terça-feira, 25 de junho de 2019

Mais uma operação de anti drogas e uma porta de vidro estilhaçada!

Compartilhar no Facebook
Imagem meramente ilustrativa
É competência da Polícia Federal investigar os crimes relacionados a entorpecentes. E é por isso que há muitas operações relacionadas a esse tipo de crime. Há alguns anos a DRE (Divisão de Repressão a Entorpecentes) era a menina nos olhos da PF. Mas isso vem mudando desde 2002/2003, quando o desvio de recursos públicos entrou em evidência, e mudando mais ainda depois que começou a operação Lava Jato. Mas estou fugindo um pouco do assunto nessa introdução. Vamos ao que interessa.

Como acontece na maioria das vezes, recebemos o aviso que vai ter uma operação via ordem de missão: operação policial na data X. Não vem informando o que é. Aí vem mais: No dia X todos equipados a partir das 3h da manhã em na delegacia Y. Muitas vezes temos que viajar para outras cidades ou estados para essas operações. É de conhecimento da maioria que a PF bate quase sempre na porta dos vagabundos às 6h da manhã. E pra isso temos que acordar de madrugada. 

Nesse dia minha equipe ia fazer uma busca na casa de um traficante figurão, com muita grana, e tentar prendê-lo. Eu digo "tentar" porque nem sempre eles estão em casa. E a casa dele era num bairro ruim, na periferia de uma capital do nosso país. Até pensei: lá vamos nós prender um pé rapado que mexe com drogas. Mas junto com a minha equipe, no briefing, fiquei sabendo que ia o pessoal do GPI. Se o GPI ia era porque o traficante era perigoso e figurão mesmo.

Saímos por volta das 5h da manhã da superintendência da Polícia Federal, para chegar lá no alvo pouco antes das 6h. Tínhamos que cercar e proteger o perímetro, já que era uma área dominada por uma conhecida facção criminosa, da qual esse traficante que íamos "visitar" era um dos chefes.

Chegando ao bairro, muitas casas pobres mesmo. Típico de um lugar esquecido pelo estado, que foi largado a própria sorte e, sendo assim, foi dominado por essa facção e pelo tráfico de drogas. Claro que há famílias de bem lá, como em todo lugar, porém ficaram refém desses marginais. Bem parecido como acontece nas comunidades do Rio de Janeiro.

A casa do traficante se destacava dentre as demais. Era uma verdadeira fortaleza. Muros de mais de três metros de altura, com cercas elétricas e serpentinas de arame farpado em cima. Não havia jeito de pular. Cercamos o terreno e fechamos as ruas com as viaturas, para evitar qualquer tentativa de outros marginais de se aproximarem em veículos.

Como o alvo era de alta periculosidade, não dava para bater palmas e esperar que ele abrisse. Então o pessoal do GPI pegou a marreta para arrombar. Gritando POLÍCIA FEDERAL, jogaram uma bomba de luz e som dentro do pátio, causando muito barulho, e começaram a marretar o portão de ferro, até abri-lo. Tudo isso demorou apenas uns 20 segundos. Esse é o momento da adrenalina. Não sei se para todos, mas para mim é. Eu nunca tinha precisado jogar uma bomba de luz e som. Foi minha primeira vez!

Então o GPI entrou na casa e a cercou rapidamente. Sempre gritando que era a Polícia Federal. Isso porque o traficante pode pensar que é um rival e, achando que vai morrer de qualquer jeito, abrir fogo contra nós. Ele sabendo que era a PF dificilmente vai tentar combater, já que sabe que não vai ficar muito tempo preso, e nem vai morrer. Nesse momento eu estava fora da casa fazendo o perímetro ainda.

Após cercarem a casa, já tinham quase certeza que não havia ninguém dentro. Mas ainda havia dois quartos fechado com cortinas, que não conseguiram olhar dentro. Então se posicionaram ao lado da porta, que era de blindex, e disseram: vamos arrombar! Só que a marreta tinha ficado do lado de fora do pátio da casa. Então gritaram: APF do norte, traz a marreta! (Isso não lembra aquela cena de Tropa de Elite quando o Capitão nascimento fala: Fulano, traz a vassoura!)? 

Levei a marreta para dentro. Chegando lá, todos os operadores do GPI estavam segurando fuzil, e para ninguém ter que largar, falaram: pode quebrar, manda ver! Foi aí que meus olhos encheram d'água. Foi pra isso que eu estudei, porra - pensei! Me posicionei e bati na porta com a marreta, usando força moderada, com receio de estilhaços voarem e me atingirem, principalmente os olhos, que estavam sem proteção.

O blindex tremeu, mas não quebrou. Todos se entre olharam. O operador do GPI que estava próximo a mim, dando cobertura com o fuzil, que eu conhecia desde antes da ANP, me olhou e disse: caralh**. Bate de novo. Bati com um pouco mais de força. Novamente a porta de blindex tremeu, arranhou, mas não quebrou. 

Eu pedi para o colega do GPI se afastar, para me dar mais ângulo para bater. Sentei a marreta com força. A porr@ da porta tremeu inteira, vibrou, fez barulho, mas não estilhaçou. Aí virou uma questão de honra! Posicionei-me melhor ainda para poder usar toda a foça. Era inacreditável como aquela porta era resistente. Ainda precisei bater com toda força mais umas 3 vezes, até que finalmente consegui estilhaçar a porta. Foi vidro pra todo lado. Só alegria!

Os operadores do GPI entraram com toda velocidade e rapidamente vasculharam todos os cômodos da casa. Vazia para a nossa decepção. Depois de todo esse esforço para entrar, fizemos a busca, apreendemos uns materiais, e voltamos para a superintendência. O importante é que todos voltamos bem e satisfeitos de ter cumprido a missão.

E essa foi a história da minha primeira porta estourada na polícia.

PS.: Senhores, agora, abaixo, há um botão para compartilhar as histórias no facebook. Se gostaram do texto, quiserem e puderem compartilhar e ajudar o colega aqui, eu agradeço. 


67 comentários:

  1. apf do norte o pessoal do GPI trabalha mais na rua? e queria saber também se eles fazem investigação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalham na delegacia normal. Dia a dia como outro qualquer. Mas na hora das operações normalmente pegam alvos mais perigosos e tem mais missões de treinamento.

      Excluir
  2. Sei que não é o foco da postagem, mas internamente existe alguma expectativa de sair um novo concurso no ano que vem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, acho bem complicado. Tendo em vista que terão duas academias do último concurso, uma começou agora e a outra começa em fevereiro. E com o atual governo falando em evitar concursos. Mas nada é impossível. Mas acho bem improvável que isso aconteça para os próximos 2 ou 3 anos.

      Excluir
    2. Bah, o jeito é continuar que uma hora sai, vi em outra postagem tua falando sobre a primeira lotação, acha difícil a pessoa ir logo de primeira para Guaira - PR ou MS??

      Excluir
    3. É relativo. Depende muito de quantas vagas há no concurso. Se não me engano Guaíra tinha vaga na época que fiz ANP. E tem vaga pro MS também, mas interior. Mas são uma das vagas concorridas da academia.

      Excluir
  3. Sei que não é o foco da postagem,porém gostaria de saber se tu acha que ano que vem possa sair um novo concurso do DPF??

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, sempre vai pelo menos um escrivão. Ele ficou, nesse dia, no perímetro também. Mas quando faz a busca e apreensão, ele fica na parte burocrática normalmente. E depois que volta para a base com o material apreendido, o agente faz um serviço, o escrivão outro, e o delegado outro. Mas algumas vezes o escrivão acaba acumulando também o serviço do delegado.

      Excluir
  5. Fala, APF do Norte! Poderia me explicar esta situação: Caso um casal, casados, passem no mesmo concurso da PF, e vão na mesma leva pra ANP, como funcionaria a lotação dos mesmos? Seguindo o mesmo rito dos outros alunos? Ou conseguem juntos escolher a mesma lotação?

    Outra pergunta, por acaso, na sua ANP tinham vagas para o ES?

    Me amarro em seu blog, um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que ainda seja assim:
      Na hora de escolher as vagas, o melhor colocado abre mão de sua colocação para escolher a vaga imediatamente antes do cônjuge pior colocar. Por exemplo: Se você está em 30° colocado na ANP e seu cônjuge está em 356°, você, na hora da sua escolha, avisa que abre mão para escolher a vaga junto com o cônjuge. Aí você escolherá a vaga na posição 355°.

      Não tinha vaga para ES. ES é concorrido!

      Abraços.

      Excluir
  6. Sobre o escrivão em dia de operação.
    Na hora de entrar na casa todos tem o mesmo papel, todos estão na linha de frente. Entramos, verificamos o cômodo procurando por ameaças, etc. Quando vemos que a situação está segura, aí geralmente os agentes e delegado fazem a busca propriamente dita (procurar em armários, bolsas, gavetas, etc) e o escrivão fica registrando o que está sendo arrecadado e cuida das outras formalidades (pegar assinaturas e preenchimento dos demais papéis).
    Depois volta para a base e tem mais serviço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente. Desse jeito.
      O escrivão tem sempre um pouco mais de trabalho.

      Excluir
  7. Estou amando seu blog. Sempre quis saber como é a vida real de PF. Uma dúvida, os peritos que trabalham na instituição normalmente tem no mínimo qual grau de instrução? Porque existem as provas de título, certo? Só com a graduação vale a pena arriscar a vaga ou é melhor se especializar mais antes?
    E com sua rotina de agente você acha que consegue estudar? Especialização, mestrado, etc?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainá, pra ser perito basta estudar e passar no concurso. O único quesito é ter graduação na área. Claro que você ter títulos ajuda, mas eu recomendo estudar para a prova de perito em vez de se dedicar a ganhar títulos.

      Com a rotina de agente dá para estudar tranquilamente. Tem colegas que fazem outra faculdade, alguns mestrado.

      Está pensando em fazer prova pra agente e depois estudar para perito?

      Abraços.

      Excluir
    2. Oi APF do Norte!
      Muito obrigada pela sua resposta! Estou pensando sim. Inicialmente eu queria PCF de TI, mas por ser só graduada tenho receio de não corresponder as expectativas.
      Por exemplo, se você quisesse a vaga de PCF hoje, você teria alguma prova interna ou teria que concorrer como todo mero mortal? rsrs
      E outra dúvida, Você saberia me dizer mais ou menos de quanto em quantos anos você pode mudar de lotação? Principalmente São Paulo, Campinas e região.

      Obrigada e abraços!

      PS: depois de ler seus primeiros posts sobre os estudos, já fiquei super estimulada e estou me planejando. Valeu mesmo!

      Excluir
    3. Tainá, se eu quisesse PCF teria que estudar como todo mundo, não existe mais concurso interno.

      Para ir pra São Paulo, como agente, existe possibilidade de primeira lotação. Mas como perito eu realmente não sei dizer. Mas com o salário de perito, fique tranquila, você vai viajar pra SP quando quiser de onde estiver.

      Fico feliz de estar ajudando.

      Abraços.

      Excluir
  8. Fala apf, blza?
    Já te fiz essa pergunta e acho q vc não sabia, pois não tinha papiloscopista na sua dpf.
    Vc sabe como é a rotina de um papiloscopista? Participa de missões, fica mto com delegado, etc?
    E sabe normalmente pra onde são as vagas deles?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, seguinte, realmente não tem papiloscopista na delegacia onde trabalho. Mas eles fazem muito trabalho de identificação. É o que eu sei. Só quem fica mais ligado aos delegados são os escribas.
      Agora para onde são as vagas é uma excelente pergunta. Eu realmente não sei responder. Mas atualmente eles estão em sua maioria nas capitais e cidades grandes.
      Abraços.

      Excluir
  9. Humm , tava com esperança de q tivesse chegado info pra vc kkk. É bem difícil acahar um papilo pra falar da rotina do dia a dia. Tenho curiosidade pra saber como é a participação em missões, se atua às vezes como agente etc..
    Mas mtoo obrigado!!
    Aproveitando , rs, como agente, é difícil conseguir trabalhar com a área de canil da pf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, quando tem operação o papiloscopista vai junto. Na verdade, durante as operações, se você não conhece quem é quem, o que acontece quando vem gente de outros estados, você nem sabe o cargo do pessoal da tua equipe. Só sabe se perguntar. Então todos os cargos vão lá meter o pé na porta.
      Mas no trabalho do dia a dia, o papiloscopista não trabalha como agente geralmente.

      No canil pode trabalhar qualquer cargo. Tanto papiloscopista, quanto agente e escrivão. E não é difícil não, porque é muito trabalho. O cachorro fica aos teus cuidados e sempre que tem serviço de entorpecentes um dos cachorreiros é chamado. Tem que realmente gostar disso.
      Abraço.

      Excluir
    2. Rafa, olha esse perfil " https://www.instagram.com/bomfim_ppf/ ", ,ele é papilo.

      Excluir
  10. Oi APF do Norte!
    Ainda estou lendo as postagens do seu blog, mas não vejo a hora de ter novidades. Em algum outro post você mencionou que não pode falar sobre muita coisa, e aí eu lembrei daquele caso do "Hipster da Federal" que sofreu processo diciplinar. kkkk
    Como essas notícias soam para vocês? Esses profissionais são considerados sem-noção ou a PF é que é muito controladora?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chefia da PF não sabe dividir as glórias. É exatamente isso.

      Excluir
  11. APF, em outro post, você falou que antes da PF e da PRF você já era concursado né?! Então cara, estou começando a prestar concurso público, e queria saber quais técnicas de estudos você utilizava. Tem alguma dica pra quem ta começando??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://novopolicial.blogspot.com/2014/08/para-quem-quer-ser-aprovado-em.html
      Dá uma lida nesse texto.
      Abraços.

      Excluir
  12. Respostas
    1. Tainá, é complicado. Os egos são enormes aqui dentro. E, infelizmente, quem passa para cargo de delegado, sempre será chefe. Eu não quero ser chefe de nada, nunca. Não é recalque. Cruel é você saber que aquela pessoal escrota vai ser sempre chefe em algum lugar.

      Excluir
  13. Oi APF do Norte, boa noite!

    Obrigada por todas as respostas.
    Eu sempre venho verificar se tem algum post novo seu por aqui. Seu blog já é o meu favorito. :)
    Quando tiver um tempinho conta um pouco mais sobre seus primeiros dias na sua 1a lotação. Queria saber mais como foi a sua recepção pelos veteranos, como é o fluxo de trabalho de um iniciante, e se todo conteúdo estudado na ANP supre as necessidades do cargo.
    Vou torcer pra você tirar várias folgas logo e atualizar o blog. Kkkk

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  14. APF do norte vlw pelo blog, só faz aumentar o interesse em ser PF. Tenho duas dúvidas, lá vai:

    1- Quem faz parte do COT, GPI, NEPOM, GBE e CAOP recebem um adicional no salário por ser mais operacional ?
    2 - As lotações só ficam sabendo no final do curso de formação e como são as pontuações das lotações?

    Obrigado pela atenção e tudo bom pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, vamos lá:
      1 - Não recebe nada a mais. No máximo, mais trabalho. Ser mais operacional não significa mais importante, né? Muito menos significa mais inteligente! haha

      2 - As lotações só ficamos sabendo já no final do curso de formação. E a pontuação depende muito do IDH de cada cidade. No geral, as de fronteira ruim são pontuação 4. Quanto melhor a cidade vai diminuindo. Então por exemplo: Tabatinga é pontuação 4,5 por dia de lotação. Se você ficar um ano, você multiplica 4,5 vezes 365 dias. Essa será sua pontuação. Mas se você tiver em São Paulo, sua pontuação é 1 por dia. Então você terá apenas 365 pontos por ano. Isso conta na hora da sua remoção.

      Abraços.

      Excluir
    2. 1 - isso aí. fazendo parte desses grupos você certamente viajará mais (e ganhará diária$$ - que por sinal estão há 10 anos sem rejauste, acho) e, especialmente se for do COT e CAOP, poderá ser instrutor e ganhar uma grana com isso. Mas somente pelo trabalho comum de operador não ganha nada a mais. Mas abre portas para ganhar com viagens e com instrução, entende?

      Excluir
    3. Opa, isso aí. Valeu pela contribuição!!!

      Excluir
  15. Oi APF do Norte!
    Vejo muitas perguntas sobre COT, CAOP, GPI, mas confesso que não pretendo seguir a trilha operacional. Quem tem perfil mais analítico costuma ir pra quais áreas? E como é o processo seletivo? Também tem edital pra concurso interno, ou é mais indicação?

    Ainda sobre carreira, um Agente consegue assumir cargo de chefia? Seria uma espécie de coordenador? E tem acréscimo relevante no salário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente a polícia vai alocando as pessoas de acordo com o seu perfil. Mesmo porque você fica mais produtivo. Mas no começo é todo mundo procurando se encontrar. Não há processo seletivo interno. Somente para o COT e CAOP. GPI tem vaga para todos que querem.

      Respondendo à segunda pergunta: Há cardo de chefia onde nenhum delegado quer ser chefe. Não há nenhum acréscimo no salário. E aí, quer ser chefe?

      Abraços.

      Excluir
    2. Minha contribuição.
      Na Polícia Federal existem os cargos de DAS (existem 4 deles em cada superintendência e vários em Brasília). Eles pagam alguns milhares de reais e 99% é para delegado.
      Nas unidades também existem as FUNÇÕES GRATIFICADAS, geralmente código FG-03 como Chefe do Núcleo de Operações e Chefe do Núcleo de Cartório, que geralmente são ocupados por agentes/escrivães e tem um acréscimo sim de salário, mas é inexpressivo diante do salário e diante da responsabilidade e dor de cabeça (pois tem que lidar com gente), pouca gente quer. Deve ser uns 300 reais a mais de salário, pode conferir nesta lei aqui
      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13328.htm

      Não é impossível conseguir um DAS em Brasília não sendo delegado, mas é algo absolutamente raro. Um exemplo famoso é o Eduardo Betini (autor do livro do COT), que ocupa um DAS em Brasília e aí sim é uma grana interessante (na lei que mandei anteriormente tem os valores também).

      https://www.justica.gov.br/Acesso/institucional/curriculo-2019/curriculo_mj-eduardo-maia.pdf

      Talvez você se pergunte? Por que as coisas são assim? A resposta é que os delegados são os dirigentes do órgão e é assim que eles querem fazer (colocar a IMENSA maioria dos cargos de chefia para outros delegados), não vou entrar no mérito se isso é bom ou ruim.

      Excluir
    3. Fique sempre a vontade, irmão!!! Sua ajuda é sempre bem vinda.

      Excluir
  16. Oi APF! Tenho uma nova dúvida pra tirar com você. Aí na sua lotação e em outras que você conheça, como é feita a manutenção de equipamentos eletrônicos que vocês utilizam? Por exemplo, computadores, celulares, redes, etc? Existem cargos concursados pra informática que trabalham com isso ou são empresas terceirizadas?
    Outra questão é, está rolando a notícia de que é possível sair concurso pra agente administrativo da PF. Você acha que sai pra mais cargos além desse? E outra coisa, o que eles fazem? São os garotos que buscam café pro chefe só ou realmente participam de um trabalho legal?
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainá, em alguns lugares têm os terceirizados. Outros é o pessoal que entende de informática que vai dando um jeito. Mas são agentes, escrivães e papiloscopistas mesmo. Não existe concurso para técnico de informática. Existe o perito, mas a praia dele é totalmente diferente de arrumar computador e demais acessórios.

      De notícias de concurso eu não estou ouvindo por aqui ninguém falar nada. Mas o agente administrativo faz o serviço de papel. Cuida de contratos, parte de gerir as pessoas. Alguns cuidam das viaturas. Outros cuidam dos sistemas de diárias, recrutamento. Mas ninguém pega café pro chefe não, fique tranquila!
      Mas ADM não é policial né. Não faz academia nem tem aula de tiro. Não sai em missão policial nem nada. Mas não é demérito nenhum. O salário é razoável. E em locais de fronteira ainda ganha o adicional, que é 91 reais por dia de efetivo trabalho.
      Então acho que se você quer, por que não, né?

      Abraços.

      Excluir
    2. Só um adendo aqui. Em 2014 os AADMs foram para a ANP fazer uma espécie de curso que durou não me recordo se 1 ou duas semanas.

      Excluir
  17. Olá APF DO NORTE, gostaria de saber como é feita a escolha/cautela dos materiais... Vocês escolherem qual fuzil, ou equipamento tático vão usar? Ou é padrão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, existe o equipamento que é acautelado, tipo a pistola, colete, notebook, que é pra todos. Os fuzis não ficam na cautela de ninguém. E aí quando acontece uma operação, pega o fuzil quem quer. Ou quem vai pra casa de alvos mais perigosos, por exemplo.

      Já nos grupos especiais tipo COT, aí cada um tem um fuzil acautelado.

      Excluir
  18. olá! Parabéns pelo blog!!
    voce pode me falar sobre o cargo administrativo como é a rotina?
    viaja bastante tambem?
    depois da prova teorica tem TAF? pisicologico e exames medicos?
    tambem precisar passar pela ANP?
    OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, não acho que pra ADM tenha TAF. Eu realmente não sei responder, mas acredito que não tenha, já que não é policial.
      Reza a lenda que no último concurso teve uma ou duas semanas de treinamento em Brasília. Mas não sei se sempre tem.

      Excluir
  19. Uma dúvida... Para trabalhar no GPI de qualquer região é necessário estar lotado na respectiva região? E como funciona a entrada, é preciso estar a alguns anos na PF? Fazem processo de escolha todos os anos ou tem fila de espera? É necessário ter quais atributos ou características para entrar no GPI? muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O GPI é de uma região. Não tem como trabalhar no GPI de Alagoas morando no Rio Grande do Sul. Nesse caso você faria parte do GPI-RS. Para entrar no GPI basta querer e ter o GPI no seu estado. Não tem fila de espera. Poucos querem ter mais trabalho e ganhar a mesma coisa. Existe um curso do GPI em Brasília que dura uns 2 meses. Tem que passar no TAF para poder fazer. Mas muitos membros do GPI nem curso fizeram. Então não é tão concorrido e nem tão organizado assim. O bom é que em algumas superintendências o GPI treina toda semana. Essa é a parte boa. Uma vez fui para um treinamento de tiro com um colega que está no GPI. Notadamente o treinamento extra deu resultado, já que ele foi o melhor atirador da linha disparadamente. Mesmo os outros sendo bons atiradores.

      Abraços.

      Excluir
  20. Amg, as chamadas para a academia de polícia funcionam de que forma, e o concurso demora para ser chamado?
    Por exemplo, abre um concurso com vaga para 500 agentes, 1000 passam na prova teórica e a TAF, esses 1000 são chamados para a academia depois? E quanto tempo demora para vc ser chamado?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raposa, seguinte: essa resposta é um pouco complexa.

      Até o meu concurso, após a prova escrita, chamavam 3 vezes mais o número de vagas em candidatos para fazer as demais etapas.

      Eram 600 vagas. Eles chamavam os 1800 primeiros para fazerem todas as etapas. Após o TAF, exame médico, psicotécnico, só os 600 primeiros eram chamados para a academia, mesmo que tivessem passado 1700 em todas as etapas. Isso na PF.

      Nesse último concurso eles chamaram todos os aprovados em todas as etapas. Vão ser duas academias. Uma está acontecendo agora e termina em novembro. E a outra começa em fevereiro de 2020 e termina no meio do ano. Após a academia normalmente a nomeação demora menos de 30 dias.

      Acho que é isso. Abraços.

      Excluir
  21. Prezado APF do Norte, boa noite.

    Como é a parte de investigação da PF? Por exemplo, nos crimes contra a ordem financeira e econômica. Eu acho que tenho vocação para essa área. Não me interesso tanto pela parte operacional, e sim pela área de inteligência da PF. Somado a isso, penso que, entre as polícias, a PF seja, além da mais bem estrutura e "segura" de trabalhar, encarregada por operações e investigações de maior complexidade. Enfim, gostaria de saber se a PF seria a escolha certa, ou, se essa carreira é apenas para quem curte o operacional, ir pro campo, etc. Pelo o que observo em redes sociais, só vejo APFs repercutindo essas atividades de campo, treinamentos com fuzis, COT, GPI, e por aí vai.

    Desde já, agradeço a atenção. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CRF, a PF é muito mais investigação que operacional. Fique tranquilo. Talvez você não consiga trabalhar na área de desvio de recursos públicos logo de cara, mas essa é atualmente a menina dos olhos da PF. E é uma área complexa e trabalhosa.
      Mas tem espaço para todos.
      Espero ter ajudado. Abraço.

      Excluir
    2. Na PF geralmente o agente acaba conseguindo trabalhar onde quer, especialmente se for bom de serviço.
      Em relação à repercussão nos treinamentos, GPI, etc, isso se dá porque não tem graça postar fotos dos policiais debruçados sobre documentos, dentro de carros em vigilância, fazendo escuta, analisando mídias, etc... isso não dá curtida no Insta, kkkk.
      Pode vir sem medo. Sucesso e bons estudos.

      Excluir
    3. ahahahahahaha
      Cara postar uma foto debruçado nos IPLs ia ser irado! ahhahaha
      O PAD que viria então, ia ser só emoção!!

      Excluir
  22. Fala, meu príncipe! Primeiramente, parabéns pela sua primeira porta de vidro quebra! Hahahahahaha quando tu vibrou, vibrei contigo! Foi pra isso que você estudou, meu camarada.

    Mano, tava lendo os comentários... Muita gente gosta do GPI e do COT. Particularmente, quando eu assisto algum vídeo do COT ou GPI, eu sinto meu corpo tremer de tanta emoção. Sabe aquela tremor de excitação, é o que eu sinto. Hahaha mas como já te falei, a parte de investigação da polícia federal é algo surreal, portanto, no meu caso, seria vestir aquela farda preta gloriosa do COT, mas ao mesmo tempo poder utilizar meu raciocínio e inteligência como parte fundamental das investigações.

    Mano, tava vendo os comentário da Tainá lá em cima. Essa história dos egos inflados demais... Isso atrapalha o trabalho ou o relacionamento com as outras pessoa saí dentro? Há brigas?

    E a pergunta mais importante: tecnólogo EAD, com diploma reconhecido, é aceito como diploma de ensino superior?

    Um abraço, meu diplomata. Noix!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rhuan, egos atrapalham muito o departamento. Posso falar isso.

      Com relação ao EAD, não sei realmente responder. Se ele for considerado pelo MEC como curso superior, provavelmente serve sim!

      Como andam os estudos?

      Excluir
    2. Por enquanto, andam dando muito resultado; o complicado mesmo é essa espera pelo edital, que ninguém sabe ainda quando vai sair e se até mesmo sai esse ano. Continuamos na luta!

      Sobre os egos... Sério isso? Eu acho que tá aí um assunto que merecia se tornar um texto em? São entre agentes? Entre agente e autoridade?

      Excluir
    3. Cara, entre muitos. Mas a briga entre as classes é pior.

      Excluir
  23. Fala, APF do Norte !!
    Bela história !
    Mas explica aí pra gente a diferença entre o trabalho do GPI e do COI.
    Abraço

    ResponderExcluir
  24. Bruno, acho que você quis dizer COT né?
    O GPI é um grupo de pronta intervenção. Age no estado em ocorrências que não precisa do COT. O COT é nacional e normalmente vai nas operações mais "punks".
    Além disso, o COT só faz isso. Treina, ministra aula e opera. O pessoal do GPI faz todo o trabalho de delegacia/superintendência + as atividades do GPI.

    ResponderExcluir
  25. Fala, APF.
    Isso mesmo, eu quis dizer COT. Comando de Operações Táticas, certo?
    Blz. Valeu a resposta aí.
    Abraço

    ResponderExcluir
  26. "Foi aí que meus olhos encheram d'água. Foi pra isso que eu estudei, porra" kct, me imaginei falando isso agora!

    ResponderExcluir
  27. Apf, assim como o COT e CAOP, o GPI pode escolher livre lotação depois de ser membro do grupo?

    ResponderExcluir

Manda bala!