quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Operacionalidade da Polícia Federal

Compartilhar no Facebook

Vídeos motivacionais sempre foram o forte da PF. Vários circulam pela rede mostrando altas operações mega fodas onde o cara faz e acontece, tipo o filme do Rambo. Mas a realidade não é assim tão emocionante, mesmo porque se fosse assim, pouca gente aguentaria.

95% do trabalho da Polícia Federal é burocrático. Não há emoção provocada por adrenalina. Claro que você investigar e achar um criminoso com essa investigação é emocionante. Mas em se tratando de emoção causada por explosão, tiro e bomba, realmente é bem pouco.

Pouca gente aguentaria tanta atividade perigosa. A grande verdade é que a atividade perigosa é mais divertida quando nós não estamos correndo risco de vida. Normalmente isso acontece quando vemos os filmes. Emoção perigosa sem correr risco = filme!

Eu mesmo me acho corajoso, nunca arreguei em nenhum treinamento e nem em nenhuma atividade policial. Mas quando tivemos que ir na casa de um traficante eu fiquei bem nervoso. E olha que eu já era PRF antes de ser PF. O bom é enfrentar esse nervosismo. Mas imagina você numa atividade que troca tiro todo dia? Só em filme que aguentam isso.

Então, não se iluda. Polícia Federal é principalmente polícia de inteligência. Operação tranquila pra pegar políticos corruptos e outros crimes de colarinho branco. Não ache que vai viver no mundo dos filmes, porque não vai!

ps.: Alguém ainda tinha dúvida sobre esse assunto? Acho que não, né? :)

10 comentários:

  1. Fala novinho!

    kkkkk

    Você tava fazendo visita pra traficante?

    Conta essa história aí!

    : D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é nova. Já fui algumas vezes. Sabe como é fronteira né? Mas essa primeira vez ai eu fiquei bem nervoso. Foi denúncia. Deu em nada. Mas valeu a experiência. :)

      Excluir
  2. APF do norte eu curti demais os seus posts!

    Posso tirar mais uma dúvida? Se o APF tiver digamos um perfil mais interno, ele pode ficar trabalhando internamente em horario comercial (08h-18h) ou isso é dificil de acontecer?

    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar interno sim. Mas vez ou outra vai participar de operação.
      Mas o trabalho interno é o que mais tem.

      Excluir
  3. Boa noite. E o caso dos grupos de elite, como COT e afins, como é ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COT é quase 100% operacional. Mas os caras passam maior parte do tempo viajando. E pra entrar não é moleza. A vida deles é praticamente treinar, dar aulas e fazer missões. O livro Charlie Oscar Tango é bem interessante de se ler.

      Excluir
  4. O trabalho diário do agente na PF é parecido com o do agente da PC? Na PC geralmente, basicamente o agente entrega intimação e faz o relatório da diligência; vai em algum local tentar conseguir imagens de câmeras de segurança; muito raramente cumpri mandado de prisão. Na PC basicamente é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, basicamente isso. Como o foco da PF mais do que nunca está sendo desvio de recurso público, tem muita investigação (análise de papel) nessa área também.
      Mas 80% é intimação. Os escribas nos chamam de carteiros de luxo.
      Abraços.

      Excluir
  5. Apf, existe na PF o plantão remunerado para Policiais de folga, a exemplo da PCPA? E SE houver qual os valores?

    ResponderExcluir

Manda bala!