segunda-feira, 4 de maio de 2020

Uma tarde de campana (vigilância) - não pense que é como nos filmes!

Compartilhar no Facebook
Isto não é uma vigilância policial!!

Muitos filmes e séries policiais mostram a vigilância policial. Mas normalmente a ordem é: fiquem de olho nele. Como se fosse uma coisa simples, prática e tranquila de se fazer. Aí a dupla de policiais fica tomando café e comendo donuts até acontecer algum evento com o alvo, o que acontece rapidamente, quando eles partem para a ação. Quem dera fosse que nem nos filmes.

A vigilância policial da vida real é um fundamento bem cansativo normalmente. Dependendo das condições ambientais, você só aguenta poucas horas. Calor e frio extremos, principalmente, sugam demais a energia do combatente. E é muito comum, mas muito mesmo, uma vigilância durar algumas horas. Algumas vezes pode durar até dias, mas nesse caso as equipes precisam ir se revezando para poder ser eficiente e aguentar.

Eu ainda era recém empossado quando a equipe me chamou para fazer a vigilância da casa de um contumaz traficante da pequena cidade onde eu trabalhava. Tínhamos a informação de que ele mandaria drogas naquele dia para a capital do estado.

Lá na cidade do interior os vagabundos sabem quais são as viaturas policiais e conhecem também a maioria dos Policiais Federais. Por causa da quantidade de PFs de outras regiões, o perfil normalmente é muito diferente do pessoal regional. Então fica muito difícil se misturar. E, por isso, para fazer a vigilância de forma a não ser notado, você tem que ficar quase que escondido com a viatura, ou então bem de longe.

Por isso decidimos sair com uma viatura menos usada, porque assim a probabilidade de o traficante reconhecê-la era menor. Mas tinha um porém: o ar-condicionado estava com defeito. Aqui no Norte, para quem ainda não visitou, eu vou explicar: você não precisa de agasalho em nenhuma época do ano. E você sempre precisa do ar-condicionado. É item quase que obrigatório. Mas, no nosso caso, era a única opção. Então fomos no calor mesmo. Empolgado e novinho, pensei: esse calorzinho não derruba ninguém não. O tempo me provaria quanto enganado eu estava.

Quando chegamos ao local que faríamos a vigilância, todos já estavam pingando de suor. No caminho, com o carro em movimento, tinha pelo menos o vento que entrava da janela para ajudar a refrescar. Quando paramos o carro, nem isso tinha. Ainda, por cima, não podíamos deixar os vidros escancarados, já que era importante o alvo ou seus olheiros pensarem que não havia ninguém no carro (aqui grande parte da frota de veículos tem vidros escuros por causa do calor, e normalmente o Detran não cobra tanto a legislação que trata dessa parte). Ou seja, vidros quase que 100% fechados.

Eu já estava quase pedindo arrego, e só tinham se passado uns 50 minutos. Mermão, estava muito quente. Mas como era novinho, fiquei na minha. Na viatura comigo tinham mais 2 novinhos e um antigo, mais experiente, que era do concurso anterior. Eu que não ia ser o novinho a mostrar que estava quase morrendo. Eu desmaio aqui, mas não falo que tô morrendo, não vou ser eu o novinho que vai estragar a vigilância, não preciso dessa fama, pensei, com o que me restava da minha consciência!

Nós fomos fazer essa vigilância pela parte da tarde, ou seja, já tínhamos passado a manhã fazendo os trabalhos rotineiros da delegacia, então não estávamos zerados. Mas ninguém estava esgotado também. Era o cansaço normal do dia (só um adendo explicativo mesmo).

Ficamos mais uns 40 minutos derretendo lá, aí foi quando o antigo resolveu ligar para a base para saber se eles tinham mais alguma informação, ou se poderíamos voltar. A base falou: segura mais 20 minutos aí, para desencargo de consciência. Nessa hora eu estava torcendo demais para a base falar: Pessoal, pode voltar! Mias 20 minutos eu achei que a morte era certa.

Mas, por incrível que pareça, foi o mais antigo que falou: pessoal, só mais esses 20 minutos tá, estou no meu limite. Aí a equipe toda concordou rapidamente. Foi quando eu vi que estava todo mundo na merda já. E eu achando que só eu que tava sofrendo. Passaram os 20 minutos, nada aconteceu. Abrimos os vidros para tentar não morrer e voltamos para a delegacia. (A vigilância não foi em vão, antes que perguntem, deu frutos).

E foi assim uma das minhas primeiras experiências sofrendo fazendo vigilância. Descobrindo na prática como funciona e quão sacrificante é. Esse tipo de coisa só entende quem já passou. Então, a galera que está estudando aí, não pense que Polícia Federal é só pão e água fresca não. Tem muito trabalho árduo, cansativo e perigoso. Bem diferente do glamour dos filmes e seriados.

ps.: Pessoal, fiz um instagram para melhoras a interação. @apfdonorte. Sigam lá!

pps.: Caso tenham gostado, não esqueçam de compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Tem os botões de compartilhamento logo aí.

57 comentários:

  1. É muito comum o policial sair pra esse tipo de vigilância ou acontece raramente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi mais isso na DRE. Nas outras áreas vi muito pouco.

      Excluir
  2. Boa tarde APF Do Norte, me tira uma dúvida, quais são as capitais que tem adicional de fronteira? E quais são as cidades do interior de goiás que são “fáceis” de voltar ?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, capitais acho que Rio Branco, Boa Vista e Porto Velho. Acho que não tem interior de Goiás tão fácil de voltar não. Centro-oeste, no geral, é concorrido.

      Excluir
  3. Com uns 10 anos de PF acha possível voltar pra Minas Gerais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, menos que isso. Tive um conhecido que ficou numa cidade de pontuação 2. E com 10 anos voltou pra BH. Se ficar numa cidade de pontuação maior, volta antes. E também dá pra ir chegando perto. Cada concurso de remoção você tenta chegar mais perto. Tem um amigo que foi pra Jales/SP e tá pertinho da cidade dele que é em Minas.

      Excluir
  4. +1 seguidor no Insta!

    APF do Norte, em relação a mulherada (conhecidas ou não) aumentou muito o assédio depois delas saberem que é Federal?

    E nos estudos, você estudava por ciclos ou por assunto até esgota-lo?

    E qual material você indica?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Pablo.

      1 - Cara, é engraçado como quase ninguém pergunta sobre isso aqui. Acho que você é o segundo a perguntar. Pessoal fica com vergonha. Mas o assédio no interior é grande sim. Mas tem que tomar muito cuidado para não deixar um filho no norte.

      2 - Eu estudava por disciplina até esgotar o edital. Mas alguns dias eu variava para não ficar muito cansativo. Mas quando você vai aprendendo, vai ficando cada vez mais rápido o estudo e a compreensão. Tem o site do missão papa-fox. Lá eles fazem um simulado a cada 15 dias. Dá para ter uma boa noção das suas deficiências e focar nelas. Pra você ter uma ideia, em 2015, mais de 100 alunos do missão foram para a ANP. Ou seja, mais de 10% da ANP tinha passado pelo missão.

      Dá uma lida nesse texto e nos comentários que tem mais explicado toda a rotina.

      https://novopolicial.blogspot.com/2014/08/para-quem-quer-ser-aprovado-em.html

      Excluir
    2. O missão papa fox papa-fox seria indicado para quem já terminou todo edital ou quem ainda tem umas 3 matérias completas do edital? ao meu ver fazer os simulados com apenas duas ou 3 matérias completas do edital, não se consegue simular uma prova, onde o candidato vai pra ela com os estudos de todas as matérias do edital. Para quem não conseguiu terminar o edital ainda, seria melhor ficar nos sites de questões? Oque você aconselharia mestre?

      Excluir
    3. Cara, pra mim é ideal desde o começo. Você já vai tendo contato com questões, já vai estudando no fórum e vendo o que errou. Mas é importante, depois de fazer o simulado, estudar cada questão errada.
      Eu sempre estudei por questões comentadas, mesmo as disciplinas que eu não conhecia. E assim ia aprendendo numa excelente velocidade. E, pra mim, deu certo. Mas vai de cada um. Mas os simulados eu recomendo começar o quanto antes.

      Abraços.

      Excluir
    4. Obrigado pelas respostas APF do Norte. Uma dúvida que tenho é onde se toma posse. É na superintendência do estado que reside ou na superintendência do estado da lotação designada após a ANP? A glock, o bastão retrátil, a algema e a funcional são os "equipamentos" recebidos na posse? (Glock g17 ou g19?)

      Grande abraço!

      Excluir
    5. Alexandre, você toma posse na superintendência do estado que você escolheu na ANP.
      Quando eu tomei posse recebi a Glock G17. Afuncional chegou depois de uns 4 meses. Algema tem na delegacia para você usar. Mas provavelmente você terá que comprar uma para a academia, então essa você vai usar também para trabalhar. Bastão retrátil acho que ninguém recebeu. E depois de uns 2 anos eu recebi um colete. Antes eu usava os que tinham na delegacia.

      Excluir
    6. Caramba, levei 3 meses pra receber o colete da PRF (só que já havia recebido o resto do equipamento) e achei o fim do mundo kkk

      Excluir
    7. Ítalo, mas aí é obrigatório usar o colete na pista, né. Aqui a gente quase nunca usa. Os da delegacia serviam já, sem problemas.

      Excluir
  5. Grande APF do Norte! Sobre as cidades de pontuação 4, quais seria o seu top 5 de "melhores" para ir depois da ANP. (Melhores no sentido de um bom sistema de saúde, escolas, lazer, etc...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, a maioria de pontuação 4 é parecida no geral, com algumas peculiaridades que requerem um estudo mais de perto, dependendo da preferência de cada um. Eu não conheço todas, mas tem o Manual da Lotação do Concurseiro Robson. O cara é uma sumidade em manuais. Dá uma procurada na internet sobre isso que ele explica bem. Só lembra que agora Tabatinga/AM, Oiapoque/AP e Pacaraima/RR, são pontutação 4,5. O que me falam de uma que é muito ruim e ainda é pontuação 4 é Guajará-Mirim/RO. Então pule fora dessa última caso queira escolher cidade de pontuação 4.

      Excluir
  6. APF do Norte!
    Numa Delegacia "clinica geral", quantos Inquéritos têm em media e qual o mais antigo, ainda pendente de conclusão? Se vc estiver lotado numa "especializada", poderia dizer qual a media de inquéritos tramitando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não sei responder a quantidade de inquéritos tramitando. Acho que depende muito da cidade. Mas já trabalhei em inquérito de 2014. Essa pergunta tem que ser feita para um escriba ou delegado.

      Excluir
    2. Cada delegacia tem uma realidade de inquéritos diferentes, número de inquéritos totais, por delegado, por escrivão e questão de antiguidade dos inquéritos também.
      Em relação ao número de inquéritos tramitando, me parece que é informação interna, não creio que seja algo público. Mas você pode tentar pedir via lei de acesso à informação e ver o que acontece.
      http://www.pf.gov.br/institucional/acessoainformacao

      Aos EPFs que querem fazer outros serviços sugiro ir para delegacias com poucos inquéritos e principalmente poucos delegados. (nada contra, é apenas porque se ficar UM delegado para UM escrivão ou menos, vai ficar difícil ser liberado pra viagens e pra fazer coisas mais interessantes)

      Excluir
  7. Boa tarde apfdonorte! Tenho uma leve disfluência na fala(gagueira) de cunho emocional, que apenas é perceptível em momento que estou ansioso. Essa disfluência não possui Cid para se enquadrar como deficiência. Mesmo assim, isso poderia me prejudicar e ser desclassificado? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem improvável. Isso não é impedimento. O impedimento tem que estar no edital. Mas te prepara para a zoeira dos amigos e professores na academia.
      Um amigo do meu alojamento era meio gago. Rolava aquela zoeira. Mas ele sempre levou na esportiva. E a gente não exagerava não!
      Fica sussa e senta a bunda na cadeira para estudar!
      Abraços.

      Excluir
  8. APF do Norte, tu sabe o que aconteceu com o blog da mulher na policia? Era muito legal o blog dela... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo, ela sumiu mesmo. Nunca mais aprovou comentários nem fez novas postagens =/
      Era bom demais. Não sei o que aconteceu.

      Excluir
  9. APF do Norte, me tira uma dúvida?! Estou no último semestre de Direito, exatamente fazendo a monografia, onde procurei pesquisar um tema que me gerasse valores e conhecimentos para ser um futuro APF ou PRF. Meu tema é sobre cooperação policial internacional na região de fronteira, mais especificamente na fronteira de Foz do Iguaçu (BR) com Ciudad de Este (PY) e Puerto Iguazu (ARG), (Tríplice Fronteira).
    Logo, gostaria de saber: há na prática uma cooperação entre as agências de segurança pública dos três países, visto que muitos criminosos atravessam as fronteiras dos seus países para cometerem crimes nos países vizinhos e retornam para esconderem-se? Como exemplo os contrabandistas e tranficantes de drogas?
    Força e honra guerreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe essa cooperação sim. Mas eu não sei como funciona de fato. Já trabalhei com policiais peruanos na fronteira. Eles ajudavam aqui na tradução dos traficantes, e aproveitavam para alimentar as informações deles sobre os nossos traficantes.

      Excluir
  10. Bom dia, APF do Norte!
    Nas descentralizadas tem espaço para os EPFs realizarem esse tipo de atividade? Vigilância, campana,etc...

    Forte Abraço

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, você deu uma lida no edital da PF, se isso é motivo de exclusão? Mas se você passar em tudo, menos no exame médico, entre com ação judicial. Ou então use os óculos corretivos na hora dos exames médicos. E fique calado sobre esse assunto durante a ANP e qualquer médico que esteja trabalhando pra PF.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  12. Fala APF. Vc está lotado em qual cidade? Se é que pode falar rsrs. Sou aqui do Norte tbm!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pelos relatos APF. Cada palavra sua nos fortalece a alcançar nosso sonho.

    Me tira uma duvida, qual a dificuldade de conseguir vaga p/ trabalhar em aeroporto?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lacerda, depende muito da cidade. Mas, no geral, os antigos gostam de aeroporto. Então há lugares que tem briga pra ficar no aeroporto. Então depende muito da lotação.

      Excluir
  14. APF do Norte, bom dia irmão! Na PF existe a negociação de turnos como 12 x 36 ou outros modelos? Grato pela resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, Ralf. Eu não vi ainda.

      Excluir
    2. Oficialmente o plantão é 24 x 72. 12 x 36 não existe. No mais, expediente normal, 7 horas por dia, 35 horas semanais (mais 1 hora de atividade física obrigatória todos os dias).

      Excluir
  15. Boa noite, APF! Sou admirador do seu trabalho. Irmão, eu sou de Pernambuco, quanto tempo eu iria levar pra voltar para casa ou para perto de casa caso passe para perito federal? Alguma ideia?. Desde já agradeço, sou fã 💪🏽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, de perito eu não sei muito. Mas normalmente nordeste é muito concorrido. E perito demora mais a mudar de cidade. Eu realmente não sei responder essa.

      Excluir
  16. Apf, eu de novo. Sei que não é sua área mas, perito tbm participa dessa investigações? Eu curso engenharia elétrica e planejo ser perito da área 2. Eu sou entusiasta do trabalho policial, sendo perito eu iria trabalhar ativamente das investigações ou "apenas" responderia as questões técnicas com laudos? Desde já agradeço, cara. Tmj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente com os laudos. Cara, são muitos. Mas conheço perito do GPI. Mas acumula. Mas não conheço perito investigando diretamente não.

      Excluir
    2. Poxa, os agentes realmente ficam com o melhor trabalho kkkkk. Muito obrigado, APF, SUCESSO!

      Excluir
    3. Rapaz, com o salário do perito eu trocava sem nem pensar!

      Excluir
    4. Marcus Vinícius, quer ter trabalho de agente e salário de perito, é simples, é "só" passar no COT.

      Excluir
    5. Tem isso também. Mas o pessoal do COT não investiga. Eles são 100% operacionais.

      Excluir
    6. Oi APF, sobre os operacionais, existem muitas mulheres nestas funções? Existe idade limite? Soube que no COT tem.
      Só de ler o seu relato sobre o calor, eu passei mal ��. Será um grande desafio enfrentar o calor do norte algum dia, já passo mal no Rio.
      Obrigada pelos textos!

      Excluir
    7. Tássia, elas estão sim em todas as funções. Mas são minoria na polícia em geral. Não existe limite de idade legal.
      Se você não gosta de calor, já vejo que o perfil não é muito operacional. Mas na Pf tem pra todo gosto.

      Excluir
  17. Fala APF do Norte, tudo bem irmão?!

    As cidades do interior do Maranhão têm pouca disputa na hora da escolha de lotação?

    Em média, demoraria muito pra conseguir retornar pro meu Estado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fácil para o Maranhão. Na ANP tinha vaga para São Luis.

      Excluir
  18. No último CFP haviam 10 vagas para Imperatriz. Até a posição 73 de escolha tenho certeza que ainda não tinha acabado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10 vagas para Imperoza?!, meu sonho! Hahaha.
      Sou natural de Itz, atualmente sou IPC no PA. Quero voltar a focar nos papiros, sendo aprovado pra APF e ter a oportunidade de morar na minha cidade natal já seria uma maravilha! Encerraria essa labuta de ser concurseiro.

      Excluir
  19. Apf como funciona se eu tiver interesse de trabalhar na parte investigativa?
    Posso ser do GPI e ser agente investigativo?
    E uma curiosidade, vejo os fardamentos( do GPI) oscilarem bastante, todo preto ou camuflado, isso varia de delegacia ou algum motivo especifico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, GPI você normalmente trabalha na sua delegacia. Quando precisam mandar gente pra se arrebentar, chama o GPI. Ou seja, você fica com duas funções.

      Eu realmente não sei como funciona o fardamento. Se for padrão PF, cada um se veste como quer.

      Excluir
  20. Apf tenho um termo circunstanciado de usuário quando tinha acabado de fazer 18 anos, o processo está arquivado, isso pode ser um problema na investigação. Vale ressaltar que n sou usuario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não vai ter problema, mas terá se não colocar na FIC. Tem que informar isso.

      Excluir

Manda bala!