quarta-feira, 11 de abril de 2018

Aulas de tiro na Academia da Polícia Federal

Compartilhar no Facebook
Aula de tiro na Academia da Polícia Federal - ANP

Mas a primeira semana é sem muita emoção pelas aulas. Nada de mais mesmo. Muita apresentação da academia e como ela funciona e algumas aulas teóricas. Mas mesmo assim é correria para todo lado, já que você é aluno e está começando a aprender como se portar e vai descobrir que 1 minuto é considerado atraso punível. Você não vai lembrar que uniforme usar no dia. Vai esquecer de fazer a barba ou esquecer de levar o boné. Tomará as famosas canetadas (cada uma tira um pouco da nota de conceito, o que pode mandar você, no final, para o quinto dos infernos - tipo Oiapoque).

Mas na segunda semana, com os alunos mais aclimatados com a academia, começam as aulas práticas e a tão esperada aula de tiro. Galera vibra demais pra ter essa aula. Acho que é a aula mais aguardada pela maioria dos alunos. Quem era das forças armadas e demais forças de segurança já não fica mais tão ansioso. Mas o resto fica bem apreensivo. Muitos nunca atiraram e já se imaginam o próprio Rambo.

Para ir e voltar da aula de tiro, o caminho é feito correndo. Sempre correndo. Mas não é longe. Uns 400 metros talvez. E a aula é no sol. É impressionante como nessa hora as nuvens somem e sol brilha forte. E os professores do Setor de Armamento e Tiro (SAT) gostam de falar. Os caras falam muito. E sempre no sol, nunca na sombra. Normalmente são duas horas por vez de aula. Então são bem cansativas. Ainda mais no sol (eu já disse que a aula é sempre no sol forte?).

Acontece muito de depois dessa aula de tiro ter outra, mas teórica, e grande parte da turma ter que lutar contra o sono e o cansaço. Principalmente se a aula de tiro é após o almoço. O cara sai do almoço, corre pro alojamento, toma banho. Não dá tempo de cochilar. Já se arruma, corre para a formação da tarde. Depois já corre para a aula de tiro. Ou seja, não descansou nada. Chega na aula teórica, 4h da tarde, quer morrer. Nem café dá jeito.

Ah, e você terá muita aula de tiro. Muita! Quando você cansar de atirar, ainda falta metade da academia. Vai atirar de pistola, revolver, submetralhadora, fuzil, bazuca, grana, estilingue, ar comprimido, funda e... opa, me empolguei. Só até a parte do fuzil. Eu não contei quantos disparos demos, mas os professores falaram que foram 1635 tiros disparados por cada aluno. Pensa aí. Multiplique por 700 alunos!

Já no final do curso, juro para você, as aulas teóricas que antes eram monótonas, parecerão muito mais atraentes que as aulas operacionais. Você não aguenta mais se sujar, correr, agachar, atirar, levantar, catar estojo, atirar, atirar e atirar. Só de falar nas aulas de tiro, ainda hoje, eu sinto o cheiro da pólvora.

Os professores são bons atiradores e a maioria tem uma didática boa. Tratam todos como se ninguém soubesse atirar. Isso é excelente. Fique sempre atento para não bisonhar e fazer besteira na linha. Limpe bem sua pistola. Terão aula disso também. E é algo que levará para sempre. Mais do que atirar na sua vida funcional, você limpará sua arma. 

Acho que era isso que eu tinha para falar sobre a aula de tiro.

ps.: Próxima postagem vou tentar falar sobre a aula de abordagem. É engraçado na academia todos treinando para a prova.
pps.: Ajudem aí dando ideias. :)

39 comentários:

  1. Fala guerreiro! Mais um excelente texto. Reflita ai sobre o esquema do instagram. Acompanho alguns perfis e é só o ouro!
    Uma dúvida no dia-a-dia vcs digamos que algum abençoado bata no seu carro e não pare, com a placa vc pode achar o nome do cara e outros dados pessoais? Na prática isso é possivel, é ilegal ficar consultando o sistema? Acho q é o infoseg né? Só uma curiosidade msm =) abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela placa acha tudo. Se a placa for verdadeira né. Não há ilegalidade em consultar os sistemas. A não ser que seja para um fim ilegal. Tem o infoseg. Mas tem uma dezena de outros mais bacanas.

      Excluir
  2. Valeu cara, como disse o Leandro acima: mais um excelente texto. Continue escrevendo, tu não sabe o quanto esses textos são importantes para quem está na luta. Valeu irmão, abraço.

    ResponderExcluir
  3. Irmão, vc poderia depois falar sobre o enxoval , se devemos comprar tudo antes de ir a Anp ou compra lá na academia.sobre os gastos com comida....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael, sobre o enxoval, uma parte temos que levar, outra compramos lá dentro. Tem no edital isso especificado direitinho, fique tranquilo.
      Com relação à comida, tem um restaurante lá que serve café, almoço e janta. Mas todo mundo enche o alojamento de comida. As regras na ANP falam que não pode um monte de coisa nos quartos, mas a gente dá sempre um jeito. A necessidade faz o inventor, eu acho!
      Mas a comida não é cara não. Com a bolsa que você vai ganhar dá pra pagar.

      Excluir
  4. APF do norte, primeiramente tenho que agradecer a você pelas histórias compartilhadas aqui. Eu acompanho seu blog tem um tempo já, e eu estou decidido a fazer esse concurso. Uma dúvida que surgiu agora com esse post, você acha que quem usa óculos deve levar outro par como reserva caso um venha a quebrar? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, dificilmente vai quebrar. Só se você for daqueles que destrói as próprias coisas. Existe esse tipo de gente, né! Mas assim, basicamente não precisa. Caso você possua um backup, leva. Ou esteja em situação financeira confortável. Mas, senão, eu não levaria.

      Excluir
    2. APF do norte, vc tinha muitos companheiros de CFP usando óculos de grau ou lente? Como eles faziam nas aulas de natação, tiro (tem que usar o óculos protetor por cima ou pode ser só o de grau)?

      Excluir
    3. Natação ou usa lente ou nada sem o grau. Normalmente não precisa né. E na aula de tiro põe os óculos de proteção por cima dos de grau, caso não esteja com a lente.

      Excluir
  5. Uma pergunta um pouco pessoal, você viveu na PRF e agora vive na PF. Quais foram os motivos que te levaram a mudar (mesmo incluindo salário)? Você sente alguma diferença grande entre as instituições? Vlw! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motivos da mudança: Salário, atribuições e sonho. Lucas, uma não tem nada a ver com a outra. Sério. São completamente distintas em tudo. Desde a forma de administrar, organização, atividades, tudo.
      A PF a atividade é mais interessante. Mas na organização a PRF ganha de goleada.

      Excluir
    2. Boa noite APF do norte. Primeiramente quero agradecer (assim como já fiz em outros blogs de companheiros seu) pelos relatos divulgados aqui, isso nos ajuda demais. Em relação ao que disse para o colega acima, você pode especificar porque a PRF seria mais organizada que a PF? Você sente saudades da PRF? Valeu

      Excluir
    3. Cara, sinto saudades de umas coisas da PRF. Já de outras nem tanto.
      A PRF é mais organizada em todos os sentidos. Em tudo que eu fiz lá, a organização era maior. Posso ter tido sorte lá e azar aqui. Mas foi minha percepção.

      Excluir
  6. Meu peixe, da bolsa são descontados encargos? ou é 50% "inteiro" do subsídio inicial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não deveria, mas são descontados os encargos. Depois você pede restituição. Porque bolsa devia ser isenta de IRPF.

      Excluir
  7. Guerreiro, pelo que entendi é na cerimônia de formatura que fica sabendo da lotação?

    Outra dúvida: explica pra gente qual é o dia que vestem pela primeira vez a camisa da PF, quando e como recebem o distintivo de vcs, arma.. e depois da cerimônia de formatura em bsb quantos dias são para poderem entrar em exercício na lotação ? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, pra tomar posse são em até 2 meses. Normalmente a nomeação sai rápido. Depois da nomeação, conforme a legislação, vc tem 30 dias para tomar posse mais 15 dias para entrar em efetivo exercício. A posse, inclusive, pode ser por procuração.
      A camisa só veste depois de comprar. hahahah.

      Excluir
  8. Cara que bacana esse seu blog. Pesquisava sobre a rotina de PF e tals e descobri seus relatos pra sanar minhas dúvidas.
    Então, tenho pretensão de realizar o concurso para PF, mas acredito que para esse ano já esta em cima da hora haha, minha intenção é para daqui 2, 3 anos se sair. Minha dúvida é sobre sua vida pós serviço, tipo, você mantem sigilo da sua vida para os vizinhos, tem cuidados redobrados? SOu meio magro também , queria saber se isso me prejudicaria na ANP? Abraços guerreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora está em cima da hora, mas faça o concurso. Estuda o quanto der e faça. Vale a pena a experiência. Você já sente a ansiedade. Já começa a entender como funciona a prova.
      Minha vida pós serviço é tranquila. É impossível você esconder dos vizinhos sua profissão. Sei lá, eu não consegui. Vira e mexe é preciso sair todo fantasiado de polícia de casa. É complicado.
      Com relação aos cuidados, sempre fui cauteloso. Agora, mais ainda. Você fica mais atento às situações, principalmente quando está com a arma na cintura.
      Cara, a ANP é um mel. Nada dessas dificuldades todas. É só tomar cuidado para não se machucar e estudar para não reprovar nas disciplinas.
      Sim, corremos os mesmos riscos da PM ou PC. Porém somos menos conhecidos e prendemos gente teoricamente menos perigosas. Mas na primeira lotação na fronteira, todos sabem que você é federal. Isso é um pouco difícil de administrar quando se quer fazer trabalhos sigilosos.

      Excluir
  9. Agente, você pode fazer um texto explicando como são os dormitórios e como são organizados os membros? Se é por ordem alfabética ou sorteio... E ouvi dizer que são formados times, onde cada um tem um nome e há regras de pontuação. Obrigado pelos textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar fazer o texto falando dos alojamentos. Mas esse lance de times, nomes e regras de pontuação eu desconheço.

      Excluir
  10. O Oiapoque não é tão ruim assim, vai... rsrs há luhares piores.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite,obrigado pelos textos.
    Muito motivador!
    Quando vc começa a portar sua arma de fogo ? Somente após o término da academia ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tomar posse. Ai você recebe a arma e munições. É bem estranho começar a andar armado. A minha sensação era de que estava todo mundo me olhando.

      Excluir
  12. Obrigado pela atenção amigo, sua página é muito legal
    Aguardo seus próximos relatos
    Consigo matar um pouco a ansiedade enquanto espero o dia 10 para ver as anulações e a nota da redação, fiz 66 no gabarito preliminar. Vc acha que tenho chance de entrar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, espero que você esteja preparado para o TAF e as demais etapas. Porque com essa nota é quase certeza que você enfrentará as demais etapas.

      Excluir
  13. Estou sim irmão, que Deus te ouça!
    Obrigado pelo incentivo

    ResponderExcluir
  14. Olá guerreiro ! Você poderia falar um pouco como são as aulas de Educação Física ? Obrigada pelas postagens ! Nós motiva ainda mais a fazer parte da PF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito treino de resistência. Corrida, pista de obstáculos, flutuação, natação, e algum treinamento funcional. Nada de muito puxado não. Pode ficar tranquila, Karina. Só não exagere lá para não se machucar.

      Excluir
  15. Parabéns pelo blog, estou viciado nas suas postagens! Eu tenho uma dúvida, eu tenho miopia (2 graus em cada olho) e queria saber se na ANP você teve bastante colegas usando o óculos de grau. Fico com receio se por acaso, em alguma aula prática ou alguma atividade o óculos quebrar ou sujar e prejudicar o desempenho. Seria bom fazer a cirúrgia para entrar sem a necessidade do mesmo? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, quem "papira" muito quase sempre usa óculos. Relaxe. Eu mesmo sou míope.
      Se você tem tempo e dinheiro, faça a cirurgia. Mas não é necessária.
      Abraço.

      Excluir
  16. Bom dia APF do Norte. Descobri seu blog e estou viciado nele. Estou lendo todas as postagens. Muito bom mesmo. Tudo que eu queria para tirar um pouco a ansiedade da ANP e da função de um APF. Meu camarada tou classificado pra agente em 170 de 340 vagas na ampla. Você acha que posso ir nessa primeira turma? Mais o que eu queria mesmo agora era uma boa dica pra o treino de flutuação. Tou com muita dificuldade na flutuação vertical. Nunca fiz ai queria saber como será cobrado isso la na academia. Obrigado meu camarada pelo excelente site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim, tem chance de ir nessa primeira leva. Na verdade, ninguém sabe como vai ser né? Se chamarão todos de um cargo para a mesma academia ou se chamarão como está no edital e depois o restante.

      Flutuação, na minha ANP, valia 2 pontos pra Ed. Física (TAF). não era eliminatório. funcionava assim: Se você completasse o TAF (igual do edital), ficava com 6 e nã era eliminado. Ele era o único eliminatório. Para ganhar os outros 4 pontos restantes precisava fazer a pista de obstáculo abaixo do tempo limite + flutuação. Todos em dias separados.

      Acredito que nessa Academia vá ser da mesma forma. Mas recomendo procurar um professor de natação. Ele pode dar as dicas bem mais que eu para você flutuar bem.

      Excluir
  17. Poderia Fazer um post sobre as aulas de direção na ANP!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá, APF do Norte.
    Muito legal esse texto. Tenho 2 perguntas, que talvez podem valer como sugestão de novos textos (rsrs).
    1. Como é o procedimento para viajar com a arma em avião comercial? Pode levar normalmente? Como é se estiver de servico e se não estiver? Há acautelamento no avião? Como há essa identificação? E em voos internacionais, como funciona?

    2. Há serviço/departamento específico pra atuação como serviço reservado/P2/"agente secreto" na PF tb ou isso ficaria mais com a ABIN? Se houver na PF, como é o procedimento pra trabalhar lá? O APF se candidata ou é selecionado? É difícil integrar ?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Pode levar normalmente. Mas tem que preencher um papel e deixar a arma "fria", ou seja, sem munição na câmara. Se ocorrer um disparo acidental a responsabilidade é toda de quem está armado. Em voos internacionais não pode levar. Ninguém pode em voo comercial.

      2 - A o departamento de inteligência. É a galera que investiga a própria polícia, principalmente. Para trabalhar lá é só querer. Não é concorrido não.

      Excluir

Manda bala!