sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Livro com Histórias Policiais Reais Inéditas contadas por um Agente de Polícia Federal!

Compartilhar no Facebook


Senhores, finalmente saiu o livro. São 79 páginas com contos policiais reais e muitas histórias inéditas. Eu espero de coração que gostem.

Para comprar basta clicar no Livro no canto superior direito, ou na imagem dessa postagem acima!

O livro custa só R$27,90. E para quem comprar até dia 04/12/2020, tem um cupom de 30% de desconto. Basta digitar na hora da compra: marcozero

Abaixo o sumário, para deixar os senhores ainda com mais vontade de ler.


Sumário:

Agradecimentos .................................................................................................... 3

O começo do sonho.............................................................................................. 4

A trajetória ............................................................................................................ 7

As Academias de Polícia .....................................................................................15

Por que eu troquei o cargo de Policial Rodoviário Federal pelo cargo de Agente de Polícia Federal ................................................................................................21

Primeiros dias de Trabalho ..................................................................................24

Primeiros dias na Polícia Rodoviária Federal: Quero PIsta! .............................24

Primeiros dias na Polícia Federal: Quero ação! ...............................................26

História 01: Tentativa de furto aos correios e a primeira vez que precisei me identificar como Agente                          de Polícia Federal. ..........................................................................31

História 02: Missão na Base Fluvial no Amazonas ...........................................35

História 03: Vamos pegar um traficante? ..........................................................41

História 04: Presos do colarinho branco e a realização da profissão ...............45

História 05: Uma fotografia muito cara .............................................................50

História 06: Fogo amigo – Nem tudo são flores na Polícia Federal ..................56

História 07: Reintegração de Posse em Área Federal .....................................62

História 08: Operações de Busca e Apreensão ................................................67

        Busca e apreensão na cadeia .......................................................................68

        Quando a curiosidade do vagabundo ajuda a polícia ....................................71

História 09: Um Político Vagabundo a Menos ..................................................74

Considerações Finais .......................................................................................79


48 comentários:

  1. estou puto, perdi tua live cara, reativei Instagram só para ver tua live e fui derrotado miseravelmente pelo sono, estava pregado! fazer o que! quero esse livro ai pai!

    ResponderExcluir
  2. Olá APF do Norte, já comprei e terminei a leitura do livro!

    Tenho uma dúvida. Sou desenvolvedor de software há alguns anos, tenho muita experiência com programação e TI em geral. Sei que na PF existe a área na Pericia para peritos da área de informática. Mas o perito "investiga", ou só analisa a prova depois? O trabalho investigativo de crimes cibernéticos são feitos por Agentes?

    Tem lugar para Agentes que não gostam de ir a campo, mas ainda querem fazer o trabalho investigativo?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As investigações são feitas pelos Agentes. Perito faz os relatórios periciais. Isso é importantíssimo para qualquer investigação, mas quem junta o quebra cabeça somos nós.

      Tem lugar para todo mundo. Mas vez ou outra vão te demandar ir para a rua, principalmente se você tomar posse em delegacia descentralizada.

      Excluir
  3. Adorei. Muito inspirador. Estou estudando para concursos, comprei ontem por boleto e fiquei ansiosa para receber e ler. Não consegui parar de ler. Parabéns! Aguardo os próximos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico feliz que tenha gostado. Não esquece de avaliar lá no hotmart por favor.

      Excluir
  4. APF DO NORTE, teu livro é sensacional, cada frase que voce cita " é pra isso que eu estudei", enche de motivação, acabei de ver a prisão de josé e joão, MUITO FODA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Não esquece de avaliar lá no hotmart por favor!!

      Excluir
  5. Grande APF do Norte!
    Gostaria de parabenizá-lo pelo livro, espero que seja o primeiro de outros.
    Como funciona a autorização para publicar um livro ou até mesmo para dar uma palestra sobre algo que aconteceu na PF?
    Sei que, em regra, agentes não dão entrevistas e só falam com autorização. Há muita burocracia nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que se você for usar os símbolos da PF precisa de autorização. Se você for falar em nome da PF.
      O livro eu não pedi nada não. Contei histórias que são públicas ou que são particulares minhas. Espero não ter problemas :P
      Conversei um pouco com o presidente do sindicato, ele disse que não tinha problema lançar não.

      Excluir
  6. bom demais, APF! livro devidamente comprado e lido. show de bola! valeu demais pelas histórias e pela prestatividade com que vc ajuda o pessoal. grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Falaaaa APF, tudo certo? Pra não perder o costume das dúvidas, vê se consegue responder... kkkkkkk

    1) A Base Arpão foi criada com o intuito de ser contínua? Ou seja, é de fato uma base que sempre terá agentes de segurança nela fazendo a segurança da região?

    2) No período em que o APF fica na Base Arpão, ele receberá normalmente as diárias de missão ou haverá redução do valor por não haver custos com hospedagem/alimentação? Se houver essa redução é foda, porque já há um sacrifício de ficar 30 dias "preso" no meio do rio, longe de tudo e todos.

    3) Sem dar spoiler para quem ainda não leu, mas essa missão da Base Arpão deu a entender que foi imposição do chefe (mesmo você já tendo dito que gosta muito de ir em missões). Nesse caso, era sua "vez no rodízio" das missões ou essa era mais seu perfil e por isso você foi escolhido?

    4) Na Base Arpão, os PFs que vão em missão terão que ser na superintendência da região ou a SR "grita" para os superiores ajudar e mandar PFs de outras regiões?

    5) Eu curto acompanhar as notícias do MJSP envolvendo a PF e vi que há uns meses foi inaugurada a Base Trarbach na divisa MS/PR. Não sei se você vai saber detalhes, mas os policiais lotados nessa base provavelmente são em missão? Em caso de bases ou postos de trabalho em divisa de dois estados, preferencialmente os missionários serão das delegacias mais próximas ou nada a ver?

    6) Lembro que para progressão de classe é preciso fazer uns cursos e tal, já teve caso do delegado impedir o PF de fazer tais cursos ou dar tanto trabalho que fica inviável a realização dos cursos?

    7) Treinamento tático (ex: Armamento e Tiro) é realizado nas lotações do policial mesmo ou ele tem que deslocar para a SR da sua região para fazer?

    Só pra não perder o costume mesmo e incentivar a galera a perguntar por aqui!! Parece que o povo abandonou o blog e vazou todo mundo pro instagram kkkkkkkkk

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - A polícia Federal parou de enviar. Mas é pra ficar sempre lá na fiscalização. Vamos ver quanto tempo vai durar.

      2 - Recebe normalmente.

      3 - Era minha vez. Mas foi um rolo meio errado, mas era minha vez.

      4 - Nesse caso a PF parou de mandar. Mas muitas vezes vem PFs de outras regionais também.

      5 - Certeza que é pessoal de missão. Essa segunda informação depende muito da quantidade de efetivo. Mas normalmente vai o pessoal das delegacias/SRs próximas.

      6 - Não. Não existe isso de tentar impedir. Inclusive você tem uma hora por dia ou duas, não me lembro, pra poder fazer o curso.

      7 - Normalmente nas lotações. Se não tiver professor, vai uns de missão para dar o treinamento.

      Com relação a abandonar o blog, porque no instagram acaba que a interação é mais rápida. Acho que é por isso.

      Excluir
  8. Grande APF do Norte, deletei meu instagram mas vim aqui te parabenizar pelo seu livro. Excelente

    ResponderExcluir
  9. APF do Norte, passando aqui pra dizer que você faz a diferença na vida das pessoas! Desejo que você tenha muito sucesso com o seu livro!!!!!!! E quero te agradecer por responder e ajudar tanta gente com seu blog, você é uma pessoa de coração muito bom, que Deus sempre abençoe sua vida e da sua família. Ainda não pude comprar seu livro, só estou esperando minha mãe liberar o money pq dependo dela kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lari!!!

      Manda aí o nome da tua mãe pra eu poder cobrar dela :P

      Abraços.

      Excluir
  10. Ola Apf do norte, tenho uma dúvida aqui que está me consumindo

    Eu tinha carta de motorista desde meus 18 anos, e um parente meu tirou carta pcd (com essa carta, os carros saem com desconto de ICMS , IPI e IPVA)

    Eu nado há muito tempo e sempre aparecia uma tendinite no meu ombro, e como era uma das milhares de "doenças" que apareciam na lista (desde um bico de papagaio até parkinson) pra poder dar entrada em carro PCD, eu não tive dúvidas e fiz todo o procedimento pra poder comprar veículo novo com desconto, de forma legal .

    Só que na carta de motorista consta detalhes de uma carta pcd, escrita em vermelho algumas informações.

    Isso poderia me dar dor de cabeça lá na frente?

    Nem a tendinite tenho mais hj, é uma inflamação que dura uns 15 dias ..mas nos meus exames na época acusaram ela .

    Acredito que no exame médico não daria nada, mas ao apresentar a carta B especial antes da ANP, não sei se eu poderia ser desclassificado ou algo assim por ter usufruído de um direito meu na época ..

    O que vc acha? Terei que concorrer as vagas pcd por causa da carteira de motorista, mesmo não tendo a tendinite no ombro mais?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concorra às vagas para portadores de necessidades especiais. Siga normal.

      Se você passar em todos os exames médicos, a habilitação não vai influenciar.

      Abraços.

      Excluir
  11. fala APF, como funciona esse período de final de ano na PF? o pessoal faz algum revezamento pra tirar um recesso de alguns dias? os agentes que são de longe conseguem voltar pra casa pra passar natal e/ou ano novo com suas famílias?
    valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem recesso sim. Mas tem que compensar as horas. Normalmente o pessoal viaja para seus estados.

      Excluir
  12. Falaaaa APF, tudo certo? Você defende o tempo da ANP ser 4 a 5 meses, como era realizado antigamente (sem pandemia)? Tá rolando uma notícia dizendo que o MJSP solicitou brevidade entre edital e prova (de 4 para 2 meses), alegando, entre outras coisas, que a duração da ANP seria de 10 semanas (2,5 meses).

    Você acha que se a exceção virar regra haverá prejuízo para os policiais recém formados, ou melhor, para a PF como um todo?

    Não quero dizer com isso que os policiais que formaram em 10 semanas não são qualificados, mas acredito que a repetição leva à perfeição. Reduzindo a duração do curso, provavelmente deve ter tido redução de algumas aulas.

    O receio é não ficar capacitado o suficiente para atender as expectativas do órgão e não aprovar no probatório, mesmo sabendo que terei 3 anos para absorver todo conhecimento passado pelos colegas antigos.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô velho, eu não tenho bagagem pra responder isso. Se o pessoal responsável acha que funciona bem, quem sou eu pra dizer que não.

      A grande verdade é que com 4,5 meses você chega verde. Aprende mesmo é trabalhando. E convenhamos, na ANP tem um monte de aula que não serve pra quase nada :P

      Excluir
    2. 1. Quase 0% de chance de não passar no probatório. Só se for um puta preguiçoso e olhe lá.

      Excluir
  13. Parabéns pelo livro guerreiro! 1-Apfdonorte quem tem habilitação,porém não sabe dirigir por conta de ter ficado muito tempo sem dirigir vc recomenda fazer algumas aulas antes do curso de formação,obviamente depois de aprovado no concurso,isso vale para qualquer cargo policial ou só pra agente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era bom saber alguma coisa né. Vale para todos os cargos!

      Excluir
  14. 1-Apfdonorte,na sua opinião, o delegado da PF por mais vocacionado que seja pela carreira policial se ele passar no concurso de juiz federal ou procurador da república ele deve sair da PF só por conta da remuneração,bem como das vantagens do novo cargo? 2-Vc acha que no futuro os delegados da PF vão ter a mesma remuneração,status e prerrogativas de juízes federais e procuradores da república?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Mestre! Vi em uma postagem no seu instagram que vc ia disponibilizar as pontuações das lotações do último concurso de remoção. Você postou em algum lugar? (não estou cobrando, só fiquei deveras curioso)

    Valeuu!!

    ResponderExcluir
  16. Concerteza um dos melhores livros que já li, parabéns apfdonorte !

    ResponderExcluir
  17. Salve, APF! Quando um PF viaja à cidade natal dele de avião, existe algum procedimento pra ele estar armado dentro do voo? Ou não pode e tem que estar dentro de alguma bolsa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim um procedimento. Pode entrar com a arma na cintura.

      http://www.pf.gov.br/servicos-pf/carta-de-servicos/migracao/controle-de-armas-em-aeronaves

      e

      http://www.pf.gov.br/servicos-pf/aeroportos/controle-de-armas-em-aeronaves

      Excluir
  18. Falaaaaaa APF, tudo certo? Existe curso de tiro de precisão fornecido pela PF para os policiais que não fazem parte de unidades operacionais (COT, GPI ou NEPOM)?

    Até qual calibre os "policiais normais", que não fazem parte de unidades operacionais, têm que ser capacitados para usar? É comum ir em operações ou cumprimento de mandados que exijam uma repressão mais intensa e com isso equipamentos mais pesados?

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Treinamento continuado todo mundo faz. Par aos grupos especiais os treinamentos acabam sendo mais frequentes.

      Você sai da academia capacitado em todas as armas que vai precisar utilizar.

      Existem essas situações de maior repressão, mas não são tão comuns. Quando a situação é mais perigosa normalmente vai o GPI ou o COT.

      Excluir
    2. O curso de precisão da PF é somente para COT e policiais de grupos especiais de outras forças.
      Houve I Curso de Atirador Designado e I Curso de Atirador Designado Marítimo (destinado a policiais para dar um poder de fogo mais preciso em operações), mas houve somente 1 edição de cada, sem previsão de terem outros.
      Lembrando que enquanto o atirador de precisão TAMBÉM atua em situações de crise (como com reféns), o designado não faz esta função.

      Excluir
  19. Olá meu caro! sei que não tem muito a ver com o post mas em breve vou comprar o livro! hehe olha tenho duas dúvidas.

    1- Quanto vc gastou ou acha que se gasta com EXAMES Médicos + Enxoval? Creio que sejam os dois maiores gastos do processo pré-anp não?

    2- Estes dias quase que uma parente minha caia num golpe de estelionato, o famoso "golpe do amor" pela internet. Quase deposita um valor sem saber que estava sendo enganada. Graças a Deus houve um erro na operação e o dinheiro não conseguiu sair da conta, e aí com os alertas dos filhos ela desistiu de enviar e percebeu que tudo era um golpe. Agora relatei isso apenas pra ensejar minha dúvida. A situação toda gerou muita revolta na família em relação a esses marginais. Com isso fiquei pensando, puxa seria excelente poder trabalhar com esse tipo de crime ao entrar na PF. O que vc recomendaria? tentar "pedir" pra ir pra uma delegacia especializada nisso ou não teria como fazer isso? eu sei que gostei muito da ideia de combater esses crimes específicos de estelionato e extorsão, ficar caçando esses marginais na internet e ir lá prender! o que acha? Vejo a PC fazendo operações disso, mas sendo internacional creio que seja possível a PF atuar. Outra coisa tb que me interessam seria o combate ao tráfico de pessoas e de crianças! São coisas que me revoltam muito e me daria um prazer enorme combater esses crimes trabalhando na PF! Valeu meu caro! Avante!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuka, eu realmente não me lembro quanto gastei no enxoval. Os exames médicos eu fiz pelo plano de saúde, então não paguei nada.

      sobre os estelionatos: esses golpes são nacionais. Normalmente é a polícia civil que investiga. Tanto esse golpe do amor quanto o golpe pelo whatsapp. Ou seja, se entra na PF é quase impossível trabalhar num crime desse tipo.

      Sobre tráfico de pessoas, teria que trabalhar em uma cidade que ocorre esse tipo de crime. Por exemplo, eu nunca vi.

      Mas independente do tipo de crime que você queira trabalhar, normalmente nos primeiros anos fica fazendo de tudo. Depois vai se especializando.

      Excluir
    2. Cara queria compartilhar contigo outra coisa...Eu estudo pra ambos, PF e PRF certo? E sou fissurado, apaixonado sei lá como quiser chamar, pelas duas!. Creio que em qualquer das duas trabalharei com afinco e realização! Fico chateado quando vejo o pessoal de cursinhos dizendo que não dá pra conciliar ambos os concursos, mesmo sabendo que já houve diversos aprovados em ambos!. Como você foi aprovado em ambos, me senti encorajado a compartilhar isso...principalmente se o cara já tem uma bagagem de estudos de várias matérias que são correlatas, o que lhe permite focar mais nos pontos chave das matérias “mais temidas”. Sei que há grandes diferenças entre os editais e alguém começando do zero agora ou a pouco tempo, realmente é complicado, aí realmente exigiria muuuito esforço!, e o melhor seria escolher apenas uma e pronto...mas pra quem já tá na pegada a um tempo creio que dá sim p conciliar! Estou a quase 2 anos estudando, e focando nas duas, e pelo menos eu penso assim, que dá pra conciliar sim. Este ano fiquei desempregado, já estudava e aí fiquei com o dia todo livre pra estudar e fazer atividade física pra o TAF. Claro que pra isso entrei num acordo com o pessoal aqui de casa pra me dedicar a estudar e eles segurarem a onda ne...(o que não é nada brincadeira)...
      Particularmente acho que seria um desperdício de conteúdo o cara não aproveitar as duas e apostar só em uma. Ainda mais considerando que são várias etapas, ou seja, se o cara rodar em uma etapa já era, só daqui a anos pra outro concurso. Se escolher só uma e não passar, vai viver se perguntando o que teria acontecido se tivesse pelo menos tentado a outra. Com uma boa estratégia de estudo, dá pra o cara enfrentar as mais temidas da PF e manter um ritmo adequado de Transito da PRF. E cá pra nós? Tu acha que quem fizer a prova da PF não vai querer (mesmo que haja uma diferença de só uns 10 ou 15 dias pra prova da PRF) fazer a PRF tb não?

      Enfim, foi mais um desabafo!!! Eu aqui dando um gás e vira e mexe vem vídeo dizendo que não dá pra estudar pra os dois e que tem q escolher um num sei o que lá...enfim...acho que são duas oportunidades que não devem ser desperdiçadas...talvez escolher uma seja a realidade de muitos que tem menos tempo pra estudar e lamento por isso, ou os que começaram faz pouco tempo. Mas Obrigado por me “escutar” valeu! Fique a vontade pra trazer considerações hehe! Fé em Deus e muito estudo vou passar nas duas!!! Abração! Feliz 2021!!!

      Excluir
    3. Penso como você: se tiver tempo e disposição, por que não?

      Tenho certeza quem fizer uma vai fazer a outra, nem que seja pela tentativa.

      A PRF eu fiz estudando para PF. Tive um pouco de sorte de os editais serem relativamente parecidos na época.

      Excluir
  20. Olá APF do Norte !
    Primeiramente parabéns pelo blog, essa interação tem auxiliado e ajudado muitas pessoas nessa trajetória de concursos.

    Agora indo para as perguntas:

    01 - Eu servi o exército por um tempo e sempre tinha relatos de disparos acidentais. Gostaria de saber se na PF também acontece esse tipo de erro e, caso aconteça, se tem algum tipo de punição para a pessoa que cometeu o erro.

    02 - No caso do erro acidental relatado no livro houve alguma punição formal para o Agente que cometeu o erro ? (pergunto isso mas sei que a pior punição foi na consciência mesmo de quem cometeu o erro, não desejo pra ninguém cometer esse tipo de erro que machuca ou que pode até mesmo tirar a vida de um companheiro)

    No mais te dou meus parabéns pelo livro, algumas histórias eu já tinha lido aqui mesmo do seu blog, mas recomendo pra todos que se interessam em saber mais sobre a rotina policial. Um abraço e que Deus te abençoe !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 01 - Acontece. Mas não é com frequência não. E normalmente não lesiona ninguém. Pode haver alguma investigação ou processo administrativo disciplinar, mas normalmente uma conversa resolve.

      02 - Eu realmente não sei o que aconteceu. Preferi nem relatar e nem saber. O colega deve ter pirado com um acidente desses.

      Rocha, pior que eu achava que só a história da PRF e a rotina que estavam no livro e também tinham aqui. Mas fui ver que eu já tinha escrito parte da trajetória aqui também e não lembrava.

      Excluir
  21. Olá APF do Norte !
    Primeiramente gostaria de te dar os parabéns por esse blog que tem orientado muitos estudantes nessa trajetória de concurso policial.

    Bom, indo para as perguntas tenho duas:

    1 - Eu já servi o Exército por um tempo e sempre tinha aquele soldado mais desatento (ou bizonho mesmo) que fazia um disparo acidental. Gostaria de saber se isso acontece também na Polícia Federal com muita frequência.

    2 - Essa pergunta está relacionada com a primeira. Gostaria de saber se nesse incidente relatado no seu livro houve alguma punição para a pessoa que fez o disparo acidental (apesar de eu ter certeza que a pior punição é no psicológico da pessoa que deu esse descuido e machucou um colega). Pergunto isso porque no Exército esse tipo de descuido é muito grave.

    No mais eu gostei bastante do seu livro, parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rocha, acho que respondi essa no instagram né? Mas vou mandar aqui também para quem tiver essa dúvida.

      1 - Acontece algumas vezes, mas raramente acerta alguém. Porque se seguir o que manda a doutrina, de nunca apontar para ninguém, a não ser que vá atirar, mesmo se der um disparo acidental, acerta a caixa de areia, uma parece ou o chão.

      2 - Normalmente se abre um processo administrativo disciplinar, mas pelo que sei, se foi acidental e não pegou em ninguém, termina por aí. Algumas vezes uma advertência verbal já resolve, sem PAD.

      Não houve punição. O colega que foi atingido nem quis também. Tá vivo, bem, com quase nenhuma sequela.

      Excluir

Manda bala!