segunda-feira, 28 de julho de 2014

Quando tudo começou - Rumo à Polícia Federal

Compartilhar no Facebook
Tudo começou quando pensei: odeio o que eu faço. E quando chegava a segunda-feira e eu já estava pensando na sexta-feira, vi que tinha algo errado e decidi: preciso fazer alguma coisa para mudar.

Eu já era funcionário público de uma empresa pública. O meu salário era bom. Bem parecido com o salário inicial da PRF e um pouco menor que o da PF (isso é só para termos um referencial, pois nessa época eu ainda nem sabia o que queria fazer).

Voltar a ser funcionário de empresa privada não era uma opção. Eu percebi, nessa altura do campeonato, que eu já não gostava do que eu fazia há algum tempo. Antes mesmo de trabalhar na empresa pública! Ou seja, precisava mudar de atividade. Mudar de profissão.

Fazer nova faculdade não era uma opção.Voltar a estudar para concurso ainda era uma opção remota. A preguiça me ganhava sempre. Jogar no computados nas horas vagas era o que eu fazia de melhor. E eu ficava tentando me convencer de que meu trabalho melhoraria e ficaria tudo bem.

Até que um dia ocorreu um fato relacionado ao meu trabalho na empresa pública que foi a gota d´água. Eu realmente não aguentava mais e precisava mudar. Foi quando decidi pela Polícia Federal. Fiquei sabendo que abriria em breve o concurso e resolvi que seria lá na PF meu novo trabalho. Um cargo que impunha respeito, pagava razoavelmente bem e tinha grandes chances de viajar em operações legais. Foquei nisso e foi quando tudo começou. Agora eu era o mais novo concurseiro do pedaço (pelo menos assim eu achava!).

Matriculei-me num cursinho achando que bastava uma reta final de estudos para ser aprovado num concurso desses. Minhas únicas horas de estudos eram durante as aulas nesse cursinho. Ia para a aula, morrida de sono, tentava assistir e anotava o que conseguia. Afinal, trabalhava 8 horas por dia, ia para a aula e depois, ainda, para a academia. Cansativo, hein, pensei!

Eu achava que era tudo que poderia fazer. Não tinha mais tempo que isso, pensava. Eu nunca tinha me dedicado para concursos. Todos aqueles concurso em que eu já tinha passado (3 até aquele momento) o fiz sem muito esforço. E achei que para a Polícia Federal seria assim também (pensamento de juninho mesmo).

Porém, comecei a conhecer o pessoal realmente concurseiro. Foi quando descobri que eu não era concurseiro coisa nenhuma. Comecei a ver a dedicação de alguns e mudar meu modo de pensar. Vi que da forma que eu estudava não teria a menor chance. Muitos assuntos novos. Nunca tinha estudado matérias de direito na vida. Era preciso estudar mais. Mas como, não tinha tempo!

Então saiu o edital da PF. Foi quando a minha mudança de pensamento veio, de fato. O lançamento do edital e uma aula motivacional que tivemos no cursinho antes de começar a reta final me fizeram mudar. Foi quando eu realmente comecei a dedicar horas do meu dia, horas essas que eu nem sabia que existiam, para os estudos. Parei de arrumar desculpas de cansaço e comecei a me dedicar. Isso aconteceu no início de 2012.

Para nós nos situarmos no tempo: entre eu me matricular no cursinho até a data da prova se passaram 3 meses. Nesses 3 meses aprendi, para mim, a melhor forma de estudar (cada um tem a sua melhor forma), conheci pessoas que me ajudaram muito (dicas e material) e descobri um novo mundo: O mundo dos concursos públicos.

Claro que em 3 meses de estudos eu não consegui a aprovação. Não dessa vez. Mas eu tinha mudado minha forma de pensar e, após a prova, eu pensei: se eu me dedicar de verdade, dá! Eu sei que dá.

E foi quando realmente tudo começou. Planejamento e estudos, rumo à aprovação.

Próximo texto: a preparação para os estudos.

17 comentários:

  1. 1)Olá! Parabéns pela aprovação na PRF.

    2) Também estou como vc, aguardando nomeação. No meu caso, para escrivão da PF.

    3) Te desejo muito boa sorte e quem sabe não nos encontremos nas operações por esse Brasil afora!

    4) Um abraço e muito sucesso e felicidade na carreira!

    5)Tem um blog bacana de um PRF que acompanho, se chama "de dentro da viatura". Caso ainda não conheça, vale a pena conferir.

    6) E parabéns também por ter decidido escrever o blog, é sempre bacana ler as histórias dos colegas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns para você também pela aprovação na PF. Como o concurso da PF vale por 1 mês + 1 mês, logo logo você será o mais novinho dos escribas da PF :)
      Tenho alguns amigos no aguardo dessa nomeação também, viu! Que perrengue esse que estamos passando. Mas depois que conheci um Agende da PF que passou no concurso de 2004, fez o curso de formação sub judice em 2008 e foi nomeado em 2012 quando o processo dele transitou em julgado, estou achando esse tempo de espera uma mãe!!

      Valeu por acessar aqui. Primeira postagem já ter comentários é muito animador!!

      Abraços e boa sorte para nós!!

      Excluir
    2. Ah, esqueci. Vou acompanhar o blog http://dentrodaviatura.blogspot.com.br/
      Inclusive, o nome do blog dele é muito mais legal que o do meu! hehehe

      Excluir
  2. PRF do Norte!!!

    Tava na hora de aparecer um "novo novinho" blogueiro.
    : )

    O primeiro texto já disse a que veio!

    Sucesso na PRF, novinho!

    Que venham muitos e muitos textos legais pra gente ler!

    : D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novinha!!!
      Muito bom ler você por aqui.
      Espero não decepcioná-la com os textos.
      E estou esperando ansioso pelo seu novo texto.
      Beijos.

      Excluir
  3. PRF do Norte,

    O prazer é meu!
    Também estou no aguardo por novos textos.

    Seria bom se você colocasse o endereço do seu blog no seu perfil. Assim, quando você participa em outros blogs outros leitores que querem te conhecer melhor ficam sabendo que você também é blogueiro!

    Quando cliquei no ícone do seu perfil pra vir aqui, deu como "perfil não disponível".

    ; )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novinha,

      eu tinha disponibilizado. Mas se alguém procura meu nome no google aparece o meu perfil. Tá vinculado há algum tempo no meu nome e estou tentando me manter oculto. Mas acho difícil alguém me achar pelo meu nome. Quem seria doido de sair procurando né? Vou pensar nisso, novinha.

      Como estão as aventuras da PF?

      Beijos.

      Excluir
  4. Olá, PRF do Norte!

    Muitas histórias virão, muitos novos momentos entrarão para sua vida mas, de imediato, o parabenizo pela saga de vitória. Sonhar um sonho é maravilhoso, mas viver esse sonho... está além da perfeição.


    Muito sucesso, força e fé! Sempre.



    "Tudo começou quando pensei: odeio o que eu faço (...)"

    Um ótimo texto! /de verdade/

    :)

    Abraços.

    Spartanski

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Spartanski,

      leio sempre seus comentários no blog http://mulhernapolicia.blogspot.com.br/

      Obrigado pelos parabéns e pelo elogio do texto! Isso é bom demais de se ler.

      Realmente viver o sonho é algo inexplicável. Por enquanto foi a aprovação. Aguardando começar a trabalhar!!

      E você, já é policia?

      Abraços.

      Excluir
    2. Olá!

      /sorriso largo/
      ...
      O Mulher na Polícia é uma fonte inesgotável de inspiração, PRF do Norte... - ao passo que, na mesma proporção, é inesgotável a minha admiração.

      :)

      Já, já você estará nas pistas desse Brasil! Falta pouco.

      :)

      Não, não, ainda.

      Abraços!

      Spartanski

      Excluir
    3. Bom, a novinha te dedurou, hehehehhe. Disse que você está aguardando ser chamada na PF! E disse que você é uma guriazinha linda ... que eu pensava que era homem por causa do nome!!!
      Que bom que você voltou aqui!! Nos encontraremos nas operações conjuntas se tudo der certo. :)
      Abraços.

      Excluir
    4. Sigo na saga para o próximo, PRF.
      *de certo foi o que ela quis dizer. :)

      /Linda! ela - sorriso/


      Mas claro, um dia desses,
      em breve quem sabe,
      nos encontraremos por aí.

      Tenha uma boa semana!

      Abraços.

      Spartanski

      Excluir
    5. Spartanski, esse próximo está bem próximo mesmo, logo logo sai esse edital. Manda bala, menina!!

      Não desista por nada!! E não esqueça de se preparar também para o TAF e para o psicotécnico!! O psicotécnico é tão cansativo quanto o TAF. Quando o fiz saí totalmente destruído, tanto no da PF quanto no da PRF.

      Avante Spartanski.

      Beijos.

      Excluir
  5. Falaaaaa APF, tudo certo? Nunca tinha visto esses textos iniciais do blog, vou fazer uma intensivo qualquer dia desse!! kkkkkkk

    Pra não perder o costume, vamos de pergunta!!

    Hoje em dia na PF você fica com aquela sensação de "puta que pariu, amanhã já é segunda feira" ou "na segunda já pensa na sexta"?

    Ou ocorre o contrário, quando chega o domingo você já fica na expectativa que amanhã é segunda e você vai ter algo bacana para se fazer no trabalho?

    Posso estar enganado, mas acredito que o clima de trabalho na empresa pública fosse até melhor, mesmo o serviço não te satisfazendo, né?

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu curto o trabalho. Não tenho essa vontade de estar no final de semana não. Eu gosto do trabalho. Quando peguei covid fiquei 15 dias em casa, até senti falta.

      Mas não me empolgo mais. Só quando tem um trabalho diferente ou uma viagem. Aí dá uma renovada nesse ânimo de se empolgar.

      Excluir
  6. Estou vibrando com o blog e Instagram, vou consumir tudo.

    Parabéns pelas conquistas! Não foi fácil.

    Queria ter tido contato com esse conteúdo antes, é um tesouro isso aqui! Valeu APF.

    ResponderExcluir

Manda bala!