domingo, 18 de abril de 2021

O dia em que fui abordado de forma muito truculenta pela PM

Compartilhar no Facebook
Senhoras e senhoras, começarei esse texto avisando que eu não acho que todos os policiais militares são truculentos, mas existem membros em todas as forças policiais que são sim desnecessariamente truculentos e desproporcionais na hora de abordar qualquer pessoa. Esse foi o caso que aconteceu comigo, e que contarei a vocês.

Nos é ensinado na academia que o momento da abordagem é um momento crítico. Você não sabe quem está sendo abordado, e não está escrito na testa de ninguém se é ou não bandido. Então, no primeiro contato com os abordados, o policial deve ser mais enérgico e firme no que está fazendo, para caso haja qualquer reação, ele esteja pronto para agir sem perder tempo. É muito importante não acomodar e achar que ninguém vai reagir a uma abordagem policial. Temos vários exemplos de policiais mortos ou feridos nas mais diversas situações de abordagem pelo nosso país e pelo mundo.

A academia de Jiu-jitsu ficava a uns 500 metros da minha casa. Era uma academia de bairro, localizada em um conjunto de casa. Essa região era conhecida por assaltantes oportunistas, que são aqueles que não podem ver alguém vacilando na rua, que vão lá fazer seu corre, normalmente numa motocicleta e armados, para pegar um celular ou algum dinheiro. Por esse motivo eu preferia ir de carro, mesmo sendo muito próximo à minha residência.

Nesse dia, peguei meu kimono, entrei no carro e fui treinar, como fazia normalmente em todos os outros dias. Estacionei quase em frente a academia. Antes de descer do carro, olhei bem para os lados, atento para ver se não vinha nenhum desse oportunistas de moto me assaltar. Sai rapidamente, tranquei o veículo com o controle remoto e entrei na academia. Fiz a aula normalmente. Começava por volta das 19h30min e durava até 21h, alguns dias até 21h30min.

Quando eu sai da academia, notei que havia duas viaturas da Polícia Militar no começo da rua, uns 30 metros de onde eu tinha estacionado. Fiquei até mais tranquilo, já que com a presença da PM dificultaria a ação, naquele momento, de qualquer um que quisesse me fazer algum mal. Nesse dia eu daria carona para um amigo do jiu-jitsu, que também morava próximo, mas era perigoso para ele ir a pé, principalmente sozinho.

As roupas que estávamos vestindo era somente a calça do kimono. Ambos estávamos sem camisa, já que meu carro não tinha banco de couro, e o Uwagi (parte de cima do kimono) estava ensopado de suor, e também fazia muito calor. Estávamos no norte do Brasil, academia sem ar-condicionado e tivemos, como sempre, um treinamento intenso. Resultado disso: muito suor e calor. Estou contando os detalhes das vestimentas porque isso vai ser importante durante a abordagem.

Fui para o meu carro, que estava estacionado de ré em relação às viaturas. O meu amigo sentou no banco do carona. Eu, com preguiça de fazer a volta com o veículo, resolvi segui de ré pela rua, já que próximo de onde as viaturas estavam tinha um cruzamento, e seria muito mais fácil manobrar, já que a rua era bem estreita e tinha calçadas muito altas.

Quando eu estava quase chegando ao cruzamento, uma viatura se mexeu e encostou atrás do meu carro, impedindo que eu entrasse de ré no cruzamento. Pensei: porra, esse cara não viu que eu estava saindo da rua? Custava ele esperar um pouco até eu manobrar? Achando que a intenção dele era entrar na rua e vendo que a viatura não conseguiria passar, pois meu carro atrapalhava, já que tinha um carro estacionado ao lado, em paralelo ao meu, avancei um pouco, para dar passagem.

Foi quando ele encostou novamente atrás. E eu, na minha mais doce inocência, pensei: Caralho, esse cara é burro. Não viu que já dava pra passar! Então fui novamente um pouco para frente, ficando bem em frente a academia de jiu-jitsu, no mesmo lugar onde estava estacionado momentos antes. E novamente eles encostaram. Foi quando eu notei que tinha algo errado, e o carona falou: cara, acho que eles querem que a gente desça do carro.

Nesse momentos eu olhei pela janela do motorista, e vi quatro policiais apontando fuzis e pistolas para meu carro, gritando e xingando, para que eu descesse e colocasse as mãos para cima. Nessa época eu não era policial, e nem sequer já tinha atirado ou tinha qualquer intimidade com qualquer tipo de arma. Fiquei muito nervoso com a situação. Nervoso de medo.

Os caras gritavam: "desce filho da puta, desce com a mão na cabeça, seu filho da puta". Eu falei: "calma irmão, tô..." Quando fui interrompido: "cala a boca, seu merda. Cala a boca. Desce todo mundo."

Nessa hora estava eu e o colega já fora do carro, encostados no veículo com as mãos sobre o teto. As armas continuavam apontadas. Os dois PMs que não estavam de armas longas se aproximaram, um de mim e outro do colega, e começaram a nos revistas. Lembram como estávamos vestidos? Pois é, não tinha nem como escondermos qualquer tipo de arma. Mas até aí, tudo bem. Trabalho deles.

Nessa hora, como estávamos bem em frente a academia de jiu-jitsu, o mestre e os colegas de treino foram aparecendo e ficaram observando aquela abordagem. O mestre tentou falar que tínhamos acabado de sair do treino, quando foi interrompido com um cala boca.

Mandaram o carona ficar de frente para o muro, e me pediram para acompanhar a revista no veículo. Nessa hora eu falei que eles podiam baixar as armas, que não tínhamos armas e que não precisavam ficar nervosos, pois não éramos ameaça. Foi quando um deles retrucou gritando: "ninguém está nervoso aqui não". Eu falei: "eu estou, tem um monte de arma apontada para mim".

Voltando às técnicas de abordagem. Nós não representávamos mais ameaça. Eles podiam diminuir o grau de intensidade e de energia da abordagem. Poderiam parar de apontar as armas, nos deixando mais tranquilos. Você evolui a energia da abordagem de acordo com os abordados. É assim que é ensinado na academia. Acho que eles tinham esquecido.

Lembro ainda de o colega que estava encostado no muro virar para olhar o procedimento, quando foi repreendido, sem nenhuma necessidade, também com gritos: "encosta no mudo, filho da puta, não vira, põe a mão na cabeça!”. Cara, não tinha motivo nenhum de fazer isso, nós estávamos extremamente passivos e obedientes.

Nessa época eu já havia feito o concurso para perito da Polícia Civil do meu estado, e estava aguardando o resultado da prova. Mas pensava o tempo todo: como eu queria, naquele momento, já ser policial e poder me identificar para acabar com aquela abordagem desnecessariamente truculenta.

Então, quando o policial ia começar a revistar meu carro, um amigo do jiu-jitsu que estava assistindo àquilo tudo, e também era PM, chamou o chefe da guarnição, se identificou e falou que nós tínhamos acabado de sair do treino. Nessa hora o PM chefe me chamou e falou: agradece ao teu amigo ali, senão isso aqui ia ser muito pior.

Eu fico imaginando que pra ser pior que aquilo, só se eles nos batessem ou atirassem. Não entendi o motivo da abordagem tão truculenta até hoje. Para que eu teria ido em direção às viaturas se eu tivesse algo a temer? A rua tinha saída para o outro lado, caso eu quisesse fugir. Além de tudo, não me pediram nenhum documento, e todos eles estavam sem os nomes na farda.

Eu não fiquei traumatizado, mas fiquei bem aborrecido e um pouco triste. Remoí isso por algumas semanas. Acredito que não seja necessário esse tipo de atitude de nenhuma força policial. Abordar de forma firme sim, truculenta, jamais.

Comente aí se você já foi abordado assim por alguma força policial e qual foi sua reação!

ps.: Não esqueçam de seguir no Instagram: @apfdonorte. Lá eu sempre interajo com os leitores e amigos.

pps.: Já comprou o livro? Basta clicar aqui!

135 comentários:

  1. Falaaa APF, tudo certo? Situação bem complicada!! Você já passou por alguma situação de abordagem por outra força policial já sendo PF?

    Se você tivesse que supor, hoje em dia, qual seria a intenção deles nessa abordagem narrada? Será que você foram confundidos? Será que houve sentimento pessoal de algum envolvido?

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui abordado várias vezes já sendo PF. Só me identifico se tiver armado.

      Não sei qual era a intenção, de verdade. Acho que os caras pensaram que eu tentei fugir, sei lá.

      Excluir
    2. Vc é branco? Se não já sabe pq, infelizmente temos uma polícia militar que é ensinada a ser militar não policial. Adoro seu blog :)

      Excluir
  2. APF do norte parabéns pelo blog sempre com boas histórias.Se você não fosse PF ,qual profissão você admira e iria escolher?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, boa pergunta. Professor talvez. Admiro demais.

      Excluir
    2. Professor era muito importante para todas as outras profissões.

      Excluir
  3. Depois que você virou APF o que isso te acrescentou na vidae como pessoa? e quais habilidades desenvolveu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, sobre habilidades foram muito específicas. Mas, como pessoa, me acrescentou felicidade em trabalhar, coisa que eu não sentia em nenhum dos outros trabalhos que tive.

      Excluir
    2. Eu também depois que entrei para segurança pública do meu Estado me sinto mais feliz,agora meu objetivo é a PF.

      Excluir
  4. Acredito que quanto menor o QI, maior a ignorância.

    ResponderExcluir
  5. Falaaa APF, tudo certo? Irmão, como é a relação entre as forças de segurança numa cidade pequena de fronteira? Vi um vídeo do Betini falando sobre o Nepom de Guaíra e elogiando os PMs que trabalham em conjunto com a unidade... Normalmente há uma boa relação?

    Estou assistindo a entrevista do Betini a um podcast (À Deriva), ele disse que os PFs, depois de um tempo de atividade, vão se especializando nos setores que têm mais afinidade... Qual seria a maior afinidade do APF do Norte? No livro você faz de tudo um pouco, mas tem algum setor que faz seu coração bater mais forte?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A relação das forças policiais na fronteira, pelo menos na fronteira em que fui lotado, era muito boa. Não sei se é assim em todos os lugares.

      Sobre afinidade: gosto bastante de investigações de crimes cibernéticos. Tive um contato mais forte com esse setor ano passado, quando fui trabalhar numa superintendência.

      Excluir
  6. Foda né, irmão?. Infelizmenete esses tipos de polícias existem em todos os Estados, lembro que já passei várias vezes por situações como essa. Uma certa vez, eu trabalhava na SKY empresa de TV, porra, os cara nos abordaram mandaram nos tirar cabo por cabo, antena por antena cara e ainda tomei uma tapa pelo corte de cabelo que eu usava. Nesse dia, o meu dia de trabalho acabou fiquei muito puto. Contudo, é vida que segue, respeito e admiro os todos as forças policiais mas a PM em alguns casos são foda. Uma vez fiquei admirando a viatura os cara perguntaram na maior arrogância o que eu estava olhando e você vai justificar e ainda escuta que estava mentindo. Como ele disse ai "poderia ser pior" vai que em momento de nervoso a pistola dispara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, se esses caras tivessem me batido, eu teria vendido meu carro pra pagar o melhor advogado que eu pudesse pra foder com a vida deles. Fiquei puto demais. Mas passou. Espero que nunca mais aconteça.

      Situação ruim demais.

      Excluir
  7. É lamentável que alguns agentes públicos ainda insistam em agir dessa maneira, uma verdadeira vergonha. Uma coisa é abordar a pessoa de forma enérgica, mas proferir xingamentos apenas para humilhar e ainda ameaçar a pessoa está fora de qualquer limite razoável. Uma abordagem dessas mancha a reputação de toda uma organização e de muitos profissionais que levam seu trabalho a sério. Um dos motivos que me levam a querer seguir a carreira policial é justamente combater esse tipo de comportamento. APF, hoje em dia se você sofresse uma abordagem dessa maneira e falassem "que seria muito pior", você, como policial, acha que seria possível dar um flagrante no outro policial? Pergunto tanto no sentido legal, quanto no sentido prático, isto é, os policiais aceitariam? Imagino os problemas que poderiam surgir ao se identificar como policial após ser abordado dessa maneira. Pergunto apenas para saber qual seria a atitude correta na sua opinião.

    Ótimo texto, como sempre. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur, seria sim possível prender em flagrante por abuso de autoridade e ameaça, na minha opinião. Dava para representar na corregedoria da PM também e levar várias testemunhas. Além de fazer um boletim na polícia civil. Isso como cidadão comum.

      Na situação, se eu já fosse policial, teria dito na hora que estavam apontando as armas, e tudo teria acabado. Ainda mais com a plateia assistindo. Eles nem teriam me revistado, nem teria sito tão tensa, acredito eu.

      Excluir
  8. Poder infelizmente cresce a cabeça de muitos. Recebe uma arma, um distintivo e acha que pode ser violento em qualquer circunstância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes os caras vão se tornando truculentos de tanto que tratam com a pior espécie de ser humano. Mas não justifica.

      Excluir
  9. APF do norte ,sem analisar salário ,mas pensando na satisfação pessoal qual cargo é mais feliz dentro da PF? Delta ,papi,escrivão ou agente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeito né, mas o melhor trabalho, na minha opinião, é o do agnete.

      Excluir
  10. APF já teve pensou em fazer direito para ser delegado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Seria extremamente infeliz. Acho muito chato o trabalho de delegado. Já pensei em perito.

      Excluir
    2. Parabéns pelo blog e sempre na humildade respondendo a galera.

      Excluir
    3. Qual área você pensou em ser perito?quais áreas tu acha o serviço mais dinâmico e prazeroso?

      Excluir
  11. E aí APF do Norte ! Já estava sentindo falta de novas histórias. Cara, a grande maioria dos brasileiros infelizmente tem um relato parecido pra contar. É triste ver servidores representantes do Estado tratando pessoas, após verificar que não há mais perigo, de forma truculenta e grosseira sem necessidade, acho que isso só distancia mais as forçar policiais da sociedade. Mas o lado bom é que não são todos os policiais que agem assim. Quando me tornar policial com certeza serei bem enérgico nas abordagens, mas nunca irei tratar qualquer pessoa com esculacho e desprezo.

    Continue com as histórias, conte mais situações tensas ou engraçadas do seu dia a dia na atividade de Agente de PF.

    Abraço e parabéns pelo Bolg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Rocha. Pior que esses truculentos, apesar de serem a minoria, fazem mal à corporação inteira. Todos pagam por poucos.

      Excluir
    2. também acho q são a minoria, mas cabe a maioria denunciar essa minoria e não se omitir.

      Excluir
  12. Opa, APF da morte, tenho duas perguntas
    1° Pq vc n gosta o trabalho do delegado?
    2° Eu quero ser agente por causa das atribuições, mas quero receber o salário de delegado. O que eu faço? (zoas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá Davi:
      1°: Acho chata a atribuição. O trabalho de administrador.
      2°: Vai para a iniciativa privada. hehehehe

      Excluir
    2. tem uma opção, faz o concurso para delegado ou perito e banca o curso do COT.

      Excluir
  13. Como de praxe, excelente texto, APF.

    Se possível,gostaria que você avaliasse como um agente deve proceder em uma situação assim:

    Um APF encontra-se em um carro estacionado coletando informações de uma ORCRIM.

    Policiais Militares suspeitam e abordam o agente que, para não prejudicar a investigação, não se identifica como policial.

    Os militares desconfiam e inventam uma desculpa para proceder à identificação criminal na delegacia.

    A partir da situação, o APF deve se identificar diretamente para os PMs e correr o risco de prejudicar a investigação (os policiais podem trabalhar para a ORCRIM) ou ir à Delegacia e tratar diretamente com o Delegado da PC?




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, a PM vai te levar pra delegacia por qual motivo? Não existe levar para a delegacia porque acha que são suspeitos. E se você tiver armado, vai ter que se identificar de qualquer forma. Mas não precisa dizer o que está fazendo ali.

      O ideal é se identificar assim que perceber que a situação tá se caminhando para um conflito ou perceber que tem algo errado na abordagem.

      Excluir
  14. Olá, APF Norte!

    Uma dúvida que ainda tenho, q não tem muito a ver com a história acima. Na ANP toda sua pontuação da prova teórica e TAF são zeradas? A classificação é de acordo com a sua pontuação apenas na ANP? Não acho lógico que o primeiro da prova teórica saia do mesmo lugar que o último. É assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, qual o motivo de não ser lógico na sua opinião? Na Academia os bons colocados no concurso terão todas as oportunidades de zerem zero de turma novamente, mas terão também que apresentar bons desempenhos em atividades tipicamente policiais que nunca exerceram.

      Na minha opinião zerar tudo é a forma mais justa, pois no concurso temos desde o cara de 21 anos bancado pela família e com dedicação exclusiva ao concurso até o cara mais velho, com família, filhos e que tem que dedicar 12 horas por dia ao trabalho, tem que dar atenção à família, e ainda sim acha tempo pra estudar. Qual tem mais possibilidade de ser zero no concurso?

      Aí lá na APF o os dois terão condições muito mais próximas (nunca iguais, mas o "gap" será menor)! Veja, não estou falando que o cara ser bancado para estudar seja demérito, mas seria como se fossem fases. A primeira é entrar, sua colocação te coloca em condições de estar lá dentro primeiro, aí depois vem a dedicação lá dentro pra escolher primeiro onde trabalhar! Essa situação é usada em praticamente todos os concursos com fase de curso de formação, as raras exceções dão um peso baixíssimo à nota do concurso de admissão.

      A situação injusta é o que acaba ocorrendo quando as turmas posteriores de um mesmo concurso tem um rol de escolha extremamente melhor que as primeiras e os novatos não podem participar, aí os mais modernos ficam em lugares melhores que os novatos mais antigos.

      Excluir
    2. Vilmar, sua visão é interessante.
      Zerando tudo põe quase todos nas mesmas condições. Faz sentido. Além disso, as disciplinas estudadas na ANP não tem nada a ver com as disciplinas estudadas no concurso.

      Excluir
  15. Esses PMs que te abordaram são todos safados. Como eles mesmo expressaram que ia ser pior, tá cheio de PM que agride em abordagem e até mata mesmo mano. Aqui no meu estado deram fim em um rapaz que era tudo certo depois de uma abordagem. Se o modelo de concurso público da PM não mudar infelizmente a corporação vai ter esses vermes aí. Estudo para carreiras policiais, mas infelizmente o cara que faz isso aí é verme e queima a imagem da corporação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Gabriel. Por alguns, todos pagam. Ainda me questiono o que poderia ter sido pior.

      Excluir
  16. Olá APF do Norte.
    As perícias balísticas podem ser feitas por qualquer perito? Ele pode se especializar nessa área também, além da atual dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JP, não sei responder isso. Se alguém souber responder, pode ajudar aqui, por favor!

      Excluir
    2. Tranquilo APF. Eu sou formado em TI e atuo na área no serviço público federal (sou militar das FA) e tenho bastante interesse no concurso de perito. Sei que eles também podem fazer parte de grupos operacionais (o que eu considero interessante) e também de grupos anti-bombas. Além disso, e de trabalhar na área deles, quais mais atividades um perito pode desempenhar? Vi um APF uma vez comentando que eles concorrem a uma escala de atendimento a ocorrências diversas. Saberia quais ocorrências são essas?

      Obrigado pelas respostas e parabéns pelo seu blog.

      Excluir
    3. Tu tá afiado nas perguntas. hahahha
      Cara, eu realmente não sei. Tive pouco contato com peritos, por causa que a maior parte do tempo eu estive trabalhando em delegacia descentralizada.
      Sei que o salário é massa. E que algumas atividades são muito foda, tipo identificação de cadáver por comparação de DNA e análises balísticas.

      Algum colega perito lendo aqui poderia ajudar?

      Excluir
    4. kkkkkkkk. É que leio muito o seu blog e pesquiso bastante sobre a carreira, por isso surge essas dúvidas.
      Obrigado mais uma vez pela atenção.

      Excluir
    5. João, boa noite.
      Igor Dantas, engenheiro civil e perito da PF, vai responder certinho. Realmente existem algumas perícias denominadas “comuns”.

      https://m.youtube.com/watch?v=isMlHDN-LN8&t=6s

      Excluir
    6. https://m.youtube.com/watch?v=isMlHDN-LN8&t=6s

      Excluir
    7. Tem um PCF área 3 que tem um blog também. LeoPCF, pra quem interessar. Fiz uma pergunta sobre isso e ele respondeu que, na ANP, o que você menos vai ter é matéria de perícia da sua área de atuação. Caso ocorra qualquer situação que necessite de algum perito e só tiver um de área totalmente diferente, ele já tem o treinamento pra agir naquela ocorrência. Se não me engano, as matérias que são da sua área serão nas últimas semanas de ANP.

      Excluir
    8. Pedro e André, obrigado pelas indicações. Abraços

      Excluir
  17. Já passei por isso mesmo sendo militar com farda no carro Funcional na mão e já com as mãos na cabeça avisando sou militar.

    ResponderExcluir
  18. 1-Apfdonorte se vc passasse na PF e na PC do seu estado e fosse o mesmo salário vc optaria pela PF mesmo indo para fronteira,haja vista a possibilidade de voltar para casa,bem como de conhecer outros estados em missões,além da estrutura do órgão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não curto o trabalho da polícia civil. Então nem teria dúvida na hora da escolha. Ir para a fronteira foi uma das melhores coisas que me aconteceu. :)

      Eu fiquei de excedente pra perito do meu estado. E hoje eles ganham 18 mil. Se me chamasse eu não sei se iria, mesmo para ganhar 5 mil a mais.

      Não poderia morar em outros estados e nem viajar de missão. O único cargo que eu iria seria perito da PF. Mas não tenho mais saco pra estudar pra concurso não. Já deu! :)

      Excluir
    2. só por curiosidade APF , qual parte do trabalho da PC vc não curte, alguma coisa específica?

      Excluir
    3. Atendimento ao público, que muitos investigadores fazem. Tratamento direto com presos. Quase toda delegacia tem carceragem. Pouco tempo para investigar, já que o volume de trabalho é gigante.

      Fora a falta de organização dos estados, a falta de recursos e materiais, fazendo com que os colegas tenham que se virar pra resolver.

      Excluir
  19. 1-Apfdonorte vc acha que um policial federal que trabalha na cidade onde mora e próximo da família que por ventura passe em um concurso que pague o dobro da remuneração da PF em uma área totalmente diferente da polícia,além disso o novo cargo é em um estado longe sem a possibilidade de voltar,portanto longe da família,na sua opinião mesmo que o policial goste muito da profissão ele deve ir para o novo cargo?

    ResponderExcluir
  20. Sou policial Militar do estado do Maranhão. Trabalho no grupo tático no meu batalhão na capital(São Luís). Vou contar uma fato parecido porém com desfecho diferente. Nossa equipe estava patrulhando pela nossa área de atuação quando nos deparamos com uma camioneta ( Sw4 preta),insulfilmes 100% nos vidros, na qual não nos permitia visualizar os ocupantes do veículo e com sinais das placas estarem adulteradas. Desconfiado de que poderia ser bandidos eu (motorista) e nossa equipe resolvemos abordar o veículo. No primeiro momento, de fato realizamos a abordagem com mais atenção e energia visando a segurança e proteção da nossa equipe. Diante da abordagem e verbalização com os ocupantes ( dois) verificamos que se tratavam de 2 policiais federais que após se identificarem para nós nos informaram que estavam realizando levantamento de alguma informação referente a algum ilícito penal. Agradecemos pela colaboração dos policiais e prosseguimos com o trabalho. Mesmo em abordagens a pessoas civis, nossa doutrina, repassadas durante o curso de formação, é a mesma e atitudes isoladas como mencionada pelo colega Apf do Norte são repudiadas pela nossa instituição. Trabalhamos para servir e proteger o cidadão de bem com cordialidade e respeito. Agora, com criminoso eu já não digo o mesmo rsrs. Forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Lima!!
      Nós abordamos com energia também. Mas nunca com truculência. Mas sabemos que tem as maçãs podres em todos os lugares, infelizmente.

      Obrigado pelo relato!!

      Se tiver uma história bacana para contar, manda aqui que eu faço uma postagem dedicada. PMs são os que têm mais histórias boas!!

      Excluir
  21. Apf, dúvida besta de um jovem goiano(eu) que começou a estudar para pf aos 27 anos -há 7 meses atrás - depois de 4 anos como engenheiro civil em Altamira/PA e 09 meses na Inglaterra, fazendo não sei o que lá...

    Com qual idade entrou na PRF, e com qual idade entrou na PF .. E um chute de longe da idade média dos ingressantes na PF(agente/escrivão)?
    Tenho muitos amigos em Santarém, sabe me falar das disponibilidades de primeira lotação por ali?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A idade média pra Agente é de 30/31 anos. Essa estatística oficial.

      Entrei com 32 e 33.

      Existe Santarém como primeira possibilidade, mas tem que ficar muito bem classificado na ANP.

      Excluir
  22. Era fim da tarde de domingo ensolarado. Estava voltando de pescaria com caniço na beira do rio com meus dois filhos com 12 e 11 anos, mas sem uma piaba. Após a curva acentuada da rua fomos parados na barreira da PM. Não houve truculência, só fomos convidados para sair do veículo. Meus filhos ficaram olhando um pouco assustados e curiosos enquanto o velho Fiat 147 passava na revista geral - pneus, faróis, sinalização de ré e de freio, buzina, limpador de para-brisa etc. - além da documentação do veículo e do motorista. O 147 foi tão vasculhado que de repente uma arma foi encontrada no pequeno porta-malas: misturada com anzóis e restos de iscas, a pequena faca (3 polegadas com cabo) utilizada eventualmente para sacrificar algum peixe miúdo. Não houve argumento convincente para o PM. Eu não tinha registro daquela arma, portanto foi apreendida de acordo com a lei. Se eu quisesse reaver a faca o PM teria que me levar até a delegacia para abrir um processo de porte de arma branca sem licença. Fui convencido: sem me dar recibo, ele ganhou a minha faca. Então fomos liberados e chegamos em casa inteiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro-me bem dessa história, pai.
      Ficaram com a faca que usávamos para pescar.

      Excluir
  23. Falaaaa APF, tudo certo? Reta final e a ansiedade batendo forte, mas cabeça tranquila com relação ao esforço desprendido até o momento!

    Irmão, há algum tipo de represália ou de boicote, por parte dos colegas, com o PF que queira continuar estudando pra concurso? Seja para Perito, Delegado ou, até mesmo, outro órgão?

    Conheci um rapaz que era da PMBA e começou a cursar medicina pra realizar o sonho dele, mas a galera começou a boicotar ele quando ficou sabendo disso (não trocavam plantão em dia de prova, não ajudava a cobrir um horário que ele tinha que estar na faculdade, etc).

    Existe muito isso na PF?

    Se o Delta souber que um EPA tá estudando, o normal é o incentivo ou é dificultar a vida do cabra?

    Na vida que você leva hoje em dia é possível conciliar um horário de estudos durante a semana (que não te deixe completamente exausto a ponto de atrapalhar o rendimento no trabalho)?

    Quando tiver o resultado da prova, volto aqui pra te dar um feedback, irmão!

    Fica com Deus, grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na superintendência onde estou lotado teve um Agente que se formou em medicina. Colocaram ele no plantão do aeroporto e o pessoal ajudava muito.

      Se tu tiver fazendo teu trabalho, ninguém liga se tá estudando ou não. O importante é fazer o trabalho.

      Dá pra estudar sim. Algumas missões atrapalham um pouco, mas no geral é bem sussa.

      Excluir
    2. APf do norte qual seu local de lotação?

      Excluir
  24. 1-Apfdonorte a remuneração da polícia civil do Amazonas é a maior do Brasil,porém o povo comenta que o custo de vida lá é alto,vc sabe dizer se aluguel,alimentação são altos ou se a pessoa procurar consegue encontrar restaurantes e aluguel mais baratos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morar lá é caro. Não é restaurante que é caro, a comida, luz e moradia são mais caras que praticamente o resto do país.

      Você vai achar aluguel barato na periferia, onde policial nenhum gostaria de morar.

      A faixa de aluguel lá, em lugar bom, fica entre 1700 e 2000 reais. Normalmente os colegas de fora dividem apartamentos para ficar mais barato.

      A energia, você vai precisar usar condicionador de ar, vai ficar entre 350 e 500 reais por mês.

      Excluir
    2. Entre 1700 e 2000? Oloco. Realmente caro. Num lugar bom, aqui no estado, entre 800 e 1100 já tá tranquilo.

      Excluir
  25. Antigao, uma duvida, caso eu seja aprovado e chamado primeiro para prf, a possibilidade de já como PRF ser liberado mesmo sem ser estavel ( 3 anos) para fazer o curso de formação da pf recebendo a remuneração do cargo de pf? lembro de um post seu que falava que voce fez os dois cursos, mas nao me recordo se voce ja era ou nao estavel , tks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ir fazer o curso, normal. Fui antes de completar um ano de PRF fazer o curso da PF.

      Excluir
  26. Salve!

    Matérias como DP, DPP, DC... contribuem de alguma forma para se preparar para as provas da ANP? Sei que o TAF conta na pontuação final.

    Eis um tema interessante, disciplinas e pontuação na ANP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, quando eu fiz não contribuía nada. Nem adiantava levar.

      Essas disciplinas e pontuação toda ANP muda, fica cruel. Eu já esqueci muita coisa também.

      O que eu falo para todos é: Não se lesione. Nem antes, nem durante, nem antes da posse.

      Excluir
  27. APF, tem ideia sobre a precisão do site Olho na Vaga? Sei que a estimativa da NC está bem enviesada, muito alta com 75 pontos. No ranking do site estou na posição 889°, mas estou com medo de ficar fora das vagas, agente ampla. No seu concurso, desde o resultado da objetiva, você já estava nas vagas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que eles acertaram em relação à nota de corte da PRF. To começando realmente a achar que a nota da PF vai ser alta.

      No meu concurso da PRF eu estava estudando muito, fiquei nas vagas já quando saiu o resultado. Lá no final, mas dentro das vagas. Terminei todas as etapas eu tava na meiuca ali. Ganhei quase 500 posições.

      Na PF, eu tinha parado de estudar já por causa da PRF, e só deu tempo de revisar. Não fiquei nas vagas. Só entrei depois das últimas etapas, e lá na rabeira. Achava que nem ia dar.

      Excluir
  28. Caraaaaaaiiiiiiii, APF do Norte!! Vai ganhar uniforme novo padronizado e não contou nada pra gente!? kkkkkkkk

    Boa conquista para os servidores né? Vai tirar onda de "butina" zero km

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahahaa
      Tô esperando desde 2017.
      Será que agora chega?

      Excluir
  29. Fala, APF do Norte!
    Primeira vez que estou comentando aqui, mas deve ser a milésima que entro no blog e fico viajando e vibrando com tudo que você conta!
    Ler os seus relatos me dá uma energia/força sobrenatural pra continuar estudando e alcançar a aprovação. Meu sonho é ser APF e posteriormente integrar algum grupo operacional.
    Fiz a prova agora da PF, acho que fui razoavelmente bem, mas acredito que não conseguirei passar para as próximas fases, infelizmente.
    Até esse momento (antes do gabarito definitivo), estou com 60 pts líquidos... enfim, a esperança é a última que morre. Continuo com fé e treinando para o TAF.
    Se não der agora, vou fazer PCDF e penso mto no CFO aqui da PMMG
    Grande abraço, irmão!
    PS: caso consiga ser aprovado na pf, gostaria mto de te conhecer e, quem sabe, ombrear junto com o sr.
    PS2: não pare de postar, eu viajo em tudo que você escreve. além de vc escrever muito bem, quem lê acaba vivenciando aquilo tudo, como se estivesse ali no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que goste, Gabriel.

      Não vou parar de escrever não, fica tranquilo.

      Estudou quanto tempo?

      Você é de qual estado?

      Continua dando notícias quando sair o gabarito definitivo, blz?

      Excluir
    2. Sou de BH/MG.
      Estudei pra PF mesmo desde novembro do ano passado (2020), mas já tinha uma bagagem razoavelmente boa (sobretudo em direito e português).
      Vou formar em Direito agora no meio do ano, e já estudava há um tempo para concursos (contudo, somente para os nível médio).
      Estou dentro das vagas do concurso que teve da Guarda Municipal daqui (GCMBH), mas ele está suspenso, em virtude da pandemia.
      Pode deixar que dou notícias sim!

      Aproveitando que você me respondeu, gostaria de perguntar mais uma coisa, caso não seja incômodo. Na verdade, é mais uma situação hipotética que veio algumas vezes na cabeça.

      Pensei na seguinte situação: eu sou aprovado na PF e, na minha nova lotação, eu entro em alguma faculdade ou coisa do tipo, e, em alguma interação do pessoal (eu gosto mto de sair pra tomar uma, falar sobre a vida, ir pra bar etc), alguém vá e faça uso de alguma droga. Por exemplo, alguém acende um baseado (o que todos nós sabemos que não é algo impossível de se acontecer - até normal dependendo do curso ou do local).

      Como o PF deve proceder? Penso que pegaria muito mal vc não fazer nada e passar a impressão que a PF é "omissa" ou algo do tipo. Pensei também na possibilidade de não contar as outras pessoas que sou polícia, mas não sei exatamente como funcionaria.

      Enfim, essas são questões "bobas" que eu imagino em um cotidiano que, se Deus quiser, estará bem próximo.

      Ps: não sou usuário de drogas, mas também não tenho nenhum tipo de ojeriza a quem é

      Ps2: embora esse exemplo tenha sido bem "específico", acho que deu para entender o ponto central da minha pergunta heheheh

      Valeu APF do Norte! Vc é brabo!

      Excluir
    3. Gabriel, se você estiver na sua primeira lotação, e ela for uma cidade pequena, não tem como esconder que você é PF. Se for numa superintendência, fica mais fácil.

      Cara, as pessoas sabendo que vc é PF dificilmente vão acender um baseado assim. Caso você esteja entre amigos, eles só vão acender um baseado na sua frente se conhecerem você e souberem que você não liga.

      Os caras não sabendo que você é PF, eu deixaria fumar. Ainda mais na minha hora de folga. Uma coisa é você fardado e alguém acender um baseado. Nesse caso tem que agir. Outra coisa é na sua folga.

      Excluir
    4. Mas essa é a minha opinião, Gabriel. antes que chegue gente dizendo que eu falei para não fazer nada.

      Excluir
    5. Valeu pela resposta! Penso como você também!

      Não foi dessa vez pra mim, nota de corte veio bem alta, infelizmente :(

      TMJ

      Excluir
  30. 1 - Quem viaja mais... agentes de Capitais ou agentes que ficam no interior ? tenho o sonho de viajar muito pela PF.

    2 - Quantos Estados Voce conhecia antes de entrar na PF e quantos voce conheceu pela PF ?

    3 - é possivel turistar na cidade que esta ocorrendo as missões ou os policias devem ficar apenas fazendo coisas relacionadas as missões ?

    4 - Os chefes acham ruim essa mídia excessiva de alguns agentes nas redes sociais ? colocando fotos e videos durante as missões

    5 - é possivel visitar a familia a cada 2 meses (passar uns 4 dias apenas para reve-los) sem estar em periodo de férias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Nas superintendências e nas descentralizadas pode viajar bastante, mas nas superintendências se têm as melhores oportunidades.

      2 - Conheci muito mais antes de entrar na PF. Pela Pf viajei bastante, mas muito no mesmo estado.

      3 - Qual seria a graça de viajar se não pudesse turistar?

      4 - Já ouvi alguns chefes comentarem. Mas problema deles. Se não expuser ninguém, tudo certo!

      5 - Depende muito isso da sua lotação.

      Excluir
  31. Um agente novato na fronteira e com adicional recebe uns 12 mil liquido ?
    ouvi falar que alguns chegam a ganhar 14 mil liquido juntando com missões... é verdade isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente com o adicional dá 11 mil e pouco. Talvez chegue a 12 com muitas horas a mais trabalhadas.

      Se você passar um mês de missão, pode chegar a 14 sim. Mas tem os gastos da missão. Normalmente para quem ganha adicional de fronteira não vale muito a pena, financeiramente, viajar.

      Excluir
  32. Como é a relação de um agente novinho nas lotações do interior do norte ? como faz para esconder seu cargo para as pessoas....
    acho que deve ficar dificil de fazer amizades fora da policia nessas regioes.

    os PFs vao muito a bares e festinhas pequenas ou é muito arriscado nessas regiões ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como esconder.
      Não há nenhuma dificuldade em fazer amizades fora da polícia. Inclusive, por vc ser PF, é mais fácil, já que as pessoas tendem a confiar mais em vc.

      Os PFs vão demais para esses lugares. Os donos de bares e festas acham massa nos ter por perto. Não dá para ir pra qualquer bar ou qualquer festa, mas têm muitos lugares que é muito tranquilo ir. Os mais antigos da lotação vão dizer quais são os lugares bons, fica tranquilo.

      Excluir
  33. Grande APF, me surgiu uma dúvida.
    Vejo em muitos vídeos, geralmente delegado e perito usando terno ou roupa social. Isso é uma determinação? O mesmo vale para os agentes, escribas, papilos? Ou eles podem usar a roupa que quiser pra trabalhar? (Sem exageros kkkk).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um normativo "obrigando" deltas e peritos a usarem terno. Inclusive nos 50 graus de temperatura de algumas cidades do norte.

      Agentes, escribas e papilos não precisam. Podem usar se quiser, mas não há determinação.

      Excluir
  34. APF do Norte, acompanho o seu blog há anos e hoje tenho uma pergunta muito importante para lhe fazer. Tenho muito interesse em fazer parte da PF (ela é a instituição que mais admiro e também tenho bastante orgulho por toda sua história e serviços prestados à sociedade), inclusive esse era o meu objetivo desde os meus 16 anos até os 23. Hoje o meu objetivo final é ser Auditor Fiscal da Receita Federal por ter me apaixonado pelo cargo. Como estou estudando para o próximo concurso da Receita (sem ser esse que aparentemente sairá neste ano de 2021, estou me referindo ao próximo, ou seja, uma preparação de longo prazo) provavelmente teria conhecimento suficiente para passar em Agente da PF porque as disciplinas são muito semelhantes. Seria uma honra imensa dedicar 1, 2 ou 3 anos da mina vida como APF antes de me tornar Auditor-Fiscal da Receita Federal. Eu realmente daria meu melhor enquanto estivesse trabalhando na Polícia Federal naquele período, até porque é um sonho antigo e tenho muito perfil para o cargo. Então a minha dúvida é o seguinte: Você acha que eu conseguiria dedicar pelo menos 1 hora lá na academia de polícia para revisar o que eu já vinha estudado para Auditor enquanto foco nas atividades diárias da academia (incluindo provas práticas e teóricas), ou lá é tão puxado que isso não seria possível? Não me importo de dormir um pouco mais tarde que os outros para manter essa rotina de revisão, mas também não sei se isso seria possível pois não conheço o funcionamento da academia de polícia, por isso estou lhe fazendo essa pergunta. E se caso lá não fosse possível ter pelo menos 1 hora no dia para revisar essas matérias para o concurso de Auditor, na sua opinião, valeria a pena ficar 5 meses sem estudar para o concurso da Receita e depois que já empossado na PF voltar a estudar? Ou grande parte do meu conhecimento adquirido antes do curso de formação policial seria desperdiçado durante esse período de 5 meses? O meu receio é que muito do conhecimento que eu vinha adquirindo durante anos fosse perdido enquanto estivesse na Academia de Polícia fazendo o curso. O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que conseguiria sim dedicar 1h na academia para os estudos no que você quiser. Dá pra dedicar até mais tempo alguns dias. Mas não acho que você conseguiria dormir mais tarde, pois atrapalharia todos do teu alojamento. Mas na maioria dos dias, quando a ANP durava 4,5 meses, as aulas terminavam 5h da tarde. Atualmente eu não sei como funciona e se vc teria esse tempo.

      Excluir
    2. Lone, a ANP será de aproximadamente 10 semanas, logo, já que você se prepara para “O próximo”, isso não irá lhe atrapalhar tanto. Acho que o maior risco é descobrir a verdade, que você sonha com o cargo de agente de polícia federal, mas os 24k + gratificações e premiações de Auditor da Receita somado à excelente atribuição, são atrativos demais e mexem com a gente. Talvez, eu esteja falando isso, porque, na verdade, sinto isso kkkk. Vou para o taf fora das vagas, mas sinto que se eu entrar na pf, não saio nunca mais. Talvez seja perito ou delta, mas sempre pf. Digo isso porque quando vejo uma viatura da pf, eu arrepio, quando passo pela delegacia, me dá vontade de trabalhar, eu quero viver isso, e quando imagino receita federal, já não é mais como antes, quando eu estava como engenheiro de obras e me via entrelaçado nos cálculos e visava 100% o cargo de auditor federal. Agora, me imagino debruçado ao montar quebra cabeças, poder somar com a instituição PF, aprender técnicas para combater crimes cibernéticos, combater pedofilia, crime de colarinho branco, fazer desmoronar o mundo corrupto das licitações e dos gastos de verbas públicas, vejo pessoal da DRE trabalhar, fico incomodado por não estar junto. Mesmo sabendo que um auditor da receita poderá tangenciar tudo isso e combater criminosos também, eu quero chegar de preto e quero chegar como pf.
      A cada dia que passa, depois de almejar concursos como ANA, DNIT, Petrobras, trabalhar na Angola, ser o pai da geotécnica e das fundações kkkk, agora só me imagino com a farda da PF cara. Sem mais.
      Abraço e boa sorte meu amigo!

      Excluir
    3. Agradecido pelo comentário, Pedro Heictor. Entendo perfeitamente este seu sentimento de só ter olhos para a PF. Compactuei com esse pensamento durantes vários anos. E realmente, se a PF pagasse tão bem como Auditor Fiscal da Receita, provavelmente eu escolheria me aposentar nela. Meus planos para o futuro demandam muito capital, sei que um servidor da PF ganha muito bem, mas ainda não é o suficiente para alcançar minhas metas (um dos meus maiores objetivos é ser milionário por meio de investimentos a longo prazo na bolsa de valores). Tenho noção que dinheiro não é tudo na vida, que exercer uma função que você realmente goste é muito mais importante que pensar somente em riqueza, justamente por isso que escolhi como objetivo fim um trabalho que me vejo tão feliz quanto se estivesse na Polícia Federal. Felizmente a Receita Federal também dá a possiblidade aos seus servidores de exercerem uma função mais ‘operacional’ na área de vigilância e repressão ao Contrabando e Descaminho. Caso na RFB não tivesse essa possibilidade, com certeza manteria meu foco somente na PF. Pelo que pesquisei a Receita tem até um grupo tático (Equipe de Pronta Resposta - EPR), então não vai faltar opções pra mim que curto uma pegada mais “quente”. Claro que eu digo que possivelmente me sentiria feliz trabalhando na RFB somente com base na teoria, pelo o que sinto no momento com relação a Receita, talvez na prática isso mude. Mas não tem problema, se eu sentir a necessidade de ir para a PF mesmo depois de estar exercendo o cargo de Auditor na área de vigilância e repressão, eu volto pra vida de concurseiro e passo na PF. Simples assim, kk. Mas cara, vendo esse seu comentário só me fez relembrar que a maioria do pessoal que estuda para a PF é por fascínio mesmo e não pelo salário que é bem alto. Muito bom saber que a instituição é tão bem vista e tão desejada. Pessoas como você com certeza farão um ótimo trabalho na PF, e quem ganha é a sociedade pelo servidor estar fazendo o seu trabalho por paixão e não por obrigação pro dinheiro cair na conta todo mês. Enfim, desejo que você seja um ótimo policial federal, Pedro! Boa sorte em sua jornada!

      Excluir
    4. Excelente. E não sei se vou ficar milionário. Talvez na iniciativa privada em Altamira/PA, na usina de belo monte, chegaria na vale com salário em torno de 20k e muitos benefícios, e não seria difícil ser mandado embora e ganhar apenas 3k como engenheiro como por exemplo numa MRV Engenharia, resolvi não correr o risco kkk. Certamente seguirei meus amigos na plataforma Tryd e farei, também, bastantes investimentos na construção civil, é algo que gosto muito e aos 27 anos, tecnicamente bem, é a única coisa que sei fazer… Dito isso, eu preferi imaginar que como Perito PF, caso tenha alguma dificuldade no trajeto como agente, conseguiria investir o suficiente em empresas de capital aberto e também nas boas sociedades de construções de casinhas/predinhos para revenda, já estamos em 3 casas por terreno hoje em dia kkkkk. Fato é que será excelente contribuir com o país e poder ganhar bem com isso.
      Vamos com calma e entrar em algum dos órgãos primeiro, honrar a família e a instituição e não parar de estudar, independente dos objetivos, aí está a receita do bolo hahah.

      Excluir
  35. Obrigado pela sinceridade e por sempre estar disposto a nos ajudar tirando as nossas dúvidas. Você é uma pessoa muito generosa. Desejo tudo de bom a você :D

    ResponderExcluir
  36. APF do Norte, conheci seu blog agora, gostaria primeiro de parabenizá-lo pelo trabalho, ajuda demais quem passou ou vêm estudando para a PF.

    Gostaria de tirar uma dúvida: entendo que ao entrar na PF como agente é quase impossível fugir de pagar o pedágio na fronteira (Norte/Sul), independentemente da qualificação profissional da pessoa. Sou formado em Ciência da Computação, tenho pós-graduação na área e trabalho como engenheiro de software há mais de 10 anos, você acredita que devido a esse perfil seja mais fácil conseguir um recrutamento interno? Ou nesse caso não faz tanta diferença e o jeito é aguardar os concursos mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim conseguir recrutamento. Mas normalmente não consegue fugir de 3 ou 4 anos de fronteira.

      Mas consegue tranquilamente, após o pedágio, trabalhar na área de informática. Inclusive a PF precisa muito de gente dessa área que queira trabalhar com isso.

      Excluir
  37. 1-Apfdonorte entre Ji-Paraná e Vilhena qual a cidade mais estruturada e concorrida para se trabalhar após o curso de formação da PF? 2-No cargo de delta na sua opinião quem é de Salvador e quiser voltar o mais rápido pra casa é melhor escolher Porto Velho ou uma cidade boa de pontuação 4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - As duas são bem concorridas e, o que dizem, são bem estruturadas.

      2 - Cara, se for pelo concurso de remoção é sempre melhor uma cidade com mais pontos.

      Excluir
  38. Apfdonorte após a ANP tiver vaga para o interior do estado e o policial for da capital é vantajoso ele ir e posteriormente conseguir uma transferência,mesmo sem concurso de remoção,ou é melhor ele ir para uma boa lotação de pontuação 4 e no concurso de remoção ir definitivamente para sua cidade? 2-Vc acha que os policiais egressos do COT vão poder escolher a próxima lotação no futuro haja vista que não é um acordo formal,mas um acordo com o coordenador da unidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - https://novopolicial.blogspot.com/2019/09/escolhendo-lotacao-visao-de-quem-ja.html

      2 - Acho que sim.

      Excluir
  39. Meu filho foi aprovado fora do numero de vagas do atual concurso da PF. minha duvida é: nas outras turmas dos outros concursos, os exames que foram realizados precisaram ser refeitos caso o candidato seja chamado para outras turmas?? agradecidad desde ja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só existe uma etapa de exames médicos, Manu.
      Fique tranquila.

      Excluir
  40. Apf do norte parabéns pelo blog e continue sempre nessa luta.

    1- Delegado na pf assim como na Polícia Civil consegue ir para rua na operações ?
    2--Delegado demora muito para conseguir remoção para outros Estados?
    3--Quando você acha que sai novamente concursos da Pf para delta,agente e escrivão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Todo mundo vai pra rua quando tem operação. Normalmente as equipes têm 1 delta.

      2 - Depende do estado e da quantidade de vagas no concurso.

      3 - A média são 3 anos.

      Excluir
  41. APF do Norte, está “garrado” aí homem? Venho aqui todo dia para ver a nova kkkk. Conte-nos, please.
    Esperamos que esteja tudo bem!

    ResponderExcluir
  42. 1-Apfdonorte na sua opinião o candidato que passar tanto na PF como na PC do Amazonas deve escolher qual órgão,a PC do Amazonas o salário é maior devido aos vários adicionais,porém acho que a PF tem estrutura melhor:viaturas,armamento,treinamento e delegacias e ainda a possibilidade de viajar o Brasil em missão,bem como voltar a trabalhar no estado de origem,caso não seja do Amazonas?

    ResponderExcluir
  43. o que acha da possibilidade de chamar todos os excedentes ?
    após a fase médica creio que 3500 pessoas estarão aptas....
    2 mil pessoas ficaram em excedentes...
    policia federal atualmente possui mais de 7 mil cargos vagos, segundo a pesquisa da comissão...
    Na sua opinião , o atual cenário é favorável para os excedentes ?
    e qual a quantidade possivel de alunos que a ANP suporta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que chamem todos. Mas se eu disser qualquer coisa sobre chamarem ou não, vai ser mera opinião, irmão. Sei que a vontade de ser chamado é grande, mas não vale a pena se iludir. Mantenha a luta e os pés no chão.

      Quando fiz a ANP ela suportava quase 800 alunos.

      Excluir
  44. Apfdonorte entre Ji-Paraná e Vilhena qual dessas 2 cidades costuma ser mais disputadas entre os novinhos por conta da estrutura:segurança,saúde,educação e menor custo de vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, as duas são lotações bem disputadas. Mas eu não sei dizer qual é a melhor em todos esses aspectos.

      Excluir
  45. Falaaaaaaaaa APF, tudo certo? Como estão as coisas? Andei sumido nas escritas aqui porque queria deixar pra "bater o martelo" de fato antes de dar a notícia!!

    Irmão, estou APROVADO na PF e gostaria de agradecer muito o trabalho que você faz aqui no blog! Você pode não ter noção, mas as histórias, as tabelas de remoção, as dicas de ANP e, principalmente, o livro foram aquele "gás" nas horas difíceis do estudo. Você deve saber (ainda mais que foram 2 concursos PICA) que estudar não é fácil, pelo contrário, é difícil pra caralho, mas muito do meu lazer era dá um pulo aqui no blog pra ler as histórias e dar boas risadas...

    Enfim, gostaria de agradecer pelo trabalho mesmo, espero um dia poder te encontrar em alguma missão e dar um abraço de gratidão!

    Estudei muito durante o ano e, infelizmente, não fiquei na posição que almejada, mas não posso reclamar também! Estou fora das vagas imediatas (900º mais ou menos pra ampla), mas o pessoal da comissão tá fazendo um puta trampo bacana, acredito que vai dar certo no final!

    Fica com Deus, irmão! Se puder, lança umas histórias depois! TMJ!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa irmão. Parabéns pela aprovação!!

      Fico feliz em poder ter contribuído.

      Acho que existe grande possibilidade de chamarem todos, final, a PF está precisando de efetivo.

      Continue dando notícias.

      Excluir
  46. Salve, grande APF! Já me respondeu sobre a transferência entre casais servidores públicos federais, mas venho com outra dúvida. Saberia dizer como funciona caso algum seja servidor público estadual e o outro federal? Como funcionaria a transferência? Nesse caso teria de esperar a vaga mas teria prioridade nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem prioridade. Vai ter que esperar a remoção do concurso, mas sem nenhuma diferenciação dos outros servidores.

      Excluir
  47. Apf desculpa a pergunta, se quiser nao responder de boa(é so uma curiosidade mesmo), seus colegas de trabalho discutem politica, tem eleitores do lula e do bolsonaro na pf?? Abraços mestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discutem. Tem eleitores de todos os tipos. Atualmente a galera deu uma abandonada do governo atual por ele ter cagado pras polícias em geral.

      Excluir
  48. Boa noite APF. Saudades das postagens rs, imagino que o tempo deve estar em escasso.
    Me tira uma dúvida. Quando você era da PRF, chegou a ouvir falar do processo seletivo pra trabalhar na aviação da PRF (tanto piloto ou operador embarcado)? Abria sempre? Era concorrido?

    Abraços e um ótimo ano pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala JP. Desculpe a demora, estava consultando os universitários aqui pra poder responder: Não abre sempre. É muito concorrido. E o curso pra operador é sugado.

      Excluir
  49. APF do norte, você sabe informar se alguém que já era servidor policial dos estados conseguiu entrar na previdência antiga através da justiça? Ouvi falar que ninguém está conseguindo sendo servidor de outros entes federativos, e quando entram na esfera federal são colocados na nova previdência. Conhece alguém que era policial estadual e conseguiu manter a previdência antiga ao entrar para a PF ou outra polícia da união?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois da última reforma da previdência, não acho que seja possível ganhar mais. Não conheço ninguém nessa situação.

      Excluir
  50. Boa noite APF. Sou de São Luís do MA. Estou reunindo o máximo de informações possíveis para sentar e finalmente dedicar minha vida para passar na PRF. Gostaria de saber se na PRF o agente também é mandado para as fronteiras ou se, caso eu passe, poderia escolher ficar em São Luís do MA. E se caso eu fosse para a fronteira, seria fácil eu voltar para São Luís do MA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é enviado para a fronteira. Não sei se é difícil voltar pra São Luís. Não sei se tem vaga em São Luís direto da academia. Algum PRF pode ajudar aqui, por favor!

      Excluir
  51. Boa tarde,
    Nessa primeira turma do CFP PRF teve vaga pro Maranhão.
    Pedrinhas - 22 vagas
    Imperatriz - 19 vagas
    Balsas - 11 vagas
    São Luiz - 8 vagas

    ResponderExcluir
  52. APF do norte saudade de novas publicações !Na pf mesmo com excedentes teremos cargos vagos,na sua opinião quando sai pf novamente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JC, eu chuto, mero chute mesmo, 2024. Mantendo a constância de 3 em 3 anos. Vamos ver.

      Excluir
  53. Obrigado por responde APF do norte e aguardamos postagens novas.

    ResponderExcluir

Manda bala!