domingo, 17 de março de 2019

ANP - Academia Nacional de Polícia - PF - Não se lesione jamais!

Compartilhar no Facebook


Estamos na véspera de começar mais uma ANP - Academia Nacional de Polícia - da Polícia Federal. Muitos candidatos ansiosos e muitos me perguntando como funciona a atividade física na academia. Vou falar um pouco aqui, mas a principal dica é: NUNCA SE LESIONE.

Na academia da Polícia Federal qualquer lesão é motivo de desligamento. Lá vai haver atividades físicas, como por exemplo: corrida, natação, pista de obstáculo, exercícios funcionais, defesa policial, e mais algumas atividades que não são exatamente físicas propositalmente, mas que podem causar lesão, como patrulha noturna no mato (pisar num buraco e torcer o tornozelo, por exemplo.), corridas de uma aula para a outra (tropeçar e cair), corrida para o alojamento para pegar material esquecido (acontece com todos - tropeçar e cair, pisar de mau jeito e torcer o tornozelo).

Nessas atividades, evite a todo custo se machucar. Senhores, a ANP é parte do concurso, e ser eliminado nela significa jogar fora todo o esforço feito até agora. Prestem atenção: não vale a pena se lesionar para provar que aguenta porrada, que é resistente. Não vale a pena perder tudo por causa do ego. Não jogue tudo fora. 

Os professores falarão para você dar o seu máximo, chutar forte, socar forte, pular alto, se jogar no chão, gritar, espernear, ser resistente, deixar de moleza. Não faça isso. Não exagere. Principalmente nas aulas de defesa pessoal. Lá existirão golpes que se aplicados de fato podem lesionar você e o colega. Finja, seja o maior ator do mundo, mas não seja idiota de perder o concurso por causa de uma fratura ou torção. Esse mesmo professor que manda você dar seu máximo, é aquele que vai te mandar pra coordenação porque você se quebrou. Um aluno perdeu a ANP porque fraturou a falange de um dos dedos da mão. Nenhum professor ou coordenador teve pena dele.

Outra dica: agora que ainda não começou a ANP e você já está aprovado, evite atividades que podem te lesionar. Se você é praticante de artes marciais, pare. Não jogue bola. Deixe para fazer isso tudo depois da academia.

É para não aproveitar a academia? Claro que não. Aproveite a academia moderadamente. Não acredite em tudo que falam lá. Se mesmo com todos esses cuidados você se machucar, nunca vá no médico da PF. ele não tem dó. Aguarde até o sábado para ir no médico fora da academia. Disfarce qualquer lesão possível de ser disfarçada. Peça ajuda aos colegas da turma. NUNCA confie no orientador. Ele está do lado do sistema. E ele não terá pena de eliminar você. Inclusive: fará isso rindo.

Vi um caso de um aluno que estava com o pé quebrado. Aguentou a dor a academia toda. Não falou para ninguém e se formou. Outro que rompeu os ligamentos do joelho. Foi no médico de fora da academia. Escondíamos ele nas atividades mais prejudiciais. E ele se formou.

Você nadar e morrer na praia é a pior sensação do mundo. Vi acontecer com alguns colegas na ANP. Uma amiga se lesionou na pista de obstáculos. Não pôde continuar, foi eliminada, voltou sub judice, mas não tomou posse até hoje. Felizmente ela passou esse ano novamente, mas já se foram 4 anos e com certeza, muitos gastos com estudos e tempo perdido.

ps.: Seja audaz já na academia. 
pps.: Na sua vida funcional você precisará mentir demais, comece na academia a treinar.

115 comentários:

  1. Excelente texto. Nessa hora estamos todos atrás de informação que é escassa!
    Diz uma coisa, haverá provas de TAF? No estilo/exercícios iguais ao TAF do concurso?
    Grande abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha ANP houve um TAF diagnóstico e um TAF eliminatório, ambos iguais ao do concurso. Além de uma pista de obstáculos e uma prova de flutuação. Mas esses dois últimos eram só classificatórios.

      Excluir
    2. Olá, adoro seu blog. Por dúvida; essa flutuação é "deitado" na água ou "em pé" pois não sei flutuar deitado e estou no caminho para a ANP.

      Excluir
    3. Em pé. Lá eles dão as dicas. Aproveite!
      Não esqueça de mandar notícias.
      Abraço.

      Excluir
    4. Então no total são dois TAFs eliminatórios? Que barra. É meu sonho ser federal, mas tenho bastante medo de água. Já quase morri afogado por DUAS vezes...
      Muito obrigado pelos esclarecimentos e textos, seu blog é padrão demais, já li e reli. Abraço!

      Excluir
    5. Então são dois TAFs eliminatórios? Que barra. Meu sonho é ser federal também, mas tenho muito medo de água, já quase morri afogado DUAS vezes.
      Como é esse TAF diagnóstico?
      Obrigado pelos esclarecimentos e parabéns pelo blog. Conheci semana passada e já li todos os textos. Padrão demais. Abraço!

      Excluir
    6. Ismael, na minha ANP foi um TAF diagnóstico (para ver o nível do pessoal em geral) e um eliminatório no final. Depois compara os resultados e analisa a melhora da galera.

      Esse medo de água é tratável. O que tem na PF é natação normal. Não tem terror na água não. Isso acontece só no treinamento dos grupos especiais.

      Siga seu sonho. Grande abraço.

      Excluir
  2. Muito obrigado por esse post!
    Foi tudo q eu precisava ouvir/ler. Estou vendo uma galera caveira e tao empolgada que tenho ficado preocupado com lesões. Esse post veio na hora certa.


    Vc poderia criar um post sobre os exercícios físicos q teremos na ANP, os índices, e quais valem a pena chegar sabendo.
    Por exemplo: Defesa pessoal, faz aqui fora ou aprende tudo la dentro?
    Tiro, Chega sabendo ou não?
    Corrida, Natacao e Barra pode diminuir os treinos ou chega com pelo menos os meus indices do TAF.
    Corda, faz cross fit pra aprender ou não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defesa pessoal e tiro, vale a pena chegar lá e pegar tudo lá. Nada é igual. Tiro é bom demais, aula de defesa pessoal é ruim demais!
      Os outros é bom chegar fazendo os índices do TAF.
      Esquece corda. Esquece Crossfit. Nem tem corda lá. Só se inventarem agora.

      Excluir
  3. Triste mesmo a história da sua amiga, eu a conheci no concurso. Obrigado pelas valiosas dicas, irmão. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Caro APF, muito obrigado por seguir seu blog.. ando me motivando muito, seguinte, sou Militar da aeronáutica estabilizado e por isso tenho algumas dúvidas:
    1 - qual a média de idade entre os agentes na ANP?
    2 - ainda nao possuo curso superior, qual recomenda para prestar o concurso? Serve tecnologo de 2 anos (graduação)?
    3 - minha mulher é da FAB tambem, sabe como fica a União de cônjuge caso eu vá para fronteira?
    4 - na sua concepção, vale a pena eu largar tudo da Fab para tentar PF ou acha arriscado ser desligado na ANP?
    5 - trabalho com helicópteros, possuo curso mecânica e experiência com as máquinas, consigo recém formado fazer parte da aviação na PF?

    Desculpe as varias perguntas e obrigado desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Cara, não sei a média não. Mas na minha turma tinha de 20 e poucos a quase 50 e poucos.
      2 - Qualquer um que você tenha afinidade. Esses tecnólogos servem sim.
      3 - Não sei responder isso de forma concreta. Mas acredito que se você for removido para fronteira, pela FAB, ela pode conseguir. Já que FAB tem em todo canto do Brasil, né?
      4 - Você não precisa largar a FAB pra fazer a ANP, precisa? Acho que pode pedir uma licença. Mas se vale a pena ou não, só você pode responder. Eu nunca quis ser militar, então, pra mim, qualquer coisa é melhor. Mas há quem goste.
      5 - Não. Talvez com uns anos você consiga ir trabalhar em Brasília, mas de início é bem difícil.

      Estamos aqui pra ajudar.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. 3- Olhe no regulamento da FAB. Como quando você passa no concurso o caso é de nomeação (e não remoção), há um risco de não necessariamente ela te acompanhar quando você for nomeado. Aí depois entra na Justiça se for o caso.
      Ela sendo removida aí você por lei tem direito a acompanhar o cônjuge. A PF está com um normativo que diz que vcs tem que estar morando na mesma cidade, mas cai na justiça fácil porque a lei não diz isso. Moral da história: tem um risco de vocês passarem um tempo afastados.

      4 - Sinceramente, não largue. Pelo jeito a ideia seria largar o emprego pra ficar por conta de economias que talvez você tenha e sua mulher. Não faça isso. Ninguém garante que você vai passar no concurso, sua mulher pode lhe largar, suas economias podem acabar, sem falar na pressão enorme de estar desempregado. Quando passei no concurso eu trabalhava e fazia faculdade e o fato de estar trabalhando apesar de diminuir o tempo disponível era tranquilizador pois se eu não passasse (acabei passando de 1ª) pelo menos eu já tinha alguma grana.

      Boa sorte!

      Excluir
    3. Ei "?!", tu podias responder mais aqui no blog hein! Ia me ajudar bastante!!
      hahaahha
      Grande abraço.

      Excluir
  5. Muito obrigado novamente!
    Não sei se chegou a postar algo relacionado, mas poderia me/nos dizer como foi sua preparação para o concurso ? Qual faculdade fez antes de prestar PRF, como estudou para PF, se fez algum cursinho, etc.

    Novamente obrigado, tem feito um trabalho motivador através desse blog, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faculdade não influencia muito. O conteúdo da prova para o cargo é muito específico.
      Fiz cursinho para ter um norte. Depois comecei a estudar em casa e fazer os simulados do Missão papa-fox.
      O lance é você descobrir que tipo de estudo faz você aprender mais.
      Boa sorte nos estudos. Grande abraço.

      Excluir
  6. Caramba, velho. Essa história do rapaz que fraturou um dos dedos você tinha contado em outra postagem, mas eu não sabia que a parada era tão pesada assim (inclusive, imagina o inferno que o rapaz que quebrou o pé passou... um guerreiro).

    Eu tenho uma dúvida, mas essa tema ver com coragem. Como é lidar com o perigo da profissão? Você tem que já ser audaz fora, ser corajoso, etc, ou quando você entra na academia desenvolve toda perspicácia, coragem, etc? A pessoa se acostuma com a responsabilidade de portar uma arma de fogo e de estar rodeado por armas de fogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rhuan, nunca passei perigo de fato. Já abordamos gente perigosa, quase fui atropelado, mas você nem percebe, sabe?
      Acho que acostuma. Com o lance da arma de fogo acostuma também. No começo é estranho. Mas depois meio que vira parte do corpo.

      Excluir
  7. Sigo seu Blog, com o entusiasmo de ser um futuro EPF, sim, curto a vida burocratica, 8h diárias, bater cartão e ir embora, de vez em quando uma diligencia, ou uma busca e apreensão blz, pra movimentar a rotina. Mas enfim, a pergunta é, as atividades de agente e escrivão se misturam? Me refiro mais as tarefas do escrivão, se vê a luz do sol, ou é só escritório? Após esse ultimo concurso iniciei uma rotina diária de estudos visando cargo de escrivão, maaas dependendo do "enclausuramento", mudo o foco. Abraço, e não deixa o blog morrer (me refiro a longos intervalos msm sabendo do tempo dispensável para relatar suas atividades aqui).Força&Honra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, EPF algumas vezes se mistura sim. Mas normalmente é mais trabalho. E tem que ficar sempre perto do delegado.
      Mas viaja bastante também. Porque nas deflagrações sempre tem que ter muito escriba.
      Algumas vezes eu queria ser escriba. Principalmente nas missões mais sugadas, que o escriba só vai se quiser e o agente é obrigado. Mas eu curto o meu cargo.
      Não é enclausurado não. Nenhum dos cargos.

      Abraço.

      ps.: Vou tentar escrever com mais frequência.

      Excluir
  8. Fala APF, vi a questão da mentira no final do post, pode explanar mais esse assunto? Sei que é chato ficar enchendo o saco aqui, mas queria exemplos kkkkk. Valeu pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, o lance é que você precisa, em algumas diligências, mentir. Inventar histórias. Coisa desse tipo. Para arrancar o maior número de informações dos malas.

      Excluir
  9. A coisa que eu mais odeio nesse blog é a demora em ter artigos novos rsrsrsrs... POR FAVOR, POSTA MAIS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hhahahaha
      Cara, eu preciso dedicar mais mesmo.
      Vou tentar aumentar a frequência.
      Inclusive o projeto é também fazer um facebook e um instagram.
      Abraços.

      Excluir
  10. Boa noite , tenho o sonho de se tornar um dia APF , porém , estou meio sem norte do que fazer : faculdade ou tecnologo , poderia me dar alguma dica do qual seria melhor ou até que curso dentre os mesmo que seriam mais bem aproveitados? , gostaria de saber também qual faculdade voce cursou , obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, eu realmente acho que você tem que seguir o que achar melhor. Conversa com os familiares. Não é uma decisão fácil. Pensa assim: e se você não conseguir se tornar APF, o que fará? A faculdade que você gostar, na minha opinião, é o melhor caminho. Porque assim você terá pelo menos uma profissão do teu interesse.

      Excluir
  11. Curiosidade aleatória: É permitido namorico entre o pessoal lá na ANP? (kkkkk) Baita blog, tá de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal inclusive. Mas lá dentro não pode ficar se agarrando e beijando. Mas é de boa. Virava e mexia víamos casais por lá.

      Abraços.

      Excluir
  12. Que bom que voltou com os textos,como sempre ótimos.

    ResponderExcluir
  13. Minha dúvida em relação à alimentação: pagamos todas as refeições? Qual o custo médio? Há como colocar no fiado para descontar na bolsa?

    Outra dúvida: onde que lava a roupa?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, pagamos todas as refeições. Depende de quanto você come. Mas 3 refeições sai uns 50 reais por dia. Mas você compra comida fora nos finais de semana e leva um monte para o alojamento. Há sim como colocar no fiado para pagar quando sair a bolsa.
      Haverá algumas empresas de lavar roupa lá dentro. É uma opção. Outra opção é lavar no alojamento. Dá trabalho, mas funciona também.

      Excluir
  14. Na sua academia conheceu alguém que ainda não tava formado na faculdade na ANP e entrou com aquela declaração que eles pedem no edital? Foi tranquilo?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. F.P., conheci sim. Foi bem de boa. Deu tudo certo e hoje ele tá trabalhando.

      Excluir
  15. Mano, me tira uma dúvida. Os dormitórios são divididos por gênero? E na hora do banho, é banheiro separado para homens e mulheres?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Armeduque, é engraçada essa pergunta. Cara, tudo é dividido por gênero. Não tem hora do banho. Mas cada alojamento tem seu banheiro.

      Excluir
  16. APF do Norte, essa postagem vale ouro pra nós calouros que estamos prestes a ir pra academia. Naturalmente estamos todos felizes e empolgados, mas importante vc ter lembrado que ainda estamos em concurso e q podemos ser eliminados.

    Fiquei curioso sobre o TAF diagnóstico. Ele tem algum efeito prático? Oq acontece se alguém não bater os mínimos? Desde o TAF eu diminui bem os meus treinos e acho q não conseguiria repetir a performance. Volto a treinar forte desde já? Ou os 5 meses de treinamento da ANP seriam o suficiente?

    Obrigado pelo grande serviço prestado! Abs e sucesso.

    PS: sugestão para novo texto, como é o processo de remoção interna. Não só a parte processual, mas falar das expectativas, das alegrias e frustrações. Imagino que o pessoal dos últimos concursos deve estar bem ansioso. Se puder compartilhar com a gente essa experiência, acho q seria bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala futuro novinho, bom demais saber que você tá na véspera de entrar!!

      Cara, o TAF diagnóstico é para poder medir tua evolução. E dá para ter alguma ideia da qualidade dos treinamentos dentro da ANP. Eles medem teu desempenho quando tu chega, e comparam com o resultado do TAF final. E com isso dá para medir tua evolução.
      É bom chegar minimamente treinado. Mas sem exagero. O treinamento lá dentro é bem eficiente. Eu cheguei fazendo 9 barras. Terminei fazendo as 15. E sai pesando 8kg menos do que entrei.
      Então é bom chegar minimamente treinado para não sofrer muito. E o resto lá dentro dá pra levar.

      Com relação à remoção vou adiantar aqui: Muita ansiedade. Frustrações e alegrias ainda não sei, porque não participei por completo ainda. Mas a galera tá ansiosa. E alguns tristes, porque ficam grandes amizades. Eu ainda não consigo imaginar meu último dia nessa lotação. Mas acho que vai ser um mix de alegria e tristeza. Porque tanto na cidade, quanto na delegacia, vamos deixar pra trás muitos amigos. Porém ir para casa é bom demais, né?

      Excluir
  17. Olá APF do Norte. Em breve entrarei p a ANP e estou na fase de compra do enxoval, mas confesso que estou um pouco perdida. Você poderia indicar as melhores marcas dos itens táticos do edital? E as marcas que não aconselha comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá futura novinha. Eu dei umas dicas aqui nesse post: https://novopolicial.blogspot.com/2019/04/enxoval-do-curso-de-formacao.html

      As marcas não estão lá, mas acho que a única coisa que você precisará se preocupar é com a roupa camuflada. Mas provavelmente não terão muitas opções de marcas. Você me fez ler o edital desse ano e criar a postagem. Obrigado.
      Boa sorte na academia, futura novinha.

      Excluir
    2. Eu que agradeço APF do Norte!! Acabei de ler o post e foi muito esclarecedor, certeza que vai ajudar muita gente. Mais uma vez obrigada.

      Excluir
    3. Estamos aqui pra ajudar. Continue dando notícias, certo?

      Excluir
  18. Boa noite APF do Norte, pode me dizer se pra quem é atleta, consequentemente fizer boas provas práticas, tem alguma relevância quanto a nota final do curso ou não faz tanta diferença essa parte prática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, boas provas práticas não depende de ser atleta. Dá para fazer um TAF tranquilo sendo atleta. Mas só o TAF não influencia muito.
      Porque a parte prática, que eu me lembre, tem Tiro, defesa pessoal, abordagem e TAF. O bom é que você não vai sofrer muito fisicamente, como eu sofri.
      Ta esperando a academia?
      Abraços.

      Excluir
    2. Sim. Pelo menos elimina uma preocupação, do TAF, rs, muito obg.
      Abraço.

      Excluir
    3. Opa. Mais um novinho. Cai pra dentro.

      Excluir
  19. Boa noite APF do Norte! Você se lembra como era a pista de obstáculos da ANP? Quais são os obstáculos cobrados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio, agora você me pegou.
      Lembro de alguns: pular um muro, subir uma escada, pular um alambrado, passeio do macaco, trave de equilíbrio, rastejar, fazer um zigue-zague, passar por dentro de um cano de concreto, passar por cima e por baixo de umas traves, acho que só. Não nessa ordem. No final você quer cuspir os pulmões.
      Abraços.

      Excluir
  20. Oi APF do Norte,
    Vi no Manual da ANP que durante os intervalos das aulas não pode ir no alojamento tomar banho e trocar de roupa. Como funciona qdo se tem uma aula de educação física antes e tem que ir direto pra sala de aula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô, tem o vestiário. Você já sabendo que vai ter uma aula dessas, quando sair do alojamento cedo, leva a roupa pra trocar e o saquinho para colocar a suja ou molhada. Mas era normal esquecerem e voltarem voando no alojamento e pegar o material esquecido.
      Estás pra cursas a Academia agora nesse próximo semestre?

      Excluir
    2. Tô sim.
      E da pra tomar banho ou é mta gente pra usar o vestiário ao mesmo tempo?

      Excluir
    3. Dá pra tomar banho sim. Ainda mais no feminino que normalmente são poucas mulheres.

      Excluir
  21. Oi. Então, fui convocada sub judice de concurso anterior para a ANP em junho agora. Tem modalidade do taf que não estou alcançando o índice ainda, apesar de no taf que fiz ter tido êxito. Vc acha que dá para melhorar durante a academia, visto que apenas o último taf será eliminatório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim como melhorar durante a academia, Quel. Foque bem para não perder lá dentro.
      Se você seguir o treinamento direitinho lá, e não desregrar na alimentação, todo o seu condicionamento melhora.
      Qual seria a modalidade?

      Excluir
    2. No caso, a barra e a corrida ainda não estão nos índices.

      Excluir
    3. Quel, treine bastante. Não alivie. Não perca um concurso desses no TAF.
      Continue dando notícias, tá?
      Abraços.

      Excluir
    4. BOAAAAAA
      Está lotada onde?
      Me chama no instagram.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum problema. Não precisa espalhar também aos 4 ventos que vc agora usa, tá?
      Fica na manha.
      Boa sorte!!!
      Abraços.

      Excluir
  23. Boa noite, excelente texto! só me ficou uma dúvida rsrs quando fala: "Na sua vida funcional você precisará mentir demais, comece na academia a treinar." em quais partes da vida de PF precisaremos fazer uma "mentirinha santa" rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Álvaro, assiste seriado policial que você vai entender :)

      Excluir
  24. Quais as diferenças entre os cursos de formação de perito e agente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, ta aí algo que eu não sei responder. Parece que os peritos tem mais aulas de cena de crime. Mas foi o que um amigo perito me contou.

      Excluir
  25. POrra,vc é um anjo que botaram na terra?hahaha vlw demais pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, eu passei por isso. Vi colegas perderem o cargo por muito pouco. Por isso eu aviso. Coisa que na ANP eles não fazem.

      Excluir
  26. Cafa, eu tenho canelite. Te. Época que corro uma maratona. Outras não consigo passar de três sem travar. Quanto te.po dura a corrida lá? Ou, caso não se lembre, ppderia dizer em média quanto Km costumam correr?
    Obrigado irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem menos do que uma maratona. Muito raramente passa de 5km. Manda um anti-inflamatório e cai pra dentro. Se você corre bem, vai levar na maciota.
      Abraços.

      Excluir
  27. Na ANP se faz treinamento na mata , como o das forças armadas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N.pereira, não. Faz treinamento de incursão, mas não de sofrimento. Coisa básica para aprender mais ou menos como agir dentro do mato. Mas de algumas horas e com alguns objetivos: usar GPS, entender o deslocamento e um treinamento de apreensão de drogas. É bem interessante.

      Excluir
  28. Olá você sabe me dizer se quem usa óculos pode entrar na pf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco Túlio, imagina se não pudesse??? Não passava quase ninguém!

      Abraços.

      Excluir
  29. Olá,quem tem pé torto congênito corregido sem deixar sequelas,nem impossibilidades nos testes físicos,pode tentar o concurso e buscar a aprovação??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se tá corrigido e não tem sequelas, quem vai saber que um dia você teve esse problema? :P

      Excluir
  30. Fala, guerreiro.
    Eu ainda estou na fase dos estudos, mas esse ano surgiu um probleminha com menisco que está me tirando o sono. Eu treino crossfit, capoeira, e não tenho nenhum problema com ele, mas se ele for forçado para fora é possível ele dar uma travada. Você acha que nos taf's aulas de defesa pessoal (pensei numa tesoura de perna) corro muito risco?
    Não tenho condições de fazer a cirurgia por agora. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro: não o prejudique mais ainda. Pare qualquer atividade que possa causar uma lesão pior. Se você consegue fazer o teste físico, sucesso. Se consegue correr e nadar, tudo tranquilo. São os maiores esforços que fará na ANP. Se alguém perguntar sobre alguma lesão, já sabe a resposta: não há lesão e nunca houve.
      Entre na instituição, depois você se preocupa.

      Abraços.

      Excluir
    2. Show!!!
      Deu até vontade de chorar de alegria, pois estava até perdendo o sono já. rs
      Farei isso. Corrida e natação dá pra tirar suave. hehe
      Muito obrigado, irmão!
      Sucesso!

      Excluir
  31. Posso levar um estabilizador ou fita kinesio para evitar lesões?

    ResponderExcluir
  32. Essa pista de obstaculos sao circuitos ou os cavaletes? Se a pessoa nao conseguir pular um estara eliminada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do nome!
      Malvina, era uma pista com várias modalidades. Desde subida de escada até equilíbrio, rastejo, passeio do macaco. Na minha ANP não reprovava. Valia dois pontos. E é tudo por tempo. Você tem alguns minutos para completar. Os exercícios, no geral, são tranquilos. O que pega é o cansaço. Mas mesmo assim não vi ninguém reprovar. O tempo dava e sobrava, mesmo você indo relativamente tranquilo.

      Excluir
  33. Cara. Parabéns pelo blog. Está ajudando demais a galera que vai fazer ANP, e os que sonham. Tenho uma pergunta simples, lá tem geladeira que podemos usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josivan, nos alojamentos não. O que tem são algumas geladeiras numa área comum. Essas o pessoal normalmente usa para colocar bolsas de gelo para os lesionados.

      Excluir
    2. Como sempre, muito gentil. Obrigado.

      Excluir
  34. Acima de tudo, parabéns! Essa postagem caiu como um envio divino. Durante esta pandemia, obtive uma brutal mudança de área: já sou servidor público (municipal), mas após ligar inúmeros pontos sobre mim mesmo e olhar no fundo do meu interior, percebi que o que eu realmente quero é ser polícia, e a PF é a minha meta. No auge dos meus 29 anos de idade.

    Tendo dito isto, numa eventual convocação (dedos cruzados!) à ANP, posso pedir um afastamento para cuidar de assuntos particulares e receber o auxílio da PF sem nenhum problema, para solicitar a exoneração somente perto da data da posse?
    Uma outra pergunta meio tosca: tenho cabelo grande. Na ANP eles obrigam a nós homens a termos o cabelo cortado, ou bastaria apenas mantê-lo preso durante as atividades?
    E por fim: falo inglês fluente. As maiores chances de lotação pós-formatura continuam sendo uma fronteira, mesmo para quem possui isto? Gostaria muito de MG, mas... eh.

    Faço Crossfit, e só tive uma lesão fraca de 1 dia (por erro meu no exercício), então no geral, acredito estar tranquilo quanto a isso...

    Peço desculpas pelo texto, mas são dúvidas que não consigo resposta em lugar algum. Aproveitando a quarentena e animação para seguir forte e encarar bem o Cespe no provável concurso do ano que vem!
    Muito agradecido pela atenção dada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, com relação ao afastamento: Vai muito da legislação do município que você trabalha. O bom é perguntar do teu RH.

      Cabelo grande: tem que raspar. Tamanho: máquina 3. Só para a ANP. Depois pode deixar do jeito que quiser.

      Inglês: Esquece remoção por causa disso. Muitos colegas falam inglês fluente. Zero chance de remoção.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Excluir
  35. Rapaz achei respostas aqui que nem os professores do curso preparatório souberam me dar. Tenho umas dúvidas, que, se puder me esclarecer ficaria muito grato. Estou me preparando para o próximo concurso da PF, com muita fé que dessa vez vai dar. Porém, sofri um acidente em 2008 (hoje tenho 32 anos), tive luxação do manguito rotador e tive que fazer uma operação da escápula onde foi inserido placas e pinos, hoje tenho notável perca de amplitude, movimento e força no braço esquerdo, principalmente em movimentos de elevação lateral e frontal, além de perca de líquido sinovial, e artrose (lesão da cartilagem) no mesmo. O que gera grande dor após esforços, impactos ou pressão. Acredito que para o TAF consigo passar de boa, já treino à algum tempo e consigo me manter dentro da pontuação, só a barra fixa que é um exercício que com muito treino consigo fazer umas 5 repetições, mas corro o risco de me lesionar gravemente, visto as limitações que tenho, natação também é uma atividade que eu até faço, mas com movimentos bem limitados, e, em caso de longos períodos de prática, mal consigo lavar os cabelos depois, musculação apesar das dores, há exercícios que são superados, basicamente aqueles onde uso a força concêntrica ou excêntrica na flexão ou extensão do antebraço, assim como, os de puxada e os de empurrar. Defesa pessoal não posso nem pensar em levar uma torção no braço, um armlock então me mandaria direto para uma mesa de cirurgia novamente. Dito isto, uma dúvida que paira sobre mim quase que todos os dias, será que o fato de ter esta limitação, eu conseguiria ser aprovado nos exames de aptidão física? Caso sim, este mesmo fator, me desclassificaria de uma possível convocação para ANP? (imaginando o cenário de aprovação em todas as etapas do certame obviamente). E depois dentro da ANP, quais poderiam ser meus prejuízos por conta dessa patologia? Muito obrigado por manter esse Blog, é de grande valia para nós que almejamos nos tornar um operacional também. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, eu não gosto de dar más notícias não, meu amigo. Mas ou você faz uma nova cirurgia e corrige tudo isso, caso seja possível, ou você não tem como ser aprovado nos exames médicos. Na ANP você terá que fazer muitos exercícios, incluindo natação, barra, pista de obstáculos, defesa pessoal. Muitos polichinelos e flexões.

      Desculpe, meu amigo, mas com essas limitações fica difícil. Como eu disse acima, ou corrige, ou é melhor focar em outro cargo.

      Grande abraço e boa sorte.

      Excluir
    2. Meu quadro clínico é irreparável totalmente, 100% recuperado, segundo dois médicos consultados, não volta mais. O máximo que eu conseguiria com uma nova cirurgia, seria subtrair a placa e pinos, e, talvez, com fisioterapia avançada tentar recuperar um pouco mais da amplitude movimento e força, a questão da cartilagem não tem cura, nossa medicina ainda não descobriu uma forma de recuperá-la, ou se faz tratamento para diminuir os danos (como infiltração) ou a substituição da cartilagem. Eu ja andei pesquisando, pois me disseram que eu me enquadraria para concorrer as vagas PCD, de fato se olharmos no CID10-S42.1 consta exatamente o meu caso. Mas como funcionaria a posteriori, em caso de uma aprovação por PCD. Todo edital é claro na cláusula que diz (desde que não interfira nas atividades pertinentes ao cargo), a julgar que para o TAF, mesmo com as minhas limitações, eu consigo concluir todas as provas dentro da pontuação exigida, mesmo assim eu seria desclassificado? Ou neste caso, suponhando que eu passasse, o meu problema viria apenas na academia? Pois como eu disse, eu até consigo fazer os exercício propostos, mas por exemplo, enquanto alguém com muito treino fará 15 barras, eu farei 7,8 talvez, enquanto outro vai nadar 1000m sem parar eu nadaria 500m, são situações hipotéticas. Pois como eu disse, eu tenho certas limitações, mas consigo fazer os exercícios com um pouco de esforço, o problema no meu caso seria a constância desses exercícios se todo dia tem, se todo dia aumenta a exigência, se no caso de constatar minha dificuldade na execução dos mesmos eu seja mais exigido para que me desclassifiquem.

      Excluir
    3. Marcus, não há tanta exigência física assim. Ninguém nada 1000m lá, por exemplo. Mas há uma pista de obstáculo a ser completada. E nela exige muito dos braços, como pular um muro, e andar no "passeio do macaco". Além das aulas de defesa pessoal, que você vai ter que avisar o colega que tem esse problema, pra ele não te machucar. Mas nesse último caso não vejo maiores problemas.

      Se você consegue concluir o TAF, tem que passar nos exames médicos. Passando nisso e fazendo os exercícios obrigatórios, você entra.

      PCD deve ser pessoa com deficiência, né? Chamamos de PNEs (Pessoas com necessidades especiais). Essa aí você pode ser aprovado, mas vão reprovar você no exame médico, como fazem com todos os PNEs sempre. Todos entram na justiça e quase sempre todos ganham. Mas tem que saber que vai travar essa batalha.

      Excluir
    4. Entendi, meu medo realmente era nas atividades dentro da academia, fico receoso de ser muito puxado e exigir muito principalmente da resistência braçal, tipo escalada, se pendurar por muito tempo, ou ter que fazer muitas barras fixas, flexões e polichinel é tranquilo, faço isso todos os dias, a pista de obstáculo não seria problema, lógico que, se o passeio macaco fosse de 100m teria problema kkk, mas escalar um muro de boa, como disse na primeira postagem, meu braço não é inválido, tem uma limitação principalmente na questão amplitude e movimento, porém, com treino consigo fazer praticamente qualquer atividade, talvez não com a mesma carga e intensidade de um braço saudável, o excesso pode ser um problema, assim como a torção. Mas minha vontade de ser PF vai superar essas limitações. Ja convivo com isso à 12 anos, não será por qualquer obstáculo que eu vou sair derrotado! Quanto a tentar pelas vagas PNEs, vou conversar melhor com alguns professores do curso para ver se compensa ou não. Obrigado pelas informações, grande abraço e que Deus te proteja!

      Excluir
    5. Marcus, boa sorte, irmão. Se quiser trocar mais ideia adiciona no Instagram.
      Grande abraço.

      Excluir
  36. Gostei muito do seu blog,tá ajudando e muito sanar as nossas dúvidas. Eu tenho um probleminha na coluna e isso não me atrapalha em nada, faço exercícios,corro,academia,arte marciais e e coisas do tipo, será que vou ter dificuldade de fazer a ANP, visto que o meu problema é uma hérnia de disco. Fiquei sabendo que alguns PF conseguiram entrar e ser formado com esse mesmo problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, dá uma olhada no edital. Se for motivo de impedimento, você só vai conseguir entrando na justiça.

      Vale a pena tentar.

      Excluir
    2. APF do norte, parabéns por seu trabalho aqui no blog. Algumas dúvidas.. Tenho miopia, uso óculos e às vezes lentes de contato.. grau razoável 6 e pouco... Na academia para os treinamentos físicos tinha muita gente usando óculos nas provas? Outra coisa, tenho esposa cursando faculdade pública aqui em Fortaleza CE, caso hajam vagas para Ce no prox concurso isso pode contar como fator positivo, ou do contrário posso acabar indo parar na fronteira do país? Abraços

      Excluir
    3. Gilson, normal usar óculos. Muita gente usa. Nada demais. Com relação à segunda pergunta: impossível ir para fortaleza. IMPOSSÍVEL. Nem se ilude com isso. É fronteira com certeza. Ou uma cidade do norte. :)

      Excluir
  37. Boa noite APF do Norte, primeiramente parabéns pelo blog. Encontrei aqui informações que não encontrei em nenhum lugar. Repito : NENHUM.

    Meu nome é Rodrigo ,tenho 39 anos, sou de São Paulo e iniciarei os estudos para APF nesta semana. Já comprei uma impressora e terei orientação de uma consultoria.

    Gostaria de fazer algumas perguntas, e agradeço a paciência e generosidade se puder responder:

    1 - Não enxergo bem com o olho esquerdo, não há lentes corretivas, óculos ou cirurgia que resolva o problema. Não lembro exatamente o que tenho, sei que, se eu usar uma tal de " lentes rígidas" , enxergarei normalmente, o problema é que segundo a oftalmo elas são incomodas. Trocando em miúdos : Eu enxergando seja como for não é impeditivo ,certo? Tem algum exame de vista semelhante aquele que fazemos ao renovar a CNH?

    2 - Tomo remédio controlado : Rivotril e Paroxetina. ( Rivotril acho que paro até ser aprovado...rs) passei por um momento dificil na minha vida. Isso me impede de tomar posse? ( No edital anterior não consta como substancia proibida)

    3 - Fiz uma cirurgia no dedo, não me impede e não me incomoda em nada. Praticamente " comprometeu" uma falange. Algum impedimento?

    4 - Tenho pressão alta, controlada por remédio, me impede de exercer a função?

    5 - Li que você escreveu que vários são eliminados já na formação pela investigação social e que ninguem tem acesso ao motivo. Nesta questão temo pelo subjetivo. Óbvio, não sou nenhum bandido. Mas já tomei multa por excesso de velocidade e dei PT em um carro. Não , não corro, o excesso foi mínimo. E o PT no carro foi pq meu carro era antigo e não tinha peça de reposição original. Por que minha preocupação com o subjetivo? Vou ser bem sincero: Trabalho em uma empresa de grande porte, e há dez anos estou licenciado para exercer o mandato de dirigente sindical. Ou seja, fiz greve, piquet, tudo dentro da lei. Logo, tenho uma orientação de esquerda ( não radical) e respeitoso com quem pensa diferente. O atual governo não nos quer bem...rs (Não leve a mal se vc o apoia..rs). Relatei tudo isso para saber se por algum critério subjetivo posso ser eliminado.

    Ultima pergunta: vc acredita que este cronograma ( prova em abril de 2021) será mantido. Acha que terá vagas para São Paulo?

    Te agradeço de mais a atenção e novamente: parabéns pelo blog, esses relatos "in loco" são animadores. Vou divulgar nos grupos de whats de aspirantes a PF.

    Um vivo abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feder, vamos lá:
      1 - Tem muito mais exames de vista do que aquele do Detran. Você vai ter que usar essa lente pelo menos para passar nos exames médicos. Caso não use, será eliminado.

      2 - Ninguém precisa saber desse fato.

      3 - Novamente, ninguém precisa saber disso.

      4 - Mesma resposta das 2 perguntas anteriores.

      5 - Não pode ser eliminado por isso de nenhuma forma. Estou do lado sindical também, fique tranquilo. Não há como apoiar um governo desses.

      6 - Não acredito no cronograma. Acho que terão muitas vagas para SP capital.

      Abração e bons estudos. Qualquer coisa pode perguntar aqui ou no insta. @apfdonorte

      Excluir
  38. Apf, uma dúvida. Li q o tratamento pelos instrutores na Academia é bem mais hostil na PF do que na PRF, me soou haver até um prazer sórdido em eliminarem na PF rs.
    Por que é assim? Ok, se o instrutor é delta consigo entender caso a aluno seja aspirante a cargos de EPA. Mas sendo um instrutor EPA antigão porque isso ocorreria?
    Outra dúvida: tem como dar uma exemplificada do tipo de atos que geram canetada?
    Nunca tive oportunidade de fazer defesa pessoal. Rola aprender na academia ou é mais aconselhável chegar com alguma noção?
    Qual a atividade mais empolgante q vc viveu na PF?
    Qual a situação q vc sentiu mais medo?
    Rola aqueles acionamentos de madrugada na ANP, tipo no meio militar, com bombas e tal?
    As atividades com veículos na ANP realmente ensinam derrapagens e manobras diferenciadas ou é mais uma noção geral que não agrega muito?

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R. Cruz, só isso que você quer saber? hehehehe

      1 - não sei porque os instrutores são assim. Realmente eu não entendo. Talvez seja a doutrina.

      2 - Se você estiver fora do alojamento depois do horário de entrar, por exemplo. Se acharem no teu quarto um item proibido, é outro exemplo.

      3 - Melhor deixar para depois da academia essa defesa pessoal.

      4 - Putz, tem muitas. Vou relatando aqui no blog uma ou outra nos textos.

      5 - Nunca aconteceu de eu sentir medo. Mas tem um relato aqui, https://novopolicial.blogspot.com/2020/07/quem-tem-cu-tem-medo.html que foi quando tive mais receio.

      6 - não rola esses acionamentos não.

      7 - Ensinam as manobras e a agir em momentos de emergência. Sinto falta de um ensino continuado disso.

      Excluir
    2. Opa, valeu mesmo pelas respostas, irmão. Eu li essa postagem que vc indicou. Rapaz, esse teu blog vale ouro. Maratonei e já li a maior parte das postagens rsrs.

      Excluir
  39. bom dia! Não achei esta informação no edital nem na internet, pode usar joelheira ou elástico para comprimir os joelhos no taf da PF e nos TAF da ANP? Isso não vai me ajudar a ganhar impulsão como cita no edital para ganhar vantagem, apenas para diminuir o risco de uma possível lesão no salto e corrida. obrigado

    ResponderExcluir
  40. Não pode levar mais que duas malas para a ANP? Pois só em uma vai os cobertores , travesseiros etc, como vc fez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra levar tudo sim, fica tranquilo. Eu levei só uma mala e a mochila do notebook.

      Excluir
  41. Quem toma remédio controlado (esses que você toma todos os dias 1x por dia), pode continuar fazendo uso normalmente na ANP?
    É tranquilo levar em um necessaire (bolsinha que leva as coisas de higiene pessoal) e continuar fazendo uso?
    Pergunto pensando em uma possibilidade de ser vedado e os instrutores conferirem tudo, ou alguma coisa do tipo.
    melhor blog que tem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim levar remédios, principalmente os necessários.

      Excluir
  42. APF sabe se alguém fez o curso com ligamentos do joelho rompido , o cara conseguiu concluir o curso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha turma teve um colega que rompeu os ligamentos do joelho. Ele prosseguiu no sofrimento e conseguiu terminar.

      Mas o ideal é ir sem lesão.

      Excluir
  43. Muito obrigado pela iniciativa de criar esse blog!!! Ele tem sido um livro de cabeceira, já que até o momento estou classificado dentro das vagas pra APF.
    Queria saber como são as provas.
    1-As provas das matérias teóricas são objetivas de certo/errado, de 5 alternativas ou discursivas?
    2-Quais são as matérias teóricas mais difíceis na ANP?
    3-Com a redução do curso de formação de 4,5 meses para apenas 2 (conforme o edital menciona), quais matérias ou instruções práticas serão priorizadas ou deixadas de lado (caso vc tenha conhecimento de algo)
    4-Faz um post com as vagas que foram oferecidas no último concurso de remoção.

    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela aprovação. Continue mandando notícias.
      1 - São alternativas, 4 ou 5, não me recordo.
      2 - quando fiz a ANP foi a disciplina de combate ao desvio de recursos públicos.
      3 - Não sei responder isso, irmão. Fiquei sabendo que não tiveram natação, por exemplo.
      4 - Eu não tenho essa informação. Mas não deve ter sido muito diferentes das vagas do concurso de remoção de 2019.

      Abraços.

      Excluir

Manda bala!