terça-feira, 12 de maio de 2020

Eleições como Policial Federal – muito trabalho

Compartilhar no Facebook


Prepare-se para quase nunca mais votar na sua vida, já que em todas as eleições, ou em quase todas, você terá que viajar para trabalhar em outras cidades da sua jurisdição, já que a PF sempre envia vários agentes, escrivães e delegados para essas regiões, quase sempre em duplas. Normalmente a cidade é de interior do interior, ou seja, muito pequena, principalmente se você estiver em cidades de fronteira.

Nessas cidadezinhas provavelmente você ficará colado com o promotor ou com o juiz, ou com ambos. Existem muitos crimes eleitorais e pouca fiscalização. Prefeitos e vereadores podem ser eleitos à base de compra de votos. E como a maioria da população é muito carente, e tanto faz quem vai ser ou deixar de ser o prefeito ou vereador, não ligam muito por “vender” o voto por mixaria. Quem é de interior pequeno ou já foi em eleições nessas cidadezinhas sabe bem disso.

E para quem não conhece o norte, olhe no mapa. Não há estradas para grande parte desses pequenos interiores. Por isso, para chegar até lá, existem duas possibilidades: pelo ar ou pela água. As nossas principais BRs aqui são os rios. Mas algumas cidades ficam a dias de distância pelo rio. Algumas são tão distantes que ficam a mais de 10 dias de barco de distância. Como não temos esse tempo todo para chegar e voltar dessas missões, a opção escolhida quase sempre é pelo ar.

Grande parte dessas localidades tem aeroportos. Que na verdade são pistas de pouso com um prédio que pode servir de torre de controle/local de trabalho de alguns funcionários. E algumas só tem a pista de pouso. Essas pistas existem pela necessidade de que alguns mantimentos precisam chegar rápido, ou até mesmo retirada aérea de doentes (acontece muito). E, se você tem medo de voar, definitivamente a Polícia Federal não é para você. Porque nesses casos a única forma de chegar é viajando em um avião pequeno, normalmente é um monomotor de 4 lugares mais o piloto. Pense num troço que chacoalha.

Porém, quando viajei para essa missão, fomos no helicóptero da PF. Pessoal do CAOP foi de Brasília até nossa fronteira no norte, para pegar os policiais e deixar cada um nas suas respectivas cidades de trabalho. Acho que nesse helicóptero cabiam 2 pilotos, mais 12 passageiros. Sendo que dois deles eram operadores do CAOP. Até brinquei com um deles falando: vocês treinam dia e noite, atiram até de ponta cabeça, e a missão é passar dias viajando até aqui para transportar a gente pra eleição. Deve ser chato! Ele riu e falou: “faz parte!”. Essa galera dos grupos especiais tá pronta pra quase tudo, pensei. E ainda fazem sem reclamar de nada. Tiro o chapéu.

Voltando para a missão. Entramos no helicóptero. A cidade que eu era lotado não era tão pequena, então nem a chegada nem a saída do helicóptero dá PF não foi um evento que chamou atenção. Mas ao chegar nas cidadezinhas, o aeroporto simplesmente lotava. Muita gente assistindo pouso, desembarque, decolagem. Helicóptero cinza da Polícia Federal era um evento raro.

Agora pensa você que acabou de entrar na Instituição. É você que vai ser transportado. É você que vão ver saindo daquele helicóptero todo paramentado com as letras douradas nas costas escrito “POLÍCIA FEDERAL”. Vou falar para vocês: a viagem é demorada, cansativa e quente, mas a sensação de estar ali é boa demais.

Mas, como sabemos, a vida não é feita só de alegrias. Você finalmente, após algumas horas de voo, chega no seu destino. Para terem uma ideia, a cidade para qual fomos ficava no estado vizinho, no meio da floresta. Então você e seu canga descem, atravessam a multidão que está olhando para vocês (uns admirados, outros desconfiados), veem o helicóptero partir, e vão para o hotel. E aí é quando a verdadeira aventura começa.

Nós chegamos ao hotel e nos instalamos. Felizmente tinha quarto individual. Percebemos que os celulares mal mandavam SMS e que não havia wifi. Não deu tempo de descansar muito. Tivemos que ir a uma reunião com o Juiz, promotor, e com o policial civil que era chefe de polícia/carceragem do lugar. O delegado da capital ainda não havia chegado.

Nessa reunião foi decidido como íamos agir. O que deveríamos fazer e os horários de trabalho. O juiz e o promotor foram bem solícitos e aceitaram bem as ideias que demos. Dessa vez não ficaríamos com o juiz nem promotor. Eles optaram por nos dar uma viatura para ficarmos circulando pelos colégios eleitorais. Fomos comer alguma coisa e depois descansar um pouco. À noite saímos para jantar e o chefe da polícia foi nos mostrar os colégios e um pouco da cidade. As eleições seriam no dia seguinte.

Na reunião ficou decidido também que iríamos fiscalizar principalmente crimes eleitorais, o que incluía ir a bares que estivessem para verificar se estavam descumprindo a lei seca. O objetivo não era prender, era orientar as pessoas que lá estivessem, mandar para casa e obrigar a fechar o estabelecimento. Porque se fosse prender, dependendo de como estivesse a delegacia, a equipe ia perder o dia. Quem é policial sabe que um flagrante normalmente demora horas para ser lavrado. Ainda mais em dia de eleição com a delegacia cheia.

Então, no dia da eleição, como não conhecíamos a cidade, ficamos rodando junto com o chefe da PC e mais um policial civil. Cada instituição com uma viatura. Indo de bar em bar e mandando fechar os que estava vendendo bebidas alcoólicas.

Chegamos em um bar perto de um dos colégios eleitorais. Lá tinham algumas pessoas sentadas e resolvemos fiscalizar cada uma. Perguntar se estavam bebendo, avisar que não podia beber ali, e essas coisas mais que Polícia faz. O Policial civil virou para nós e disse: “aqueles senhores ali”! Rapaz, eram dois velhinhos bem magros e pareciam meio embriagados. Pensei: que risco eles podem oferecer.

O PC mandou: - Encosta na parede e levanta a camisa! Apenas um levantou a blusa. O outro hesitou. Então o PC levou a mão à arma. E eu pensei: rapaz, esse cara está exagerando. Para que tudo isso com esse velho? E mandou levantar a camisa novamente, só que agora de forma mais firme: Levanta a blusa! O velho, que agora era suspeito, não levantava. Ficava parado nos olhando. Até que ele finalmente levantou vimos uma faca na sua cintura.

Para quem não sabe, faca mata tanto quanto arma de fogo. E para que você fique numa distância segura (para dar tempo de sacar e atirar), salvo engano, tem que estar de 7 metros ou mais afastado de quem está com a faca. Foi por isso que o PC levou a mão à arma, ele já tinha visto a faca, ele me disse depois.

O velho ficou parado nos olhando. Nós nos entreolhamos rapidamente. Fui em direção ao suspeito juntamente com o chefe da PC. Seguramos os braços e retiramos a faca da sua cintura antes que ele tivesse algum tempo de reagir. Ele não ofereceu nenhuma resistência. Perguntamos para que ele tinha aquela faca? Ele disse que um homem na idade dele precisa de proteção. Verificamos os antecedentes e não parecia ter nada. Mandamos para casa e apreendemos a faca. Continuamos nossas rondas.

Eu não tenho ideia de como o Policial Civil viu que ele estava com uma faca na cintura antes mesmo de ele levantar a camisa. Mas ainda bem que a intuição do cara estava afiada. Aprendi com isso que jamais devemos vacilar, independentemente da idade do abordado.

ps.: Esse texto ficou um pouco longo. Mas ainda tem mais história dessa eleição.

Pps.: Segue lá no instagram @apfdonorte. Lá também é divertido.

Ppps.: Compartilhem nas redes sociais. Ajudem ae!

48 comentários:

  1. Apfdonorte, muito obrigado pelos relatos. Para mim que estou aguardando a ANP2, suas historias e as resenhas dos comentários estão sendo de grande valia. Se puder, faça mais um relato acerca do início da carreira ou ANP. tks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Boa.

      Estou devendo esse relato do início da carreira. Algumas pessoas já me pediram.

      Rapaz, vou te falar que essa guerra que vocês ganharam de ter uma segunda ANP foi uma das mais difíceis que eu já vi. Há muito tempo ocorre essa tentativa dos excedentes de conseguirem uma segunda ANP. Parabéns. Fico feliz de mais. Quanto mais efetivo, melhor.

      Agora é segurar a ansiedade e manter-se saudável. Essa merda de pandemia vai passar. O que cabia a vocês, vocês já fizeram.

      Grande abraço. Continue dando notícias.

      Excluir
  2. Vc já teve problemas com algum Juiz ou promotor mandão? Aqui na minha cidade toda vez dá algum conflito entre o Juiz e o exército por estratégia de segurança. O Juiz tem algum poder sobre um Polícial Federal? E última rsrs, O perito criminal federal vai para essas missões também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, tive pouquíssimo contato com juízes. O que eu tive mais contato foi com esse da eleição. E o cara era bem de boa.
      Juiz tem poder sobre o mundo né! hahaha Mas não tem hierarquia direta não. Mas caso ele mande prender alguém, você tem que executar, caso esteja em serviço. Mas normalmente são pessoas inteligentes e sensatas.

      Rapaz, sei que o perito faz algumas operações. Mas não me recordo de perito viajando muito em missões. Essa é uma pergunta que eu não sei responder com certeza!

      Excluir
    2. Em relação a perito ir a missões de eleição, dependendo do efetivo, tem que ir sim. A prioridade é mandar APFs, EPFs e DPFs, PPFs, mas se o efetivo tiver curto sobra pros peritos sim. Em anos de eleição a gente passa acho que uns 3 meses sem poder tirar férias e isso vale para todos os policiais federais.

      Excluir
    3. Dependendo do efetivo.. olha, se eu fosse perito,eu iria amar fazer essas missões kkkkkj, peritos podem se voluntariar para isso? Outra pergunta, se o perito fizer parte do GPI ele vai acumular funções certo, como funciona o horário de trabalho nesses casos? Não fica sobrecarregado?

      Excluir
    4. Marcus, pode ficar sobrecarregado. Mas é opção, né. Eu conheço um perito que é GPI. Ele acumula. Mas tá feliz. Ainda mais com o salário de perito :)

      Excluir
  3. Nossa chega não acreditei dois textos no mesmo mês, por favor escreva mais te imploro kkkk e se puder conta mais histórias sobre essa eleição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vezes que estamos inspirados. hahahah

      Estou tentando ser mais frequente. Dá trabalho.

      Abraços.

      Excluir
  4. Show de bola essas histórias. Conhece algum blog parecido com o seu, só que de funcionário da Civil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, procurei muito. Tem esses do canto aqui do blog. Mas uma é PF e o outro é PRF. Pessoal não escreve muito. E PC deve ter mais história que eu pra contar. PRF tem, com certeza.

      Excluir
    2. Po irmão, minha finalidade última é ser PF(perícia), mas com esse concurso da PCERJ, que por enquanto está mais no meu alcance(não tenho curso superior), eu gostaria de saber mais da rotina deles também. Mas ai pode continuar com o trabalho, que informação de quem vem de dentro é sempre bem vinda, pra quem quer ser policial e ta de fora. Se puder citar mais o trabalho dos peritos seria legal também. Muito bom irmão!

      Excluir
    3. Nessa PC aí o cabra tem que ser ponta firme. E pode acreditar, você terá muitas histórias pra contar.

      Excluir
  5. Ótimo relato APF do norte, é sempre bom ler historias assim que mostram que aquela coisa de policial federal com colete e uniforme preto fazendo escoltas de investigados apos uma mega operação fodastica é apenas uma fração do serviço que a PF faz. Existe todo um serviço burocrático e menos glamoroso do que aquele que a gente vê nos Telejornais mas tão importante quanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, você falou certinho. Aquele serviço é a menor parte. Não menos importante. Mas onde eu trabalhava fazíamos umas 6 ou 7 vezes por ano. Se for considerar a quantidade de dias que se trabalha, é muito pouco. Mas confesso que é um dos trabalhos mais cansativos de se fazer.

      Excluir
  6. hahahah muito top, uma das coisas que eu acho muito interessante na PF é que os agentes fazem todo tipo de trabalho, muito diversificado, pow deve ser muito massa o trabalho de APF, estudando para daqui a uns anos seu eu aí kk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, somos "pau pra toda obra". PF é o melhor trabalho que tive na vida, apesar dos pesares.

      Excluir
  7. caso clássico de como as forças de segurança se complementam! Apfdonorte se em diligências ou até mesmo o policial federal de folga se deparar com um crime que não é de competência da polícia federal ele prende e conduz a PF ou PC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton, tu é do Cespe é? Fazendo essas perguntas de prova!
      Mas pelo que me lembro levamos para a PC. A não ser que o crime tenha sido contra nós em serviço. Aí vira caso da PF mesmo que não esteja no rol dos crimes de competência federal.

      Uma vez pegamos uma menos com drogas. Levamos pra delegacia do menor na PC. Podíamos ter levado para a PF também, mas a PC é mais especializada. Então esse negócio não é engessado.

      Caso levemos para um e seja competência de outro, quando chegar na fase processual o juiz corrige. Dá nada não.

      :)

      Excluir
  8. Conheci o blog hoje. Que demais. Meu sonho é entrar no DPF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Thiago. É bunda na cadeira e cara nos livros. Chega junto.

      Excluir
    2. será muito bem vindo. detalhe é que internamente não chamamos mais de DPF agora é somente PF.

      Excluir
  9. Apf do norte qual foi a melhor experiência que a PF já te proporcionou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, as inúmeras viagens é uma das coisas, falando em experiências pessoais.

      Uma vez, numa operação, mesmo debaixo de chuva, pegamos um traficante/mula, que demandou bastante esforço da equipe. E mesmo bem cansado, ter participado efetivamente desse trabalho me fez pensar: foi pra isso que eu entrei aqui.

      Mas no geral são as pequenas satisfações do dia a dia que geram uma grande satisfação no final.

      Antes da PF e da PRF eu odiava o que eu fazia. Eu acordava na segunda, pensando na sexta. E hoje eu vou trabalhar com vontade de ir. Não é perrengue acordar cedo, não é perrengue viajar, mesmo que seja uma viagem pra um lugar ruim. Eu vou aproveitando as experiências.

      Nem sei se era isso que você queria saber, mas tá aí. hahaha
      Abraço.

      Excluir
    2. Era sim haha, eu tbm curto viajar e conhecer lugares novos.

      Excluir
    3. Aqui, se quiser, viaja bastante.

      Excluir
  10. Esses textos são legais. Nos dá expectativas de um dia poder compartilhar desses momentos. Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, vocês comentado e esse contato com as pessoas ajudam demais tbm.

      Abraços.

      Excluir
  11. Mais um conteúdo incrível, APF! Legal ver que as atribuições da PF são tão heterogêneas, tem de tudo pra fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, tem sim. Essa é a melhor parte. Tem lugar para todos. Até se você quiser ficar fazendo trabalho administrativo tem também.

      Excluir
  12. Pedro, teus apontamentos estão corretos, com exceção do último. Se você verificar os editais, a PRF sempre pede mais gente e chama todo mundo. Acaba sendo mais "fácil" entrar lá.

    Eu também trabalhava em frente ao computador antes de ser policial. Mas era bem diferente daqui.

    Ah, outra observação: PRF tem 2 plantões para fazer o Boletim de Acidente de Trânsito. Caso você atenda um acidente na rodovia, o que vai acontecer com certa frequência, você precisa fazer esse boletim. Pode ser durante o plantão ou em casa. Se os plantões forem muito corridos, tem que fazer de casa. Mas isso é exceção. Aqui na PF não levamos trabalho pra casa não. Mas o trabalho é contínuo e constante na delegacia. Mas pela minha experiência, a quantidade de trabalho de um APF e de um PRF é bem parecida.

    PRFs que trabalham em rodovias privatizadas dizem que é excelente. Você tem telefone, suporte, rodovia sempre limpa. Acaba fazendo estritamente o trabalho policial. Digo isso porque onde eu trabalhei, inúmeras vezes chamavam a gente para tirar galhos de árvores caído no meio da BR. Ou uma árvore mesmo. Na madrugada. E você tinha que ir lá dá seu jeito de arrumar. Quando acontece um acidente você pode ter que levar as vítimas para o hospital. Nas BRs privatizadas tem ambulância pronta para isso.

    Inclusive, uma das vezes que quase fui atropelado foi tirando galho do meio da rodovia. Tive que correr e pular no barranco para o cara não passar por cima de mim, porque ele simplesmente não me viu.

    Ainda tem isso, nas BRs privatizadas normalmente a sinalização é de primeira. Ajuda demais a segurança dos policiais.

    Mas confesso que escolher entre uma e outra não foi fácil. Na verdade, acho que foi a escolha mais difícil da minha vida.

    Agora, com relação à família, acho que PRF é melhor, já que não viaja tanto. Mas é mais perigoso também. E ganha menos.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Tudo bom apf, vi no instagram que voc tava lendo livro, voc le muitos livros, agente da pf tem tempo de ler ? sucesso guerreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu me tornei um leitor mais assíduo de livros depois que entrei na PF. Acho que na vida temos que nos dar tempo para ler.
      Comecei a entender os livros que me entretinham e agora leio sempre que posso. Inclusive ajuda a escrever aqui.

      APF tem tempo de viver. Mais tempo que qualquer trabalho na iniciativa privada. Não tenho do que reclamar, de verdade.

      Excluir
  14. Grande APF do Norte, tudo certo? Cara, esse mês você mandou muito bem postando vários textos!! Parabéns!!

    Surgiu uma dúvida com relação a esse texto... Quando o Policial Federal é enviado para essas missões de eleição, é como se ele estivesse prestando "serviço eleitoral" (como se fosse mesário) ou ele vai apenas justificar seu voto em qualquer colégio que encontrar na cidade? Ou seja, ele ficará regular com o TSE ou terá que regularizar depois?

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VSLN, tem que justificar. Por isso que eu falo no texto, que você quase nunca vai votar. Mas como policial em serviço você passa na frente da galera e justifica rapidinho, caso tenha fila.

      E como você só sabe a cidade que vai trabalhar na véspera, então nem tem como mudar o título para poder votar.

      Eleição passada eles abriram uma regra nova, que eu me lembro de alguns colegas, mesmo com pouca antecedência, conseguindo mudar o local de voto. Mas eu não sei como foi. Acho que é uma tendência isso e logo vai ficar mais fácil e conseguiremos votar. Acredito eu.

      Abraços.

      Excluir
  15. Adoro suas histórias! Minha imaginação vai longe.. continue postando com frequencia, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miih, estou tentando, estou tentando!! ahahahaha
      Abraços.

      Excluir
  16. Amigo APF do Norte, qual o valor líquido que um agente recebe inicialmente?
    Obg, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende. Sem o adicional mais ou menos 9500. Com adicional você soma 91 reais por dia efetivo de trabalho. Ou seja, não conta finais de semana, feriados e nem dias de folga.

      Excluir
    2. De 12 mil quando deduz tudo fica só 9,500?

      Excluir
  17. Amigo, bom dia, parabéns pelo Blog.

    Comecei a ler o blog recentemente, por indicação de uma amiga aqui da cidade onde moro, Belém/PA. Achei que estava iniciando a leitura de um ótimo livro de açao/aventura. hehehe.

    Me diz uma coisa, pensas em escrever livros no futuro?

    Valeu!! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, já até ensaiei um começo de livro, mas estou analisando isso. Quem sabe.

      Abraços.

      Excluir
  18. APF do Norte, pode responder essa pergunta do colega? Também tenho interesse de saber.
    1 - ambiente de trabalho: pelo que vejo na internet, o ambiente de trabalho da PRF é muito mais amigável, menos competitivo e sem disputas de egos, o que torna o trabalho muito mais prazerosos e com uma maior parceria entre os colegas

    ResponderExcluir
  19. ANP do norte. Estou terminando de ler seus relatos aqui no blog.
    Cada detalhe me faz viajar nessas aventuras.

    Se possível conta como foi sua experiência na ANP. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayane, essa experiência está relatada no livro que vou lançar em dezembro. Espero que gostem.

      Excluir

Manda bala!