sábado, 27 de fevereiro de 2021

Pontuação Mínima no Concurso de Remoção por Lotação - Agente de Polícia Federal (2020)

Compartilhar no Facebook
Pessoal, finalmente as vagas da última remoção do cargo de Agente de Polícia Federal, com suas respectivas pontuações mínimas. Ou seja, essa planilha indica qual é o mínimo de pontos que você precisar ter acumulado para conseguir ser removido para determinada cidade.

As cidades que estão marcadas como "vagas de academia", já sabem! E também aquelas que tem a pontuação muito baixa podem ter vagas para a academia.


Senhores, para saber quanto tempo, mais ou menos, os senhores irão para cada cidade, basta pegar a pontuação da cidade de lotação, multiplicá-la pelo número de dias do ano. Aí os senhores terão a pontuação por ano daquela cidade.

Depois basta dividir a pontuação da tabela acima pela pontuação anual da cidade de lotação. Pronto, terão o tempo que será necessário para alcançar tal pontuação. Vou dar um exemplo pra facilitar. 

Você está lotado em Tabatinga/AM. Pontuação: 4,5. Essa pontuação é contada por dia. Ou seja, em um ano serão 365 * 4,5 = 1.642,5 pontos. Se você quer ir para Recife/PE, que a pontuação mínima foi 10.955,10 pontos, divida 10.955,10 por 1.642,5. O resultado é 6,6 anos.

Na planilha acima eu fiz o tempo baseado em cidade de pontuação 4.

Clique aqui para saber a pontuação de cada lotação!

Importante: essa pontuação mínima muda a cada concurso de remoção. Essa volatilidade depende muito da quantidade de concursos e, principalmente, da quantidade de vagas oferecidas nesses concursos.

ps.: Não esqueçam de seguir no Instagram: @apfdonorte. Lá eu sempre interajo com os leitores e amigos.

pps.: Já comprou o livro? Basta clicar aqui!

179 comentários:

  1. Salve, APF! Não conhece algum PCF 3 que queira passar essas infos? AHAHAHAHA. Mas po, pra cá pro estado, pra agente, tá até tranquilo. Imaginava que fosse mais concorrido.

    ResponderExcluir
  2. Ver Fortaleza com vaga dá um pouco de esperança de um dia voltar pra casa. Foco nos estudos.

    ResponderExcluir
  3. Opa! valeu MESMO, do Norte!!! Então vou ficar +/- uns 8 anos no Nortão de Meu Deus pra voltar Capital de SE (Aracaju). Excelente!! Bora viver essa experiência!!

    ResponderExcluir
  4. Com família e com pontuação a seu favor, escolheria qual lotação de academia?

    ResponderExcluir
  5. Nobre APF do Norte,

    Sabe informar pq São Luiz-MA tem pontuação baixa? Considerando ser uma capital e também um Superintendência ? Ou Seja, em tese, deveria ser uma lotação muito disputada.
    Sabe informar o motivo dessa incoerência ?
    O que tem lá que ninguém quer ir ? kkkkk
    Mais uma vez, grato por criar esse espaço com serviço social para os candidatos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lázaro, não sei porque o pessoal não gosta de São Luiz. Mas é uma capital com pontuação baixa e sem adicional né.

      Excluir
    2. Eu como ludovicense fico muito feliz com essa situação hahahaha

      Excluir
  6. Boa apf. Show..será que vc consegue o de escrivão/2020 com as vagas de academia?

    ResponderExcluir
  7. Que informação show. Parabéns pelo trabalho e pela atenção aos concurseiros. Isso é muito importante pra todos nós.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite mano! Sempre com um bom conteúdo, agradeço sempre.
    Então, em outras palavras, cidades como salvador que antes demorava pelo jeito 20 anos agr ta demorando 7 pelo enorme numero de vagas desses ultimos concursos ne? Ou entendi errado? Kakkaka
    Mas obrugado pela tabela novamente irmao, mt bom!

    ResponderExcluir
  9. Show mano, parabéns pelo trabalho e ficamos agradecidos por sua presteza!!

    ResponderExcluir
  10. consegue de delta pra nós APF! abraço

    ResponderExcluir
  11. Falaaaa APF, tudo certo? Muito massa essa planilha, parabéns! Considerando a quantidade de vagas no nosso concurso agora, você acredita que é capaz de ter vaga de academia até a cidade de Rondonópolis ou Três Lagoas? Sei que não dá pra ter uma certeza, isso depende de muitos outros fatores, mas só uma suposição mesmo...

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  12. Fala, guerreiro! Primeiramente, obrigado por esse blog maravilhoso! Me fez tirar várias dúvidas! Hoje tenho certeza que quero ser APF! Seja nesse certame ou no próximo! Posso fazer uma pergunta fútil? Pela sua experiência e pelas conversas, quais são as cidades de 4 pontos que a mulherada mais assedia os Agentes? Abraço, tmj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahha
      Não sei responder isso. Mas se você estiver solteiro, pode crer que em qualquer uma vai ser bem recebido :)

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkk
      Sua esposa ao ver essa pergunta deve ter pensado: "Essa aqui eu quero que esse miserável responda... Amor, parece que tem novas perguntas no blog..." kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. hahahaaahahhaha
      Ela foi uma dessas que me atacou no interior e acabamos casando :P

      Excluir
  13. Hoje em dia é o melhor blog da pf e parabéns pela sua educação em responder no instragran as dúvidas da galera.

    ResponderExcluir
  14. Apf parabéns pelo excelente trabalho neste blog!Eu já atuo na segurança pública e estou longe de casa ,e me acostumei ,a pf tem um excelente estrutura ,um bom subsídio e creio que iria me acostumar lá no norte e se um dia tiver a chande de voltar para casa minhas prioridades seriam São José do Rio preto-sp ,Ribeirão Preto ou São Paulo .

    ResponderExcluir
  15. APF depois que tu virou APF e foi morar longe de casa ,o que acrescentou pessoalmente de forma positiva na sua vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa amadurecer né. Aprender a se virar sozinho. Foi muito bom. Ainda mais com grana no bolso e sem dificuldades financeiras.

      Excluir
  16. Boa tarde, APF do Norte.

    Como sempre, agradecer pelo conteúdo de extrema qualidade disponibilizado aos concurseiros.

    Estou com uma dúvida referente à remoção, já vi vários agentes e escribas falando que a remoção para escrivão é "mais tranquila", teria algum motivo específico ? Pois, analisando as planilhas disponibilizadas aqui no blog, percebe-se que, para agente existem mais cidades e necessidade de uma menor pontuação, para maioria das cidades.

    Grande abraço, obrigado pelo ótimo conteúdo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pontuações e cidades estão disponibilizadas aqui. Depende muito da cidade. Mas eu jamais faria o concurso para um cargo pensando somente na remoção.

      Excluir
  17. "vaga de academia" são lugares que deverão ter vaga de primeira lotação no próximo cfp?

    ResponderExcluir
  18. E aí, APF do Norte. Cara, mais um post bom demais. Muito obrigado pelo seu trabalho!

    Eu tenho uma pergunta. Pra quem não gosta de viajar a serviço e passa pra Agente, qual é o setor que é mais fácil "escapar" das viagens? Superintendência ou delegacia de interior? Em sendo em superintendência, tem alguma delegacia especializada que vc sabe que viaja menos?

    Eu sei que como Agente não dá pra escapar pra sempre disso, mas quanto mais vezes conseguir, melhor Kkkkkkkkkk.

    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius, dá pra escapar em quase todos os setores. O problema de você nunca querer viajar, é que sempre quando viajar, vai ser missão "ruim". Porque são aquelas que não aparecem voluntários, então sempre roda todo mundo da Delegacia ou Superintendência.

      Mas os setores que quase nunca viajam são os que ficam na parte administrativa, a parte meio. Setor de compras e setor de informática, por exemplo.

      Excluir
  19. Falaaa APF, tudo certo!? Irmão, peguei uma questão aqui dizendo que os cargos de Agente da Polícia Federal são privativos de brasileiros natos (ERRADO). Mas surgiu a curiosidade em saber se há muitos PFs naturalizados... Você já conheceu ou trabalhou com algum?

    Nas regiões de fronteira, os estrangeiros costumam olhar a PF com orgulho/admiração, como, nós (cidadãos comuns), olhamos?

    Peguei outra questão que me assustou um pouco, não sei se é o que acontece de fato, vê se consegue ajudar...

    A questão falava que a perícia não foi realizada POR FALTA DE PERITO (a materialidade NÃO havia desaparecido) e foi um exemplo tipo de furto com arrombamento de obstáculo. Nesse caso, foi considerado que não pode haver incidência da qualificadora por falta do exame pericial... Fiquei pensando como ocorre nesses locais esquecidos pelo poder público e que não há peritos disponíveis para realização do exame? Você já presenciou alguma situação dessa?

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não sei se os estrangeiros tem essa admiração. E nunca conheci um estrangeiro que seja PF. Pelo menos que eu saiba.

      Essa segunda questão, cara, a gente quase nunca vê o resultado final de uma investigação, principalmente na fronteira que você só apaga incêndios. Então nunca vi essa situação.

      Excluir
  20. APF do Norte, fronteira do Rio Grande do Sul é de 1° lotação, amigo? Parabéns pelo livro e pelo blog.

    ResponderExcluir
  21. APF boa tarde, ótimo trabalho esse aqui do blog.
    Uma dúvida pq Cuiabá é uma escolha já da academia e não tem adicional de fronteira, vc saberia o pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A legislação não foi específica em dizer onde teria o adicional. Então isso é uma decisão política. Muitos locais de primeira lotação não tem adicional: Cuiabá, Belém, Manaus, Marabá são os exemplos que eu lembro agora.

      Excluir
    2. Blz, mas na verdade é pq Cuiabá já vem na ANP em tese lá só as lotações que ninguém quer fica de primeira, é tão ruim lá. vlw meu irmão.

      Excluir
  22. Apf, nos Estados em que o gpi é lotação, os policiais do gpificam lotados exclusivamente na capital?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GPI não é lotação. Quem é do GPI fica no GPI na sua lotação mesmo.

      Excluir
    2. isso varia. A MAIORIA dos lugares o cara do GPI acumula com o serviço normal, em alguns poucos, é exclusivo.

      Excluir
  23. Uruguaiana é muito cobiçada como primeira lotação? Vi que é nota 4.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como primeira lotação sim. É uma das melhores cidades de pontuação 4.

      Excluir
  24. Bom dia, apf

    Qual vc acha q será o futuro da PRF com esse novo enfoque numa polícia de Pronta Resposta Federal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, não sei. Conversei com uns amigos que não estão muito satisfeitos só com o aumento do trabalho sem aumento nos vencimentos.

      Excluir
  25. Falaaaaaaaa APF, tudo certo?? Irmão, você consegue classificar as 3 piores missões que você já foi? Tem aquelas missões que, quando o Delegado fala que vai precisar enviar X pessoas pra tal lugar, a galera começa a se esconder na delegacia? Kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, quando estava no último ano da minha primeira lotação, qualquer viagem que aparecia tinha zero voluntários. Então depende muito do momento.

      Por incrível que pareça, pra mim, as piores são as deflagrações. Aquelas que você tem que acordar 3h da manhã. Se eu puder escapar dessas, eu prefiro.

      Mas de viagem e de mato, não teve nenhuma ruim. Todas eu aproveitei. Muito conhecimento. Muita experiência. Sempre aproveito o lado bom.

      Quando bate o desânimo eu lembro como era antes de eu entrar. E o contato com vocês me ajuda demais a manter o espírito motivado.

      Excluir
    2. Olha como as pessoas são diferentes, kkk. Já eu ADORO as deflagrações. Acordo cedo e não tenho pressa de ir embora.
      Em relação a viagem, passou de 4 dias (à exceção decurso) eu evito.
      O máximo foram 60 no RJ (porque aí não teve jeito ou eram 60 ou nada) na época das olimpíadas em 2016 e foi SHOW!
      Mato mesmo nunca fui, mas passei uns 2 dias uma vez em uma comunidade indígena durante as eleições, dormíamos em redes, calor infeliz, foi uma experiência interessante mas não tenho vontade de repetir, rs.

      Excluir
    3. Pois é. Tem espaço para todos os gostos dentro da PF.
      Ei pô, me chama lá no instagram.

      Excluir
  26. Boa tarde, APF do Norte!

    Me chamo Paulo, tenho muito interesse na area operacional e gostaria de lhe perguntar uma coisa:

    O agente que faz parte do GPI trabalha normalmente na delegacia junto com os outros agentes "convencionais" (que nao sao de grupos especializados) ou eles tem um trabalho mais específico no dia a dia?

    e é possivel fazer parte do GPI sendo lotado nas delegacias de interior ou somente na SR?

    grande abraço, fique com Deus e continue com essas postangens maravilhosas que tanto nos motiva!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Paulo, belezura?

      GPI trabalha normalmente na delegacia. A maioria das vezes acumula função. Existe GPI nas delegacias descentralizadas também.

      Excluir
  27. Boa tarde APF do Norte,

    1 - Tenho minha licença de piloto comercial de avião (asa fixa). Você sabe como funciona para virar piloto do CAOP?

    2 - O piloto do CAOP faz o mesmo curso que o operador aerotático? São funções diferentes dentro da aeronave.

    3 - Eu teria alguma vantagem em relação aos que não tem as licenças já prontas?

    4 - Para entrar como piloto do CAOP, tem algum tipo de edital interno tipo o de operador aerotático (respeitando a regra de 1 ano de primeira lotação)? Ou o delegado que comanda o CAOP poderia "ver minha aptidão para a aviação operacinal" e me convidar a ofício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, vamos lá:
      1 - Não sei como funciona. Mas já tendo a licença pra pilotar, certeza que é mais fácil de conseguir trabalhar como piloto na PF.

      2 - Não faz o curso obrigatoriamente. Conversei com um piloto de helicóptero aqui da PF. Ele falou que não precisa.

      3 - Provavelmente sim.

      4 - Acho que tem o edital. Eu realmente não sei como funciona.

      Excluir
  28. Meu caro, muito obrigado por mais um post...tava estranhando a demora hehe...me diz uma coisa...nessas lotações como Ponta Porã onde rola muito tráfico já ouvi falar que a PF é respeitada! o que vc pode dizer em termos de precaução e cuidados para o Policial e sua Família? Já ocorreu algum caso de retaliação a PFs? ou tentativas de vingança? Sei que policia é policia e tem treinamento mas pensando na família de repente entre uma e outra opção, uma informção dessa vale a pena ter na manga! valeu irmão! posta mais aqui tb! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar em retaliação nem em vingança contra PFs. A PF trata todo mundo sem esculacho. Isso já ajuda bastante.

      Excluir
  29. Apfdonorte blz? 1-Se o PF tiver formação em Medicina e conseguir a escala 24/72 ele pode dar plantão em hospitais particulares quando estiver na folga? 2-Geralmente com quantos anos de firma se consegue a escala 24/72? 3-Quais são as delegacias da SR que tem a escala 24/72?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Boa pergunta. Acho que sim, mas tem que olhar a legislação.
      2 - Depende demais da lotação. Eu "consegui" no primeiro dia. Em lotação de novinhos normalmente ninguém quer plantão.

      3 - Todas tem. Mas é exceção. São 4 plantonistas em geral.

      O que alguém formado em Medicina quer na PF?

      Excluir
    2. APF do Norte,

      se fosse possível escolher entre ser médico e ser PF, você escolheria o quê?

      Provavelmente poderia ter escolhido fazer Medicina em algum local do Brasil pela nota que tirei no Enem, no entanto não fui por ter o sonho de trabalhar na Polícia Federal.
      A profissão parece ter um "glamour" que particularmente não veria em um hospital.

      Preocupa essas afirmações de ser loucura alguém formado em Medicina fazer PF e eu estar me iludindo. O dia a dia é entediante? Devo esperar algo bastante burocrático na Polícia Federal?

      Abraços
      Abraços

      Excluir
    3. Opa APF, blz? Aproveitando a pergunta do colega aí, quem consegue o trabalho no plantão, pode ser tirado dele? É que nem a lotação em que a pessoa só pode ser removida se quiser?

      Excluir
    4. Medicina com certeza. Se eu tivesse vocação. Porque não curto mesmo o trabalho de médico.

      A PF é muito trabalho administrativo. E não tem glamour. Salvar vidas tem muito mais, na minha opinião.

      Faz medicina.

      Excluir
    5. Vinicius, pode sim. Quem decide isso normalmente é o superintendente. Não é lotação.

      Excluir
    6. Puts, que pena. Talvez deveria focar mais na PRF então.

      Meu sonho era trabalhar na polícia, também não tenho vocação pra ser médico(apesar de ser uma profissão honrosa).

      Agradeço a ajuda, abraços.

      Excluir
    7. Diego Souza,

      Entra pro COT ou NEPOM. Provavelmente não vai ficar entediado com trabalho administrativo.

      Procede APF do Norte?

      Excluir
    8. COT talvez não. Nepom depende muito do estado.

      Excluir
    9. Diego Cruz,

      A ideia deve ser tentar entrar e mostrar serviço pra cair no NEPOM ou em uma DRE da vida :)

      Já pesquisei bastante sobre o trabalho nesses 3 anos de estudo, mas sempre dá um medo de ouvir de um PF que o trabalho é MAIS administrativo(dá impressão de que é algo burocrático demais kk).

      Quando falei em "glamour" me referi ao prestígio que a Polícia Federal tem com a sociedade. Nem me liguei que isso pode ter tido uma conotação errada(como se o trabalho fosse só mil maravilhas e não tivesse os perrengues). Sempre olhei com grande admiração a instituição, mesmo antes de me tornar concurseiro.

      Quando eu entrar(SE isso acontecer), aí luto pra mostrar serviço e cair em uma área que agrade. Vamo que vamo :)
      Vamo que vamo.

      Excluir
    10. Essa questão de ser médico ou pf,já vi várias pessoas com esse tipo de dúvida,até recentemente um médico socorrista que disse que pelo tanto que estudou e trabalha era melhor ter feito a prf
      O bom é que tudo formado em medicina não precisa nem de concurso .Eu mesmo até já pensei em fazer medicina pelo mercado de trabalho ,mas depois que fiz um curso básico de primeiro socorro de 3 dias eu vi que não gosto da área .Hoje eu atuo na segurança pública do meu Estado e amo o que faço e estou me preparando para o certame da pf.

      Excluir
  30. Falaaaa APF, tudo certo? Irmão, concurso suspenso, excelente momento pra lançar o volume 2 do livro pra dar aquela dose de motivação pra gente... Pensa nisso!! Tmj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente momento, mas precisa escrever né. Essa é a parte que dá trabalho. Mas vamos tentar lançar esse ano ainda.

      Excluir
  31. Fala APF do Norte! Tudo bem?

    Com esse próximo concurso de quase 900 vagas para avante, acredita que apareça São Paulo como primeira opção na ANP? Chutaria quantos % de chance disso acontecer?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho bem provável. No meu concurso tinham algumas vagas para SP capital, e foram 600 vagas.

      Excluir
    2. Você sabe dizer as lotações do seu concurso(foi 2014 certo?) ? Já achei de 2009, 2012, você postou 2019 e 2020.

      Excluir
  32. Fala Apf!! Quem recebe adicional de fronteira e está em período de férias, terá direito a receber o adicional ou não? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legislador previu que sim. Mas a PF não paga. Muitos estão ganhando na justiça.

      Excluir
    2. A lei fala dia DE EFETIVO TRABALHO. Mas Estou por fora dos detalhes por ter saído antes do início do pagamento.

      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12855.htm

      Art. 2º A indenização de que trata o art. 1º será devida por dia de efetivo trabalho nas delegacias e postos do Departamento de Polícia Federal e do Departamento de Polícia Rodoviária Federal e em unidades da Secretaria da Receita Federal do Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Ministério do Trabalho e Emprego situadas em localidades estratégicas, no valor de R$ 91,00 (noventa e um reais).

      Excluir
    3. Pois é, mas tem outra parte em que ele fala de férias. Mas ninguém paga. A justiça tá dando ganho de causa para alguns, porque considera férias como dia efetivo de trabalho, já que você recebe o salário, conta tempo para aposentadoria e tudo mais.

      Excluir
    4. Vai ser uma discussão longa. heheh
      Porque não paga nos finais de semana.
      FODA!

      Excluir
    5. Art. 2º A indenização de que trata o art. 1º será devida por dia de efetivo trabalho nas delegacias e postos do Departamento de Polícia Federal e do Departamento de Polícia Rodoviária Federal e em unidades da Secretaria da Receita Federal do Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Ministério do Trabalho e Emprego situadas em localidades estratégicas, no valor de R$ 91,00 (noventa e um reais).

      § 1º O pagamento da indenização de que trata o art. 1º somente é devido enquanto durar o exercício ou a atividade do servidor na localidade.

      § 2º O pagamento da indenização de que trata o art. 1º não será devido nos dias em que não houver prestação de trabalho pelo servidor, inclusive nas hipóteses previstas no art. 97 e nos incisos II a XI do art. 102 da Lei nº 8.112, de 1990.

      trecho da 8112/90
      Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de: (Vide Decreto nº 5.707, de 2006)
      I - férias;

      continuando a Lei 12855/2015
      § 3º O valor constante do caput equivale à jornada de trabalho de 8 (oito) horas diárias e deverá ser ajustado, proporcionalmente, no caso de carga horária maior ou menor prestada no dia.

      § 4º No caso de servidores submetidos a regime de escala ou de plantão, o valor constante do caput será proporcionalmente ajustado à respectiva jornada de trabalho.

      Excluir
    6. Férias são consideradas como efetivo exercício né! :)
      Por isso estou na justiça para ganhar o meu adicional quando tirei férias na fronteira :)

      Excluir
  33. Salve, APF Norte!

    Li uma notícia da Revista Veja que estava sendo construído apartamentos funcionais para os policiais em regiões mais críticas:

    https://veja.abril.com.br/blog/radar/apartamentos-funcionais-2/

    Você sabe dizer se tais apartamentos realmente existem?

    Obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apartamentos funcionais não existem.
      algumas lotações tem adicional de fronteira/difícil provimento, cerca de 2000 mensais.

      Excluir
  34. APF Norte, vou tentar para Agente, e tinha uma vontade ENORME de trabalhar no K-9.. não vejo ngm falar sobre isso... É mto difícil?
    Teria formas de conseguir trablhar nessa área ou é só virando "filho de cego" e implorando a chefia para liberação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser lotado em alguma cidade que tenha canil funcionando. Não sei quais tem. Depois tem que passar pelo treinamento.

      Excluir
    2. Futura Agente, dá uma olhada no Twitter oficial da PF, tudo indica que há uma tendência de investimento nessa área...

      https://twitter.com/policiafederal/status/1371428727788306432?s=20

      Excluir
    3. 1. Tem que ter canil (se não tiver você pode tentar convencer a administração a colocar)
      2. Até certo tempo atrás - não sei se mudou - Precisava de pelo menos 2 policiais interessados na unidade (viram que só 1 não dá certo, pois o cão dá trabalho e fica pesado para um só)
      3. Faz um estágio (pra ver se tem aptidão) e se passar no estágio, o curso.
      reportagem bem legal sobre o assunto
      https://fenapef.org.br/a-rotina-dos-caes-policiais-federais/
      a Agência Fenapef entrevistou o Policial Federal Marcelo Azem, lotado na Divisão de Canil Central da Polícia Federal (Dican). Ele é o responsável pela seleção e preparação dos filhotes da PF desde o nascimento até a sua preparação final, quando são considerados prontos para o trabalho policial. Azem é um dos 22 Guias de Cães Farejadores de Drogas em atividade no Brasil.

      Excluir
  35. Massa a live! 1-Apfdonorte por mais vocacionado que seja o policial,na sua opinião se ele passar no concurso que ganhe o dobro,porém em uma área totalmente diferente da atividade policial ele deve ir? 2-Ainda sobre a pergunta anterior no caso o novo cargo seria em outro estado,ou seja,longe da família e sem a possibilidade de voltar ao estado de origem,só nas férias,vc iria mesmo assim só pelo dinheiro ou preferia ganhar menos,mas tá no trabalho que gosta,bem como ficar perto da família?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lance é que o concurso que paga mais é muito restrito. Eu não iria. Se fosse um concurso federal, que eu pudesse morar em qualquer estado do Brasil, eu iria, ainda mais dobrando o salário.

      Excluir
  36. FALA APF, PRIMEIRAMENTE QUERIA LHE AGRADECER PELA ATENÇÃO QUE DEDICA A ESTE ESPAÇO QUE É MUITO IMPORTANTE PRA TODOS.
    SE FOR POSSÍVEL ME TIRE UMA DÚVIDA, EXISTE UMA UNIDADE AÉREA NO PARÁ DE AVIÕES DE PEQUENO PORTE, TIPO MONO OU BIMOTOR E HELICÓPTERO? GOSTARIA DE ATUAR NESSA ÁREA! E PARA SER PILOTO DA PF PRECISA SER DELEGADO OU QUALQUER CARGO PODE SER PILOTO? POR ÚLTIMO QUAL O CAMINHO DAS PEDRAS PRA CHEGAR A SER PILOTO DA PF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moa, só existe para a parte aérea da PF, que eu conheça, o CAOP, que fica sediado em Brasília. Eu não sei qual é o caminho das pedras para ser piloto, o que sei que a maioria dos colegas que se torna piloto já entra na PF com o brevê. Acredito que tenha um edital de convocação, e quem tem o brevê pode se inscrever. Mas é um achismo meu com algum fundamento de como funciona a PF.

      Excluir
    2. Moa,

      Fala com o Davi Ninja no instagram.

      Ele é do CAOP, lotado em BSB e está pilotando helicópteros.

      Pelo que eu sei, ele fez o curso com a PMDF.

      Excluir
  37. 1-Grande Apfdonorte no caso dos deltas há uma disputa muito grande pela escala 24/72? 2-Ainda sobre a escala de 24/72 uma vez que o delegado consegue essa escala ele pode ficar nela até se aposentar? 3-Apfdonorte na escala de 24/72 tem como o delta descansar um pouco na madrugada,além disso vc acha que na PF corre o risco de acabar/diminuir a escala de plantão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Sim. Acho que só tem essa escala para delta em alguns aeroportos e superintendências grandes, tipo SP e RJ.

      2 - Poder até pode. Se nenhum superintendente tirar ele de lá.

      3 - Depende da madrugada. Acho que não tem como diminuir não.

      Excluir
    2. Na moral, inacreditável o cara NEM ENTROU e pensa em ser DELEGADO ATÉ SE APOSENTAR em escala 24/72. Ou seja, não vai investigar P nenhuma e vai usar a PF de bico sendo plantonista e registrador de ocorrência.
      Quer plantão faça concurso pra PRF, plantão na PF é pra quem não quer fazer a atividade fim que é investigar. Precisamos de gente pra somar não pra se esconder.

      Excluir
  38. Apf, boa tarde.
    Vejo muita gente reclamando do clima organizacional dentro da PF, por causa de atritos entre delegados e agentes, dizendo que o clima na PRF é melhor, etc. Vi também uma reportagem na internet falando que esse clima tem causado grandes problemas para os agentes, que muitos sofrem problemas psicológicos por causa disso, etc.
    Na sua opinião isso é de fato preocupante?
    O que causa esses problemas dentro do órgão?
    Existe esse atrito entre todos os cargos ou somente entre alguns de forma geral?
    Por parte do agente é possível contornar isso ou é algo que depende mais da instituição?

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo seu blog. Uma das melhores fontes de informação sobre a PF.

    ResponderExcluir
  39. Irmão, depois pode fazer um post sobre as funções de chefia? (não só para delegados mas para agentes também...)

    ResponderExcluir
  40. APF do Norte, você sabe como funciona o trabalho de cooperação entre a Policia Federal e o FBI? já participou ou ficou sabendo de alguma operação nesse sentido? OBS: Cara, eu tava lendo uma reportagem a respeito da influência que o FBI tinha na PF e é ABSURDO o que supostamente acontecia ali. Eles literalmente tentavam comprar o departamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charles, não sei como funciona, nunca trabalhei nem fiquei sabendo desse tipo de operação.

      Qual é essa reportagem?

      Excluir
    2. A reportagem é antiga(2004) e foi publicada na revista Carta Capital, mas só encontrei citações dela nesses outros sites:

      https://csalignac.jusbrasil.com.br/noticias/354350802/policia-federal-brasileira-recebe-mensalao-do-governo-dos-estados-unidos

      https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,ex-chefe-do-fbi-no-brasil-da-explicacoes-ao-senado,20040428p12955

      https://www.conjur.com.br/2004-abr-13/ministro_explicar_acusacoes_ex-chefe_fbi

      Excluir
    3. Rapaz, e são matérias completas.

      Excluir
  41. Grande APF!
    Mais uma vez agradeço por ter tanto carinho e dedicação por nós que lutamos pra entrar na amada PF. Minha esposa tbm vai fazer o certame, caso nós dois passemos, corre algum risco de não ficarmos lotados no mesmo lugar?
    Sabe se existe alguma norma sobre isso?

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, ficarão na mesma lotação, pode ficar tranquilo. Mas será na "pior" lotação entre os dois.

      Excluir
    2. Salve, APF! E no caso de remoção? Se não houver quantidade de vagas pros dois ou alguém tiver a pontuação maior que um dos dois, só um vai e espera a próxima oportunidade de remoção?

      Excluir
    3. Só um se inscreve. Vão os dois.

      Excluir
  42. Fala APF, beleza? Quem muda de cargo na PF, por exemplo de agente pra delegado ou perito, enfim; mantém a a pontuação do cargo de origem ou zera contagem?

    ResponderExcluir
  43. Caro APF,
    Parabéns pelo blog! Com certeza um grande motivador e repleto de informações úteis e necessárias!
    Estou com uma dúvida:
    Sou casado, temos um filho, eu e minha esposa vamos prestar o concurso, mas para cargos diferentes (Delta e escriba).
    Estávamos pensando sobre a escolha da lotação. Saberia dizer nesse caso, os dois passando, como seria feita a escolha sem destituir o núcleo familiar?
    Muito obrigado novamente!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não sei como eles fazem isso na ANP, mas sei que vocês vão para a mesma lotação, e quase certeza que a pior lotação entre os dois. Fique tranquilo com relação a isso.

      Excluir
  44. Caro APF, eu vi que você já fez os dois cursos de formação ( PF e PRF) em qual deles você efetuou mais instruções de armamento e tiro? em qual efetuou mais disparos de diferentes calibres? tks

    ResponderExcluir
  45. Bom dia APF, sabe me dizer se o curso do COT é muito mais ficícil que o curso do GPI? outra dúvida, ouvi falar que a taxa de desistência no COT é de 60 a 70 %, vc sabe me dizer de quanto é a taxa no GPI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito mais difícil. A desistência é de 90%. GPI desistem muito poucos. Não sei quantos, mas quase todo mundo que vai fazer o curso se forma.

      Excluir
  46. BOM DIA APF N
    a última ANP teve festa de formatura?
    E nesse será q vai ter?
    Na última ANP foi dado menos tiro que o comum já que foram somente 2 meses?
    Sabe dizer quais matérias foram suprimidas da academia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não teve festa nessa última. Provavelmente na próxima também não terá.
      Não sei responder as duas últimas perguntas :)

      Se algum colega novinho ver essa pergunta e souber responder, fique a vontade.

      Excluir
  47. Fala, Apf! Agora que a policia penal entrou no art. 144 serve como experiência policial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria servir, mas qualquer resposta que eu dê para você aqui seria leviana.

      Então eu realmente não sei.

      Excluir
  48. Falaaa APF, tudo certo? Hoje é sem perguntas, apenas elogios!! kkkk

    Não sei se você já viu, mas entre no twitter oficial da PF e veja 2 vídeos que eles postaram! Que foda, irmão!! Talvez para alguns seja apenas um órgão de segurança pública do Brasil, mas esses dois vídeos mostram o reconhecimento da PF em âmbito internacional... Muito foda! Chega arrepia!

    Os vídeos são do Secretário Geral da INTERPOL e do Presidente da BKA (Polícia Criminal Alemã) parabenizando à PF pelos 77 anos.

    Nunca deixe de vibrar, mesmo que seja internamente, por fazer parte dessa instituição! Em breve estaremos dividindo o mesmo sentimento!

    TMJ, grande abraço!

    ResponderExcluir
  49. Fala meu caro. Td certo?

    Primeira lotação com esposa e filho pequeno, (todos doidos para voltar para SP). Qual cidades indica que tenha boa escola e lazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teles, alguma capital. Mas talvez tenha São Paulo como primeira lotação.

      Tenta escapar das cidades de pontuação 4,5. O Resto é de boa.

      Excluir
  50. Salve, meu nobre! Queria entender por qual motivo a maior cidade do interior nordestino não aparece aí! Estou falando de Feira de Santana-Bahia. A PF daqui é beeem precária, embora a cidade seja cortada pela BR 101.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, pelas minhas pesquisas, Feira de Santana não é lotação. Acho que é uma Base Operacional. Ou seja, não existe a delegacia. Confirma pra mim, por favor.

      Excluir
    2. Falaaa APF, tudo certo? Posso estar errado, mas acho que Feira de Santana não é lotação por ser muito próxima de Salvador (100 km aproximadamente)

      Excluir
  51. APf do norte muito bom seu blog já estou na expectativa sobre novas matérias.

    Você conhece servidores do depen ?acham um bom órgão para trabalhar?

    ResponderExcluir
  52. Falaaaa APF, tudo certo? Estava fazendo umas questões de Administrativo aqui e veio uma que falava sobre ação regressiva quando o Agente atua com dolo ou culpa, ou seja, ele vai poder ser cobrado pelo prejuízo causado ao Estado.

    Bateu uma curiosidade com relação a essa questão...

    Tem um vídeo de uma ação da PF contra o tráfico de drogas, que os agentes batem a viatura na asa do avião... Nesse caso, será que o PF teve que pagar pra arrumar a viatura depois ou a instituição entende que no momento não havia outra forma de impedir a fuga?

    Você já passou por alguma situação parecida? Houve a necessidade de reparar o prejuízo?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse vídeo é massa né. Provavelmente ele não teve que pagar. Ainda mais que foi até reportagem do fantástico e situação de trabalho mesmo.

      Mas já vi colegas pagarem por terem batido a viatura.

      Comigo nunca aconteceu.

      Excluir
    2. O vídeo é foda demais!! Pqp!! Dá pra perceber que vocês fazem isso por um propósito maior, muito do caralho!

      Eles poderiam chegar pro chefe e falar: "ah, chefe, não deu pra prender em flagrante porque o avião estava decolando..."

      Não sei os detalhes, mas ficaria "por isso mesmo" e vida que segue...

      Que nadaaa!! Pauuu na asa do avião... "desce do avião, CARALHO! deita no chão, fdp!!"

      Muito massa!!

      Tenho percebido que a própria instituição tem usado mais as redes sociais, isso é uma tendência inevitável ou faz parte da transparência e aproximação com a população? A PRF já usa MUITO e, às vezes, até incentiva os servidores a usarem (é o que parece).

      Excluir
    3. Cara, eu vi que algumas superintendências criaram perfis no Instagram. Acho que teve alguma orientação.

      Excluir
  53. APF do Norte. A nota para ir a Rio Branco/AC como primeira lotação é alta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, na ANP a disputa é por décimos. A nota do primeiro, quando fiz, foi 9,8 e do último 9,2. Eu não sei em que posição você tem que estar pra ir pra Rio Branco, mas é uma capital com o adicional de fronteira. Então acredito que atualmente deve ser bem disputada.

      Se tiver alguém da última academia lendo aqui, se manifeste, por favor.

      Excluir
  54. Falaaa APF, tudo certo? Essa dança da cadeira que acontece no alto escalão da PF acaba influenciando muito em toda a instituição?

    As delegacias de fronteira ou delegacias que não sejam SRs sentem muito essas mudanças na nas chefias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca percebi não. Talvez se saírem mudando tudo. Mas nunca vi acontecer. Mas acho que a intenção é essa, viu!

      Excluir
  55. Fala,APF! Fiz uma pergunta há um tempo atrás,e lembro que a resposta foi não! Mas, vou perguntar de novo, pois, talvez, algo tenha mudado. Delegado pode entrar no COT? Rsrs TMJ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os cargos podem. Basta conseguir passar no curso :)

      Excluir
  56. Bom dia APF, conheci recentemente este blog e estou achando muito elucidativo e por isso ofereço meus agradecimentos.

    A conclusão que cheguei é a de que não vale a pena começar (se possível) a trabalhar em locais de pontuação baixa?

    Por exemplo, se eu iniciasse a carreira no município de São Paulo, como receberia somente 1 ponto por dia de trabalho, terei dificuldades em pedir remoção no futuro, logo, seria aconselhável trabalhar alguns anos em cidades com pontuação alta para ter um "banco de pontos" saudável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende. Se teu destino final for São Paulo, seguindo o teu exemplo, não precisa ter essa saúde toda no banco de pontos. Mas se teu destino final for João Pessoa, aí vai ter que ter muita saúde no banco de pontos!

      Excluir
  57. APF, é possível ter vagas para Araguaína no próximo CFP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como saber, irmão.
      Abriu em algum desses que eu postei, não me recordo.

      Excluir
  58. Boa tarde, APF do Norte. Tudo certo?
    Qual a probabilidade de ter uma fronteira do sul como primeira lotação? Extremo sul do RS, SC ou PR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Probabilidade grande de ter o Chuí, por exemplo. É uma lotação que quase sempre aparece, principalmente quando o concurso tem muitas vagas.

      Excluir
    2. Deus te ouça. Morei uns meses no Acre a trabalho, descobri que nao quero sair do sul de novo kkkkk
      Odiei o clima do norte, so engoliria de novo se fosse pra sustentar o cargo, mas ainda assim quero fazer o possivel para ficar aqui pra baixo.

      Excluir
    3. Cara, acho que você não aproveitou direito. Fui pro Acre sabendo que ia ficar por uns bons anos. Só saí de lá por causa da minha família.
      Fiz tanto amigos, e até casei.
      Hoje em dia sou doido pra pegar uma missão pra lá, pra poder reencontrar as pessoas.

      Excluir
  59. Apf do norte, essa pergunta pode parecer besta, mas pra mim que quer levar uma vida de solteiro tem relevância... Ai no norte tem boas baladas, bares, festas, belas mulheres e cerveja gelada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, se tu não engravidar ninguém, vai ser milagre :)

      Excluir
    2. Rapaz.. Fui engenheiro aos 22 anos para Altamira/PA e ocorreu um milagre, 4 anos de Pará e não engravidei ninguém, ao menos ainda não apareceu nenhum oficial de justiça kkk. Portanto, hoje voltei pra Goiânia e estudo para concurso, namoro, e penso em voltar para o norte, porém já casado. Esse esquema de solteiro lá pra cima te coloca em situações adversas, “n” coisas cara, ainda mais quem está pensando em baladas kkkkkkkkk. Contudo, tenha cuidado com as “mulheres solteiras”, os amigos(o norte é outro mundo, as pessoas boas, são boas de verdade, mas as ruins, são ruins demaaaaais). Lembro-me de um professor da UFPA, que namorou 2 anos com uma menina paraense e morreu carbonizado(ele era do Sudeste), depois de sacar mais de R$ 100 mil. (A PC descobriu que foi a namorada e outra aluna e um amigo).
      Boa sorte rapaziada. Partiu PF!
      “Dica: Não economizem em moradia e não desistam, um dia o estômago acostumará com as comidas, salvo a dobradinha kkkk.

      Excluir
    3. Porque tu foste como engenheiro. Se tivesse ido como polícia, talvez tivesse umas 5 pensões já! hahahahah

      Não precisa ter esse medo todo da mulherada também não. Aproveitem sua estada da melhor maneira possível :)

      Excluir
    4. APF, boa tarde!
      Estou na expectativa ein. 70 pontos líquidos para Agente (afro), 8 meses pesados de estudo a 40 hrs líquidas semanais - de relógio pequeno e mercado no cronômetro. Não sei nadar kkkkk. Segundo início a natação. Aguardando dia 11 pra ver se vou mesmo para o TAF, já que tem anulações/alterações, então fica aquela dança da cadeira.
      Abraço!

      Excluir
    5. Já deveria saber nadar, hein!! Estou na torcida aqui!!

      Excluir
  60. Fala mestre.... entre essas lotacoes... quais escolheria em ordem de prioridade Caso fosse de Fortaleza-CE , 23 anos e que vai sozinho e solteiro :
    Ji parana
    Araguaina
    Palmas
    Cruzeiro do sul
    Altamira
    Caceres

    PS : locais bons para solteiros... diz aí em qual ordem você escolheria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessas aí, as mais prováveis de você conseguir de cara é Cruzeiro do Sul e Altamira.

      Eu fugiria do Pará. Cruzeiro do Sul, CZS para os íntimos, é excelente pra solteiro. Cidade boa de morar. Me chama no direct do insta.

      Excluir
    2. Não me perguntou, mas tomo a liberdade de dizer que sou de Goiânia e morei quase 4 anos em Altamira(normalmente vaga de academia - mas não era policial), também fugiria de lá. Acho excelente esses temas de lotações, visto que serão anos morando ali. Na minha inexperiência, creio que conseguirei uma pontuação 4,0 com adicional sem ser fronteira, penso em Redenção por estar a 400km de palmas, e de Golzinho g7 novinho, chego em Goiânia ligeiramente hahah. Palmas ou Araguaína, ainda que sem o adicional de fronteira, eu iria fácil, mas o APF sempre deixa bem claro que, mesmo que apareçam raras vagas anormais, serão dificílimas, então contar com elas seria imprudente, contudo podemos tentá-las. Abraço!

      Excluir
  61. Bom dia! Gostaria de saber se você tem a lista de remoção de escrivão de 2020?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho não, mas não acho que tenha sido muito diferente da de 2019.

      Excluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não troco a PF por nenhuma PC.

      Aproveitar os últimos anos de solteiro significa o que?

      Excluir
  63. O pessoal que entrou na ANP em 2019 já podia se candidatar para esse concurso de remoção?

    ResponderExcluir
  64. Fala, APF! Vi em um comentário antigo seu que o trabalho nas SR's é mais direcionado a um tipo de crime, mas como descobrir o que cada SR especificamente combate? Os recém-chegados só ficam sabendo depois de chegar na lotação? Hahhaha vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você se confundiu. Nas Superintendências você tem várias delegacias especializadas. Quando os novos chegam eles serão lotados em alguma dessas delegacias.

      As delegacias descentralizadas, que são aquelas que ficam fora das superintendências que trabalham como uma clinica geral. Atendem de tudo um pouco.

      Excluir
    2. Isso eu entendi! O que eu quis dizer é que existem diferenças nas delegacias especializadas das SR's, não!? Por exemplo, como eu gosto do serviço operacional queria fugir de trabalhos burocráticos, então queria ter em mente os locais possíveis de atuar na parte operacional caso fosse lotado em uma SR (DRE, DELEMAPH). Caso as superintendências forem iguais desconsidere essa minha dúvida. Aproveitando o embalo, é possível nas primeiras lotações atuar no combate ao crime organizado? Sei que existe essa delegacia no RJ (DRCOR). Por último, caso for para uma SR, existe alguma possibilidade do novato escolher qual delegacia servir? Ou é apenas abaixa a cabeça e vai filho? Valeu demais pelo retorno!!

      Excluir
    3. Vamos com calma.

      Normalmente é fácil ser lotado em uma Delemaph e DRE no norte. São delegacias que têm muito trabalho. Mas mesmo assim nem de longe é tão operacional quanto você pensa. A maioria do trabalho ainda é na investigação dentro do escritório. Em todas as superintendências existe delegacia de combate ao crime organizado. Se for, por exemplo, contra as facções criminosas, quando atuei, era na própria DRE. Inclusive foi um trabalho massa de ser feito.

      Normalmente o novinho é escolhido pela delegacia. Mas com o tempo ele vai conseguindo escolher.

      Excluir
  65. Excelente. Em relação ao curso de operações táticas, sabe maiores informações? Sei "tudo", mas ao mesmo tempo não sei nada, informações muito escassas.. sei que é necessário sigilo em muitas coisas, mas não dá pra chegar perdido e tentar bancar algo que você nunca treinou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o livro Charle Oscar Tango, vale a pena. Lá dá uma pincelada boa sobre o COT.

      Está aprovado nesse concurso?

      Excluir
    2. O livro é muito bom mesmo, mas estou em busca de informações mais aprofundadas, tipo "bizus" pra quem pretende fazer o curso. Estou aprovado sim, agora o objetivo é buscar uma boa lotação para me preparar para o COT. Valeu mais uma vez pelo retorno!

      Excluir
    3. Quando você tiver tomado posse, vai ter chance de conversar com muita gente, inclusive com o pessoal do COT. O bizu é estar com corpo e mente preparados. Muito bem preparados. Tive um amigo que tentou 3 vezes e não conseguiu. Mas tenho alguns outros que passaram de primeira. Siga na luta!

      Excluir
    4. Inicialmente, parabéns pela aprovação! Desejo sucesso nas próximas etapas.
      Algumas dicas para o COT:
      Primeira coisa é passar no TAF (muita gente fica, por incrível que pareça). Não é um TAF muito difícil, nem você está disputando vaga (é simplesmente passa ou não passa), mas como os exercícios são em sequência (o seu descanso é basicamente o tempo que os demais candidatos levam para terminar o exercício), fica meio puxado.
      2. Treine flutuação, pois "água não tem cabelo". Esteja confortável em flutuar PELO MENOS 2 horas na água, uniformizado. Se não conseguir lugar para treinar uniformizado, adquira um cinto de lastro com 4 kg de pesos. Não precisa ser nadador profissional, mas se você for "afogadão" fica difícil passar algumas etapas.
      3. Seja capaz de transportar um peso de 5kg um lado para outro de uma piscina de 25m, nadando de forma lateral (pode colocar a cabeça debaixo da água)
      4. Treine bastante marcha, 15km, uniformizado e com mochila de até 25kg (vá aumentando o peso e a distância gradualmente). Busque um ritmo de 10 min/km. Isso vai servir também para amaciar seu coturno. NÃO há necessidade de treinar corrida de coturno.
      4.1 Faça musculação / crossfit para fortalecer braços, costas e pernas, vai precisar!
      5. Quando você entrar, procure saber como são os testes de tiro (é divulgado em edital interno) e treine. Peça ajuda aos professores de armamento e tiro de sua unidade. Algumas pessoas reprovam no teste de tiro, inclusive o JOSE JUNIOR BLACK em sua entrevista para o canal do youtube DIARIO DA HONRA, disse que ficou no tiro (depois ele voltou e concluiu o curso do COT com sucesso)
      6. Esteja bom de corrida, busque correr 10km em menos de 55 min.
      7. Resolva sua vida pessoal antes de ir para o curso e prepare sua família para sua ausência por aproximadamente 5 meses.
      8. ESTEJA ABSOLUTAMENTE CERTO das razões pelas quais você quer entrar no COT e lembre-se delas todos os dias.
      9. A DICA MAIS IMPORTANTE DE TODAS: NÃO DESISTA, acredite em você, não importa o que os instrutores digam, não os deixe entrar na sua mente!! Só tem 3 caminhos para sair, uma vez iniciado o curso: DESISTIR, INSUFICIÊNCIA TÉCNICA, MORRER/PROBLEMA GRAVE DE SAÚDE. Até hoje ninguém morreu, então faça o seu melhor e NÃO TOQUE O SINO. Muita gente boa, que está bem fisicamente e tudo desiste em situações improváveis, onde nada de mais está acontecendo. Não seja uma delas.
      Sucesso!!

      Excluir
    5. Dentre os que iniciam o curso, formam entre 20 e 45% (meio raro este último, mas já houve). 90% de reprovação é exagero.
      A maioria dos que se formam, conseguem de primeira, mas alguns tentam 2 ou 3x. Não há limite de tentativas.

      Excluir
    6. Valeu mais uma vez, APF do Norte. O jeito vai ser eu ir para uma SR então, vou me esforçar na ANP para isso. E ?!, já salvei esse seu texto aqui, muito obrigado de verdade. Assim como o APF, sempre tenta ajudar os novinhos aqui hehehe já estou certo de que é isso que eu quero, informações como essas são ouro pra mim, nunca tinha me atentado que é importante treinar aspectos técnicos também, vou assistir essa entrevista agora! Valeuuu

      Excluir
  66. Bom saber disso! Esse seu amigo é guerreiro em... admirável sua persistência. Sabe dizer se é possível um APF fazer etapas do curso à parte? Como por exemplo curso de operações ribeirinhas, estagio básico de combatente em montanha, treinamento na caatinga etc. Se sim, estar lotada em uma SR ajuda nisso ou nas descentralizadas também tem essas oportunidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há alguns cursos desses, mas não junto com o pessoal que tá treinando pro COT. Quase sempre numa SR tem mais oportunidade.

      Excluir
  67. Primeiramente quero agradecer por tanta informação valiosa, APF do Norte. Me ajudou e está me ajudando demais desde montar as preferências de lotação até a compra do enxoval.

    Tô na primeira turma de EPF e queria saber se, caso chamem os excedentes, já estaria habilitado para remover.

    Sou mais um nordestino que vai querer voltar pra esse paraíso, mas sem deixar de aproveitar e viver a lotação que sobrar na ANP.

    Abração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim poder participar. Seja bem vindo à firma!

      Aproveite bem sua primeira lotação. Seus melhores amigos dentro da PF estarão lá. No seu caso, se chamarem os excedentes, vc vai remover rápido. Então talvez sua segunda lotação seja a que vc fique mais tempo e faça mais amigos de verdade. Porque acredito que ela ainda será lotação de novinhos. Mas é só uma teoria minha. hehehe
      Abraços irmão.

      Excluir

Manda bala!