PERGUNTAS FREQUENTES!

domingo, 19 de julho de 2020

Um dia de merda: Histórias quando era PRF



Minha intenção ao escrever aqui nesse espaço é contar histórias de dentro da polícia. Coisas dos bastidores que muitas vezes a população em geral não fica sabendo. Normalmente o que a mídia mostra é o lado glamouroso da PF e PRF. Mostra o resultado das operações, como elas deram resultados e os figurões que foram presos. Quase nunca mostram o quanto o policial teve que suar e, até muitas vezes, se quebrar para conseguir um resultado. As pessoas acostumadas a ver a polícia sempre ganhando, podem falar: "O APF do Norte só se fode! Só conta as coisas que não deram certo". Conto esses causos porque para uma ação dar certo, houve muitas antes que deram errado. Mas chega de conversa mole, e vamos para mais uma vez que quase deu merda.

A UOP (posto da PRF) onde eu trabalhava ficava numa estrada que ligava a capital a uma cidadezinha do interior, um trecho de cento e poucos quilômetros. E nessa cidadezinha havia uma festa anual, quando eles sempre chamavam para alegrar a festa, de forma gratuita, na praça central, uma atração nacional famosa. Então o fluxo de carros aumentava demais nesse trecho. E, por isso, a PRF era obrigada a chamar Policiais Rodoviários das outras regionais para ajudar na fiscalização. 

Nessa UOP, nos dias normais, ficavam apenas 3 policiais no plantão. Na época dessa festa na cidadezinha, o efetivo era de uns 20 policiais por plantão. Eu nunca tinha visto tanto PRF junto. Além do efetivo extra vindo de fora, nós, que já éramos lotados lá, tínhamos que fazer plantões extras para conseguir dar conta da fiscalização de tamanho fluxo de veículos.

Para vocês terem uma ideia, chutando por baixo, o fluxo aumentava umas 50 vezes. Talvez até mais. E por causa do aumento do efetivo de policiais na UOP, a PRF, para garantir que ninguém ficasse sem ter o que comer, acabava providenciando o almoço e a janta, já que os quiosques que ficavam próximos não teriam condição de atender esse aumento no número de pedidos de almoço e janta. Nesse dia eu não pude almoçar a comida que a PRF forneceu, pois no horário eu estava longe, no trecho, fiscalizando. Então eu comi um lanche qualquer e vida que segue. 

Quando estava na hora da janta, a banda que era a atração da festa parou na UOP e pediu nossa ajuda (era uma banda famosa). Eles estavam indo de Van da capital para a cidadezinha, e o engarrafamento na entrada da cidadezinha era grande. Então eles perguntaram se era possível escoltá-los para que conseguissem chegar à praça central. O chefe perguntou quem gostaria de ir, e eu fui um dos que voluntariei. Nunca tinha feito esse tipo de trabalho, queria experimentar.

Se não tivéssemos feito essa escolta a eles, eles não teriam conseguido chegar. A cidade estava lotada, tanto de carro quanto de gente. Tivemos que ir abrindo caminho e segurando o fluxo para conseguir chegar até o local. A escolta demorou umas 3h ou mais. Só sei que quando chegamos de volta na UOP a janta estava fria e fora da geladeira desde o almoço (guardem essa informação). Quase todo mundo já tinha jantando. Esquentei a minha marmita no micro-ondas e mandei pra dentro. Estava morto de fome. Só tinha comido aquela besteirinha na hora almoço e mais nada.

O plantão tem duração, normalmente, de 24h, e nesses dias de festa e aumento de fluxo o descanso só é possível após tudo acalmar. Então, após a janta, continuamos a fiscalização na BR até a madrugada. Eu não lembro ao certo a hora, mas as coisas finalmente se acalmaram. E após frenética fiscalização, os policiais finalmente puderam começar a se recolher para um merecido descanso. Esse descanso nós chamamos de "quarto de hora". funciona assim: enquanto uns descansam os outros ficam acordados para qualquer eventualidade, e depois invertem-se os papéis.

Uma observação:

Antes que falem que dormir no plantão é muita folga, fiquem sabendo que se houver um acidente na BR, que pode ter acontecido a mais de 300km de distância, o PRF obrigatoriamente tem que ir atender. Se ele estiver exausto, por causa disso, há a chance de se envolver também em um acidente. Então, nada justifica ficar todo mundo acordado sem fazer nada. Melhor descansar e guardar energia para o momento adequado.

Fim da observação.

Como a UOP era pequena e não tinha espaço para todo mundo, então havia muitos policiais dormindo em colchonetes, em sacos de dormir e até mesmo dentro das viaturas. Uns na sala, outros nos alojamentos. Esse esforço é o que ninguém normalmente fica sabendo. Você está descansando no conforto da sua cama, enquanto tem gente que defende você e está dormindo mal, apertado e longe da família. A profissão está longe de ser só glamour.

Acordei do "quarto de hora" por volta das 6h da manhã. Consegui dormir quase nada. Era muita gente entrando e saindo, não conseguia relaxar. E, quando acordei, fui lavar o rosto e escovar os dentes. Só que ambos os banheiros da UOP estavam ocupados. É muito raro isso acontecer. Achei estranho. Então decidi ir no banheiro dos usuários da via. É um banheiro fora da UOP que qualquer um que esteja passando pode usar. Fica sempre aberto e, na medida do possível, limpo. Depois fui tomar um café para aguardar a rendição. O plantão acabava 8h da manhã.

Descobri, conversando com os colegas, que muitos haviam passado mal por causa da comida do dia anterior (lembram que tinha ficado fora da geladeira?). Passaram a madrugada vomitando ou no banheiro! Comecei a me preocupar. Até então não tinha sentido nada.

A rendição, nesse dia, não seria na própria UOP, como era de costume, seria feita no início da BR, por motivos de logística. Normalmente os colegas vão até a UOP e nos rendem. Nesse dia nós iríamos encontrá-los com as viaturas ostensivas e eles chegariam para nos render com as viaturas veladas (que não são identificadas e nem pintadas nas cores da polícia), trocaríamos de viaturas, e cada um seguiria para seu destino: eles para a UOP e nós para a Superintendência na capital. Só que desse ponto da troca até a superintendência era mais 1h e meia de trajeto, dependendo ainda do trânsito. E esse tempo de trajeto começou a me preocupar, já que eu acabara de sentir uma pontada na altura do intestino que me avisava: chegue logo num banheiro!

Cutuquei o colega e falei: mermão, acelera aí senão vai dar merda. E o colega começou a rir. Eu falei: é sério, porra, tô suando frio aqui. Quem já teve dor de barriga de comida estragada sabe do que eu estou falando. Aí ele me olhou sério e perguntou: tá nesse nível? Eu falei: sim. Então ele pisou fundo. Mas lembrem que eu falei que seria pelo menos mais 1h30min? Pois é, não ia dar tempo.

A floresta começou a ficar atraente. Fiquei pensando, entre uma cólica e outra, se eu deveria pedir pra ele parar ali mesmo, pra eu correr pro mato. Nessa hora a minha camisa, mesmo no ar-condicionado, já estava encharcada de suor. Foi então que vi um posto de gasolina de beira de estrada. Eu conhecia o posto, trabalhava naquele trecho a algum tempo, mas não sabia as condições do banheiro deles. Mesmo assim pedi para o colega encostar. Ele parou perto de onde era o banheiro e fui lá ver.

Era pior do que você possa imaginar. O banheiro nem porta tinha. Por mais vontade que eu tivesse, minha dignidade não me deixava usar aquilo. Então resolvi recorrer ao gerente do posto. Perguntei dele se tinha banheiro, e ele me disse que era aquele lá atrás. Eu estava fardado, tive que recorrer, e falei: amigão, aquele banheiro nem tem porta, e isso é uma emergência policial. Ele percebeu meu desespero e falou: pede a chave dos frentistas.

Isso foi engraçado porque eu olhei pro frentista que estava longe e falei: irmão, a chave do banheiro, pode me emprestar. Acho que na minha cara estava estampado meu desespero, porque ele sacou a chave rapidamente do bolso e arremessou-a pra mim. Sucesso. Banheiro limpinho. Papel de emergência na mão. Mais uma operação bem sucedida, depois de alguns sacrifícios.

E descobri depois, conversando com os colegas, que uns 70% daqueles que trabalharam naquele dia foram abatidos por causa da comida servida. Depois desse dia aprendi. Nada me faz comer comida que ficou fora da geladeira aqui no nosso clima. Fico com fome, mas pelo menos com a dignidade íntegra.

ps.: Pessoal, comentem aí se vocês curtem essas histórias de bastidores.

pps.: Não esquecem de seguirem lá no Instagram: @apfdonorte

ppps.: Tem um cupom de desconto válido para o Missão Papa-Fox. Clique aqui!

pppps.: Se acharem algum erro, favor informar. Eu sou meu próprio editor. Ajudem aí, senhores.

201 comentários:

  1. Cara, até histórias assim me motivam! Hahahahaha parabéns pelo conteúdo e pela dedicação! Se Deus quiser logo logo estarei com vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estude bastante que logo logo estará passando por esses perrengues!

      Excluir
  2. Operação caganeira KKKKKKJ brincadeiras à parte, sou um entusiasta do seu blog, apf. A narração é muito boa.

    ResponderExcluir
  3. Como diz aqui no Nordeste, não tem homem quando o assunto é caganeira

    ResponderExcluir
  4. Operação "cagão" kkkkkkkkk
    Não tem coisa pior do que tentar segurar uma dor de barriga. pqp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quando nós homens entendemos um pouco o que é a dor do parto! :P

      Excluir
  5. Rapaz... Tá aí uma coisa que eu nunca iria querer passar na vida como policial auahauahaua. Meu tio, também PRF, já passou por algo do tipo aqui no estado. Foi coisa braba. No final ele não teve a mesma sorte que o grande APF e teve que se render a ir no meio do mato aiahauaah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi alguns colegas correrem para o mato. E na PRF em especial, o banheiro pode estar muito longe, já que vc trabalha na BR.

      Excluir
  6. Deu até frio na barriga!!
    Vi até sua cara de desespero no momento em que entrou no banheiro ruim, conversar com gerente e o frentista. Deve ter sido os minutos mais longos...kkkk
    Depois foi só alegria... Haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que os caras me ajudaram. Senão era capaz de eu ir no banheiro sem porta!

      Excluir
  7. Ri muito do "a floresta começou a ficar atraente" kkkk.
    Não sei se você já escreveu acerca disto, APF do Norte: como foi a sua primeira "voz de prisão"? Deu tudo certo? Qual crime? Qual a sensação?
    Se possível, poderia relatar a experiência na PRF e na PF?
    No mais, apenas agradeço a sua disposição em nos motivar e informar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Damned, vou tentar me lembrar. Mas na PRF acho que foi um motorista alcoolizado, porque era muito comum. Na PF normalmente a equipe é grande, acho que nunca precisou eu dar a voz de prisão de fato. Você até me fez pensar nisso agora.

      Excluir
  8. Olá APF,
    nunca tinha me passado na cabeça a possibilidade e uma emergência dessa. Pois é, trabalhar nas "ruas" tem que saber se virar haha. Talvez uma caixa de isopor ajudaria a conservar melhor os alimentos nessas situações. Abç APF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, pois é. Até estava na caixa de isopor. Mas tava calor. Tem que ser refrigerado, senão estraga mesmo assim =/

      Excluir
  9. Hahahaha, que merda! Pelo menos segurou a dignidade até o final kkkk
    Sou novo no blog e estou curtindo bastante, apoio totalmente continuar com as histórias de bastidores irmão! Estudando firme aqui, cada conto seu faz sentir que o objetivo tá mais próximo, valeu APF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase que a dignidade escapou, viu!
      Seja bem vindo. Manda bala nos estudos e logo você vai estar passando esses perrengues. ahahhaah

      Excluir
  10. História interessante como sempre, APF do Norte! Sempre bom ler as histórias aqui do blog, ainda mais essas que mostram os bastidores da profissão, ajudam na motivação para continuar firme nos estudos(espero nunca passar uma situação dessas, mas acho que coisas do tipo fazem parte rsrs). Saberia me dizer se um agente pode tirar licença para fazer mestrado ou doutorado? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur, existe uma licença chamada de licença capacitação (é um direito), que são 3 meses remunerados sem precisar trabalhar, com a justificativa de estudos. Porém, tem outra modalidade que dá mais tempo, mas precisa ter a anuência da administração e é bem difícil de conseguir (é uma concessão da administração pública).

      Excluir
  11. Fala, ADF do Norte. Beleza?
    Que causo da PRF. Meu deus. hahaha
    Hoje em dia, costuma levar comida de casa nas "marmitas"? Para um plantão assim, melhor se abastecer com comida de casa do que arriscar pedir por ai.

    E pfvr, adoro saber os "causos" dos Bastidores. Não tudo é só glamour. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, atualmente hoje levo comida de casa quando posso. Mas na PF é mais tranquilo.

      Excluir
  12. Um PRF sempre terá mais histórias para contar, APF? rsrs. Obrigado pela atenção que nos dá, guerreiro!

    ResponderExcluir
  13. Sei bem o que é isso meu amigo, já passei por uma situação dessas e não desejo isso pra ninguém. Sucesso, amigo!

    ResponderExcluir
  14. Fala apfdonorte, olha eu novamente rs. Sente falta dos tempos de PRF? O trabalho dinâmico, o fato de não haver aquela briga de ego de alguns deltas, o clima mais familiar - pelo que li alguns relatos - por ser carreira única? Se na sua época, as remunerações fossem equiparadas, ainda assim teria trocado pela PF?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fróes, talvez eu não tivesse trocado. Mas existe dinamismo nos dois trabalhos. Essa briga de egos é ruim na PF, mas eu tive mais problema com colegas Agentes do que com Delegados.

      Excluir
  15. Essa missão interna deve ter sido uma das mais complicadas hein. kkkkkkkkkk que história! 🤣

    ResponderExcluir
  16. Nossa, sei bem o que é comer comida estragada, pelo menos voce conseguiu digeri o rango, já teve vez de eu comer e o trem começar a revirar no estômago e ter que enfiar os dedos na goela pra vomitar. Isso já aconteceu comigo tb, e a maioria das vezes, foi em trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Med, normalmente meu estomago segura a onda e manda para o intestino resolver. Eu acho que preferia que o estômago mandasse logo pra fora.

      Excluir
  17. aquela "pontada" no estomago já pra avisar que o pior já vem!! hahahaha

    ResponderExcluir
  18. Percebo que após aquela conversa que teve e você disse que seus olhos foram abertos (ainda mais) sobre a importância do seus relatos, eles estão mais frequentes. Fico feliz de mais a cada post cara, por mais que todos falam que temos que ser otimistas e lutar, a verdade é que para muitos será o mais perto que chegaram da PRF ou PF (por suas histórias). Eu conseguindo ou não sou grato por sua dedicação! Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, valeu demais. Todos os comentários e a interação no instagram me motivam muito. Confesso que recebo uns relatos de gente tão motivada com as histórias que tenho que segurar o choro de felicidade.
      Valeu demais mesmo, de coração.

      Excluir
  19. kkkkkkkkkkkkk acho muito massa saber dos bastidores que rola na federal!!

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, querido.
    Em um comentário X você havia dito que após a(o) agente concluir o curso de especialização do COT ele poderia ir para qualquer lotacao do brasil. Você poderia explicar melhor sobre isso? Fiquei na duvida pois acreditava que isso dependia apenas da disponibilidade que surge nos novos concursos de remoção antes de novos certames e daquelas pontuações diárias.
    Obrigado, você é demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para esses grupos especiais as regras são diferentes.
      Parece que após ficar o tempo exigido, o COTiano pode escolher 3 lotações quaisquer, e a administração envia ele pra uma das 3.

      Excluir
  21. Eu tenho uma pergunta que foge dessa história, peço perdão desde já, mas Aproveito a oportunidade. Eu pretendo entrar na PF na ideia de trabalhar com investigações na minha área (contabilidade) ou homicídios. Com a ideia de montar o "quebra-cabeça" nos casos é que pretendo seguir minha vocação da PF. Pergunta: uma vez que já estiver lá, é fácil migrar para essas áreas ou tenho quase 100% de certeza que ficarei fazendo missões as quais você faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, homicídio definitivamente não é da PF. Com relação a contabilidade, existe muita demanda, principalmente na área de desvio de recursos públicos. Basta querer que vai pra essa área.

      Excluir
  22. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! Possou um sufoco aí, hein irmão?!

    ResponderExcluir
  23. Tá vendo aí, PRF fica prendendo o transito na hora que o pião quer ir embora pra casa. Passou um sufoco de pião nesse dia, kkkkk. Brincadeira irmão. Muito engraçado! Quando não acontece conosco, é claro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que onde eu trabalhei não prendia, porque o trânsito era quase inexistente. A BR ligava nada a lugar nenhum. :P

      Excluir
    2. Então, não foi o tal do "karma". Foi uma fatalidade, kkk!

      Excluir
  24. Apfdonorte vc já leu o livro que fala sobre o GPI?

    ResponderExcluir
  25. Apf, qual atividade fisica vc pratica na sua uma hora livre ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, atualmente, por causa da pandemia, só musculação em casa. Com elásticos. Mas assim que acabar esse negócio volto pra academia e Jiu-jitsu.

      Pretende fazer qual?

      Excluir
    2. Vc sempre fez artes maciais ou iniciou após virar PF ? Recomenda aos futuros PF's a ja iniciar alguma arte macial ou não se faz necessário?

      Abs

      Excluir
    3. Sempre fiz. Não recomendo que façam, para evitar lesões. Deixa passar no concurso primeiro e tomar posse. Aí faz a arte marcial.

      Excluir
  26. Apfdonorte na PF quem trabalha no plantão descansa também igual a PRF?

    ResponderExcluir
  27. 1-Apfdonorte é fácil conseguir remoção dentro do estado tanto no cargo de delegado quanto de agente? 2-No caso dos plantões na PF há revezamento da equipe pra poder os policiais descansarem geralmente como funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton, vamos lá:
      1 - Cara, não é fácil em nenhum cargo. Mas dentro do estado é mais fácil que fora.

      2 - Depende do plantão. Mas mesmo nos plantões que você faz sozinho, dá tempo para descansar.

      Excluir
  28. Fala APF, tudo certo? Você já sofreu ou sofre algum tipo de represália por ter um blog e um instagram para falar da PF e PRF? Ou no seu caso é 100% anônimo e ninguém sabe quem de fato é o APF do Norte?

    Existe algum tipo de negativa dos antigos com os novinhos que chegam e optam por compartilhar rotina da PF nas redes sociais?

    Hoje em dia é mais comum ver policiais que entram nos órgãos e fazem renda extra com mentoria, coach, consultoria, etc. Existe algum preconceito por parte dos colegas de trabalho?

    Mudando o assunto um pouco agora...

    Nas missões é possível conciliar os trabalhos com o lazer e aproveitar para conhecer as cidades e regiões? Imagino que vá depender do tipo de missão, duração, etc. Mas no geral, nas missões que você participou deu para curtir e conhecer os locais?

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VSLN, vamos lá:

      1 - Anônimo. Uns poucos amigos sabem quem eu sou.

      2 - Depende do tipo de compartilhamento.

      3 - Cara, nunca vi acontecer. E já trabalhei com novinho que faz isso. Se for um trabalho sério, o pessoal até gosta.

      A maioria das missões você consegue aproveitar pelo menos um pouco. Ou seja, no geral dá pra aproveitar sim.

      Abraços.

      Excluir
  29. Apfdonorte sei que não é atribuições de vocês,mas se por exemplo um familiar ou um amigo de um PF sofrer ameaça ou ter algum bem roubado e o policial saber onde está a pessoa que ameaçou ou no caso do roubo saber onde está o bem roubado,essa situação hipotética apesar de não ser competência da PF e sim da PC,se esse agente que teve o familiar roubado chamar os colegas pra sair na viatura e fazer diligências ou abordagens o delegado/chefe deixa ou não?

    ResponderExcluir
  30. Olá,APF.
    Perdão se a pergunta for muito óbvia kkkkk. Você falou em outros posts que vocês aí da PF fazem missão para outras cidades/estados, minha dúvida é: Na PRF também faz esse tipo de missão, ou fica só ali naquela área da sua delegacia e não tem nada do tipo como viagens a serviço e etc?
    Muito obrigado, ótimo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu nunca viajei pela PRF, mas existem as missões sim. Há quem viaje muito. Mas pelo que percebi, viaja menos que PF.

      Excluir
  31. Fala APF Norte, existe folga pós missão? Por exemplo, você disse que já ficou 30 dias em missão direto, ganhou alguma folga? Ou depende do tipo de missão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, na missão você tem as folgas de final de semana e feriado, normal. Quando você chega da missão, volta ao trabalho normal. Caso você trabalhe horas a mais, fica no banco de horas para compensar.

      Excluir
  32. Cara adoro seu blog mas admito que toda vez que leio só penso em estudar pra PRF e deixar a PF de lado, aparentemente o clima da PRF parece ser bem mais alto astral mas isso é minha opinião aqui de fora kk Um abraço e Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homero, o clima lá é melhor sim. Mas o trabalho na PF eu acho melhor. Mas vai de cada um. :)

      Excluir
  33. Apf, sou formado em Engenharia Mecânica, sendo agente, existe alguma área na PF que eu possa ser direcionado para atuar em minha área de formação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você é o mais indicado a ter essa resposta. Eu realmente não sei exatamente com o que um engenheiro mecânico trabalha. Fala o que é a profissão, que eu posso tentar encaixar em alguma atividade. :)

      Excluir
  34. Fala APF, tudo certo? Acho que essa pergunta pode ser polêmica! kkkkkkk

    Você está lotado em Corumbá/MS e é convocado para uma missão de 30 dias em Naviraí/MS. A PF disponibilizou uma viatura para seu transporte, já que não há voo entre as cidades. Nesse caso é possível utilizar a viatura para uso pessoal nos fins de semana em Naviraí, já que não é sua lotação e você não foi com seu carro?

    Existe Estado que o número de missões é mais significativa que outros? Se eu tivesse que chutar, chutaria no Amazonas por imaginar que há uma dificuldade em locomoção rápida e casos envolvendo indígenas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VSLN, normalmente você fica usando a viatura. Mas por sua conta e risco, entende?

      O estado com maior número de missões devem ser os mais populosos. O Amazonas é grande, mas pouco populoso no interior. E os indígenas não saem mais no noticiário que os do MT, por exemplo.
      Mas eu não sei responder essa pergunta com dados estatísticos.

      Abraços.

      Excluir
  35. kkkkkk apf do norte, se compilar essas historias suas ai dava pra fazer outro filme do "Loucademia de polícia", tu só se fode (com o perdão da palavra). Meu amigo mudando um pouco de assunto tu ficou sabendo sobre o dossiê que o Ministério da Justiça montou contra 579 servidores federais por supostamente estarem participando de grupos ditos como "antifacistas"? Eu não sei se é impressão mas parece que esse tipo de perseguição está ficando cada vez mais comum, a principio eu achei que fosse alguma fake news mas vi a noticia sendo republicada em vários sites diferentes. Ver esse tipo de coisa da um baque grande nos estudos, parece que a situação está cada vez mais caminhando pra pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, só me fodo. hahahhahaha Ou só eu falo que me fodo :/

      Sobre a perseguição do atual MJ, eu não irei falar muito, porque não quero polemizar nem politizar esse espaço, mas sim, está ficando cada vez pior. Acho que se você persegue antifascistas, está assumindo um lado, e sabemos qual lado é. É triste de ver.

      Se quiser falar sobre isso mais, manda um direct no instagram.

      Excluir
  36. Boa tarde apf! Em relação a aposentadoria dos policiais federais, gostaria de saber se tramita na instituição algum projeto para que passe a ser integral novamente? Outra pergunta, caso o policial recém formado opte por uma previdência privada para conseguir a integralização dos seus proventos na aposentadoria, quanto mais ou menos ele terá que tirar do seu salário para fazer essa previdência?
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o que determinou agora a aposentadoria é a constituição. Então não há como os novinhos ganharem nada na justiça. A não ser que mudem a constituição novamente por outra PEC.

      Existe a previdência dos servidores federais. O Funpresp. Ele é a melhor opção. Se você contribuir com até 8,5% do salário por mês, o governo contribui com o mesmo valor. E tem o desconto no imposto de renda.

      Fazendo um cálculo simples. 8,5% de R$ 12.500 = R$ 1062,00 por mês. E o governo poe mais R$ 1062,00 por mês. Mais o desconto do INSS, que é por volta de R$ 700,00.

      Somando esses dois valores é mais ou menos o que quem vai aposentar integral paga por mês ao INSS.

      Excluir
    2. Obg por ter respondido minha pergunta. Desejo tudo de bom!

      Excluir
    3. Respondo todos. hahaha Sou uma máquina respondedora :P

      Excluir
  37. Salve, APF. Ó, grande destruidor de dúvidas dos futuros novinhos, preciso da tua sabedoria. Como funciona o plano de saúde federal, bro? Só sei como funciona o de empresas privadas. Você tem a opção de escolher se quer um plano de saúde diferente ou fica com o fornecido pelo governo? E se o plano também cobre algumas áreas mais específicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, quem disse que temos plano de saúde? Quem te iludiu nesse ponto? hahahaha
      O que recebemos é um auxílio, que atualmente varia entre 100 e 130 reais +-, dependendo da idade. Fala aí que plano de saúde você consegue pagar com esse auxílio?

      Excluir
    2. Oloco auahauaha. Imaginaria que tivesse. 130 dá nem pro cheiro de algum plano. Jeitão é contratar um plano mesmo hauaha. Ainda bem que o salário é bom e dá pra pagar um planinho. Principalmente pro pessoal de perícia e delegados

      Excluir
    3. Quem dera tivesse. Quem dera. Eu trabalhei em outra empresa pública, que nem era arriscado o trabalho. Tinha plano de saúde, seguro de vida, auxílio funeral, auxílio creche, auxílio material escolar, auxílio transporte, o vale refeição era mais de 1000 reais, e ainda tinha um incentivo ao estudo. Isso até 2015. O nosso vale refeição é mais ou menos 480. E não tem nada desses auxílio, sendo uma carreira muito mais perigosa.

      Excluir
    4. Meu professor de química do último ano do ensino médio é perito da PC daqui do estado. Ele me contando que desde que ele entrou na PC já era relativamente precário, mas dava pra levar. Hoje em dia ele disse que melhorou, mas ainda precisa de melhorias em alguns pontos. Foi assim que imaginei que a PF seria algo mais diferenciado auhauha. De qualquer forma, serei PCF!

      Excluir
  38. Fala Guerreiro, td bem?
    2.000 vagas segundo o MJSP, chutaria quantas pra APF/EPF/PPF? Será que seguirão parcialmente aquele cronograma vazado outro dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, MJ pegou todos de surpresa. Por incrível que pareça ninguém falou nada sobre isso dentro da PF. Seria uma maravilha mais 2000 policiais. Mas realmente não á nada concreto.

      Alguns me chamam de pessimista, mas é porque eu prefiro trabalhar com fatos. E sabemos que ministros não duram muito tempo no cargo, né. Espero que se concretize. Com relação à distribuição: não faço a menor ideia. hahahaha

      Abraços.

      Excluir
    2. Sem dúvidas! Só saindo no DOU pra confirmar. Seguimos na luta!
      Outra questão: a 1ª turma desse último concurso já concorre em um eventual concurso de remoção quando formarem a 2ª?
      Abraços!

      Excluir
    3. Já concorre sim. Mas estão com poucos pontos. Mas conseguem remover para a cidade que o primeiro da academia vai poder escolher. Por exemplo: Vilhena/RO e Santarém/PA são vagas boas que vão para a academia. Esses da primeira turma conseguem remover para essas cidades, caso queiram. Ou Ponta Porã e Cáceres, que são cidades boas na ANP também.

      Mas dificilmente eles vão conseguir sair da fronteira ou do norte. Porque tem muito antigo com pontuação muito mais alta concorrendo também. Mas eles já saem de lugares ruins demais, tipo as cidades de pontuação 4,5.

      Excluir
    4. Grande APF, tudo certo? Nesse caso do concurso de remoção como é feita a escolha? O policial vai colocar as preferências dele listadas de forma decrescente e vai eliminando as preferências quando não tiver pontuação mínima para "ganhar" a lotação? Existe limite para elencar as prioridades ou o que vai determinar a quantidade será o número de lotações disponíveis?

      Abraços

      Excluir
    5. Exatamente dessa forma. Pode colocar quantas lotações quiser.

      Excluir
  39. Apf do norte, sabe me dizer como é a rotina de um papiloscopista na PF? Se tiver curso de aviação, pode também concorrer pra ser piloto como os agentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, ta aí uma resposta que eu não sei: a rotina do papi! Mas sei que pode concorrer para ser piloto sim. Todos os cargos podem.

      Excluir
  40. Boa noite, APF. Já comentei por aqui algumas vezes, mas andava um tanto desanimado ultimamente, o concurseiro que disser que nunca passou por um momento de desânimo estará mentindo seriamente.
    Hoje vi que por necessidade financeira e pessoal precisarei desvirtuar um pouco, aproveitar outras oportunidades com editais similares fora da área policial.
    Mas as suas histórias são sempre muito boas, um gás a mais, reli algumas e essas novas que não tinha visto, e o coração palpita novamente! Parabéns sempre pelo conteúdo!

    ResponderExcluir
  41. só uma curiosidade APF DO NORTE, quando vc estudava para a polícia federal, como vc estudava? adotou algum método especial, tipo ciclos de revisões de 24h/1 semana/ 15 dia? ou só foi lendo e resolvendo questões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, eu basicamente assistia video aulas e questões comentadas. Milhares. Raciocínio Lógico era muito exercício e video aula. Eu fazia isso até esgotar o edital. Depois voltava do começo. Mas algumas disciplinas eu não consegui esgotar o edital. Tipo administração e Contabilidade.

      A rotina toda dos estudos pode ver aqui:

      https://novopolicial.blogspot.com/2014/08/para-quem-quer-ser-aprovado-em.html

      Excluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Grandioso APF, o exterminador de todas as duvidas dos futuros novinhos!
    Vi em algum lugar através da imensidão da internet que geralmente os peritos ficam nas superintendências. Por exemplo: as vagas dispostas ao final da ANP são diferentes entre os grupos? Entre agentes, peritos, delegados, etc. ou são todos juntos pra cada um escolher a vaga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, imagina se fossem juntos, como teria delegacia sem delegado, e outras sem agentes? hehehehe
      Abraços.

      Excluir
    2. Ia ser o bicho. Taca o escrivão como delegado e tá suave auahauaha. Outra dúvida, bro: no processo de remoção interna, se o cara quiser concorrer e quando for apresentada as vagas possíveis, ele pode desistir ou teria que mudar obrigatoriamente por ter aceito participar das remoções?

      Excluir
    3. Pode desistir sim. Tem prazo para isso, mas pode desistir parcialmente ou totalmente.

      Excluir
  45. APF Norte é fo**, o Robson Concurseiro dos tempos modernos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem me dera ter metade da inteligência daquele cara. Ele é gênio.

      Excluir
  46. Eu ri demais da parte da Emergência policial !!! Hahahaha boa história APF do Norte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora é enraçado né. Mas na hora foi sinistro.
      Esse sobrenome eu conheço. Você é de onde?

      Excluir
  47. Ola apf do norte!
    Tenho uma duvida sobre a pf... gostaria de voltar pra minha cidade natal (salvador-BA) depois de alguns anos trabalhando na fronteira, so que nao ouço falar muito das operações daqui.
    Agora a pergunta: a carga de trabalho/investigações varia de estado e cidade? Ou vc acha que independente do lugar sempre, com pouca variação, vai ter investigação ou ação?
    Brigado pelo blog, me divirto com essas histórias! Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, negócio que Salvador é lotação de policiais mais antigos. Talvez não estejam mais naquele gás de trabalhar. hehehehehe
      Tirando as brincadeiras, há lugares com mais e com menos serviço. Com certeza salvador desse ser cheio. É capital. E em qualquer lugar, se você procurar, acha serviço, basta querer.

      Excluir
  48. Olá APF! Tudo bem? Caso seja possível, tire uma dúvida por favor.
    Sabe dizer se candidados que eram casados antes da divulgação do Edital, caso sejam aprovados e nomeados, tem o direito de escolher vaga para a mesma lotação independente de classificação?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, tem sim. O que está melhor classificado abre mão da sua lotação para escolher imediatamente antes do parceiro ou parceira pior classificado. Ex.: Se você ficou em 4° lugar na ANP e sua mulher em 560°, você abre mão do 4° lugar para escolher na posição 559°.
      Consegui explicar?

      Excluir
    2. Opa, conseguiu sim! Muito obrigado!

      Excluir
  49. Muito boas as histórias contadas nesse blog, fonte de inspiração para quem está estudando, até essas kkk. Apf do norte, você sabe como funciona a escolha de vagas para casal que foi para a ANP em cargos diferentes? Sei que se for o mesmo cargo o mais antigo abre mão da antiguidade e escolhe com o mais moderno, mas no caso de um ser papiloscopista e o outro agente, haveria alguma de o sistema ajudar a escolherem a mesma lotação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eles não separam nem os casais formados na ANP. Com certeza irão para a mesma lotação. Porém deve ser a pior lotação entre os dois.

      Aconteceu com um casal que eu conhecia. Ele passou pra Agente. Depois ela pra Adm. Ela tava em Brasília e ele na fronteira. Aí eles tentaram com que ele fosse pra BSB, mas a PF falou que não, que ela tinha que ir pra Fronteira.

      Excluir
  50. Show de blog. Uma dúvida sobre a PF: as 40 horas semanais são sempre cumpridas(mesmo que tenha compensação em banco de horas ou hora extra/diária nas operações)? Pergunto porque no EB existe hora pra chegar mas não existe pra sair... sendo normal gastar 25h no serviço de escala e emendar 8 de expediente sem diferença na remuneração. Na PF do serviço extra será recompensado de alguma forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São 35h semanais mais 5h de educação física. Ou seja, 7h por dia mais 1 de Ed. Física. Não é comum tanta hora extra na PF. Mas acontece sim. E depois você pode compensar. Ninguém é escravo tipo no EB. heheheh
      Abraços.

      Excluir
  51. Fala Guerreiro, td bem?

    Assisti um vídeo de seus colegas no youtube sobre piores lotações (segundo eles) e surgiu uma curiosidade: Em Pacaraima, toda a equipe trabalha em regime de plantão?

    PS: O concurso parece que esquentou de vez, né?

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blopa, parece que lá o pessoal mora em Boa Vista, e vai de 3 em 3 dias, com o plantão. Ou seja, todos ficam em regime de plantão.

      O concurso parece que esquentou mesmo. Eu nem acreditava que sairia antes de 2022. Mas parece que vai sair sim.

      Excluir
  52. Fala APF, tudo certo? Considerando essa notícia do novo concurso, você acredita que as vagas disponíveis para os "novinhos" serão bem parecidas com o concurso anterior (2018)? Ou por ter sido divulgado um número muito maior de vagas talvez seja pra fortalecer as fronteiras incluindo MS, PR, SC e RS?


    Situação: Se o APF do Norte fosse estudar pra PF 2021 (previsão), o que ele faria diferente? Quais lições foram aprendidas na dura caminhada da PRF/PF? O que você acha que foi o ponto primordial para sua aprovação?

    Concurso público está ficando cada vez mais difícil (ao meu ver)! As pessoas estão se preparando muito mais, talvez seja pela facilidade de acesso a informação que temos hoje, e as bancas estão se aprofundando cada mais também... Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VSLN,acho que terão mais fronteiras disponíveis. Quando fiz a ANP eram 600 vagas e tinham algumas fronteiras do sul e sudeste disponíveis. Acho que vai ser da mesma forma.

      Não sei responder isso. Acho que dei o meu melhor. Tive até crise de enxaqueca de estresse, coisa que nunca mais apareceu depois que eu parei de estudar.

      Os concursos sempre vão ficando né. Ainda mais quando o emprego está tão em baixa e o salário, nem se fala!!

      Excluir
  53. 1-apfdonorte na prática nas missões quem comanda é o agente mais antigo, caso o delegado não esteja, essa hierarquia é tranquila na PF? 2-na sua opinião a PF tem combatido com empenho a questão dos crimes ambientais: desmatamento em terra indígena, garimpo ilegal,mas faltam leis e vontade política,bem como maior interesse dos gestores da PF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Isso aí é bem tranquilo. Tem um ou outro Agente que é zé ruela, mas normalmente é combinado. A não ser que um esteja muito mais informado sobre a operação que o outro, deixamos o mais experiente decidir. Zero tretas com isso.

      2 - Os gestores tentam. A galera bota pra fiscalizar. Mas a legislação não ajuda. E do jeito que o governo atual está agindo, a tendência é piorar pra atividade de proteção ao meio ambiente. Estou de missão com dois colegas do IBAMA. Os caras estão a míngua já.

      Excluir
  54. Apfdonorte mesmo no cargo de delegado da PF que a diferença no salário liquido não é tanta quem tem o sonho da carreira de delta Fox e passa também pra juiz vc escolheria a questão salarial ou a vocação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente eu não pensaria em sair pra Juiz. Delegado quase não faz atividade policial. Ia sem nenhuma dúvida para o judiciário.

      Excluir
  55. Fala,APF do Norte!! Cara sou escrivão de Polícia Civil e vendo teus relatos basicamente é a mesma coisa na Civil com a diferença salarial. Mas diz ai a resenha entre APF e EPF e a mesma em termos de falarem que escrivão queria ser agente? Kkkkll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mesma resenha. Chamamos de Escravão. Mas os escravões nos chamam de carteiros de luxo. Mas na realidade não tem nenhuma treta entre agente e escriba. A galera se ajuda muito.

      Excluir
  56. Salve APF do norte, excelentes conteúdos. Poderia me dizer qual a diferença na prática de um agente e um escrivão? Poderia falar em regra como funciona a rotina? Sei que não tem rotina fixa, mas caso tiver um mínimo de procedimentos frequentes das duas carreiras, pode me dizer como funcionam? Vou prestar essa prova que está para vir e estou nessa dúvida se presto para agente ou escrivão, já vi gente falando "escravão" daí pintou aquela dúvida né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, a grande verdade é que chamam de escravão, mas na PF é bem de boa, diferente da Civil, que o escrivão trabalha pra caralho. Na PF o escrivão faz o trabalho cartorário, normalmente, no dia a dia. O agente faz mais trabalho de rua. Mas ambos ficam muito tempo na delegacia.

      Excluir
  57. Oi apfdonorte tudo bem como vc? Vc acha que vale a pena comprar uma pistola(Glock ou Taurus)pequena,caso a instituição não forneça, pra porte velado,haja vista que sou baixo 1,63m?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton, vai de cada um. Tem colega que tem. Mas 1,63 dá pra andar velado tranquilo a G19. Até a G17. Mas vai de cada um.

      Excluir
  58. Grande apf do norte, tô estudando pra PF e tenho a mente aberta pra morar em qualquer lugar do país. Porém tenho um problema sério de hiperhidrose(suor excessivo), eu moro no Nordeste e aqui como todo mundo sabe faz bastante calor, porém um amigo meu foi morar no Norte e disse que aí chega a ser bem pior. Te incomoda bastente o clima daí ou leva numa boa? Como tu já falou que o trabalho daí é mais de escritório acredito que acaba passando a maior parte do serviço em um ar condicionado, né?!

    No teu concurso teve vaga de 1° lotação pra fronteira do sul? No último eu vi que foi só Norte, tu acha que é improvável o próximo concurso ter vaga disponível na fronteira do sul? Tava vendo a cidade de Uruguaiana parece ser bem bonita, tem adicional de fronteira e pontuação alta. eu daria a vida no curso de formação pra ficar no frio de lá kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus, eu sofro disso aí também. hahaha Todo mundo sobrevive ao clima. Aqui todos suam, ninguém escapa. Mas você acostuma. Não morre não, juro. Ficamos sim a maior parte do tempo no arcondicionado. Quando eu era PRF colocava uma toalha de rosto dentro da capa do colete para absorver o suor. Aí sim era sofrimento.

      No meu concurso teve sim. E nesse próximo deve ter também, tendo em vista o número de vagas.

      Talvez não tenha essa cidade, mas Chuí vai ter :P

      Excluir
  59. Apfdonorte pesquisei um pouco sobre lotação e parece que Ji-Paraná é melhor que a própria capital Porto Velho e ainda a pontuação é 4,um ponto a mais, entre as duas se vc fosse do nordeste (Salvador)e quisesse voltar o mais rápido vc escolheria qual?

    ResponderExcluir
  60. Fala Apf! Cara queria te perguntar uma coisa não tanto em relação a esse post em si, mas como vc sei que um dos motivos do blog é incentivar a galera, queria perguntar algo. Veja só...temos na mira aí PCDF, PF, PRF e etc. o mundo em crise e etc. então é de imaginar que cargos como esses sejam muito cobiçados. Estudo já a algum tempo, e sei que tenho me preparado, mas queria saber sua opinião em relação ao preparo. Veja, na sua opinião, considerando que muita gente vai partir pra cima desses concursos, e mesmo sabendo que a grande maioria não chega preparado de fato e que numero de candidatos não significa muita coisa, mas na sua opinião, como estar preparado em alto nível? que dica você daria pra digamos, estar acima da média na preparação? tipo não somente chegar preparado mas estar realmente em alto nível. Valeu muito obrigado! vc é fera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuka, se eu conhecesse esse segredo tava milionário, irmão.

      A única forma que eu sei de chegar em alto nível é sentar e estudar o máximo possível. Deixar a preguiça de lado e mandar ver.

      Veja que os atletas de alto rendimento treinam até quase a exaustão. E sempre vão até o limite. Funciona com o cérebro também.

      Então estude o quanto for possível. Invista em bons materiais. E perseverança é a palavra.

      Abraços.

      Excluir
  61. Fala APF, com a notícia de hoje, tenho a percepção que a PRF está correndo para fazer a prova "junto" com a PF. Será que se tem o objetivo de segregar quem realmente estuda para aquela instituição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, é interessante né. Mas duvido que eles pensem nisso. Acho mais fácil estarem correndo antes que o governo mude de ideia.

      Excluir
  62. Grande APF, tudo certo?

    Aproveitando que você falou que estava em missão com o Ibama, vê se consegue tirar essa dúvida...

    Quando o APF estiver em missão, a pontuação da lotação (para concurso de remoção) continuará contando da lotação de origem dele ou vai ser contabilizado a pontuação relativa a cidade da missão?

    No caso do COT não interessa muito pontuação pra eles por que eles escolhem a lotação depois né?

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pontuação da cidade de lotação.

      O COT tem regra própria de escolha de lotação.

      Excluir
  63. APF do norte! Não é o assunto do tópico mas vou perguntar:
    Caso seja confirmado essas 1 mil vagas para APF, muito provavelmente a formação será em 2 ou 3 turmas, não é? Sabe dizer se quem se formar na primeira turma já terá possibilidade de remoção quando a segunda turma for tomar posse?
    Um indivíduo lotado numa pontuação 4,5 ou 4 lá no norte conseguiria ir pra Ponta Porã, Naviraí ou Guaíra já nesta remoção?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, terá sim. As primeiras vão sendo removidas já.

      Excluir
  64. Valeu guerreiro pelas respostas!1-Meu nobre naquele caso do Rio de Janeiro do delegado,se o celular não fosse de interesse da PF os agentes tinham obrigação de diligênciar,por conta da hierarquia,ou ia pela camaradagem? 2-Na sua opinião um delegado que além da PF atua como professor universitário tem como conciliar de boa,e ainda tem tempo para o lazer e família?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pergunta 01 eu não sei como foi exatamente, mas acho que não teriam que diligenciar, inclusive seriam proibidos de fazer isso legalmente.

      02 - Rapaz, acho que dá sim. Mas depende muito do tempo que ele gasta na universidade né.

      Excluir
  65. Cara, parabéns pelo teu blog. Mesmo sem ter certeza que quero fazer o concurso pra PF viciei em ler tuas histórias. Duas dúvidas:

    1. Como é feito o controle das horas trabalhadas? Bate ponto? Tem prazo pra compensar as horas do banco de horas?

    2. Sobre a arma, tem um modelo padrão que a PF da? É nova? Em que momento é feito isso? É obrigado a usar a arma fornecida? Pessoal compra armas diferentes por conta própria?

    Parabéns mais uma vez! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Bate ponto. O que passar compensa.

      2 - Tem padrão. Não é necessariamente nova. Recebe quase sempre na hora da posse. Não é obrigado a usar a arma fornecida. Compram. :)

      Excluir
  66. Grande APF, tudo certo? É comum ter missões para apenas os finais de semana? Todas as missões serão remuneradas caso se enquadrem nos termos legais? Ou existe aquela situação que a delegacia "tá gastando muito" e o chefe pede na camaradagem pro PF quebrar o galho?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre com diárias, irmão. Não existe isso aí de camaradagem. Ninguém trabalha de graça. E ninguém pede isso não.

      Excluir
  67. Fala, APF! Então, cara... Não lembro de ter chegado ao blog com algumas afirmações e dúvidas como as que enviarei por aqui. Eu irei iniciar a graduação lá pra 2021, já que esse ano a previsão é que não tenha mais nada por conta da pandemia. Supondo que realmente inicie o período em 2021, sendo o curso com 5 anos de duração, eu já deveria iniciar os estudos com um edital de 2018 para a área 3 de perícia? Ou então esperar um certo tempo e iniciar os estudos? Já que, como está tendo os concursos com uma boa regularidade de mais ou menos 2 anos para cada um, quando finalizar a graduação teria um concurso mais ou menos 1 ano após eu formar. Sinto que eu talvez ficasse mais motivado, já que irei morar sozinho em outra cidade por conta do curso. Motivado no sentido de focar melhor nos estudos. Percebi que meu foco reduzia quando eu estudava para o Enem com o ambiente em que vivo, com os meus pais em casa, minha irmã e tal. Essas coisas. Se puder me dar uma dica, agradeço. Nada melhor que pedir ao APF do Norte pra me dar um "norte do que seguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, você tem que ver se vai conseguir conciliar. Se conseguir conciliar a faculdade com esses estudos, manda bala. Mas não adianta fazer os dois "mais ou menos". Tem que fazer com afinco. Seriam 5 anos totalmente dedicados. Acha que consegue?

      Excluir
    2. Então... É o que eu meio que tenho a temer. Tipo: as matérias específicas de perícia tem a maior parte a ver com o meu curso de graduação. Outra parte tem a ver com o meu curso técnico. Outra parte é sobre o que eu pesquiso pela internet e estudo por curtir o tema. Tanto que irei prestar para perícia informática. Curto bastante a área. Tentarei unir o útil ao agradável, pensando em pegar matérias optativas que possam ter a ver com as matérias gerais. Se eu unir o que é passado na faculdade ao que estudarei em paralelo, que vão ser as matérias gerais, posso aproveitar toda essa chance. Outra coisa que pensei em fazer, já que o curso tem muito a ver com o edital, seria, também, estudar pelo próprio edital como uma espécie de revisão do que foi passado em aulas. Valeu, APF!

      Excluir
  68. APF, vc conhece ou já ouvir falar em alguém que foi reprovado no estágio probatório da PF, seja por corrupção, não realizar o serviço direito ou qualquer outro motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro, não conheço não. Mas deve ter. Mas tem que fazer muita merda pra isso acontecer.

      Excluir
  69. Fala APF, cara como são distribuídas as equipes nas operações? Só vai agente? Ou delegados e escrivães vão também?

    ResponderExcluir
  70. Grande APFDONORTE tudo em paz 1-Eu moro em uma cidade a 150km de Salvador,cerca de 2 horas, nesse caso eu poderia fazer parte do GPI,ou teria que se mudar pra capital? 2-Apfdonorte sempre fica uma equipe do GPI de plantão 24horas na superintendência para ocorrências mais complexas,ou de sobreaviso? 3-APFdonorte vc falou que nos postos não tem lotação,mas onde resido(Feira de Santana,Bahia)tem um posto e se não me engano tem lotação,nesse caso se não tiver mesmo lotação,com o incremento de novos policiais tem possibilidade de tornar-se uma delegacia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Pode ser do interior mesmo.
      2 - Não fica.
      3 - Só tem lotação se for delegacia. Se não for delegacia, é só posto. E os agentes vao de missão que dura, normalmente, 60 dias.
      4 - Possibilidade muito pequena de virar delegacia. Acho que tem que ter força política em brasília. Realmente não sei como funciona.

      Excluir
  71. Boa tarde, APF do Norte.
    Adoro ler suas histórias da PRF. Kkkk
    Sou TAE- E de uma instituição federal de ensino, mas sonho em um dia vestir o azul-caqui. Aqui tenho um bom ambiente de trabalho e um salário razoável pro que desempenhamos (sempre dá pra melhorar.rs), temos um Plano de Cargos e Carreira legal, chegando próximo aos 16k (com o Doutorado). Por isso dizem que não compensa investir para sair pra PRF, pedem pra que avalie direito, que pense a longo prazo... que depois da euforia, de 3 anos de BR,irei sentir saudades da minha enfermaria geladinha e minhas 6h, e que também já não sou novinha (trintei). Pela sua experiência, o que acha? Sobre a idade, vejo muitas novinhas, nenhuma acima dos 30. Vc conhece muitas agentes que entraram na ANPRF depois dos 30? Vou seguindo na luta.
    Meu noivo me apoia em tudo, mas sinto que as vezes prefere que eu invista o tempo no mestrado+doc e permaneça na instituição (É maravilhoso trabalhar ao lado de quem se ama), mas ele é professor/pesquisador e tá no lugar que ama, né? E eu preciso trabalhar com o que me faz vibrar.
    Fico pensando nisso...será muita missão casar/amar uma agente? Kkkkk
    É comum os relacionamentos desandarem depois da academia? Pelo fato do trabalho, não ter rotina...

    Outra coisa, vi em um blog dizendo que a PF era um pouco hostil para mulheres, e um amigo que é agente confirmou que a PF é machismo Hard. Vc acha que na PRF é diferente ou não muda nada?

    (Essa parte não tem nada a ver, mas achei engraçado é curioso o post em que fala de "dividir ficantes" rs. Aqui a gnt fala que paquera só presta se for "Siape com Siape". Pq não investe nisso por aí? Kkkkk).

    Obrigada por manter o blog vivo, muita gente sonha por aqui. (Sonho meu que ficou um tempo adormecido, mas que nunca deixou de existir...)

    Abraços, amigo APF. Fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Flor.
      Acho que passaria sua euforia, ainda mais ganhando menos. Mas isso é muito pessoal mesmo. Eu não sairia para ganhar menos de jeito nenhum.

      A média da idade é perto dos 30 mesmo. 30 anos é bem tranquilo. Nem se preocupa.

      Não é nenhuma pressão. PRF não viaja muito. Então é bem tranquilo casar com uma. Muitos relacionamentos desandam, mas pelo fato de mudar de cidade e o namorado(a)/cônjuge não mudar junto.

      Tem machismo sim. Não é tão hard, mas tem. Nas duas polícias tem gente idiota falando que não é trabalho de mulher. Mas estão aí vcs para botar essa macharada idiota no lugar deles. Eu sempre gostei de trabalhar com as mulheres. Acho que por sempre ter que provar o seu valor, elas são mais empenhadas.

      Siape com Siape funciona bem. Mas na polícia apenas 10% do efetivo é mulher. Então é bem difícil de juntar contra-cheques!

      Abraços.

      Prossiga dando notícias.

      :)

      Excluir
  72. Fala grande APFDONORTE tudo bem com vc! 1-Apfdonorte dentre as 3 lotações de pontuação 4,5 qual vc acha a menos pior,na sua opinião quem quer vir logo pra Salvador,vale mais a pena escolher uma lotação mais estruturada de pontuação 4 e ficar mais tempo,ou uma de pontuação 4,5 e voltar mais rápido(sou solteiro)não vou levar família? 2-Em relação à pergunta anterior meio ponto faz muita diferença no concurso de remoção, pra o cargo de delegado, pra voltar pra Salvador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton:
      1 - Você não vai aguentar ficar muito tempo numa cidade de pontuação 4,5. Mas faz o teste. Eu acho Tabatinga a menos pior.
      2 - Faz muita diferença para todos os cargos. Principalmente para delegado, que o número de vagas é menor.

      Excluir
  73. Fala APF do Norte! Duas dúvidas:

    1. Li em vários lugares que na PF homem pode ter barba e cabelo comprido normalmente, mas estava lendo uma história sua sobre a academia e parece que quem não estava barbeado perdia ponto por isso. Como que funciona exatamente isso antes e depois da formação?

    2. Tenho muito interesse em ser escriba, mas, diferentemente da maior parte do pessoal, eu quero o serviço "chato" e tenho mais interesse pela parte de inteligência que é feita dentro da delegacia. Escrivão viaja muito? (não tenho problema com isso). Recebo OM igual agente ou consigo ficar na delegacia quase 90% do tempo se quiser? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - na academia não pode. Depois pode tudo.
      2 - Cara, escriba não faz normalmente serviço de inteligência, escriba cuida de trâmites burocráticos mesmo. Como Agente você fica na delegacia 90% do tempo ou mais. Com relação às viagens, os agentes viajam mais, mas escriba viaja bastante tbm.

      Excluir
    2. Entendi. Eu não teria problema com a parte burocrática também. Acho apenas que eu tenho menos o perfil de linha de frente e operacional que é mais característico do Agente mesmo e acho mais interessante ficar na delegacia. Gosto da ideia das viagens. Obrigado!

      Excluir
    3. Mas escriba sai tbm. Sempre que tem operação o escriba vai.

      Excluir
  74. Fala moralizado! 1-APF vc me falou que o agente que faz parte do GPI não necessariamente precisa morar na capital,mas no caso do delegado que faz parte do grupo um agente me falou que ele tem que morar na capital procede essa informação? 2-APF o delta que faz parte do GPI vai ser sempre coordenador/chefe do grupo,e, ele vai nas operações também ou é opcional? 3-Na sua opinião o delegado que é operador do GPI por conta dos treinamentos/operações consegui conciliar com o cargo de professor universitário ou curso preparatório pra concurso,ou é melhor ele se dedicar exclusivamente ao grupo e na folga ao lazer e a família?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - nunca ouvi falar isso não.
      2 - Acho que não vai ser coordenador do grupo não. Vai pras operações, mas vai acumular serviço. Eu ainda n vi delegado no GPI, mas deve ter.
      3 - Jailton, acho que ser delegado + professor deve dar bastante trabalho. Mas tem gente que tem 3 empregos e tem família, logo nada é impossível.

      Excluir
  75. Bom dia APFDONORTE! Vc sabe alguma coisa sobre a estrutura da polícia civil do Amazonas: armamentos, delegacias, viaturas/barcos, eu vi uma live de 2 deltas de lá eles falaram que a remuneração da PC do Amazonas é a melhor do Brasil, haja vista os adicionais de especialização e etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton, é atualmente o melhor salário dentre as PCs do Brasil. Ganha mais, inclusive, que a PCDF. Mas a estrutura não é boa. Investimentos baixos. Como toda polícia civil é. Mas com o aumento de salário, acho que nos próximos concursos a concorrência deve ser grande. Está desde 2009 sem concurso.

      Excluir
  76. Vejo relatos que agente das PF trabalham tanto que é comum ir além do expediente de 7 horas diárias. Realmente isso confere? E sempre que trabalhar a mais ocorre compensação no banco de horas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus, depende muito do setor. Alguns você extrapola alguns dias, mas fica no banco de horas sempre. E depois você pode compensar.

      Excluir
  77. Grande APF! Cara... Minha dúvida de hoje é sobre a prova de flutuação na ANP com a roupa tática. Depois de quanto tempo de flutuação sem uniforme passa a treinar utilizando dele? E se, também, é difícil a flutuação com o uniforme, já que fica bem mais pesado. Outra dúvida é se treinou por fora, em alguma academia de natação, a flutuação em si. Valeu, APF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, pra mim, a flutuação, foi bem tranquila. Inclusive de uniforme. Eu não precisei de aulas extras não, mas teve um pessoal que precisou.

      Lá na ANP eles vão te acostumando. Primeiro você flutua 10 minutos de sunga. Depois poe a camisa. Depois a calça e gandola e coturno. Depois aumenta o tempo para 15 minutos. E na hora da prova você já está craque.

      Excluir
    2. Já vou treinar de agora. Amarrar 10 kg nos braços, o uniforme e vou pra piscina. Quero ver não estar manjando quando chegar lá auahauahauah. Valeu, APF?

      Excluir
  78. Por que você saiu da PRF para PF ? Pode explicar o motivo ? Se já tiver explicado em alguma publicação, pode me enviar o link ? Eu fiquei com essa dúvida ao acompanhar o site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, estou devendo esse texto. Mas basicamente pelas atribuições, viagens e salário. Mas vou escrever sobre isso explicando todas as minhas razões.

      Excluir
  79. APF do Norte, você conhece papiloscopistas que trabalham no plantão? Ou que trabalham em plantão em delegacias do interior? Para trabalhar plantão você indica qual cargo? É meio impossível papiloscopistas trabalharem em plantão? Estou sendo chato pois trabalho de plantão e caso entre para o DPF quero continuar, mas preciso saber se é muito difícil, pois tenho vontade de fazer para papilo, mas pelo que percebo, não tem muitos no plantão.
    Obs: quando falo plantão quero dizer 24hx72h.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil você trabalhar em plantão na PF, irmão. Se você quer trabalhar 24/72, a PF não é seu lugar.

      Excluir
    2. O que me faz pensar muito no concurso da PF é essa questão da escala que todo mundo fala que na PF é dificílimo. Acho que a PRF seria melhor para mim.

      Excluir
    3. Fox, é porque você está procurando um emprego que você possa seguir fazendo outra coisa nas folgas, certo?

      Excluir
    4. Não é isso. Na verdade trabalho em escala desde 2003. Sou policial civil no RJ e apesar de ser Inspetor de Polícia, na PCERJ todo mundo faz tudo, e noventa por cento do meu trabalho é "trabalho de escrivão", por isso gostaria de fazer para papilo, pois tenho medo que se fizer para agente vão me mandar fazer trabalho de escrivão rsrs. A questão é que eu gosto de trabalhar em escala, e gostaria de continuar, mas se for para o DPF sei que não vai rolar. Ou vai, mas pelo que você falou é dificílimo e o cargo de papilo não tem escala.

      Excluir
    5. Ah, entendi. Cara, não há a menor possibilidade de você como agente da PF fazer trabalho de escrivão. Pode acontecer uma vez ou outra, quando faltar escrivão na operação, você ser escriba ad hoc. Mas é muito raro.

      Quanto um Inspetor ganha no RJ?

      Excluir
    6. Como tenho 30 % de triênio (aqui no RJ ainda tem), pois eu era policial militar, entrei em 2002, e recebo líquido cerca de seis mil e duzentos. Tenho cerca de oito anos de PCERJ. Bruto chega a oito mil e trezentos, mas recebo isso somente por causa do triênio. Mas sempre trabalhei em plantão, na PMERJ era 24hx48h e na PCERJ é 24hx72h.

      Excluir
    7. Entendi. No teu caso então, já que gosta de plantão, é a PRF mesmo.
      24x48 é pesado, hein!

      Excluir
  80. Fala mestre boa tarde! Rapaz quem tá começando a estudar agora vc indica estudar pra PF e PRF ao mesmo tempo ou focar apenas em uma?

    ResponderExcluir
  81. APF do Norte, sei que é agente, mas você poderia falar como é o dia a dia do escrivão? Se vai muito para as operações e tal? Estou estudando muito pra isso, mas não me atrai muito a parte operacional, mas eu sei que faz parte. Por exemplo, se eu desejar ficar mais com a parte burocrática/cartorária, pode? Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, tem espaço para todos os perfis. Você como escrivã fica basicamente no cartório ou em qualquer parte burocrática que quiser. Sem nenhum problema. Algumas vezes será chamada para deflagrações de operações. Algumas são gigantescas e precisa de todo o efetivo. Mas vai ser bem tranquilo. Como escriba você vai ficar fazendo a parte burocrática das operações. Vá tranquila!

      Excluir
  82. Apfdonorte pra voltar pra Salvador no cargo de delegado demora quanto tempo mais ou menos em uma pontuação 4,5 e na pontuação 4 é a mesma média de tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton, pra delegado funciona muito diferente. É até difícil explicar. Muitos vão sair por indicação. Muito assumem chefe de delegacia, depois vão para cargos de confiança na superintendência. Muitos depois são puxados para outros cantos com cargo de confiança. É bem diferente dos outros cargos. Se você passar para delegado, foca na melhor lotação possível na hora da escolha.

      Excluir
  83. Oi
    Estudo firme para a PF, mas algo que tem me desmotivado é as supostas "rixas" entre delegados e EPAs. Realmente existe essa rixa? Ela chega a atrapalhar o ambiente de trabalho?
    Estudo há 3 anos pra esse concurso, mas penso em estudar pra PRF pq tenho medo de passar na PF, me deparar com um mal ambiente de trabalho e me frustar.
    Se fosse pra vc escolher,hoje, sem contar salário, qual escolheria: PF ou PRF e por quê?

    Se puder responder-me ficarei agradecido. É muito importante pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi, eu escolheria PF ainda, pelas atribuições. Eu não me arrependo da escolha. PRF tem chefe também. E eu não quero ser chefe nunca, então tanto faz pra mim.

      Nunca afetou meu ambiente essa rixa. Existe essa briga idiota, mas eu finjo que não e faço a minha parte. Mas se você fizer uma festa, e for agente, dificilmente delegados vão. Difícil de ver delegados almoçando em mesa de agentes. Mas cara, eu não to nem aí. Prefiro ficar tranquilo.

      Eu acho que você tem que seguir o caminho do que você quer trabalhar na vida. Porque os trabalhos da PRF e PF são muito diferentes.

      Excluir
  84. Como é o regime de trabalho no Nepom, GPI e COT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GPI e NEPOM trabalham em regime de expediente, como todos os outros. O COT é em Brasília, e eles tem regime próprio, que eu não sei muito bem como funciona. O que me disseram é que trabalham 4h por dia enquanto não estão de missão.

      Excluir
    2. Qual o horário de expediente na PF? Que horas entra e sai? Como é o horário de almoço? Tem horas definidas para entrar e sair da delegacia?

      Excluir
    3. Não tem hora definida para entrar nem pra sair. Você tem que cumprir 7h diárias na delegacia. O resto tudo é flexível.

      Excluir
  85. Fala APF, tudo bem com você? Cara, você falou que caso trabalhe horas a mais quando estiver em missão, estas horas fica no banco de horas para compensar, mas como você comprova que na missão trabalhou horas a mais? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, sua palavra tem fé pública. Se você falou que trabalhou, trabalhou. Se descobrirem que você mentiu, tá meio lascado, logo a galera não costuma mentir sobre isso não. E normalmente você não estará sozinho na missão. Os colegas falarão a mesma hora. E, caso seu chefe seja escroto e não queira computar as horas, peça um documento do chefe da missão informando as horas trabalhadas.

      Excluir
  86. APF do Norte, vc sempre está com sua arma nas folgas? Se sim, por quê? Medo de represálias? É comum ser ameaçado na PF? Escrivão está tão exposto quanto os agentes a esses perigos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase sempre. Não é medo de represália não. É medo de assalto mesmo. Nem escriba e nem agente federal normalmente recebem nenhum ripo de ameaça por causa do trabalho.

      Mas todo dia penso e repenso se vale a pena. E todo dia eu treino saque e mais saque pra não dar moleza pro azar.

      Excluir

Manda bala!