quinta-feira, 26 de maio de 2022

Concursos de remoção Agente de Polícia Federal - 2015 a 2021

Compartilhar no Facebook

Senhores e senhoras, segue, para o conhecimento de vocês, a planilha com a pontuação dos concursos de remoção de Agente da Polícia Federal dos anos de 2015 a 2021. Foram os últimos concursos de Agente que ocorreram na Polícia Federal.

Lembrando que as remoções de 2019 e 2020 foram decorrentes do concurso público de 2018. Nesse concurso ocorreram duas academias, por isso dois concursos de remoção. Lembrem-se que os novos policiais vão para as vagas remanescentes do concurso de remoção - que acontece internamente na PF. Ou seja, as vagas para onde os policiais mais antigos não quiseram ir, sobram para os novos escolherem na Academia.

Vamos dar um exemplo:

Em Oiapoque, no Amapá, em 2021, existiam 11 vagas originais. Vamos supor que conseguiram sair de lá, no concurso de remoção do mesmo ano, 15 agentes. Ainda, no mesmo concurso de remoção, foram removidos para lá, por escolha, 02 agentes.

A conta que se faz para saber quantas vagas sobraram para a ANP é: 11 (vagas originais) + 15 (vagas que abriram pelos que saíram) - 2 (vagas ocupadas pelos que chegaram) = 24. Ou seja, 24 vagas sobrarão para os novos policiais escolherem na Academia Nacional de Polícia - ANP. Serão 24 novos felizes policiais indo trabalhar nas nossas fronteiras com toda a garra, tenho absoluta certeza.

Antes de você ver a planilha, lembre-se do e-book. Conto histórias vividas por mim na PF, todas em primeira pessoa. Por um preço menor que de um lanche, você se sentirá trabalhando na Polícia Federal. Click aqui! - Apenas 29,90.

Sigam no Instagram: @ApfdoNorte.



Caso você queira calcular quanto tempo deverá permanecer em determinada cidade para conseguir a pontuação necessária para ser removido para onde deseja, o cálculo é assim:

Vamos usar como exemplo a cidade de Maceió em Alagoas. Você agora quer morar na praia. Mas não em qualquer praia, você quer frequentar as lindas praias de águas quentes de Maceió/AL.

Para conseguir ser removido para lá em 2021 você teria que ter, no mínimo, 11.945 pontos. Quanto tempo é isso, você me pergunta. E eu respondo: Depende! Se você estivesse lotado em Tabatinga, no Amazonas, cidade de pontuação 4,5, você teria que morar na linda Tabatinga, para atingir a pontuação mínima para ser removido para Maceió, por 07 anos, 03 meses e alguns dias.

Vamos aos cálculos:

Vamos dividir a pontuação necessária para a remoção para Maceió pela pontuação por dia de lotação em Tabatinga:

11.945/4,5 = 2.655 dias lotado em tabatinga para acumular essa quantidade de ponto.

Agora, divida a quantidade de dias por 365, para descobrir o tempo em anos. O resultado será 7,27 anos. Ou seja, 07 anos, 03 meses e alguns dias para ter a pontuação mínima necessária para ser removido para Maceió em 2021. 

Para ver a pontuação de cada lotação clique aqui!

Agora basta substituir esse 4,5 de Tabatinga pela pontuação da cidade onde você pretende morar por um tempo, ver a quantidade de pontos que precisa acumular para a cidade desejada e fazer os cálculos.

As cidade que estão com pontos mínimos igual a 1, são as cidades que sobraram vagas no concurso de remoção e as vagas que sobraram foram para a ANP, conforme falei no exemplo da cidade de Oiapoque/AP.

Vejam na planilha que a pontuação mínima necessária muda de acordo com a quantidade de vagas dos concursos. Ou seja, não é garantido que no próximo concurso de remoção tenha vaga para onde você quer ir, muito menos há como prever quantidade de pontos necessária.

No próximo concurso, qual cidade você vai escolher para ser sua primeira lotação? Qual cidade é o seu destino final? Comente!

Ps.: Pessoal, se forem replicar essa planilha, peço, por gentileza, que deem os créditos.

28 comentários:

  1. Fala meu nobre! Meu sonho é trabalhar em Ilhéus, Bahia como agente, vamos supor que na primeira lotação seja de pontuação 3 ou 4, e depois de 2 ou 3 concurso eu não consiga vim pra Ilhéus mas consiga Salvador. A minha pontuação vai zerar? Ou eu vou continuar com minha pontuação da época que eu pontuava 3 ou 4? Em Salvador qual a probabilidade de conseguir ser removido de ofício pra Ilhéus?

    ResponderExcluir
  2. Fala mestre.... Queria saber qual ordem você escolheria essas lotacoes... irei na próxima ANP....
    Cruzeiro do Sul
    Caceres
    Altamira
    Boa vista
    Tabatinga
    Macapá

    Sou do Ceará e quero um canto para pontuar muito.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito do teu objetivo. Se você quer mais tranquilidade, para ficar mais tempo, esposa e filhos, eu escolheria as capitais primeiro. Se você quer ir pra acumular pontos, solteiro, sem preocupação com família, eu iria nas de pontuação 4. Tabatinga eu deixaria por último em todos os casos. Capitais eu escolheria Boa vista, Rio Branco, Porto velho e Macapá, nessa ordem. Das pontuações 4 eu fugiria de Guajará-mirim. Pessoal fala que a cidade tem pouca estrutura.

      Excluir
  3. Bom dia apf, satisfação!
    Você consegue essas informações do concurso de remoção de delegado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, não tenho essa informação. Vou tentar conseguir, mas nada garantido.

      Excluir
  4. Boa noite APF. Sei que deve ser bem dificil, mas você teria essa relação de remoção dos peritos? Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, não tenho. Mas dos peritos é muito menor. E a remoção é por área. Ou seja, provável que demore mais a remover, dependendo da área de atuação. Mas só ficam nas superintendências e cidades com grande movimento, tipo Foz.

      Excluir
  5. Bom dia APF, a remoção para delegado é da mesma forma de agente, por pontuação?
    Sabe se é mais difícil?
    Além disso, há muita remoção de delta de ofício pela adm pública?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesma forma, Wagner. É mais difícil por causa do número de vagas. Há mais remoção de delta de ofício que dos outros cargos. Muitos vão removidos para assumir chefias específicas, principalmente, pelo que pude ver, pra Brasília.

      Excluir
  6. Boa tarde APF. Eu tenho interesse em trabalhar na Delefaz, Deleprev e afins (crimes financeiros em geral). Quais Superintendências de início você me recomendaria para esse objetivo? Devo ir na próxima ANP de Agente. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer superintendência, Felipe. Até nas descentralizadas. Acho que esse é um dos principais trabalhos da PF atualmente. E um dos principais crimes aqui do BR.

      Excluir
  7. Meu caro Apf do Norte, por favor xontinue as postagens!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde APF, como fica o caso dos escrivões é o mesmo processo de remoção que o dos agentes ou mais difícil de escolher? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito da quantidade de concursos. Mas não muda muito não.

      Excluir
  9. Li que apf é dedicação exclusiva? É isso mesmo? Sou profissional liberal, faço meus próprios horários, sonho em ser agente (sonho e vou realizar) mas não gostaria de abrir mão da minha carreira antiga. Dá pra conciliar? Não tem conflito de horários, até pq posso trabalhar online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, dedicação exclusiva. Salvo para dar aula, com autorização.

      Excluir
  10. Boa tarde APF, primeiramente gostaria de agradecer pelo conteúdo que tem postado aqui no site, me ajudou muito a ter uma ideia de como é a PF. Entretanto tenho dúvida se é possível cursar uma faculdade logo na primeira lotação sendo APF, se a rotina é muito puxada, ou se é possível arrumar um plantão e cursar a faculdade nos dias vagos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente possível cursar. Um dia ou outro você vai ter problemas com algum acionamento de sobreaviso ou alguma viagem. Mas vários colegas cursavam na minha primeira lotação. Dependendo do lugar também é possível conseguir plantão. Mas tanto em um quanto em outro dá pra fazer a faculdade! 👊🏽

      Excluir
  11. Caro APF, minha esposa é servidora pública concursada (esfera municipal) há mais de 10 anos aqui no ES. Nesse caso eu conseguiria voltar pra casa sem passar pelo processo de remoção?

    Outra dúvida: na academia é comum ter alunos com mais de 40 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conseguiria voltar sem o concurso de remoção. Provavelmente ela teria que pedir licença para acompanhamento de cônjuge.

      Sobre a média de idade: é menor que essa. Para os agentes, ecrivães e Papiloscopistas a média da idade é 28 anos. Mas na minha turma tinha um com 51. E eu fiz o curso de formação com 33.

      Excluir
  12. Boa noite! Tudo bem? Sou do Rio de Janeiro e fui aprovado em 2 lugar UFRJ para medicina. Pretendo assim que finalizar a faculdade prestar o concurso para Perito Federal - Área 12 (médico), quanto tiver claro. Pode ser sincero comigo, se eu passar no concurso da PF nessa área específica, ingressarei na ANP e depois terei que ficar 3 anos em uma cidade de fronteira. Se eu escolher uma cidade de pontuação 4,5, consigo após esses 3 anos a remoção interna de volta para o RJ? (isso se tiver o concurso).
    Só uma dúvida. Esses 3 anos são obrigatórios ou se tiver um concurso de remoção interna e eu tiver por exemplo 2 anos apenas posso participar mesmo assim com a minha pontuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, para perito as coisas mudam um pouco. Primeiro: que diabo você quer fazer na PF sendo médico? 😂😂. Segundo: para perito, em geral, demora um pouco mais. E não tem lotação de pontuação 4,5, já que os peritos ficam nas capitais e nas grandes cidades. Mas é bem improvável que tenha concurso em 3 anos dessa área de médico. Então, vamos supor que você vá para uma superintendência no norte. Você só sai de lá se tiver outro concurso na tua área da perícia. Se demorar 10 anos... Já viu. Mas irmão, faz medicina, termina a faculdade. Parabéns demais pela conquista. Quando você se formar, aí você pensa no concurso. Mas eu acho pouco provável que inda queira ingressar na PF. 👊🏽👊🏽 Se quiser trocar mais ideia, me adiciona no Instagram e me chama no direct.

      Excluir
  13. Meu deus!!!! Você respondeu kkkkkk... não imaginava que ia me responder ... O que acontece: Eu vou ser médico, no entanto, além de ser médico tenho um desejo de ser funcionário público (preferência servidor federal) principalmente por causa dos meu avós e tio avô que eram engenheiros do extinto DNER e sempre tiveram uma vida vamos dizer que boa e estável (meu avô materno apenas), meu tio era procurador do orgão. Enfim....Eu sendo médico terei também uma vida boa eu sei rsrsrs mas depois de muito estudo, dedicação, residência, abertura de consultório, etc. E ser servidor federal tem uma importância para mim, tanto pela influência familiar, quanto pela estabilidade seja profissional ou financeira, sabe....Então durante as minhas pesquisas, descobri que existe o cargo de médico na polícia federal (o de perito criminal federal) e me interesse bastante. Bom pelo o que eu observei no site do GOV, os concursos mais recentes para perito foram no ano 2012 e em 2018.
    Dentro de um período de 6 anos por exemplo, consigo voltar para o RJ estando em uma capital do norte (ou grande cidade) se tiver um novo concurso nesse intervalo? Existe alguma possiblidade de eu ser lotado no próprio Rio de Janeiro depois da ANP? E por fim, você acha que vale a pena eu ser Perito Médico Criminal do Departamento da Polícia Federal?

    MANO MAIS UMA VEZ, VALEU POR ME RESPONDER!!!
    JURAVA QUE IA LEVAR UNS 3 MESES RSRSRSRS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondo 100% das pessoas. :)
      Você viu se em 2018 teve alguma vaga para perito médico? Não sei como são as vagas no RJ de perito, mas acho que consegue sim voltar. RJ não é tão mais concorrido assim. Ir direto da ANP acho bem improvável.
      Mas ainda acho que quando você formar, depois de ralar para caralho, não vai querer estudar mais um tantão para ser perito.
      Eu sempre acho que vale a pena ser perito federal ... mas não sei se para um médico.

      Excluir
  14. Você tem essa relação de escrivão nesse modelo, e da PRF você sabe dizer as vagas do sisnar?

    ResponderExcluir

Manda bala!