domingo, 25 de outubro de 2020

Três histórias policiais curtas - PF e PRF

Compartilhar no Facebook

Primeira: A colega bruta!

Havia uma colega na PRF que tinha a fama de ser bruta. Quando eu tomei posse ela já tinha uns 6 meses de casa, e fiquei sabendo que alguns usuários que foram abordados por ela tinham indo na superintendência da PRF reclamar de sua brutalidade. Mas era o jeito dela. Se você conversasse com ela, era gente boa. Ela não era desonesta nem nada, só bruta no trato mesmo. Mas era boa de serviço.

Tirei um plantão com ela uma única vez, e nós precisamos sair do posto para atender uma ocorrência. Ela era a motorista, então foi dirigindo. Só que no meio do caminho tinha um carro parado na BR, com dois homens. Estavam a uns 2 quilômetros do posto da PRF de onde tínhamos saído.

Ela parou a viatura do lado e perguntou se eles estavam com algum problema. Os caras responderam que não, que só param pra urinar. Foi quando ela fez cara de capirota e soltou: precisava ser no meio da BR, porra! Eu tive que morder a língua para não rir.

Quando os caras foram embora, todos envergonhados, e nós tornamos para a nossa ocorrência, eu disse pra ela. Você é bruta hein! Meu deus do céu. Ela disse: todo mundo fala isso, estou começando a acreditar. Vida que segue.


Segunda: Escapando de um provável assalto.

Toda vez que chego para colocar o carro na garagem de casa, que tem um portão elétrico, eu fico atento aos movimentos da rua. Vejo se não vem carro ou moto, se não vem gente a pé ou se tem alguém por ali sem fazer nada, com atitude suspeita. Além disso, sempre paro o carro em uma posição que dê para arrancar caso perceba algum perigo.

Dessa vez cheguei em casa, parei o carro numa posição segura, olhei em volta. Nada suspeito, então cliquei no botão para abrir o portão. Quando o portão estava na metade, passou um carro por mim e parou a uns 20 metros a minha frente, no meio da rua. Na hora em que vi isso já cliquei de novo no controle do portão pra ele parar de abrir, ficando mais alerta ainda para a situação.

O carro começou a dar marcha ré. Nessa hora cliquei pro portão fechar, saquei a pistola e mirei na direção da porta do carona, que era a mais próxima de mim. Meu carro tinha os vidros escuros, então quem estava fora não podia me ver. Sentia o coração bater na garganta, tamanha adrenalina. E eu só pensava: se descer vai levar. Se descer, vai levar.

O portão fechou. O carro, do nada, parou de dar ré, já quase do meu lado, e foi embora. Até hoje não sei se eles notaram que eu tinha percebido a intenção deles, ou se era só alguém procurando um endereço. Mas confesso que foi tenso.


Terceira: Menina sozinha no embarque internacional.

Trabalhei na imigração do aeroporto por 5 meses, assim que fui lotado na Superintendência onde estou atualmente. Não era o que eu queria, mas fui cumprir minha missão da melhor forma possível. 

Não sei se é assim em todos, mas nesse aeroporto tem uma área quase que exclusiva para voos internacionais. E só abrimos esse setor quando estão chegando ou saindo esses voos. Durante o resto do dia o setor fica trancado. Nesse aeroporto os voos ocorriam somente na madrugada. Começavam por volta das 1h da manhã e terminavam lá pelas 5h.

Tínhamos acabado de atender o último voo do dia. O sol já começava a aparecer. Eu sai do atendimento para ir no alojamento buscar alguma coisa. Quando estava retornando, passando pela área internacional, que já estava toda trancada, vi uma menina, já adolescente, sentada num dos bancos.

Olhei mais de uma vez para crer, porque não era para ninguém estar ali. Como que ela entrou? Será que era uma assombração? Mas juntei coragem e fui lá com ela. Para minha alegria, não era um fantasma. Então perguntei dela como que ela tinha chegado ali. Ela respondeu que havia uma porta aberta e ela entrou. Alguém, provavelmente da equipe de limpeza ou companhia aérea, esqueceu uma porta aberta.

Se eu não a tivesse visto, ela perderia e voo e ficaria trancada até alguém aparecer. Chamei o responsável pelo embarque daquela passageira perdida e voltei tranquilo para o trabalho. Mais uma vida salva! hahaha

Por hoje é só, pessoal. Espero que tenham gostado das resenhas.

Não esqueçam de compartilhar e seguir no instagram: @apfdonorte.


120 comentários:

  1. Nem conheço a sua colega PRF e já gostei dela. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Grande APF do Norte, muito boas as histórias, tem PRF que é bruta mesmo, impões respeito e medo até. Uma dúvida, na sua opinião quais as vantagens e desvantagens de ser lotado em Superintendência? Vi nos seus posts que saíram vagas interessantes para SR's do Norte, iria fácil pra Manaus e Rio Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jr, isso é bem relativo.
      Mas na superintendência você tem mais oportunidades de trabalho, mas oportunidades de viagens, pode se especializar em uma delegacia. Porém, a pontuação é menor e a maioria não recebe o adicional de fronteira.

      Eu estou a quase 1 ano em uma superintendência, e a experiência tem sido melhor do que na delegacia.

      Rio Branco é excelente. Manaus é muito bom, mas não tem adicional.

      Excluir
  3. Só resenha APF Norte kkkkkk
    Além dessa situação do carro, já passou por outro cagaço assim? Alguma situação na rua ou algo do tipo?
    Imagino que pela cidade da primeira lotação ser pequena, a galera deve manjar que a pessoa é policial. Rola um certo receio por essa situação, ou vida que segue normal?
    E quando você cai num serviço que não te agrada tanto, como funciona? Consegue trocar de boa, ou fica agarrado até o Delta querer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, nunca mais passei por nada assim. Mas sempre fico atento.

      Na cidade pequena grande parte sabe. Isso é bom porque a galera te dá um tratamento diferenciado, e ruim pq pra investigar velado é quase impossível. Mas a vida segue normal.

      Quando cai num serviço desses, se for novinho, tem que ir fazendo até conseguir trocar. Mas acontece. Mas tem espaço para todo mundo.

      Excluir
  4. Seu blog é top!! Nunca deixe de vir aqui nos contar suas histórias!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom ver novas postagens por aqui, não esqueça de nós aqui! Forte abraço, guerreiro!

    ResponderExcluir
  6. A segunda história de um provável assalto... que medo! Esses dias vi um vídeo de uma PM feminina que ia ser assaltada por 2 homens na moto, passei meu dia pensando nisso! APF, todo policial tem que reagir a assalto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lari, essa PM mandou dois pra vala né. Foi safa demais! Ação perfeita.

      Você não é obrigado a agir quando estiver de folga. Mas se estiver armado e for abordado, vai ter que tomar uma decisão. Arriscar e ser morto com a própria arma ou reagir? Ou arriscar de o ladrão não te matar?

      O ideal é ficar atento sempre. Mas ninguém consegue. Você pode escolher tbm, nos dias de folga, sair sem arma e sem a carteira da polícia. Depende muito da pessoa.

      Excluir
  7. Apf do norte, sobre questão de moradia vcs optam por morar em apartamentos, condomínio de casas ou não tem problema morar em rua pública ?? Como é um trabalho de risco, imagino que muitos ficam receosos na chegada em casa ou em deixar a família descoberta.

    Outra dúvida fugindo um pouco do assunto é sobre a contribuição previdenciária. Como os agentes não irão receber mais aposentadoria integral, também existe a possibilidade de complementar para chegar ao valor integral aderindo ao funpresp. No seu caso, vc aderiu? É vantagem ?

    Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, se puder melhor condomínio fechado. Até mesmo pelas viagens. Na minha primeira lotação morei em apartamento. Viajava muito, não queria correr o risco.

      Eu aposento integral ainda. Mas se não, aderiria sim ao funpresp. Acho que vale a pena, já que para até 8,5% de contribuição, para cada real que você paga, o governo para outro real. Se você contribui 500,00 por mês, o governo deposita tbm 500,00 na sua conta do funpresp.

      Meu único medo é algum administrador corrupto sumir com o dinheiro e deixar todos a verem navios.

      Excluir
  8. APF, sobre a primeira história da sua amiga bruta da PRF rs você disse que ela era a motorista, na PF/PRF tem dias específicos pra alguém ser o motorista do dia? Ou qualquer agente pode decidir entre eles quem vai dirigir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lari, onde eu trabalhei na PRF só ficavam 2 no posto. Um era designado chefe e o outro motorista. O chefe ficava com a papelada no final do dia. Era só mais trabalho, nada de grana ou compensação.

      E no caso dela, no início do plantão ela foi enfática: você é o chefe, não vai empurrar pra mim o trabalho. Eu falei: ok.

      Aí quando teve a ocorrência ela queria que eu dirigisse, já tava me dando a chave da VTR. Aí falei: você é a motorista, não vai empurrar pra mim o trabalho. Por isso ela dirigiu! hehehehe

      Excluir
  9. Fala APF, tudo certo? Com relação a história 2, esse cuidado que você relatou é ensinado na ANP ou é adquirido com o tempo? Caso seja ensinado na ANP, existem outras disciplinas que tratam dos cuidados que o policial deve tomar em determinadas situações? Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VSLN, cara, os professores comentam. Mas não existe uma disciplina pra isso não. Só relato dos professores e muitas perguntas dos alunos.

      Mas eu aprendi isso antes de ir pra qualquer academia de polícia.

      Excluir
  10. APF do norte sua narrativa é ótima! Leio como se estivesse vendo a cena real!
    Por favor poste sempre que possível, suas histórias são hilárias!

    ResponderExcluir
  11. Show de bola mano! Obrigado novamente por compartilhar os relatos. Uma curiosidade, Teve alguma ocorrência que te emocionou? Seja na PF ou PRF ( se tiver nas duas conta ae kkk )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://novopolicial.blogspot.com/2015/06/e-tudo-comecou-com-um-bebado-deitado-na.html

      Essa foi foda.

      Excluir
  12. Excelente!! Onde você sentiu que a vibração dos colegas é maior, na pf ou prf? Outra dúvida, geralmente há vaga para barra dos garças como primeira lotação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FNS, tem colega vibrador nas duas. E tem os mulambos nas duas tbm.

      Barra do Garça é difícil até pra primeira remoção. Queria conhecer. Falaram vem dessa cidade.

      Excluir
  13. Boa noite companheiro!

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente conteúdo do blog e agradecer por toda atenção e dedicação que você dispõe aqui. Eu descobri o blog recentemente mas já devorei as postagens e as seções de comentários. Você é extremamente solicito com todos, admiro muito o que você faz aqui por todos nós. Todo conteúdo que li aqui me deu a certeza de seguir caminho nesse meu sonho recém descoberto de me tornar um APF. Gostaria de pedir a sua ajuda em relação a alguns pontos, serei muito grato caso possa contribuir.

    - Eu li um comentário que você respondeu falando que a sua vida mudou quando entrou na PRF e se tornou um policial. Você havia comentado sobre começar portar uma arma, andar armado e tals. Minha questão é realmente essa mudança de vida ao portar uma arma. Eu fico meio assim pensando nisso, meio receoso eu diria. Acredito que me sinta assim por não ter conhecimento, treinamento ou sequer ter pego em uma arma de verdade na vida. Gostaria de saber se antes de você ir pra academia também tinha esse estigma e se após o treinamento sua visão mudou. Como é andar armado após se tornar um policial? A atividade de um APF requer o uso da arma constantemente?

    - Você acredita que esse próximo concurso, considerando que serão bastantes vagas, seria possível pegar a primeira lotação em SP-Capital? Eu sou daqui e seria interessante se conseguisse isso. Mas confesso que após suas histórias e relatos, já acostumei com a ideia de ir para o Norte rs.

    - Por fim, eu gostaria de saber se ocorre algum tipo de preconceito/discriminação em relação a um homem gay ser APF. Você já presenciou algo na sua rotina, seja na ANP ou durante a carreira como APF? Assim, não me importo com o que os outros pensam e tenho certeza que tenho muito a agregar a essa instituição. Só espero fazer o meu trabalho tranquilo.

    No mais, é isso! Comecei os estudos recentemente e logo começarei fazer os simulados do Missão Papa Fox. Se tudo der certo, em breve nos vemos por ai!
    Mais uma vez obrigado pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vamos lá:

      - Eu tinha receio também de andar armado. Mas depois do treinamento as coisas mudam. Você conhece o armamento e sabe usá-lo. Claro que nunca é 100% confortável, mas é tranquilo.

      - Acho que tem muita chance de abrir para SP capital. Muita mesmo.

      - Cara, acontece preconceito no Brasil, a polícia não é diferente. Conheço alguns gays assumidos. Os caras são 10 no trabalho e como pessoa. Um, inclusive, é um grande amigo. Inclusive atualmente ele dá aula na ANP. Nunca vi terem preconceito com eles em relação às oportunidades.

      Todos que mostram serviço são bem quistos. Venha tranquilo.

      Boa sorte nos estudos. Continue dando notícias.

      Excluir
  14. Conheci hj seu blog, mas havia ouvido falar sobre em alguns vídeos da área dos concursos e, sinceramente, depois de ler um post, não consegui mais parar, foi um atrás do outro! kkkk Muito obrigado por nos trazer tantas informações e histórias que nos fazem sonhar com os fatos relatados. Espero que muitos outros relatos e curiosidades sobre a profissão sejam postados. A partir de hoje, vc ganhou um seguidor assíduo e não serão raros os meus comentários ou dúvidas. Grande abraço, APF do Norte!

    ResponderExcluir
  15. Fala APF, uma dúvida: Nessa superintendência em que voce trabalhou no aeroporto, qual era sua escala de trabalho? era seg a sex normal? ou trabalhou nos plantões 24/72.

    ResponderExcluir
  16. Que massa cara! Muito bom...imaginei cada situação na minha cabeça e só me motivou mais ainda!Sensacional!!!
    Eu sei que a galera as vezes gosta de trabalho em aeroporto pelo que vê na TV. Mas eu particularmente gosto muito de aeroporto...já viajei bastante e sei lá tem algo no ambiente ali que me inspira...não sei se tem a ver com ver as pessoas cada uma com uma história indo e vindo...algumas mudando de vida outras preocupadas enfim gosto do ambiente mesmo como civil passageiro por enquanto. Fé em Deus e muito estudo vou passar na PF e vo tentar assim q possível algum aeroporto...tb sou fluente em
    Inglês e Espanhol...fala e escrita...vou tentar👊...obrigado de novo pelo post...#postamais hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuka, o que eu mais gostava no aeroporto era de conversar com os passageiros. E reencontrava vários conhecidos. Chegue junto.

      Excluir
  17. Já que vc citou a policial bruta rsrs, fala um pouco ai, sobre as mulheres na polícia, se em quase todas as missões elas participam, se são tratadas igual aos homens ...essas coisas
    Acho muito massa seu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mulherada é minoria. Mais ou menos 10% do efetivo.

      Elas sempre estão participando, mas sempre tem um ou outro policial que acha que lugar de mulher não é lá. Otários.

      Excluir
  18. Pior que eu acho que a "bruta" agiu certinho. Acredito que algumas abordagens Brasil afora poderiam ser diferentes, mas o cara parar na BR pra tirar água do joelho é demais. Quem reclama de comida nessas horas só falta querer que o agente leve um cafézinho com chantilly de cobertura.

    P.S: Depois que eu entrar nesse próximo concurso, te conto como é a seita dos Papis do lado de dentro kkk. Abraço APF!

    ResponderExcluir
  19. Apf do Norte, tem como conciliar família e fazer parte de algum grupo especial como COT ou GPI? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GPI é bem de boa, mas o COT é mais difícil. Os caras viajam demais.

      Excluir
  20. Fala apf, entre agente e escrivão, o agente lida bem menos com o delegado né?
    O escrivão fica mto com o delegado? Vira tipo um secretário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, escriba trata diretamente com o delta. Mas não é secretário não. Ele é o responsável por tocar a parte burocrática do inquérito. Mas não vai pegar água e nem servir cafezinho. E nem ligar para alguém para depois passar para o delegado.

      Excluir
  21. Fala Apf, ótimas histórias! Hahaha mas, se possível, sane essa curiosidade minha , é até meio aleatória. O cargo de Delegado da Pf exige 3 anos de atividade jurídica ou polícial, certo? Você sabe informar, se aquela (PLF) polícia legislativa federal funciona como atividade policial???? Visto que é uma polícia que atua dentro de uma esfera de segurança mais centralizada(so atua dentro e nas imediações do congresso no caso) e não de uma forma mais abrangente como as demais forças políciais. Além disso, eu li o edital da PF e lá fala que precisa ser de natureza policial, mas logo após cita algumas forças PC, PM, PF, PRF, PFF e não cita a legislativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que só valem as polícias que estão na constituição. A gente sabe que a polícia do senado não é polícia de fato. Só o nome é esse com um salário excelente. Mais uma prova de que não são policiais.

      Excluir
  22. O blog continua show de bola ;) Olha, se essa PRF bruta estiver lotada atualmente no Mato Grosso, eu acho que imagino quem possa ser kkkkk :T

    Datíssima vênia, Excelência, alguns questionamentos:

    1 - Minha esposa é servidora pública federal da EBSERH, empresa que administra os hospitais universitários federais. Tem conhecimento de alguma legislação que possa me puxar para a lotação dela, ou ela para a minha? Ouvi dizer que nas forças armadas tem algo parecido...

    2 - No achismo, qual cargo (agente ou escriba) e/ou qual departamento (PF ou PRF) vc acredita ser possível ficar ou voltar para Cuiabá ou alguma cidade do MT o mais rápido?

    3 - O que vc está achando dessa glamourização e "instagrinação" da atividade policial? Pessoal entrando com o foco de virar celebridade, criar curso e virar couch.

    Comprarei fácil o livro, emendar a leitura com o do hooney =D

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo, acho difícil conseguir essa remoção. Pelo menos a polícia não deixa fácil não. Nas forças armadas acho que conseguem, mas os caras são muito mais fortes.

      2 - Cara, quando fiz a ANP tinha vaga pra Cuiabá. E para mais algumas cidades do MT. Acho que qualquer desses cargos, se não for de primeira, vai logo no primeiro concurso de remoção.

      3 - Acho que tava faltando isso. Muita gente gosta da atividade. E os policiais estão aproveitando pra ganhar uma grana extra.

      Acho que cada um sabe o que quer da vida né. Os médicos fazem isso a algum tempo. Deixa os "puliça" tentar! hahahh

      Abraços.

      Excluir
  23. APF do Norte, você conhece a Mulher na Polícia? Está tudo bem com ela? Ela nunca mais postou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, conheço só de falar com ela no blog. Ela sumiu. Inclusive nem os comentários ela responde mais. Realmente não sei o que houve :(

      Excluir
  24. Oi, tudo bem?
    Bruta? Eu achei ela ótima, me identifiquei! 😂
    Sobre a segunda história,o coração acelerou só em ler o relato. Imagino a situação com a família dentro do carro, a adrenalina deve dobrar.😟
    Sobre a garota do aeroporto, eu iria me aproximar dela fazendo o sinal da cruz igual ao Chaves, quando entrava no apt.da bruxa do 71 😂😂😂

    Adorei as histórias!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eai, apf. Obrigado por compartilhar as histórias! Hahaha. Então, eu tenho uma dúvida; o edital da PF deixa bem claro, de forma direta, que pra todos os cargos é exigido dedicação exclusiva ou seja n pode ser administrador de nenhuma empresa, negócios etc. Nada que comprometa o devido exercício da função, certo? Eai surge minha dúvida, eu gosto e trabalho também com marketing digital é uma atividade que eu consigo fazer de um computador na minha casa,100% online e nas horas vagas. Nada que comprometeria meu exercício de função, pois so realizaria quando n estivesse no trabalho e ainda tiraria um extra né rsrsr. Você acha que eu ser agente da pf e trabalhar com marketing poderia ser tornar um problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu só não pode constituir uma empresa pra realizar esse trabalho. De resto, ninguém vai te incomodar não.

      Excluir
    2. Falaaaaa, APF!! Tudo certo? Essa proibição é referente à constituição de empresa ou por realizar atividade de gerência na própria empresa?

      Já ouvi falar que o PF pode ter N empresas, porém só não é permitido que ele atue nas empresas. Ou seja, ser apenas acionista.

      Essa é uma dúvida minha também... Existe aquela perseguição caso o PF tenha uma empresa e atue nela durante as horas de folga?

      Tenho outra dúvida com relação a isso, vê se consegue responder... Existe proibição caso o PF construa casas para vender na lotação que ele estiver? Você conhece alguém que tenha alguma atividade paralela ao serviço público?

      Grande abraço!!

      Excluir
    3. Opa apf, aproveitando o embalo da dúvida do colega aí hahaha quando você se refere a "Constituir Empresa" você se refere a ter um outro local físico de trabalho, com escritório, funcionários, atendimento, gestão etc. Ou o simples fato de ter CNPJ registrado já é considerado constituir empresa?? Valeuu por sanar nossas dúvidas!

      Excluir
    4. Você pode ser sócio cotista. Não pode trabalhar de fato na empresa. Por exemplo se você tem uma empresa constituída, mesmo como sócio administrador, mas não trabalhando nela de fato, não tem problema.

      conheço alguns que tenham atividade paralela. Mas normalmente quem toca a empresa é a esposa, ou irmão. E o cara vai lá ajudar.

      Mas sempre pode te dar problemas.

      Excluir
  26. APF, é comum o policial ir trabalhar de moto ou quando chegam no norte compram o carro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o norte é muito úmido e costuma chover bastante. Se você tiver acostumado e os equipamentos, sem problemas. Eu vou algumas vezes de moto. Mas tenho carro tbm para os dias de chuva.

      Excluir
    2. É seguro ou você só pode ir à paisana?Viajar no norte nas estradas também é de boas? Gosto muito de motos e prefiro estas do que carro.

      Excluir
    3. Normalmente você trabalha a paisana. Eu não faria isso uniformizado.

      Excluir
  27. Apf do norte, me tira uma dúvida em relação a PRF. Na primeira lotação os PRF's recebem algum tipo de auxílio para se instalar na nova cidade? Sei que com os militares do EB existe. Abraços e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera, irmão, quem dera. Recebe porra nenhuma. No máximo o chefe não te põe logo na escala pra você ir se alojando.

      Excluir
  28. Falaaaaa APF, tudo certo? Assisti um vídeo da escolha da lotação da PRF no Youtube, e o 01 do CFP "ganhou de presente" (por ter sido o 1º colocado no curso de formação) a escolha de qualquer lotação do Brasil.

    Será que na ANP da PF teremos esse presente também? kkkkkkkkkk

    Como APF, você considera que as lotações menos favorecidas são essenciais para formar policiais mais completos? Você considera que suas lotações iniciais acrescentaram muito na sua formação?

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRF fez isso foi? Não sabia. Acho difícil a PF fazer. Antes era assim, agora não mais.

      Não acho que são essenciais não. Acho que em qualquer lotação você pode ter uma boa formação. O que acontece nessas cidades é que você endurece a casca. Começa a suportar algumas coisas que não achava possível que fosse. Por exemplo ficar 5 dias sem água encanada. Não ter todos os produtos no supermercado, missões no mato.

      Mas pra prender a investigar, o melhor é ir para alguma das superintendências.

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/watch?v=hn03ggw4rFI&t=354s

      O vídeo que comentei!! É de arrepiar ao assistir kkkkkkkk

      Quando você diz que é melhor a SR para investigação, é por que ela tem mais recursos disponíveis para investigação ou o trabalho é mais focado nisso? Fazendo uma analogia horrível... É como se o pessoal da SR fosse o cérebro e a galera da Delegacia os "peões" que fazem o trabalho pesado?

      Grande abraço!!

      Excluir
    3. Porque as SRs tem delegacias especializadas. Nas delegacias descentralizadas você um serviço de clinica geral. Acaba não se especializando muito em nada. Não existe hierarquia entre as delegacias, então todos são cérebro e força. ahahahah

      Cara, o vídeo é bom mesmo. Não sei como você conseguiu mandar por aqui, mas é bom demais mesmo.

      Excluir
  29. Apfdonorte se o delegado da PF tiver formação além do direito também em Medicina ele pode trabalhar como médico na sua folga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, mas não sei o que um médico vai querer fazendo um concurso pra delegado :P
      Porque ele vai ter que ter se formado em direito, ter trabalhado como advogado, depois ter feito medicina, e só então passado no concurso. Bem improvável. Mas, se alguém tiver essa paciência e vontade, é sim possível.

      Excluir
  30. Bom dia amigo!

    Cara, pergunta chata, mas de quem não quer ver o sonho virar pesadelo: Corrupção na PRF, você já presenciou ou ouviu falar sobre?

    O meu receio são histórias onde, além de presenciar o fato, te empurram parte da propina goela abaixo para que você também esteja "envolvido".

    Acontece? Sabe de algum caso?
    Se for viagem minha, me desculpe... Mas sou do RJ e aqui não se pode confiar nem na própria sombra :(

    Abraço e parabéns pelo trabalho aqui! Vejo que ajuda a muitas pessoas, além de mim :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, onde trabalhei não acontecia. Mas aí no RJ eu não sei.

      Excluir
  31. Apf, tudo bom? Amigo, uma dúvida sobre os cursos de formações da polícia. As aulas de direção veicular do CFP da PF são muito diferentes do CFP da PRF? Pq na PRF o veículo é seu principal instrumento de trabalho, então eu acho que tem uma carga horária maior de aulas com veículos na PRF. Correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRF a carga é maior, e cobram mais a segurança. Mas na PF a aula é boa demais também. Uma das melhores aulas, na minha opinião, das duas academias. Me divertia mais até que nas aulas de tiro.

      Excluir
  32. Apfdonorte o policial do GPI tem alteração na sua rotina:trabalho,família,além disso quem é operacional e é operador do GPI na sua opinião a PF dá suporte tipo:armamento pesado,treinamentos e etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não altera muito não. O bom é que tem muito mais treinamento. E acesso a armas pesadas todo PF tem. Alguns do GPI conseguem acautelar fuzil. Mas não sei se sempre.

      Excluir
  33. Fala meu amigo, você tem noção de como funciona a carreira mais diplomática da PF? Sendo mais específico, para ser um Adido (no caso de ser Delegado) ou Adido Adjunto (para Agente, Escrivão e Papilo, existe algum caminho a ser traçado? Ficar lotado em algum estado específico, fazer algum curso dentro ou fora da PF, ou algo do tipo? Ou o cargo de adido é um cargo totalmente por indicação? Valeu pela atenção de sempre meu amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, é sempre por indicação. Normalmente agentes, escribas e papiloscopistas que vão, são muito foda no que fazem. Os caras se destacaram muito durante a carreira.

      E o cargo de adjunto é temporário. Todos que eu conheço ficaram por 2 anos. Eu não sei se pode prorrogar.

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maioria das delegacias não tem nenhum. Quase todos ficam nas SRs.

      Excluir
  35. Falaaaaa APFF, tudo certo? Tá rodando nos grupos de whatsapp um vídeo que há civis saqueando um caminhão na estrada e tem um grupo de PRF que presencia a ação. O vídeo é bem triste e feio de ver pelo fato que há um homem morto no acostamento, é sinistro!!

    Você já passou por alguma situação parecida? Cenas como a do vídeo é comum em rodovias do país?

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca passei. Vi o vídeo. Os saqueadores são indígenas. É sinistro demais.

      Nunca tinha visto algo assim antes não.

      Excluir
  36. 1-Apfdonorte delegado não pode mais fazer o curso de operador aerotático portanto não pode fazer parte da CAOP será que isso pode se estender para o GPI,bem como para o COT? 2-No caso dos deltas que querem fazer parte do GPI qual o papel deles no grupo eles podem ir nas missões,treinam junto com os agentes,além disso com o grande número de inquéritos o delegado tem que acumular ser do grupo,e,também estar lotado em uma delegacia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - não sei se não pode fazer curso do CAOP. Essa informação é nova pra mim. Acho que isso não é verdade. Logo não se estende pra canto nenhum!

      2 - Trabalham igual aos outro operadores. Normalmente acumulam trabalho. Não conheço nenhum que faz parte do GPI.

      Excluir
    2. Fala apf, nenhum delta faz parte do GPI pq puxa demais acumular as duas funções ?

      Excluir
    3. Deve ter delta que faz parte de GPI, eu que não conheço nenhum.

      Excluir
  37. APF do Norte, quem tem vontade de ter algum cargo público, como ministro, ou secretário, a carreira de Agente, Escrivão ou Papi consegue proporcionar algo do tipo? Acha que se especializando na área de Gestão Pública (com pós graduações, mestrados, etc..), é possível almejar essas funções? Ou até mesmo dentro da PF, com essas especializações, consegue alcançar um cargo de chefia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, conheço um cara que foi corregedor do estado de onde trabalhei. Mas o resto acho bem difícil. A não ser que você seja o filho do presidente e escrivão da PF, que pode rolar até de ser embaixador.

      Dentro da PF ser chefe é quase impossível.

      Excluir
  38. Acho seu blog sensacional.
    Tenho uma dúvida..
    Como funciona o expediente na PF?
    Especificamente de escrivão..
    Quero passar mas pretendo continuar estudando pra outra carreira..
    Então gostaria de saber sobre horários etc.. se é tempo corrido ou não..
    Desde já muito obrigado amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7h por dia, mais uma hora de atividade física. Não é tempo corrido. Tem muito trabalho para fazer, ainda mais sendo escriba.

      Excluir
  39. Entre PF e PRF qual você acha que a pessoa tem mais tempo "Livre" pra fazer outras atividades? Uma faculdade, por exemplo. o fato da PRF trabalhar em plantão e viajar muito menos você acha que "sobra mais tempo?? Ou isso é uma afirmação equivocada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRF tem muito mais folga para fazer outras atividades. A não ser que você fique no plantão na PF. Aí fica muito melhor de tempo na PF.

      Excluir
  40. Boa tarde!

    Gostaria de agradecer pelo blog inicialmente, suas experiências tem me ajudado muito a manter o foco e seguir no objetivo de conquistar a tão sonhada vaga na PF. Sou de Recife e sempre tive o sonho de seguir por essa carreira. Acabei por coisas da vida me distanciando disso e buscando outros meios de vida, de uns tempos pra cá decidi voltar a estudar e que eu queria uma estabilidade melhor para a minha família. As vezes não consigo acompanhar o blog pois o tempo é muito apertado com os estudos, porém, já li boa parte das postagens. É muito bom ter essas informações de alguém que já é de dentro e pode mostrar um pouco do que nos aguarda. Obrigado mesmo!

    Tenho algumas perguntas que se você pudesse esclarecer ficaria muito agradecido:
    Eu opero no mercado financeiro, precisamente faço operações de compra e venda de ações (trade), o fato de ser PF implica em realizar esse tipo de trabalho a parte (operar no mercado financeiro)? Eu já pesquisei e não achei nada relacionado, apenas que não pode ser ADM de empresa ou MEI, o que não é o caso.

    Outra questão que eu queria saber seria com relação ao CAOP, Existe um curso especifico assim como o C.O.T para ingressar ou curso no CAOP é apenas pra operador aerotático? Sempre me interessei por Aviação em geral e fico curioso em relação ao CAOP.

    Desde já Obirgado! Vou correr de volta para os Estudos que estão intensos kkkk... Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema em operar mercado de ações não. Só vai ter menos tempo, já que vai trabalhar no horário em que o mercado está funcionando.

      O CAOP tem um curso de operador tão puxado quanto o COT. É esse curso aí aerotático. Tem que querer muito para conseguir.

      Excluir
  41. Oi APF, tudo bem? Blog sensacional esse
    o seu. Parabéns!

    Eu queria fazer a seguinte pergunta: acontece de alguma vez, ainda que raramente, chegar um dia em que o trabalho na PF se "esgota"? Tipo, chegar um dia em que um agente ou escrivão termina as suas tarefas e não tem mais nada pra fazer, pelo menos até aparecer outra? Ou o trabalho aí na PF é "ilimitado", de maneira que vc nunca realmente consegue fazer tudo que tem que fazer e ficar de "folga" sem fazer nada, ao menos por algumas horas? A minha pergunta se refere tanto às SRs quanto as Delegacias menores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, depende do setor. Mas em locais mais calmos de delegacias pequenas, acontece de o cara finalizar. Mas é raro. Mas não é esse frenesi todo que acham que é não, mesmo porque o trabalho tem que ser feito com excelência.

      Excluir
    2. Falaaa APF, tudo certo? No caso do expediente do PF, é igual a instituição bancária que quando dá a hora do peão, ele levanta e pica a mula? kkkkkkkkkkkkkk

      O banco foi apenas um exemplo, nada contra!! É que a população normalmente tem uma imagem ruim do tratamento das instituições bancárias.

      A regra na PF é que não faça "hora extra" a não ser que tenha realmente necessidade? Caso positivo, precisa pedir a "benção" do chefe do setor ou o chefe mesmo que solicita celeridade naquela atividade?

      Grande abraço!!

      Excluir
    3. Ah, valeu APF, muito bom saber.

      E abusando só mais um pouquinho da sua paciência. É que ao responder o Fernando mais acima, vc citou que o horário de trabalho aí é 7 horas mais uma 1 hora de atividade física. Como é isso? Eles fiscalizam pra saber se vc tá fazendo essas atividades mesmo ou se vc tá usando essa hora pra outras coisas?

      Outra coisa, vc disse que não é tempo corrido, então é obrigatório ter 1 hora de almoço entre as 7 horas? Pergunto isso pq em tribunais, por exemplo, é 7 horas de trabalho direto, então quando vc falou outras vezes que o expediente é 7 horas, me pareceu que aí também era assim. Se eu tiver entendido errado, já peço desculpas rsrsrsrsrs.

      Agradeço desde já a resposta.

      Excluir
    4. VSLN, não tem nada a ver com a instituição. Nem se compara a quantidade de trabalho e a pressão que sofre. Quem trabalha em banco se fode muito mais.

      A regra é trabalhe o suficiente para entregar no prazo. Às vezes é necessário ficar a mais. Não precisa do aval do chefe não. Só se o policial estiver extrapolando que o chefe pergunta o motivo de tantas horas extras.

      Excluir
    5. Vinicius Duarte, ninguém fiscaliza essa hora de atividade.

      Não pode fazer corrido. Normalmente tem que tirar essa hora de almoço. A não ser em casos excepcionais. Um dia ou outro que você precisou fazer corrido, não tem problema. Mas não pode ser regra.

      Excluir
  42. Fala guerreiro tudo bem! 1-Apfdonorte após o CFP o delegado consegue voltar para Salvador com mais ou menos quantos anos de casa? 2-Na escolha da primeira lotação no caso dos deltas é melhor escolher uma lotação de pontuação alta,haja vista que o delegado queira vir logo pra Salvador? 3-Apfdonorte eu vi no site da fenapef que apartir de agora os policiais federais mesmo aposentado continuarão com a arma da instituição isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Cara, não sei. Pra delegado é tudo muito diferente.

      2 - Sempre pontuação alta é melhor, principalmente para voltar pro nordeste.

      3 - Parece que procede sim. Mas vou me preocupar com isso daqui uns 20 anos! hahahahah

      Abraços.

      Excluir
  43. Fala APF, eu de novo . Desde já agradeço pela sua atenção conosco, está sendo de grande valia.
    Considerando que vc falou que são 7h de trabalho, como seria esse turno?
    8 às 12h e depois 13h às 16h?
    Há possibilidade de começar antes das 8h?
    Além disso, a PF possui algum tipo de estrutura para exercícios? Academia etc..
    Valeu, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, esse horário é extremamente flexível. Pode chegar 7h, ir almoçar 13. Por aí vai,

      Algumas delegacias possuem academia, mas ainda não é regra.

      Excluir
  44. Falaaaa APF, tudo certo? Lembrei da postagem sobre a ANP e surgiu uma dúvida... Lembro que você falou que no primeiro dia da anp é uma agonia retada e que você só apareceu no segundo dia porque já sabia como funcionava a coisa. Considerando que os alojamentos são formados por ordem alfabética (acho que já li isso em algum lugar, bem provável que tenha sido aqui também), sua "vaga no quarto" estava reservada com seus colegas ("APF do Sul", "APF do Nordeste", etc) ou você foi encaixado no alojamento que ainda havia vaga, independente do nome da galera?

    Dúvida besta, mas foi só porque fiquei pensando nisso mesmo kkkkkk

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os alojamentos já são pré-determinados, independente do dia que você chega.

      Excluir
  45. Eai apf. Trabalhar em plantão na PF é difícil??? É mais fácil em SR? muitos optam plantão a expediente ou é raro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plantão é mamata. Os antigos normalmente querem ficar de boas no plantão.

      Excluir
  46. Boa tarde APF do norte, espero que esteja bem, seguinte vi em um stories no instagram que vc disse que esperava que a PF fosse mais "dinâmica", teria como dissertar mais sobre isso? Confesso que me despertou uma certa curiosidade, vejo que muitas pessoas tem uma visão equivocada sobre o trabalho de uma policia judicial como a PF que em suma é mais burocrático do que o serviço de uma PM ou até msm PRF da vida, acho que isso fica mais evidente ainda na vontade de grande parte da galera que ta estudando de entrar em grupos especializados, desde já fica o meu forte abraço e agradecimento pelo conteúdo postado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, eu já respondi isso no instagram pra você né? Eu acho que já. Tanta gente me perguntou isso. Acho que vou até fazer um texto sobre o assunto.

      Excluir
    2. Não exatamente pra mim, mas vi que várias pessoas fizeram a mesma pergunta e vc já havia respondido, porém so fui perceber depois que havia comentado aqui no blog kkkkk.

      Excluir
  47. Boa tarde guerreiro beleza! 1-Apfdonorte se um PF cometer um crime por exemplo lesão corporal,na sua folga,a PM pode conduzir pra polícia civil ou o PF tem a prerrogativa de ser conduzido pra corregedoria da PF? 2-Apfdonorte se um policial federal estiver na sua folga e sofrer um roubo os delegados/chefes deixam usar uma viatura da PF com uma equipe de policiais para fazer diligências haja vista que na teoria seja função da PC,nessa situação hipotética creio que seja melhor usar uma viatura descaracterizada,nessa situação vc acha que os colegas vaõ na diligência,ou seja são unidos como na PM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - leva para a civil mesmo. Se for preciso ficar preso, talvez levem para a cela da PF, por segurança do colega.

      2 - Normalmente os colegas vão em socorro tentar resolver. Mas a união não é tanta quanto da PM não.

      Excluir
  48. 1-Apfdonorte vc acha que um delegado da PF por mais vocacionado que seja se ele passar no concurso de procurador da república ou juiz federal ele vai ganhar de 7 a 9 mil reais brutos mais as vantagens remuneratórias extras,vale a pena ele sair da PF só por conta do dinheiro? 2-Vc acha que no futuro os delegados federais vão ter a mesma remuneração,prerrogativas e status que os juízes federais e procuradores da república têm?

    ResponderExcluir
  49. Apf, com quanto tempo de treino voc conseguiu concluir o taf ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, depende muito de onde você parte, né. Se você for sedentário vai demorar mais, se for atleta, não vai demorar nada. Eu sempre fiz atividade física. Então quando fui treinar já não tava tão ruim.

      Excluir
  50. Fala APF, beleza? Cara, como funciona pra trabalhar com imigração? É muito concorrido? Acho que li em outro post seu que aeroporto, normalmente quem vai são os mais antigos. Mas nesse você falou que assim que chegou na superintendência, passou cinco meses em um. Foi alguma situação atípica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode trabalhar com imigração sem ser no aeroporto. Mas foi meio atípico sim. Apareceu uma vaga e eu tava chegando. Mas eu não queria. Mas foi divertido. Eu gosto de tratar com pessoas, mas não gosto de ficar 24h trabalhando. Mesmo que depois folgue 72h.

      Mas normalmente aeroporto é mais difícil para novinho. Mas vai que dá sorte :)

      Excluir

Manda bala!