domingo, 5 de fevereiro de 2017

Mais uma missão contra o tráfico de drogas!

Compartilhar no Facebook
Informação passada pela inteligência: traficantes vão fazer uma entrega numa fazenda X, de 40 quilos de cocaína/ pasta base. Objetivo da missão: Interceptar a droga e o comprador com o dinheiro, carro e tudo que puder mais. Busca e apreensão caso dê o flagrante.

E foi assim que começou uma das missões mais legais que já participei. Foram divididas uma equipe de vigilância e uma equipe de assalto. Eu fiquei com um dos rádios da equipe de vigilância.

Chegamos de carro a alguns quilômetros do local onde os compradores iriam buscar a droga. O restante iríamos a pé pelo meio do mato. Estava chuviscando. Isso é ruim pela sensação de ficar todo o tempo molhado. Mas é bom para chegarmos mais perto do alvo sem sermos notados, já que o mato molhado não estala e o barulho da chuva confunde quem tenta ouvir alguém se aproximando.

O local era uma fazenda no meio do nada. Cercada de mato e estrada de terra. Tinha uma casinha pequena no lugar, onde se acreditava estar o vendedor da droga e a droga. A inteligência nos passava pelo rádio as ligações em tempo real feitas pelo comprador com o vendedor.

O rádio também servia para comunicar com a equipe de assalto e avisá-los quando seria a hora de agir. Porém, chegamos de tardezinha no local. Ainda muito iluminado para chegarmos perto. A equipe de vigilância tentaria chegar o mais perto possível. Perto o suficiente para tentar ouvir a conversa dos traficantes. Para isso teríamos que aguardar a noite cair. E assim fizemos. Avisei no rádio: pessoal, não tem como chegar mais perto de dia. Vamos aguardar a noite para aproximar bem. Tivemos que esperar uns 40 minutos.

Ao cair da noite, começamos a nos mover novamente. Rastejando no mato alto, com todo o cuidado. O rádio ia no volume mínimo para que não fôssemos descobertos. Até a luz piscante do rádio eu tinha que tampar com o dedo para não nos denunciar.

Atravessamos um ramal (pequena estrada de barro) com todo cuidado, pois ali poderiam nos ver fácil, já que estaríamos momentaneamente sem a proteção do mato. Chegamos perto da cerca da fazenda, bem próximo a casinha. Podíamos ouvir as ligações do traficante com o comprador, que depois nos era passada pela inteligência. Mas ouvíamos em primeira mão, antes da inteligência nos passar, e começamos a manter a equipe de assalto atualizada.

Nessa hora temos que segurar a ansiedade, pois poderíamos perder tudo caso fôssemos precipitados. Tínhamos que esperar a droga e o comprador estarem juntos com os traficantes.

Nós estávamos parados bem perto de uma estrada a qual nem eu nem a equipe tínhamos visto. E foi um vacilo que quase nos custou a missão. Num certo momento o traficante mandou o outro pegar alguma coisa no fundo da fazenda. Chamá-lo-ei de Bilu. Bilu foi buscar algo e saiu caminhando na nossa direção. Foi quando eu percebi o quão próximo dessa estrada nós estávamos. Porque ele veio quase pisar na gente. Abaixamos as cabeças e torcemos para que ele não nos visse. Passou a menos de 1 metro de distância. Coração batendo na garganta. Bilu foi e voltou, mas não nos viu! Essa foi por pouco. Por muito pouco.

De repente começamos a ouvir barulho de carros se aproximando. Era a compradora. Chegou fazendo muito barulho, podíamos ouvir claramente o que ela queria: A cocaína. Nessa hora a equipe de assalto falou no rádio: vamos entrar! Pude perceber que eles também estavam bem próximos e ouviram a conversa, ou ela falou alto demais.

Eu falei pra equipe: segura, não sabemos se o traficante já pegou a droga escondida. Eles me escutaram e seguraram. Até que o traficante anunciou que estava com a cocaína em mãos, e perguntou para a compradora: - cadê o dinheiro? A compradora foi buscar no carro. E, nessa hora, antes mesmo da equipe de vigilância gritar para atacar, a equipe de assalto saiu do mato gritando: Polícia Federal, ninguém se mexe!

Pegamos a droga, o dinheiro, e recebemos muitos parabéns dos professores que estavam coordenando o exercício. Porque na ANP você também pratica como se fosse real. E foi bom demais. E percebemos que é muito mais tempo de preparação que de ação.

ps.: Sugestão de textos são sempre bem vindas.

59 comentários:

  1. Fala, moleque Zika. No começo do texto eu fiquei pensando: "será que é treinamento?" Daí ele foi se desenrolando e, porra, ficou tão bom que só vim descobrir que era treinamento na final do texto. Tava aqui com o coração na garganta também. Hahahaha

    Sugestão de texto: o dia-a-dia na ANP, desde de como são as aulas (se puder nos falar), até como são os dias de descanso. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia. Vou fazer um texto sobre o dia a dia da ANP!! :)

      Excluir
  2. Muito bom. Continue postando, você não faz ideia de como seus posts são importantes e motivacionais para quem ainda está na luta!

    Passei na prova de Agente 2014 mas, por um problema no joelho, acabei reprovando no salto do TAF. Muita tristeza e decepção, mas com o problema já resolvido continuamos em busca do sonho!

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só prosseguir nos estudos que tudo volta para os eixos e logo você fará parte da firma :)

      Excluir
  3. cara, gostei muito do seu blog ! dou uma olhada de vez em quando no seu blog para ver se tem algo novo... tem como você falar um pouco sobre os pontos negativos ? pois nada é mil maravilhas e ver os pontos fortes da pf é fácil, mas quais as dificuldades ? como é relaçao dos agentes com os delegados ? vejo muito agente reclamando do trabalho devido alguns delegados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu estou a pouco tempo para ver muitas dificuldades. Realmente essa relação com o delegado nem sempre é boa. Mas eu levo de boa. Já sabia que era assim antes de entrar. A grande verdade é que eles precisam da gente e a gente depende deles. Então eu trato todos com respeito, por mais que eu odeie. Mas ainda não aconteceu de eu odiar. hahahaa

      Excluir
  4. Os GPIs e o COT são formados apenas por um grupo de agente/escrivão da PF ou há um delegado responsável ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tens interesse em participar do COT ? parece-me que é bem difícil conciliar família e trabalho para quem trabalha lá, mas é um trabalho do sonho de toda pessoa que ama a atividade operacional

      Excluir
    2. Atualmente não tenho não. Mas existem os grupos de pronta intervenção, chamados GPIs. Nesses sim. O COT tem que morar em Brasília e o curso é pra doido! haahahaha

      Excluir
    3. kk seu blog é incrível, conte-nos mais ...

      Excluir
  5. APF do Norte , como foi sua experiência na PRF ? claro que é um trabalho de polícia ostensiva, então vc mexe com tudo, mas os crimes em sua maioria são voltados à area de trânsito ?
    Lembro-me que você citou que gosta mais do trabalho da PF, tem como se prolongar e esclarecer mais quanto a isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque a PRF é BR né. Missão é em BR. Sempre. É a vida da PRF. Mas os crimes são todos. Inclusive os de trânsito. Depende muito da região. A PRF é a polícia que mais apreende droga no Brasil.
      Na PF a diversidade de trabalho é muito maior, além disso, tem a parte investigativa.

      Excluir
  6. Amigo, não fica tanto tempo sem postar não que eu fico triste hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito trabalho por aqui.
      Prometo que vou tentar ser mais assíduo no blog.
      :)
      Valeu pela força!!

      Excluir
  7. Olá APF do Norte,

    Que texto massa, cara... Não consegui parar de ler. Imagina o dia que rolar mesmo uma experiência dessas na real.

    : )

    Tenho uma pergunta: na PRF é mais fácil responder a um PAD ou é impressão minha?

    Até mais, novinho do Norte.

    ; )

    ResponderExcluir
  8. Novinha!!
    Fico lisonjeado de receber um elogio seu!
    Eu acho que é mais fácil na PRF porque tem mais gente reclamando de você. Ninguém gosta de tomar uma canetada, né? Por isso eu usava sempre uma câmera comigo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olha só!

    Era bem o que eu imaginava, viu?

    Tenho bons amigos na PRF e na PF também... hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico feliz de vc ter ido na minha formatura. Você foi na solenidade na ANP tbm? Deve ter me visto chorando igual a um bebê!

      Excluir
  10. Vish...

    O "novinho" sumiu...

    Tá tudo bem por aí???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahhaha
      Tá sim.
      Estou sem inspiração ultimamente, nova.
      Uns acontecimentos na delegacia que tão me deixando desanimado, viu!

      Excluir
    2. Fale para nós destes acontecimentos, o lado ruim também nos motiva!

      Excluir
    3. Importante saber o lado negativo tb (dentro do possível a ser dito, claro). Principalmente pros leitores (já vi que são muitos) q tem dúvidas entre escolher a PF ou a PRF.

      Abss

      Excluir
    4. Pois é, nem sempre dá para falar de tudo. Mas há lado ruim em todas as profissões, podem acreditar!

      Excluir
  11. Vai passar...

    Eles passarão, você passarinho.

    : )

    ResponderExcluir
  12. Boa noite amigo! Suas postagens são show de bola. Tenho alguns amigos na PF, mas eles já são classe especial, ou seja, formados há muito tempo e de lá para cá as coisas mudaram bastante. Eu sou de Jaguarão-RS e gostaria de saber se as vagas para a fronteira do RS são as primeiras a serem preenchidas, se é muito difícil voltar para cá após o curso de formação. Sou bombeiro militar e pretendo fazer o próximo concurso da PF. Obrigado pela atenção. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, fronteiras do Sul são fácil de ir. Pessoal não gosta muito não. Se você ficar bem colocado na ANP vai pro sul como primeira lotação.
      Bote quente nos estudos.

      Excluir
    2. Show de bola amigão!! Isso me dá um novo ânimo!! Muito obrigado! Forte abraço!!

      Excluir
  13. Fala APF!Me tire algumas dúvidas.Se você estivesse começando a estudar e tivesse que escolher entre as duas carreiras,em qual focar,qual seria? PF ou PRF,ficar na pista e ficar mais visível para à população e como consequência receber mais reclamações como você falou ou ficar menos visível,investigar,não ter hora pra entrar e pra sair e sofrer constantes assédios morais do delegado sem poder fazer nada. Questões de prova hahahaha
    E pra quem tem família,na sua opinião qual carreira é menos vantajosa,porque levar esposa e filhos pra uma fronteira é escroto e não ter tempo pra eles,pior ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu escolhi PF né. Ainda não tive esse assédio moral todo dos delegados não, mesmo pq eles precisam da gente também, senão tudo para. Mas todos que trabalhei até agora foram tranquilos e justos.
      Com relação a não ter tempo para a família, só se vc quiser. Porque dá pra fazer as duas coisas tranquilamente. Levar pra fronteira, dependendo da fronteira, é melhor que cidade grande, pode acreditar.

      Excluir
    2. Valeu pelo esclarecimento,ajudou bastante.

      Excluir
  14. Melhor blog policial que encontrei! Cada vocês meu querido, precisando de novas postagens!

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Nova, já melhorou bastante. Mas esse ano passei quase 4 meses de missão. Pense! Acho bom demais viajar. Novos desafios sempre são bem vindos.
      Vou tentar escrever sobre isso. Tenho algumas ideias já.

      Excluir
    2. Escreva pelo amor de Deus..
      rsrsrsrsrs

      Excluir
  16. Nobre guerreiro!! seu texto é show!! parabéns!! me senti na missão.

    Ando e corro numa linha de estudos p/ PRF, Deus tá vendo... hora dessas dá certo.

    já vi alguns comentários q a PF tem uma demanda bem significativa + não chama na mesma proporção da PRF, Vc sabe dizer se isso procede, e pq?

    valeu!! sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro, eu não sei o que acontece com o departamento. Mas parece que nem precisam de gente para trabalhar, sabe! Já a PRF quer é nego trabalhando mesmo. Chama todo mundo. Briga por cada um que passou no concurso. O que não ocorre aqui na PF.
      Agora, o porquê disso, realmente eu não sei!

      Excluir
    2. Obrigado pelo atenção! sucesso por aí.

      Excluir
    3. Eu acho que é a política da PF.

      E até concordo, por um lado. Se uma candidata passa no concurso e não é chamada logo, daí passa um ano, dois anos, a forma física dela, por exemplo, pode não ser mais a mesma.

      Não sei... mas penso que pode ser isso.

      É só observar exemplos reais de alunos na academia.

      Excluir
    4. Nova, quantos vc conhece trabalhando que estão fora de forma? Vários né. E isso não gera demissão. Sei lá. Acho que a PF valoriza demais para chamar. E entra cada um .. ó eu aqui! hehehe
      Beijos.

      Excluir
    5. Pois é... um grande contra-senso!

      Não gera demissão, mas gera aposentadoria precoce e prejuízo para os cofres públicos. Haja vista o investimento feito pela Administração...

      Você tá barrigudinho? kkkk

      Excluir
    6. Estou barrigudinho não. hahahahah
      Nunca estive tão ativo fisicamente, na verdade.
      Na PRF eu engordei. Mas na PF eu fiquei bem em forma. Aqui entre os novinhos um ou outro que não faz nenhuma atividade. A maioria faz mais de uma. E isso é contagiante né!
      E por aí, tudo certinho?

      Excluir
    7. Faz bem!

      : )

      Tudo bem, sim! E esse concurso, será que sai ou não sai???

      Excluir
    8. Nova, boa pergunta.
      Por agora só especulação né! Só acredito quando lançarem o edital.
      Mas to tranquilo e sem pressa. Ainda mais com o Adicional de Fronteira na conta :)

      Excluir
    9. Benção demais!
      kkkk

      E com a troca de direção então... Só Deus sabe...

      Excluir
    10. Com troca de direção, só deus mesmo. E olhe lá!
      Tudo bem por aí?

      Excluir
  17. Boa tarde. Vc tem indicação de um preparatório on line para a prova da PF (perito área 8)?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro, não sei mesmo. Pra perito é específico demais. A área 8 é qual mesmo? Antigamente o Missão Papa-Fox tinha uns simulados na área de informática. Esse era só o que eu conhecia.

      Excluir
  18. Boa tarde APF do Norte, farei uma pergunta que possa ser difícil pra você responder. De um modo geral, você vendo de dentro, o delegado consegue ser operacional no quesito de investigação, como um agente, deflagrar as missões (chutar porta). Digo isso porque vejo delegados civis bastante operacional nesse quesito é fico imaginando o que impede de um delegado federal tornar-se mais operacional. Seu blog é do kct hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito comum ter um delegado em cada equipe quando vamos deflagar uma operação. Só quando falta delegado que a equipe vai somente com escrivão e agentes.

      Valeu pelo feedback do blog.

      Excluir
  19. mas é possível ele ser mais operacional no sentido de investigar mesmo e deixar o "juridiques" meio de lado - pois temos promotor e juiz pra isso-, existe algum entrave expressa em lei que faça com que ele não possa ser mais interado junto as investigações (não só o cara que lê o relatório dos agentes e escrivães e se embasa na investigação por meio desses) ? sei que existe cada cargo, sua responsabilidade, mas vejo desnecessário o delegado em sí ficar só no jurídico...
    por exemplo, ele fazer cursos de tiros, ou então ele se especializar em crimes cibernéticos, conhecer os bancos de dados para realização da investigação e tudo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, alguém tem que ficar responsável pelo inquérito. Se ele quer se especializar em tiro e investigações e tudo mais, o cargo é outro.

      Ele pode até fazer isso, mas como eu disse antes, vai ter o inquérito para tomar conta também. Ainda não temos uma polícia de cargo único e ciclo completo, infelizmente.

      Caso ele queria ser 100% operacional e não ficar com inquéritos, vai ter que passar no COT ou CAOP.

      Excluir

    2. Então, interpretando as respostas, o Delegado fica preso devido a circunstância da delegacia ou superintendência. Mesmo ele querendo ser um policial mais ativo nas investigações e tentar quebrar esse "centralização" de poder, a lei não o permitirá. Era essa resposta que eu queria ter, obrigado!
      Cada dia que leio mais teu blog, mas admiro a instituição, brother. Estou indo para o caminho certo!

      Excluir
    3. É mais ou menos isso aí. O cara tem bastante trabalho.

      Excluir
  20. APF do Norte, essas operações geralmente é utilizado só as ferramentas que a inteligência dispõe, ou se utiliza também de PF infiltrado ou de informantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os recursos possíveis. Mas não posso detalha-los.

      Excluir

Manda bala!