segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Concurso suspenso, e agora?

Compartilhar no Facebook
E então, num belo dia de sábado, eu chego à aula de língua portuguesa, pela manhã, quando sou noticiado: o concurso pra Escrivão da Polícia Federal foi suspenso!
 - Suspenso por quê? Pergunto eu meio que desacreditando da notícia.

Fiquei completamente puto da vida meio chateado pelo motivo da suspensão: não havia previsão de vagas reservadas para deficientes (PNEs), como mandava a lei. Muitas discussões rolaram entre os concurseiros se devia ou não devia ter vaga reservada para Pessoas com Necessidades Especiais para cargo policial, mas nada disso levaria a nada, nossas vidas estavam nas mãos do STF, infelizmente.

Nessa época eu juro que mal entendia o Supremo Tribunal Federal e para que ele servia. Achava que era somente para atrasar as decisões. Juninho demais eu era!

Mas voltando ao assunto, ainda consegui me dedicar aos estudos por 15 dias após a suspensão do concurso. Depois disso, desanimei. Estudava umas 2 horinhas por dia somente, quando estudava. Parei de fazer cursinho e as demais aulas. Quase me conformei novamente em estar no atual trabalho. Comecei a sair aos sábados e dormir o dia todo aos domingos. E, pelas minhas "comprovações observatórias", esse desleixo todo é sinônimo de não aprovação em concurso algum.

Passando por essa situação toda, pude comprovar que ninguém é de ferro. Por mais motivado que estejamos, as pedras no caminho podem nos desanimar e, se não formos persistentes, podem nos derrubar. Esse chove-não-molha de um concurso acaba com as energias de qualquer um. Só quem estuda sabe.

Fiquei nesse desleixo até final de 2012, quando pensei: preciso reiniciar minha cabeça para poder continuar. Recuperar o gás, pois o sonho não tinha acabado, não para mim! Então tirei férias e esqueci completamente dos estudos.  Foram uns 20 dias de despreocupação total. Porém com data de volta aos estudos planejada: 14 de janeiro de 2013. Foi quando tudo voltou aos eixos e a caminhada para a aprovação estava traçada!

Quando voltei de férias descansado fui capaz de me reorganizar. Planejei os dias de estudo e como faria. Que dia descansaria e que dia sairia para relaxar a mente e esquecer completamente do concurso, todos precisamos desse dia de descontração. E assim o fiz. Segui todos os meus planos e, com alguma sorte, consegui a aprovação no concurso da PF e da PRF, esse último caiu no colo meio que sem querer (mas isso é outra história).

Próximos capítulos: descrever como eu estudava 6h por dia e me preparava para o TAF mesmo trabalhando 8h por dia de segunda a sexta. Planejamento é o segredo. E muita cafeína! hehehe

11 comentários:

  1. Estudar e trabalhar não é fácil, ainda mais quando o assunto é concurso da PF, que exige uma preparação física diferenciada! (especialmente por causa da natação)

    Estou curioso pra saber também porque preferiu PRF à PF :-D

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, fiquei de excedente pra Escrivão. Passei em todas as etapas, sensação maravilhosa. Mas fiquei fora do número de vagas.
      Mas acho que isso foi bom. Durante a academia da PRF me apaixonei pelo serviço. Participando da academia a gente conhece a PRF como ela é de fato.
      Mas se eu tivesse que escolher, antes de participar da academia, eu teria escolhido PF, sem dúvida.

      Abraços.

      Excluir
  2. Moço, ainda bem que você retomou o fôlego, né?

    Verdade, novinho! Planejamento é o segredo. Aliás, já vá se acostumando, quando você vê uma operação policial sendo deflagrada, você só vê a ponta do iceberg...

    Muitas horas de planejamento que ninguém vê, viu?

    ; )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi difícil retomar o fôlego. Mas quando temos motivação, as forças aparecem, né?
      Operação policial é meu sonho!! Sempre quis participar de uma. Se eu realmente vou gostar, acho que só quando vivenciá-la! Mas imagino o tempo gasto em planejamento. Nos filmes e telejornais só vemos a ação de fato dessas operações, né?

      Muito bom ver você por aqui.
      Beijão.

      Excluir
  3. Meu sonho é ser PF, mas ainda tenho uma longa estrada a percorrer( ainda tenho 17 anos) mas já me preparo um dia estou lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abimael, conheci um cara com 20 anos fazendo a academia na PF. Então, ele fez uma faculdade de 2 anos de duração e se dedicou aos estudos. Hoje ele é APF.
      Bons estudos.
      Abraços.

      Excluir
  4. Estou começando agora os estudos com foco na PRF....
    vc e do norte mesmo ? ( se sim qual cidade?)
    vc esta lotando em qual estado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Felipe, beleza?
      Sou do norte e estou pelo norte, pode ser? :)
      Foca nos estudos. Missão papa-fox é um excelente site de simulados para quem quer passar mesmo nesses concurso, PF e PRF.
      Grande Abraço.

      Excluir
  5. Rsrsrs...valeu ...estou aqui proximo a uop de Dom Eliseu pa- e imperatriz-ma...valeu abraços !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você mora aí?
      Conseguir voltar pra casa, nesses lugares, é mais fácil. :)

      Excluir
  6. Moro sim...quem bom...agora e só passar no concurso ...kkk.
    Estudar até passa!!!

    ResponderExcluir

Manda bala!