quarta-feira, 29 de junho de 2016

A polícia é feita para a população!

Compartilhar no Facebook
Hoje a história não tem nada de policial. Tendo dito isso, vamos a ela.

Eu me solidarizo com as pessoas. Principalmente com as mais necessitadas. E quando elas são injustiçadas, isso me deixa com lágrimas nos olhos. Elas não tem a quem recorrer. Não tem quem as proteja, se não a polícia e ao Ministério Público. E muitas vezes a polícia não se interessa, e isso me deixa puto. Sério que você está vendo alguém precisando muito de ajuda e não vai nem tentar ajudar? Você é o que eles têm de recurso! E outras vezes não temos como ajudar. E isso me deixa triste. Porque o MP é lento devido à grande quantidade de processos. Mas quem tem fome tem pressa, aplicando esse ditado a direitos lesados.

No interior onde estou, atendemos muitas pessoas carentes. A grande maioria! Para vocês terem uma ideia, 40% da cidade vive de bolsa família ou algum tipo de auxilio governamental, como o auxilio pescador (nem tenho certeza se esse é o nome do auxilio).

Uma grande parte é agricultor. Agricultura pequena, já que aqui na selva não se pode ter grandes latifúndios desmatados, conforme leis ambientais. E isso prejudica muito o pequeno agricultor. E finalmente chegamos na parte da história onde eu queria chegar.

O ICMBIO é o órgão que faz diversas incursões nos interiores daqui para fiscalizar esses desmatamentos desregrados. E ele tem poder de multar, com multas pesadas, quem desmata fora das regras.

Um senhor e sua família vieram prestar depoimento sobre um crime ambiental ocorrido em algum lugar, que eu não sei onde é. Conversei com ele um pouco. Senhor matuto, com mais de 50 anos, mãos calejadas da agricultura e pecuária, porém muito inteligente.

Eles foram intimados pelo rádio, estão hospedados numa cidade que fica a 1 hora de viagem daqui. Porém, de onde eles moram, para chegar nessa cidade, demoraram 2 dias de viagem. Veja bem, os caras vieram depor, por intimação por rádio, numa cidade que fica a 2 dias de distância. Se fosse comigo, com meus conhecimentos, eu não viria. Mesmo porque nesse tipo de intimação, caso eles não aparecessem, não aconteceria nada. Mas as pessoas são honestas e querem resolver seus problemas. Eles vieram apesar dos pesares.

E o senhor, pai da família, estava me contando que o ICMBIO foi nas terras dele, multou em mais de R$ 50.000,00 e, para pagar isso, levou 35 cabeças de gado da fazenda dele de forma tomada, ou seja, foram lá com a polícia civil e tomaram o gado, obrigando ele a pagar a multa (dentro da lei). Digam-me quem entende, qual é a eficácia desse tipo de medida? A pessoa vive disso. Agora o gado tá em algum lugar, morrendo, segundo ele, já que o estado não consegue cuidar e nem tem recursos para isso. Por que não orientar e ensinar uma pessoa dessas, para que não faça de novo e aplique os novos conhecimentos com os filhos/netos e amigos?

Agora ele está correndo atrás do MP para tentar reaver as cabeças de gado, caso sobre alguma viva. Porém o MP fica aqui na cidade, 2 dias de viagem de distância da fazenda dele. E o cara não tem recursos e nem tem quem ajude. É triste ver o estado fazendo isso com pessoas necessitadas de fato. Sou um policial de coração mole, isso que eu percebi. E me sinto de mãos atadas. O meu "escape" foi relatar aqui. Talvez eu me sinta um pouco melhor.

5 comentários:

  1. Cara, sou Engenheiro Florestal e fico revoltado com essas ações aqui no interior onde trabalho, e tem colega de profissão que fica puto comigo ainda (a maioria ta de boa em Manaus). Eu vejo a realidade de perto porque atendo eles (os agricultores). O triste de tudo é que o próprio ICMBIO deveria apontar soluções para a melhoria da qualidade de vida do povo que depende dos recursos da floresta para sobreviver não fazem nada, a não ser aplicar multas. Eu queria que passassem só um mês tentando sobreviver do que a floresta oferece somente, pegando ferrada de mosquito p/ conseguir pegar um peixe, mas na casa desses cidadãos tem do bom e do melhor, quarto climatizado e tudo mais (muita hipocrisia).
    Pior de tudo é que o mesmo estado que fiscaliza com punho de ferro é o mesmo que deveria dá condições para muitos que vivem do campo poder produzir de forma sustentável (eu acredito e vejo que isso é possível).
    Muito boa essa sua visão! Parabéns pela sensibilização.Você está vendo de perto e tem conhecimento de causa para falar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Agora, tendo mais tempo de polícia, eu já vi o ICMBIO orientar também. Já saí em missão com eles e já vi dar avisos e mais avisos antes de fazer a infração. Então acho que tem aqueles que são mais sensíveis às nossas causas do norte do Brasil.

      Excluir
    2. comentário que agrega! o APF do Norte, posta as histórias e o povo vai nos comentários perguntar umas paradas nada haver... aí pergunta e pergunta, affe ao em vez de sentar a bunda na cadeira e estudar... lotação e etc, se preocupem na ANP. Aí da pra ter curiosidade, botar a mão na consciência. O povo faz esses comentários viajando na maionese. Faz as postagens do blog do cara, em algumas situações, parecerem irrelevantes. Enfim... já trabalhei com licenciamento e já presenciei situação semelhante por parte desses órgãos! Aqui na minha cidade é comum esses órgãos aplicarem uma notificação e relatarem um prazo de 1 mês para cumprimento das exigências.

      Excluir
  2. APF DO NORTE, LI TODAS SUAS POSTAGENS E RESUMINDO O QUE TENHO PARA TE DIZER... VOCÊ É O CARA!!!
    TENHO 44 ANOS E GOSTARIA DE ME PREPARAR PARA UM CONCURSO DA PF, MAIS AS VEZES ME ACHO VELHO PARA ISSO, O QUE ACHA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro, se a carcaça tiver boa, mande bala. Tinha na minha turma um senhor de 51.
      E no meu alojamento um de 39.
      Prepare-se e meta a cara.
      Abraços.

      Excluir

Manda bala!