Nós chegando na aglomeração. |
Continuando o texto da semana passada sobre o trabalho nas eleições. Se você não leu, click aqui para ler!
Nós fazíamos algumas rondas com o pessoal da Polícia Civil. Um dos objetivos era impedir aglomerações por causa da compra de votos. Coisas comuns, como eu disse no outro texto, que acontecem nas eleições principalmente dos interiores do nosso país. Montamos nas nossas viaturas e saímos rodando a cidade.
Entrávamos em cada ruazinha, beco, viela, procurando aquele crime (um pouco de drama). Até que passamos por uma casa cheia de gente. O Pessoal da PC parou a viatura um pouco mais afastado, nós paramos logo atrás deles. Desembarcamos das viaturas, eu e o colega da PF mais os dois colegas da PC. Reunimos rapidamente próximo à casa da aglomeração para planejar mais ou menos como faríamos, para não ficar tudo descoordenado, e partimos para ver o que estava acontecendo na casa.
Não posso esquecer de dizer que as duas equipes, PF e PC, estavam vestidas ostensivamente. Roupa preta, coldre com arma, algemas e spray de pimenta na cintura. Calça e coturnos táticos. Dignos de aparecer no fantástico só pela paramentação. Se não me engano um policial civil ainda tinha uma submetralhadora em uma das mãos. Então estávamos chamando bem a atenção por onde passávamos.
Agora voltando à ocorrência.
Rapaz, tem coisas que só acontecem comigo. Parece que é predestinado: APF do Norte, vai ser com você! A gente foi chegando perto da casa, esperando achar um vereador ou um prefeito, com os bolsos cheios de dinheiro, distribuindo para a população, com a horripilante intenção de comprar votos, mas não! Ao chegarmos na entrada, olhamos direitinho e, para nossa surpresa, o que estava acontecendo? Um velório (naquela época ainda podia velório, acho que os mais jovens nem devem lembrar - pandemia me afetando já, desculpem).
Sério, parece até zueira, mas não é. Pensa em 4 policiais com cara de besta saindo de fininho pra não chamar mais atenção do que já tínhamos chamado! Nos recolhemos a insignificância de nossas viaturas, recobramos nossas dignidades e partimos.
E foi assim que terminou mais essa aventura. Essa talvez tenha sido um pouco mais constrangedora que a outra!
Ps.: Pessoal, não esqueçam de compartilhar nas redes sociais se vocês gostarem e me sigam também no instagram @apfdonorte. Lá eu tento ser um pouco mais descontraído e mais frequente.
Meu irmão eu estou chorando de rir, cara imaginando aqui sua reação.
ResponderExcluirNão se lembra de me, comento sempre por aqui. Já vinha estudando mas com materiais um pouco desatualizado, entretanto, durante essa semana assinei o Estratégia Concursos e QC questões. Lembrando que estou no sexto semestre da graduação, era pra formar ano que vem, contudo, essa pandemia vai adiar um pouco. Tu acha que fiz certo em já assinar um curso de questões e o Estratégia ?
Fala Jean, blzura?
ExcluirCara, se você consegue conciliar a faculdade com o estudo para o concurso, acho que fez certo. Se você já tem um objetivo traçado.
O que não dá é pra assinar e não estudar. Que aí é jogar dinheiro fora.
Agora foca nas questões que remetem ao edital. Não adianta ficar fazendo questões de qualquer jeito. Organiza direitinho que isso poupa muito tempo.
Abraços.
Consigo sim, conversei com a família que não irei mais estagiar, aproveitarei o tempo do estágio para o concurso. Ademais, o TCC está 80% pronto, faltando apenas ir a campo fazer a coleta. Com isso, creio que dá pra focar legal, já fiz tudo que precisa fazer fora da Universidade como CARGA horária, eventos e tal. Estudo sim por questões, fiz um caderno com aquelas q estou errando e tal pra ver e revisar nos finais de semana
ResponderExcluirJean, muito bom! Minha preparação foi basicamente por questões comentadas. Você já ouviu falar dos simulados do missão papa-fox? Eles fazem simulados de 15 em 15 dias. E tem o fórum para comentar a respeito de cada questão. Eles foram 80% responsáveis por minha aprovação.
ExcluirAPF meu futuro canga, quando tu fala estudar por questões é fazer isso que eu faço? Responder a questão é acertei aí vou ver se acertei pelo o que eu sabia ou foi na sorte
ExcluirErrei, ver o que eu errei e anotar a forma correta ?
Jean, mais ou menos isso.
ExcluirVocê tem que responder somente aquelas que sabe, e depois ir ler a resposta pra reforçar o conhecimento. E aquelas questões que deixar em branco, ver a resposta para na próxima saber responder.
Nunca chutar, porque não vale a pena chute na prova do CESPE.
Vlw meu irmão!
ExcluirJá sim, eu irei assinar, mas não agora pq eu já investir no Estratégia e no Qc,eu vou assinar eles assim que eu tiver um maior volume de conteúdos estudados, pois tenho três meses de estudos. Estudo as as com maiores números de questões e uma do ramo de Direito, assim que tiver completado 70% de todo material começo a estudar por eles. Tu acha legal ou me recomendaria assinar já agora ?
ResponderExcluirSe tiver grana, tempo e disposição pra estudar, manda bala. Porque você já vai tendo noção da prova.
ExcluirEntendi, vou falar com o empresário (pai) kkk. Supomos que eu fosse PARA Acre vi que lá é pontuação três, voltaria em um próximo para a Bahia ?
ExcluirJean, Rio Branco tem pontuação 3, mas tem Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia com pontuação 4.
ExcluirMas a Bahia é grande, tem umas 5 lotações lá. As boas, muito tempo. As ruins, menos tempo. Mas eu não sei especificamente. Sei que, no geral, nordeste é sofrido de voltar.
Fala APF, beleza?
ResponderExcluirAssino o missão PRF, fico contente em saber que um aprovado também fez uso da plataforma (claro que tem aqueles que o site divulga, mas propaganda do curso não é igual à opinião de alguém de fora).
Os simulados são realmente muito bons! Agora é continuar praticando pra quando sair o edital estar tranquilo...
Cara, o pessoal do missão sabe o que faz. Pelo menos sabia na época em que eu fazia os simulados. Não eram nem pagos, e pra vc entrar era cheio de regras. Não foi a toa que foram aprovados mais de 100 que faziam o missão. Galera era muito dedicada e participava demais do fórum.
Excluir1 - É muito normal querer voltar pra cidade de origem? Por que, por exemplo, eu não tenho a mínima vontade de voltar para a capital, digamos que moro "na zona de guerra" do Brasil :P
Excluir2 - Eu tenho o pé um pouco chato, os editais da PRF e PF não chegam a excluir candidatos com essa condição, apenas aqueles com pé plano rígido (que não é o meu caso). Contudo, tenho uns ossos acessórios no pé que o edital nada diz sobre eles, e não me trazem problemas, exceto um leve desconforto quando da prática de exercício físico muito pesado (como corridas longas), mas que não me impede de continuar a me exercitar. Acha que isso pode me complicar no exame médico? É o que eu tenho mais medo em todo o concurso!
Desculpe pelo excesso de perguntas, APF! É só mais uma das muitas preocupações e incertezas de um estudante haha
1 - Lucas, normalmente as pessoas querem voltar para perto dos parentes e amigos, né. Mas eu entendo quem não queira voltar para o Iraque/RJ.
Excluir2 - Cara, primeiro que esses ossos estão escondidos sob a pele, espero. Então ninguém precisa saber deles, certo? E se não está no edital, então não elimina. Se te eliminarem no médico por qualquer coisa diferente do que está explícito no edital, na justiça você ganha fácil.
Grande APF do Norte!
ResponderExcluirSeus textos são um afago para qualquer um que sonha em ingressar na Polícia Federal, parabéns!
Sou de Fortaleza, imagino que seja uma odisseia retornar à capital do Ceará através do curso de remoção rsrs.
Duas perguntas:
I - Qual a proporção, aproximada, claro, de novatos por região de origem? Norte, Nordeste, Sudeste...
II - Não penso nisto agora, claro, mas, por curiosidade, em quanto tempo um novato conseguiria regressar a Fortaleza?
Agradeço demasiadamente à atenção que você dá aos leitores do blog.
Opa, valeu!!
ExcluirVamos às respostas:
1 - Não sei mesmo isso. Mas nordeste, sudeste e centro oeste são desproporcionalmente maiores os aprovados do que norte e sul.
2 - Pra fortaleza bote uns 10 anos pra mais. É muito concorrido. Pelo que pude perceber, a lotação mais concorrida de todas é João Pessoa. Depois vêm todas as capitais do nordeste. Nessas horas eu agradeço de não ser de uma capital concorrida.
Por que o nordeste é tão concorrido? O ambiente de trabalho é melhor? Custo de vida? O que te falam a respeito?
ExcluirTainá, você já foi nas cidades boas do nordeste? Viver lá é barato, é bom, algumas a violência e o trabalho são tranquilos. Qualidade de vida, no geral, é muito boa. Com o salário de um PF lá você consegue morar na beira da praia.
ExcluirFala meu caro! que bom que vc permanece postando por aqui! Eu particularmente prefiro mais do que aquela campo de guerra que virou o instagram kkkkk mas não to criticando não! lá o alcance realmente é muito maior! apenas não deixe de postar aqui hehe por favor!. No mais me diz algo, lendo sobre o lance de PRFXPF e tal, como é esse lance de ficar de sobreaviso em fds? tipo é algo todo santo fds? ou tem épocas de mais agitação nesse sentido? o horário normal semanal já se sabe que tem que cumprir mas tipo é possível pelo menos perceber se algum fds será mais movimentado que outro ou realmente é totalmente imprevisível? Valeu irmão! abraço!
ResponderExcluirSamuka, isso aqui é meu lugar preferido! hahahahah Fui pro instagram por pressão social. Uma vítima da sociedade :P
ExcluirCara, sobreaviso você não fica sempre. Normalmente tem um rodízio na delegacia/superintendência.
Não se preocupe que seus finais de semana, a grande maioria, será livre. A não ser que você invente de trabalhar na DRE. Aí lá é foda. Mas há quem goste!
apfdonorte como que tá o clima "em off" com esse rolo todo dessas últimas semanas aí entre os pf?
ResponderExcluirTooby, seja mais específico! :)
Excluirperdão haha
Excluirfalo em questão da situação exe x legis x judi, com essas publicações de vídeos de reunião fechada, manda buscar celular, saída de diretor dali, de cá... pessoal fica receoso? como fica o clima essas horas?
Cara, dentro da PF, por hora, não mudou nada. Eu espero que não fechem o Brasil e deem um golpe de estado. Espero poder continuar tendo minha liberdade de expressão. Espero que os poderes permaneçam independentes e que não aconteça influência política na PF de nenhuma forma. É muito triste ver o que está acontecendo.
Excluirde fato meu amigo! mt apreensão, mas vamos esperar que o melhor aconteça.
Excluire pensar que esse ano tem eleição, vê se não invade outro velório ein! kkkkkkkkkkkkkk
Olá APF do Norte, Obrigado por mais um bom texto. Sua história me inspira.
ResponderExcluirVou aproveitar para tirar uma dúvida.
Um agente da PF formado em Psicologia pode ser aproveitado em algum serviço específico?
Desde já agradeço!
Rapaz, boa pergunta. Acredite, dentro da PF precisam demais de psicólogos. Mas não sei até onde um agente consegue atuar nessa área.
ExcluirApfdonorte na sua opinião pra vir para Salvador ou Feira de Santana (Bahia)logo após a ANP vc escolheria uma cidade de pontuação 4,5 ou 4? Obs.sou solteiro e quero vir o mais rápido possível essa pergunta é para o cargo de delegado tem também a opção de fazer o COT certamente quem entra pra uma tropa de elite não pensa na remoção,mas pelo que vc me falou os egressos do COT tem preferência,vc sabe se por exemplo se tiver 2 polícias um do COT e um convencional na hora do concurso de remoção o policial do COT sempre tem preferência?
ResponderExcluirJailton, vamos com calma.
ExcluirAcho que se você tá disposto a ficar em uma lotação de 4,5 prontos, as chances de voltar antes são melhores. Para delegado as lotações são completamente diferentes. Tem muitas vagas em capital. Até em cidades boas de primeira lotação.
O COT é outra parada. Primeiro que você não entra se tiver pensando em fugir de lotação. Os caras pegam pesado demais, ou você quer o COT, ou não quer. Vamos supor que você queira e consiga entrar. Após o tempo de pedágio, que é o tempo que você tem que permanecer obrigatoriamente depois de fazer o curso, você vai escolher qualquer lotação que quiser. Não participa do concurso de remoção.
Apfdonorte vc pode comentar sobre a medida provisória 918 que parece que aumenta a gratificação de policias que ocupam função de chefia,bem como remunera policias de sobre aviso?
ResponderExcluirRapaz, procurei por remuneração de sobreaviso nela e não achei. Mas se remunerar, vai ser muito bom.
ExcluirO que eu vi que cria funções de confiança e pretende extinguir cargos comissionados. Se for isso, sem mais intenções obscuras, acho boa.
Apfdonorte sei que já fiz uma pergunta nesse sentido,mas agora vou ser mais específico,por conta de ser uma polícia de cunho mais repressivo e não é vista fazendo abordagens(eu acho que acontece mais nas fronteiras)pode acontecer no plantão de um delegado desses mais operacionais,sair da delegacia com sua equipe e fazer abordagens nas áreas que ele considera com foco de tráfico e demais crimes ou ele tem que pedir permissão ao superintendente e se este liberar aí sim pode sair pra diligênciar,ou melhor, fazer abordagens? Obs. Sei que geralmente a PM faz mais esse papel e a PF já está bastante atarefada,no entanto tem polícias que vibram e gosta mais da adrenalina da rua,haja vista que qualquer policial pode abordar independente da instituição?
ResponderExcluirJailton, pode sim. Vai ser difícil achar voluntários para fazer isso, ainda mais se for uma delegacia com mais antigos. Esse trabalho de rua é perigoso e extremamente desgastante. Já fizemos uma vez na delegacia de interior que eu tava, quando os membros de uma facção ameaçaram tocar o terror na cidade.
ExcluirMas a PM faz isso muito melhor que nós, além de serem muito mais em número. Enquanto a gente põe uma viatura com 4 policiais eles põem dez viaturas.
Mas o delegado pode fazer, mas tem que achar quem queira fazer com ele. E o chefe da delegacia pode mandar ele se aquietar.
Abraços.
Valeu selva!!
ResponderExcluirMeu irmão, faz uma postagem um contato um pouco do dia a dia na delegacia de Polícia?
ResponderExcluirOpa, vou pensar nisso direitinho. Porque pra escrever de forma a ficar interessante vai ser difícil!! hahahaha
ExcluirAbraços.
Fala guerreiro, tudo bem? 1-apfdonorte vc que já é da casa tem como saber aqui onde moro Feira de Santana Bahia era posto da PF será que já se transformou em uma delegacia de fato? 2-meu nobre nas delegacias de interiores que funcionam de segunda a sexta se tiver algum flagrante à noite como faz pra convocar os policiais o mesmo vale para as DRE,DELEPAT e GPI nestas delegacias especializadas,bem como nas delegacias descentralizadas, pode o delegado fazer uma escala de 24/72? 3-outra pergunta moralizado,essa acho que vc não pode responder,mas vou fazer assim mesmo, procede a informação de que os policiais do GPI cautela o fuzil,ou seja,pode levar para casa?
ResponderExcluirJailton, vamos tentar respondar:
Excluir1 - Dá uma olhada aqui: https://novopolicial.blogspot.com/2020/05/pontuacao-das-lotacoes-e-adicional-de.html Se tiver Feira nessa lista, é lotação.
2 - Vai sempre ter uma equipe de sobreaviso. Se tiver flagrante, eles que serão chamados. Essa escala sai normalmente pouco antes de começar o mês.
3 - Cara, não vi isso acontecer ainda. Acho que nem sempre, é a resposta. Mas uma vez eu ia viajar pra uma missão e levei o fuzil pra casa, porque no outro dia íamos direto, sem passar pela delegacia.
Fala, APF, tudo certo?
ResponderExcluirTenho uma dúvida sobre as diárias nas missões: Caso seja possível, qual é o valor recebido por dia nas missões? No mesmo sentido, acompanho um APF no instagram, vi que ele ficou 2 meses em missão em determinado local. O valor que ele receberá das missões referem-se aos dias trabalhados ou ao total de dias em que ele ficou a disposição do DPF. (dos 60 dias em missão, segundo ele, ele trabalhou por 54 dias. Ele receberá 54 diárias ou as 60? uma vez que pela distância, seria impossível ele voltar para sua casa e mesmo sem trabalhar, ele continuou tendo custos com alimentação e moradia)
Felipe, as diárias são os dias que você ficou viajando. Se a viagem durou 60 dias, são 60 diárias.
ExcluirO valor da diária depende da localidade para qual você vai viajar. Se você for pra uma capital, fica em torno de R$ 200,00 líquido. Se for pra interior, uns R$ 180,00. Muito baixo o valor. Se você for pra qualquer capital, a diária todinha vai em hotel, por exemplo. E se você tiver numa lotação que paga adicional, você perde dinheiro viajando para um lugar que tem que pagar hotel.
Apfdonorte complementando a pergunta de Felipe Concurseiro suponho que a diária de delegado e perito sejam maiores, mas com menos frequência e vc sabe se a diária na PRF é o mesmo de agente da PF?
ResponderExcluirApfdonorte em Feira de Santana, Bahia,onde moro,no site da PF tem dizendo que é posto avançado e funciona de segunda a sexta será que tem lotação pra quais cargos? 2-outra pergunta guerreiro,no caso de delegacia de interior ou na superintendência(DRE, DELEPAT ou GPI)o delegado pode determinar uma escala de 24/72?
ResponderExcluirSe é posto avançado, não tem lotação. Só vai o pessoal de missão.
ExcluirCara, 24/72 é plantão. GPI não é delegacia (a superintendência é separada em delegacias). Você vai trabalhar em uma delegacia + GPI (GPI acumula, não é trabalho exclusivo), por exemplo Delepat + GPI. Na DRE e Delepat, pelo que eu sei, não tem essa escala de plantão. Você consegue essa escala trabalhando no plantão do aeroporto ou no plantão da delegacia descentralizada (ficam nos interiores) ou superintendências.
APF, li o último edital da PF, fiquei abismado com o enxame médico, muito coisa, tem que fazer tudo aquilo ali mesmo? E se esquecer de fazer um? Deve custar uma grana alta! O exame médico vem antes do TAF?
ResponderExcluirTem que fazer tudo ali mesmo. Se esquecer um eles avisam e você tem um prazo pra entregar. Mas antigamente se você esquecesse um você estaria eliminado.
ExcluirSe não tiver plano de saúde o custo é alto. E se você buscar o SUS, provavelmente não vai ter tempo de fazer todos.
Não lembro o que vem antes, mas acho que é depois. Tem lá no edital passado as datas. Mas quase certeza que é depois.
Normalmente começam a fazer assim que sai o resultado da prova escrita, pra poder dar tempo. Principalmente o toxicológico.
Abraço.
APF, é comum levar família em viagem de missões demoradas?
ResponderExcluirRapaz, não é comum não. Mas se a família não tiver trabalho nem escola dos filhos, dependendo da missão, dá pra levar.
ExcluirGrande APF, tudo certo? Você sabe dizer se é possível vender parte das férias, ou na sua totalidade, mediante interesse da PF? Já viu algum caso assim?
ResponderExcluirEstou aprovado no concurso de Escrivão da PCPR 2018 e surgiu um assunto com relação ao horário de trabalho nas delegacias. Segundo uma colega, quando houver feriado a delegacia irá fechar também. Como funciona nas delegacias da PF?
Nos finais de semana o APF sempre estará de sobreaviso ou poderá fazer pequenas viagens de finais de semana (avisando sempre para seus superiores antecipadamente)?
Grande abraço!! Se puder, manda mais histórias sobre operações, trabalhos não tão gratificantes, operações bem sucedidas, etc. A motivação que suas postagens traz está sendo de suma importância para manter o foco durante essa quarentena!!
VSLN:
Excluir1 - Não é possível vender férias.
2 - Feriado é feriado. Fica só o plantão funcionando. O resto da galera fica de folga, normal.
3 - Finais de semana são livres. Se você tiver de sobre aviso, aí você precisa ficar com o celular por perto. Mas normalmente são duas pessoas de sobreaviso por dia. A exceção é o sobreaviso. Pode viajar normal se não estiver de sobreaviso.
4 - Tô tentando escrever. hahahaha
Parabéns pela aprovação. Continue mandando notícias.
ExcluirApfdonorte na prática os policiais do GPI e principalmente do COT acabam ganhando mais ou não por ser mais demandados e no caso dos delegados que fazem parte desses grupos eles vão nas missões ou só coordenam? 2-apfdonorte a PF fornece uma arma menor para uso velado se o policial quiser cautelar?
ResponderExcluirJailton, não ganham mais. Delegado participa das missões normalmente. Quando você toma posse você acautela uma pistola que fica com você.
ExcluirAPF Norte,
ResponderExcluirBom dia! Sabe dizer como funciona para entrar na área de inteligência da pf? É preciso fazer um curso? Existe um departamento específico?
Além disso, o peso dado a informática e contabilidade no último concurso fazem sentido na atividade do dia a dia do agente?
Abração!
Pedro, não é difícil ir para a inteligência não. É bastante trabalho. Acho que basta mostrar interesse.
ExcluirInformática e contabilidade fazem sentido sim. Não no nível que cobraram informática, mas eles estão querendo selecionar um pessoal fora da área de direito. E contabilidade e info são muito usadas nas investigações de desvio de recurso.
APF Norte, o TAF é eliminatório e classificatório, isso quer dizer que se alguém tiver um resultado melhor que o meu no TAF, ele passará a minha frente ? Mesmo com uma nota baixa na fase das provas?
ResponderExcluirTAF é só eliminatório no concurso. Dentro da Academia da Polícia ele é eliminatório e classificatório.
ExcluirAPF, nas cidades 4,5/4/3 dá pra morar com família e tudo? se sim, quais as melhores cidades nessas pontuações?
ResponderExcluirTodas as cidades é possível morar com a família. Mas depende da qualidade de vida que a família está acostumada. Se você for pra cidade de pontuação 3, todas são bem tranquilas pra morar. As de 4,5 são as piores, apesar de serem possíveis de morar com a família, mas são muito precárias.
ExcluirAPF do Norte, vi algumas raras fotos pela internet e é verdade que o distintivo muda quando o agente chega em classe especial? Porque vi alguns agentes que atingiram essa classe e não trocaram de distintivo.
ResponderExcluirGu.silva, o distintivo você compra. Quando chega na classe especial você pode comprar o novo se quiser. Nada de mais não.
ExcluirOi apf, tudo bom? Fui diagnosticado com pé plano leve. A PF exclui candidatos com pé plano rígido e pé cavo. Você sabe se alguém já foi eliminado no exame médico por ter "pé chato"?
ResponderExcluirAndré, tem no edital que é critério de eliminação? Eu sempre falo para as pessoas que tem problemas leves, que não atrapalham em nenhuma das etapas do concurso, não falarem nada sobre, pra não se prejudicar.
ExcluirPuxa cara...minha surpress ao ver que quase sempre ta tendo coment. novo por aqui hehe. Massa!!! E lá vai mais um. Cara uma dúvida que tenho em relação ao processo de aprovação. Quando o cara vê que foi aprovado na objetiva e redação e tal, como sao os passos seguintes em termos de comunicação com a banca e etc? Tipo, eles orientam cada passo o que fazer, pela área do candidato no site, e vc fica tranquilo só seguindo ali e obedecendo ou tem que ficar entrando em contato com eles sempre pra saber qual o passo seguinte? Tipo mesmo que tenha tudo no edital sempre tem aquele medo de perder uma data, ou se vai fazer os exames com todos os detalhes certos e etc...enfim esse processo é acompanhado pela banca pra cada candidato e etc? Sempre vejo q os aprovados criam grupos pra se ajudar com informações...valeu cara muito obrigado! Na expectativa já do próximo post rsrsrs Valeu!!!
ResponderExcluirSamuka, tudo vai ser seguido pelo edital. Você não tem contato com a banca. É você por você mesmo. Tem que pensar que a banca tá lá pra te reprovar.
ExcluirO que ajuda mesmo são esses grupos de aprovados.
Os exames médicos antigamente se você esquecesse um, a banca te reprovava. Hoje eles avisam que você esqueceu e te deu um prazo pra entregar. Mesmo assim é bom revisar tudo sempre.
Eu fui com um amigo médico para ele conferir meu exames, por exemplo, para ver se não estava faltando nenhum.
APF Norte,
ResponderExcluirSabe como funciona o processo para ser pf adido? Quais os pré-requisitos e quais a dificuldades?
Abs,
Pedro, sei muito pouco sobre isso. Mas tem que ser delegado para ser adido. Se for Agente, Escrivão ou Papiloscopista vai como adjunto de adido, algo assim. Tem que ser MUITO peixe para ir. É por indicação. Normalmente que faz um excelente trabalho, muito mais do que só suas funções, vai. É por indicação. E acredito que tenha que falar o idioma do país para onde vai ser adido.
ExcluirO bom que ganha em dólar. Acho que atualmente ganha 10 mil dólares, com casa funcional e carro oficial. Mas fica por no máximo 2 anos, se não me engano.
Abraços.
fala apf, tranquilo ? Meu sonho é ser pf pra ver o bolsonaro pessoalmente. Voce ja viu ele ? quem vc ja viu de importante sendo pf ? sucesso. abç
ResponderExcluirJunior, você quer entrar na Polícia Federal só para ver político, sério?
ExcluirCara, tá entrando pelo motivo errado.
Se você quiser ver o presidente pessoalmente basta ir no cercadinho em Brasília, não precisa entrar na PF. Repensa aí.
Eu já tive que ver políticos, mas não os considero pessoas que devam ser admiradas.
Abraços.
ótima respota APF do Norte, penso exatamente assim, enquanto uns querem entrar na PF pra prender político corrupto, uns querem entrar pra babar,parece até piada um negócio desse!!
ExcluirBruno, cruel né. Eu até entendo o Junior admirar político, mas entrar na PF pra isso é meio demais, independente do qual político seja. Então, para não criar polêmica, vai ser a última mensagem dessa linha.
ExcluirAbraços.
Grande APF, tudo certo? Irmão, como funciona a progressão na carreira de APF? É automática (3 anos sobe um nível e depois a cada 5 anos)? Ou precisa de alguns critérios (merecimento, disponibilidade de cargos naquele nível, etc)?
ResponderExcluirSituação hipotética:
APF lotado em fronteira e é convocado para uma missão de 10 dias, nesse caso ele não receberá o adicional de fronteira pelos 10 dias fora da base, correto? Ele apenas fará jus as diárias pela missão, né? Mas com relação ao auxílio alimentação, ele perderá o auxílio quando as missões forem inferiores a 30 dias?
Vi em algum outro post que teve um comentário desse, um colega seu fazendo uma observação muito boa com relação a missões de 60 dias. Ele alertou a galera que serão 2 meses SEM adicional de fronteira e sem auxílio alimentação, porém no final das contas ia ter um “ganho” de 2k e pouco (diária x adicional fronteira)...
Outra pergunta... Tenho dúvidas com relação ao funcionamento da nota de corte, vê se consegue me ajudar. Vi em sites que a nota de corte para Agente da PF em 2018 foi de 68 pontos. Imagino que essa nota foi referente à prova objetiva para o candidato prosseguir nas demais etapas do concurso, correto? Você sabe informar qual foi a nota de corte mínima para o candidato entrar na primeira turma da ANP? Fico pensando que se não existisse essa segunda turma (vontade da administração), a nota mínima para ter entrado dentro das vagas deve ter sido muito maior... Caso você não saiba responder, talvez o Pedro Cooke saiba com mais precisão por ter vivenciado a ANP ano passado. Se ele puder dar um pulo aqui pra participar dessa dúvida vai ajudar bastante.
Grande abraço
VSLN, vamos lá:
Excluir1 - A progressão é automática. Mas você precisa fazer uns cursos. Esses cursos podem ser feitos a qualquer momento.
2 - Perde o auxilio alimentação somente dos dias que fica fora.
3 - Eu nunca fiz esse cálculo, mas depende muito de pra onde você viaja, que hotel você fica. Mas 60 dias normalmente vale a pena financeiramente, mesmo para quem recebe o adicional de fronteira.
4 - Essa nota de corte é da prova objetiva. A nota para ir a ANP tem que ver no site do CESPE. Porque depende também da nota da redação. Por causa dessa segunda turma foram chamados TODOS que tiveram a redação corrigida e que passarem nas demais etapas. Sensacional. Então se você tirou 68 na objetiva e passou nas demais etapas, vai fazer a ANP.
Tem que ver no concurso passado, no site do CESPE, qual foi a nota do último colocado a ser chamado para a ANP. Olha a convocação e compara com as notas. Eu realmente não lembro. Sei que em 2012, quem tirou 62 na objetiva teve a redação corrigida. Mas só foi para a ANP quem tirou 63 e teve redação nota máxima (13 pontos). Ou seja, a nota de corte para ir pra ANP foi a soma da objetiva+redação, total de 76 pontos.
Consegui explicar?
Conseguiu sim, irmão! Muito obrigado!!
Excluir1- Com relação a esses cursos, você pode explanar mais sobre o assunto ou é de caráter sigiloso?
3- Normalmente essas missões são para cidades do Estado que o APF esteja lotado ou para estados de outras superintendências? Imagino que não haja uma regra, mas se puder falar com relação as missões que você já participou...
Grande abraço
São cursos a distância, chatos pra cacete. Tipo aprender a mexer com suprimento de fundos, umas coisas bem burocráticas mesmo. Nada de interessante até então. Pelo menos nos cursos de progressão da terceira para a segunda classe.
ExcluirAs missões são variadas. Se você está numa delegacia descentralizada normalmente você viaja para a cidade da superintendência para compor alguma equipe desfalcada, normalmente. Teve um ano que fiquei praticamente 5 meses na capital de missão, em missões de 60 e 30 dias. Algumas de uma semana. Mas conheci gente que ficou 90 dias em Brasília de missão. Depende muito de onde você tá e as suas habilidades. Algumas vezes você quer, outras vai obrigado.
Abraço.
Menor nota objetiva que foi pra ANP2019: 70
Excluir" " objetiva+redação " " ": 82.74
APF do norte, sobre cursos privados x cursos institucionais.
ResponderExcluirNa parte de cursos privados, situação hipotética: Eu tenho o interesse de fazer um curso de VCQB em uma região diferente a qual estou empossado, o agente tem "liberdade" de fazer cursos para aprimorar suas técnicas ou os delegados costumam dificultar essa liberação? a instituição realiza ajuda de custo ou é tudo custeado pela pessoa?
Na parte de cursos institucionais, é feito com que frequência o treinamento de tiro? Tem diversos cursos da própria PF disponíveis durante o ano? Como é a preocupação da instituição (PF) para com seus em relação ao aprimoramento técnico? Esses cursos tem custo para o agente?
Alexandre, vamos primeiro às traduções para quem mais ler aqui:
ExcluirVCQB é um curso de combate veicular. Eu também não sabia. Fui procurar no google. Agora todos sabem :)
Você pode conseguir uma liberação para fazer o curso do seu bolso. Já vi liberarem e já vi negarem. Tudo custeado por você nesse caso. Há cursos que a PF ministra que você ganha a passagem, diárias e tudo mais. Mas nesses de interessa particular, se você ganhar a liberação da chefia, já é uma vitória.
O treinamento de tiro é feito 2 vezes ao ano. Existem muitos cursos EAD. Presenciais tem diminuído bastante. Como falei, os cursos institucionais você não paga, e ainda recebe as diárias caso seja em outra cidade.
A PF não tá muito aí para o seu aprimoramento não. Se você não correr atrás, não faz.
Apfdonorte será que tem como conciliar o trabalho na PF, principalmente o cargo de delegado, com o de professor universitário? Obs.por conta da acumulação se o delegado fazer parte do GPI ficaria quase impossível ou não?
ResponderExcluirJailton, até tem. Conheço agentes que são professores universitários. Mas se agente pode, delegado também pode. Acho difícil é um delegado querer ser GPI. O problema vai ser ele acumular trabalho de fato. Mas, se o cara quer abraçar o mundo todo, ele que vai envelhecer 10 anos em 1. hahaha
ExcluirAbraços.
1-apfdonorte em relação à estrutura das delegacias e armamentos modernos vc acha que a PF está um passo a frente das polícias civis da maioria dos estados? 2-na prática o dia a dia entre o trabalho na PF e na PC vc acha que difere muito, obviamente, que a remuneração da PF é maior,no entanto quem tem o perfil mais operacional vc indicaria qual instituição? 3-a PF tem um modelo de pistola padrão, porém se o policial quiser ficar com uma arma menor para porte velado a Corporação tem outros modelos e pode fornecer?
ResponderExcluirVamos lá:
Excluir1 - Não sei responder isso. Sei que o treinamento normalmente é melhor. Mas acho que o armamento é tão bom quanto. As PCs combatem mais diretamente a bandidagem.
2 - Certeza que é diferente. PC trata de todos os crimes. E as delegacias nunca param. Além de inquéritos tem que ficar "apagando incêndio" social. PC trabalha bem mais e o trabalho é mais perigoso. Nem todos ganham menos que nós. Há muitas PCs ganhando tão bem quanto. Eu recomendo a PF ou PRF, mas eu sou suspeito pra falar. hahaha
3 - Tem vários modelos de Glock. A mais comum era a g17. Atualmente estão trocando para a g19. Mas muitos policiais consegue usar a g26 que é bem pequena (todas fornecidas pela polícia federal). Ainda há a possibilidade de você comprar a sua, caso queira.
Vamos lá:
Excluir1 - Não sei responder isso. Sei que o treinamento normalmente é melhor. Mas acho que o armamento é tão bom quanto. As PCs combatem mais diretamente a bandidagem.
2 - Certeza que é diferente. PC trata de todos os crimes. E as delegacias nunca param. Além de inquéritos tem que ficar "apagando incêndio" social. PC trabalha bem mais e o trabalho é mais perigoso. Nem todos ganham menos que nós. Há muitas PCs ganhando tão bem quanto. Eu recomendo a PF ou PRF, mas eu sou suspeito pra falar. hahaha
3 - Tem vários modelos de Glock. A mais comum era a g17. Atualmente estão trocando para a g19. Mas muitos policiais conseguem usar a g26 que é bem pequena (todas fornecidas pela polícia federal). Ainda há a possibilidade de você comprar a sua, caso queira.
iae guerreiro, voc poderia explicar qual tipo de ocorrencia devo procurar um delegacia de policia federal, e o tipo de ocorrencia que devo procurar uma delegacia de policia civil ? sucesso, guerreiro
ResponderExcluirJunior, crimes que atentem contra a união você deve procurar a PF. Os demais, a PC.
ExcluirOs mais comuns que eu vejo são: moeda falsa, assalto aos correios e fraudes na Caixa Econômica Federal.
Blog sensacional, velho! Estou acompanhado a tua trajetória e me inspirando cada vez mais.
ResponderExcluirSou servidor do IBGE há 6 anos e adoro o que faço, mas nem só de amor dá pra viver bem, né? Principalmente com dois filhos, sendo um autista, e uma esposa sem trabalho.
Decidi começar a estudar "de verdade" (nunca havia me dedicado a nada na vida com real afinco) para um TJ da vida e obviamente abandonei a empreitada quando me imaginei nesse tipo de atividade, pois sempre trabalhei em instituições que lidam com gente e com a rua: Correios e IBGE. De repente, vi-me perdido em lembranças da infância, em que sonhava ser policial devido à admiração pela minha mãe, policial civil, e comecei a me perguntar se seria uma boa ideia. Após muita reflexão, sopesei e destruí todo o preconceito às carreiras policiais, ideologicamente construído ao longo da vida, e, após muita pesquisa na net, comecei a me apaixonar pelo projeto e pela carreira. Decidi que essa seria a minha realização profissional definitiva, ou, ao menos, a mais duradoura.
Estou focado há cerca de dois meses, estudando com regularidade e, o melhor, sentindo paixão pelo conhecimento, inclusive pelas disciplinas que jamais pensaria em estudar. E como fator ainda mais motivador, minha esposa abraçou a ideia e tem estudado também.
Descobrimos teu blog esses dias e temos nos deleitado com as histórias narradas!
Parabéns pela paciência em relação às dúvidas dos futuros novinhos e por esclarecer tanta coisa para quem almeja chegar aonde você chegou.
Em breve seremos colegas de profissão!
Pra não deixar o comentário sem pergunta, você acha que, tendo meu filho a condição que citei, o melhor seria tentar ir pra uma SR?
Abraço de Recife!
Ocean, sensacional seu relato. Me segurei aqui pra não emocionar.
ExcluirMuito bom ter o apoio da família para uma empreitada e mudança dessas. Fico feliz demais de ser inspiração. Nunca imaginei que influenciaria tanto a vida de alguém.
Acho que você tem que escolher uma capital sim. Caso você não consiga, deveria ir pra justiça. Muitos interiores não terão condição nenhuma de tratamento.
Boa sorte nos estudos. Obrigado pelo comentário. Continue dando notícias.
Grande abraço.
Boa tarde! Cara, poderia me informar se as remoções para outros estados são obrigatórias, igual ao exército, ou são opcionais?
ResponderExcluirCara, não são obrigatórias. Você que escolhe sua remoção. Atualmente é assim.
ExcluirBeleza! Muito obrigado.
ExcluirAcho que não estou adiantando meus pensamentos. Afinal, concurso da PF é bem concorrido. Mesmo eu não indo pra área de agente, pois me interesso pela de perícia área 3, sei que sempre tem gente que está estudando há muito tempo pela tão sonhada profissão federal. Ainda tenho 19 anos. Tenho um curso técnico em redes. Ainda irei começar a minha graduação em sistemas de informação. Mas, para garantir que quando houver o concurso da PF eu esteja preparado, irei começar a estudar com grande antecedência. Inclusive até a parte do próprio TAF. Quanto antestantes e ganhar resistência física, melhor! Um dia seremos colegas de Polícia!
Rapaz, queria eu com 19 anos ter essa certeza do que quer.
ExcluirSe você conseguir estudar para a faculdade e para o concurso vai ser bom. O TAF não precisa se preocupar tão cedo. Basta não perder a linha, engordar muito ou se lesionar.
HAHAHA. Desde os 14 eu curtia a parte de forense digital. Fui buscando mais coisas sobre e acabei curtindo a ideia da PF. Eu pensava também no exército, com a arma de comunicações e guerra eletrônica que, inclusive, o batalhão fica em Brasília. O problema é que acabava distanciando um pouco do que queria realmente. Vi seu blog há pouco tempo e tirei algumas dúvidas que tinha. Agradeço se não quiser parar com as postagens! Enoix, irmão.
ExcluirContinue dando notícias. Vou continuar escrevendo aqui, fique tranquilo.
ExcluirAPF do Norte,
ResponderExcluirComo funciona aquela uma hora de atividade física que faz parte do expediente diario?
Pode ser qualquer atividade?
Precisa comprovar?
Grato amigo!!!
Pode ser qualquer atividade. Não precisa comprovar. Mas em geral o pessoal faz.
ExcluirMAs APF, a atividade física precisa ser no local de trabalho ou pode ser em academia da cidade?
ExcluirNão precisa comprovar. Pode ser até escondido num quarto escuro. hehehehe
Excluir1-Apfdonorte a hierarquia entre os agentes, escrivães, papiloscopista e peritos em relação aos delegados,na maioria dos casos são tranquilas,ou não? 2-na sua visão quais são as qualidades que um delegado deve ter pra ser um bom líder e agradar os policiais que comandam?
ResponderExcluirJailton, você só faz pergunta de prova, hein, parceiro.
ExcluirCara, a hierarquia é algo que deve existir. Mas nem sempre é tranquila. Ainda mais porque muitas vezes a inexperiência do delegado atrapalha. Ainda não tive problemas com isso.
Em relação às qualidades, não sei responder bem. O delegado que não atrapalha o serviço já ajuda muito.
Boa noite, APF! Pra perito criminal, é necessário que o candidato tenha pós-graduação em perícia da área a qual ele vai prestar concurso? Por exemplo: área 3, é necessário ter a pós-graduação em perícia digital? Ou todo o processo da área de perícia digital é passado na Academia? Do início até o que vemos na Polícia Federal em si.
ResponderExcluirNão precisa ter pós não. Basta ser da área. O que eles passam na academia, que um amigo perito me falou, é basicamente o mesmo treinamento que é feito para agentes, com um pouco de diferença sobre periciar cenas de crime.
ExcluirSe você passar na prova de perito criminal, acredite, você já será muito bom em perícia digital.
Beleza, então. É que eu tenho um certo conhecimento sobre algumas coisas da perícia. Coisa mínima e tal. Aí queria saber se é passada mais coisas na academia justamente por não saber tanto. Mas até lá, de qualquer forma, ainda saberei mais. Valeu pela ajuda, bro.
ExcluirCara, é porque a prova do concurso exige muito desse conhecimento. Pega uma prova de 2018 na área de informática e dá uma olhada no assunto. E pega o edital para ler. É hard o negócio.
ExcluirBoa noite, APF do Norte!
ResponderExcluirGostaria de perguntar algumas coisas sobre a remuneração.
O salário bruto é fácil de achar, mas queria saber se existem outros auxílios, como plano de sáude, auxílio alimentação, triênios, se há muitos cargos e funções comissionadas.
Abraços!
Matheus, existe um "auxilio" saúde, que o governo federal paga que é mais ou menos 120 reais (mas você tem que comprovadamente pagar um plano de saúde). E o auxílio alimentação de quase 500 reais. E é isso. Para agentes nunca vi uma função comissionada. E até para delegado a gratificação dessas funções é porcaria. E em cima do salário bruto você ainda desconta 14% de INSS (o teto do INSS) e 27% de imposto de renda. No final das contas sobra pouco mais de 9 mil.
ExcluirFala APF do norte, tudo certo?
ResponderExcluirEstou ainda na faculdade, e decidindo o que fazer no futuro, sendo que minha maior vontade é ser policial (claro que, preferencialmente, PF ou PRF, pois, digam o que for, dinheiro para mim é também importante kkk). Porém existe algo que me preocupa muito, e posso dizer que é o único fator que me faz ainda estar indeciso sobre seguir essa carreira ou não, que é, digamos, a eventual falta de "retaguarda jurídica" para os policiais. Encontrei um texto no site "Saga Policial" cujo título é "Assassinato de Vocações", e deixarei a seguir um trecho do mesmo, se você pudesse comentar sobre esse assunto no geral, acredito que me ajudaria MUITO nessa tomada de decisão. Segue o trecho do texto:
"Pensávamos que éramos amparados pelo Estado e pela sociedade. Ledo engano. E foi numa folga numa cidade do interior do Pará em 2012 que um colega, de férias, interveio num assalto e ficou preso 45 dias. Gastou mais de 90.000 reais com advogado e teve sua arma recolhida. Ele foi inocentado, mas perdeu a paz por vários anos sob o pesadelo de perder o emprego, a liberdade e a vida por uma ação que tinha todo o delineamento da mais estrita legalidade.
[...]
Pra cada policial que é colocado injustamente no bancos dos réus mil passam a se omitir diante da mais absoluta falta de respaldo de atuação. Assim como Pôncio Pilatos passam a lavar as mãos."
Disponível em: https://sagapolicial.com/assassinato-de-vocacoes/
Desde já muito obrigado e parabéns pelo blog, é meu preferido!
Assunto bem complexo. Mas é desse jeito mesmo. Ainda mais se você está de folga. Normalmente em serviço, caso aconteça de você matar alguém, o judiciário é um pouco mais brando, dependendo de como foi e do delegado que vai apurar o acontecido. Mas mesmo assim terá dor de cabeça. Por isso muitos policiais exitam em atirar e acabam eles mesmo perdendo a vida.
ExcluirSe eu sei como resolver isso: Não tenho nem ideia.
Se eu me meteria num assalto ocorrendo longe de mim: provavelmente não. Não tem como salvar o mundo. E não acho que matar alguém que está levando um celular e um punhado de dinheiro ajude em qualquer coisa a melhorá-lo.
Veja que não estou dizendo que roubar é certo. Estou falando que uma coisa não compensa a outra.
Mas tenho dois amigos da PRF que precisaram reagir a assaltos. Como o assalto era contra eles mesmos, com arma de fogo, não tiveram dor de cabeça quase.
Mas parceiro, vai de cada um. Tem gente que gosta desse tipo de ação. Eu prefiro a parte da inteligência, investigação. Gosto das operações contra corruptos, pedófilos, facções criminosas (essas são especialmente perigosas). Mas sempre com uma investigação antes.
Admiro demais a PM que faz esse trabalho de rua. E são eles que sofrem mais com essas prisões e mortes. Mas isso é outro assunto.
Espero ter conseguido responder.
Abraços.
Caraca, não imaginava que a resposta viesse tão rápido haha! Muito obrigado mesmo, ajudou bastante, e com certeza irei ler suas considerações mais vezes até me decidir.
ExcluirUma última dúvida (se não for abusar de sua boa vontade): como é mais ou menos o dia a dia dos peritos (mais especificamente da àrea de informática)? eles podem participar de operações junto com vocês agentes ou é obrigatoriamente 95% trabalho interno e não tem jeito? na sua opinião pessoal, é muito ou pouco provável que a perícia futuramente se separe da polícia federal? (considerando essa tendência nos Estados e o anseio da classe). Novamente, muito obrigado desde já!
Rapaz, eu acho que o perito em informática tem muito serviço mesmo na atual conjuntura, tendo em vista que a apreensão de celulares e computadores está extremamente em alta. Mas eu realmente não conheço o dia a dia. Conheci um perito que fazia parte do GPI. Mas ele acumulava. Precisava fazer os dois trabalhos. E ele curtia bastante. Ele como GPI participava sempre das operações.
ExcluirEu acho que não se separa da polícia não. E nem acho que eles querem, viu. Acho que atualmente ser perito criminal da PF é melhor que desvincular.
Quaisquer outras dúvidas, pode mandar.
APF, já li todo seu blog, queria conhecer um agente pessoalmente para poder conversar mas não conheço nenhum, estou a 3 anos de acabar a faculdade e ainda me decidindo do que fazer no futuro, tenho quase 21 anos (falta 3 meses) e acredito que tenho tempo o suficiente para me preparar com simulados e passar na primeira prova da PF que farei. O que me incomoda é que eu não sei se vai valer a pena, da mesma forma que vejo agentes felizes vejo posts de outros que reclamam do salário, trabalho e dos delegados, isso é questão de mindset ou realmente não é o que se espera de quem vê de fora? Sou novo e quero investir e participar de negócios com meu salário da PF, acredito ter vocação para ser policial mas também me preocupo com o financeiro, se você pudesse fazer tudo de novo, faria? Ou iria para algo como a receita? Penso em me isolar nesses 3 anos e acabar a faculdade totalmente pronto para a prova.
ResponderExcluirYumah, a PF é o melhor trabalho que eu já fiz na vida. Eu jamais iria para a receita. Não suportaria o trabalho. Mas esse sou eu, né? Vai de cada um.
ExcluirAcho suas duvidas pertinentes, mas acho bem precoce ainda. Você tem ainda 3 anos para pensar.
O salário de funcionário público é esse. A reclamação é eterna. O que temos que fazer é brigar por melhorias sempre, e saber que nunca vai ser rico só com o salário da PF.
Mas você tem que ver o que é melhor pra você.
Sabe me dizer se é difícil abrir lotação pra cidades aqui do sul? (Chuí, Jaguarão, Rio Grande). Elas tem pontuações baixas, então se quisesse me mover para Brasília, ia demorar quanto tempo?
ResponderExcluirPro sul não é difícil de ir não. Galera não gosta de frio. E pra remover pra BSB demora. Pessoal mais concurseiro do Brasil é lá, então são muitos aprovados e muita concorrência. Mas se você for engenheiro ou fera em informática pode ir pra Brasília removido.
ExcluirMuito obrigado por responder tão rápido! E pra Floripa, a concorrência é enorme também?
ExcluirFloripa é sim. Cidade de praia né.
ExcluirA vida fica legal depois que se saí das cidades de interior APF? Como foi pra você? Eu imagino a vida em cidades de interior como tediosas e monótonas, nem o trabalho seria legal porque teria pouquíssimas ocorrências.
ExcluirYumah, confesso que eu amava o interior. Eu só saí por causa da minha família na minha cidade. Trabalhava tranquilo, morava a 500m do trabalho, 300m da academia. 100m do supermercado. O aluguel era barato e eu ainda recebia adicional de fronteira.
ExcluirAtualmente moro a 30 minutos do trabalho. Transito infernal. Não consigo voltar pra casa pra almoçar.
Eu gostava do interior, viu. Era bom demais. Fiz muitos amigos.
Eu sou suspeito para afirmar isso, não tem coisa melhor que interior não... qualidade de vida é outra. Sou do melhor interior do Brasil, Vilhena-Ro. Já morei em cidades com 500 mil hab e fiquei muito feliz quando retornei para casa.
ExcluirWeslley, todos falam muito bem de Vilhena. Espero poder conhecer um dia. Conheço um APF aposentado que a primeira lotação foi aí. Casou, teve filhos e aposentou nessa lotação. Só saiu depois de aposentado. Foi morar em Floripa.
ExcluirNão tenho problemas com cidades de interior, inclusive moro em uma, tem 2 shoppings de médio porte, 200-300 mil habitantes. Meu medo são de passar anos nas cidades super interiores, como Altamira, Oiapoque, Tabatinga, etc... Sou o tipo de pessoa que tem problemas em ficar parado e curtindo lazeres, preciso estar produzindo algo, e em cidade super pequena assim me imagino totalmente entediado.
ExcluirYumah, não ficará entediado não. Se procurar acha muita coisa para fazer.
ExcluirEu me misturei com a galera da cidade e aproveitei demais.
apf, voc sabe se os oficiais de inteligencia da abin andam armados?? abraço
ResponderExcluirJunior, sei que eles podem portar, mas parece que a agência não acautela arma não. Mas não tenho certeza, porque tive pouquíssimo contato com o pessoal da Abin.
ExcluirFala, APF! O TAF da PF é realizado em qual estado? É feito em quadra fechada ou em área de atletismo?
ResponderExcluirNo estado em que fez a prova. Normalmente é feito em área de atletismo.
ExcluirA prova é aplicada em todos os estados, correto? Se for, então já é mais tranquilo.
ExcluirO psicotécnico eu sei que nem todos os estados tem. No caso, o candidato pode ir ao estado mais próximo que realize o exame? Ou a banca diz o local que é pra ser marcado?
Todas as etapas são na mesma cidade em que você fez a prova. Só a academia que é em Brasília.
ExcluirBeleza, então. Então só será usado dinheiro com a passagem pra Brasília e o enxoval. Valeu, cara!
ExcluirTamo junto! :)
ExcluirBoa noite, amigo apf norte
ResponderExcluirTenho um sonho, dps da primeira lotação no norte, trabalhar como apf no sul do país. Sabe dizer se tem uma área da pf mais forte nessa região para q eu possa me especializar aumentando, assim, minhas chances de remoção?
Pedro, para o Sul fronteira não é difícil de ir. A galera corre do frio também.
ExcluirMas o ideal não é se especializar não. O ideal é você ficar primeiro em uma cidade de pontuação alta. A especialização quase nunca ajuda na remoção.
Abraços.
Boa noite irmão. Parabéns pelo blog, conteúdo de qualidade!
ResponderExcluirVou deixar aqui algumas indagações, peço desculpas se vc já havia respondido alguma:
1 - Qual é o perfil majoritário observado daqueles que iniciam a ANP? Pessoal mais jovem e solteiro, ou mais velhos e com família formada?
2 - Acredito que a inspeção de saúde e psicológica está aí para isso, mas a depressão-ansiedade, controlada ou não, é um empecílio à entrada na ANP? Digo mais, seria um empecilho à própria atuação do policial? Quem faz uso de algum medicamento controlado poderá ter problemas na formação, ou nem é aceito?
3 - A PF oferece algum tipo de atendimento psicológico aos seus policiais? Como funciona?
Abraço
Opa Rodolfo. Cara, seguinte:
Excluir1 - Tem pra todo gosto. Tanto novinhos solteiros e casados, medianos solteiros e casados e velhos solteiros e casados.
2 - Acho que se a depressão não estiver controlada é sim. Tem que ler no edital a parte de impedimentos na área de exames médicos. Mas acho que se você falar que não tem problema ninguém vai questionar, a não ser que você reprove no teste psicológico. Mas depressão é uma doença que mata muitos policiais federais. A profissão pro si só traz alguma pressão sobre o indivíduo que deve estar com a cabeça boa. Então é bom realmente entrar se tratando ou tratado.
3 - Cara, uma vez eu vi um atendimento no auditório. Uma vez só. Então o que pude perceber não é muito bom não. O policial que se vire para buscar ajuda. Tinha uma amiga escrivã que tava fazendo na delegacia um trabalho muito bom com relação ao suicídio. Chamando os colegas para falarem sobre o assunto. Mas é uma iniciativa individual.
Consegui ajudar?
Ajudou demais.
ExcluirEu fiz essas perguntas pelo seguinte: Eu faço o meu tratamento, tomo o medicamento adequado e frequento a terapia. Acredito que o meu caso seja mais voltado para a ansiedade do que para a depressão. É mais aquela preocupação excessiva com o que não aconteceu, ou com o que ainda vai acontecer.
Em todo o caso, e como você mesmo disse, a profissão é naturalmente estressante, demandando a pessoa estar com a cabeça boa. Uma tomada de decisão errada, uma afobação qualquer e pronto..a merda pode estar feita.
Não faz muito tempo, mas me lembro que um apf aqui de Cuiabá se suicidou com um tiro na cabeça, sendo encontrado dentro do seu carro, às margens de uma estrada. Um cara extremamente novo, mas que parecia estar com problemas em casa e no trabalho, vindo a fazer o triste ato.
Um conhecido prf também passou por uma fase pesada relacionada à depressão. Fiquei surpreso pelo departamento, que parece não ter dado muita atenção ao caso dele. Nem sequer recolheram a sua arma. Ele só ia dar plantão medicado, n sei nem como trabalhava.
Enfim, as forças deveriam dar mais valor à saúde mental dos seus policiais. Higidez física e psicológica é essencial ao bom trabalho policial.
Rodolfo, pois é. O ideal é se tratar. Mas aqui dentro é cada um por si com relação a esse tratamento.
ExcluirGrande APF, tudo certo? Como de praxe, vamos para as perguntas da semana kkkkkkkkk
ResponderExcluir1 - Vendo algumas reportagens na televisão, percebo que até mesmo em operações mais "tranquilas" (ex: busca e apreensão de provas envolvendo compra de respiradores ilegais) os policiais utilizam os uniformes táticos. É uma regra isso ou tá mais ligado a boa prática?
2 - Assisto a uma série no youtube que se chama "Operação Fronteira", ilustra uma ínfima parte do trabalho que nossa PRF faz nas mais diversas bases fronteiriças do Brasil. Uma das coisas que mais me chamou a atenção é a forma como os policiais rodoviários se tratam, percebe-se que há um respeito muito grande entre eles próprios e que aparenta ter um espírito de irmandade. Realmente isso acontece ou foi apenas uma percepção pontual que eu tive da série?
3 - Considerando suas lotações e experiências, existe essa grande amizade entre os Policiais Federais?
4 - Você já vivenciou ou presenciou algum tipo de humilhação na PF?
Grande abraço
VSLN, vamo lá:
Excluir1 - O uniforme é obrigatório. Todos tem que saber quem é quem. Assim como o armamento. O colete que nessas operações muitos não usam. Não há obrigatoriedade.
2 - Tem isso sim. Claro que não sempre e com todos, mas é bem tranquilo o clima lá.
3 - Existe sim. Mas como toda relação interpessoal, não é todo mundo que se gosta.
4 - Já vi sim. É triste demais isso. Não posso relatar, mas já vi acontecer sem nenhuma necessidade.
APF, como funciona o concurso de remoção? Você só tem direito a escolher uma lotação em cada concurso ou pode elencar uma lista de preferência e ir eliminando as lotações que você não conseguiu?
ResponderExcluirAbraço!
Cara, pode colocar todas as cidades na tua lista de escolha. Vc vai ser contemplado por ordem de preferência sua. Ex.: coloquei João Pessoa, Maceió, Fortaleza e Natal. Nessa ordem. Caso eu não consiga João Pessoal, o sistema tenta a segunda opção. Se tiver vaga para a minha pontuação, já me encaixa lá.
ExcluirSimplifiquei, mas a ideia é essa.
Como funciona a questão da lotação para os peritos? Eles também vão para os interior? Queria fazer para contabilidade. Gostaria de mais informações.
ResponderExcluirLuan, os peritos ficam normalmente nas superintendências, com algumas exceções de cidades maiores com delegacias grandes.
ExcluirDá uma lida no último edital na página do CESPE, lá têm as disciplinas e os assuntos específicos.
Fala parceiro! 1-sem ficar encima do muro entre Cáceres, Ji-Paraná e Vilhena qual dessas cidades vc escuta falar que seja melhor pra trabalhar e viver se por exemplo vc fosse de Salvador e tivesse de ficar um bom tempo na lotação? 2-vc falou da pistola g26 que é boa pra porte velado vejo algumas mulheres da PF utilizando de forma ostensiva é fácil de um homem que acabou de tomar posse conseguir acautelar a g26 aí nesse caso ele ficava só com a g26 pra porte velado por conta do seu tamanho ou ficava com as duas pistolas a padrão,bem como a menor pra folga?
ResponderExcluirJailton:
Excluir1 - Ji-paraná e Vilhena.
2 - Nunca vi ninguém conseguir ficar com duas armas do departamento. Pelo menos não duas armas curtas. Se você pegar a G26 tem que devolver a outra. A não ser que você compre uma G26 pra vc. Aí ficaria com duas.
Valeu guerreiro tmj!
ResponderExcluirAPF do norte, você sabe me dizer se tem como entrar pro GPI, COT, NEPOM sendo papiloscopista?
ResponderExcluirNormal. Qualquer cargo pode.
ExcluirMais vc já me disse que delegado não entra no COT apf,lembra?
ExcluirLembro. Mas ele pode. Não quer dizer que consiga.
ExcluirMas uns amigos me atualizaram e disseram que teve delegado que já conseguiu esse feito.
Fala, APF! Na sua primeira lotação, como pude ver em partes diferentes aqui do blog, a maior chance é de acabar indo pro norte. Então, o senhor já era natural do norte ou de outra região?
ResponderExcluirSou do norte.
ExcluirFala, APF! Então, cara... Eu não recordo bem agora, mas aquele seu story no Instagram mostrando sobre as vagas pra delegado era de primeira lotação ou de remoção?
ResponderExcluirPrimeira lotação, por incrível que pareça.
ExcluirVix... Espero que na minha vez, pra perito, tenha vaga pra casa direto. Se tiver... Rapaz, vou estudar igual um condenado pra manter a média alta dentro da ANP. Valeu, bro!
ExcluirAPF Norte,
ResponderExcluirQual sua opinião sobre andar armado quando está fora de serviço? Tem alguma orientação do departamento? Precisar estar com a funcional 100% do tempo? Tem algum protocolo diferenciado quando se mora em local muito perigoso?
Um abraço!
Pedro, eu normalmente ando com a arma. A maioria que eu conheço também. Mas não é obrigado. E se você estiver armado, tem que estar com a funcional por perto.
ExcluirSe mora em lugar perigoso, o protocolo é o mesmo, ficar sempre atento ao redor. Principalmente na chegada e saída de casa.
Com relação a andar armado morando em local perigoso, eu conheço colega que deixar a arma e a funcional na delegacia. E conheço uns que tem uma arma em casa e deixa a arma da polícia na delegacia, para não ficar transitando armado no trajeto pro trabalho.
Mas é de cada um. Não tem o jeito certo.
Abraços.
1-apfdonorte se vc fosse do nordeste (Salvador) e quisesse voltar logo vc escolheria uma cidade de pontuação 4,5 ou uma cidade de melhor estrutura de pontuação 4 será que meio ponto faz uma diferença considerável na estrutura da cidade,bem como no concurso de remoção?
ResponderExcluirJailton, eu escolheria uma cidade de pontuação 4. As cidades de 4,5 são muito precárias. Não que seja impossível de morar, não são. Mas principalmente para quem tem mulher e filhos, eles vão sofrer um bocado. Se for solteiro, aí não vejo problema de ir para uma 4,5.
ExcluirGrande APF, tudo certo? Não sei se você curte, mas uma sugestão de publicação (caso não for te expor muito): Mostra seu EDC para dias "normais" e para os dias de operações.
ResponderExcluirE se possível posta aqui, dei um tempo no instagram por causa dos estudos... kkkkkk
O concurso de remoção só é aberto para os ativos depois que oficialmente o edital com os números de vagas é lançado? Por exemplo, 500 novas vagas para APF e depois disso que vocês escolhem as novas lotações...
Abraços
Cara, vez ou outra acho que a galera me testa aqui. Tive que pesquisar no Google pra saber que diabos era EDC. Every Day Carry.
ExcluirPros dias normais, tirando os itens que todos carregam: arma, algemas, bastão retrátil, isqueiro, distintivo, carteira da polícia, mochila, spray de pimenta, máscara da polícia, uma máscara paisana para sair na rua, canivete.
Dias de operação: Além dos itens acima, colete balístico, lanterna, bornal, garrafa de água, boné.
Sobre o concurso de remoção: só após os alunos estarem na academia que sabemos as possíveis novas lotações e acontece o concurso de remoção.
Fala apf, tenho miopia alta, acha que isso me elimina? (Ja li o edital,mais não consegui tirar minha dúvida)
ResponderExcluirBia, se com a correção (óculos ou lente), você consegue corrigir, não reprova.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSra. Rabelo, o que falam é que será em agosto, e durará até novembro. Espero que até lá não tenhamos uma segunda onda do vírus. Caso tenha, será prudente adiarem novamente. Acreditemos que não, né.
ExcluirAbraços.
ps.: 20 anos ela vai ser uma das mais novas na ANP, se não for a mais nova.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirContinue dando notícias aqui.
ExcluirBoa sorte e parabéns pela filhota.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLibras eu gostaria de saber. Tenho um amigo surdo, sempre me comunico escrevendo ou por aplicativo que traduz para Libras.
ExcluirE a filhota já está preparada para passar 2 meses dentro da ANP?
Se ela tiver alguma dúvida, ou você, me chama no direct do instagram. :)
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQual é o Estado que vocês moram?
ExcluirPela tua formação deve ser Roraima, né.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir