domingo, 21 de junho de 2020

Quando um APF liga o Contador fica desconfiado

Compartilhar no Facebook


Como já falei diversas vezes aqui, eu era lotado em uma delegacia que ficava em uma cidade no interior de um estado do nosso lindo Norte brasileiro. E, nessas cidades do interior, as pessoas se escondem sem querer se esconder de fato. Isso acontece por vários motivos: Por não declararem o imposto de renda, e com isso os bancos de dados ficam desatualizados. Por não terem acesso à tecnologia e redes sociais, dificultando essas buscas. Por morarem em sítios afastados que não pegam celular, não sendo possível achar os registros dessa forma também. Ou até mesmo por mudarem muito de casa, já que não tem uma propriedade residencial para chamar de sua, fazendo também que os nosso bancos de dados fiquem rapidamente defasados.

Esse tipo de situação dificulta demais de localizarmos essas pessoas quando se faz necessário. E quando existe uma ordem de encontrar e intimar, o chefe não aceita um simples "não achei" como resposta, a justiça também não. Se for para dar uma resposta dessas, o Agente Federal tem que ter feito uma busca minuciosa na cidade inteira, nos bancos de dados a que temos acesso, procurado em casa de parentes e amigos do "escondido", conversado com empregadores para quem a pessoa trabalhou, conversado com informantes. Talvez eu tenha esquecido algo, mas o delegado, bem como o promotor, na hora de mandar você procurar de novo, vai lembrar de algo que você esqueceu de fazer. Então, no final das contas, é bom você sempre achar.

E, por causa dessa exigência, que são exigências plenamente justificáveis, nós ficamos experts em achar pessoas, independentemente da sua furtividade (Queiroz que o diga). Podemos até não conseguir ir intimar, pois existem localidades que ficam a 3 dias de barco da cidade mais próxima, mas aí mandamos recado pelo barqueiro, e a pessoa aparece na delegacia para ser ouvida. Somos persistentes. Sempre seremos se quisermos fazer um bom trabalho. Não existe bom trabalho policial sem uma persistência do próprio policial. O crime raramente está exposto e fácil de encontrar. Ou você procura bem, com excelência, ou não encontra.

E numa dessas buscas incessantes que achei, buscando um empregador, o contador da empresa empregadora. Já havia procurado com pai, mãe, irmão, tio, tia, primos e a árvore genealógica toda. Ninguém tinha o contato ou o paradeiro. O que os familiares me informaram foi que não tinham o contato porque a pessoa aparentemente tinha ido morar em outra cidade e não deixou informações de seu paradeiro com eles (sim, apesar de inacreditável, isso acontece muito). Foi nessa hora que mudei o foco e fui atrás de onde ele teria trabalhado. Achei uma empresa nos bancos de dados. Mas eu simplesmente não conseguia falar com o responsável, então achei o contador e seu telefone. E foi para ele que eu resolvi ligar. A intenção era falar com ele para achar o telefone do dono da empresa, e verificar se ele sabia do paradeiro de quem eu procurava, se ainda trabalhava lá ou se pelo menos tinha o telefone.

Vou falar uma coisa para vocês, contador é um ser desconfiado. Não é por menos. A quantidade de maracutaia que eles fazem por conhecer as brechas da legislação contábil não está no gibi. Mas as grandes operações da Polícia Federal estão ai para mostrar que várias vezes o grande operador da grana eram os contatores das mega empresas corruptas. Normalmente esse é o profissional que envia a grana para o exterior, lava o dinheiro e o oculta quando é necessário. Então não é de se estranhar que ao receber uma ligação de um Agente da PF o cara tranque o cu.

Liguei, ele atendeu e me identifiquei. Obviamente ele desconfiou. Achou que era trote ou golpe. Tive que explicar a situação toda. Falei que não era nenhum problema com ele nem com a empresa a qual ele era responsável pela contabilidade. Que estava ligando para achar uma pessoa que possivelmente havia trabalhado lá e que eu precisava do contato do dono da empresa para tentar achar essa pessoa. Claro que se me liga um estranho se identificando como sendo Agente da PF e pedindo qualquer informação,  tendo a cabeça que eu tenho hoje, jamais forneceria nada. Não pela ligação ser da PF, por possivelmente não acreditar que de fato era alguém da Polícia ligando. Sendo assim acho que ele está totalmente correto em ser o mais desconfiado e prudente possível. Hoje estão fazendo de tudo para roubar informações e aplicar golpes via telefone.

Mesmo eu fornecendo vários dados que tínhamos sobre o ele, ele não acreditou. Tive que pedir para que ligasse na delegacia onde eu estava para que acreditasse. Desliguei o telefone. Cinco minutos depois recebo uma ligação do plantão: APF do Norte, ligação para você. Era o contador, agora um pouco mais calmo e crédulo. Ele tinha procurado o número de telefone da delegacia na internet para poder ligar, pois qualquer numero que eu fornecesse ele desconfiaria, afinal é exatamente assim que golpistas agem. Pediu desculpas pela desconfiança e justificou, falei que não tinha problema e que o entendia perfeitamente. Aí, finalmente, me passou o telefone de quem eu queria.

E vida que segue. Depois ele deve ter ido no banheiro se limpar. :P

ps.: Senhores e senhoras, agora eu também entrei na onda do Instagram. Lá estou sempre respondendo as suas perguntas, por mais capciosas que sejam. @apfdonorte Sigam lá.

pps: Compartilhem o texto com os amigos, faça um amigo feliz!

ppps.: Pessoa, se acharem qualquer erro no texto, reportem por favor.


119 comentários:

  1. Cara... A do Queiroz foi braba. Não sei quanto tempo durou a campana, mas que foi bem feita, foi. Policiais Civis brabos também!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, eu já estava com saudades de uma postagem.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns guerreiro! Fico feliz de mais quando tem postagem nova. Obrigado por ter respondido minha dúvida no instagram outro dia.

    Deus te abençoe e guarde.

    ResponderExcluir
  4. Apesar dos pesares, a semana tem tudo para ser boa, porquanto saiu texto do APF do Norte!
    APF, o que você pensa acerca da Polícia Federal passar a cobrar língua estrangeira em seus editais?
    Seria uma forma de celerizar a qualidade do trabalho ou, de um modo geral, não há essa necessidade toda?
    Nas provas da ABIN há a referida cobrança. Apesar das distintas carreiras, penso que há pontos convergentes entre as instituições.
    O domínio de uma língua estrangeira facilitaria a atuação em um aeroporto?
    Deixo também aqui uma dica de futura pastagem, a famigerada polícia internacional - INTERPOL.

    Agradeço muito sua atenção, APF.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Damned, esse é teu nome mesmo? Se for, deve sofrer demais pra marcar uma consulta médica pelo telefone, hein? :P

      1 - Cara, poderia até cobrar. Entraria um pessoal mais estudado né. Mas não tenho uma opinião formada. Mas não há essa necessidade toda não.

      2 - O domínio com certeza facilitaria no aeroporto.

      3 - sobra a interpol: eu ia precisar conversar com o responsável. Porque eu nunca vi a atuação deles de fato.

      Abraços.

      Excluir
  5. Caralho! Fiquei impressionado com o quanto me interessei pela história mesmo sem ter o "tiro porrada e bomba" hahahahaha! Acho que gostaria bastante desse tipo de trabalho de encontrar pessoas,parece até uma brincadeira (claro, com as partes chatas) kkkkkkkkkk valeu demais o relato! Uma dúvida, qual a escala de expediente sem ser regime de plantão que existe nas delegacias que você trabalhou? De que horas até que horas e esse tipo de coisa... Me surgiu essa dúvida porque vi relatos de pessoas afirmando que essa escala seria meio que "livre"... Teria como explicar melhor? Valeu, guerreiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, vamos lá:

      É trabalho de expediente normal. Você precisa cumprir 7h diárias. Mas não tem rigidez de horário. Só um exemplo: Se você for sobreaviso e te acionarem meia noite. E vocÊ ficar trabalhando até 5h da manhã, no outro dia você precisa cumprir só duas horas. Muitas vezes você faz tanta hora a mais que depois você pede semana de folga.

      Excluir
    2. APF, uma dúvida sobre a resposta acima:

      1- Essa folga que o Policial irá gozar não terá incidência de descontos sobre Adicional de Fronteira ($91 por dia trabalhado) ou outro eventual adicional, correto?



      Existe alguma contrapartida da PF (ajuda financeira) com o Policial para aquisição de equipamentos adicionais, fardamentos, munição para treinamento, etc.?

      Excluir
    3. VSLN, tem sim. Mas em relação ao adicional. as superintendências estão contabilizando por hora trabalhada. Então quando você trabalha 9h num único dia, vem o valor relativo a essa hora a mais. E quando você compensa, perde o adicional das horas não trabalhadas.

      Não existe contrapartida. Mas os treinamentos de tiro, em geral, ocorrem 2 vezes por ano com uns 600 tiros por ano.

      Excluir
    4. Essa parte dos treinos de tiro depende da lotação. Se a lotação tiver instrutor e esse for preguiçoso ou tiver má vontade, ferrou.

      Excluir
    5. Tive sorte. Todas as lotações que vou tem uns professores bacanas.

      Excluir
  6. Fala, federal. To começando a estudar hoje para a PF. Na verdade, já estudo para concurso há 2 anos. To com 21 anos e termino meu tecnólogo ano que vem. Não tenho nenhuma tenho dúvida no momento, só agradecer mesmo já que seus textos são sensacionais. Por isso, continue escrevendo. Valeu!! Rumo ao norte!!

    ResponderExcluir
  7. Estudar pra ser PPF e achar provas de algum corrupto e condenar ele com a sensação de trabalho bem feito! APF do norte, a cada operação de sucesso, deve sentir o mesmo! Em breve seremos colegas de PF, irmão! SUCESSO

    ResponderExcluir
  8. APF história interessante.

    Lotações para o Mato Grosso são concorridas? Sei que Cáceres costuma ser destino de alguns novinhos..e nem é uma cidade tão ruim assim. Só é quente para um c#$%, mas para quem nasceu no estado não é nada de mais rs. Cuiabá é demorado? Onde mais pode-se atuar aqui? Já participou de operação aqui?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo, MT normalmente não é tão concorrido não. Quando fiz a ANP tinham umas 30 vagas para Cuiabá.

      Aqui você consegue ver todas as lotações do DPF:
      https://novopolicial.blogspot.com/2020/05/pontuacao-das-lotacoes-e-adicional-de.html

      Abraços.

      Excluir
    2. Rapaz... Cáceres é frio comparado a Barra do Garças, aqui passa fácil dos 50ºC (sensação térmica).

      Excluir
  9. Contador é uma que é ou 8 ou 80
    ou eles caxias demais ou são metido com "esperteza" kkkkk
    vlw o texto ein =D

    ResponderExcluir
  10. Salve APF do Norte.
    Certa vez, ouvi de um ex agente de policia que o trabalho de investigação exigia paciência, muito paciência. Isso quebrou um pouco o esteriótipo de policial brutamonte que eu tinha.
    O agente federal trabalha muito com os procuradores ou é mais com os delegados? Já vi muito em filmes e séries americanas os detetives falando que vão falar com o promotor para aliviar a barra do cara caso ele coopere com a investigação, sei que a estruturação da carreira de policia lá é diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investigação exige muita paciência. Imagina analisar documentos e mais documentos? É cansativo.

      Agente Federal trabalha com o delegado. O delegado talvez trabalhe com o promotor. E tem acesso ao juiz também para solicitar mandados.

      Nas series americanas não tem a figura do delegado. E lá só o promotor que fala com o juiz normalmente. A estrutura é diferente.

      Excluir
  11. O trabalho da PF para capturar o Queiroz foi sensacional! Mas infelizmente eu vou ter que dar o prêmio de melhor trabalho para a pessoa que fez o meme do Queiroz no jogo do Gugu. Se você não viu, veja! hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainá, foi a Polícia Civil que capturou.
      Vou procurar o meme do Queiroz no jogo do Gugu pra ver.

      Excluir
    2. Putz, verdade! Falei errado. Hahahaha

      Excluir
  12. Nas pesquisas empresariais que trabalhamos no IBGE, lidamos o tempo todo com contadores. Pense numa turma ensaboada! kkk

    ResponderExcluir
  13. Fala, APF! Então, cara... Vi em algumas partes do blog algumas dicas suas para estudar pro concurso da PF, como a do Papa Fox e tal. Só que eu vi que lá o foco é maior na área de agente e escrivão. Acha que seria melhor encontrar algum curso que tenha o foco em perícia (conhecimentos específicos) junto aos conhecimentos gerais? Ou então acharia melhor encontrar algum sobre os conhecimentos específicos e ficar com o do Papa Fox?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, quando eu fiz o missão, eles tinham simulado para perito na área de informática também. Agora eu realmente não sei como está.

      Com relação aos estudos, é bom procurar algo que tenha foco na perícia. E procurar as questões pra estudar na internet. Mas perito, por ser muito específico, é mais difícil realmente de achar.

      Qual é a área da perícia?

      Excluir
    2. Putz... Nem tinha visto que tinha para informática. Acho que era o sono. Vou olhar lá de novo.

      A área é a 3 mesmo. Não tinha visto kkkk. Valeu, bro!

      Excluir
    3. Pela desatenção já teria errado umas 4 questões do CESPE e ficaria fora do certame :P

      Excluir
    4. KKKKKKKK é tipo isso. Manter o foco pra dar certo.

      Excluir
  14. Apf uma curiosidade, os apf so trabalha com pistola glock?? O policial pode trabalhar com sua propria arma uma 1911, por exemplo, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, pode trabalhar com a sua arma, só é ruim porque você vai ter que treinar com uma 9mm, que é a munição de treino da PF.

      Excluir
    2. 1-apfdonorte tem como o agente/delegado fazer mestrado ou doutorado mesmo estando trabalhando normalmente ou precisa pedir alguma licença? 2-tem como conciliar o trabalho na PF com o de professor universitário em universidade pública pelo menos a constituição libera e na prática tem como exercer as duas profissões? 3-vc disse que geralmente as lotações pra delegado são melhores qual a probabilidade de a primeira lotação ser Salvador,se não tiver vaga,mas tiver para o interior vc acha vantagem haja vista que pelo menos está dentro do estado ou vc acha melhor ir pra fronteira que a pontuação é maior e posteriormente voltar definitivamente pra sua cidade ou delegacia mais próxima?

      Excluir
    3. Jailton, vamos lá:

      1 - Depende da disposição do combatente. Se ele conseguir sem precisar pedir licença. Normalmente os colegas usam férias e folgas para ajudar no tempo que precisam.

      2 - Essa é pergunta de prova. Não sei. Na verdade a lei permite ser professor, mas desde que não passe de uma carga horária específica semanal. Acho que você não pode ser professor em tempo integral. Tem que ser meio período. Existe essa carga horária nas universidades públicas?

      3 - Cara, pro nordeste é sempre muito difícil. Mas se puder escolher o interior do seu estado é melhor. Muito mais fácil conseguir uma remoção para a capital, do que estando em outro estado. Caso não tenha vaga dentro do seu estado, aí vale escolher pela pontuação.

      Excluir
  15. Bom dia/tarde/noite APF do Norte, meu amigo gostaria de saber sua opinião sobre a PEC 168 que visa o "ciclo completo da atividade policial", ao meu ver vai abalar bastante a estrutura atual da PF e pelo oque eu li no site da FENAPEF parece que haver uma sensação otimista em relação a possível aprovação dessa emenda, sera que isso ira trazer um impacto muito grande nos próximos concursos da PF? Desde já eu deixo o meu forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, a PEC altera o texto do Art. 144 da CF. Mas deixa para lei complementar como essa alteração se aplicaria.

      ------------------------

      Art. 1º - O parágrafo 1º do art. 144, da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:
      “Art. 144 -
      ..............................................................................................................

      § 1º A polícia federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União, dotado de autonomia investigativa e técnico-científica, estruturado em carreira única e em ciclo completo de atuação policial, com ingresso pelo cargo inicial da carreira, destina-se a:

      ..............................................

      § 1º A - Lei complementar disporá sobre:
      I – A estrutura e a organização interna da Polícia Federal;
      ll- Os requisitos para ingresso e promoção na carreira;
      III- As diretrizes para elaboração da proposta orçamentária.
      IV-O limite de contingenciamento do orçamento previsto para o órgão, não podendo ser superior a 20%.

      --------------------------------

      Eu acho que melhoraria de ser carreira única. Mas quando essa lei complementar vai ser escrita e quando, como e em que condições ela será mudada para atender os interesses do poder dominante?

      Sério, essa PEC tem muita cara de ser eleitoreira. Mas seria bom uma alteração de carreira única.

      Mas sinceridade: duvido que passe.

      Excluir
    2. Poisé, como diria o Ronaldinho "Tão deixando a gnt sonhar".

      Excluir
  16. Apf norte,
    Boa noite! Geralmente,como funciona a escala de trabalho de um apf? Tem expediente normal e plantão? Expediente de seg a sex de 7h e plantão de 12h? Os plantões são frequentes? Qnts vezes por mês? Obrigado pelos esclarecimentos de sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, expediente normal. 7h por dia + 1h de ad. física. Total de 8h diárias. 40 horas semanais.

      Plantão, quando é o caso: 24h de trabalho por 72h de folga.

      Ou você trabalha no expediente ou no plantão. São atividades distintas.

      Mas pode acontecer de você precisar cobrir um plantonista doente ou de férias. Mas isso não é frequente e normalmente sempre tem gente querendo.

      Excluir
    2. Entendi. E esses plantões são frequentes? Todos da equipe rodam no plantão ou já tem os plantonistas certos e você só tira para substituir?

      Excluir
    3. Plantonista certo. Normalmente só fica no plantão quem quer.

      Excluir
  17. Fala, APF! Cara... Diante do cenário atual no Brasil, de grande polarização entre ser chamado de fascista e comunista, por que alguns insistem em afirmar que a PF é de direita? Ao meu ver, é uma polícia de Estado, que não é de centro, esquerda, direita, diagonal, trigonal plana, etc. Só sei que vejo muita gente batendo no peito e afirmando esse tipo de coisa. Ao fato de alguns funcionários da PF, seja agente ou delegado, expôr a sua visão política, seja ela qualquer uma, está dentro da liberdade de expressão, claro. Mas quando chega ao ponto de radicalizar e forçar visões políticas numa forma de impor algum lado, ocorre algum tipo de punição? Já que corrupto não tem lado, seja direita, esquerda ou qualquer coisa que seja, o correto é lutar contra a corrupção. Por isso sou contra qualquer tipo de extremo. Não adianta estar lá pra proteger um lado cheio de gente corrupta e xingar o outro também com gente corrupta. Além disso, você já passou casos como esse? De realizar operações por conta de viés político? Abraço, bro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keven, na nossa democracia (ainda somos uma), não existe crime de opinião. Você pode ser processado se ofender alguém, mas não é crime.

      Dentro da PF eu nunca vi operação por viés político. Pode ver que as operações vêm pegando todo mundo, tanto de situação quanto de oposição.

      Claro que a PF é feita de pessoas. E cada um tem suas escolhas e preferências. Mas a PF em si, não tem lado. E é isso que faz doer em quem acha que ela deva ter.

      Excluir
    2. Pois é, bro. Corrupção não tem lado. Se o cara tá errado, seja lá por qual motivo, tem que haver punição.

      Excluir
  18. APF do Nornote, primeiramente, parabéns pelo seu trabalho em relatar como é um dia-a-dia de um agente da PF, esta sendo do caralh0, maratonei já rs.
    Gostaria de fazer um pergunta meio polêmica e entendo perfeitamente, caso não queira responder, pois bem.
    O delegado de policia federal, ele tem a possibilidade de ser um servidor mais operacional ? digo no quesito de ir pra cima da investigação e participar ativamente dos desfecho do mesmo. Digo isso, porque na pc, existe delegados bastante operacionais, linha de frente mesmo e vejo que as atribuições, de um modo geral, não muda tanto no quesito de rotina. Existe algum fator que os impeça de irem às ruas e participar de investigações mais ativamente, sem ser um cidadão tão jurídico ( que ao meu ver, não é tão necessário que seja, analisando o judiciário como um todo) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, nada impede de o delegado ser operacional e querer ir pra rua, em se tratando de legislação. Mas quando o cara tem um dia cheio de oitivas de suspeitos e testemunhas, mais um monde de inquéritos policiais para despachar, acaba isso sim sendo um impeditivo dele investigar e fazer tudo.

      Você até acha um ou outro que gosta de ir junto para a rua, mas o cara acumula função. E no final das contas, quando ele volta da rua, o inquérito tá lá esperando. As pessoas que serão ouvidas estão se acumulando.

      Acho que é isso.

      Abraços.

      Excluir
  19. Boa noite APF do norte, queria saber se você pode me tirar uma duvida sobre as lotações do GIP e Do COT, eu vi em algumas paginas policias que explicam que quem gosta de ação e esta com a familia é bom fazer parte do GPI, porque o servidor que quer fazer parte do COT fica lotado em Brasília,queria saber se o servidor é obrigado a se isolar da familia para ficar de forma ininterrupta na sede em Brasília ou funciona do mesmo jeito do GPI, sendo que sua lotação fica permanente em Brasília? Poderia me tirar essa dúvida, porfavor !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal do COT fica lotado em Brasília. Mas é lotação, não é cárcere privado não. Não existe ficar isolado da família em nenhuma profissão, que eu saiba. O cara tem horário, férias, tudo normal. O GPI eu expliquei no comentário abaixo desse.

      Abraços.

      Excluir
  20. Boa noite, você poderia me tirar umas duvidas sobre o GPI, queria saber se no estado do Pará existe esse grupo, e se eles ficam lotado na superintendência da capital em belém e em media quanto tempo o servidor fica lotado no estado ou se fica de forma permanente la, por ser do grupo de pronta intervenção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, provavelmente existe sim GPI no Pará. Acho que tem GPI em todos os estados. O policial do GPI Fica lotado na cidade que está trabalhando mesmo. Se for do GPI e estiver lotado em Marabá, fica em Marabá mesmo. Ele fica quanto tempo quiser na sua lotação atual. O grupo não segura, normalmente, ninguém em lotação. O dia que puder trocar e o policial quiser, pode trocar.

      Excluir
    2. Fala APF, tudo certo? Apenas acrescentando sobre esse assunto, li o livro GOLF.PAPA.INDIA (GPI - Grupo de Pronta Intervenção) do Fabiano Tomazi e Vinicius Tadeu Correa. Os grupos do GPI ficam lotados nas Superintendências Regionais e segundo o livro, existem na maioria dos estados da federação e inclusive no Pará.

      Aconselho muito a leitura, juntamente com os dois outros livros do Tomazi (COT e OA - Comando de Operações Táticas e Operações Anfíbias). Salvo engano, o Charlie Oscar Tango tem disponível na Amazon e no site da BlackEagle, já o Oscar Alfa apenas no BlackEagle.

      Espero ter ajudado!!

      Grande abraço

      Excluir
    3. Cidades do interior também possuem membros do GPI.

      Excluir
    4. Nem todo estado tem GPI, mas a imensa maioria tem.

      Excluir
  21. Boa noite APF do norte, queria saber em media quanto tempo um agente permanece na sua lotação, tem um periodo certo ou ele pode demorar muito onde ele foi latado?

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, APF. Estou aqui com mais uma dúvida!

    Então... Vi um comentário em outros lugares na imensidão da internet que me deixou essa dúvida. Dizia que, aquela uma hora destinada à atividade física poderia ser realizada na academia da PF. Na PF, na superintendência, tem realmente essa academia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, algumas sim, outras não. Mas a grande verdade é que você pode realizar em qualquer lugar, ou nem realizar.

      Excluir
  23. Boa tarde guerreiro! 1-apfdonorte por conta de não ser dedicação exclusiva,os policiais do GPI assumem suas funções normais na delegacia,eles são liberados para treinamento e missões se tiverem no plantão ou no expediente,vc sabe se fica sempre de prontidão uma equipe do GPI na superintendência para ocorrências mais complexas? 2-se um PF estiver de folga e for ameaçado ou roubado,e o mesmo solicitar apoio pode ser designada uma viatura descaracterizada ou até mesmo ostensiva para fazer diligências em apoio ao colega ou vai depender da vontade do chefe/delegado autorizar e a outra opção seria procurar a polícia civil haja vista que essa situação hipotética que escrevi seja competência da PC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Eu descobri atualmente que existem integrantes exclusivos para o GPI - esse ficam de prontidão para as ocorrências mais perigosas. Os que não são exclusivos, tem a "liberação" para treinamento. Ou seja, eles podem ir treinar mas ainda tem que fazer o trabalho nas suas respectivas delegacias.

      2 - Normalmente o pessoal da PF dá o apoio. Mas sempre devemos fazer a ocorrência na PC, por causa que é competência deles.

      Mas se roubarem distintivo, notebook e arma da PF, aí a PF entra com tudo.

      Excluir
  24. Fala ai APF do Norte, tudo ok?
    Por favor me responde alguns perguntas?
    1- Conseguir lotação no estado no Piaui e muito dificil tanto na PF ou PRF?
    2- Voçe e um cara solteiro, mas sei que trabalha com pessoas que tem familia(esposa e filho).Na região norte ou fronteira da p leva a familia, ou nao e muito adequado dependendo da lotação?
    3- Independente da minha lotação, o ideal e fica 50 a 100 km da base para minha casa, se caso tiver uma cidade proxima para minha segurança e familia caso eu leve?
    4- Vc disse que 95% do trabalho da PF e administrativo, então pode ser dizer que da para manter uma boa parte tempo o horario de 8 horas por semana?
    5- Na PRF a escala e de 24 por 72h, essa 24h sei que e bastante cansativa, ainda mais no sol ne, mas durante essas 24h, tem alguns intervalo, como almoço, janta, madrugada, e da leva de boa as 24?
    6- Sobre as fronteiras e Norte, a violencia da facções, pistoleiro e demais, eles vão muito atras da PF e PRF?
    7- Caso eu trabalhe na PF ou PRF, eu passo um tempo em algumas lotação, depois eu consiga ser removido para um lotação perto da minha casa, ou posso fica nessa lotação ate se aposenta,ou alguem superior pode me tira e manda para outro lotação sem que eu queira? Se sim e Obrigatorio?
    8- Essas missões, são missões nacionais e internacionais? tem como eu ir a outros pais? E tem como trabalha em outro pais e vive por la, como trabalha no aeroporto, na imigração no Eua... por ex?
    9- Tanto a PRF e PF fazem alguns cursos de especialização, como ex no Bope RJ, Core RJ, Swat EUA... esses cursos as instituição que fornecem ou e os policias que correm atras, banca tudo e tudo mais..? A PRF e PF disponibiliza esses dias de cursos para o policiais ou so nas ferias?
    Desde já Obrigado. Conheci seu blog um dia desse, e to gostando bastante, Parabéns por ele e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 – Piauí não é difícil não. Maranhão é mais fácil, dá pra pegar como primeira lotação, fica pertinho. Mas talvez dê para ir pro Piauí logo também. E é um estado em que passa pouca gente pra PF. E quem é de fora não quer ir morar.

      2 – Dá pra levar tranquilamente. Talvez você deva fugir das lotações de 4,5 pontos. Mas o resto dá para criar filho e ter família sem problemas.

      3 – Não existe isso não. Todo mundo vai saber quem você é. O melhor é ficar atento e orientar a família. Mas não tem esse perigo todo não.

      4 – Tranquilamente dá pra fazer o seu horário. Basta não pegar uma delegacia como DRE, ou querer participar de grupos táticos, é bem sussa.

      5 – Cara, PRF você tem um cartão programa, mas dá parar fazer os teus horário na BR. Tem horário de almoço, lanche, janta, descanso. Normalmente dá pra fazer tranquilo. Fora alguns dias de cão, por exemplo, caso ocorra um acidente e você tenha que passar o dia atendendo, coisas assim. Mas no geral, dá pra fazer um bom plantão.

      6 – Não vão atrás normalmente. Respeitam bem ainda.

      7 – Fica o tempo que quiser na lotação. Ser removido a bem do serviço público caiu em desuso.

      8 – Normalmente são missões nacionais. Existem algumas internacionais, mas são, por exemplo, ir buscar um preso em outro país. Um preso que está sendo expulso, por exemplo. Mas para morar em outro país é mais difícil. Existem as adidâncias, mas elas duram por dois anos, se não me engano. Ai você fica morando 2 anos fora. Ganhando em dólar e tudo mais. Mas é complicado.

      9 – Existem os cursos operacionais da PF e PRF. E você pode pleitear fazer esses cursos do BOPE e tudo mais. Pode conseguir liberação da chefia, mas você vai bancar a viagem, custas e tudo mais. Se você for PF e for fazer os cursos da PF, aí é tudo por conta da PF. Com a PRF provavelmente é igual.

      Valeu pelo feedback. Qualquer coisa estamos por aqui.

      Excluir
    2. Q bom que o Piauí não e difícil. No caso da PRF, eu escolho a lotação mas não escolho a delegacia aonde vou fica, se caso eu for removido p cidade de Teresina PI, tem como depois eu ser transferido para outra delegacia como Picos PI? Essa cidade fica próximo a minha cidade natal 30min de carro, essa cidade e longe da capital e é interior do interior, isso facilita a ida posto como muitos talvez não queira?

      Seu trabalho e mais administrativo, é um serviço chato ou não? Acontece muita humilhação ai por policias mais velhos, delegados..., tem muitas cobranças e pressões?

      Vc trabalha mais interno, mas todo mês tem pelo menos uma ou duas diligência para fazer, uma mandato de prisão.. coloca o colete o fuzil e cair p cima?

      Muitos dizem que o clima da PF e mais pesado, devido algumas brigas internas, brigas de Delegado e Agente é vdd? Se for considera a PRF com melhor ambiente?

      Vc trocou a PRF p PF por qual motivo? Salario, status, perigo, tem perfil mais investigativo que operacional...?

      P vc qual prova e mais difícil PRF ou PF e a melhor para passa pela nota de corte?

      Já li seus poste, mais hj da um resumo da sua experiencia da PRF e da PF atualmente

      APF vc é feliz, ta realizado?

      Excluir
    3. 1 - provavelmente tem sim como ser transferido. Eu não sei muito bem como funciona em cada estado, mas se for uma lotação, tem sim.

      2 - É mais administrativo. Gosto do que eu faço. Todo trabalho tem um lado chato e um lado bom. Por exemplo, acabei de chegar de um treinamento de tiro e tinha uma passagem em cima da minha mesa. Missão de uma semana em uma cidade de interior que eu não conheço ainda. Então hoje o dia foi todo bom, pelo menos pra mim! Tem cobrança e pressão de trabalho, não humilhação.

      3 - Rapaz, se você quiser tem isso todo dia, basta correr atrás. Mas normalmente tem todo mês alguma coisa na rua para fazer.

      4 - PRF o clima é melhor. Mas aqui na PF não é nada insuportável, na minha opinião. PRF tem briga tbm, chefia chata. Acontece em todo lugar. O que eu costumo falar é: se você já trabalhou na iniciativa privada, vai tirar isso aqui de letra.

      5 - Eu vou escrever sobre isso direitinho. Mas basicamente foi pela atividade e o salário.

      6 - Cara, PRF acaba sendo mais fácil pelo número de vagas maior. Mas só por isso.

      7 - Acho que sim. Não me vejo mais fazendo outra coisa.

      Abraços.

      Excluir
    4. Boa Noite APF do Norte. Pow q legal q seu dia foi bom, espero que seja sempre assim. Sobre o trabalho administrativo não tenho noção como é, sou pião de obra, trabalho desde sempre assim, mas se como e trabalhar na iniciativa privada e complicada, mesmo sendo o melhor funcionario e cumprindo tudo q é exigido. Muito Obrigado por responde minhas pergunta e duvidas. Fico no aguarde da suas futuras postagem e sobre sua saida PRF....
      Abraço, Fica com Deus, Boa Sorte na sua missão

      Excluir
    5. Fala APF, tudo certo? Com relação a essa "passagem em cima da sua mesa" foi algo que já tinha combinado ou você foi pego de surpresa? (acho que é até uma pergunta idiota! Provavelmente foi, pelo menos, comunicado com antecedência da viagem né?)

      Com relação a essas missões, caso você seja escalado para uma missão dessa e você tenha um compromisso na data, é possível pedir pra um colega quebrar o galho e ir no seu lugar? Ou no geral as missões são designadas para Policiais mais capacitados naquele tipo de missão?

      Acho muito massa pegando essas missões, me vejo muito fazendo isso e muito realizado em situações como essa!!

      Excluir
    6. Tinham me avisado sim. Perguntando.

      Com relação a esse compromisso, depende. Se for levar o carro ao mecânico, fica complicado. Mas se for uma consulta médica marcada faz tempo, pode ser alterada a viagem com um colega. Mas normalmente o chefe pode adiar ou antecipar a viagem se possível.

      Mas se o cara for um grade FDP, o chefe manda e pronto, o cara tem que ir. Se não for, responde processo. Normalmente os chefes tem bom senso com subordinados de bom senso.

      Abraços.

      Excluir
  25. Apfdonorte vc acha que o cara que tem o sonho de se tornar delegado PC ou PF,se passar no concurso de juiz por exemplo,vale a pena ir só por conta da remuneração vc acha que ele vai ser feliz,e vc iria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton, meu amigo, se o cara passar no concurso de Juiz e não for porque quer ser policial.... bicho... esse é um cara que não vai passar no psicotécnico, certeza! Ninguém bom da cabeça faz uma burrada dessas.

      Se eu iria pra ser juiz? Não dava nem tchau.

      hehehe

      Abraços.

      Excluir
  26. apf, vejo na internet que muitas pessoas que foram aprovadas em concursos de alto nivel acabam virando professores, ou vedendo cursos, tecnicas de aprovacao, etc.. voc pretende fazer isso um dia tbm? abracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, quando eu passar em um concurso de alto nível penso nisso. :P
      Zoeiras a parte, prefiro contribuir sem cobrar.

      Excluir
  27. APF, como é sua rotina diária? Todo dia é uma rotina? Dá pra ser mais operacional sem entrar em algum grupo tático?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, normalmente é em frente ao computador. Pra ser mais operacional tem que ir pra DRE, ou grupos táticos mesmo.

      Excluir
  28. Salve, grande APF. Bro, em relação à CNH, é AB ou B o obrigatório na ANP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belê, então. Então tô mais de boa. Valeu, bro!

      Excluir
    2. AB não pode então ? Por que A é pra moto e B e veículo, certo ?

      Excluir
    3. tem que ter B, se for AB ou as mais avançadas, que englobam a B C, D, E, tanto faz.
      CNH da categoria B
      Neste caso, o condutor fica habilitado para dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros, além do motorista (nove ocupantes no total).

      Excluir
  29. Grande APF, tudo certo? Vê se consegue responder essa pergunta e se você já vivenciou essa situação:

    Imagine que um Policial esteja lotado em Cascavel/PR e decida ir às compras no Paraguai (atravessando fronteira de Foz do Iguaçu). Neste caso, ele não poderá adentrar no Paraguai com sua arma, correto? Nessa situação o que seria mais prudente fazer? É possível deixar a arma "guardada" com os colegas da delegacia de Foz ou com na Receita Federal? Ou é mais prudente deixar a arma em casa (Cascavel) e aventurar 280 km em rodovia (ida e volta) desarmado?

    Aproveitando a pergunta acima, e se tratando de locais privados dentro do Brasil que não aceitam a entrada do policial armado, qual postura deve ser adotada? Não que a praia não dê para você ir armado, mas aconteceu um caso aqui em Salvador/BA que um Coronel da PMBA foi assaltado indo pra praia e havia deixado a arma dentro do veículo, com isso os ladrões levaram o carro e a arma dele (caso recente).
    https://www.youtube.com/watch?v=l4_QoJepRyw - Vídeo do assalto

    Existe algum procedimento para essas situações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá:
      1 - Você pode sim deixar sua arma com os colegas de Foz. Acontece muito isso nas fronteiras. Mas nunca com o pessoal da receita. Eles não tem nada a ver e podem nem querer guardar, provavelmente. E se sumir, a responsabilidade é tua.

      Não há locais privados que você não possa entrar armado. Os órgãos que você não pode entrar, tem que ter um cofre. JAMAIS deixe a arma no carro. Inclusive se você deixar e ela for roubada, pelo menos aqui na PF, você responde por isso.

      Excluir
  30. Boa noite meu nobre! 1-qual a sua opinião dos policiais que frequentam bares/festas e consomem bebida alcoólica armados, haja vista que podem matar alguém por uma simples confusão ou mesmo em uma reação a um assalto perde os reflexos diminuindo a chance de lograrem sucesso? 2-esse fardamento preto que os policiais vestem nas operações, bem como o multicam do GPI são fornecidos pela PF? 3-eu tenho muitas dúvidas sobre o GPI,vc pode conversar com um agente do grupo tático sobre: rotina, treinamento, vantagens e desvantagens de fazer parte de um grupo disposto a enfrentar operações com maior risco aos operadores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton, vamos lá:
      1 - Cara, se for beber, é melhor não levar a arma. Mas cada um sabe da sua vida, né.

      2 - Não. Quer dizer, algumas vezes sim. Eu nunca ganhei. Mas os antigos comentam que algumas vezes já foi fornecido.

      3 - Jailton, tem um livro do Fabiano Tomazi chamado Golf Papa India. Ele fala sobre o GPI e ainda conta algumas missões. Se você tiver paciência ainda vou ler esse. Mas nada impede de você comprar tbm.

      Abraços.

      Excluir
  31. Fala APF DO NORTE!!!
    Na sinceridade, o trabalho da PF diário é entediante perto da PRF? Principalmente nos interiores do norte, qual a sua opinião sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca. Se você quiser tem trabalho demais nos interiores. Pode ser menos operacional, mas não é entendiante não, longe disso.

      Excluir
    2. E em relação a escala de trabalho, em via de regra na PF são 7h diárias correto? Você prefere a escala atual ou sente falta dos plantões?

      Excluir
  32. Fala, APF! Então, bro, a dúvida de hoje é: o Policial Federal, seja de qualquer cargo, pode usar um fardamento que seja mais utilizado nas operações? Por exemplo, se o guerreiro quiser usar uma calça tática preta com aquele coldre na perna e coturno médio, tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ir até de tênis com coldre de tornozelo :P
      Não tem padrão, irmão, infelizmente.

      Excluir
    2. Hahaha. Objetivo é ser o exterminador do futuro. A última visão de nego que fez merda a nível federal vai ser de um cara com a roupa toda preta todo cabulosão pra aprender a não fazer besteira hahaha. Valeu, irmão!

      Excluir
  33. Boa noite, APF! Tem algum ramo na PF que o agente possa trabalhar com segurança cibernética?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim. Mas normalmente tem outras investigações também. Em alguns estados a delegacia de crimes cibernéticos é bem definida. Mas na maioria você investiga também crimes eleitorais, pornografia infantil, crimes contra indígenas... acho que é isso.

      Excluir
  34. Boa apf, apf quanto custa mais ou menos o enxoval que tem que levar para a anp ?? Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, eu realmente não lembro.

      Excluir
    2. Talvez. Mas eles parcelam lá na ANP e você paga com a bolsa. Mas acho que fica por aí.

      Excluir
  35. Salve, grandioso APF! Um dos maiores destruidores de dúvidas, se não o maior! Estava surfando pela interweb e vi em algum lugar que também há uma espécie de remoção que o guerreiro pode pedir pra acompanhar a esposa. No caso, o indivíduo estando lotado em outro estado poderia, então, pedir remoção ao estado em que a esposa vive? Ela tendo emprego fixo e tals? Se souber me responder, vai ser mais uma dúvida abaixo! Valeu, bro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, não pode. Se tua mulher for servidora federal, talvez você consiga puxar ela para o estado que você esteja. Mas voltar pra onde ela está é impossível administrativamente. Talvez na justiça, mas mesmo assim é bem difícil.

      Excluir
  36. Olá APF do norte! E vamo de pergunta hehe...essas 7h diárias de serviço em regra...vc tem liberdade de variar chegada e saída desde que cumpra as 07 ou é fixado o horário de chegada? Por exemplo se um dia quiser sair num horário mais cedo, é só chegar 5h ou 6h da manhã e pronto? Ou emendar o almoço p sair mais cedo e tal? Ou tem q ter liberação do delegado e tal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuka, depende do setor. Se você trabalhar num setor de atendimento ao público, tem hora certa. Se você trabalhar na investigação, fica mais ou menos como você falou aí, só o almoço que te tirar pelo menos 1h, salvando algumas exceções ou permissões. Por exemplo você precisa resolver alguma coisa particular em um dia específico. Aí pode conversar com o chefe de ficar direto. Mas não pode ser regra. Isso antes era possível, mas tinha gente abusando.

      Excluir
  37. Bom dia, APF Norte
    Vou tentar fazer uma pergunta mais abrangente. Me interesso muito pela área policial, mas, ao mesmo tempo, me preocupo com o impacto dessa atividade no nosso psicológico. Sou um cara muito família e separo muito bem trabalho da vida pessoal. Gosto de ter esse limite muito bem definido, pois impacta muito na minha qualidade de vida.

    Diante da sua experiência, vc acha que isso é possível dentro da carreira policial? Depois da euforia das primeiras semanas, vc consegue dormir e acordar sem se envolver com questões do trabalho? Consegue alcançar essa separação trabalho - vida pessoal?

    Ou acredita que a profissão policial, mesmo empolgante, cobra uma dedicação diferente de todas as outras profissoes?

    Um abs, meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, consigo separar perfeitamente. Vai muito da pessoa. Eu nos meus dias de folga não quero nem papo com polícia. Já fui muito empolgado, principalmente na época da PRF. Muita novidade, tudo novo. Mas agora eu separo muito bem. Inclusive a roda de amigos de balada não são do trabalho.

      Mas como eu disse ali em cima, vai de cada um. Se você quiser viver a polícia, tem como também.

      Excluir
  38. Opa, tudo bom? Te acompanho a algum tempo e me surgiram algumas dúvidas:

    O que é trabalhar Sobreaviso?

    Em grupos operacionais, se, por exemplo, eles fizerem uma operação de 3 dias recebem a diária? E o regime deles é plantão?

    Lotação em Goiânia ou interior de Goiás é concorrida?

    Se querer, é fácil conseguir ser plantonista?

    Quem gosta de viajar, viaja muito aí?

    Quando vc fala de serviço administrativo eu imagino uma rotina do tipo INSS kkkkkk. É assim mesmo?kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi, vamos lá:

      1 - é quando você tem que ficar disponível se precisarem de você. Fica em casa, mas precisa saber que pode ser acionado a qualquer momento.

      2 - Ganha diária sempre que viaja. Se ficar em operação 3 dias sem viajar, não ganha.

      3 - Muito concorrida.

      4 - Depende da lotação.

      5 - Viaja sim.

      6 - Não é tipo o INSS. É serviço de escritório, mas fazendo as investigações, normalmente. Quando digo isso é que não é serviço de rua.

      Excluir
  39. Fala, APF! Estou no meio da faculdade de Direito e decidindo como direcionar meus estudos, para a PF ou Oficial da PM de MG. Mais do que a remuneração, a rotina é importante para mim.
    Portanto, tenho algumas dúvidas à respeito do COT.
    1- Sei que a lotação principal é em Brasília, e minha namorada iria comigo sem problemas. Em relação à carga horária diária, é normal? 8hrs por dia, ou plantão, coisa assim.
    2- Sei também que os agentes do COT viajam. Com que frequência, e qual a duração dessas viagens? Ex, viajarei todo mês por uns 3 dias? Toda semana por uns 3 dias? Sem frequência exata, por vários dias?? Meu receio é em relação à deixar a família sozinha por tempo muito prolongado. Viajar não seria problema se a maior parte do tempo eu estivesse em Brasília.

    Obrigado pelo bom trabalho e pelas dúvidas tiradas aqui!! Não se encontra nada como isso em nenhum lugar da internet. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vamos lá:
      1 - O COT não tem muito horário fixo. Mas que eu saiba, quando eles estão em Brasília, trabalham de manhã ou de tarde.

      2 - Viajam muito. Os relatos são que passam uns 5 ou 6 meses do ano em viagens. Acho que se você quer ter uma rotina e ficar com a tua família, o COT não é uma boa não.

      Recomendo ler o livro Charlie Oscar Tango - COT. Esse fala muito sobre o COT e as missões.

      Abraços.

      Excluir
  40. Apf do norte, entre os cargos de apf e epf, qual dos dois trabalho mais fora de horário? No caso, qual tem uma rotina menos fixa?

    ResponderExcluir

Manda bala!