quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Não queremos um cargo, queremos um trabalho, buscamos um sonho!

Compartilhar no Facebook
A grande maioria dos aprovados em concursos policiais os fazem porque querem realmente ser policiais. Nós não queremos só ter um cargo e um salário, estamos perseguindo um sonho: Ser policial. Claro que o salário é bem vindo, sempre é, ninguém vive da luz solar, mas o sonho é a grande busca.

Após a prova objetiva, durante as demais etapas (são muitas) do concurso, era possível ver a vibração de cada candidato, era notório o esforço, era emocionante como cada um estava "dando o sangue" para ser aprovado e como se sentiam bem em ter conseguido chegar até ali. Víamos também a tristeza coletiva quando alguém ficava pelo caminho, mesmo sendo concorrente direto.

Um concorrente chegou a desmaiar de exaustão no teste de corrida de 12 minutos, de tanto que se esforçou, mas não desistiu! Desmaio mas não desisto, pensou ele, ante o valor de estar ali!

No final das contas, os 1000 primeiros aprovados em todas as etapas foram finalmente convocados para o tão sonhado Curso de Formação Profissional (CFP). Eu mesmo fiquei sem dormir alguns dias pensando como nesse tal CFP. A ansiedade era imensa. No curso foram 3 meses de ralação (nem tanta ralação assim, vai). Empolgação a flor da pele e muita diversão em cada disciplina, em cada instrução prática, em cada tiro dado.

Após o último fora de forma, no dia da formatura (23/05/2014), viam-se lágrimas e mais lágrimas de alegria. A impressão era que tinham jogado gás no salão, todos de olhos vermelhos e narizes escorrendo! Finalmente todas as etapas do concurso foram vencidas. O sonho estava quase se realizando. Finalmente seríamos Policiais. Policiais Rodoviários Federais. Como soava bem isso. De 1000 convocados para o curso de formação, 951 conseguiram concluir. E agora era só esperar a nomeação. Ahhhh, a nomeação... só alegria hein... Só que NÃO!

O que não sabíamos é que essa nomeação não viria tão cedo. Muitos haviam saído dos seus empregos, outros pediram empréstimo e alguns estão devendo até as calças, tudo isso para poder cursar o CFP. Afinal a nomeação sairia em uma ou duas semanas após o término, no máximo!!! Foram, na verdade, 3 meses de espera. Mas calma, ainda não terminou.

E, finalmente, após quase 3 meses de enrolação (se não tem explicação, só pode ter sido enrolação), em 18 de agosto de 2014, o MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), autoriza a nomeação de 501 dos 951 candidatos formados, adiando mais ainda (sabe deus até quando) o sonho de 450 candidatos formados. Falei que ainda não tinha terminado. E, adivinhem só, eu estou colocado após o 501º. Então, para mim, ainda não foi dessa vez. Muito obrigado, MPOG!

Agora acabou.

Desabafo: Ao nomear novos policiais não se pode falar em gasto público. Estamos falando de investimento em segurança pública. O sonho de uns é a segurança de muitos, nesse caso, usuários das rodovias federais. Passados mais de um ano da prova objetiva estão sendo nomeados apenas metade dos candidatos aprovados. E, só em 2014, vão se aposentar 800 PRFs. Ou seja, entrando 500, não estamos nem suprindo aqueles que estão saindo. Valeu Brasil.

8 comentários:

  1. De criancinha
    ou desde
    a academia,
    Com convicta consciência ou
    "ao acaso";

    Instinto.

    De servir & proteger.

    Instinto.

    De viver na/pela Missão.

    Instinto.

    De se ver a vibrar no brado a bradar.

    Instintos...

    E um orgulho imenso.
    Que mal cabe no peito.


    Título vibrante, caro PRF do Norte!



    |Persistência/determinação|

    Incrível o rapaz do TAF. O valor de um sonho é mesmo inenarrável.


    |PRF/Nomeações|

    Um pouco mais, e em breve todos estarão nas estradas. Ter que esperar tanto não é! o justo, mas toda paciência será recompensada, com certeza!

    Spartanski

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina Spartanski,

      [primeira parte do comentário]
      Não sei nem o que responder. Um Poema foi escrito. Fiquei impressionado com tanta criatividade!! Fera demais você!

      [Rapaz do TAF]
      Realmente ele foi para a guerra com todas as forças. Não foi dessa vez. Mas cada pedra no caminho deve ser utilizada para construir o castelo dos sonhos, e com certeza ele aprendeu. No próximo, não tropeça mais!

      [Nomeação]
      Esse "um pouco mais" é que pega. Mas tudo que podíamos fazer por nós, fizemos. Aguardemos as cenas do próximo capítulo: reunião com o MPOG por esses dias.

      Beijão.

      Excluir
  2. Neste excelente artigo

    "http://dentrodaviatura.blogspot.com.br/2014/06/uma-conta-que-nao-fecha.html"

    É provado quem um PRF mais gera receita que despesa (nas multas), sem falar na prevenção de gastos com, por exemplo, saúde, quando previne acidentes.

    Isso para falar só em gastos, sem contar as vidas...

    Não há razão para não nomearem.

    Tive a felicidade de ter sido nomeado agora EPF (graças a Deus não houve fracionamento, outra vantagem de concurso com validade de 30 dias) e espero que saia sua tão sonhada nomeação logo.

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, bem vindo de volta.

      Eu tinha lido esse post do blog dentrodaviatura. E um professor no curso de formação comentou sobre isso. Não há realmente razão para não nomearem os 951 =( ... isso é sacanagem demais. Mesmo porque se demora muito, começamos a esquecer o aprendido no CFP!

      Cara, é felicidade demais ser nomeado EPF!! Parabéns mesmo. Fico feliz por você. Sei como é difícil chegar até o final num concurso desses. Eu fiquei de excedente pra EPF, trave! Ontem mesmo reuni, pra trocar uma ideia, com uns amigos que também passaram pra escriba e estão assumindo. Até me mostrou a Glock do DPF :)

      Você já tomou posse?

      Abraços.

      Excluir
    2. Desculpa demora, voltei a net ha pouco tempo.
      Sim, a questão do esquecimento é séria, eu mesmo já tinha esquecido de alguns dos procedimentos do cargo de EPF, mas com a prática o conhecimento ressurge na memória.
      Obrigado e espero que vc seja nomeado em breve. Entretanto, de mais um gás que vai ter esse de APF aí que é uma boa.
      Sim, ja tomei posse e trabalhando. Papelada pra que te quero!

      NO mais, um abraço e boa sorte!

      Excluir
    3. A grande pergunta: andará armado sempre, ou só quando tiver em serviço?

      Essa era uma pergunta que sempre fazíamos aos instrutores da PRF... E a resposta era: fica a critério de cada um!!

      E vc?

      Abraços.

      Excluir
  3. Olha, gente...

    Essa vida de concurseiro é ingrata mesmo... mas posso falar?

    Posso estar enganada, mas acho que a PRF não é louca de oferecer um curso de formação - que é caríssimo - e depois não aproveitar os policiais...

    Acho que quem já fez curso... certeza que será chamado...

    PRF do Norte... mas... enquanto a coisa não anda... continua estudando. Você vai continuar passando, meu amigo.

    : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novinha, o que pega é voltar a estudar né?
      1 ano parado já!!
      Mas vamo que vamo!!
      Estou voltando aos poucos.

      Beijins.

      Excluir

Manda bala!