domingo, 2 de junho de 2019

Um assalto: o pesadelo do policial!

Compartilhar no Facebook


Estava eu dentro de um supermercado ou um mercadinho, não me recordo bem. Quando de repente visualizo uma movimentação estranha. Era um assalto bem na hora em que eu estava por perto do caixa. Então eu prontamente saco minha Glock 9mm e grito: Polícia Federal, larga a arma. O bandido, obviamente "caga" para o meu comando e começa a virar o revolver dele na minha direção. Eu, sem pensar duas vezes, aperto o gatilho o mais rápido que posso. E o que acontece? Minha arma falha. Tudo fica em câmera lenta. Eu simplesmente não consigo me mexer rápido para resolver a pane. É como se todos os músculos e a vida ficassem no "slow motion". Então o assaltante dispara e acerta bem no meu quadril e u caio. 

Não deu tempo de correr, estava tudo meio que fora de foco, não conseguia entender direito o que acontecia.  Quando abro os olhos, com medo de levar a mão ao ferimento, coração a mil e respiração ofegante, percebo que estou deitado na minha cama, e isso foi apenas mais um pesadelo de inúmeros que já tive, com minha arma dando pane e não disparando.

Eu não me lembro quando esse tipo de sonho começou. Mas sei que eles aparecem com alguma frequência. E é impressionante como são realistas. Nesse dia eu acordei achando que realmente tinha levado um tipo. Demorou alguns segundos para eu entender que aquilo não fora real. Demorou alguns minutos para eu conseguir me acalmar.

Então eu resolvi perguntar para um antigão, professor de tiro da Polícia Federal, se ele já tinha sonhado com a arma dele falhando. E olha que o cara é professor, tem total segurança em atirar, sabe manutenir uma arma como ninguém, e a resposta dele foi: Essa semana ainda não sonhei com isso. Ou seja, ele, assim como eu, sonha muito com esse tipo de evento. E ele ainda disse mais: que muitos policiais tem esses sonhos. Acabei de descobrir que não sonho isso por insegurança. Era o que eu precisava.

Por isso pude perceber como trabalhar em uma atividade de risco realmente pode nos afetar. Até então eu achava que era super tranquilo, cabeça 100% impenetrável contra os males da atividade policial. Mas nós trabalhamos com ameaça direta. Vemos coisas ruins quase todos os dias. Investigamos os piores seres. Mesmo você tentando ignorar tudo isso, você acaba sendo afetado. E os sonhos demonstram perfeitamente que isso aconteceu. Que eu não sou alheio a esse tipo de influência. 

Mas preciso concluir dizendo que mesmo tendo minha saúde prejudicada de alguma forma, a Polícia Federal, de todos os trabalhos que já tive, é de longe o melhor e mais gratificante. E faz tudo valer a pena, mesmo com alguns percalços pelo caminho.

49 comentários:

  1. sumido! Tenso eihm.. máágina quem anda c uma taurus na cintura =o haha

    ResponderExcluir
  2. Poots! Lembra que falamos em um post sobre saúde mental na corporação? Uma das coisas que mais me afetam nessa carreira é justamente ter a saúde mental prejudicada. Há alguma obrigatoriedade de que vocês passem por terapia ou tenham acompanhamento psicológico? Aliás, há isso na corporação?

    Depois de ler alguns relatos, penso que o investimento na saúde emocional e mental do polícia deveria estar no topo da pirâmide.

    E, cara, ainda não li seu post sobre os equipamentos para a ANP (o antes deste), porque fico com uma certa invejinha dos caras dizendo que estão se preparando para o próximo curso de formação. Kkkkkkkkkk

    Abrasss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nenhuma obrigatoriedade, Rhuan. Quase não têm psicólogos na PF.
      Agora recomendo ler sobre os equipamentos, pra já ir sentindo o gostinho!!
      hahahhaha
      Abraços, Rhuan.

      Excluir
    2. Caramba, que absurdo. Deveria ser dever da corporação cuidar da saúde emocional dos seus policiais.

      Aproveitando pra tirar uma dúvida de algo que eu tive no texto.

      Quando você fala "nós vemos coisas ruins quase todos os dias, investigamos os piores seres". Como é isso? Tipo, vocês se deparam com muitas mortes, etc? Tem alguma história pra ilustrar bem?

      Excluir
    3. Cara, pedófilos, presídios, presos, relatos de crimes, sofrimento dos familiares, pobreza... além da tensão de estar sempre armado.
      Achava que nunca ia me afetar, mas a gente sente sim. Acho que todo mundo sente.

      Excluir
    4. Cara, que o teu blog é um serviço gigante para futuros policiais, isso é um fato, mas sempre que você fala coisas assim, você nos dá um presente: a prevenção. Se uma pessoa se prepara psicologicamente para entrar para a polícia, depois de ler seus relatos, ela se prepara 2x mais e isso é incrível.

      Você é o mentor de todos nós, muito obrigado, de verdade. Vamos tomar uma cerveja algum dia ainda (em um local que não precisaremos estar armados e que, se houver alguma ocorrência, será dois bêbados brigando, daí eu seguro um e tu seguro o outro hahaha). abrasss!

      Excluir
    5. Boa Ruhan. hahahah
      Cara, eu só gosto de conversar com o pessoal. Tem serviço nenhum aqui não! Senão eu cobraria :P
      Abraços.

      Excluir
  3. Este blog é maravilhoso, faz ter uma sensação de que é um lugar que poucos conhecem e que viemos aqui trocar informações meio que "sigilosas" porque nada do que eu vi aqui tinha visto em outro local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sigilosas? Eita. Espero que não me descubram!!
      hahahhahaha
      Coisas normais de "puliça" federal!!!
      Abraço, Igor.

      Excluir
  4. Estou cursando Direito e decidindo se irei seguir carreira na Polícia Federal. Seu BLOG é sensacional, tira muitas dúvidas sobre essa curiosa profissão.
    Tenho uma dúvida que serve também como sugestão de postagem: você poderia falar sobre como é o trabalho da primeira lotação. Considerando que vamos para a fronteira, o trabalho lá desenvolvido é exclusivamente de patrulhamento das divisas ou também de investigação e inteligência? Ou seja, o "novinho" faz trabalhos investigativos ou apenas fica exercendo a função de "polícia de fronteira"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh entendi.
      Obrigado por responder.
      Abraço!

      Excluir
    2. Fernando, o que menos você faz é patrulhar.
      Mas nas descentralizadas, que são as delegacias dos interiores, você faz tudo. Chamamos de Clínica Geral. Porque se você for trabalhar numa superintendência, provavelmente te colocariam em um trabalho específico, por exemplo: crimes ambientais, desvio de recurso publico, crimes contra o patrimônio, etc.
      A PF é mais escritório que rua!
      Abraços.

      PS: Corrigindo a resposta anterior. Eu respondi com pressa e saiu uma pocaria. Agora acho que ficou melhor!! hahahaha
      Abraços.

      Excluir
  5. Que blog maravilhoso! Estou cursando farmácia e uma das áreas que pretendo seguir é perícia, e seu blog tem me ajudado a ver como é que funcionam as coisas na PF.
    Tenho uma dúvida, n sei se vc saberia responder, mas vc sabe um pouco qual o trabalho do perito farmacêutico na PF? Se é mais dentro de laboratórios ou se vai tbm pra rua, em que tipo de caso geralmente trabalha.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele, eu realmente não sei. Mas sei que os peritos, em geral, assim como todos os demais cargos da PF, ficam mais em escritório.
      Mas conheço um perito que ama ir pra rua. Ele até faz parte do GPI.

      Excluir
  6. Show de bola. Queria saber se tem alguma restrição de estatura para entrar na PF? Eu tenho um 1,70 e sou um pouco magro. Por conta disso eu teria mais dificuldade ou facilidade na ANP?
    Ps: estou com 20 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem restrição não. Você fazendo o TAF, tá dentro. A dificuldade na ANP é mais para quem tá no limite dos índices do TAF. Não tem a ver muito com estatura. Se você está bem condicionado, faz a natação, não vai ter dificuldades em relação a atividade física. Agora lembrando que a ANP não é só ralação. Tem as aulas teóricas, as práticas, e o condicionamento.
      Abraços.

      Excluir
    2. Entendir. A parte da natação para min acho que não vai ser um problema, o rio Amazônas passa na frente de casa hahaa.
      Abraços. Sucesso sempre aí!

      Excluir
    3. Breves no Marajó. No momento eu estou morando em outra cidade, fica no pará tbm, perto de Macapá (Amapá); é a última cidade do Marajó ou a primeira depende do ponto de vista hahaha
      Você trabalha por aqui?

      Excluir
    4. Estou pelo norte. Sou do norte. Conheço razoavelmente bem o Rio Amazonas. :)

      Excluir
  7. Fala APF do Norte, tudo certo?
    A respeito do recrutamento interno para o COT e o GPI, como funciona? O agente tem que estar a um tempo mínimo na PF? Eles abrem vaga todo ano? Vc já pensou em fazer, já que gosta do operacional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RP, para o COT abre um recrutamento nacional. Quem for policial federal pode fazer. Até de outras forças. Mas as outras forças policiais fazem só pelo treinamento.
      Após a inscrição, existe um TAF, e depois o curso. O curso é um dos mais difíceis que existe. Entram 60 e formam 5.
      O GPI é por estado. Cada um têm suas regras. Não é muito bem definido.
      Não abre vaga todo ano não. Eu estou na PF faz 3 anos e meio, e só abriu uma vez pro COT e uma vez, aqui no meu estado, pro GPI.
      Eu já pensei em fazer quando era concurseiro. Mas depois que vi como funciona e o tipo de trabalho, desisti. Tem que ter o perfil certo, se não tiver é bucha. Eu não gosto tanto de ser operacional não. Gosto mais da investigação de inteligência.
      Abraços.

      Excluir
    2. Se o colega me permite, algumas correções:

      - Quase todo ano tem COT, salvo situações excepcionais. Geralmente é aberto para todos os cargos, mas pode haver restrições. Em 2018, por exemplo, não foi permitido delegado e perito se inscrever.
      - Falando dos últimos anos... 2014 teve, 2015 também, 2016 não teve por conta das olimpíadas, 2017 também, 2018 também, 2019 não terá. Então é algo bem frequente.

      - policial de outras forças que tiver interesse no COT já tem que se formado na área de operações especiais (por exemplo, ter curso COESP, Ações táticas ou equivalente da militar e civil)
      - em relação à quantidade de pessoas que se formam no curso, o número varia, mas uma média de 25 a 30% DOS QUE INICIAM O CURSO (digo isso porque alguns se inscrevem mas reprovam no TAF ou entrevista).

      Boa sorte!

      Excluir
    3. Você sempre contribui, irmão!!!
      Obrigado pela ajuda.
      Grande abraço.

      Excluir
  8. Poderia nos contar um pouco do trabalho do gpi ou cot?
    Saem em patrulha?
    Saem mais da delegacia?

    Acho que a galera ta muito afim de saber se além do trabalho investigativo a Pf também tem ação.
    Investigava tipo ficar de tocaia, ir em alguns lugares investigar e etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor, o COT não trabalha em delegacia. Os caras têm que morar em Brasília e treinam todo dia. As missões deles são as mais perigosas em geral. Existe um livro chamado Charle, Oscar, Tango. Se você procurar, inclusive, tem umas missões deles na internet.
      O GPI é responsabilidade de cada superintendência. Sai mais da delegacia, mas é acumulado. Trabalha no dia a dia e pega as missões mais sugadas.
      A PF têm ação, mas a maior parte é escritório.
      Existe a "tocaia" que aqui chamamos de vigilância! Também vamos para a rua com alguma frequência para investigar, levantar endereços, procurar pessoas. Mas isso é considerado ação pra você?
      Existe as missões de mato e rio. Essas são as mais cansativas.
      Abraços.

      Excluir
  9. Ah sim, é porque sabemos que os Estados possuem polícia militar e civil e a civil que faz investigações também, por isso a minha pergunta, porque como tem a civil, achei que a Federal ficasse mais ainda em escritório. Tipo... Rj, será que aqui tem muito trabalho investigativo? Não sei se você está entendendo minhas dúvidas.

    Quanto ao COT, vou providenciar o livro.

    Bom saber que não fica somente em escritório, mesmo que seja só pra ficar de vigilância.

    Mato e rio seria desmatamento?

    Duas perguntas que estou a dias querendo fazer mas esqueço.

    Na ANP tem acampamento, sobrevivência no mato tipo Exército?

    E quanto as missões de tráfico de drogas, só vão na operação CAOP e NEPOM ou você também pega helicóptero e lancha para ir em umas áreas de tráfico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor, PC e PF investigam. Mas a competência é diferente. A Civil é tudo quanto é crime. A PF são os crimes de competência federal, como crimes eleitorais, dinheiro falso, desvio de recursos federais. A PF raramente investiga, por exemplo, homicídio. Só em caso de federalização, como aconteceu com o caso da Marielle.

      Mato e Rio são: fiscalização de desmatamento em áreas federais, trabalho com indígenas, tráfico de drogas, caça e pesca irregular, acompanhamento do ICMBio e Funai, etc.

      Na ANP não tem sobrevivência tipo exército.

      Missões de tráfico de droga vai quem está na DRE e mais voluntários. Mas helicóptero você vai, mas com o pessoal do CAOP. E a lancha vai com o pessoal do NEPOM. Mas o efetivo é pequeno, então se você for voluntário, provavelmente vai.

      Excluir
  10. Então se um operador do COT pedir transferência e sair de Brasília ele volta para a rotina de um policial comum sem participar das missões do e etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Bem por aí. O COT é ralado demais. Pra quem tem família é cruel. O operadores vivem viajando. O cara fica longe de casa 5 ou 6 meses do ano.

      Excluir
  11. Eu acho que talvez pra mim eu gostaria bastante. Ficar uns anos no COT e depois voltar para o Rj e tentar ir pro GPI. Eu curto muito coisas operacionais, mas também gosto muito de investigação. O que me chama a atenção na PF é a questão de você ir em outros Estados realizar algumas missões.
    Não tento a Civil aqui no rj eu não preciso dizer nem o motivo né kkkk
    Pensei para o Rio Grande do Sul mas não sei como é lá. No final, o melhor em todos os pontos pra mim foi a Federal.

    Aaaahhh... PRF é mais patrulha? Como funciona la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRF teu trabalho é na BR né. Basicamente fiscalização de trânsito e crimes no transporte. Trabalha 24h e folga 72h. É mais rua que escritório. Mas fica meio que restrito à BR.

      Excluir
  12. Sou estudante de Eng de Computação, estou em dúvida entre ser agente e perito, me sancione algumas dúvidas...

    Perito Criminal de Informática (área 3) trabalha somente em Brasília ou há uma distribuição pela nação inteira?

    Durante o treinamento na ANP, o futuro agente recebe alguma quantia em dinheiro?

    Me conte um pouco sobre o perito de informática, ele apenas faz investigação de computação forense ou também alguma outra atividade?

    Como funciona o horário de trabalho de um perito e de um agente, no edital mostra 40hrs semanais, mas, pelo o que eu vi em suas postagens é bem mais do que 40hrs.

    Aguardo as respostas.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaque, vamos lá.

      Peritos ficam nas superintendências espalhadas pelo Brasil.

      Durante a ANP o aluno recebe uma bolsa que equivale e 50% do salário inicial do cargo que ele irá ocupar. Ou seja, se for de perito, sua bolsa vai ser mais de 10 mil. De Agente vai ser por volta de 6 mil reais.

      Os peritos podem ser do GPI, COT e CAOP. Mas nas superintendências eu os vejo mais trabalhando com perícia da sua área. Eu trabalho em descentralizada, eu realmente não conheço a fundo o trabalho deles, pois aqui não tem perito.

      O horário é esse mesmo, 40h semanais obrigatórias. Mas dessas 40h, 1h por dia vai para a educação física. Então serão 35h de delegacia + 5h de atividade física. Porém, dependendo da semana e da delegacia, existem situações que nos obriga a ficar mais que as 40h. Mas depois você pode compensar essas horas com folgas. Muito comum.

      Espero ter explicado.
      Abraços.

      Excluir
  13. E aí APF do Norte,
    Vc q é daí poderia dar uma ideia se vale a pena investir os estudos na PCAM, os policias no Amazonas estão sendo valorizados por enquanto, mas se tratando de políticos no BR nunca se sabe. Sou de FIG no PR, então é complicado sair daqui pra ir pra um lugar q não conheço, mas eu teria q sair daqui de qualquer jeito haha.
    Não deu para fazer esse concurso da PF 2018 por pouco, não daria tempo de me formar, então já to mirando outras oportunidades, nem q seja de forma temporária.
    Então, qual o conselho?? Desde já agradeço, o blog tá muito louco, parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, tem que ver o que você realmente quer. A PC do AM está valorizada sim, mas o AM é gigante, e tem lotações muito ruins longe da capital, Manaus. Então tem que pensar bem. Se o foco é trampolim, beleza. Mas não pode acomodar. Tem que prosseguir nos estudos. E preparar para, depois do AM, poder ir pra outra lotação ruim na PF. Mas são fases da vida, certo?
      Acho que ambos os concursos são muito bons.
      Foco nos estudos. Grande abraço e obrigado pelo elogio. Tento fazer o meu melhor, apesar de algumas vezes nem sair tão bom! :)

      Excluir
  14. No começo ja sabia que era sonho,Glock falhar?haha zueiras a parte mto boa as informações do seu blog,abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, mas num treinamento de tiro recente, minha Glock limpa e manutenida, deu um duplo carregamento e uma munição deu nega.
      Amigo, elas não são infalíveis não, viu! E as munições não eram de treino.

      Excluir
  15. Bom dia, APF. Parabéns pelos textos e pela paciência conosco. Você é absurdamente importante para a realização de nossos sonhos, tenha certeza disso.

    Vou fazer uma série de perguntas ao longo dos tópicos. Já li todos e todas as perguntas, então vou tentar evitar ser repetitivo, mas me perdoe se eu acabar sendo.

    Aqui vou abordar sobre o armamento. Vamos lá:

    - A PF fornece uma Glock na posse. É uma G-17 para todos, ou existe a chance de pegar uma G-19?

    - Eles fornecem algum magazine extra? Ou você tem que comprar por conta, caso queira?

    - As munições da Glock são fornecidas nesse momento? Quantas? Há reposição?

    - Treinamento de tiro você faz por conta em clubes, ou há treinamentos esporádicos fornecidos pela própria PF? Com que frequência?

    - Com relação ao HK G-36, vocês têm treinamentos esporádicos? Ele é utilizado nas operações locais das Delegacias descentralizadas, ou você só pega em um quando vai em viagens?

    Muito obrigado por tudo. Que Deus abençoe teu trabalho diário. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, eu respondo sempre porque me lembro como eu queria fazer parte da PF e como achava dificuldade em encontrar Agentes dispostos a responder. E as perguntas de quem está de fora me faz lembrar como é estar do lado de fora e que eu tenho que dar valor ao que consegui.

      Vamos às respostas:

      1 - Fornece a Glock na posse. Pode ser a G17, a G19, e alguns até conseguem a G26.

      2 - O que é magazine extra, carregador? Se sim, sim. São 3 carregadores até a tampa de munição! Há!

      3 - Todas as munições são fornecidas nesse momento. São normalmente 50. Há sempre reposição nos treinamentos.

      4 - Treinamos 2 ou 3 vezes por ano. Em média 300 tiros por treinamento. Então, os PFs sabem sim atirar.

      5 - Fuzil tem treinamento esporádico e na ANP tbm. Se você for em qualquer operação, pode pegar. Se você for intimar, pode pegar. Se vc quiser só olhar, pode pegar tbm. Basta solicitar. Não há esse impedimento de pegar fuzil. Pra quem gosta é só alegria.

      Abraços.

      Excluir
    2. Que legal!! Muito obrigado por compartilhar com a gente.

      Últimas dúvidas:

      1 - Então, em regra, você escolhe uma entre a G17 e a G19 (e em alguns casos pode ter até 3 opções, no caso a G26 inclusa, pra escolher uma entre elas)?

      A G26 seria lindo pra porte velado né?

      A tua é uma G17? Se sim, é difícil fazer porte velado com ela ou acostuma?

      Muito obrigado novamente :D

      Excluir
    3. Em regra vc pega a que tem. É G17. Dá pra usar velado sem problemas. Pra mulher fica um pouco mais difícil.

      Excluir
  16. Apf uma pergunta!!! Quanto a idade para ser escrivão da PF, tem algum limite?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum limite. Basta estar em condições de saúde e física para entrar.

      Excluir
  17. Caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaacas, que sonho louco!

    Eu já tive sonhos assim. Atualmente, sou PM em SP e já sonhei com algo do tipo. A sensação é horrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é David, muita gente sonha né.
      Atualmente faz tempo que esse tipo de sonho não aparace.

      Excluir
  18. Amigo, eu te mandei uma mensagem no Instagram, mas não sei se chegará a ler ela lá. Então, mando por aqui novamente kkkk.

    O senhor foi da PRF para a PF. Durante o curso na ANP, o senhor já teve que pedir baixa da PRF? Ou ficou adido a ANP durante o curso, podendo voltar para a PRF caso não prosseguisse com o curso na ANP?

    Pergunto isso devido eu já ser concursado. A PM em SP é diferente da PF em referência a posse, pois a gente toma posse primeiro e inicia o curso depois, agora, pelo que vi d PF e da PRF, a posse só ocorre depois do curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, a legislação federal permite que eu peça licença remunerada para fazer curso de formação de outro concurso público. E foi isso que fiz. Optei por receber meu salário de PRF em vez da bolsa oferecida na ANP.

      Você tem que ver a legislação estadual como funciona. Provavelmente você vai poder pedir licença sem remuneração. Mas aí você recebe a bolsa oferecida na ANP.

      Se não conseguir de forma administrativa, vai pra via judicial. Mas passa na prova primeiro.

      Excluir

Manda bala!