terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Mudança de cidade e novas perspectivas

Compartilhar no Facebook
Esse ai, de embuste, certeza que aprendeu a cozinhar e comprou panelas boas! GPI tem que saber cozinhar!!


Senhores e senhoras, ao passar num concurso federal - isso serve para esses concursos que provavelmente você terá que mudar de cidade (PF, PRF, Receita) - sua vida toda muda. Você sai da sua zona de conforto e provavelmente vai para uma cidade estranha com uma cultura distinta e, para os que moravam com os país (meu caso), têm que aprender a se virar sozinho em tudo. E é ai que eu quero chegar. (Eu me virava bem sozinho, mas não cozinhava, por exemplo. Antes que me chamem de "menino  criado com avó").

Quando você passa no concurso, tudo é festa e a felicidade é plena. Amigos e família parabenizando. Você será o exemplo para os primos, tios, sobrinhos. Vão falar: O APF do Norte que mandou bem. Ele é um exemplo a ser seguido. Pronto. Fim da parde fácil (fácil pra quem vê de fora!).

Após as festas e passadas todas as etapas do concurso, vem a posse. Bom demais, você se sente muito bem. Cidade nova, vida nova. E com isso novas experiências (lindo hein!!). 

Mas ai chega a hora de você descobrir como usar uma máquina de lavar, que a louça não some da pia, e que se você bagunçar, vai ficar bagunçado. Descobre também que comer em restaurante todo dia sai caro, e que você precisa aprender a cozinhar de verdade, já que comer só miojo não é uma opção.

E essa parte de cozinhar foi a parte mais traumática para mim. E para você não passar pelo que eu passei, vou dar uma dica valiosa: compre panelas boas. Aquelas de teflon que não grudam. Eu gastei uma grana num jogo de panelas de ferro, achando que tudo tava certo, que bastaria. E agora estou gastando outra grana em panelas de teflon, porque é praticamente impossível cozinhar em panelas que grudam. A não ser que você queira perder tempo ariando panelas e deixando elas lá de molho por alguns dias para tirar a comida grudada no fundo. Alguns vão dizer: nem gruda! Não acredite neles. Gruda, e gruda forte.

Lembre que na sua primeira lotação você provavelmente passará alguns anos, então gaste em conforto. Pague internet, tv a cabo, compre vídeo game, conheça gente da cidade, participe da vida como se fosse a sua cidade, porque, de fato, é! Faça amigos fora da Polícia - meu caso -, ou fora do ambiente do trabalho.

Não sofra só pensando na data da volta pra casa. Aproveite o lugar. Usufrua do que ele tem de melhor, se afaste dos colegas que só reclamam e falam mal. Lembre-se de quanto você lutou para estar aqui, e quantos não queriam estar no seu lugar. Caceta, você passou num concurso federal. Lembre-se sempre disso quando o desanimo bater e a saudade apertar.

Eu fiz tudo isso. Aluguei um apartamento bom. Trouxe meu carro. Comprei uma TV boa. Cama boa. Arcondicionado (no norte é fundamental). Internet. Ah, comprei panelas boas... eu já disse isso? Cumpra e curta o seu trabalho. O tempo voa e logo você volta para casa. E aí vai sentir saudades da sua cidade do interior, porque ele se tornou seu lar, mesmo que seja por apenas poucos anos. Eu estou a poucos meses na minha lotação e, se fosse removido para casa amanhã, já sentiria muitas saudades daqui.

ps.: Panelas boas. Jamais esqueça isso.

38 comentários:

  1. Assino embaixo, PRF do Norte!

    Sai de perto dos reclamões. Ou então manda ele fazer outro concurso!

    E é isso mesmo, aproveite as oportunidades locais. Acontece, às vezes, da pessoa nem querer mais voltar pra cidade antiga...

    : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nova, se minha família fosse daqui, juro que ficava. Muito boa a cidade. Qualidade de vida nem se compara com a capital. Tudo perto, zero engarafamentos. Pena que sai caro passagem pra casa. E as saudades da família aperam bastante.

      Excluir
  2. Que bacana ver o blog com novas postagens!

    Você está certíssimo, camarada. Tem que aproveitar o lugar, dar uma chance mesmo. E investir no conforto pessoal é essencial. Não vale a pena economizar nisso.

    Aproveite aí a lotação com a certeza de que - já que vc aparentemente é de alguma capital do norte - no próximo concurso de remoção (ou quem sabe antes, vai que rola recrutamento) estará na cidade da sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, vou sentir saudades dessa cidade e das pessoas daqui, viu! Da tranquilidade e das facilidades.
      Vou aproveitar ao máximo.

      Excluir
  3. Boa noite! acabei de descobrir o blog e já o li quase todo (rsrsr). Parabéns pela iniciativa, bom, acabo de me formar em direito e meu sonho sempre foi a polícia federal ainda estou meio perdido quanto a como vou estudar mas sei que vou. Até porque sinto no meu atual emprego - sou téc. judiciário do TJ-RO, o que você disse numa das suas primeiras publicações: odeio o que faço! mesmo sabendo que já estou privilegiado tendo este cargo. E pra resumir toda a conversa, digo que o lado bom que a chance de eu ser lotado na minha própria cidade é muito grande. tô contando muito com a aprovação na PF ou até mesmo na PRF que pelo que os colegas prf's falam serei feliz também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... vc odiar o que faz é um martírio difícil de aguentar. E não deixa de ser uma motivação, né!
      PRF também é muito bom. Trabalhar 1 dia e folgar 3 ... show de bola.
      É meter bronca nos estudos e correr pro abraço. Com essa crise toda da segurança pública, o diretor geral da PF já mandou fazer novos concursos para todos os cargos! É pra aproveitar!!

      Excluir
  4. Bom dia! Excelente blog... só uma perguntinha, porque saiu da PRF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, passei na Polícia Federal. Tive que optar. Umas das decisões mais difíceis da minha vida. Mas até agora não me arrependo não.

      Excluir
  5. Meu amigo, por experiência de quem está chegando e entendendo como as coisas funcionam - seu caso-, gostaria de lhe perguntar: tenho altura de 1,65 e 32 anos. Isso seria um empecilho prático para o desenvolver de uma carreira de agente? Existe preconceito dentro da PF quanto a isso? Um abraço e sucesso no seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, beleza?
      Cara, nenhum preconceito não. Tem agentes menores que você. E tinha um na minha turma da academia com mais de 50.
      Fique tranquilo e estude. Ah, treine para o TAF também.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Pois é, há espaço para todos!

      Excluir
  6. Boa noite. Tenho interesse na prova de perito (biologia). Como funciona a lotação e os perigos relacionados ao cargo. Abraço. Gostei bastante do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, peritos ficam nas superintendências, normalmente. Pelo menos aqui no norte ficam só nas capitais.
      Perigos inerentes à profissão de policial.
      Para mim é o melhor cargo em relação a custo/benefício. Salário bom e ninguém enche o saco.

      Excluir
    2. Obrigado pelas informações. Não encherem o saco é muito bom hahaha. Sei que a prova é extremanete difícil e espero conseguir passar. Abraço.

      Excluir
    3. Outra dúvida. Tenho algumas rsrsrs... Vc sabe se os peritos conseguem conciliar o trabalho com pesquisa em instituições de ensino?

      Excluir
    4. Antonio, não sei responder. Mas acho é possível sim.

      Excluir
    5. Oi, APF DO NORTE, Queria saber quais cidades você indica.

      Excluir
    6. Rapaz, a cidade mais próxima possível de onde você mora. Inclusive vou fazer uma postagem sobre as lotações para ajudar a galera que está na ANP.

      Excluir
  7. Trabalham no horário de expediente. Talvez algumas viagens atrapalhem. Mas acho que consegue sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apf como.foi o TAF e a entrevista com a psicóloga??

      Excluir
    2. TAF é tranquilo. Basta se preparar. Não há entrevista com psicologa. Existe o teste psicológico. É tipo uma prova. Mas não falamos com psicóloga não!

      Excluir
  8. Boa tarde APF do Norte, Acessei a primeira vez o seu blog, quero prestar muito esse concurso da PF, penso na grana mas o que atrapalha um pouco e a família, uma duvida, quando você vai para a sua lotaçao quanto tempo você fica nela até voltar para a sua cidade e quando você está na sua lotaçao você fica trocando de cidade toda hora??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, depende da cidade de origem o tempo para voltar. E na sua lotação vc viaja se quiser.

      Excluir
  9. Boa tarde, APF! Parabéns pelo blog, muito bom e tira muitas dúvidas para quem sonha em seguir o mesmo caminho.
    Mas deixe-me perguntar, uma pessoa que mora em outro estado, é aprovada e vai para a academia no DF. Ela recebe um auxílio para moradia? E se sim,a partir de quando ela recebe?
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não existe auxílio moradia.
      O que existe é uma bolsa que corresponde à metade do valor do salário do cargo, a qual você ganha enquanto está na academia. Ex: Para o cargo de APF/EPF/PPF, o salário é aproximadamente 12 mil reais (inicial). Assim, o aluno na ANP recebe mais ou menos 6000 reais ao mês (bruto. Lembrando que existe o desconto do imposto de renda).

      Além disso, você é obrigado a dormir na ANP de segunda a sábado (pode sair a partir de sábado meio dia). Algumas pessoas iam pra hotéis para dormir sábado e/ou domingo. Lembrando que tem que se apresentar na formatura (salvo engano, Às 7 da manhã) na segunda feira.

      Parabéns pela decisão de seguir a mesma carreira. Boa sorte!

      Excluir
    2. Respondido pelo colega. Auxilio moradia é só pra deputado e juiz. A gente é orelha seca do executivo. Não temos essas regalias, apesar de a maioria de nós, novinhos, estar fora de suas cidades e casas.

      Excluir
    3. Entendo, estava com dúvidas sobre isso. Tenho 19 anos, e estou terminando a faculdade.. Pretendo participar do concurso esse ano, espero que dê tudo certo, hehe. Muito obrigada pelo esclarecimento, pessoal!:)

      Excluir
  10. Cara parabéns pelo blog!!!! Uma duvida: na ANP nesses 5 meses onde todo mundo ta distante dos seus , como fica a contade do sexo ja que sao 5 meses ausentes rsssss? Na turma rola uns casais temporários ? Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pergunta é zueira né?
      Cada um hein!

      Excluir
    2. KKKKKK. Vamos lá.
      Com o dinheiro da bolsa você pode tentar trazer sua amada para lá.
      Em relação a casais temporários rola sim e inclusive alguns evoluem para permanentes e depois alguns acabam na futura lotação.
      E para os solteiros, tem as festas em Brasília.
      Boa sorte!

      Excluir
  11. Amigo, na PF para quem é novato, já pode entrar em regimede escala 24x72?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito da lotação. Há delegacias que ninguém quer plantão. E há aquelas que existe briga pra isso. 24x72, que eu conheça, só plantão na DP ou no Aeroporto.
      Então depende da tua primeira lotação.
      Mas na minha opinião, é ruim demais essa escala na PF.

      Excluir
  12. cara vc escreve muito bem é muito engraçado, sério tem escritores que não dominam tanto a língua como você só uma pergunta, depois de quanto tempo você aprendeu a cozinhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, acho que ainda nem aprendi. Mas vou me virando. Logo você sente necessidade e a internet tá aí. Eu já sabia cozinhar algumas coisas, e fui aprimorando. Sofri mesmo porque comprei panelas ruins. hehehe
      Grande abraço.

      Excluir
  13. APF, na PF tem algum tipo de incentivo para atletas como, local para treino, financeiro, dispensa de serviço para competições e existe a possibilidade de representar a PF em competições?
    Por exemplo, nas forças armadas e na PM já vi algo do tipo...
    Também já vi que na própria PF têm competições esportivas para os próprios integrantes...
    Obg, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que nós temos é uma hora a menos de trabalho por dia para praticar atividade física. Algumas superintendências e delegacias têm academias, tatames e locais de atividades. Mas dispensa para competições (com exceção das competições internas) e dinheiro, nunca vi.

      Excluir

Manda bala!