segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Sofrimentos cômicos das operações policiais - PF

Compartilhar no Facebook
Posição para dormir!
Nem só de perrengue vive um Policial Federal. Apesar de algumas missões serem bem sugadas, eu sempre procuro me divertir, já que eu sei que aquela condição totalmente escrota não é para sempre. E o que eu faço é tentar não morrer e rir um pouco. Um sofrimento cômico.

Como sempre, chegou uma ordem de missão. Fomos convocados obrigatoriamente para uma missão num interior ruim. Muito ruim. Lugar quente, sujo e feio. Há muitos assim no nosso norte. Locais esquecidos pelo poder público. E essas missões para esses lugares quase ninguém quer ir. A diária não vale a pena, e sempre há muita ralação e muita falta de conforto. Além de longas viagem por estradas esburacadas e de barro.

Por causa que a cidade era bem pequena, uma grande quantidade de viaturas, mesmo muitas sendo descaracterizadas, chamaria atenção, deixando os criminosos mais alertas ou até mesmo fazendo com que fugissem da cidade. Então usou-se uma mentirinha besta para podermos passar razoavelmente despercebidos. E uma das condições para que não chamássemos muita atenção era não lotar os hotéis, ou seja, nada de reservar nem ir dormir em hotel nenhum.

E vamos dormir onde então? Adivinhem: num quartel. Os homens num alojamento para recrutas. As mulheres no alojamento para oficiais. Galera, vou explicar para vocês a diferença de um alojamento para o outro. Um é praticamente um hotel 4 estrelas. O outro é o porão da casa da amiga da sua avó. Só que limpo. Tivemos que levar a roupa de cama, aumentando ainda mais o volume das malas.

Vamos à descrição: as camas de beliches pareciam macas de hospital de tão pequenas. Um beliche era tão perto do outro que para sair da cama de baixo tínhamos que ter cuidado para não bater a cabeça na cama de cima do beliche ao lado e mais cuidado ainda para não bater as costas na cama de cima do nosso beliche. Fazia uns 35 graus fácil ali dentro. Havia alguns ventiladores de teto, número claramente insuficiente para o contingente. Acho que tinham uns 10 ventiladores para 168 camas. 

O desespero acalorado fez com que grande maioria fosse tomar alguns banhos. O que gerou outro problema. Acabou a água. Porque como recruta só toma banho quando mandam e com tempo limitado, a água era suficiente. Mas para nós o banheiro era liberado, então a água não foi suficiente. A situação começou a ficar alarmante. Mas finalmente resolveram o problema da água, então fui tomar meu banho. 

Eu deixei para tomar banho já na véspera de dormir, tentando não ficar todo suado (Não deu certo). O banheiro era aqueles coletivos, onde você jamais pode deixar cair o sabonete, sabe? Pois é. Para quem não está acostumado é muito estranho tomar banho assim.

Voltando para a cama, consegui me arrumar para dormir de forma bem precária, com medo de cair. No beliche tinha que caber eu, meu celular e minha arma. A arma eu mandei pra dentro da mochila, sem condições de ficar com ela ali. Fui tentar me distrair na internet e, não funcionava. Muita gente usando no mesmo lugar uma internet precária. O jeito foi tentar dormir.

O calor era tanto que, se você fosse dormir encostando uma parte sua do corpo em você mesmo, escorria suor entre as partes "encostantes", tipo quando você é gordo e sua nas dobrinhas? Pois é, mas sem ser gordo e suando onde a pele encostava na pele. Então o jeito era dormir tipo um lego (imagem da postagem). E acordar de 20 em 20 minutos para poder desgrudar do lençol e mudar para uma área seca da cama.

Vocês pensem aí, uns 160 homens dormindo no mesmo alojamento. Haviam barulhos estranhos saindo de alguns corpos. Porque pelo cheiro deveriam estar mortos a alguns dias ali. Não era possível não.

O alvorecer estava marcado para 4h da manhã. Porém alguns "gente boa" acordaram por volta das 2h30 e começaram a conversar. Eu que já não conseguia nem dormir direito, acordei e não dormi mais. O jeito era ficar quieto para tentar permanecer suando o mínimo possível. 

Num certo momento da noite quase peguei a chave de uma das viaturas e fui para dentro para dormir no ar-condicionado. O outro dia seria sugado. Essas operações exigem muito. Porque acordamos na madrugada, e não temos hora para acabar. Essa mesmo foi acabar por volta de 4h da tarde.

Nesse momento do fim da operação eu já tinha reservado hotel para a próxima noite. Não ficaria no alojamento militar por nada. Mas vou falar: se tava ruim para nós PFs, imagina para os recrutas os quais ocupamos seu alojamento. Eu conversei com o sargento que conseguiu o alojamento para nós, e ele informou, com um sorriso, que os recrutas, naquela noite, dormiram na grama aos redores do quartel. Pensam bem, nem foi tão ruim assim, hein!

Bem, após eu escrever esse relato para vocês, eu percebi que de verdade nem foi tão divertido. Foi mais pra se arrebentar mesmo. Porém quando lembro eu dou risada da situação. No final houve uma confraternização bem bacana.

ps.: Está atualmente tendo uma academia da PF para novos policiais. Aguardamos vocês com bastantes missões dessas, viu, meu queridos! Cheguem animados!

112 comentários:

  1. Aew, novo post! Eu já estava perdendo as esperanças.
    Mas e aí? Essas missões dão em algo? Vocês conseguem prender alguém ou demora horrores pra conseguirem concluir?
    Quanto as agentes femininas, eu entendo que nesse caso não daria pra misturá-las com 160 recrutas homens, mas em outras missões rola uma divisão justa, né? Porque, afinal, é o certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca as esperanças, Tainá!!!
      Nessas operações sempre têm muitos presos. São essas que aparecem na mídia.
      Mas normalmente são poucas mulheres. O contingente feminino na PF é pequeno. Por isso foi possível colocá-las num lugar melhor. Já a macharada, como éramos muitos, só cabíamos no alojamento dos recrutas.
      Mas geralmente o tratamento entre homens e mulheres é semelhante.
      Vc está estudando para fazer parte?
      Abraços.

      Excluir
  2. Posta com mais frequência APF do Norte! Já pensou em abrir um canal no Youtube?
    Sempre leio suas postagens e fico me imaginando na situação. Tenho 20 anos, estou na metade do curso de Direito e cada vez mais tenho vontade de ser PF. Essa vida monótona de escritório e roupinha apertada não é para mim.
    O meu maior desafio é a natação, já quase morri afogado por 2 vezes, então, o trauma é complicado. A corrida estou quase batendo (não é tão fácil quanto parece kkk).
    Posta mais sobre suas missões, sua visão atual da vida como policial no geral, o que gosta de fazer nos dias de folga... Sua escala é 24/72? É difícil se acostumar?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ismael, canal no youtube não tem como. Não quero ser famoso não! E a PF é cheia de frescura para Agente que querem se destacar dessa forma. Vai entender, né!
      A natação é só ir e vir na piscina. Corrida e natação com treino faz. Você ainda tem 2 anos e meio para se preparar para o TAF.
      Agora assim, o lance de escritório é o que a PF faz mais. Ir para a rua é exceção. Mas existem os grupos operacionais que fazem mais isso. Mas para entrar neles você vai ter que resolver seu problema com água.
      Minha escala é expediente normal. Segunda a Sexta. Almoço. Tudo certo. Trabalhei na escala de plantão, mas não curti não.
      Abraços.

      Excluir
    2. Claro, claro. Concordo contigo. O mundo hoje tá insano, ainda mais pra quem atua em áreas como a sua.
      Então, sua jornada de trabalho é de 40 horas semanais? Você teve dificuldade para bater a natação?
      O trabalho de escritório é empolgante? Ou só quando chega no vagabundo? Hahaha
      Você possui vontade de entrar para o COT? Aqueles caras são fodas demais.
      Abraço e desculpa o questionário rs.

      Excluir
    3. 40h semanais, sendo que 1h por dia é de atividade física que vc quiser fazer, ou seja, 35h semanais.

      Não tive dificuldade na natação. Nado relativamente bem. Inclusive, quando comecei a treinar, eu já batia o tempo em 5s abaixo.

      O trabalho de escritório é basicamente investigação. Algumas são interessantes, outras não. Pra mim o maior problema é que tudo demora muito. Quando no filme vc vê o investigador indo ao banco e conseguindo uma informação na hora, aqui no Brasil o gerente do banco pede um ofício e demora 60 dias pra responder. Então é uma vida pra finalizar um inquérito.
      Quando chega no vagabundo é quando é mais interessante.

      Não tenho vontade de ir para o COT. Ralação demais. Tem que gostar muito. Tem que ter o perfil. Primeiro senão vc n aguenta o curso pra poder entrar. Depois vc n aguenta o dia a dia.

      Abraços.

      Excluir
  3. Ola! Apf do norte. Seus posts são excelentes, aguardando o próximo posto. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm :) ....até os comentários...
      Aproveitando, você falou que já trabalhou de escala e não gostou, é opcional ou você é obrigado a trabalhar de escala (plantão)? Isso vale para agente, perito e papiloscopista?

      Abraços e sucesso!

      Excluir
    2. Fiz difícil produzir nessa velocidade hehehe.
      Plantão tem lugar que você pode escolher, e tem lugar que o plantão escolhe você. Aqui o plantão me escolheu por 6 meses. Assim que tive oportunidade eu saí. Mas normalmente os antigões querem o plantão, pra ficarem mais sossegados.

      Excluir
  4. Cara, pode parecer um estranho, mas gosto da ideia de se envolver nessas missões. Obviamente que ninguém quer quebrar sua vida fazendo serviços penosos, mas, como você bem deixou explícito, são experiência novas e histórias para contar. Haha

    Quanto a estrutura de uma operação, como funcionam as etapas? Começa com uma ordem de serviço, depois montagem de equipe, depois briefing, etc etc?

    E quanto a um novo certame. Eu estou mais ou menos idealizando a preparação para 2021, pois como sabes, tenho outra prova na frente, mas sem jamais perder o foco. Será que sai? Tendo em vista que em média é 3 anos entre concursos, acho que rola né?

    Abraço, meu chegado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rhuan, para quem faz parte da execução da operação, chega uma ordem de missão informando hora, local e como você vai.
      Nessa hora normalmente as equipes já estão formadas. Mas você só vai saber no briefing, que acontece normalmente um dia antes ou na madrugada do dia da operação.

      Mas para acontecer essa operação, já rolou, muitas vezes, meses ou até anos de investigação. Então teve a equipe de investigação antes.

      Ai chega na hora, você vê qual é sua equipe, o que terão que fazer no dia da operação, e quando que termina. Isso tudo basicamente no briefing. Porque normalmente é muita gente, então se não ficar bem explicado, vira bagunça. Resumidamente é isso.

      Quanto a um novo certame... isso aí é complicado. Tem mais uma turna da ANP ano que vem. Essa galera deve sem empossada em julho/20. Então conta mais uns 2 ou 3 anos. Meu concurso foi em 2014. o outro foi somente em 2018. Então, acho que na atual conjuntura e com as medidas do governo atual, a estimativa deve ser essa: 2022.

      Bom que tem tempo pra estudar.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Entendi. Uma coisa que me deixa em dúvida é a seguinte: um mesmo policial atua em várias investigações simultâneas? Tipo, APF do Norte tá trabalhando em uma operação X, daí chega um chefe e coloca na tua mesa uma Operação Y, depois outro vem com uma operação Z e assim por diante?

      Ou você é escalado para uma missão X, foca nela por meses (participando da execução de uma ou outra operação às vezes) até finalizar e assim partir pra outras?

      E tipo, as técnicas de investigação são ensinadas na ANP assim como as aulas de tiro, etc?

      Excluir
    3. Rhuan, normalmente trabalhamos em vários inquéritos. Mas há policiais focados em operações específicas. Mas por exemplo, a própria lava-jato têm vários inquéritos dentro da mesma operação. Você também pode não trabalhar em operação nenhuma. Há todo tipo de situação.

      Na ANP que eu fiz ensinavam sim algumas técnicas. Mas você sai muito cru. Na prática você aprende muito mais.

      Excluir
    4. Valeu, meu chegado. Aguardando ansioso por mais textos!

      Inclusive, qualquer dia destes vou maratonar os antigos, os quais sempre serão inesquecíveis! Abraço!

      Excluir
  5. Apf, blza?
    Normalmente, dá uma média de quantos sábados e ou domingos trabalhados por mês no trabalho q vc faz?
    Vc falou q vc trabalha de seg a sexta, qual sua função, faz de tudo um pouco, ou escolheu uma área?
    Digo pq sei q passaporte normalmente é de seg a sexta, mas outras áreas variam né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RafaZZZ, atualmente eu trabalho quase nunca nos finais de semana. A maioria do efetivo trabalha assim. Quem trabalha no final de semana normalmente é plantonista. Até as operações normalmente são feitas nos dias de semana.
      Todas as áreas, dependendo da ocasião, podem trabalhar nos finais de semana. Mas o padrão é segunda a sexta mesmo, quase como uma pessoa normal.

      Excluir
  6. Boa noite, APF do Norte
    Nessa missão a equipe foi composta por agentes, escrivãs e delegados? Como é essa distribuição?

    Forte abraço e obrigado pela inspiração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JR, todas que eu fui têm essa composição. Algumas vezes têm equipes sem delegados, outras vezes sem escrivão. Quando não tem escriba um Agente faz o papel de escrivão. Mas quando não tem delegado qualquer um pode tomar a frente da equipe. Normalmente o policial mais experiente.

      Fico feliz de ser inspiração. Abraços.

      Excluir
  7. Obrigado apf! Pensei q trabalhar de fds e plantão ngm quisesse e q fosse todo mês pelo menos um fds por mês. Apf, tenho curiosidade dos detalhes do dia a dia, seee vc não se incomodar, ou não quiser por motivos pessoais blza, mas vc podia contar o seu trabalho no dia a dia? Tipo: de uma semana ou um dia, , mas o dia a dia mesmo. Chegou aí tem o trabalho x na mesa, aí tal hora não tinha nada pra fazer, aí tal hora chegou o delegado e jogou um inquerito na mesa etc... tenho curiosidade disso, o dia a dia realmente, como chegam as coisas até a gente, reunioes, tédio, ou mta correria etc rs. Se puder rs. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RafaZZZ, o dia a dia parece um pouco com escritório. Suas ordens de missão chegam por e-mail. Aí já chega com prazo e o que tem que ser feito.

      Essas ordens de missão são tudo. Desde viagens até uma simples intimação. E a velocidade do trabalho depende muito de você.

      Algumas vezes têm correria, outras ficamos de boa. Mas não é emocionante como a maioria imagina não.

      Quando têm alguma urgência, aí sim reúne alguns policias. Como no caso de flagrante, por exemplo.

      Algumas vezes há denúncias que têm que ser resolvidas o mais breve possível, outro exemplo.

      Não têm muito segredo não. Mas eu gosto do que faço. Há seus altos e baixos, mas no geral, é o melhor trabalho que já fiz.

      Excluir
  8. APF do Norte, tentou o concurso de remoção? Alguma novidade? []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando. Quem sabe voltar pra casa!
      Vc é da casa?

      Excluir
    2. ANP 2020! Estamos acompanhando tudo de lupa pois implica em nossas lotações haha

      Excluir
    3. Lucas, está gastando energia com besteira. Foca no treinamento físico e em não se lesionar.
      Essas vagas, independentemente dos esforços de vocês, não mudarão absolutamente nada.
      Só vai servir para te deixar ansioso.
      Foca no que interessa e se dedica na ANP para não ir parar no Oiapoque!!
      Abraços.

      Excluir
  9. Sou fã dos seus textos! Também estou estudando para a PF e espero ser seu companheiro de profissão um dia! Hehe. Tenho duas perguntas: A chance de ser removido para a cidade natal após 2 ou 3 anos é grande, caso vc tenha pontos suficientes? E a outra pergunta é caso vc trabalhe por plantão, é possível dobrar plantões e fazer menos dias de descanso para acumular dias e viajar para a cidade natal visitar a família? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicholas, seguinte:

      1 - A chance de voltar pra casa depende muito de onde é sua casa e de onde você está lotado. Porque se você estiver lotado em uma cidade que tem pontuação 4 ou 4,5, as chances são maiores. Mas se você for de joão pessoa, natal, fortaleza, e outras do nordeste, com exceção de São Luiz, você não volta com menos de 10 anos.

      Agora se você for do SP, AM, AC, RO, RR, MA, PA, TO, MT, pode ir direto da academia para casa. E também depende muito de quanto tem concurso e de quantas vagas serão.

      2 - O grande lance do plantão é poder trocar. E você ter mais dias de folga. Isso acontece muito. Quando eu era da PRF tinha colega que ia pra casa quase todo mês. Mas na PF depende muito da chefia. Não há uma regra nacional.

      Manda bala nos estudos que você não vai se arrepender.

      Abraços.

      Excluir
    2. Cacete... Ou de PE e agora? Hahahaha e eu pensando em ficar uns 6 anos na fronteira (seguindo um dos conselhos que você deu em outra texto, de curtir a estadia na fronteira) e depois voltar para o meu estado...

      Oh, shit. Hahahaha

      Excluir
    3. PE é ralado de voltar, Rhuan. Vai passear pelo BR antes de voltar pra casa!!!

      Excluir
  10. Sou do Rio de Janeiro, capital. Meu sonho seria trabalhar na superintendência no Centro ou no aeroporto internacional ou com passaporte! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicholas, uns 8 anos de fronteira você volta pra casa. Mas dá para ir pra lugares melhores que fronteira antes de chegar em casa. Mas aí fica a teu critério.
      Entra primeiro, depois preocupa com isso!!

      Excluir
  11. APF do Norte, não suma, meu caro! Seus textos são ricos e interessantes para muitos que têm vontade de entrar na PF e não possuem amigos/conhecidos para saber de algumas curiosidades.

    Mensalmente, sabe dizer quantos deslocamentos para outras cidades/estados faz? Pois essa dinâmica que acho bacana do cargo.

    Tô estudando para o próximo certame. O bom que no TAF tô de boa, pois já treino há nove meses (tirando natação). Espero, logo, logo, ser seu colega de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleiton (me recuso a chamar vc por esse apelido aí que vc colocou hehehe), os deslocamentos dependem muito de qual estado você está. Aqui não é mais que um ou dois por semestre, na média. Eu já passei 6 meses de um ano fora da minha cidade, mas isso não acontece todo ano.
      E sim, isso é o mais bacana no cargo.

      Manda bala nos estudos. E cuidado com as lesões.

      Excluir
    2. Na Bahia, interior principalmente, é comum chamar as pessoas no diminutivo kkkk. Mas tô estudando já. Inclusive montei um cronograma com base na minha rotina e gostaria de mandar para ti a fim de saber se tá coerente.

      Ah, quanto as lesões, graças a Deus que eu treino com um personal justamente para não fazer um exercício errado ou "ficar de molho".

      Excluir
  12. Olá APF do Norte, sou grande fã do seu blog e pretendo ser APF um dia também. Como tenho uma enorme vontade de ser policial sempre venho te visitar para ver se tem uma história nova, e por isso gostaria de saber se você tem alguma recomendação de blog/youtube/etc de outros policiais (não precisa ser PF) como você, que descrevem como é a vida policial e contam boas histórias. Já cheguei a visitar aqueles blogs recomendados à direita, mas muitos estão desativados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAA, pois é. A galera demora pra atualizar né. Eu acabo demorando também. Vou tentar ser mais frequente. Mas não conheço muitos que escrevem.

      Excluir
    2. AAA, eu sigo alguns no insta, que dão dicas de estudo, falam da ANP e mostram o estilo de vida. Vou colocar alguns, isso se o APF deixar com todo respeito rsrs
      @ramomalcantara
      @intisarantes
      @andreia.stanger
      @agentes_pf
      @apfcampetti entre outros que não lembro o insta.

      Excluir
    3. Fiquem a vontade para seguir quem quiserem! Sem problemas.

      Excluir
  13. APF, no último concurso da PF a concorrência para o cargo de agente foi de 685,45/vaga, enquanto que para escrivão a concorrência foi de 211,05/vaga. Minha pretensão era o cargo de agente, mas essas estatísticas estão me fazendo repensar. Tens ideia do motivo dessa disparidade tão grande entre cargos semelhantes em termos de atribuições e remuneração? Por fim, aproveito para lhe perguntar quanto tempo tu estudou para esse concurso? Dedicou-se integralmente aos estudos ou conciliou com outras atividades?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CRF, porque não são tão semelhantes assim não as atribuições. Escrivão é um trabalho mais específico que agente. Escriba trabalha mais no cartório mesmo. Alguns são desviados e fazem trabalho de agente, mas normalmente ficam no cartório mesmo.

      Eu estudei pro concurso mais ou menos um ano. Mas eu já tinha bagagem de estudos. E eu descobri a forma de estudar excelente para mim. Tem gente que demora mais porque tem menos bagagem ou não descobriu como estudar de forma efetiva (minha opinião).
      Porque eu sou mediano na inteligência. Então, qualquer um, basta dedicar, que passa.

      Excluir
    2. Poderia explanar mais sobre a sua metodologia de estudos? São muitas matérias, rodar 1 matéria até esgotar não funcionou na minha experiência.

      Excluir
    3. Complementando a resposta ao CRF: Eu trabalhava e estudava. Sempre trabalhei. Mas o tempo que eu tinha livre eu dedicava. Em vez de tirar uma hora de almoço, eu tirava 30 minutos, para poder estudar os outros 30, por exemplo.

      Excluir
    4. Blogger: Cara, eu estudava assim https://novopolicial.blogspot.com/2014/08/para-quem-quer-ser-aprovado-em.html

      Mas as disciplinas eu ia de acordo com o que eu achava mais proveitoso. Eu conseguia fechar as disciplinas de direito em 2 meses. E as demais eu ia fazendo no cursinho ou assistindo vídeo aula. Mas sempre assistia até esgotar a disciplina. Quando esgotava o edital, voltava para o começo. Fiz isso umas 3 ou 4 vezes.
      No começo eu seguia muito o cronograma da LFG. Depois de estudar lá ainda prossegui com o mesmo cronograma, assistindo as aulas novamente e fazendo muitos exercícios comentados.
      Mas acredito que cada um tem seu próprio método mais eficiente. Se pra vc não funcionou esgotar a matéria, muda. Faz uma planilha com quais matérias e quanto tempo por dia de cada uma. Vai testando.
      No meu caso, depois que eu descobri a melhor forma para mim, eu estudava em vídeo aula uma disciplina. Em exercícios comentados outra. E aos sábados eu estudava língua portuguesa e redação. E realmente eu ia até esgotar.
      Tem gente que gosta de ler os PDFs das disciplinas. Isso não funciona para mim de jeito nenhum. O que mais funcionava eram os exercícios comentados. Fiz uns 15 mil ou mais. Tecconcursos e Questões de concursos eram os site, além das 1001 questões comentadas, livro de questões comentadas do CESPE.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Excluir
    5. Nesse link você comentou sobre um cursinho que estava fazendo após o trabalho. Qual foi? E também tem indicação de algum online que seu colegas fizeram?

      Excluir
    6. Eu estava fazendo LFG. Online eu recomendo o missão papa fox. Que é um fórum com simulados quinzenais. E Questões de concursos e TECconcursos.

      Excluir
  14. APF, em regime de plantão, como funciona a parte de atividade física?
    Pq no regime de segunda a sexta tem 1h de atividade física, como já foi dito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada dia de plantão o Policial tem uma hora para educação física. É meio esquisito, mas é assim mesmo.

      Excluir
  15. Parabéns pela postagem, colega APF do Norte! Seu texto nessa altura do campeonato é uma dose que mistura motivação e ansiedade, pois aguardo pela ANP2 em fevereiro (EPF). O foco por aqui está no preparo físico e mental para chegar bem na ANP. A propósito, você sugere alguma leitura especifica para ganhar conhecimentos valiosos no curso de formação? Alguma outra dica?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, minha dica é: se prepare fisicamente, sem exagerar. Mantenha a corrida, natação e barra em dia. Não se lesione. Lembre-se que a ANP é mais uma etapa do concurso. Leve tudo a sério, mas sem exagerar lá para não se machucar. Quando estiver em Brasília, saia nos finais de semana, para espairecer a mente. Estude para não se fuder na lotação. E aproveite a vida paralela da ANP. Porque aquilo é uma vida paralela.
      Não há leitura que ajude. Não faça aula de tiros ainda. Vá cru mesmo, para pegar as manhas todas por lá.

      Excluir
    2. Salve APF do Norte, com relação à "vida paralela da ANP" o que você faria diferente do que fez, ou deixaria de fazer, se sua ANP fosse agora e com sua experiência atual. Estou para ANP 2020 também.
      Forte Abraço.

      Excluir
    3. Salve APF do Norte!
      Com relação à "vida paralela da ANP", gostaria de saber o que você faria de diferente ou deixaria de fazer, caso tivesse que passar por outra ANP já com sua experiência atual.
      Também estou aprovado para ANP 2020.
      Forte Abraço!

      Excluir
    4. Talvez eu estudasse um pouco mais. Mas eu curti o quanto pude a ANP. Meu alojamento era tranquilo. Somos amigos até hoje. Então tudo, no geral, foi bem bacana. Eu já fui meio experiente, porque já tinha passado pela academia da PRF. Isso ajudou.

      Excluir
  16. APF do Norte, muito interessante suas informações. Passei no concurso e estou na 2a turma da ANP. Você deu informações sobre sua rotina, poderia falar um pouco da rotina dos peritos? Agradeço a gentileza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bla, tá aí uma coisa que eu sei pouco, já que na delegacia que eu trabalho não há peritos.
      Mas na superintendência eles ficam atendendo às demandas dos inquéritos. Basicamente escritório. Mas como funciona internamente eu realmente não sei. Sei que podem participar do GPI. Existem uns até que curtem ir nas deflagrações de operações. Mas a maioria que eu conheci fica na sua salinha lá trabalhando. Mas pra mim é o melhor custo benefício. O cara ganha como delegado, mas não tem tanto trabalho quanto.

      Excluir
    2. Peritos basicamente ficam nas superintendências? Nenhum na delegacia? obrigado pela resposta.

      Excluir
    3. Thiago, isso mesmo. Quando precisa de perícia o material vai para a superintendência.

      Excluir
  17. APF do Norte, saiba que você além de ser nosso orgulho é também nossa grande inspiração. Tenho seu blog como um livro de cabeceira de cama, pois a cada postagem sua nos motivamos ainda mais e só confirmamos que estamos no caminho certo. Obrigado por nos manter sempre informados.

    Com relação a lotação:

    - Atualmente resíduo em Manaus, qual seria as chances de voltar para cá saindo da ANP se de fato essas 600 vagas se confirmarem para o cargo de APF, tendo em vista que já foi solicitado 600 vagas pro próximo certame e os rumorem que essas vagas serão especifica para agente devido o déficit?

    - Souber que depois de um ano de lotação já podemos dar o nome para tirar o COT (muita ralação) e além disso, depois de dois anos servindo no COT em Brasília ao ter conseguido tirar o curso podemos escolher qualquer lugar do Brasil para ser lotado sem depender de pontuação. Isso é verdade?

    - Com quantos anos mais ou menos teríamos a possibilidade de ser removido/lotado em Santa Catarina ou em Curitiba?

    - Referente ao COT, GPI e CAOP quem tem esses cursos pode ser lotado em qualquer lugar do Brasil?

    Obrigado por tudo que Deus abençoe você e toda sua família.

    FÉ, FORÇA e FOCO... Rumo a nossa aprovação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assis, vamos às respostas:

      A chance de voltar para Manaus é grande na primeira lotação. É vaga de academia.

      Para o COT depende muito do edital. O último parece que não exigiu tempo de polícia para participar não. E depende novamente do edital para o tempo de serviço no COT. Após esse tempo, que em média são 3 anos, você pode escolher qualquer lotação. Mas tudo pode mudar.

      O tempo para ser removido depende muito da tua lotação. Se tiver numa lotação de 4 pontos, talvez uns 8 anos. Se tiver numa lotação de pontuação menor, aí é mais tempo. Mas depende da cidade de SC que você quer ir. Tem uma que com menos tempo vai. Isso estou falando em remoção normal, a pedido, concorrendo com todos do mesmo cargo. Mas se você for muito bom em alguma área que essas lotações estão precisando, você pode conseguir uma remoção de ofício. Aí depende muito.

      COT e CAOP você vai ser lotado em Brasília. GPI você fica no estado que você já é lotado.

      Boa sorte nos estudos.

      Abraço.

      Excluir
    2. Entendi APF do Norte. Mas uma vez obrigado pelo feedback, pois nos ajuda muito a esclarecer essas dúvidas que sempre suje. Abração e força ai.

      ADSUMUS!

      Excluir
  18. Boa tarde, vi que você informou que a natação é só ir é vim, e o tempo não existe mais ? Pq lembro que tinha um determinado tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, informei nada!
      Se estamos falando do TAF, existe tempo. 42,99s para homens, e 52,99s para mulheres, no último certame.

      Excluir
  19. Primeiramente, parabéns por ter sido aprovado em dois concursos tão concorridos e desejados. Seu blog é excelente, ajuda muito os que estão na expectativa. Uma dúvida, você ficou sabendo de algum caso concreto de reprovação na IS? Fico curioso em saber o que realmente reprova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luna, fiquei sim. Reprova de fato. E eles investigam tua vida toda, inclusive enquanto você está fazendo a academia.

      Excluir
  20. Olá APF do Norte!
    Com tanto trabalho, treinamentos, e a cabeça à mil por causa de investigações, você consegue tempo para "viver a vida"? Ser um APF, na sua opinião, é viável para pessoas que gostam de proximidade com a família, casamento, filhos, etc? Ou é mais interessante pra uma pessoa solteira que não precisa se preocupar? Sei que a maioria dos(as) policiais é casado(a), e existem vários empregos de muitas viagens, como piloto, por exemplo, que pessoas casadas/com filhos trabalham. Mas isso implica em ter uma vida fora do "normal". Então questiono se, atualmente, você acredita que um policial federal tem uma vida tão atribulada a ponto de ficar mais difícil caso ele resolva constituir família ou isso não afeta em nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara, é uma vida como outra qualquer, de verdade. A maioria dos PFs que eu conheço são casados. Você viaja bastante, mas a maioria das vezes são viagens curtas. E viaja muito quem quer viajar. Quem não quer viaja bem menos. Fique tranquila que a vida é bem normal. Essa "cabeça a mil" não existe muito não.

      Excluir
  21. Ei, APF do Norte, seu blog é sensacional! E acho que um dos poucos que tem postagem com certa frequência. (Sabe o que aconteceu com a mulhernapolicia?).

    Muito legal o seu jeito de contar os causos! hahaha

    Aproveitando, tem um email que dê pra entrar em contato com você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RKenji, eu estou preocupado com a mulher na polícia. Atualmente ela não está nem respondendo comentários. Não sei o que houve.

      Obrigado pelos elogios. Ajuda a motivar também.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas informações que você reuniu com antecedência ajudam demais, viu!
      Vou deixar teu e-mail aqui para quem quiser o material. Porque quem quer saber lê até os comentários!

      Aproveite bem a academia, são momentos únicos. Parabéns pela aprovação. Quando tiver lá, não esquece de dar notícias.

      Abraços.

      Excluir
    2. APF, qual seria o email da pessoa acima?

      Excluir
    3. Rkenji, poderia disponibilizar esse material citado?
      @rkenji
      #rkenji

      Excluir
  23. Mas eu tenho uma dúvida, como foi sei primeiro e segundo dia trabalhando como agente já? E se foi bom ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro e segundo dias você nem sabe o que fazer. Basicamente você começa a solicitar seus acessos aos sistemas.

      Excluir
  24. E se você ficou mai no escritório ou na Rua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente escritório. São duas semanas para você começar a entender como funciona.
      Vou escrever sobre isso.

      Excluir
  25. Boa Noite!
    Vi recentemente a reportagem no Fantástico sobre o alto índice de Depressão nos Policiais nos últimos anos.
    Você acha que uma pessoa que já teve histórico de depressão, deve evitar carreiras policiais?
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, pelos índices sim. Mas se tiver sendo tratado, acho que dá para levar. Mas é bom o médico dizer, né?

      Excluir
  26. Boa tarde cara.Muito legal ler suas histórias.Uma dúvida aqui,vc disse que foi PRF tbm,se não for incomodo,porque vc resolveu sair para ser PF,muita gente fala que o ambiente de trabalho na PRF é melhor por "não" ter chefe.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, realmente o ambiente na PRF é melhor. O clima de trabalho é muito melhor. É tudo muito diferente. Mas tem chefe sim, mas sempre é um PRF e normalmente mais experiente.
      Mas nem só de ambiente de trabalho se faz um emprego, né. Têm as atribuições, o salário, os sonhos...
      Até agora não me arrependi. Mas sinto saudades.

      Excluir
  27. Apf, blza?
    Um servidor público q tira licença médica psiquiátrica, pode atrapalhar na entrada da pf, na investigação social?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RafaZZZ, pode sim. Mas depende. Se o motivo já foi resolvido, não deve atrapalhar não. Mas eu só falaria isso se me perguntassem de forma oficial. Senão nem mencionaria em lugar nenhum!

      Excluir
  28. APF do Norte, o EPF normalmente recebe menos missões para viagens? As lotações pra academia do EPF são, em tese, melhores? E o tempo pra conseguir remoção, é mais fácil pro EPF? Por fim, o EPF consegue sair do cartório às vezes para fazer alguma diligência com o APF? é preciso "pedir autorização" para o DPF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, o EPF fica mais tempo no cartório, mas viaja bastante também. Mas missões distintas. Missões de escrivão mesmo. O tempo depende muito dos concursos, igual de Agente. Consegue sair do cartório se quiser. Não precisa dessa autorização toda não, mas vai ter trabalho esperando quando voltar.
      Tu tá na academia pra escriba?

      Excluir
  29. Show! Muito obrigado pelos esclarecimentos, futuro colega. Sim, estou na ANP2 para escriba... Sigo acompanhando seus comentários, pois ajudam a tirar muitas dúvidas. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai ver que não tem essa autorização toda com delegado. Só se o cara for muito idiota. Por onde já passei é bem tranquilo o lance dos escribas. Mas tem bastante trabalho cartorário. Mas o bom é que não pega missão que a maioria acha ruim, tipo: acompanhar Funai e ICMBio na floresta e ir para missões longas em locais ruins. A maioria das missões é tranquila.

      Excluir
  30. APF do Norte, só rindo mesmo imaginando você e a equipe nessas situações. Aguardando sua postagem sobre o treinamento de abordagem na academia de formação hahaha, abraços!

    PS: Você sabe nos comentar de como é cobrir eventos como olimpíadas ou posse presidencial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, olimpíadas agora só a próxima geração, né? Mas quem foi disse que o trabalho é muito bom. Posse presidencial teve esse ano. Quem quis ir, foi. Como é no Reveillon, muita gente não quer ir, porque prefere fazer outras coisas. Então sobra vaga para quem quer ir. Mas acredito que o trabalho deve ser tranquilo.

      Excluir
  31. Na sua opinião, qual é o perfil de um policial de sucesso? Aquela pessoa que faz um trabalho perfeito, sempre consegue resolução pra tudo que cai na mão dela. Você é assim? Conhece alguém assim? Pra ser assim você precisa de conhecimentos específicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara C, não existe sempre trabalho perfeito. Não tem como resolver tudo que cai na sua mão. O melhor perfil é o que se adapta a mudanças. Que sempre tenta aprender. Que busca sempre se aprimorar.
      Não existe essa pessoa que você descreveu.
      Conhecimentos específicos são para trabalhos específicos. Muitas vezes não adianta você ser um gênio em matemática para realizar uma investigação. Talvez você sendo professor. Então assim, cada conhecimento serve para resolver determinado problema. E na polícia há espaço para todos.
      Abraços.

      Excluir
  32. Fala APF do Norte! Cara, por acaso você tem alguma informação sobre ter GPI aqui no ES? Futuquei em tudo quanto é canto e não achei nada, curto muito trabalho mais operacional e gostaria de ficar perto da família. Traz mais postagens sempre quando conseguir, você não faz ideia do quanto me motiva a seguir na luta... Um abraço irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, primeiro você tem que chegar no ES. Vou te dar uma má notícia: Vai demorar uns bons anos de lotação ruim para conseguir voltar pra casa. Mas isso é outra história. Primeiro você entra na PF. Depois entra no GPI. E somente depois você se preocupa se tem GPI em casa. Mas é bem provável que tenha.
      Mas não é preocupação para agora, né?
      Abraço.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  33. Primeiro parabens pelo blog !! Uma dúvida: os integrantes do cot e gpi ganham algum tipo de gratificação ou acrescimo no salário?

    ResponderExcluir
  34. Nem diárias eles ganham??? Tipo, eles vivem viajando e dedicam MUITO tempo ao trabalho, aí fiquei com essa dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lone, viajar ganha diária. E só. Os caras do COT normalmente trabalham meio expediente por dia, quando não estão em operação.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta, parceiro! Eu pensava que o dia a dia de um cotiano era pura dedicação somente ao grupo, tipo, horas e horas de treinos e mais treinos ou de instrução para outros grupos especiais (fora as missões), mas agora tive uma outra visão da coisa, algo que não percebi mesmo lendo livros ou relatos do grupo... Antes eu tinha certo medo de que caso fosse fazer parte do COT não ter tempo para fazer absolutamente nada, até para curtir os hobbies, e eu simplesmente sou apaixonado por meus jogos, animes, séries, mangas e filmes, então abandoná-los seria muito doloroso kkk... mesmo que só 1 horinha por dia dedicado a essas coisas eu já estaria mais do que feliz, e depois do seu informe fiquei mais tranquilo, kk. Vejo que você sempre busca tirar as dúvidas do pessoal aqui no blog, muita generosidade da sua parte!! Todo dia venho aqui (literalmente) ver se tem postagem nova, gosto muito dos seus textos, motivam muito e os comentários ainda são muito esclarecedores, simplesmente um site de respeito, que provavelmente vou acompanhar mesmo depois de ter entrado na PF. Espero um dia poder conhecê-lo pessoalmente. Muito sucesso e satisfação em vossa caminhada, APF do Norte!!

      Excluir
    3. Lone, ninguém aguenta vida 100% trabalho não. Os caras ralam tbm. Dão treinamento, treinam todo dia. Mas eles cumprem meio expediente. Ou seja, quando não estão viajando. Mas sei que eles ralam bem.

      Obrigado pelos elogios. Você está aprovado nesse último certame?

      Excluir
    4. Ainda não tive a chance de prestar nenhum concurso, sou meio novo ainda (21 anos) e nos últimos tempos estava terminando a faculdade. Na verdade vou iniciar minha "vida de concurseiro" em novembro, focar no próximo concurso. Sei que está em cima da hora, mas não me importo com o tempo que irei levar para ser aprovado, seja daqui a 1, 2 ou 5 anos não importa, um dia irá acontecer (só não vai se eu morrer antes ou algo me impedir de prestar o concurso, porque se depender de mim esse já é o meu destino, kk). Ser PF é um dos meus dois propósitos de existência, sou apaixonado pela instituição.

      Excluir
    5. Rapaz, foca no objetivo que passa. Basta sentar e estudar. Boa sorte aí. Continue dando notícias. Abraços.

      Excluir
  35. APF do Norte Olá! Tipo, me tira uma dúvida... Tem agentes que tem missões como espião? Tipo: invasão em um local sozinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Max, esse tipo de coisa não. Mas você faz muito trabalho velado. Filma alguém. Segue um veículo. Entra numa loja sem se identificar. Coisas assim. Mas essas infiltrações que a gente vê nos filmes e seriados americanos nunca vi acontecer não.

      Excluir
  36. Grande APF, tudo certo? Parabéns pelo blog, foi o mais completo que achei até o momento!! Já li muitas das postagens referente à PF (estou me preparando para o próximo concurso) e está sendo de suma importância para esclarecer muitas dúvidas.

    Vê se consegue responder essas perguntas... Você comentou lá em cima que a diária em alguns locais, "esquecidos pelo Estado", não compensam a ida e tal. Como funciona a questão das diárias? É um valor fixo? O que está incluso no valor? Vai variar de acordo com Estado ou Região? Se você tiver que sair de Cáceres/MT e ir fazer uma missão em outro local do MT, o deslocamento é realizado em veículo da PF? O valor da diária é apenas para alimentação e hospedagem?


    Outra pergunta sobre outro assunto... Vi uma postagem sua falando que existe um restaurante dentro da ANP que poderá/deverá ser usado pelos alunos, enquanto durar o CF. Como é o custo da alimentação? É muito caro ou dá para sobreviver com a bolsa do CF? Considerando que o aluno tenha a bolsa de R$5.500 líquido, é um valor que dá para guardar dinheiro durante o CF? (pergunta bem relativa, mas quis me referir a alimentação, compra de enxoval, etc.)


    Desculpa o bombardeio de perguntas!! Grande abraço, fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As diárias variam de acordo com a cidade e estado. Mas a variação é pequena. Por exemplo, para Brasília, você ganha em torno de 200 reais líquidos por dia. E para o interior do Amazonas, você ganha 160. Só que um hotel em Brasília custa R$200,00 e no interior R$ 50,00. O deslocamento depende. Pode ser barco, viatura, ou avião. Algumas vezes helicóptero. Então depende muito da missão. O valor da diária você faz o que quiser. Eu falo que não vale a pena em algumas ocasiões, como por exemplo essa de ir pra Brasília.

      Se você usar teu dinheiro só para viver em Brasília durante a ANP dá para guardar. A alimentação não é cara, e você pode comprar lanche nos finais de semana e deixar no alojamento, caso não queira fazer todas as refeições no restaurante da ANP.

      Tive amigo de alojamento que lavava a roupa no próprio alojamento, pia do banheiro, para não pagar lavanderia. E a lavanderia lá dentro é bem barata. E os caras trabalham direitinho. Inclusive acho que esse amigo guardou uns 80% da bolsa dele.

      Mas, na minha opinião não vale a pena economizar lá. Você vai estar confinado, dormindo mal, comendo mal. A melhor coisa que faz é usar o dinheiro para poder fazer as coisas que gosta quando puder, e relaxar o máximo possível. Muitos alunos, nos finais de semana, iam para hotéis de Brasília relaxar. Saiam para confraternizar. Deixe para economizar quando chegar no seu interior, na sua fronteira. Aí você fica numa casa confortável, e vai economizando ao longo dos 5 anos que terá pela frente.

      Abraços.

      Excluir
  37. Ri demais kkkkkkkkkkk
    onde é que eu to

    ResponderExcluir
  38. Leio o APF todos os dias kkk APF, nessas missões, se passar 30 dias por exemplo, os dias além da carga horária normal podem ser compensados com folgas? Exemplo, os sábados e domingos da missão, uma vez que na rotina normal esses são os dias de folga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você trabalhar aos sábados e domingo, ou trabalhar horas a mais, poderá compensar essas horas sim.

      Excluir

Manda bala!