terça-feira, 9 de outubro de 2018

Nos filmes de ação policial sempre funciona...

Compartilhar no Facebook

Como o título dessa postagem diz: nos filmes de ação sempre funciona. Pelo menos nos filmes policiais sérios, que são aqueles que não são de comédia, tipo “Loucademia de Polícia”. Acontece assim: O policial brabão vai lá, bate na porta da casa do bandido malvadão. O bandido malvadão não abre. E aí, o que o policial brabão faz? Chuta a porta. E, com apenas um chute, ela abre e o bandido malvadão que estava bem atrás, sai voando. E acreditando nessa premissa “chuta que abre” como verdadeira, eu entrei na polícia.

Aqui na Polícia Federal nós fazemos busca e apreensão com alguma frequência. Faz parte da investigação, como vemos na TV mesmo. Se procurarmos as estatísticas da polícia federal, no Brasil todo, somamos mais de uma operação deflagrada por dia. E muitas outras buscas sem estarem em operações grandes, principalmente nos interiores desse nosso Brasil de muitas fronteiras. Aqui a gente também trabalha, mas a mídia nacional normalmente só mostra o trabalho da PF dos grandes centros.

Pois chega de lorota e vamos para a história: um dia chegou uma ordem de missão com os seguintes dizeres: amanhã de madrugada, todos aqui na delegacia, pois faremos algumas buscas e apreensões pela cidade (claro que a ordem de missão é mais específica, esse é apenas o resumo dela). Porque vocês sabem que a Polícia Federal gosta de acordar os outros cedo né, tipo testemunha de jeová, só que um pouco menos invasivo!

E então, no dia seguinte, pouco antes de amanhecer, partimos para a casa do nosso alvo. Procurar entorpecentes era o objetivo. Chegando lá, a casa era rodeada por uma cerca de madeira, com o portão também de madeira. Não dava para pular, e não tínhamos levado escada. Por que o bom mesmo é acordar o “mala” batendo na porta do quarto dele, não na porta de fora da casa! Entrarmos sem sermos notados e, quando o meliante acorda, está olhando para nós, vestidos de preto – estilo tropa de elite, só que sem o tapa na cara e com ordem judicial.

Pois bem, como não tinha jeito de entrar de forma a não sermos percebidos, batemos palmas e começamos a chamar (sim, não somos só tiro, explosão e bomba). Mas nada de o cidadão aparecer para nos franquear obrigatoriamente o acesso a sua casa. Então perguntei ao delegado da equipe: posso chutar? E ele respondeu: pode!

Meus olhos brilharam. Agora eu vou ser o policial brabão. Nem acreditava. Realização de um sonho. E eu, vestido de preto, Polícia Federal escrito em dourado nas minha costas, com um coturno brilhando, peguei distância e meti o pé no portão, com toda a força disponível. O que aconteceu: o portão foi e voltou. A cerca de madeira, flexível, amorteceu o chute e nada aconteceu. E eu prossegui chutando, e o portão balançava, indo e vindo, mas não abrindo. Foram uns 10 chutes ou mais, e nada de o portão abrir. Cacete, nos filmes policiais não é assim, é sempre mais fácil, pensei!

Até que, por causa do barulho dos chutes, o dono da casa acordou e foi lá fora ver o que estava acontecendo. Eu, percebendo o quão inútil era eu chutar, já tinha parado. Assim que ele abriu a porta da casa, o delegado informou o porquê de estarmos lá. Então o “mala” se dirigiu ao portão, desentortou um prego que travava o portão, e abriu. Sério, era um mero prego que segurava o portão fechado. Fico imaginando como o policial do filme abre com apenas um chute aquelas portas de segurança! Desilusão total.

Lição aprendida: leve uma escada, alicate, e abra por dentro. Já aconteceu de a entrada da casa ser uma grade de ferro e, nesse caso, tivemos que cortar o cadeado para abrir. Ou seja: a maioria das vezes só o chute não resolve.

134 comentários:

  1. Olá, td bem? Mto dez, temos a mania de achar q é q nem nos filmes, mas a realidade é mto diferente né .
    Vc trabalha junto com papiloscopista na sua equipe? Vc consegue me falar como é o dia a dia dele?
    Já ouvi falar q há brigas internas, agentes, delegados...
    O clima de trabalho é mto ruim? E o caráter do pessoal, todos querendo fazer o bem?
    Vc sabe me dizer pq tanta gente abandona a pf?
    Desculpe as mil perguntas, mas é q tenho mta vontade de pf, mas quero evitar de entrar e me tornar só mais um número, quero gostarda minha profissão.
    Obrigadao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não trabalho com papiloscopista. Não sei o dia a dia deles, mas sei que o trabalho de identificação que eles fazem é muito bom. Um dos melhores cargos, na minha opinião.
      Com relação às brigas internas, há algumas. Mas isso não é algo que interfira o trabalho. Vamos fazendo o nosso melhor.
      O Clima em alguns lugares é ruim, em outros, bom. Mas nunca vi, no meu curto período de PF ninguém corrupto.
      As pessoas abandonam por concursos melhores. E tem uns por descobrirem que não é nada como se esperava, frustrando as expectativas pessoais.
      Eu gosto da profissão, mas sei que não vou mudar o mundo. Então entre sabendo disso. Que você pode fazer sua parte, mas não será super herói.
      Abraços.

      Excluir
  2. APF do Norte, tudo bem contigo cara? Espero que Sim! Nunca estudei para concursos, porém, há algum tempo comecei a alimentar um novo rumo para minha vida. Desde o dia 10/10/18, li todas as suas postagens, e venho te agradecer por cada motivação, por cada texto seu, por mostrar-nos que o sonho é possível de se tornar real. A partir de hoje estarei organizando-me, e entregando-me inteiramente ao mundo dos concursos, visto que, estou há três anos desempregado e mesmo assim meu foco era sempre as empresas privadas e o empreendedorismo, porém, depois de vários nãos, tive de rever meus conceitos e agora só pararei de estudar, quando receber uma nomeação nas carreiras policiais. Que Deus te abençoe cada dia mais, por que dedicar parte da sua vida para escrever tudo isto, só pode ser a Graça do Pai sobre ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morais, que bom que você gostou do blog.
      Bom, eu espero realmente que você se mantenha motivado nessa árdua caminhada até a nomeação, de verdade. Porque muitos dirão que você não vai conseguir. Muitos nem sequer darão bola quando você dizer que será Policial. Eu tive muitos desses na minha vida. Achavam que eu era só mais um aventureiro. E ouvi de uma amiga: APF do Norte, para com isso. Deixa isso de lado e segue a vida.
      Então, meu amigo, não esmoreça. Mantenha a cabeça firme mesmo nos dias difíceis. E aguardamos você em qualquer força amiga!
      Grande abraço.

      Excluir
  3. KKKK. Pelo menos você não caiu, né? Teria sido pior, hein?

    Em relação a pessoas babacas desmotivando, graças a Deus nunca me deparei com uma que dissesse isso abertamente. Mas é só ignorar e manter o foco. E nunca desistir, não importa o sonho.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah
      Não caí, mas teve um que caiu nesse mesmo dia em outro local!
      Quem viu disse que foi épico!

      Excluir
  4. APF do norte o que te fez sair da PRF?

    Estou estudando para a PRF, você poderia dizer como foi sua jornada até ser aprovado nela? Fez cursinho? Quanto tempo se preparou? Durante o curso de formação na PRF qual era o ponto em comum doa aprovados?

    Desde já agradeço o possível retorno!
    Abraços! Muito boas as suas postagens, permaneça redigindo suas histórias se possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz cursinho no começo da jornada. Depois que peguei as manhas, fiquei estudando em casa por vídeo aula e questões comentadas. Me preparei um ano e maio mais ou menos, focado na PF. Passei na PRF porque o concurso caiu no colo.
      Ponto comum dos aprovados não tem não. Eram pessoas mais diversificadas possível, de todas as regiões do país. Cada um tinha estudado da sua maneira.
      Tem uma postagem aqui no blog que eu conto minha rotina de estudos: https://novopolicial.blogspot.com/2014/08/para-quem-quer-ser-aprovado-em.html

      Excluir
  5. Poxa cara muito obrigado por ter me respondido! De coração mesmo, tenho muito respeito e admiração por vocês federais. Moro no litoral sul de SP, numa cidadezinha com 35 mil habitantes e quando falo em estudos para consursos ,aqui sou um ET, atualmente faço cursinho online pelo estratégia e estou no último ano da minha graduação. Espero o mais breve possível ser aprovado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foca que dá certo!!
      Boa sorte! E mantenha contato.
      Tamo aqui pra ajudar!

      Excluir
  6. Mano, em relação a vida pessoal de um agente, tem alguma restrição, tipo de festas ou algo que eles não podem fazer por serem policiais, tipo ir em alguma festa que tem pessoas usando drogas, já que isso tem em quase todas as festas. Ou então por exemplo, se relacionar com alguem que faça uso de drogas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom evitar. Mas assim, nenhuma restrição oficial não.

      Excluir
  7. Fala Apf. Primeiramente meus parabéns pelo conteúdo do blog. É muito bom ter relatos de alguém que já ocupa o cargo que pleiteamos para saber o que nos aguarda. Estou aprovado nesse concurso de 2018 para agente, mas fora das vagas. Na sua experiência, considerando todas as fases, será que consigo entrar nas 135 vagas estando, atualmente, em 195? Obrigado mais uma vez e grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Passou no TAF?
    Eu me prepararia bem. Porque há grande chance de você ser chamado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei sim, estou arrumando os exames da próxima fase. Se Deus quiser vai dar tudo certo !

      Excluir
    2. Excelente. Prossiga e vá informando aqui!!

      Excluir
    3. Pode deixar, Apf. Em breve seremos colegas de profissão !

      Excluir
    4. O exame médico deve ficar pra dezembro e o psicológico janeiro, mais ou menos isso.

      Excluir
  9. APF do Norte, me tira duas dúvida por favor. 1 Quando você já se forma Agente, você e obrigado a sempre andar armado? 2 na academia durante o tempo livre os alunos Evangélicos podem se reunir para fazer orações em conjunto ou cultos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Cara, a decisão de andar armado é personalíssima! A responsabilidade é grande demais para alguém ser obrigado!
      2 - Você pode fazer o que quiser no tempo livre. Só não pode ir no corredor do alojamento feminino e vice-versa. É motivo de exclusão ir lá. O resto é tranquilo.

      Excluir
  10. APF do Norte, boa noite. Tenho algumas dúvidas e gostaria de tirá-las.

    1- Vc que ja trabalhou na PRF e hj trabalha como agente da PF, qual vc acha melhor? Queria morar perto da praia...hj moro em ubatuba( sou concursado da Sabesp aqui) , e vejo muitos PRFs



    2- qual o salário liquido de um agente da PF e da PRF?

    3- quais são os benefícios de um agente da PF e da PRF? e os valores?

    4- qual dos dois é mais fácil de ser transferido de lugar?

    5- pra quem não tem muita vontade de ficar lidando de frente com bandido, vc aconselharia a PRF?


    6- qual dos dois tem um clima interno melhor? convivência eu digo.

    Obrigado, e agradeço!!

    caso queira me responder pelo meu email, segue: caarlosviniciuss@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Prefiro PF. Morar perto da praia é difícil nos primeiros anos. Só se for perto da praia de rio. Porque na fronteira com a África o negócio é concorrido.

      2- Cara, PF inicial uns 9 mil e PRF inicial uns 7 mil.

      3- Vale alimentação. 458 reais.

      4- PRF normalmente é mais fácil. Chama muita gente nos concursos. Abre muita vaga para remoção.

      5- PF para quem não quer ficar cara a cara com bandido. PRF é rua todo dia. PF é mais escritório.

      6- PRF o clima interno é melhor.

      Excluir
  11. cara, esqueci de perguntar... pq vc saiu da PRF para trabalhar como agente da PF?

    ResponderExcluir
  12. cara, mais uma coisa que esqueci de perguntar tbm kkkkk

    como é a rotina de trabalho da PRF e um agente da PF? trabalha quantos e folga quantos


    e outra pergunta: como funciona a hora extra em ambos os cargos e o adicional de fronteira? é o rapaz do email caarlosviniciuss@gmail.com

    obrigado mais uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRF normalmente você trabalha em regime de plantão 24/72h. Pf o trabalho é horário de expediente. Mas sempre tem bastante coisa pra fazer e muitas operações. Horas extras muitas acumuladas.
      Adicional de frenteira, nas cidade que o têm, é 91 reais por dia de trabalho.

      Excluir
  13. cara, eu de novo kkk ... como é o ritmo de trabalho na PF e na PRF?

    ResponderExcluir
  14. cara, desculpa esse turbilhão de pergunta, é que essa é uma decisão séria na minha vida.... que vai levar ai meses ou mais de 1 ano de dedicação intensa.... dai quero escolher a opção certa... no caso de quem não gosta de trabalhos administrativos( ficar em escritório, etc...) , gosta de ficar mais livre ,mais aventura etc.... vc recomenda a PRF?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia. Nos exames médicos, basta colocar o tal do RQE do médico no próprio exame ou laudo, à caneta mesmo, ou tem que ser algo mais formal? Estou dentro das vagas para agente e passei no TAF também. Vamos ver o médico e o psicotécnico. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, faz exatamente como manda o edital. Eu tô por fora de como tá esse edital.
      Parabéns pela aprovação! Não vacile nas demais fases. O pior, que era a prova, já foi!!

      Excluir
  16. APF do Norte, nesses anos de PF, você já participou de alguma troca de tiro?? Ou de alguma missão que você correu risco de vida, claro que sendo policial nas missões sempre há algum risco. Mas tipo, houve alguma missão em que você realmente pensou que você poderia morrer, que você ficou com muito medo pela sua vida???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro, nunca troquei tiro. Nem fui em missão que me fez ter medo ou muito medo. Mas outro dia, uma equipe da minha cidade foi fazer uma prisão e o vagabundo reagiu. Ele atirou na equipe e correu. Sorte que não acertou ninguém. Então isso me fez pensar e repensar, porque a maioria dessas prisões é tranquila e, por isso, você acaba mal acostumado e baixa a guarda.

      Excluir
  17. APF do Norte, boa tarde meu parceiro. Primeiramente gostaria de te agradecer pelo empenho, por tirar um tempo do seu dia a dia e se dedicar a escrever esse blog. Eu gostei muito e me esclareceu muita coisa.sou do Rio de janeiro e tenho 22 anos e tem um tempo que venho alimentando o sonho de ingressar nas carreiras policiais e o seu blog ajuda bastante. Valeu meu irmão....forte abraço aí cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por vocês terem a paciência de lê-lo. Siga alimentando esse sonho. Posso dizer que me sinto feliz trabalhando aqui. E é um sonho realizado né!
      Grande abraço.

      Excluir
  18. Fala brother! Cara, acho que já li todo o blog só imaginando a minha hora, mas cara, não ando muito feliz não.. perdi umas 10 posições após os recursos da redação. Teve guerreiro ganhando 2 pontos e subindo 60 colocações.. Recém passei no TAF e tô em 143.. sendo que são 135 vagas. Tão perto e tão longe ao mesmo tempo.. foda.. Grande abraço guerreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxe que você está dentro. Confie em mim. Garanta-se nas demais etapas que você vai pra ANP, pode confiar.
      Só das vagas de PNE, que a PF nunca aprova ninguém, você já está dentro. Fora as reprovações nas demais etapas. Se eu fosse você já tava com o enxoval encaminhado!!!

      Excluir
    2. Cara, te agradeço novamente a motivação! Me diz uma coisa.. estive olhando os números do concurso de 2014.. entre médico e psico reprovaram 15%, foi isso mesmo? Lembra alguma coisa? Grande abraço!

      Excluir
    3. Felipe, deve ser isso mesmo.
      Como eu disse antes: garanta o seu. Não reprove em nada. E continue mandando notícias.
      Você está dentro, irmão.

      Excluir
  19. APF do Norte, na ANP já acontece treinamentos com aviões?

    ResponderExcluir
  20. NOVO POLICIAL! RHUAN AQUI! TU ANDOU ESCREVENDO?! Mas que porra, vou ler tudo. Faz tempo que não acesso esse local. Aliás, te mandei um novo email. Lê lá com carinho e me manda uma resposta, por favor! No aguardo, abraço!

    ResponderExcluir
  21. Antes de você ser PF você foi PRF, certo? Qual das duas polícias você gostou mais? Pode citar o que você vê de vantagem e desvantagem em cada uma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei das duas. Mas prefiro a PF. Vantagens da PRF: Carreira única, clima organizacional muito melhor, mais organizada. Vantagens da PF: Diversificação das atividades, muitas viagens, salário melhor. E em se tratando de sociedade: A PF é melhor vista.
      Fui sucinto. Mas há quem prefira a PRF e há quem prefira a PF. É questão de gosto mesmo. A liberdade da PRF é bem maior.

      Excluir
  22. MAN! uhasuhasuhs Cara, eu tava lendo os comentários e tem muita parada para textos.

    Um que me chamou a atenção e que me faz pensar sempre sobre, é a investigação. Cara, PF atrai porque é uma policia onde de fato você tem que ser inteligente, sakas? Não é só tiro como a polícia militar, etc. Você tem que ser inteligente. Outro dia vi a notícia de que a PRF descobriu um carregamento de drogas POR CONTA DE UM ERRO DE PORTUGUÊS, olha que parada ÉPICA DO CARALHO.

    Tendo isso em vista, como acontece as investigações? Como é o breefing (eu soube que tem todo um brienfing), etc. Vocês analisam papelada? Poderia fazer um texto?

    Tenho várias outras perguntas e agora que as postagens voltaram a ativa, vou sempre perguntando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, PF = Papel! MUITO papel. Quanto mais investiga, mais analisa papel.

      O briefing normalmente acontece antes das deflagrações das operações. Basicamente o chefe da operação explica sobre o que é a operação, quem são os alvos, periculosidade deles, e monta as equipes. Nada muito detalhado não.

      Agora, como começam as investigações dá um bom texto. Curti a ideia. Era uma dúvida minha também antes de entrar na PF.

      "Outro dia vi a notícia de que a PRF descobriu um carregamento de drogas POR CONTA DE UM ERRO DE PORTUGUÊS, olha que parada ÉPICA DO CARALHO" - Isso aí é muita experiência. Não se iluda que o cara do nada percebeu isso. Os caras são experientes. Eu sempre colo com os antigões aqui pra aprender com a experiência deles. Você vai vivendo a polícia e vai ganhando essa experiência. Vai começando a perceber os detalhes.

      Valeu Rhuan.

      Excluir
  23. Cara, muito legal o seu blog. Uma duvida se me permite. Conheco alguns delegados da PF que eram agentes. Minha duvida é. Como o cara vai conciliar outros concursos, caso queira mudar, com essa carreira tao apertada? Conhece alguns colegas que passaram em outro concurso já estando na PF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaine, dá pra conciliar tranquilo. Basta querer. Conheço vários que continuam estudando e alguns que já saíram pra outros cantos.

      Concurseiro é concurseiro. Se o cara sabe estudar, dá pra fazer tranquilo.

      Excluir
  24. Seu blog é único amigo.Muito motivador.
    Eu vi em um dos seus posts que é necessário comprar o distintivo,é isso mesmo ?
    E sobre trabalhar em aeroportos,se eu souber falar uma variade maior de línguas tenho prefêrencia,ou é só questão de tempo mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Valeu o Elogio, Dio.
      Cara, o distintivo você compra se quiser, na verdade. Mas a PF não dá.
      Sobre trabalho em aeroportos: Onde tem muito novinho, é fácil. Ninguém quer. Porque o trabalho é chato demais.
      Onde tem muito antigo, é difícil. Porque é um trabalho de boa demais, 24h por 72h de folga. Tem muito antigo que já quer sossego e prefere.
      Os idiomas pouco importam.

      Excluir
  25. Boa tarde guerreiro!
    Deixa te pedir, vc acha que vale a pena investir tempo e dinheiro para cargo agente administrativo da PF pra quem não gosta muito do operacional, mesmo com o salário sendo bem inferior ao de agente (policial)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, depende muito de você. Se você achar que vale a pena ganhar muito menos por não gostar muito de ser operacional, vale. Mas a PF nem é tão operacional assim. É muito mais administrativo. Mas você será obrigado a ir pra rua algumas "muitas" vezes. Mas quando eu estava estudando, e abriu o concurso pra administrativo da PF, me perguntaram se eu ia fazer. Eu falei que pra ser administrativo eu ficava na empresa onde eu estava, que ganhava mais. Então assim, é bem pessoal mesmo essa decisão.

      Excluir
    2. Show, obrigado pela atenção..Certamente sou a pessoa mais indecisa que conheço. Tenho alguns fantasmas que me assombram a investir pra agente (policial), como a ideia de se esforçar e ficar na avaliação médica, ou não dar conta dos treinos na ANP..Certamente eles sumirão depois de concluir todas as etapas haha.. Abraços e faça um instagram!

      Excluir
    3. Cara, relaxa. Basta se esforçar. Se você não tem nenhum problema de saúde só depende de você. Não é nenhum bicho de sete cabeças não.

      Excluir
  26. APF do norte, é verdade que o primeiro lugar na ANP pode escolher o lugar onde ficará lotado? É muito difícil ficar em primeiro na ANP? E outra dúvida, teria como fica em regime 24/72 caso eu quisesse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia foi assim, Pedro Paulo. Hoje em dia não é mais. O primeiro lugar escolhe primeiro dentre as vagas existentes.

      É difícil sim ficar em primeiro. São muitas variáveis, além de em algumas provas você depender da equipe.

      Regime 24/72 é difícil. Maior parte é de antigão com preferência na escolha. Provavelmente você trabalhará em regime de expediente normal.

      Excluir
  27. Fala, guerreiro. Você sabe informar se aquela intenção do órgão de unir os cargos de Agente e Escriba ainda ta de pé ou morreu? E sobre a rotina de viagens de um Agente, é muito alta e meio que obrigatória ou vai de cada um? Desde já agradeço e parabenizo pela disponibilidade de responder as dúvidas da galera. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, esse assunto da união dos cargos está morno. Acho difícil acontecer.
      A rotina de viagem é alta se você quiser. Se não quiser, viajará também, mas menos vezes. Mas sempre viaja muito, pelo menos na minha lotação.

      Excluir
  28. Federal, só mais uma dúvida. Você ja passou pelas fases tanto da PF quanto da PRF. Pode nos dizer se há muita diferença quanto a cobrança rigorosa das fases? Digo quanto a exames médicos, investigação social, psicológico. Outra dúvida, e essa é pelo post em que diz que sentiu uma certa vontade de eliminar o candidato na ANP. Você teve essa mesma impressão na ANPRF? Pelo que vemos de fora, a PRF parece ser mais unida e ter mais aquele espírito "militar" de coleguismo e tal. Fica aí uma sugestão de post, uma comparação dos cursos de formação da PF e PRF. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fases são igualmente rigorosas nos dois concursos. Ambos são feitos pelo CESPE/UnB - CEBRASPE. Porém, ao chegar na academia, muda tudo. A PRF faz de tudo para você não ser eliminado. Na PF parece que nem querem que você entre. Foi a minha sensação. Além da organização da PRF dar de mil na organização da PF.

      Excluir
  29. APF do Norte, boa tarde eu tenho o sonho de entrar na Polícia Federal e entrar em uma Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), então minha pergunta é : É possível após minha primeira lotação, na remoção para minha cidade eu escolher a delegacia? E como faz para entrar em uma DRE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, DRE todos querem na academia de polícia. Mas vou te contar, o cara tem que ter vontade pra ficar. Porque bandido gosta de trabalhar de madrugada e final de semana. Principalmente esses que mexem com entorpecentes. Então assim, tem que estar disposto a trabalhar nesses horários para ficar na DRE. Além de, aqui na fronteira, você ter que ir dormir em mato e no rio.
      Provavelmente, se esse for teu perfil, tu consegue DRE pra onde for. Se não for no começo, logo consegue. São poucos dispostos a trabalhar como o pessoal da DRE trabalha.

      Excluir
    2. Entendi, parece muito interessante. Mais uma dúvida! Como funciona a DELEPAT?

      Excluir
    3. Investigação. Muito escritório. Maior parte do trabalho é em expediente.
      Você conhece alguém de dentro? Difícil conhecer os nomes assim.

      Excluir
  30. Entendi, muito obrigado por tirar minhas dúvidas. Kk Não conheço ninguém de dentro não (infelizmente), É meu sonho ser APF então procuro pesquisar ao máximo sobre a instituição. Força e Honra, APF do Norte.

    ResponderExcluir
  31. Uma pena se essa junção dos cargos não acontecer, pelo menos aos olhos de quem ta de fora. Vi um relato de um Escriba em um fórum dizendo que faria o concurso da PRF, pois o cargo de escriba está bastante desprestigiado. Isso bate com outros dois relatos que já vi de outros escrivães e até com seu post sobre a falta de motivação por parte do órgão. Obrigado pelos esclarecimentos, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria entender melhor essa questão do desprestigio/insatisfação do cargo de Escrivão. Rola uma explicação, APF do Norte?

      Excluir
    2. Não há desprestígio, mas há uma insatisfação. O trabalho é bem específico e burocrático. E eu acho que grande parte dos escrivães queria ser agente, e fizeram o concurso para escriba porque era o que estava aberto. E também trabalha muito próximo do delegado. É um pouco mais preso. Diferente do de agente, que você é mais livre. Mas é um cargo tranquilo. Há muitas missões boas. Eu sempre olho pelo lado bom.

      Excluir
  32. Olá guerreiro, tenho uma pergunta, muito se fala de intriga entre delegado e agente isso existe mesmo dentro da PF? Se sim, isso chega a prejudicar o clima no trabalho?
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde APF, primeiramente parabéns pelos teus textos, me tiraram bastante dúvidas, mas tenho algumas ainda, tenho 22 anos e estou começando o curso de direito, estou saindo da área da saúde para está, pois sempre fui apaixonado por polícia principalmente polícia Federal, mas eu fico me questionando sobre idade e tempo, se vou realmente chegar lá e se não vou estar muito velho, gostaria de saber se não for inconveniente, com que idade vc prestou concurso e entrou?
    Desde já agradeço tua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, fiz com mais de 30. E tinha gente na minha turma com mais de 40. Fique tranquilo. Mantenha a saúde e chegue junto.
      Grande abraço

      Excluir
  34. Cara parabéns pelo blog muito bom,na ANP é necessário levar um tiro de taser no teste com a arma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na ANP não. Há curso específico de Taser que sim. No curso para ser instrutor!

      Excluir
  35. Bom dia APF! Excelentíssimas postagens. Sempre uma boa lida. Mas uma perguntinha, você realmente acha a PRF bem mais perigosa que a PF? Sempre achei que ia ser o contrário. Obrigado antecipadamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alynson, acho sim.
      Na PRF são poucos no plantão. Você trabalha ostensivo. Além do risco de ser atropelado.
      PF quando vai pra rua vai quase sempre em maioria. Não fica dando bobeira na rua. Maior parte do trabalho é no escritório. Não que não haja perigo, mas é menor que a PRF, no meu entendimento.

      Excluir
  36. Apf, td bem?
    Vc consegue me dizer o que um delegado faz realmente no dia a dia?
    Como vc lida com essa guerra entre categorias? Ou nem é tão assim quanto falam?
    Pergunto pq lendo por aí, parece q os EPAs são totalmente marginalizados, infelizes , etc... fico até com receio kkk... mas a pf não sai da minha cabeça .rs.
    Há alguns EPAs em cargo de chefia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delegado é o chefe o inquérito. E normalmente chefe de tudo na PF.
      Eu não tenho guerra com ninguém, de verdade. Respeito todos e todos me respeitam. Mas exijo que seja feito as coisas de forma correta.
      Não há essa generalização de infelicidade.
      EPAs são chefes... mas só das coisas que nenhum delegado quer.

      Excluir
  37. APF, tudo bem?
    Sou ex-usuário de maconha, mas nunca assinei TCIP e nem tive complicações por isso. Será que eu posso ser reprovado na investigação social mesmo apresentando o exame toxicológico "limpo"? Desde adolescente sempre alimentei o sonho de ser policial, entretanto tive este problema na minha vida, que graças a Deus, atualmente estou liberto. Meu passado me assombra e desmotiva a estudar seriamente para que eu realmente gostaria de ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá nada não. Se o toxicológico estiver ok, tudo certo. Mas assim, melhor não sair contando essa história na academia e onde mais perguntarem. :P

      Excluir
  38. Obrigado por responder apf!
    Qm vc acha q sofre mais riscos na profissão, um agente ou delegado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capciosa sua pergunta, hein, Rafa. Muito capciosa.
      hahahhaha
      Delegado não sai do escritório quase nunca!

      Excluir
  39. Fala aê!! Cara.. passadas mais algumas etapas, tô em 144 na lista de APF.. sendo que são 135 vagas + 9 PCD. Caralho, o que vc acha? Ainda têm perícia médica (esse find, tudo ok comigo) + psicotécnico.. loucura essa sensação de “tão perto, tão longe” hehe. Já posso sentir a ANP chegando, mas não quero me antecipar hehehe abraço, guerreiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro, você tá dentro. Pode contar com todos os PNEs eliminados, infelizmente. Fora a galera que vai ser eliminada no médico e psico. Pode ir fazendo o enxoval!
      Que dia começa a ANP?

      Excluir
    2. Eita, galo véio.. nem posso crer!!! Meu sonho já há alguns anos é ser APF!! Tamo quase lá, se Deus quiser!! Então, sobre a ANP.. o edital de abertura previa início em abril, mas, como teve uma ação do MPF que atrasou a prova em 1 mês, não lançaram as novas datas.. mas tá tudo uns 50 dias atrasado em relação às datas inicialmente previstas, então acredito que não passe de junho. Mas te digo, o enxoval só vou começar quando sair a listagem final antes da ANP hahaha

      Excluir
    3. Essas reprovações no exame médico são decorrentes da avaliação no local da entrega dos exames ou nas consultas/laudos médicos antes da entrega..nossa que foda todo investimento ir abaixo por um laudo médico, psico então nem se fala .

      Excluir
    4. Mantenha-me informado, hein. Grande abraço.

      Excluir
    5. Luiz Augusto, foda demais! E muitas reprovações são injustas. Aí irmão, só entrando na justiça.

      Excluir
  40. É verdade que policial federal viaja muito em missão? Você já viajou pra outros estados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viaja muito se quiser. Já viajei bastante! Bom demais.

      Excluir
    2. Deve ser foda!!! Quando vai ter novos post? Sentindo falta das histórias kkkk

      Excluir
  41. APF, como vai? Você sabe me dizer se o trabalho de policiais que participam de grupos especiais como o COT, NEPOM e os GPIs também envolve muito escritório? Os policiais que participam desses grupos são submetidos a alguma rotina específica de treinamentos constantes? Delegados também podem atuar nesses grupos fazendo a parte operacional?

    A propósito, ótimo texto! Muito obrigado por manter esse blog e nos informar um pouco mais sobre detalhes da rotina na Policia Federal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desses grupos aí, o que faz quase nenhum escritório é o COT. GPI e Nepom, dependendo do estado, só trabalham mais.
      No COT a vida dos caras é basicamente treinar. GPI treina mais também, mas trabalha normalmente no expediente da delegacia. O NEPOM eu não sei muito, porque aqui na delegacia onde estou é bem pouca a atuação.
      Delegados podem fazer parte sim dos grupos, mas normalmente não fazem.

      Excluir
  42. APF, vi que vc mencionou ser dificil conseguir escala 24/72 na pf, sendo o mais comum o expediente comercial mesmo. Porém, quando o agente faz viagens, hora extra e outros procedimentos que terminam por extrapolar a jornada, isso pode se converter em folgas, correto? Funciona como banco de horas formal ou é um acordo de boca com a chefia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Banco de horas formal. Nada de boca. Esse negócio de acordo de boca a corda sempre estoura do lado mais fraco.
      Inclusive é muito fácil fazer banco de horas. Basta querer trabalhar.

      Excluir
  43. Outra dúvida. Eu atualmente trabalho em empresa pública e concilio com um negócio próprio sem muita dificuldade. Sei que a pf é dedicação exclusiva, mas caso eu consiga uma lotação que me possibilite empreender sem atrapalhar o trabalho, essa prática seria muito mal-vista pelos colegas/chefia? Chegaria no ponto de sofrer represálias da corporação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, há colegas que fazem isso, mas na informalidade. Tipo, se você tiver administrando uma empresa formalmente dá merda fácil. Informalidade, que eu digo, é que todos sabem que a empresa é do cara, mas quem toma conta é a mulher dele. Coisas desse tipo, que não burlam a lei.

      Excluir
  44. APF, mesmo já estando escrito no site da PF, gostaria de saber se muita tatuagem nao afeta a entrada na polícia ou se alguem de dentro nao pode achar motivos pra me tirar por ser mt tatuado? Eu tenho um braço fechado todo na cor preta, tenho outro braço oriental, quase um fechamento na perna e tatuagem no pescoco. Nao haveria problemas mesmo assim? Ninguem acharia motivos pra me tirar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, não afeta não. Muitos agentes são todo tatuados. Fica tranquilo. Se você não tem passado obscuro, fique sussa.

      Excluir
  45. E outra coisa sobre tattoo: Tenho uma na mao tambem. Isso tb nao afetaria? Grato!!!

    ResponderExcluir
  46. Cara, hoje saiu o resultado provisório da avaliação médica e, graças a Deus, meu nome está lá. Sabe dizer se é "normal", na relação provisória, tantas reprovações? Em alguns cargos, foi quase 50%. Fiquei abismado com esse número expressivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!! Agora vai hein!!
      Cara, é comum sim esse número expressivo de reprovações. Mas na verdade, a maioria volta. Porque quando o nome não sai, normalmente vão pedir exames complementares. E se nesses exames tiver tudo correto, o nome da pessoa volta.

      Excluir
  47. Pois é, meus bruxos. Meu nome não estava lá e, logo de cara, bateu o pavorzão, fiquei achando pêlo em ovo kkkk mas depois, quando vi o parecer da junta médica, vi que foi só porque lá, na hora do exame clínico, depois de um baita café preto de posto, minha pressão deu levemente elevada, aí me pediram o tal do MAPA. Como não tenho histórico de pressão alta, se Deus quiser dará tudo certo no resultado definitivo Hehe abraços e desculpem a intromissão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, aconteceu isso comigo no concurso da PRF. Mas o fato de você estar sendo examinado faz naturalmente a pressão subir. É besteira eles pedirem esse MAPA. Mas faz e fica tranquilo. Vai dar certo sim. Mantenha informado aqui. Quero ver a galera vibrando!!!!

      Excluir
    2. No caso de o candidato ter histórico de hipertensão arterial, já tem 50% de reprovação nessa etapa? ou até 100%?

      Excluir
    3. Controla com remédio e vai em frente.

      Excluir
    4. Porra.. meu MAPA deu uma alteração muito leve.. os valores normais médios seriam até 13,0/8 e o meu deu 13,2/8.. o cardio colocou no laudo que receitou um remédio (embora eu acredite que essa alteração é tão pequena que dá pra ser suprimida só melhorando a alimentação). O que vc acha?? A pergunta que fica é: se hipertensão não é fator impeditivo (segundo o edital), porque a banca solicita o MAPA?

      Excluir
    5. Felipe, faz outro mapa, já tomando o remédio e em outro médico, para o resultado ser normal. Não vacila. Vi candidatos serem eliminados por muito menos, parceiro. Faça outro e siga o que eu disse. Não entregue nenhum exame com resultado alterado.

      Excluir
    6. O problema é que já estamos em fase recursal e essa foi uma exigência da junta médica e o prazo é muito curto, a entrega é via recurso na sexta-feira. Infelizmente não tem tempo para refazer. O que me tranquiliza é que (1) hipertensão, ainda mais leve, não é impeditivo segundo o edital e (2) o médico fez um laudo bacana, indicando plena aptidão para o cargo. Agora vamos na fé!!

      Excluir
    7. Desejo toda sorte do mundo para você, meu caro, Felipe. Caso seja eliminado, que eu espero que não, via judicial é uma vitória quase certa. Perde uma grana, mas acredito que valha a pena.

      Excluir
    8. Cara.. fiz um negócio ninja e consegui refazer os exames em cima da hora.. tomei umas precauções e deu tudo dentro do padrão. O novo laudo atesta tudo normal (sempre fui normal) e agora tô mais tranquilo Hehe abraço!!

      Excluir
    9. Muito bom, aluno! Já está ficando audaz. Assim que a gente vê quem vai ser um bom policial. hahahahaha
      Ah, de nada!
      Quando sair o edital convocando para a ANP, avise, blz?

      Excluir
  48. APF do Norte, você tem acompanhado a movimentação dos excedentes para "chamar" todos os aprovados desse concurso? Acredita numa segunda turma na ANP com os excedentes? Estou em 120 aproximadamente, num total de 83 vagas para escriba...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, todo concurso rola essa tentativa dos excedentes. E eles NUNCA chamam. Então, sendo sincero, não se iluda com uma segunda academia se você não for chamado pra primeira. Volte pro papiro e parta para a próxima.

      Excluir
  49. Sempre pensei isso de que era pura ilusão.. mas, embora eu ache que estarei nas vagas ao fim da 1ª fase, dessa vez o papo dos excedentes parece sério.. já rolou até manifestação oficial da associação de DPF's relatando decisões em conjunto com o governo federal.. dessa vez parece que a coisa vai acontecer, até porque o déficit é gigantesco e, por óbvio, é muito mais econômico para os cofres públicos aproveitar os aprovados do que fazer novo concurso.. parece que estão pensando certo dessa vez. Confiram: https://folhadirigida.com.br/noticias/concurso/policia-federal/entrevista-adpf

    ResponderExcluir
  50. Valeu pelo aviso!! Hahaha “aluno” me lembra minhas épocas de caserna! Ótimas lembranças, que, se Deus quiser, se repetirão na ANP. Mas olha, vou te dizer, que sanhaço do caralho refazer sasporra kkk valeu o esforço!! Tamo junto!! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, deu tudo certo!!! Pelo que pude apurar, estou em 140, de 138 vagas (das 9 PCD, há apenas 6 aprovados, portanto sobraram mais 3 pra ampla). Que sufoco, bicho!!!! Será que vai??? Ainda tem o psico. Loucura demais todas essas etapas!!! Abraço!!

      Excluir
    2. Claro que vai, relaxa. Vai logo vendo o enxoval!!
      Grande abraço.

      Excluir
  51. Quase entro pra PCF, por uma questão teria a discursiva corrigida. As alterações de gabarito me prejudicaram. Enfim... Sei que, se continuar no ritmo, a aprovação é questão de tempo.

    Comenta-se sobre um possível novo concurso pra PF em 2019/2020, em razão do alto índice de cargos vagos. Será que é possível haver concurso pra PCF também ou será só pra APF?

    Outra pergunta, PCF também pode participar de grupos operacionais, como o GPI? Caso a resposta seja positiva, como é a rotina de um PCF GPI? Trabalha elaborando laudos e viaja pra cumprir missões ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, prossiga nos estudos que sua hora chega.
      Não tenho maiores informações sobre novos concursos. Ainda nem terminou esse atual, né? Mas assim, acho difícil. O governo atual tá barrando tudo.

      PCF pode sim participar dos grupos operacionais. O GPI é o mais fácil de participar. E a rotina é exatamente essa que você descreveu. Esses grupos especiais o cara tem que ter perfil, porque acaba aumentando a quantidade de trabalho. É pra quem gosta mesmo.
      Mas se você for do COT, aí sim, você vai trabalhar quase que 100% operacional, ganhando o salário de perito. CAOP a mesma coisa. Mas pra entrar nesses grupos operacionais... o buraco é bem mais embaixo.

      Excluir
    2. Pelo que sei o COT é uma lotação, mas você disse que ganha o salário de Perito. Sempre achei que eles ganhassem como APF por ser um tipo de trabalho mais voluntário. Então eles já estão na casa dos 20k?

      Excluir
    3. Mesmo o APF querendo ser o mais operacional possível, ainda terá que fazer trabalhos burocráticos?
      Isso ocorre até com militares de carreira?

      Excluir
    4. Cara, o COT você recebe o salário do seu cargo. É que o Edson Borges está concorrendo para perito. Então se ele entrar no COT, vai trabalhar operacional e ganhar o salário de perito. Se você for agente e entrar para o COT, vai ganhar o salário de agente.

      Excluir
    5. Mesmo querendo ser o mais operacional possível vai ter trabalho burocrático. Com militares parece que ocorre sim. Já me falaram isso. A partir de uma certa patente você fica mais na burocracia.

      Excluir
  52. Haha... prego safado!
    Mto bom seu blog! Essencial pra quem está se preparando pro cargo.
    Atualmente sou funcionário de um banco público mas estou desmotivado. Pensando seriamente em me dedicar a esse concurso.
    Sabe quando sai o novo edital?

    Grande abraço, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, prego safado e resistente!!!
      Não tem previsão não. Mas se quer ter alguma chance é bom já começar a abrir os livros!!

      Abraços.

      Excluir
    2. Show de bola.
      Depois poderia por gentileza falar dos benefícios de uma agente da PF como plano de saúde, alimentação etc.... só pra pesar na balança rsrs

      Obg pela atenção.

      Forte abraço, sucesso sempre.

      Excluir
    3. Cara, 400 e poucos reais de alimentação. E caso você pague um plano de saúde, a união te ajuda com míseros 100 e poucos reais. Só! :P

      Excluir

Manda bala!