sábado, 28 de novembro de 2020

O que faz um Papiloscopista de Polícia Federal? Eu descobri!

Compartilhar no Facebook

Senhores, conversei com um PPF - Papiloscopista de Polícia Federal. E ele me relatou o que um papiloscopista realmente faz. Eu brinquei muito no Instagram sobre esse assunto, mas abaixo eu vou deixar o relato dele, ipsis litteris. Segue:

A gente fica lotado nos NIDs das superintendências e algumas delegacias, não é incomum os papiloscopistas de delegacias estarem fazendo o trabalho tal e qual dos agentes, seja por escolha ou por não ter o aparato técnico mínimo pras funções do cargo (pericial e afins).

As demandas de rotina são perícias em locais de crime e veículos envolvendo correios e caixa econômica, mais comumente. Sempre buscando vestígios de identificação por impressão digital. Das impressões coletadas a gente alimenta um imenso banco de dados pelo qual é possível confrontar a impressão desconhecida do local de crime com uma já conhecida de um prontuário civil ou identificação criminal anterior, por exemplo.

Tem uma parte, que é a mais demandada por sinal, administrativa. O escriba envia as BICs e nós retornamos a Ficha de Antecedentes Criminais. É função dos papis administrar e alimentar o sistema de informações criminais (SINIC) e é do Sinic que são emitidas as FACs.

Outra atribuição é a emissão de passaportes e carteiras funcionais dos colegas ativos e dos aposentados;

Tem a parte de representação facial humana que é o retrato falado e projeção de envelhecimento;

Da para dividir o cargo em funções administrativas e técnico científicas nessa parte mais pericial.

Fora isso você está livre pra participar de missões na qualidade de EPA (Escrivão, Papiloscopista e Agente), sem distinção.

E sim, somos poucos. No mínimo 5 por superintendência. Às vezes mais, às vezes menos. Aqui na minha somos 8.

Além dessas atribuições que falei acima, tem a necropapiloscopia abrangendo identificação de cadáveres e vítimas de desastres como na barragem de Mariana e a queda do voo da chapecoense.

ps.: Galera, tá aí o relato. As atribuições são interessantes, e são atividades que ajudam demais no trabalho investigativo.

pps.: Não sei que porra é BICs nem FACs. Nem adianta perguntar nos comentários. Se os colegas que leem aqui souberem, favor comentar. NIDs também.

ppps.: Não esqueçam de seguir no Instagram @apfdonorte - lá eu interajo com os leitores e sou bem mais divertido que aqui :P

34 comentários:

  1. Meu irmão lança logo esse livro!!!

    ResponderExcluir
  2. BIC= Boletim de Identificação Criminal
    FAC= Folha de Antecedentes Criminais

    ResponderExcluir
  3. Conversa com um perito e pergunta como é a rotina nas superintendências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer ainda. Se tiver algum perito lendo, poderia mandar um relato?

      Excluir
  4. Provavelmente os NIDs são os Núcleos de Identificação.

    ResponderExcluir
  5. hahahaha, ps pps ppps kkkk gostei demais, cada dia me interesso mais por esse órgão, tenho 15, faço 16 em janeiro e já estou estudando pra quando puder já fazer a prova e fé em Deus passar!! Obrigado por seus conteúdos, saiba que você me motiva muito e me tira boas risadas e momentos que me fazem eu sentir no qth e na qru, tks APF do Norte, Continue!!!

    ResponderExcluir
  6. Caraca, kkkkkk ps pps ppps foi bem dahora, parabéns APF do Norte por todo o conteúdo passado e pelas postagens, tenho 15 anos e estou rumo a APF futuramente, já estou estudando e tudo +, hora é video institucional, hora é depoimento de pessoas que exercem o cargo já, e o seu site ele é bem completo e muito informativo, desde já digo que você me ajuda muito, em postagens que leio as vezes me fazem sentir como se estivesse presenciando kkkk, favor não pare com essas coisas, postagens que ajudam demais cara, queria que você falasse como é da parte de escolha do p1 ou motorista da vtr, desde já, agradeço e ansioso para mais postagens hehe

    ResponderExcluir
  7. Muito bom sua iniciativa. Pertencerei!!!
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  8. NIDs: Núcleo de Identificações? Sei lá eu. Kkkk. Sempre há um mistério nessas salas. Kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Meu caro...o livro vai sair por aqui tb? Na forma de E-book? Quanto vai ser? Ahh cara esse livro bombar...é inédito e todo mundo tem curiosidade...to no aguardo! Abraço!!!

    ResponderExcluir
  10. Apf ,blza? Cara, em quais áreas ,tipos de crimes um agente consegue se especializar? Numa superintendência.
    É possível por exemplo um agente praticamente só atuar em crime cibernético, ou em crimes de pedofilia? Ou é sempre um generalista, vai aprecendo casos de inúmeros temas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, consegue se especializar nesses que você falou e mais em um monte. Você acaba sendo generalista nas delegacias descentralizadas.

      Excluir
  11. NID's são os núcleos de identificação das Superintendências Regionais

    ResponderExcluir
  12. APF do norte o que acha do depen é um bom cargo?poderia fazer uma matéria sobre o depen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jc, eu não curto. Tomar conta de bandido, para mim, seria um trabalho do terror. Mas há quem goste. Há quem ache que a PF é trabalho do terror.

      Se algum Depen quiser relatar seu trabalho, dia-a-dia e tudo mais, manda a letra que a gente posta.

      Excluir
  13. NÚCLEO DE
    IDENTIFICAÇÃO –
    NID
    Conforme organograma da PF. Valeu pelo relato, agradece o PPF.

    ResponderExcluir
  14. Porra, massa demais, não fazia ideia dessas outras atribuições além da de colher as digitais de locais de crime. Tô me formando em biologia e estudando pra escriba há 1 ano, fiquei ate meio inclinado a procurar melhor sobre o cargo de papi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, biologia está muito próximo a papi...muito mais relaciondo que escriba.Pense ai.

      Excluir
  15. Valeu por destrinchar um pouco sobre a carreira de PPF,porém vou perguntar sobre outro assunto! 1-Apfdonorte em alguns mandados de prisões que vocês cumprem,às vezes,vocês acham armas,carros roubados:crimes de competência da PC nesses casos vocês têm que apresentar na PC ou o inquérito é feito na PF mesmo,nesses casos o delegado sofre alguma punição,ou a justiça,mp manda o inquérito pra o lugar certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Se tá na operação da PF vai tudo para a PF. Depois, caso haja algo que é competência estadual, manda-se para a justiça estadual.

      Excluir
  16. APF, eu só quero agradecer, esse cargo é muito carente de divulgação e infromação parece que os papis não gostam de divulgar suas tarefas, talvez por serem tão poucos.Muito, mas Muito obrigado mesmo, estou numa difícil decisão sobre Papi-PF ou Área de saúde das Forças armadas e esse poste me ajudou a ver um pouco o que se faz na realidade um Papi.

    ResponderExcluir
  17. APF do Norte, obrigado pelo relato, uma dúvida, como no texto: "A gente fica lotado nos NIDs das superintendências e algumas delegacias", a primeira lotação de um Papi é mais tranquilo de ir pra Capitais, é possível já ir de cara pra grandes centros- Bsb,SP...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://novopolicial.blogspot.com/2019/11/lotacoes-que-foram-disponibilizadas-na.html

      Todas as vagas:)

      Excluir
  18. APF , normalmente o papiloscopista acompanha as esquipes em mandados de busca e de prisao, assim como agentes e escrivaes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se faltar gente. Aí ele acompanha ou fazendo papel de Agente ou de Escrivão ad hoc.

      Excluir

Manda bala!