segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Drogas no Aeroporto - Nunca Duvide!

Compartilhar no Facebook

Quando mudei de cidade no início do ano de 2020, saindo de uma delegacia descentralizada no interior para uma superintendência na capital, assim que cheguei já fui trabalhar no aeroporto da cidade, no setor de imigração. Nesse setor, a principal atividade, é atender os voos internacionais que chegam e que saem, fazendo a imigração de centenas de passageiros todo dia. O regime de trabalho é 24/72h, ou seja, trabalha 24h e folga 72h.

Mas, além de fazer a imigração, nós também atendemos aos chamados das companhias aéreas e dos funcionários do aeroporto para problemas com passageiros de voos domésticos que já estão do lado AR. O lado AR é aquela parte restrita do aeroporto, onde só podem entrar funcionários credenciados e passageiros que passaram pelo Raio X e detector de metais, o que inclui a sala de embarque dos passageiros.

Fiquei por cinco meses trabalhando no aeroporto e ganhando muita experiência. Mas todos que acompanham o blog aqui sabem que é muito comum eu me dar mal. E nada melhor do que você se dar mal para ganhar mais experiência ainda. E foi a minha falta de experiência que me fez cometer o erro que contarei para vocês abaixo:

Estava eu na salinha da PF, aproveitando para descansar num horário sem voos internacionais, quando tocou o telefone. Era um APAC (Agente de Proteção da Aviação Civil) - são aquelas pessoas que ficam normalmente no raio x dos aeroportos - me avisando que tinha uma mala suspeita no Raio X. Foi a primeira vez que me chamaram por esse motivo. Foi logo no primeiro mês de trabalho.

Como eu vinha de um interior que pegar droga no aeroporto era coisa rara, achei que não seria nada de mais. Fui ao Raio X e pedi para passarem a mala novamente. A imagem da máquina mostrava muitos tabletes de algo que parecia ser orgânico. Mas é muito comum, aqui na região norte, você abrir uma mala dessas e estar cheia de farinha, por exemplo. A farinha daqui é uma das melhores, e o pessoal leva para todos os cantos do Brasil. Achei que poderia ser isso.

E quem é policial sabe, você jamais abre a mala do passageiro sem estar na presença dele. Isso para não existir nenhuma dúvida de que alguém que não seja o próprio passageiro possa ter colocado algo dentro. Então mandei chamá-lo pelo rádio, na frequência da companhia aérea, para que ele fosse lá comigo. Dessa forma poderíamos abrir sua mala em sua presença. E fiquei aguardando, e esse foi meu erro. Mas fiz isso por não acreditar que poderia ser entorpecentes mesmo. Coisa de novato num aeroporto de grande porte.

Até que o funcionário da companhia aérea manda uma resposta pelo rádio: achamos o dono, estamos levando-o aí. Aguardei mais 1 minutos e o funcionário fala no rádio novamente: o passageiro está andando rápido para o estacionamento, disse que esqueceu algo no carro. Aí ficou suspeito demais. O cara ia viajar e esqueceu algo no carro? Então perguntamos: onde vocês estão? Ele demorou para explicar, o aeroporto é grande, e ele não explicava direito. Saímos procurando, mas nos desencontramos. E ele novamente se comunica, estamos no estacionamento do piso inferior, o passageiro saiu correndo.

Puta que pariu. Saí correndo pra encontrar o funcionário da companhia, que me disse apontando: lá vai ele. O cara já estava uns 200 metros de distância, e aumentando. Saí correndo atrás, nessas horas me arrependo de não ser um corredor. O vagaba sumiu na minha frente. Corri um quilômetro atrás dele, mas não alcancei. Estava quase morrendo já. Liguei para o colega pegar a viatura e ir me buscar. Se eu voltasse andando era capaz de ter um infarto. E olha que não sou gordo nem despreparado, mas o pique foi insano. A vontade de pegar o dono da mala era grande.

O colega me buscou, e resgatou uns APACs que tinham corrido junto comigo. Os caras foram parceiros, que esse nem é o trabalho deles. Conversando no percurso com algumas testemunhas, elas disseram que um homem com a descrição que demos pegou carona em uma moto. Acreditamos que era o comparsa que o aguardava fora do aeroporto caso desse algo errado.

Ao voltar para a sala do raio X, chamei algumas testemunhas, inclusive o colega da PF, e abrimos a mala. Eram uns 20 tabletes embalados a vácuo. Parecia muito com pacotes de café, só que não. Saquei o canivete tático e abri um para poder averiguar. Era skunk puro. O cheiro é inconfundível. Logo a sala toda ficou fedendo. Levamos a mala para a salinha da PF e começamos a tentar descobrir quem era esse cara que correu.

Todos, ao fazerem o check-in ou despachar mala, devem apresentar um documento. E a funcionária que o atendeu, por sorte, anotou o número do documento. Muitos no intuito de não serem descobertos usam documentos falsos, então esse documento poderia não significar nada. Mas, ao consultar os sistemas, achei uma foto. Mostrei essa foto para funcionários que o atenderam e bingo, ele foi reconhecido. Ele não foi preso em flagrante, mas será preso depois. Essa galera não para e uma hora a gente pega.

E foi assim que eu aprendi que não se deve pedir para o passageiro ir até você. Você vai lá e traz ele pelo braço. Eles normalmente não correm quando é um policial que está no seu encalço. E o meu erro foi ter deixado um funcionário da companhia aérea conduzir um suspeito de tráfico de drogas.

Depois desse dia, durante esses meses trabalhando no aeroporto, eu recebi vários chamados iguais. Quase todo plantão tinha uma ocorrência dessas. E agora eu ia com sangue nos olhos. Ninguém mais correu. Sempre eu ia buscar os passageiros lá dentro da sala de embarque. Trazia eles bem quietinhos até sua mala, abria a mala na presença deles, exatamente como manda o figurino. Acostumei a ver suas caras fingindo espanto e dizendo que não sabiam que aquela droga estava ali dentro, depois suas caras de tristeza e choro por terem sido pegos.

E esse foi um dos meus aprendizados. Na polícia nós temos um ditado que diz: Só a dor gera compreensão. Claro que isso não é 100% verdade, mas que a dor ajuda na compreensão, com certeza ajuda.

ps.: Pessoal, quem ainda não segue, @apfdonorte no instagram. Lá eu consigo interagir mais e com maior frequência. Sigam lá!

pps.: Compartilhem se vocês gostaram do texto.

ppps.: Quantos aqui gostam da série Aeroportos?

60 comentários:

  1. Cara rindo pra caramba. Meu mentor quase morre cara. Exercício aeróbico pra dentro. Resenhas a parte, percebemos que a falta de experiência faz falta, entretanto é algo que acontece com o tempo. Poste maiss

    ResponderExcluir
  2. Você chegou a maratonar a série Aeroportos antes de ir para o setor de imigração? hahaha. Os caras são demais! Amo a série demais. Sempre bom ler casos concretos que acontecem no dia-a-dia. Acompanho o blog. Obrigada pelas postagens, dando um gás a mais nos estudos. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, negócio que lá é bem editado né. O trabalho não é agitado daquele jeito lá não! heheheeh
      Eu assisti poucos episódios.

      Excluir
  3. Em outras ocorrências, o APF já foi com o olho arregalado e com cara de ódio, já pra intimidar os garotões a não correr auhauhauh. Boa, APF1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, pior que depois disso eu sempre perguntava: tu não vai correr não, né? Não quero te algemar.

      Normalmente ficavam tranquilos.

      Excluir
  4. Muito cara de episódio do "area restrita" mesmo!

    Nesse aeroporto tem perito de plantão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem não, Lucas.
      A gente tem o narco teste. Depois levamos para a superintendência e os peritos assumem de lá.

      Excluir
  5. Bem demais, chefe!
    Mas aí fica o questionamento, quanto tempo de casa até parar no aeroporto? Ahhahha

    O que acha do próximo concurso da PF? Acredita aquele cronograma vazado? Estou na pegada da pcdf, pós prova volto as forças à PF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willian, aeroporto é pra antigo. Eu cai de paraquedas, mas não aguentei não. O cara tem que querer ficar sossegado pra trabalhar no aeroporto. Eu ainda quero investigar e viajar.

      Cara, minha opinião sobre o cronograma: para vender aula os cursinhos. Posso estar enganado? Claro que sim. Mas os caras nem tem edital nem nada, e já tão até adivinhando o cronograma! Acho esquisito.

      Excluir
  6. Já estava sentindo falta das suas histórias, APF do Norte! Estou terminando a faculdade agora e estudando para o próximo concurso da PF, suas histórias dão aquele gás necessário para continuar firme. Ótima história como sempre! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, excelente! Somente a dor gera a compreensão, uma boa forma de ver as coisas "ruins" da vida. Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Muito top! Igual na série "Aeroporto - Área Restrita". Lá mostra exatamente como você descreveu, principalmente a cara de espanto dos que são pegos. Muito bom! Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Ótimo texto, APF do Norte!
    Amo esses programas de Aeroporto (inclusive, meu objetivo é me tornar perito químico). Essas histórias serão sempre muito bem-vindas!
    Uma coisa que eu me pergunto é: se a Discovery resolvesse mostrar o seu aeroporto, você aceitaria ser filmado? hahah
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, não sei se eu iria querer aparecer não, viu. Talvez pra poder me gabar depois que eu fiz um programa na TV! hahahahaha

      Excluir
  10. Respostas
    1. Normalmente a atividade cartorária da delegacia. Trabalha diretamente com os Inquéritos Policiais, dando andamento a essa papelada toda.

      Se algum escrivão quiser complementar com maior especificidade a resposta, eu agradeço.

      Excluir
    2. Bizu: não faça concurso para escrivão, kkk. No geral, é o trabalho mais chato que existe.

      Excluir
  11. Olá APF do Norte. Primeiramente gostaria de agradecer pela sua disponibilidade em dirimir dúvidas do pessoal. Todo o sucesso para você.
    Dito isso, gostaria saber de você se é aconselhável alugar uma casa mobiliada por muito tempo, até se mudar para um outro local, ou se já começa, depois de um tempo, a alugar|comprar uma casa e depois comprar alguns moveis? Até porque o individuo (que no caso, quem sabe, eu) vai morar por alguns anos em um outro local né?
    desde já agradeço pela sua resposta. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você tá falando isso na sua lotação, certo? A maioria das pessoas que eu conheço alugou uma casa e comprou os móveis. Isso porque nós não tínhamos data para sair. Mas se você souber que vai ficar pouco tempo, vale a pena alugar mobiliada.

      Eu quando me mudei tive que vender todos os meus móveis pela metade do preço.

      Aí vai de cada um.

      Excluir
  12. Em um dia assisti todos episódios disponiveis no YT, o professor do meu curso ( DPF Juliano Yamakawa) disse que os agentes da série são quase q celebridades (em tom de brincadeira), motivam bastante essas histórias, uma pergunta; somente o perito pode autenticar a substancia? Se sim, todo aeroporto internacional precisa de um então?
    Forte abraço APF do Norte (agora em aeroporto Internacional, continua sendo APF do Norte?Nordeste?Sudeste?Sul?) hahaha
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, a gente faz o teste preliminar nos narcóticos. Depois a perícia faz o laudo definitivo.

      Continua do Norte! :P

      Excluir
  13. Excelente Blog!

    Minha dúvida não diz respeito a postagem. No seu tempo na PRF existia um TAF anual? Os índices são os mesmos do concurso ou são maiores? No EB eu precisei de 3 barras pra entrar e agora 8 para o reengajamento(ainda não estabilizei). Os índices diminuem com a idade... e existe algo parecido na PF?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na PRf existe um TAF anual, mas esse TAF é para poder fazer alguns cursos. Eles só aceitam se você tiver passado no TAF anual. Os índices são menores que do concurso, e vão diminuindo de acordo com sua classe.

      Na PF existe TAF antes de cursos operacionais. Tem que passar no TAf para poder ingressar. Mas não existe ser desligado por não passar no TAF.

      Excluir
  14. Excelente!! Obrigado pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  15. Fala APF, tudo certo? Quando ocorrem as missões para operações mais longas, como exemplo as Operações Ágata, VIGIA, HÓRUS, etc (nem tenho certeza se a PF participa de todas), normalmente faltam candidatos que desejam participar por iniciativa própria?

    Vi pelo instagram que você tava embarcado um dia desse, né? Tomando como base esse exemplo... Na sua lotação o pessoal se candidatou logo ou apenas o "APF que mais viaja" teve essa iniciativa? kkkkkkkk

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão, normalmente o ânimo para viajar pra essas missões depende muito de onde você está. Se for uma delegacia que acabou de entrar um monte de novinhos, vai ter disputa para ir. Se for uma delegacia que já tem gente mais antiga, aí vai ter que ir quem eles mandarem, porque não se encontra voluntários.

      Na minha lotação poucos se voluntariam pra uma missão assim. A maioria só quer ir pra missão "boa", tipo viagem para Fortaleza, Foz do Iguaçu, Etc.

      Excluir
  16. Bom dia, APF Norte! Duas perguntas:

    1 - No aeroporto é escala de plantão ou depende do tipo de serviço?

    2 - Para quem gosta da atividade policial, mas gosta de tranquilidade e ficar mais sossegado por conta de idade e filhos pequenos...vc indicaria focar na PRF ou PF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Pedro, normalmente é escala de plantão.

      2 - Acho que ambas. Se você gosta de trabalhar mais em plantão, PRF. Mas o expediente da PF é bom. 7h por dia + uma hora de atividade física.

      Excluir
    2. Olá APF do norte!
      Primeiro quero agradecer pelo seu blog, ajuda a dar um gás gigante no estudo, leio todos os posts e comentários, vc é top cara!
      A respeito do expediente de trabalho da PF, como funciona essa hora de atividade física ?

      Excluir
    3. Raiane, essa hora é computada como hora trabalhada. Você precisa cumprir 7h de expediente. Atualmente não existe nenhum tipo de fiscalização para ver quem está de fato realizando essa hora de atividade física. Mas grande parte do efetivo faz alguma atividade. Diferentemente de outras polícias, os policiais federais, no geral, são magros. Difícil você ver um gordão. Acontece, claro, mas é mais raro. E como a atividade é contagiante, um chama o outro.

      Excluir
  17. Vivendo e aprendendo!

    Durante o curso de formação de APF há alguma matéria de exatas? (Estatística?)

    Há alguma prova do tipo Bungee jumping ou coisas do gênero? (Medo de altura kk)

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando,

      Não e não. hahahhahah

      O curso não é feito pra eliminar, apesar de alguns professores acharem que sim.

      Fique tranquilo.

      Excluir
  18. KCT, muito foda essa história. APF, você sabe que já pode até produzir um livro né ? várias ocorrências já ehehe.
    PS:"Tem que traumatizar para aprender" (Freud) kkkk

    ResponderExcluir
  19. Excelente texto, APF do Norte!!!
    Pergunta sem relação direta com a postagem: como funciona a custódia de presos provisórios nas carceragens da PF? Li que, em alguns Estados, há agentes federais de execução penal, porém isso não é a regra. Na prática, os APFs tomam conta, porém questiona-se o desvio da função.
    Como você vê essa questão?
    Uma possível solução passaria mais pela mudança das atribuições legais de um APF ou pela criação de centros de custódia de presos provisórios federais nos Estados, com presença de policiais penais federais?

    Grande abraço e estamos na luta!

    At.te: Gabriel Portácio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, eu realmente não sei como funciona. Nas delegacias onde trabalhei a gente prendia e já entregava para a penitenciária. Ficava na delegacia somente aguardando terminar os procedimentos burocráticos da prisão, e enquanto isso é o plantão que é responsável pelo preso: pede comida, leva água, etc. Mas ouvi falar que Superintendência gigantes, tipo São Paulo, tem carceragem e gente cuidando dos presos. Mas é o pouco que eu sei. E eu odiaria ter que cuidar de preso.

      Acho que o ideal seria o pessoal do Depen mesmo cuidar disso. É o trabalho deles, né. Uns trabalhariam dentro da PF, por exemplo. Acho que nem precisa mudar tanto a lei para acontecer.

      Mas como eu disse, eu realmente não sei como funciona.

      Excluir
  20. Grande APFDONORTE tudo bem! 1-Em relação à estrutura das delegacias, armamentos, uniformes, viaturas e organização a PF e a PRF se equivalem? 2-Entre a PF e a PRF qual das 2 instituições o policial tem mais tempo pra estudar (mestrado/doutorado),bem como conciliar a carreira de policial com a de professor universitário? 3-Apfdonorte em relação ao subsídio o da PF é maior, porém a PRF tem plantão voluntário na prática as duas instituições tem a remuneração parecida isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton, vamos lá:
      1 - Mais ou menos. A PRF é mais organizada. Mas o resto é bem parecido.

      2 - PRF com certeza tem mais tempo para estudar. Mas pra conciliar com atividade de professor, a PRF ficaria inviável, porque os plantões não são dias fixos da semana. Não sei como seria pra adaptar isso.

      3 - Com esses plantões voluntários, parece que eles até passam. Mas trabalha muito mais, e pelo que me relataram não é todo mês que tem. E quando tem, nem todos conseguem fazer. Então, na prática, parece que não é bem assim, manja?

      Abraços.

      Excluir
  21. Apf, vi em um insta de um apf que na la dentro da anp, homens tem que fazer 15 barras fixas, é verdade isso ? Sucesso guerreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, ele falou isso mesmo? Alguma chance de você ter lido rápido e entendido errado?

      Na época que fiz ANP eram necessárias 3 repetições na barra fixa para homens e barra estática para mulheres. Eu fiz 15, porque era a pontuação máxima, valendo nota para a prova. Mas se fizer 3 não reprova.

      Excluir
  22. Fala apfdonorte, nessa situação em que o cara correu e não foi pego, deu alguma bronca com o delta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fróes, deu nada. O nosso trabalho é assim. Nem sempre a gente ganha.

      Excluir
  23. show curto sim aeroporto, posta mais

    ResponderExcluir
  24. Salve, apf do norte! desculpa incomodar mais uma vez, mas é que são de extrema valia as informações que vc traz!

    Pra entrar no NEPOM é obrigatório já estar anteriormente lotado na cidade que o NEPOM atua ou independente de concurso de remoção um PF pode estar em outro lotação e ser transferido atuar no NEPOM?

    Pra entrar nessa unidade é igual o COT que em tempos abre um edital e tem que passar por um curso?

    Além de Foz e Santos tem mais outras cidades que o NEPOM atua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus, Nepom normalmente não é concorrido não. Você pode atuar em qualquer cidade que tenha água (que é a grande maioria das cidades do norte do Brasil). Então são inúmeras as cidades que existem de atuação.

      Para entrar no COT é assim mesmo. Edital + curso para tentar matar os alunos. Aluno sobreviveu, tá dentro. :P

      Excluir
  25. Eu adoro esta série, desde que comecei a assistir ( e olha que faz tempo) foi dela q veio o sonho de ingressar na PF. Estudando muito para um dia poder viver as mesma experiências. Parabéns pelo blog e tb ja te sigo no IG. Adoro tuas postagens, ansiosa por outras, abraços!!!

    ResponderExcluir
  26. Fala APF, você que já trabalhou em uma fronteira,na sua opinião vale a pena adquirir um carro em uma região dessa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, na fronteira em que trabalhei, se você não tivesse carro, tava no sal. 80 mil habitantes, muita ladeira e muita chuva. Então era melhor ter carro. Eu levei o meu, na verdade.

      Dá para ter uma moto também, mas tem que saber que vai se molhar algumas vezes.

      Excluir
  27. Pra trabalhar no aeroporto precisa falar outras línguas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feiber, pelo menos o português :P

      Não existe essa cobrança de outros idiomas. Talvez em aeroportos mais movimentados. Mas eu trabalhei no aeroporto sabendo um inglês intermediário, por exemplo.

      Excluir
  28. É difícil para os novatos trabalharem no aeroporto?! Como é feita a seleção para trabalhar lá?!
    Cara muito bom seu blog, parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da lotação. O aeroporto é cobiçado pelos antigos. Não tem seleção, tem que ter vaga.

      Excluir
  29. Você acabou respondendo uma dúvida que eu tinha, que era a escala de quem trabalha em aeroporto. Eu gosto do trabalho, pelo que vi algumas operações pelo YouTube. Gostaria de saber se é difícil conseguir um trabalho em aeroportos pelo BR, se é muito concorrido entre os agentes. Se puder responder, agradeço muito.
    No mais, parabéns pela humildade de expor um erro... Não é todo mundo que tem coragem. Com certeza vai ajudar os próximos colegas. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da lotação. O aeroporto é cobiçado pelos antigos. Não tem seleção, tem que ter vaga.

      Abraços.

      Excluir
  30. Fala APF!
    Qual o valor da diária de APF que viaja nessas operações?

    ResponderExcluir

Manda bala!