eu não tenho opinião formada sobre isso. Acho que seria uma boa para a polícia. Mas há divergências.
      O maior problema da PF, na minha mera opinião, é delegado novinho ter poder de mandar em tudo.

      Abraços.

      Excluir
    2. Esse problema dos delegados SEMPRE é o cerne da discussão. Tu não acha que com essa PEC, isso acabaria? Porque com uma carreira única, iria acabar de uma vez por todas esse absurdo de concurso para delegado. Os novos delegados e chefes seriam policiais e para chegar a esse posto levariam anos!

      Mano, nunca mais eu dei uma sugestão de texto, mas gostaria de deixar uma agora.

      Você poderia elaborar um texto falando sobre como a PF poderia melhorar, na sua opinião. O texto poderia abranger desde o concurso, se fosse o caso, passando pela ANP até, finalmente, o trabalho (o mais importante).

      Como você já percebeu, muitas pessoas vêm aqui indagar sobre as condições de trabalho na PF, justamente porque, para nós não é simplesmente um cargo bem remunerado, mas sim um sonho (como eu acho que foi para você).

      Eu sei que falar da instituição pode ser complicado, mas na minha opinião, quando a crítica é construtiva, vale a pena. Além disso, será MUITO importante para nós.

      Abraço meu querido e cuidado com o Covid-19, espero que você e todos os que te cercam estejam bem.

      Excluir
    3. A PEC pode sim ser uma boa. Eu preciso ler direitinho. Se mudasse só isso, só passasse a ser cargo único, seria bom. Mas acho que tem um lance de ser subordinado ao promotor. E aí perderíamos o acesso direto ao juiz. Isso não seria bom.

      Tenho que ler pra poder debater bem.

      Sobre o texto, eu prefiro me ater aos acontecimentos, Rhuan. Porque quero evitar que esse espaço que eu gosto tanto se transforme num espaço político, manja. Além disso, eu nem sei se sei escrever sobre isso. hahahah

      Mas mesmo assim valeu a sugestão.

      Estamos fazendo o máximo aqui para nos cuidar. Cuide de você e dos seus aí. E continue dando notícias sobre suas aprovações :)

      Grande abraço.

      Excluir
  33. APF do Norte, o próximo concurso tá previsto pro segundo semestre de 2021, se não me engano. Estou quase com 18 anos e começarei um tecnólogo ano que vem (pelos meus cálculos, caso eu passasse no concurso, conseguiria o diploma até a data da posse). Termino o Ens. Médio esse ano e já tenho uma certa facilidade em português, redação e matemática. A princípio, eu teria o primeiro semestre inteiro do ano que vem pra adaptar contabilidade, informática e direito, será que dá tempo? Ou o melhor a se fazer é deixar esse concurso de lado e estudar pra um próximo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não conheço previsão de concurso. Acho que não podemos esperar concurso até, pelo menos, final de 2022. Mas isso sou eu falando. Tudo pode mudar. Mas não faz 6 meses que entrou uma turma de novinhos, e ainda tem outra academia (que deveria estar acontecendo, mas o COVID 19 atrapalhou) com mais 600 prevista. Acho bem improvável ter um concurso em 2021.

      Você estuda para o próximo que vier. Mas acho que você tem que terminar um curso superior antes. E se eu puder opinar nisso, escolha um que seja do seu interesse, para que você possa atual na área, caso dê ruim nos concursos. Eu não quero dar banho de água fria não. Mas é sempre bom termos um plano B.

      Abraços.

      Excluir
  34. Boa noite, APF do norte!
    Sobre a unificação dos cargos de APF e EPF, se fala sobre isso ainda no DPF? Como anda a evolução desse assunto? Existe perspectiva de implementação?

    Grande fã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi apenas conversa de corredor. Nunca mais ouvi falar. Se fossem me perguntar, não vejo vantagem.

      Abraços.

      Excluir
  35. eae apf de tranquilo ? vc e casado? agente de policia federal pega muita mulher ?? (se nao quiser responder de boa) sucesso guerreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, estamos no BR. Aqui as mulheres são gente boa demais. Elas gostam de conversar. Basta você ser um cara bacana. Não precisa ser PF pra isso não. heheheeh

      Excluir
  36. Fala APF do Norte, beleza? Fiz algumas perguntas pelo celular e acho que não chegou a enviar... Então vou repeti-las pelo computador de forma agrupada!

    1- Caso o local da missão, com duração de 2 meses, seja também um local de fronteira é possível receber além da diária da missão os 91 reais por dia (adicional de fronteira)?

    2- Ao sair da academia, o policial sai capacitado para operar fuzil 5.56 e 7.62? Vi em outra postagem que o policial recebe a Glock, Notebook e Colete; no caso para adquirir o fuzil é de forma particular ou cada delegacia tem algumas unidades em seu arsenal?

    3- Não vemos muitas fotos dos policiais durante o CFP, é proibido o uso de celular nas áreas comuns da ANP?

    4- O NEPOM funciona como o CAOP, COT e GPI, ou seja, é necessário concurso interno para fazer parte do grupo? Ou basta está lotado nas cidades que o grupo atua e existir vagas disponível?

    5- Antes do dia da escolha da lotação existe a comunicação das cidades que abrirão vagas para os novatos? Para assim já ter uma lista das prioridades de escolha de cada um...

    Muito obrigado, irmão! Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - não. Ou um, ou outro. Nisso a legislação é clara.

      2 - Sai capacitado para uso de fuzil. Na ANP só usamos o 5.56 se não me engano. Ninguém leva para casa o fuzil normalmente. Fica na delegacia ou superintendência, bem protegido. Não tem como comprar um fuzil se não for colecionador.

      3 - Na sala de aula e demais atividades não pode. Nas horas de folga pode. Mas a galera é consciente e prefere não se expor. Pelo menos a maioria.

      4 - NEPOM funciona como NEPOM. Os outros grupos usam podem até usar os barcos do NEPOM, mas são coisas bem separadas. Normalmente para fazer parte basta querer e ter vaga. Pelas delegacias que eu passei, era fácil fazer parte.

      5 - Quando eu fiz a ANP existiu uma prévia para o pessoal já ir se organizando. Mas as vagas mesmo só no dia da escolha. E é um dia inteiro escolhendo. Foi um dos momentos mais emocionantes da Academia de Polícia.

      Excluir
    2. 3 - Na minha época o uso do celular em sala de aula era proibido, mas a gente sempre levava, EXCETO em dia de prova. Dia de prova se pegar celular, tá fora. Me arrependo muito de não ter tirado fotos.

      4 - Apenas para complementar a resposta. Existem cursos relacionados à área de navegação que o policial pode fazer, embora não seja REQUISITO para entrar no NEPOM. Curso de condução de embarcação do serviço público, a própria PF oferece um curso de navegação também... enfim, o cara pode se especializar. E lembrando que na maioria das lotações a pessoa vai ACUMULAR o serviço que já tem com o NEPOM. Já fui lotado em lugar com GEPOM e não era muito procurado não. Além de acumular as coisas, tem a parte burocrática, contrato de manutenção de embarcações, enfim, não é só pegar o barco e sair patrulhando não...

      Excluir
    3. Aí tu decepciona a galera!!! hahahaha

      Excluir
    4. Na delegacia onde trabalhei, ninguém queria. Os responsáveis doidos para sair fora. Mas ninguém queria substituí-los.

      Excluir
    5. kkkkkkkkkkk, muito bom, galera!!!

      Esse cara "?!" sempre ajudando nas respostas também, parabéns. Já cabe uma parceria para criar um instagram dos 2... kkkkkk

      Muito obrigado pelas respostas e aproveita pra postar alguma história nessa quarentena, por favor... A leitura aqui é aquela dose de motivação necessária

      Excluir
  37. Boa noite APF do Norte, tudo bem por aí?
    Eu sou um dos aprovados que começaria o CFP agora em Março/2020, mas o covid-19 acabou atrapalhando. Se possível me tira 2 dúvidas, por favor.

    1) Sabe me dizer se existe alguma chance de cancelarem essa segunda turma do CFP, dado os gastos do governo com a covid, além da possível mudança na diretoria geral da PF? (Obs: Me dei mal, pois saí do meu emprego em Março contando com o CFP).

    2) E Campinas é uma lotação muito concorrida? (Sou de Campinas e não vejo a hora de voltar pra cá hehe).

    Muito obrigado pela ajuda.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Não acho que seja possível cancelarem. Essa grana já está prevista. Inclusive estão tentando prorrogar a validade de todos os concursos já homologados, para que não seja nem o estado, nem os candidatos prejudicados.

      2 - Campinas não é tão concorrida. Conheci um APF que foi de uma lotação 4 para campinas em 3 anos. Mas foram muitas vagas no concurso. Era um cara do concurso antes do meu. Mas interior de São Paulo é concorrido, mas nem tanto. Se você não voltar direto pra Campinas, pode conseguir a Capital ou outro interior.

      Excluir
    2. Muito bom seu argumento. Tomara que eles pensem assim também haha.
      Obrigado e continue com seus posts!

      Excluir
    3. Além de tudo, cancelar causaria uma enxurrada de processos judiciais.
      Acredito que não cancelam não.

      Excluir
  38. Seus posts me motivam muito, pfv não pare!!!

    ResponderExcluir
  39. Oi APF, tudo bem? Me tira algumas dúvidas? Vi que para voltar para a cidade natal precisa-se de uma pontuação em um concurso interno sempre que abre um público, poderia dizer como funcionam os critérios de pontuação? são provas? Voltar para Brasília é muito difícil? E existe algum outro meio de voltar sem ser quando há concurso público?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pontuação você acumula de acordo com a cidade em que está lotado. Cada cidade tem uma pontuação que vale exclusivamente para o concurso interno de remoção.

      Você pode conseguir voltar antes de concurso publico se tiver alguma habilidade que interesse muito em Brasília.

      Brasília é a cidade dos concurseiros. Então é relativamente difícil. Talvez uns 2 concursos em pontuação 4 você consiga. Isso deve demorar uns 6 ou 7 anos. Nada que vá matar não! :)

      Excluir
  40. Fala comigo APF, com a saída do Moro como está o clima dentro da PF... vê todo esse jogo político com a PF está desanimando :/

    ResponderExcluir
  41. Esse blog é fantástico, sem palavras pra dimensionar a satisfação de ler os posts, os comentários!!!

    Srs se não for incômodo, Gostaria que me tirassem algumas dúvidas:

    1° - Trabalho atualmente em um Banco estatal e, estava pensando caso chegasse a fase de ir para ANP, pedir um pouco antes uma licença interesse do meu trabalho, tendo em vista,que se der alguma coisa "errada" lá no curso (o que não é impossível),ainda teria o meu velho emprego disponível, isto é possível? ou tenho que pedir demissão antes e ou em qual etapa?

    2° - Estou vendo uma galera bem jovem aprovada neste último concurso (20 a 25.anos) dando entrevistas e tal, aí bateu a dúvida e os "veinhos" (acima dos 40, no meu caso) rsrs tem algum na ANP? Conseguiram se formar?

    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Pablo, você pode pedir licença na véspera de ir para a ANP para não perder o salário. E a demissão você pede no dia que for tomar posse na PF.

      2 - Muitos acima do 40. Todos muito bem condicionados. Acima dos 40 pessoal tem mais foco né. Mais paciência. Os novinhos sã mais afoitos.

      Excluir
  42. Guerreiro, tenho algumas dúvidas, se puder responder, eu te agradeço.

    1- Queria saber se existe uma proibição taxativa na PF a respeito de canal no youtube ou similares, porque nunca vi nenhum de policial federal.
    2- Na parte de investigação social, sabe dizer se é levado em consideração posicionamento político do candidato? Exemplo: candidato de esquerda ou de direita ser preterido na avaliação?
    3- Se você tiver fluência em algumas linguas estrangeiras como inglês, francês e espanhol, isso ajuda a conseguir lotação em aeroporto?
    4- Esta aqui se puder responder tanto como funciona na PF como na PRF: Uma vez que você seja lotado onde deseja, pode ficar até se aposentar ou é comum que ocorra remoção involuntária?
    5- Policial que já tenha dinheiro de família e leve um padrão de vida além do que o salário permitiria pode sofrer alguma represália? Não me refiro a um bullying saudável entre os colegas. Falo de chefia mesmo, ou a nível institucional.

    Parabéns pelo teu trabalho aqui no blog. O concurseiro é um bicho curioso e você faz um serviço pra nossa raça concurseira quando sacia essas curiosidades. É uma enorme motivação pro estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson, vamos lá:

      1 - Não existe nenhuma proibição. Acho que a maioria quer ser discreta mesmo. Mas se você procurar no instagram tá cheio.

      2 - Cara, essa pergunta me preocupa muito como as pessoas estão pensando atualmente. Que loucura. Você imagina se fosse levado em consideração isso, que doideira que seria? Cara, a investigação social investiga crimes e comportamentos suspeitos, como ser um devedor contumaz. Mas posicionamento político ainda não é crime. Teve um deputado federal filho de um presidente aí que queria criminalizar alguns comportamentos políticos. Ainda não conseguiu.

      3 - Não.

      4 - Difícil remoção involuntária. Nunca vi acontecer. Quem sabe se o presidente começar a influenciar a PF isso aconteça. Mas atualmente não acontece. Viagens sim, mudança de lotação, nunca vi.

      5 - Nunca vi também. No máximo você vai pagar o churrasco do fim de semana :)

      Estou aqui pra ajudar. Já estive desse lado daí.

      Grande abraço.

      Excluir
  43. Nossa, que tempestivo!

    Só esclarecendo a 2a pergunta. Minha preocupação é justamente esse panorama de conflito político. Não acho razoável que exista um julgamento de caráter do candidato baseado em convicção política, mas tem muita coisa que não é razoável no serviço público e que acontece mesmo assim.

    Obrigado pelos esclarecimentos e to na expectativa de pagar esse churrasco aí!

    Abraço

    ResponderExcluir
  44. APF, TD BLZ!?
    SOU DE BELÉM DO PARÁ, E GOSTARIA DE SABER QUAIS SÃO OS TIPOS DE ESCALAS, PRINCIPALMENTE NO INTERIOR DO PARÁ? E SEM TTEM POSSIBILIDADE DE FICAR POR AQUI PELO PARÁ NA PRIMEIRA LOTAÇÃO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moa, o Pará tem lotação de sobra, fique tranquilo. Todas as cidades que tem delegacia tem vaga de primeira lotação.

      Excluir
  45. Fala APF, tudo bom amigo? Cara, uma curiosidade: por que é fácil voltar para SP? Já li você dizendo que teve concurso que até ofertava vagas para cá. Fico com essa dúvida por ser uma capital e local de origem de muitos concurseiros.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lugar ruim, né Lucas. Nem quem é daí quer ficar. hahaahah
      Caro de morar, muito trabalho, e que não é daí não quer de jeito nenhum. Além de todo concurso abrir muitas vagas para sampa.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta, meu amigo! Realmente o custo de vida daqui é muito absurdo, tenho vontade de voltar apenas pelo acesso que a cidade tem a tudo. Mas pelo que vejo na PRF é um pouco concorrido de voltar...
      Abraços amigo!

      Excluir
    3. Mas um dia volta. Pra SP capital não é tão concorrido não. Interior normalmente é muito mais.

      Excluir
  46. Olá, pra voltar a Sergipe, quantos anos? Um chute aí. kkkk

    ResponderExcluir
  47. Fala APF, evoluindo bastante no simulados, meu caro, moro em Salvador, qual seria uma cidade ideal para minha primeira lotação, sabendo que penso em voltar para Salvador ou ir para Sergipe em Aracaju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, cidade de pontuação 4. As cidades de pontuação 4,5 são muito ruins de aguentar por muito tempo para quem não está acostumado.

      Excluir
  48. Fala APF do Norte! Se puder tirar uma dúvida ficaria muito grato.
    Quanto à investigação social que ocorre nas etapas do concurso da PF, é critério de eliminação um ex dependente químico que foi internado em clínica de recuperação e superou os vícios há bastante tempo prestar o concurso? Obrigado pela força irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, boa pergunta.
      Podem encrencar sim, mas não acho que seja motivo para barrar. Nesse caso você tem que ser bem sincero quando for fazer sua ficha de informações confidenciais (FIC), informando quando, quanto tempo, onde, e tudo mais que você achar relevante, sobre sua internação.

      Excluir
  49. APF do Norte, você não sabe o prazer que temos em ler cada post e saber um pouquinho mais sobre nossa amada PF!

    Amigo, na medida do possível, tira essas dúvidas:

    1 - Relacionado aos sites de apostas online , a investigação social pode reprovar o candidato por participar/ ter participado dessas apostas?

    2 - Vi que esse edital foi focado bastante em Tecnologia da informacao e um pouco menos ou nada em Direito e Economia, você acha que os editais a partir de agora irão focar em TI e buscar Agentes com esse perfil Ou foi apenas algo fora da curva?

    3 - No edital, diz:"Qualquer diminuição da amplitude do movimento em qualquer articulação dos membros superiores e inferiores, da coluna vertebral ou pelve".

    Terei que fazer uma cirurgia no ombro e algumas pesquisas, vi muitos relatos de pacientes uma diminuição na amplitude dos movimentos do ombro...Voce conhece alguém que antes de entrar na PF tenha feito uma cirurgia dessas (ombro)?

    4 - E caso após essa cirurgia, tenha uma certa limitação na amplitude do movimento do ombro, mas passando no TAF e na hora do exame medico fosse reprovado, será que valeria a pena entrar com alguma medida judicial (resposta sincera)?

    Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo, vamos lá:
      1 - Se isso reprovasse, não entrava quase ninguém. hahahha

      2 - Acho que é uma tendência essa mudança. Isso já vem ocorrendo nos concurso das polícias federais. Eles estão querendo pessoas das mais variadas formações. Principalmente as técnicas tipo engenharia ou computação. Estão deixando a prova de direito para os delegados.

      3 - Cara, se diminuir a amplitude, mas você conseguir fazer o TAF normalmente, fique calado sobre essa cirurgia. Não existe esse teste de amplitude de ombro no exame médico. Nem RX do ombro. Então não fale para ninguém dessa cirurgia.

      4 - Se acontecer de o médico descobrir e te eliminar por isso, vale muito entrar com ação judicial. Ainda mais se você tiver vencido todas as demais etapas.

      Mas o conselho geral é: recupere 100% desse ombro. Se não for possível, disfarce o máximo que der até tomar posse. Lembre que na ANP você fará natação e muitas atividades que usarão o ombro.

      abraços.

      Excluir
  50. APF, vale a pena ser Policial Federal? Ví um comentário dizendo que na PF tem muita disputa, ego, chefia que te avacalha... Estudo p/ PF, mas depois de alguns comentário estou repensando se mudo p/ PRF. Por mais que eu goste de polícia investigativa, devido a esses problemas aí vou acabar indo pra PRF :(

    Se o Agente for "na dele" pode evitar esses problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi, eu já vi acontecerem coisas ruins e perseguições sim, mas não são a regra, viu. Já tive chefes piores e melhores em vários empregos. Então para mim ainda vale a pena. Mas a PRF é boa demais também. Mas tive chefe ruim lá também. O grande lance da PRF é que o chefe não quer fuder uma categoria inteira, porque ele pertence a essa categoria. Mas eu ainda não me arrependi não. O trabalho, no meu ponto de vista, é melhor aqui. Mas vai de cada um.
      Para quem vem da iniciativa privada, e tem chefe ruim, aqui na PF vai nadar de braçada.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
    2. "para quem vem da iniciativa privada, e tem um chefe ruim, aqui na PF vai nadar de braçada" quase chorei, já tive cada um...

      Excluir
    3. Aqui você pode seguir a lei. Falar que não vai fazer pq não é sua atribuição.

      Excluir
  51. gostaria de sugerir um assunto, você poderia falar sobre os grupos especiais da PF e dizer os requisitos básicos para poder pertencer, caso não lhe prejudicar.

    ResponderExcluir
  52. APF, parabéns pelo Blog, está sensacional!

    Uma dúvida que eu tenho é de como são realizadas as investigações de corrupção? São delegacias específicas? Como são escolhidos os agentes que participam? Quem coletas as provas? Como são realizadas as delegações das tarefas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São delegacias específicas. Os agentes são escolhidos pela afinidade com a disciplina de desvio ou voluntariado mesmo. Os agentes coletam. Acredito que sejam delegadas por demanda. Isso não é engessado não.

      Excluir
  53. Olá APF.
    Dentro da PF você conheceu alguém que sofre daltonismo? Sabe de alguma história relacionada ao ingresso de candidato com esta doença?
    Parabéns pelo blog e pela ajuda que presta aos interessados.
    Agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanni, não conheço. Dá uma lida no edital, na parte de doenças incapacitantes, se daltonismo está por lá. Se não tiver, tudo certo. Se tiver, aí a briga vai ter que ser judicial.

      Excluir
  54. APFdoNorte, como vc avalia a participação do agente no trabalho? No sentido de que, já o li falar sobre a relação com as chefias normalmente comprometer a liberdade, se o agente está somente como força de trabalho ou mão-de-obra, ou se contribui com o seu pensamento, sua tomada de decisão, de alguma forma, em investigações ou no planejamento operacional, apesar da hierarquia dos delegados...

    Esse texto particularmente me fez pensar nisso, no agente como aquele que está lá pra assegurar a situação, mesmo que seja apenas com sua presença silenciosa.

    E se é isso mesmo, uma posição muito subordinada, como isso afeta ou não a qualidade de vida/satisfação com o trabalho do agente, na tua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vocês fazem umas perguntas filosóficas que nem sempre sei como responder. hehehehe

      O agente que faz a investigação, praticamente. Há delegados que aceitam e pedem ajuda, e há os que acham que sabem tudo. Assim como entre os agente, sempre tem um que quer encher o saco e acha q sabe de tudo.

      Posso falar por mim sobre qualidade de vida. Não me afeta. Eu já sei que não consigo salvar o mundo. E eu fico feliz de tentar fazer o meu melhor.

      Mas você vai ser subordinado sempre a alguém. Independentemente do cargo. E como eu nunca quis ser chefe, to curtindo muito o trampo.

      Excluir
  55. Olá, obrigado por compartilhar suas histórias conosco. Como ás esposas dos policiais lidam com algumas dificuldades em relação a infraestrutura, educação dos filhos e etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi, normal. Só que em cidade menor. Todas essas cidades são habitáveis. Sei que parece loucura, principalmente para quem vem de cidades gigantes, mas dá pra viver com a família tranquilamente.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta. E parabéns pelo blog!!

      Excluir
  56. APF do Norte, como funciona o cargo de escrivão ? A quais perfis esse cargo seria recomendado ? Conte-nos a partir da visão de um agente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gian, o que posso falar é que o trabalho deles é muito ligado ao cartório. Trabalha diretamente com a parte burocrática dos inquéritos. Não é um trabalho ruim, mas tem que saber que está entrando para fazer isso.

      Claro que o escriva vai para as operações, viaja em missão. Mas para fazer trabalho de escrivão. Existem os escribas que são desviados de suas funções e fazem sim trabalho de agente, mas é minoria.

      Excluir
    2. 1. Se você quer ter MAIS CHANCES de fazer trabalho de polícia de verdade, não faça concurso para escrivão.

      Geralmente acumula a parte de cartório com investigação/atividades operacionais (o que vai fazer você trabalhar mais que o resto do pessoal e com o tempo isso cansa), às vezes é impossível acumular (simplesmente tem serviço cartorário demais para fazer)

      1.1 Para escrivão, em virtude do efetivo ser baixo, em geral é MUITO MAIS mais difícil viajar do que se você for agente e isso inclui ser liberado para fazer cursos

      1.2 Em relação ao "desviado de funções" não gosto dessa expressão porque dá a entender que não somos policiais e a nós cabe somente o cartório, o que não é verdade. O que existem são escrivães que trabalham fora do cartório, mas esses são bem poucos.

      1.3 Em relação ao perfil de escrivão, sinceramente é gostar de burocracia, ficar preso em escritório - geralmente com uma rotina bem definida - e trabalho de estagiário de nível médio. É ridiculamente simples, mecânico, embora dê muito trabalho. Fazemos coisas como

      a) produzir ofícios, o que consiste geralmente em copiar e colar algo do despacho (e procurar na internet o endereço das coisas), imprimir, botar num envelope e mandar (hoje com e-mail está mudando um pouco)
      b) controlar a chegada dos documentos que chegam com respostas e disponibilizar para o delegado
      c) consultar e alimentar DIVERSOS sistemas para fazer a burocracia funcionar
      d) controlar material apreendido.
      e) digitalizar documentos e inserir nos sistemas
      f) atender advogados e intimados
      g) intimar (via telefone, e-mail, correios. Na maioria dos lugares a intimação só é pessoal de for urgente ou se os métodos anteriores falharem)
      h) organizar operações policiais (parte burocrática)
      i) digitar oitivas (quando o delegado está ouvindo alguém, ele dita o que você deve dizer. Esse é o serviço mais idiota que existe, mas alguns delegados ainda fazem questão de ocupar um policial para que este digite para ele, como se ele não soubesse digitar)

      dentre outras tarefas que o fazem perguntar "precisa de um policial para fazer isso"?

      É importante destacar também que há muitos agentes que estão em funções burocráticas, até porque a polícia federal cuida de imigração, controle de armas, etc.

      Por fim, se você quiser a parte mais operacional, coloque as chances a seu favor e procure outro cargo, porque EM REGRA como escrivão tudo é mais difícil.

      Excluir
    3. Essa parte de imigração e controle de armas é só com os agentes ou há espaço para escrivães?

      Excluir
  57. Só o agente pode trabalhar na parte de aeroporto, imigracao e passaportes ou escrivao tambem pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escriba pode, mas é difícil conseguir. As SRs precisam de muitos escribas, então eles não liberam normalmente.

      Excluir

Manda bala!