sábado, 26 de maio de 2018

Apenas um desabafo. Polícia Federal: Sonho ou pesadelo?

Compartilhar no Facebook

Polícia Federal: Sonho ou Pesadelo?

A gestão do capital humano na Polícia Federal deveria se preocupar mais com a satisfação do seu pessoal, tratando como peça essencial para o sucesso do órgão, reconhecendo o valor de cada um. Esse reconhecimento gera um policial federal mais envolvido e comprometido com a instituição, MOTIVADO, fazendo ele se sentir parte da PF, havendo, assim, uma identificação pessoal com o órgão. E isso é fundamental para a saúde de ambos: Servidor e Polícia Federal.
Vendo a atual desmotivação de grande parte do efetivo policial, não acho que a gestão de pessoal esteja se preocupando de nenhuma forma com os seres humanos policiais. Isso começa na ANP, com a tentativa de eliminar cada aluno. Vi alunos sendo eliminados sem nenhum critério ou por motivos insignificantes com justificativas do tipo: por que sim. Posso dar como exemplo um aluno que numa aula de defesa pessoal fraturou a última falange do dedo anelar. E, mesmo isso não causando nenhum prejuízo e nenhuma atividade, ele foi eliminado. Isso já começa a causar frustração.
O código penal ordena que “não há crime sem lei anterior que o defina e não há pena sem previa cominação legal”. Na academia o crime é definido na hora. Sem regra anterior. E a pena é dá cabeça de cada gestor. Cada aluno deveria ser tratado como uma pessoa viva, e não como apenas um número. São sonhos de uma vida que estão em jogo. E frustrar sonhos não ajuda a motivar. Criar regras claras e transparentes já seria um bom começo.
Ao tomar posse jogam você na sua cadeira e falam: faz isso. Não há conversa. Não há reuniões. Não há feedbacks. Ou faz ou eu mando outro fazer! É assim que acontece na maioria das vezes. Não há treinamento dos gestores para gerirem de fato. Cada um faz da sua cabeça, sem nenhuma uniformidade de uma gestão para outra. Faz o servidor pensar: “o que eu estou fazendo aqui? Isso não é minha casa e parece que nunca será”. Não há perspectiva de melhora. E essa falta de perspectiva é muito desmotivadora. Treinar os gestores para entenderem o que deve ser feito e como deve ser feito seria uma boa forma de começar a mudar essa situação.
Não há meritocracia de fato. Os servidores que desenvolvem ótimos trabalhos, ao invés de receberem benefícios, recebem mais trabalho. Os servidores ruins são beneficiados com pouco trabalho e com viagens e remoções, já que ninguém os quer por perto. Os gestores que conheço não se preocupam em saber o porquê da desmotivação. Um exemplo de “prêmio” para bons servidores seria, por exemplo, uma missão em casa – para quem está fora de casa – ou o direito de escolher férias primeiro que os outros, por exemplo. Deveriam haver métricas objetivas para mensurar a qualidade do trabalho de cada um.
A gestão de pessoal vai desde se preocupar com o ambiente onde acontece o trabalho, até cuidar da própria saúde do servidor. Não só pensar que o servidor ganha o salário dele todo mês, então tem que fazer o que eu mando sem questionar. Isso empobrece a polícia federal como um todo. Contra-argumentos ajudam a desenvolver ideias e pensamentos. Debates são saudáveis para o desenvolvimento.
Um servidor motivado trabalha mais e se empenha mais. Com isso gera mais e melhores resultados frutos do seu labor. Não adoece. Se sente satisfeito onde está e se sente parte da instituição. Fica com a mente sã. E isso faz todos saírem ganhando. O servidor feliz onde está. E o órgão, que estará em pleno desenvolvimento e saudável, já que o órgão é a soma dos seus servidores. Isso se torna um círculo vicioso. Servidor saudável, polícia saudável.


ps.: Isso foi um desabafo de alguns meses atrás que fiz numa redação para um curso interno.
pps.: Nem sempre tudo são flores. Na verdade, quase nunca.
ppps.: Isso é para aqueles que pensam que é tudo uma maravilha. Galera, essa fase minha passou. Mas tive que correr atrás. E recebi uns conselhos de uma certa Novinha (mulhernapolicia).
pppps.: Ah, tirei nota máxima nessa redação. Pra me gabar um pouco.

46 comentários:

  1. Se você pudesse, voltaria pra PRF?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Superamos ao longo dos dias, né. Sempre há fases ruins e fases boas nas profissões. Essa foi uma fase ruim.
      Se é teu sonho, bunda na cadeira, e cara nos livros.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Excelente pergunta. hahahahah
      Lucas, PRF tem mais tempo livre. Mas você perde feriados e finais de semana.

      Excluir
  4. Eu não sei se você já falou sobre isso aqui no blog. Mas, em relação a curso superior. Você se formou em que?? E outra coisa, tem algum curso superior que ajuda, não em relação a passar nas provas, mas em relação a rotina na PF, as missões e tudo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o curso superior ajuda em algumas atividades dentro da PF. Mas normalmente para atividades meio. Engenharia, Ed. Física, Computação, Faixas pretas em lutas. Mas isso é só um plus. Qualquer curso serve.

      Excluir
  5. Apesar de todos os problemas que muitos relatam e da perceptível frustração após poucos anos de trabalho,vale a pena se esforçar tanto pra entrar e em um determinado momento "sofrer" e ficar se sentindo ruim, somente se alimentando do prestígio de ser policial federal e de uma ou outra missão?
    Ouvi um agente com mais de 20 anos de PF dizer que depois ele contava como que ele jogou fora 20 anos da vida dele...
    É complicado ouvir isso de que é velha guarda e ouvir também de quem tem pouco tempo de PF dizer que é um máximo e ocultar o que realmente acontece no que diz respeito a condições de trabalho e gestão de pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iglan, eu não me arrependo. Todo trabalho há coisas que você gosta, e coisas que você não gosta de fazer.
      Vamos procurando sempre o que gostamos. Acho que vale a pena. Mas cada um com seus objetivos. Dizer que jogou 20 anos fora? Ele só percebeu isso 20 anos depois? Meio dramático, não?

      Excluir
  6. Isso é ser vocacionado! muito bom! Tenho essa mesma linha de pensamento,mas confesso que penso bastante quando vejo alguns relatos de insatisfação e problemas psicológicos que já levaram alguns até a cometer suicídio.
    O pior é que esses problemas estao mais relacionados as condições e ao ambiente de trabalho do que o trabalho em si.É isso que preocupa,mas mesmo assim quem tem vocação e quer ser policial,acaba superando isso e indo em frente.
    E quanto ao agente que falou sobre os 20 anos jogados fora,realmente é um exagero falar isso, porém ele já viveu os momentos mais complicados da instituição e tem uma série de desgostos do dia a dia que acabam se acumulando e faz com que esse tipo de declaração seja feita.

    ResponderExcluir
  7. Cara, pela primeira vez fiquei com um pé atrás na busca pelo sonho. Foi esse blogo quem me fez vibrar e agora é o mesmo blog que me faz ficar com um pé atrás.

    Aliás, em outros textos você poderia abordar mais os aspectos ruins da PF, pra que nossa escolha seja sempre a melhor, sabe? Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rhuan, sempre temos momentos ruins na vida. Vá em frente. O que seria da felicidade se não houvesse a tristeza? :P
      Grande abraço.

      Excluir
  8. As aulas teóricas na ANP são como na faculdade, com apresentações de trabalho e tcc no final?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá de sacanagem, aluno! É prova mesmo! E se não obtiver a nota mínima, é eliminado.
      Mas na minha academia ninguém saiu por nota.

      Excluir
    2. Fiz essa pergunta pq não gosto de apresentações de trabalhos e já ouvi dizer de um PMGO q o CFP era bem parecido com a faculdade na parte teórica,mas prefiro prova mesmo, mas deixa eu te fazer outra pergunta, o conteúdo das aulas é o mesmo q está no edital, totalmente diferente ou um pouco de cada, especialmente na área de perito se souber me responder ?

      Excluir
    3. Esquece o Edital pro concurso. Tudo novo. Perito, o que os peritos me disseram, é que basicamente te ensinam a ser policial na academia. As disciplinas específicas do edital do concurso nem são ensinadas. Eles entendem que você já sabe o assunto da sua área de atuação, e que você precisa entender agora como é ser policial.

      Excluir
    4. Entendi, obrigado por tirar minha dúvida, tava muito curioso com relação ao curso de formação, em breve estaremos aí, com fé em Deus!

      Excluir
    5. Bacana a tua atitude de esclarecer um pouco sobre a carreira na PF e alguns bastidores, isso nos proporciona uma visão mais ampla do que poderemos encontrar pela frente! Parabéns e valeu.

      Excluir
    6. Participando das etapas, ainda tem muita coisa pela frente.

      Excluir
    7. Opa! Aí sim hein!
      Mas sério que tu iria desistir de uma carreira que paga 22 mil inicial por causa de meros seminários em sala de aula?

      Excluir
    8. Não, com certeza não, era só uma curiosidade mesmo, kk

      Excluir
  9. Olá benção! como vai: tenho uma duvida...como funciona o regime de carga horaria de trabalho? das 08:00 as 18:00h mesmo ou varia? no começo tem plantão 24hx72? qual o melhor entre os dois regimes, enfim como isso funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Benção? hehehe
      Funciona em horário de expediente normal o trabalho. Há plantão também, mas no geral, é exceção.
      Você tem que trabalhar 7h por dia + 1h de Ed. Física.
      O melhor entre os dois regimes vai de cada um. Eu prefiro expediente.
      Abraço Samuka.

      Excluir
    2. +1 horário de educação física, seria um horário de exercício físico?

      Excluir
    3. Jean, você tem direito a 1h livre para fazer exercício físico da sua escolha. Mas não é, ainda, obrigatório comprovar que está fazendo. Mas a grande maioria faz. Ou seja, você tem que cumprir 7h de serviço diário.
      Consegui explicar?

      Excluir
    4. Olá, APF do Norte!
      Esse esquema de 7h+1h de ed. física vale pra todos os cargos, mesmo pra perito?

      Excluir
  10. Com base nas coisas que já li, creio que na ANP é bom chegar preparado mas não querendo ser o bonzão porque podem querer te prejudicar. Se sofrer uma lesão, esconder o máximo e ir no médico fim de semana. Pra completar ainda tem a questão em que a delegacia pode gerar um desconforto por conta de energias de outras pessoas que podem tornar o ambiente tóxico. É... uma viagem de 60 dias talvez seja uma boa opção.

    Uma pergunta... Não vieram te questionar sobre o conteúdo desta redação não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, se soubessem da existência do blog, e soubessem quem escreve, mesmo assim acho que não viriam. Só falei verdades. hehehe

      Excluir
  11. APF como funciona o sobreaviso na PF, quantas vezes na semana ou mês o agente fica de sobreaviso?Há uma compensação de horário das horas acumuladas e como são usufruídas?No sobreaviso o agente é acionado com frequência?o sobreaviso na PF é muito ruim?digo isso porque o da PC do meu estado é horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas essas perguntas são relativas. Depende muito da lotação. No geral o sobreaviso é tranquilo. As horas trabalhadas durante o sobreaviso podem ser compensadas. Mas aqui na minha lotação dá 2 ou 3 dias por mês. Quase nunca é acionado.
      A grande verdade é que o sobreaviso é um artifício para você ter que trabalhar mais né. Porque se o delegado quiser ele te põe de sobreaviso o mês todo e tu não pode fazer nada. Isso deveria ter regulamentação há muito tempo.
      Mas é isso.
      Abraços.

      Excluir
  12. "Suicídio entre policiais federais é seis vezes maior que a média brasileira".Isso é título de uma reportagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Eu acredito que existe depressão também em outras profissões, porém nós temos um excelente meio para o objetivo de se matar: a arma.
      Abraços.

      Excluir
  13. Fala, APF do Norte!
    Esse texto/desabafo foi escrito em 05/2018. Hoje, quase 2 anos depois, como é sua sensação quanto às queixas aqui expostas? Melhorou algo? Em que medida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, esse texto foi uma redação que fiz para um curso dentro da PF. E na época passei por uma situação muito ruim com um colega que me acusou de algo que eu não tinha feito. E os chefes botaram para frente a acusação e eu tive que responder uma investigação que quase virou um processo disciplinar. E isso me fez repensar muito sobre a polícia.

      E, apesar disso, eu acho que a polícia é um excelente trabalho. Atualmente eu não me deixo envolver tanto. E vivo melhor assim.

      Mas as queixas são exatamente as mesmas. Nada, ABSOLUTAMENTE nada mudou desde esse dia até hoje dentro da polícia. Os gestores continuam fazendo o que querem e como querem, sem se importarem com nada.

      Abraço.

      Excluir
  14. Olá amigo, boa noite! Eu me chamo Bruno Xavier, e estou me preparando para a próxima prova da policia federal. Li o seu relato e gostaria de fazer uma pergunta bastante sincera, o senhor se arrepende de ter entrado para a policia federal? Se arrepende de ter saido da PRF? Se puder responder, ficarei agradecido.

    PS: gosto muito do seu blog, parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, não me arrependo de nenhuma das coisas. É o melhor trabalho que eu já tive. E já trabalhei bastante.

      Obrigado pelo feedback.

      Excluir
    2. Muito obrigado por ter respondido. Sucesso guerreiro!

      PS: Um dia seremos colegas de farda.

      Excluir
  15. Olá. O curso de formação para PF é tão pesado como dizem.? Quero realizar o concurso para o cargo de escrivão mas muitas pesdoas me desmotivam por dizerem que é muito pesado o curso de formação para uma mulher.

    ResponderExcluir
  16. Muito massa essa página !!! Parabéns pelo trabalho !!!
    Ajuda muito quem estuda porque sempre ficam várias dúvidas no ar e, apesar de saber que só é possível ver como de fato é quando se está dentro da instituição, ajudam muito os teus relatos.
    Eu já fui militar (de academia) e depois dei baixa, não por causa da atividade (que eu até gostava), mas:
    (1) pelo ambiente de trabalho (os chefes estragavam o ambiente da OM); e
    (2) principalmente porque trabalhava muito (era serviço de 24h durante a semana, no fim de semana também provavelmente tinha outro; sem nennuma compensação de horário muito menos horas-extras; somando ao longo da semana, facilmente se chegava a 60h de trabalho por semana. Como não havia pagamento de hora-extra, ou seja, não doia no bolso da instituição, isso era prática bem comum)
    Pelas pesquisas que faço, vejo o pessoal da PF falar que é relativamente comum ter que estender o serviço até um pouco mais tarde, além das operações e tal. Queria saber se são respeitadas as compensações do que exceder as 40h semanais (em uma missão ou trabalho extraordinário mesmo), se de fato essa compensação ocorre na prática ou se os chefes simplesmente ignoram isso.
    Obs.: acredito que as pessoas devem trabalhar com eficiência e eficácia, tanto porque a sociedade precisa de um serviço bem feito, quanto porque é a sociedade toda que financia os seus trabalhos. Mas sou adepto do "tambem existe vida além do trabalho" :) ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando existem as horas extras, existe a compensação. Esse lance de trabalho escravo é coisa que combatemos com afinco! :P

      Cara, eu não consigo entender como alguém consegue ser militar trabalhando nessas condições.

      Abraços.

      Excluir

Manda bala!