segunda-feira, 4 de maio de 2015

Não, a vida policial não são só emoções!

Compartilhar no Facebook
Na academia de polícia vocês precisam ver. TODOS os alunos, ou quase todos, querem ir pra guerra. Eu era assim também. A aula de tiro é a mais esperada e as aulas práticas de deslocamento tático em terreno e as de táticas de abordagem são vibrantes. Já as aulas de trânsito e leis ambientais, fiscais e outras e tais, são as entediantes.

Porém, na pista, você utilizará mais as leis que o resto todo. Há policiais que tem 30 anos de carreira e nunca sequer precisaram sacar a arma. Eu já estou a 2 meses e, apesar de abrodar muita gente, e prender algumas pessoas, não precisei nem sacar as algemas! A arma então, nem se fala. Só fico sacando para não perder a prática. O mais emocionante que participei foi um acompanhamento tático, que nem foi tão tático assim.

Há muito trabalho. Cansativo. Plantão de 24h não é moleza. Ficar no sol do norte o dia todo cansa demais. Essa é a emoção diária. Vez ou outra um usuário mais arrediu, mais enérgico. Mas basta você levantar um pouco a voz que tudo se acalma, sem briga, sem desacato. Todos eles contam histórias para não serem autuados. Algumas a gente nem escuta, outras a gente finge que acredita! Disse um colega: "se formos acreditar em todas as histórias que nos contam, era melhor fechar o posto e ir pra casa.

A gente aprende, com uma breve experiência, que levar gente para a delegacia dá muito trabalho. Você não quer levar alguém só porque falou alto com você. Não vale o esforço. Eles não prendem nem traficante com 10kg de pó, vão prender alguém por desacato? Dá um chega-pra-lá no cara e pronto. Olha o carro dele todo, cada detalhe e aplica 10 multas. Apreende o carro e deixa ele a pé. Existem outras formas mais legais e eficientes de se punir alguém. Afinal, o atendimento é a gosto do freguês.

Mas descobri outro tipo de emoção, que é ver a fiscalização dando certo. Você vê o usuário mudar o comportamento. Isso é legal demais de se ver. Você aprende a entrevistar. Percebe quando é mentira. Isso só vem com a experiência.

Eu realmente espero nunca precisar usar minha arma. Porque quando se pensa em usar a arma, só se imagina a munição indo né. Mas e o outro cara atirando de volta, e a munição vindo, já imaginou? É esse tipo de emoção que você quer? Eu é que não quero.

17 comentários:

  1. Quase um antiguinho...

    Gostoso ler seus textos.

    : )

    São envolventes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Quase um antiguinho! hehehehe

      A vida muda hein! A gente vê que é diferente o negócio.

      Achei que você nem lesse mais!!!
      Nunca mais vi aparecer por aqui!!!
      Beijos.

      Excluir
  2. Boa noite!
    Acompanho seu blog faz um tempo e acho muito interessante os textos.
    Leio a fim de decidir se seguirei a área da PRF ou não, dando continuidade a meses ou até anos de estudos até passar, mas parei um pouco o estudo pois vieram algumas dúvidas... Gostaria de saber sobre a lotação inicial:

    Muito provavelmente vamos parar nas fronteiras, longe de tudo e todos, talvez nem dando tempo para visitar família em outro estado (pois não há feriados nesta carreira, correto?) então queria saber como foi sua adaptação?
    -E após os 3 anos iniciais a transferência é fácil?
    -Ou depende de pontos (como na PF) de acordo com a localidade inicial, sendo muito dificil voltar para São Paulo (como é meu caso)?

    Agradeço desde já a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Felipe, beleza?
      Vamos às perguntas:
      1 - Eu sou do norte e vim parar na minha cidade. Então não tive que me adaptar. Quer dizer, só tive que me adaptar ao novo emprego né. Mas não à nova cidade. Mas tem muito PRF de fora. Eles trocam plantões e de 2 em 2 meses ou de mês em mês viajam pra visitar a família.

      2 - Tem gente daqui que saiu com 2 anos e foi parar em SC. Então depende muito. Depende também dos concursos. Só tem concurso de remoção quando tem concurso público. Aí os novinhos vão para o lugar dos antigos. Mas existe a possibilidade de remoção ex oficio. Nesse caso basta você ser muito bom em algo que a PRF precisa muito e normalmente eles te levam pra Brasília. Conheci um instrutor que saiu do Pará e foi pra Brasília rapidinho, mas teve que ir para ficar no trabalho administrativo (trabalho meio). Cada um com suas escolhar, certo?

      3 - Não tem pontuação. É por tempo de serviço.

      Espero ter ajudado. Bons estudos. Manda ver porque vale a pena!

      Excluir
    2. Muito obrigado pelas respostas!
      Gostei da possibilidade de trocar plantões. Só de dizer que vale a pena já me animou muito, obrigado!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Cara, manda bala nos estudos. Existe um grupo, Missão Papa-Fox, que agora criou uma derivação pra prova da PRF. Eles fazem 2 simulados por mês, com rancking e tudo mais. Acho que vale a pena. Agora, me incluindo nessa lista, passaram mais de 100 para Agente da PF. Participo há algum tempo (http://www.missao-papafox.com/).

      Excluir
  3. Ah, que ótimo! Quando eu estiver preparado pra uns simulados vou fazer lá!
    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, começa o quanto antes. Lá discutem cada questão do simulado. Vale a pena começar agora. Bom que você vai acompanhando sua evolução praticando no modelo CESPE.

      Excluir
    2. É mto bom o grupo mesmo! Já entrei e daqui a pouco recebo os outros simulados, valeu!
      Ah, uma sugestão/pedido de postagem no blog, se possível, seria sobre a vida como PRF. O primeiro dia, o trabalho, cansaço, emoção, esses detalhes de quando assume o cargo (acho que muitos que querem passar tem interesse).
      Abraço!

      Excluir
    3. Vou tentar escrever aos poucos, Felipe!
      Valeu pela sugestão.

      Abraços.

      Excluir
    4. Ola eu queria saber como é a carga horária da PRF eu queria prestar concurso mas eu queria saber a carga horária se tem dia de folfa de finais de semana ou se eu passar no cincurso eu posso atuar nas todovias do meu estado.

      Excluir
    5. Lucas, Carga horária normalmente é 24h de trabalho por 72h de folga. Mas você pode trabalhar na parte administrativa também, que aí é horário normal de expediente, cumprindo 7h por dia.
      Você pode trabalhar em qualquer rodovia que tenha PRF atuando.

      Excluir
  4. ótimo blog.
    Tenho sonho em ser policial PRF ou PF e estou entrando nos estudos, mais como todos, tenho umas certas duvidas devido a minha idade e altura e locais de atuação. Já estou com 32 anos e tenho 163 de altura, não sei se a altura seria um grande empecilho dentro da instituição. Minha área atualmente é tecnologia onde trabalho no setor privado. Então gostaria que me desse algum conselho a respeito a respeito pois tenho uma duvida enorme se estudo para minha área de atuação que gosto de trabalhar ou se me dedico ao estudo policial (PRF, PF) que é meu sonho mais não tenho o minimo conhecimento como seria devido a minha idade e principalmente altura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos às respostas: Altura e idade não importam. Sério. Na minha turma da PRF tinha um cara bem mais baixo que você. Fez tudo. Idade também não. Tem um senhor de mais de 50 na minha turma da PF.
      Com relação a sua área de atuação, você pode ser policial e atuar na área de tecnologia. A polícia é muito carente dessa área e tem espaço para todos.

      Redigi corrido aqui na hora do almoço, mas você acha que precisa de quanta altura e quanta idade para apertar o gatilho? hehehehe

      Manda bala nos estudos. Grande abraço.

      Excluir
  5. Muito obrigado pela sua atenção, ganhou mais um amigo. Sempre estou lendo aqui o blog agora para saber mais das rotinas. Vc estudou para prf e pf ao mesmo tempo ou se dedicou só em um e depois no outro?

    ResponderExcluir
  6. Estudei só para a PF. A PRF veio de brinde. Tanto a prova qunato a redação vieram parecidas com a prova da PF. Fiquei de excedente EPF e passei na PRF. Agora foquei mais 3 meses e estou aqui na ANP pra APF. Mas na dúvida ainda de qual escolherei.
    Logo volto a escrever no blog, o lance é que aqui a correria é grande!!
    Abração. Manda bala nos estudos!

    ResponderExcluir

Manda bala!