terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Recém empossados do concurso de 2021 - Sejam bem vindos à firma, novinhos!

Compartilhar no Facebook

 


Pela primeira vez na minha carreira de Policial Federal tive a oportunidade de receber os novinhos (policiais que tomaram posse recentemente). Quando os novos chegam na Superintendência, normalmente eles passam por um estágio, de um ou dois dias, em cada uma das delegacias para poderem ter uma noção de como cada uma funciona e poder opinar em qual delas gostaria de trabalhar nessa primeira investidura. Falo “opinar” porque de fato a escolha final não é deles e podem ser lotados onde não queriam.

Para aqueles que não estão habituados vou explicar: uma superintendência é feita de várias delegacias especializadas, cada uma com seu nicho de atuação. Se você é lotado em uma delas, 99% do seu trabalho vai ser relacionado com aquele tema específico. Por exemplo, se você está trabalhando numa Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários, essa será, basicamente, sua área de atuação. Terá treinamentos específicos do tema e, com algum tempo, você será especialista nisso. Pode acreditar, você fica bom nessa porra! Logo que chega na delegacia parece que nunca vai aprender, é tudo muito nebuloso e parece difícil. Mas depois, quando mal percebe, já tá arrebentando nas investigações. É muito gratificante e, posso até dizer, divertido.

Depois que entrei na PF, em 2016, chegaram mais três turmas de novinhos. Duas do concurso de 2018 e uma, agora, do concurso de 2021. Mas nas duas de 2018 eu não participei da chegada dos novos: na primeira turma que chegou do concurso de 2018 eu estava de férias. Quando voltei eles já estavam com quase um mês de casa. Podem acreditar, o policial com um mês de casa já é muito diferente de um que tem poucos dias, ganha experiência muito rápido, ainda mais quando os antigos vão ajudando. Na segunda turma de 2018 eu estava de missão em Brasília. Quando voltei eles já tinham mais de três meses, os estágios já tinham acabado, e eles já estavam bem familiarizados com o trabalho.

Nessa primeira turma do concurso de 2021 eu tive a feliz oportunidade de receber policiais com apenas horas de posse. Encontrei com a colega responsável pela posse dos novos no corredor quando estava indo buscar um café, ela me abordou e disse: APF do Norte, esse aqui é para a sua delegacia, pode levá-lo lá? Eu perguntei: ele tá tomando posse agora? Ela falou, hoje pela manhã, e eu quero mostrar a sala da delegacia e apresenta-lo lá, que segunda o estágio dele já é com vocês.

Nessa hora você olha para o novinho, se apresenta, e percebe que os olhos dele estão brilhando. O cara acabou de entrar na Polícia Federal e sabe que não é para qualquer um estar aqui. Também sabe que não é qualquer polícia essa tal de Polícia Federal – é A polícia! Pelo olhar dele é notório que nem ele acredita ainda. Só quem ingressa na PF sabe a árdua batalha que é para estar aqui. Ele sabe que milhares tentaram e não conseguiram, porém ele logrou êxito. Isso não há dinheiro que pague. Falei para a colega: pode levá-lo lá, por favor, vou só ali na copa pegar um café. Ela: deixa comigo.

Esse novinho do parágrafo acima foi um dos últimos a tomar posse. Antes dele eu já tinha conhecido alguns. Inclusive vários já tinham feito estágio lá na delegacia. Com a chegada deles o clima de trabalho muda. Você os ouve nos corredores, no café, nas salas e até no estacionamento. É contagiante a animação. Faz recordar de quando foi com você, quando você chegou. Um dia todos fomos novinhos. A chegada deles traz excelentes recordações. Sangue novo nas artérias da Polícia Federal, trazendo oxigênio novo, que acabou servindo para renovar o meu ânimo também.

Sejam todos muito bem-vindos à firma. Fico feliz em recebê-los e mais ainda de muitos que estão aqui terem participado dos nossos simulados de informática. Agora vocês fazem parte da Polícia Federal. Ontem era só um sonho e hoje você está aqui. Nunca esqueça de quão sofrida foi sua batalha para que sempre possa dar valor à sua conquista. Aproveitem a estada e curtam cada momento. Chega de bla bla bla e vamos trabalhar!

 

Ps.: Senhores, não se esqueçam de me seguir no Instagram: @apfdonorte

Pps.: Caso goste das histórias, no livro são só inéditas. Clique AQUI!

Ppps.: Comentem e perguntem, sempre respondo a todos.

32 comentários:

  1. Muito bom! Segundo semestre estarei aí.

    ResponderExcluir
  2. Falaaaa, APF do Norte!! Tudo certo? Muito bom voltar a ler relatos aqui no blog, irmão!!

    Ansioso pra minha hora também!! Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudando ou aprovado já?

      Eu estava precisando escrever um pouco aqui, né? :)

      Excluir
  3. Sou excedente e com fé que também terei essa sensação e o brilho nos olhos.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Sou novinho, estou a pouco mais de um mês na firma. Sem palavras pra te agradecer, acompanho o blog a um bom tempo, de manhã antes de estudar sempre dava uma passada nesse e em outro blog pra vê se tinha post novo. Hoje sou APF, comecei a batalha em 2013; passei em 2014 fiquei no TAF; reprovei na objetiva em 2018; e hoje estou aqui, APF.
    Muito obrigado APF do norte, espero um dia poder te conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais, irmão. Seja bem vindo à firma. A batalha foi árdua mas a persistência venceu!!

      Está lotado onde?

      Excluir
  5. APF do Norte, você cita em seu texto que - ''Na segunda turma de 2018 eu estava de missão em Brasília. Quando voltei eles já tinham mais de três meses...''

    Você passou três meses em missão? Como fica a situação de que Trabalha em Manaus, por exemplo. Fica todo esse Período longe da Família, dos filhos e esposa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, eu fiquei 60 dias de missão e depois emendei com férias e recesso do final de ano. Mas esses 60 dias de missão acontecem. E sim, vc fica longe da família se não levá-los.

      Excluir
  6. Boa tarde APF! Na sua opinião, caso chamem os excedentes, isso pode fazer com que demore pra sair outro concurso?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta de Prova. Talvez sim. Mas não tem como dar certeza sobre isso. Foca nos estudos para quando chegar a prova você estar preparado!

      Excluir
  7. APF do norte, sabes onde encontro o último edital do concurso de remoção interna? Ouvi falar que existia uma normativa da PF que o exercício da chefia dentro do setor que está lotado aumenta a pontuação por dia, sabes se é verdade? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim esse ponto a mais. Normalmente é 0,1 ou 0,2 a mais. Mas não sei onde pode encontrar esse edital.

      Excluir
  8. APf do norte primeiramente parabéns pelo blog estamos no aguardo de mais matérias ,sabemos que um agente da Pf ganha bem,tem treinamento e status ,mas pela sua experiência em missões e vendo o dia a dia do trabalho do delegado e analisando satisfação pessoal no trabalho ,remuneração ,você trocaria agente da pf por cargo de auditor da receita ou delegado ,polícia legislativa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Auditor talvez, delegado talvez, policia legislativa jamais. Mas se me perguntassem qual eu queria assim, de graça, escolheria perito! :)

      Excluir
    2. Boa tarde APF do Norte! Por que escolheria ser perito? Além da remuneração o que te atrai nessa carreira? Ele é de alguma forma subordinado ao Delta? O perito participa ativamente das investigações ou apenas responde aos quesitos solicitados pelo Delegado?

      Excluir
    3. O que me atrai mesmo é o salário. Nunca vi nenhum participar ativamente de nenhuma investigação. O perito, assim como os outros cargos, são subordinados ao seu respectivo chefe. Ou seja, pode ser um delta, pode ser um outro perito. As vezes que eu vi perícia nos inquéritos eram respostas aos quesitos de quem investigava.

      Excluir
  9. APF, você se sente satisfeito no cargo de APF ou já pensou em trocar para alguma carreira com remuneração melhor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No geral estou bem satisfeito. Trocaria para perito da PF. Mas sem estudar, não vai acontecer. :P

      Excluir
    2. Como é o cargo de perito da PF exatamente (rotina, atribuições, etc.) ?

      Excluir
    3. Irmão, essa eu não sei responder. Sei que eles ficam no setor deles e são raros de ver, sério.

      Excluir
  10. APF do Norte, um salve! Quando os novos policiais chegam na cidade, é de praxe tomar posse antes de organizar a moradia? Ou os que já são da casa ajudam a localizar uma casa para morar? Como funciona esse primeiro contato com a cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente toma posse no dia em que chega. Principalmente se for ficar numa delegacia descentralizada, que tem que tomar posse na superintendência e depois ir para a delegacia. Os colegas ajudam já desde sempre, antes dos novos chegarem.

      Excluir
    2. Normalmente após a posse na SR, eles não ficam cobrando pra voce já entrar em exercicio ou respeitam aqueles 15 dias da 8112?

      Excluir
    3. Cara, não existe não respeitar a lei. É lei, deve ser cumprida. Simples.

      Excluir
    4. Valeu pela ajuda! É bom saber como dar os primeiros passos.

      Excluir
  11. Olá APF do Norte, obrigado pelo seu trabalho e rica contribuição. Decidi ser DPF, mas por causa da exigência de atividade jurídica/ atividade policial provavelmente não estarei apto para a vaga no próximo concurso, imagino 2024/2025. Estou na duvida se presto para qualquer polícia para adquirir os 3 anos de atividade policial ou se presto para APF pois sera necessário um dos dois caminhos para se chegar a Delta. Com sua experiência, os colegas de corporação costumam ter essa ambição? Ser APF pode me incentivar a ser Delta depois ou pode me desestimular a ter que estudar mais e de novo sabe, esse é meu receio. Qual sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns prosseguem nos estudos, outro gostam do cargo e não prosseguem. Vai no caminho que você gosta mais, ou no que você conseguir passar. Se for possível entrar o quanto antes para cumprir esses 3 anos de atividade, melhor.

      Excluir

Manda bala!