Senhores e senhoras, segue, para o conhecimento de vocês, a planilha com a pontuação dos concursos de remoção de Agente da Polícia Federal dos anos de 2015 a 2021. Foram os últimos concursos de Agente que ocorreram na Polícia Federal.
Lembrando que as remoções de 2019 e 2020 foram decorrentes do concurso público de 2018. Nesse concurso ocorreram duas academias, por isso dois concursos de remoção. Lembrem-se que os novos policiais vão para as vagas remanescentes do concurso de remoção - que acontece internamente na PF. Ou seja, as vagas para onde os policiais mais antigos não quiseram ir, sobram para os novos escolherem na Academia.
Vamos dar um exemplo:
Em Oiapoque, no Amapá, em 2021, existiam 11 vagas originais. Vamos supor que conseguiram sair de lá, no concurso de remoção do mesmo ano, 15 agentes. Ainda, no mesmo concurso de remoção, foram removidos para lá, por escolha, 02 agentes.
A conta que se faz para saber quantas vagas sobraram para a ANP é: 11 (vagas originais) + 15 (vagas que abriram pelos que saíram) - 2 (vagas ocupadas pelos que chegaram) = 24. Ou seja, 24 vagas sobrarão para os novos policiais escolherem na Academia Nacional de Polícia - ANP. Serão 24 novos felizes policiais indo trabalhar nas nossas fronteiras com toda a garra, tenho absoluta certeza.
Antes de você ver a planilha, lembre-se do e-book. Conto histórias vividas por mim na PF, todas em primeira pessoa. Por um preço menor que de um lanche, você se sentirá trabalhando na Polícia Federal.
Click aqui! - Apenas 29,90.
Caso você queira calcular quanto tempo deverá permanecer em determinada cidade para conseguir a pontuação necessária para ser removido para onde deseja, o cálculo é assim:
Vamos usar como exemplo a cidade de Maceió em Alagoas. Você agora quer morar na praia. Mas não em qualquer praia, você quer frequentar as lindas praias de águas quentes de Maceió/AL.
Para conseguir ser removido para lá em 2021 você teria que ter, no mínimo, 11.945 pontos. Quanto tempo é isso, você me pergunta. E eu respondo: Depende! Se você estivesse lotado em Tabatinga, no Amazonas, cidade de pontuação 4,5, você teria que morar na linda Tabatinga, para atingir a pontuação mínima para ser removido para Maceió, por 07 anos, 03 meses e alguns dias.
Vamos aos cálculos:
Vamos dividir a pontuação necessária para a remoção para Maceió pela pontuação por dia de lotação em Tabatinga:
11.945/4,5 = 2.655 dias lotado em tabatinga para acumular essa quantidade de ponto.
Agora, divida a quantidade de dias por 365, para descobrir o tempo em anos. O resultado será 7,27 anos. Ou seja, 07 anos, 03 meses e alguns dias para ter a pontuação mínima necessária para ser removido para Maceió em 2021.
Agora basta substituir esse 4,5 de Tabatinga pela pontuação da cidade onde você pretende morar por um tempo, ver a quantidade de pontos que precisa acumular para a cidade desejada e fazer os cálculos.
As cidade que estão com pontos mínimos igual a 1, são as cidades que sobraram vagas no concurso de remoção e as vagas que sobraram foram para a ANP, conforme falei no exemplo da cidade de Oiapoque/AP.
Vejam na planilha que a pontuação mínima necessária muda de acordo com a quantidade de vagas dos concursos. Ou seja, não é garantido que no próximo concurso de remoção tenha vaga para onde você quer ir, muito menos há como prever quantidade de pontos necessária.
No próximo concurso, qual cidade você vai escolher para ser sua primeira lotação? Qual cidade é o seu destino final? Comente!
Ps.: Pessoal, se forem replicar essa planilha, peço, por gentileza, que deem os créditos.