terça-feira, 24 de abril de 2018

A escolha das Vagas na Academia Nacional de Polícia - ANP

Compartilhar no Facebook
Imagem do Teatro de Arena na Escolha de vagas. Não sei o ano, peguei a imagem no google. Se imagine aí!

Baseado na pergunta do Leandro Mota, falarei como funciona a escolha de vagas na Academia Nacional de Polícia - ANP.

Após quase todo o curso, restando algumas poucas aulas, mas nenhuma prova, acontece a famosa escolha de vagas da Academia Nacional de Polícia. As provas todas já ocorreram porque a escolha é baseada na sua colocação dentro da ANP. Ao chegarmos na academia, zera a nossa nota do concurso e todo mundo volta a ser igual. Vai de você estudar para ficar bem colocado e poder pegar uma vaga menos ruim, ou não. Há quem não esteja nem aí. Eu me preocupei!

Só vão para a academia as vagas que sobram do concurso de remoção do efetivo interno. Traduzindo: onde o efetivo não quer estar, são as vagas que sobram para os futuros novinhos. São muitas cidades que sobram. Desde São Paulo até Oiapoque. Se você é do Rio de Janeiro ou do Nordeste, saiba que vai demorar para voltar para casa. Sem querer ser estraga-prazeres.

Dentro da ANP você só tem ideia da sua colocação atual porque os próprios alunos vão fazendo uma lista com as notas de todos. Há quem se dá o trabalho de ir de sala em sala pegando nota a nota e montando uma planilha Excel. E nessa lista você sabe mais ou menos em que colocação atual você está. Não há lista oficial da colocação até chegar no dia da escolha. Isso é meio tenso.

As competição entre os alunos é acirrada e as notas são bem parelhas. Por exemplo, a diferença do 600° pro 1°, na minha academia, era de menos de 1 ponto. Então, bastam algumas notas menores que 9 para você começar a despencar. E não é fácil de se recuperar. Na verdade, é quase impossível.

Quando se está quase no final, para nós finalmente nos formarmos, reúnem todos os alunos no Teatro de Arena. É um lugar que cabe todo mundo. Nesse dia você pode levar o celular. Porque muita gente precisa falar com mulher, mãe, filhos para ajudar a escolher a melhor lotação inicial. Pela lista feita pelos alunos, dá para se ter uma ideia em qual cidade vamos parar, mas nunca é certeza. Por exemplo, quando eu estava lá havia rumores de que São Paulo, por ser uma capital cara de morar e de baixa pontuação (eu explico isso depois), seria uma das últimas lotações a serem escolhidas. Porém foi uma das primeiras.

Chegando no Teatro de Arena, ligam um projetor. Na tela: de um lado a lista das cidades com as respectivas vagas. Do outro lado a lista com os alunos ordenados por classificação. No meu caso eram quase 700 alunos. Faz-se uma fila com 10. Começa do zero um da academia. O cara mais bem classificado. Ele vai até o microfone, grita o nome, colocação e a cidade pra qual quer ir. Já entra o 11° na fila. Vai o segundo. Já entra o 12° na fila. E assim prossegue até o zero último.

Dura algumas horas esse processo.Se cada aluno demorar 30 segundos, são quase 6h de duração. Foi mais ou menos isso. Houve um intervalo para o almoço. Na hora das escolhas é bem divertido e descontraído. Tem aluno doido bem colocado, por exemplo, que escolhe tabatinga. Aí a galera grita, vibra. Mas acho que esse momento da escolha da lotação inicial é o momento que você tem que ter mais cuidado para não ir para um lugar muito ruim. Tem que ter em mente que ali será sua moradia por alguns anos. Ninguém sabe quantos. Logo, não dê uma de super herói. Escolha, caso tenha oportunidade, a melhor lotação possível. Todos serão policiais. Não vá na onda de alguns que dizem que para ser PF de verdade tem que ter passado por uma lotação horrível. Balela isso.

E quando termina o dia da escolha, tudo volta ao normal. Mas agora você sabe oficialmente para onde vai. Começará a procurar sobre sua lotação. Conversará com os professores que são lotados na sua futura cidade. E, mesmo que você tenha ido para um lugar "ruim", vá de mente aberta. Faça de lá o seu lar, que o tempo passará muito mais rápido e será muito mais divertido. Em todos os lugares do Brasil existe gente e coisas interessantes. Busque isso.

ps.: terminando de responder a pergunta do Leandro: Você só veste a camisa preta após estar empossado. A única coisa que você "ganha" do departamento é a arma, um notebook e o colete. O distintivo e a camisa você compra, se quiser. A primeira vez que vesti a camisa preta foi para um treinamento de tiro.

193 comentários:

  1. Deve ser muito bom saber que já vai p/ ativa. Espero um dia está no meio desses que já estão aguardando para trabalhar na PF. Uma pergunta... No âmbito do trabalho de Agente a PF aproveita sua formação para investigar crimes correspondente a formação profissional? Tipo, sou Engenheiro Florestal, caso me torne um agente, posso trabalhar com crimes ambientais? Vlw pelas postagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Tem muita atividade desse tipo no norte e na fronteira. Será de grande valia.
      A PF aproveita os talentos, basta demonstrar interesse.

      Excluir
    2. Massa! Tudo o que eu queria! Ir para PF e poder atuar na minha ao mesmo tempo! Cara, é impressionante sua atenção com quem acessa seu blog. Você poderia está nem aí, mas tem toda uma atenção com quem almeja ingressar na carreira. Suas respostas são concisas e precisas e precisas. Parabéns mesmo! Vlw!

      Excluir
    3. José, cara, os leitores são minha grande motivação para escrever.
      Tenho que tratá-los com o maior carinho! ehehe
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Ai sim! Texto novo sempre é bom e ainda mais quando trata de um assunto que minha namorada martelou na minha cabeça ainda na noite de ontem rsrs! Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva ela. Porque senão fica solteiro.

      Excluir
    2. Levarei, com certeza. APF, uma pergunta relativa a estas questões de lotação etc: Chegou aos ouvidos dela que o Agente/Delegado das Federais são removidos (não sei se este é o termo correto) a cada dois anos, como se fosse uma periodicidade mesmo, sem possibilidade de recusa do sevidor. Essas transferências forçadas acontecem? Se sim, são frequentes? Valeu

      Excluir
    3. Não existe isso não. Você muda se quiser quando te convidam. A não ser que seja um caso muito específico. Eu tô a 2 anos e nunca vi acontecer. Já vi acontecer convite para mudança e o policial aceitar ou não. As grandes mudanças ocorrem quando abre novo concurso. Aí sim tem um concurso de remoção interno. E você escolhe para onde quer ir, dentre as suas possibilidades.

      Excluir
  3. Vlw guerreiro, muito bom a explicação. A riqueza de detalhes nos faz imaginar e nos projetarmos para o futuro acontecimento. Para fazer a sua mudança de domicílio o único prazo que tem é o legal mesmo da posse até o exercício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazo legal. 30 dias para tomar posse e, após isso, 15 dias para entrar em efetivo exercício.
      Normalmente se toma posse e já entra em exercício.

      Excluir
  4. Ficar lotado em sp não é tão difícil, mas trabalhar em aeroportos é fácil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Derik, aqui na fronteira, nas que tem um aeroporto, é mais fácil. Quase ninguém quer. O trabalho é meio chato para a maioria.
      Mas nas grandes capitais, aeroporto e plantão, só antigão consegue. Porque trabalha 1 dia e folga 3.

      Excluir
    2. Nas fronteiras que tem aeroporto não é plantão?
      Aproveitando o tema, poderia por gentileza dizer onde mais tem plantões?

      Excluir
    3. Já vi umas fronteiras com aeroportos pouco movimentados sem plantão. E em algumas cidades que não são fronteira também.
      Eu realmente não sei onde tem plantão em aeroporto. Sei que em todas as capitais. Mas nas cidades pequenas fica difícil saber assim.

      Excluir
  5. é possivel ganhar adicional de fronteira + diarias das operaçoes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Ou um, ou outro. Isso é uma coisa que está fazendo muita gente não querer mais viajar.

      Excluir
  6. Opa! É possível ser agente e fazer uma nova faculdade à noite? Dá p conciliar bem?

    Valeuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, dá sim. Muitos colegas fazem. Mas vai ser um pouco turbulenta, porque viajamos muito. Então até dá para conciliar sim, mas vez ou outra, provavelmente, vai perder disciplina.

      Excluir
  7. Esqueceu de falar que tem os casais também, né? Que são um show à parte!

    Um escolhe mal pra poder acompanhar o outro... O amor é lindo!

    E outros ficam jundos durante todo o CFP, aí na escolha de vagas, ela escolhe primeiro, e escolhe Miami, porque vai dar pra ele escolher Miami também, aí o filho da mãe, escolhe o Alaska!

    KKKKKKKKKKKKKK

    Que maldade!

    ResponderExcluir
  8. o agente tem a possibilidde de escolher se quer ir nas operaçoes ou ele é obrigado a ir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende. Há umas que vai quem quer. Normalmente essas são operações boas. E há umas que mandam. Essas ou precisa de todo mundo, operações gigantes, ou ninguém quer ir.
      Em todo lugar que você for trabalhar há atribuições que devem ser feitas. Então existe o dever fazer. Na PF também existe o dever fazer. Operação é uma atribuição nossa.

      Excluir
  9. boa noite, amigo, sou do espirito santo e gostaria de saber se teve vaga para cá, no seu concurso, e se é fácil vir pra cá depois de algum tempo na fronteira..
    desde já, agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não teve vaga. E sim, é difícil voltar praí.
      Mas não tão difícil quanto nordeste.
      Velho, fronteira é bom! Pode acreditar!

      Excluir
  10. A FORMATURA PÓS ANP ACONTECE NO MESMO DIA DO BAILE ? VCS PAGARAM QUANTO PRA FAZER O BAILE? PODE LEVAR QUANTAS PESSOAS PRO BAILE ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente o baile acontece na noite anterior ao evento formal da formatura. Galera chega bêbada.
      O valor a ser pago é diferente em cada turma, depende muito da comissão. No nosso cado foi R$ 299,00 por convite. Podia levar pra festa quantas pessoas seu bolso fosse capaz de pagar.

      Excluir
  11. Boa noite APF do Norte, acompanho seu blog já faz algum tempo e te parabenizo pela sua atenção ao blog. Gostaria de saber se na escolha das vagas haviam muitas para o Mato Grosso do sul, que tem muita fronteira e se tais vagas eram escolhidas preferencialmente pelos melhores colocados. Boa sorte em sua empreitada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Última turma teve bastante. Os primeiros normalmente vão para essas fronteiras.

      Excluir
  12. Ei, poderia falar sobre o Exame Médico na fase do concurso ainda. Tipo, muita gente é reprovada? Pelo que observei no edital a lista de doenças incapacitantes a pessoa tem que ser um super herói para passar kkkk (ps: tomo remédio p/ pressão alta, dor nas costas kkk). Cara, e outra coisa, to estudando 4,5 horas/dia, é o que consigo agora no inicio, é valido focar só em uma matéria por vez ou devo rodar mais que uma matéria, devido ao tempo que vou levar para acabar (12 matérias). Abraço campeão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, em relação aos estudos, faz como você achar melhor. tem gente que faz mix de matérias por dia, tem gente que não. Vai do teu gosto. 4,5h tá excelente.
      Os exames médicos reprovam, mas menos que o TAF.
      Essa é a etapa mais cansativa depois da prova. E mais dispendiosa também, caso você não tenha um plano de saúde.

      Excluir
  13. Na sua época de escolha de lotação tinha vaga p/ Tefé - Amazonas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, parceiro. Tefé/AM não tem polícia federal. No amazonas somente Tabatinga e Manaus. E tinham vagas para as duas localidades.

      Excluir
  14. Achei que onde tinha Brigada das Forças Armadas pudesse ali ter um posto da PF, pelo fato de ser alocadas em locais estratégicos. Pensei ter PF na "cabeça do cachorro", São Gabriel da Cachoeira. Mas no caso só nesses dois lugares que você citou msm neh?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na cabeça do cachorro parece que há uma base. Mas não tem gente lotada lá. Vai pessoal de missão. São missões permanente, porque sempre tem gente por lá, mas fica um ou dois meses e volta para a sua lotação original.

      Excluir
    2. Pesquisei e vi que há Postos Avançados em vários municípios, por isso quando fui em Tefé vi uma viatura e uns PFs. No caso, só pode-se ser lotado onde tem delegacia, correto?

      Excluir
    3. Isso mesmo. Provavelmente estavam em missão em tefé. Não sei se por lá tem alguma base.

      Excluir
  15. Olá APF do Norte!! Parabéns pela atenção com a galera!
    Vou tentar expressar algumas dúvidas que tenho pelo que ouço de algumas pessoas... falam que o clima é muito ruim na PF devido a rixa com delegados e tals... isso é isolado ou pode acontecer de ter esse digamos clima de trabalho menos alegre de forma geral? Vi uma matéria que diz que 87% das pessoas da PF estão insatisfeitas por conta disso...
    Outra coisa: sou de Araçatuba, interiorzão de SP... muito difícil conseguir? Falaram que para chegar aqui demoraria mais de 10 anos =/
    Valew!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o clima não é dos melhores não. Mas não é em todo lugar não.
      Araçatuba não sei quanto tempo pra voltar. Depende da tua lotação inicial. Mas, por exemplo, fiquei sabendo de um colega que saiu da fronteira direto pra campinas/SP.

      Excluir
  16. Boa noite APF do norte. De antemão gostaria de parabeniza-lo pela a iniciativa de se dispor para nos dar "uma luz" quanto a nossas dúvidas referente ao concurso é jornada de um APF.
    Gostaria de saber quanto aos gastos nas etapas que antecedem a ANP, gira em torno de quanto?"se estiver a vontade para responder é claro"
    E se durante o curso da ANP, se ocorrem muitas eliminações e desistencia.
    Desde já agradeço por sua atenção e forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação aos custos, eu não sei responder. Já que o maior custo é dos exames médicos, e eu fiz pelo plano de saúde.
      Durante o curso há poucos desistências e eliminações, mas é o suficiente para te deixar nervoso.

      Excluir
  17. Opa, amigão! Obrigado pelo blog e pelas postagens.
    Há algum email que eu possa entrar em contato com você?
    Gostaria de tirar umas dúvidas de forma privada, se possível. Nada demais...
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde apf do norte
    Me chamo Hugo e sou de Belo Horizonte e tenho algumas dúvidas.
    E difícil retornar a cidade de Belo Horizonte? Tenho muita vontade de trabalhar em aeroportos ou no setor de emigração, e difícil conseguir osso?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra BH é um pouco difícil sim. Uns 5 anos tá de volta, dependendo da quantidade de concursos e dependendo da lotação.
      Trabalhar na imigração é mais fácil que trabalhar em aeroporto. Aeroporto normalmente é regime de plantão, então tem muito antigão.

      Excluir
    2. Saquei, e eu posso esvokhes a área que trabalho? Por exemplo, cheguei na cidade e gostaria de trabalhar na parte de emigração, como funciona? Temos a oportunidade de escolher ou somos obrigador por exemplo a só ficar nas ruas?
      Obrigado pela atenção!

      Excluir
    3. Cara, tem área que você consegue escolher. Tem área que não. Você nunca ficará sempre nas ruas. O trabalho é basicamente em escritório. Algumas coisas se faz na rua.
      Os trabalhos administrativos, como imigração, a maioria não quer. Então vc, como novinho, possivelmente consegue essa área. Isso porque a grande maioria sai da ANP querendo ser o McGiver, como se a vida fosse uma aventura louca. E depois que o tempo passa, vc começa a entender como funciona. Não vou estragar a surpresa, né! :)

      Excluir
  19. APF do Norte, desculpa te encher de perguntas mas vendo o que o amigo acima perguntou, vou aproveitar o embalo rsrs. No caso, se você for designado a trabalhar em aeroportos, você é obrigado a ir? Como funcionam as atribuições? Se você é designado a fazer uma atividade, você fica por um período nela até vir outro agente de um novo concurso? E em relação as investigações, se você tá investigando algum caso, você fica nele até ser concluído e não pode fazer outra coisa? Muito obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - No caso, se você for designado a trabalhar em aeroportos, você é obrigado a ir?
      R: Sim. É uma das suas atribuições.
      Se vc é designado a uma atividade, você fica até terminar ou até o chefe querer vc em outro lugar. Sempre tem uma dança das cadeiras. Eu, em 2 anos de "puliça", já passei em três setores completamente diferentes na delegacia. Fora as missões para outros lugares em outras áreas de investigação/atuação.
      As investigações não são como nos estados unidos. Você não pega um caso. Há vários e vários inquéritos acontecendo ao mesmo tempo na delegacia, Você será designado para fazer uma certa atividade dentro do de um inquérito e tem um prazo. Só que você recebe várias dessas designações por semana. E tem os prazos para cumprir.
      E você faz muitas coisas ao mesmo tempo, pode acreditar.

      Excluir
    2. Caramba mew...daora demais! Eu vejo o pessoal comentando, mas esses detalhes só deu pra saber por você! Valeu Apf do Norte!

      Excluir
  20. APF do Norte, com relação às vagas dos PNEs - AGENTE, caso um candidato nessa condição, que comprove e de fato faça jus a tal prerrogativa, contudo sem deficiência aparente para leigos, consiga aprovar-se no TAF, você acredita que possam implicar de alguma maneira???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, prepara pra entrar com ação judicial.
      Não aprovou ninguém em nenhum concurso da PF. Nem agente, nem escriba, nem delegado.

      Excluir
  21. Boa tarde APF do norte, gostaria de parabenizar você pelo blog.Sua inciativa ds uma motivação a mais para quem sonha trilhar esse caminho, como é o meu caso.
    Vc era PRF né, cara me responde uma dúvida, a PRF trabalha só no patrulhamento de rodovias e a reorssrep aos crimes nela, ou voce pode escolher Trabalhar somente no administrativo interno?
    Mais uma vez, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, trabalho interno tem muito. E a maioria quer ficar na pista. Teve colega da minha turma que foi direto pro administrativo. Então, é bem possível que se vc quiser ir pro adm, consiga fácil. Mas na pista o trabalho é bem mais divertido!

      Excluir
  22. Olá apf! Finalmente achei um lugar com informações úteis sobre o dia a dia da pf.Tenho pesquisado mtooo.
    Por favor me ajude, faz anos q estou em dúvida de qual carreira seguir, já sou servidor e tenho estudado pra pf e cgu.
    Agora saiu o concurso , estou mtooo na dúvida entre escrivão ou agente.
    Tenho mta vontade de trabalhar com o canil da pf ou em operações com os cães ou com desvios de recursos públicos porém é mtoooo importante pra mim conseguir ir direto pra sp ou demorar o menos possível pra vir pra cá.
    Mas imagino q ficar em sp é mais fácil como escrivão só q pra trabalhar com essas coisas q falei imagino q só agente né?
    Qual a sua opinião?
    Mtooo obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agente da Pf é a melhor opção. Pode conseguir ir até em primeira lotação para SP.

      Excluir
    2. Primeira opção, você se refere a já na primeira lotação, de cara?? Existe essa chance? Ví que no último concurso só abriu vagas no Amazonas e fronteiras. Me explica melhor, por gentileza

      Excluir
    3. Isso mesmo. Esse último concurso foi atípico. Mas quando fiz a academia tinha umas 30 vagas pra SP capital. Mas acabaram logo nos primeiros 100 alunos.

      Excluir
  23. Existe ajuda de custo como dos militares para onde for o agente ?

    ResponderExcluir
  24. Mano, em relação a tatuagens, um agente pode ter?? E se pode, queria saber se há alguma restrição. Tipo do local, ex. braço, mãos, pescoço???

    ResponderExcluir
  25. Como é a lotação em Salvador? demora quanto tempo para voltar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, demora bastante tempo. Mas tem os interiores que é mais fácil chegar.
      Pensa que, uma hora, você volta para casa!

      Excluir
  26. Primeiramente, parabens pelo seu blog, muita informação legal!

    Como é o TAF na anp, é nós mesmos moldes do concurso? E como diabos é uma prova de defesa pessoal? Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, igual ao TAF de fora do concurso. Só que com menos pressão, na minha opinião.
      A prova de defesa pessoal é estilo prova de artes marciais. Você faz os movimentos que foram aprendidos durante o curso. Bem tranquilo.

      Excluir
  27. Cara parabéns pela iniciativa, é muito bom poder ler sobre a perspectiva de quem trabalha dentro da PF, ajuda muito quem está pensando em buscar a carreira.
    Minha dúvida é, depois que você escolhe sua cidade na ANP, você tem alguma escolha no sentido de em que setor da PF vc vai ficar? tipo a pessoa diz p. ex quero trabalhar com de crimes digitais/ drogas/ previdência/ emigração, ou o setor é escolhido pra você? ou na fronteira você trabalha com tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente o setor é escolhido de acordo com a afinidade/número de vagas. Nas delegacias descentralizadas, normalmente as investigações são genéricas, você faz de tudo. Nas superintendências, tem as divisões. Pessoal acaba mais especializado.

      Excluir
  28. Mano, há como gravar o evento de escolha das vagas? Ou, mesmo levando o celular, é proibido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim pra gravar. Esse é o evento na academia mais liberal. Pelo menos na minha.

      Excluir
    2. E já pegando o gancho. No serviço, o que pode gravar ou tirar fotos? Velho, vi uns vídeos do papo de polícia com os caras do Nepom e achei fantãstico.

      Exemplo, se você decidisse fazer um documentário policial pra mostrar seu trabalho, até que ponto você poderia fazer?

      Excluir
    3. Cara, pra fazer documentário tem que ter autorização. Se você fizer por você mesmo, dá merda. Gravar e tirar fotos a vontade. Publicá-las que pode também dar merda, dependendo da foto ou da gravação. É cheio de frescura.

      Excluir
    4. Poots.

      Mano, tenho outra pergunta, desta vez sobre saúde emocional na polícia. Se você se cuidar, você leva sua profissão com certa tranquilidade? Ou você acha que os casos de depressão, ansiedade, abuso de substâncias químicas é recorrente mesmo para aqueles que super se cuidam?

      Pergunto isso porque, infelizmente, casos assim não são raros nas policias, sakas?

      Excluir
    5. Dá sim pra levar com tranquilidade. A grande maioria dos antigos que eu conheço levam bem de boa. É a minoria que tem problemas. Não são poucos, mas é a minoria.

      Excluir
    6. Mano, tenho mais perguntas. Hahaha Aproveitar que o pessoal anda frenético.

      A primeira pergunta eu esqueci, mas a segunda surgiu agora pouco e é espinhenta.

      Há muitos progressistas na polícia federal? Ou só o que ver é um bando de conservadores? Como você sabe, pra mim é Lula Livre e Bolsonaro bandido na cadeia (porque quem se envolve com miliciano (mesmo que apenas em sua defesa) não merece perdão; miliciano é a coisa mais horrenda que existe, porque você joga toda sua dignidade como policial no lixo. O pessoal tem esse embate lá, ou todo mundo vive em paz? Alguém de esquerda, como é o meu caso, se daria bem lá? Ou sempre haveria alguns embates políticos?

      Excluir
    7. Rhuan, eu não vou aprofundar o assunto de política aqui, porque é um tema que não há consenso em nenhum lugar. Aqui na PF é igual na maioria das polícias. Mas há gente de todos os lados. Mas somos minoria.

      Excluir
  29. Obrigado pela postagem APF do Nort, satisfação! Uma dúvida... Sou de Floripa, e para conseguir uma vaga na superintendência de Floripa ou na delegacia de Itajaí, demora mais de 5 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse lance de tempo para conseguir é bem relativo. Depende muito da frequência dos concursos, da lotação que você vai estar. Mas floripa é bem concorrido. Essa outra delegacia eu não sei. Mas normalmente para Santa Catarina demora. Já pro RS é bem fácil.

      Excluir
  30. Boa noite, amigo. Em qual lotação vc se encontra hoje e qual foi sua colocação na ANP. Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Boa noite! Tem ideia de quanto tempo demoraria pra voltar pra Ribeirão Preto? Será que rola já no concurso seguinte? Ainda nem foi o psicotécnico, mas essa questão da fronteira me dá um pouco de receio por conta da minha esposa, que é funcionária pública no interior de SP. No caso de uma eventual aprovação nas fases que restam, ela só teria como me acompanhar caso eu opere um milagre e consiga uma primeira lotação já em SP. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nesse concurso vai ser bem difícil ter vaga em SP. Mas nada é impossível. Concurso passado tinham umas 30 vagas pra capital.
      Acho que pro interior é bem mais difícil. Talvez no próximo concurso consiga para a capital. São Paulo não é tão concorrido.
      Mas ela não pode pedir licença para acompanhamento de cônjuge? Fronteira sem a mulher = separação na certa!
      Grande abraço.

      Excluir
  32. Boa noite! Desculpa te encher de perguntas estou com 3 dúvidas sobre lotação hahaha
    1º Moro em São Paulo capital, depois de formado provavelmente o agente é mandado para zonas de fronteira, após alguns anos eu conseguiria voltar para SP capital ?
    2º Se sim, o agente permanece em SP até o fim de sua carreira? Ou depois de um tempo é obrigado a mudar de cidade novamente ?
    3º SP Capital é muito concorrido ?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Cara, na minha academia tinha vaga para São Paulo como primeira lotação. Consegue fácil voltar.
      2 - Fica em Sampa quanto tempo quiser.
      3 - Não. Ninguém quer. Só quem é de lá hehehehehe

      Excluir
  33. Boa noote, queria saber se nessa parte de lotação tem como escolher algum destino internacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tabatinga, Oiapoque, Pacaraima, Epitaciolândia ... todos bem pertinho de outros países.

      Excluir
  34. Opa APF! Cara,as vagas para Brasilia são muito concorridas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, deixa eu te dar uma má notícia: Não há vagas para BSB na academia. E você tem que passar uns tempos na sua primeira lotação para conseguir voltar. Brasília é a cidade dos concurseiros. Muita gente daí passa pra PF. Logo, para voltar, há grande concorrência.

      Excluir
    2. Imaginei isso mesmo, obrigado pela atenção! Bom trabalho por ai!!

      Excluir
    3. Mas se você tiver alguma especialidade importante para a polícia, logo chamam você pra trabalhar em BSB. Uma amiga saiu duma lotação no norte pra BSB em menos de 2 anos porque ela é programadora.

      Excluir
  35. Não tenho!! Até dei uma procurada na internet aqui, mas não achei. Você tá aguardando a anp?

    ResponderExcluir
  36. Foi mais ou menos essa: http://aspirantespf.blogspot.com/2014/02/lotacoes-departamento-de-policia-federal.html

    Mas Foz do Iguaçu não teve, por exemplo.

    ResponderExcluir
  37. Teve vaga para sampa sim. Escriba em sampa, sem querer falar mas já falando, tem muito trabalho.
    Eu acredito que as vagas de interior sejam mais tranquila para escribas, talvez seja por isso que sobrem vagas em capitais. Porque onde tem muito inquérito, tem muito trabalho principalmente para escrivão. Mas isso é mera especulação minha!!

    ResponderExcluir
  38. Tamo junto. Continua dando notícias.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde, comecei a te acompanhar hoje e fico motiva com cada fato que você conta e isso me inspira demais. Tenho 18 ainda e já estou no caminho e tenho como norte a faculdade de direito. Assim, eu não entendi muito bem esse "esquema" de lotação, mas você poderia me explicar como funcionaria para o Rio de Janeiro( aqui em niterói(RJ) há uma DPF, sempre passo em frente, porém, não vejo muita movimentação, por isso gostaria de saber a respeita das lotações voltadas para o RJ! Poderia esclarecer minha dúvida por favor!???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rio de Janeiro, por incrível que pareça, é disputado como lotação. Então, quando você se formar na ANP, provavelmente terá que ficar um tempo em outro lugar do Brasil até conseguir voltar para o RJ.
      Mas calma, tem muito tempo pela frente ainda. Dá até para mudar de ideia com relação a ser PF.
      Mas já fica sabendo de antemão que o RJ é disputado. Novinho não tem como ir de primeira para lá.
      Abraços.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta!! Só mais uma coisa. Gostaria de saber sua opinião sobre as pessoas serem incapacitadas ao cargo(PF E PRF, como consta nos editais) por terem Ceratocone. Se você conhece alguém que tenha isso e é um agente ou foi "reprovado". Pois no ano de 20/12/2018 há uma Proposta que exige avaliação individual para candidatos com Ceratocone. Assim, eu tenho ceratocone e minha correção eu optei por óculos e enxergo "perfeitamente". Eu fiquei sabendo disso ontem e espero que essa proposta seja aceita etc, pois se não for aceita, terei que desistir desses cargos.

      Excluir
    3. Vinícius, primeiramente não conheço, que eu saiba, ninguém com essa doença. Se você enxerga perfeitamente, não se refira a essa doença no exame de saúde. Finja que ela não existe.
      Um amigo meu foi dizer que tinha uma doença lá, que nem tinham como descobrir e não atrapalhava ele em nada. Por causa disso foi eliminado da academia. Longa história. Então faça os exames de saúde sem mencionar essa doença, já que ela não atrapalha você em nada. Senão você pode ser eliminado e sua briga vai ter que ser na justiça.
      Abraços.

      Excluir
    4. Obrigado irmão! Sucesso em seu Trabalho!

      Excluir
  40. Ola. Muito obrigada pelo seu blog. Ja me ajudou a esclarecer muitas dúvidas e curiosidades. Tem diferença pra mulher na escolha da lotação

    ResponderExcluir
  41. Sou do Rio de Janeiro e gostaria de saber sobre o sistema de pontos lotação . É muito difícil voltar para o RJ? Porque eu sou novo, não tem família, filhos e etc... Fico pensando que seria complicado que eu voltaria só para ver meus pais e mesmo ganhando bem não teria nada para fazer onde eu morasse.

    Uma opção também e que também tenho muita vontade é de morar do RS, pra lá surge bastante vaga?

    Sabe, minha mente ficou como se eu tivesse dinheiro mas tbm eu não teria mais nada pra fazer na vida e nem com o que gastar, aqui pelo menos eu teria os amogos(tenho um certo receio de acabar tendo uma vida vazia composta só por trabalho) Tem vagas para o Espirito Santo? Talvez eu posso escolher Estados perto do RJ e algumas coisas ficariam mais fáceis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor, dos estados próximos, SP é o mais fácil de voltar. ES é difícil demais, acho que mais que o RJ.
      Pro RS os interiores é fácil de ir. Mas pra capital é um pouco mais complicado.
      Acredite, se você vier por norte vai ter com que gastar dinheiro. Pode acreditar!

      Excluir
  42. Sei lá, se for pra ficar vários anos longe de casa é melhor se preparar e tentar o COT não acha?

    Tem um tempo fixo que tem que permanecer em Brasília depois que se forma? Pra voltar para o Rj ficaria mais fácil sendo COT ou GPI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor, o COT não é brincadeira não, irmão. Normalmente quem tenta entrar pra fugir de lotação ruim, não consegue. Tem que querer muito para ser aprovado no curso operacional deles.
      Se você conseguir entrar no COT, após 3 anos, salvo engano, pode escolher qualquer lugar do Brasil como lotação.
      GPI não te dá direito a nada, a não ser mais trabalho.
      Se quer ser PF, tem que pagar o pedágio de ir pra longe de casa um tempo, amadurecer. Depois volta pra casa! :)

      Excluir
  43. Entendo que não seja brincadeira, tenho uma noção pois conheço pessoas e o sargento do quartel em que servi era comandos e nós sabiamos coisas por alto, então imagino o desgaste que seja.
    Então é isso, ótimo blog, continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comandos diz que é foda de ser aprovado tbm. Então vc entende do que eu falo!
      Vamo q vamo.

      Excluir
  44. Sobre o GPI... tem treinamentos intensos assim como no COT? Tiro e etc?

    Eu sou do tipo de pessoa que faz marchas de 16km sozinho(fiz uma de 11km hj) e etc... Então algumas coisas eu já vou estar calejado. Assim também com treinos que vou fazer antes para manter a resistência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GPI tem treinamentos sim. Mais que o resto do pessoal. Mas não tanto quanto o COT. Pessoal do COT treina todo santo dia! Os caras vivem pra isso. Quando não estão treinando, estão ou em missão, ou dando treinamento.
      Mas se você curte essa operacionalidade de fato, mete a cara e se põe a prova.
      Tive um amigo na ANP que fez PF só pra ser do COT. E hoje tá lá. Tiro o chapéu pra gente determinada assim.
      Abraços, Igor.

      Excluir
  45. APF para o agente conseguir lotação inicial em RO, mais precisamente em Porto Velho é difícil?e em Manaus?
    Notei pelos comentários que você já foi PRF, atualmente após ter vivenciado experiências nas duas instituições e deixando de lado o status que a PF proporciona, qual instituição indicaria como sendo para a pessoa trabalhar mais feliz?Pergunto isso porque eu sei como funciona na PC e parece que o ambiente organizacional é bem semelhante com o da PF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente tem vaga pra ANP tanto pra Porto Velho quanto pra Manaus. São vagas de primeira lotação. Basta ficar razoavelmente colocado lá dentro da academia que consegue. Então é relativamente fácil.

      Agora sobre PRF e PF, vai muito de perfil. Na PRF o clima é bom demais. O trabalho é bom, e há normalmente muito respeito. Mas o porém, pra mim, é que o trabalho é quase que exclusivamente na BR e não vai nunca fugir muito disso.

      Já na PF o clima não é tão bom, como você sabe, por conhecer a PC. Isso porque tem delegado mandando em tudo, inclusive no que não conhece, e existe aqueles que acham que sabem tudo. Mas as oportunidades de trabalho são inúmeras. Muitas viagens e o salário é maior. Além dos olhos da sociedade olharem melhor para a PF.
      Então é uma decisão difícil. Mas entre Escrivão e PRF, eu ficaria com a PRF. Entre Agente e PRF, estou aqui como Agente.

      Espero ter ajudado. Abraços.

      Excluir
  46. Olá, é mais fácil conseguir a primeira lotação na cidade de São Paulo com Agente ou Escrivão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, não sei responder com precisão. Mas não se prenda a um cargo por causa da lotação inicial. Na lotação inicial você vai ficar pouco tempo. Mas no cargo, é provável que fique para sempre. Então faça concurso para aquele que você tem mais afinidade.

      Excluir
  47. Um dia estarei ai,sonho com isso todos os dias.

    ResponderExcluir
  48. Penso assim,tentar uma cidade,se sobrar,que tenha passagem aérea mais barata para minha cidade,ja que vão tudo pra lugar fumo mesmo,hahaha

    ResponderExcluir
  49. Penso assim,tentar uma cidade,se sobrar,que tenha passagem aérea mais barata para minha cidade,ja que vão tudo pra lugar fumo mesmo,hahaha

    ResponderExcluir
  50. Bom dia APF Floripa quase impossível?? Grande abraço, obrigado por compartilhar suas experiências

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como primeira lotação é impossível, mas depois de um tempo de polícia, uns 6 anos em uma pontuação 4, consegue floripa.

      Excluir
  51. Olá,estou cursando Eng Civil, e tenho muita vontade de entrar como perito de engenharia na PF, sei que é dificil, mas so depende de mim.
    Queria saber se o treinamento de agente, delegado, perito são os mesmos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Richard, pelo que me falaram as diferenças são poucas.

      Excluir
  52. Sou do RJ mas tenho MUITOS amigos em SP, por motivos profissionais. Faço a ponte aérea entre as duas cidades 1-2 vezes ao ano. E também estou acostumado com o custo de vida, que aqui no RJ é pior, além do ritmo acelerado de capital.

    Será que é factível conseguir Sampa Capital como primeira lotação, mesmo com pontuação mediana? Ou acaba ficando reservada para os melhores colocados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, havia mais de 20 vagar pra São Paulo no ano que fiz academia. Mas acabou entre os 150 primeiros. É uma capital não tão desejada assim. Além de a pontuação para remoção ser a mínima possível: 1 ponto. Então é ir pra lá pra nunca ir pro RJ removido.
      Mas há possibilidade de ir como primeira lotação.

      Excluir
  53. Ola,apf do norte, sou de sp capital, depois de formado é dificil conseguir vaga em sp capital de primeira ? Obg

    ResponderExcluir
  54. Boa noite apd do norte, voce ficou bem colocado na anp, e conseguiu voltar para casa na primeira lotacao ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não e não. hehe.

      Mas lá é concorrido demais. O primeiro colocado ficou menos de 1 ponto distante do último. A briga é por décimos de pontos.

      Excluir
  55. Ola, pode em explicar melhor essa parte de primeira lotacao? Se eu escolho SP como primeira lotacao, uma hora eu terei que sair de la ou posso ficar o tenpo que quiser la? E é favil conseguor campinas/SP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar o tempo que quiser.
      O interior de São Paulo é um pouco concorrido. Mas não demora muito para conseguir não. A capital é mais fácil de conseguir.

      Excluir
  56. Demora quanto tempo depois da formatura para tomar posse

    ResponderExcluir
  57. Boa noite APFN do Norte.
    Em primeiro lugar parabéns por compartilhar sua experiência com todos nós. E também pela paciência e disposição de nos responder com propriedade nossas dúvidas. Tenho muitas dúvidas depois da prova objetiva, vamos lá:

    1 - Depois da prova objetiva a próxima etapa que é o TAF deverá ser feita e exclusivamente no Distrito federal?
    2- As demais etapas como exames médicos e psicológicos deverão ser feitos tudo no DF?
    3- É necessário o candidato passar uma temporada no distrito federal para fazer as outras etapas? Pois creio q não seja barato um viagem pra realizar apenas um das etapas e depois voltar.
    Tenho muitas dúvidas de como proceder. Sou de São Paulo e há candidatos de diversos estados que também não possuem uma situação que favoreça viajar se hospedar etc.
    Você pode falar um pouco a respeito sobre essa questão de deslocamento para realizar as outras etapas.
    Agradeço desde já amigo...abs

    ResponderExcluir
  58. Olá caro APF do norte.
    Nessa ultima escolha de lotação do atual concurso (2018), não teve vagas para SP E REGIÃO SUDESTE de maneira geral. Scha que isso muda nos próximos concursos?
    Obrigado pelas informações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende muito do número de vagas dos concursos. Mas assim, difícil ter para a região sudeste. Quase sempre tem pra São Paulo capital, mas nunca pro interior.
      Mas acho que tem que entrar aceitando ir pra qualquer lugar :)
      Abraços.

      Excluir
  59. Agente... A arma, colete e computador, só recebe na cidade de lotação ou na própria ANP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como receber na academia. O aluno sai sem ter tomado posse.

      Excluir
  60. Apf do norte o delegado que deseja fazer parte do gpi vai para as operações igual aos agentes ou tem diferenças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi delegado em GPI ainda. Vi perito. E vai pra operação igual.

      Excluir
  61. Demora muito para conseguir voltar para Alagoas? Mais ou menos quantos anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo concurso de remoção normal uns 10 anos de pontuação 4, sendo otimista.

      Excluir
  62. Olá APF do Norte.
    Primeiro obrigado por ser a "luz" de muita pessoas quem tem dúvida em relação a algumas coisas da PF, parabéns. Tenho umas dúvidas e ficaria feliz se me respondesse.

    1-Como funciona pra investigar o tráfico de pessoas na PF? A Lotação? São em superintendências? Aeroportos?

    2-Somos nós que escolhemos com o que vamos investigar ou é de acordo com a nossas escolhas(lotação)

    Se tiver como me explicar bem detalhado,ficarei muito feliz e muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito de qual superintendência você vai fica. Existe alguns estados que não tem esse tipo de investigação, por não ter esse tipo de crime, por exemplo. E caso você fique em uma delegacia do interior, vai fazer um pouco de tudo. Desde furto aos correios até fraude em bolsa família. Dificilmente você fica só com um tipo de crime, independentemente de onde esteja. A não ser que você seja O cara naquilo. Aí provável que consiga. A tendência é você migrar para aquilo que tem mais afinidade, mas não exclusivo.

      Espero ter conseguido explicar.

      Abraços.

      Excluir
  63. Olá APF do Norte, almejo a carreira de perito, sou do nordeste, e queria saber se:
    - A primeira lotação de perito é um pouco mais de boa, comparado aos de agentes, tipo, as cidades são melhores?
    2- Você já ouviu falar de peritos que conseguiram como primeira lotação, alguma cidade do nordeste?
    3- E o tempo de espera também é muito grande como o de agente para voltar ao Nordeste?
    4- Perito pode chegar a ser superintendente?XD
    Obrigado, ótimo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, vamos lá:
      1 - Sim. Os peritos ficam normalmente nas superintendências ou cidades grande.

      2 - Não sei responder isso, mas acho bem difícil.

      3 - Mais tempo. Normalmente as vagas são poucas, e ainda depende muito da área de atuação. Se você é perito contábil, por exemplo, vai ter que esperar abrir vaga de perito contábil na cidade onde você quer, e você tem que ser o cara com a maior pontuação. Essa parte aí é ruim para os peritos. Mas o salário é excelente.

      4 - Não. Só delegado. Esse é o grande problema da PF.

      Valeu pelo elogio.
      Abraços.

      Excluir
  64. Bom dia, APF do Norte. Meu intuito é ingressar na carreira de Delegado, e apesar se ser nascida e criada em Manaus, pretendo morar no Estado de São Paulo, mais precisamente em Santos. Dentre as alternativas possíveis, qual a forma mais rápida de ir para lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, são pergunta altamente mirabolantes. hehehhe

      Vamos lá: Se fosse para SP capital, era bem mais fácil. Poderia conseguir ir direto da academia para lá. Quase sempre tem vaga. Ou num primeiro concurso de remoção.

      Mas pra Santos, litoral, aí muda um pouco. O ideal é você sair da academia para uma lotação de pontuação alta, pra poder ir o quanto antes. Mas acho que demora. Não lembro de ter visto vaga para santos nesse último concurso de remoção.

      Posso perguntar porque um lugar tão específico?

      Você sendo do nosso delicioso norte, querer ir pro sudeste?

      Excluir
    2. APF do Norte, você saberia me dizer se a cidade do Rio de Janeiro é de fácil alocação, assim como SP capital?

      Excluir
    3. Matheus, o pessoal gosta do RJ. Voltar praí é ralado. Um amigo ficou 8 anos em uma cidade de pontuação 4 para conseguir voltar.

      Excluir
  65. Boa noite, APF do Norte. Os disciplinas práticas (pois eu já imagino que as teóricas não são) são iguais para todos os cargos dentro da ANP? Independentemente do cargo todos recebem o mesmo treinamento policial?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu perguntei dos delegados e peritos isso, eles falaram que era praticamente o mesmo treinamento.

      Excluir
  66. Com a noticia de duas mil vagas pra PF vc acha muito dificil ir pra Santa Catarina, geralmente demora quanto tempo pra ir pra esse estado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonatas, depende muito da cidade. Interior ruim e proximidades normalmente são mais fáceis. Mas mesmo assim não tão fáceis. Talvez dois concursos em uma cidade de pontuação 4. Mas pra Florianópolis é mais tempo, com certeza.

      Excluir
  67. Fala,APF!!Cara sou Escrivão de Polícia e queria saber se na PF os escribas costumam ir às operações ou ficam mais no cartório.
    Outra pergunta é se o clima entre agentes e escrivães são tranqüilos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, nas operações vai todo mundo. Mas no dia a dia os escribas ficam quase que exclusivamente no cartório. E o clima entre escribas e agentes é como se fosse o mesmo cargo. Rola zoação dos dois lados, mas no geral é muito bom.

      Excluir
  68. Fala, APF. Estava pesquisando sobre o cargo de Papiloscopista. Na prática, o que ele faz? É uma espécie de perito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, a grande verdade é que só eles sabem responder isso. Essa questão é um mistério para todos os outros cargos! É tipo uma seita secreta. Tipo uma maçonaria dentro da PF, manja? hahahaha
      Cara, eu sei muito pouco. Mas sei que uma das atribuições é identificação por digital e coleta de digitais. Eles manjam um pouco de cena de crime e fotografia de cena de crime tbm. Mas foi a aula que eu tive na ANP sobre isso.

      Mas pra coletar as digitais tem umas técnicas foda lá. Parece CSI mesmo.

      Excluir
  69. Boa noite, lotação no NEPOM pós ANP é difícil? E qual a fronteira de maior pontuação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente não é tão difícil não.
      Pode olhar a pontuação aqui, irmão: https://novopolicial.blogspot.com/2020/05/pontuacao-das-lotacoes-e-adicional-de.html

      Excluir
    2. Obrigado, Guerreiro! 👊🏾 Estudando forte, pertencerei!

      Excluir
  70. Olá APF do Norte. Ajuda-me aí fazendo favor, caso seja possível! Como não foi anunciado concurso para perito, estou pensando em fazer para papiloscopista. 1) O trabalho de papilo é mais interno ou em campo? 2) Onde geralmente são lotados? 3) Geralmente há vagas para papilo para o estado de São Paulo na escolha de vagas na ANP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. T. Silva, bom demais falar com um jogador de tamanha importância!! Não sabia que estaria interessado em largar o futebol :P (Tu deve ouvir muita piada disso, né?)

      1 - Mais interno. Todos são mais internos.

      2 - Nas superintendências.

      3 - Abaixo:

      Dá uma olhada nas vagas aqui:

      https://novopolicial.blogspot.com/2019/11/lotacoes-que-foram-disponibilizadas-na.html

      Excluir
  71. Boa noite, guerreiro.

    Se no próximo concurso que está previsto vier a quantidade de vagas anunciadas para APF (1016), há a possibilidade de vagas para Guaíra, Cárceres e Naviraí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei. Com o adicional de fronteira os policiais estão tendenciosos a ficarem em cidades boas até conseguirem voltar pra casa. Mas nunca se sabe. Pode abrir alguma.

      Excluir
  72. Bom dia,parabéns pelo blog!
    Cara,sou de fortaleza. Vendo tua postagens,vi que voltar para cá vai ser demorado...
    Ao fazer o caop ou cot, eu consigo voltar " de boa" após uns 4 anos?
    O trabalho nesses lugares são ruins?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fortaleza é só na aposentadoria. Se você entrar no grupo tático, talvez consiga antes. Mas, pra entrar no grupo tático, vou te dar uma ideia como é: se inscrevem 70 e se formam 6. Então ou você tem muita "querência" de pertencer ao grupo tático, ou nem tenta que vai tomar peia.

      Abraços.

      Excluir
  73. Grande!

    Em que momento na ANP os alunos ficam sabendo quais cidades terão vagas? Só no Teatro de Arena no dia de fazer a escolha mesmo? Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Praticamente na hora da escolha mesmo. É punk. Mas na minha ANP foi um momento de muita alegria e descontração, porque eram mais de 700 alunos, então durou o dia todo. Teve inclusive pausa para o almoço.

      Excluir
  74. Boa noite... Vagas para SC/RS são fáceis? Na primeira lotação? Pode ser para o interior... (Se puder citar algum lugar)

    e como se sabe as lotações (lugares e qtd de vagas)? É na hora da escolha ou já consegue saber quando inicia o curso? Obrigadaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, RS você consegue Chui como primeira lotação.

      Você sabe as vagas praticamente no dia da escolha de vagas.

      Excluir
  75. Boa tarde, parabens pelo blog e pelas duvidas tiradas. Agora me ajuda numa aqui... sou adventista e pelo que vi as aulas no curso são dadas ate aos sábados. Sabes se existe alguma possibilidade de ser dispensada esse dia e repor aula em um outro dia? ou é demissão na certa e não tem conversa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielly, os alunos que não iam para aula aos sábados por causa da religião foram desligados e eliminados do concurso. Talvez com uma decisão judicial, mas acho bem complicado.

      A religião não pode abrir exceção para esses casos?

      Excluir
  76. Apf do Norte, obrigado pelas informações.
    Não vi aqui perguntas sobre tempo (em media) para conseguir remoção para o norte do Paraná, londrina especificamente.
    Da pra ter uma noção de quanto tempo, a partir de uma lotação de pontuação 4, por exemplo?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  77. APF do Norte, muito bacana seu blog. Parabéns!
    Estou me preparando para PPF, porém, fico encanado com algumas coisas. Primeiro deixa eu contextualizar: sou de São Paulo-SP, completo 46 anos em novembro, tenho 20 anos de casado, tenho 1 filho na faculdade e outro no ensino médio (o que pesa muito quando penso na possibilidade de ter que ir pra longe).
    1- não apareceu vaga pra São Paulo apesar de, em algum post, ter um número de vagas menor que o previsto de vagas pro concurso de PPF. Pelo que entendi, tudo isso é uma estimativa pois até a fatídica data da escolha da lotação o cenário pode mudar. Acha possível conseguir lotação direto pra São Paulo-SP tendo uma colocação razoável na ANP?
    2- há pessoas perto dos 50 anos que passam no concurso e conseguem se formar na ANP?
    3- quando você fez a ANP, tinham muitas pessoas nessa faixa de idade?

    Obrigado!
    Força e Honra! Sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá:
      1 - É possível ter vaga, mas pode não ter. Mais provável que não tenha. Então é melhor ir preparado.

      2 - Na minha turma tinha um com 51.

      3 - Não eram muitos.

      Excluir
  78. Opa, muito bom seu relato amigo! Como funciona pra ser piloto de helicóptero da PF? Sou controlador de voo da FAB, tenho um conhecimento de aviação e gostaria de saber se eles aproveitam isso na hora de escolher o pessoal pro curso ... Brasília nem pensar na escolha de vaga né? Sou daqui hahah Abraço! Selva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi, se você for piloto, algumas vezes eles abrem recrutamento para pilotos. Mas eu não sei exatamente como funciona.

      Pra voltar pra BSB tem que pagar um pedágio na fronteira. :P

      Excluir
  79. Boa tarde APF do Norte. Primeiro parabéns pelo seu trabalho. Tenho algumas dúvidas e agradeço muito se puder me ajudar. Queria saber se consigo demora pra eu vir pro interior do RJ e se é mais fácil como agente ou escrivão? Segundo queria saber se tem como trabalhar com TI na PF, crimes cibernéticos e afins? Eu estou muito na dúvida entre PRF é PF, embora tenha sido militar por 6 anos e hj me identifico mais o trabalho da PF, pois a área de investigação e análise me atrai, assim como até o trabalho de escrivão que já fiz um pouco na Polícia do Exército lavrando autos. Baseado nisso queria saber pq vc saiu da PRF? Todos enchem a bola da PRF em vários sentidos e ao conhecer seu blog fiquei mais na dúvida ainda. Te sigo no Instagram. Obg e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  80. Quem é do GPI escolhe a sua lotação?

    ResponderExcluir
  81. Apf,blz?
    Sou Bacharel em Direito e tenho domínio de alguns idiomas (Inglês, Espanhol e Italiano, e arranho Chinês). Em sendo aprovado para Escrivão, essas habilidades podem ajudar em remoçoes futuras? Exemplo: Pessoas com idiomas são solicitadas para trabalhar com Imigração, ou em Aeroportos?
    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil.
      Mais fácil ficar como escrivão do que trabalhar em aeroportos.

      Excluir

Manda bala!