PERGUNTAS FREQUENTES!

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Escolhendo a lotação - visão de quem já trabalha na PF

Sonho realizado, Polícia Federal! Essa placa me aviva excelentes lembranças. E as dolorosas também.
Senhores, aproveitando essa temporada de Academias de Polícia Federal, vamos falar sobre a escolha das lotações. Eu falei aqui sobre como funciona a escolha das vagas dentro da ANP. Nesse post de hoje falarei como funcionam viagens e missões na lotação escolhida, para que seja mais fácil para os alunos escolherem suas lotações. Quanto mais informações, melhor.

Primeiramente, leia o material do Robson Concurseiro. Vale muito a pena, apesar de algumas informações não serem 100%. Afinal, ele fez baseado em pesquisas e relatos de "sobreviventes".

Na hora da escolha, se você puder voltar para casa, excelente. Como isso é raro, vamos por ordem de prioridades (minha opinião / dicas).

Caso não volte direto para sua cidade, tente voltar para o seu estado. Mesmo que essa cidade que não é a sua seja ruim ou muito ruim, tipo Oiapoque e Tabatinga, mas escolha dentro do seu estado. Por que eu digo isso: porque quem está lotado no Oiapoque vive de missão em Macapá, que é onde fica a Superintendência. Quem está lotado em Tabatinga vive de missão em Manaus. Então se você for de Macapá, escolhendo o Oiapoque, vai tomar posse na superintendência e somente depois vai para sua lotação original, além de viver de missão em casa. Ainda pode acontecer de o superintendente, sabendo que você é de lá mesmo, remover você de ofício Macapá, bastando ele querer. Eu já fui tantas vezes de missão para a capital do estado em que estou lotado que já até perdi as contas. E fui pra missões longas, que tive que passar mais de dois meses. Além de algumas propostas gerais de remoção para lá.

Entenda que se você escolher outro estado, sua remoção dependerá da liberação do superintendente do outro estado. Por exemplo: você tomou posse no Chuí/RS. Quer ser removido para Macapá/AP. Para isso você dependerá da liberação do superintendente do Rio Grande do Sul, coisa que dificilmente acontecerá. Já se você tiver no Oiapoque, o superintendente do Amapá que manda nas delegacias descentralizadas. Logo basta ele querer, e você fazer por merecer, para ele te remover para Macapá de ofício.

Se você também não conseguir ficar no seu estado, tente voltar para o mais perto possível de casa. Isso conta muito tanto nos preços das passagens aéreas quanto para viagens de missão. Por exemplo: Se você estiver lotado no Pará, será muito mais fácil você ir de missão para o Maranhão do que alguém que está lotado no Rio Grande do Sul, ou São Paulo. E isso vale para todos os estados vizinhos.

Caso não consiga nem voltar para perto de casa, tente uma superintendência de pontuação 3 (Acredite, a pontuação faz muita diferença. ). É nas superintendências que as coisas chegam primeiro: vagas para cursos, treinamentos e missões para outros estados. Além de terem várias delegacias com todo tipo de investigação e mais recursos. Ainda as passagens aéreas tendem a serem mais baratas de capital para capital. E acredite, você vai querer visitar sua família. A saudade bate forte quando estamos longe.

Agora, caso sua prioridade seja voltar o mais rápido possível para o seu estado/casa, então você deve escolher uma delegacia onde a pontuação seja 4 ou 4,5. E se você for do nordeste e quiser um dia ainda trabalhar na superintendência do seu estado, escolha a melhor cidade possível de pontuação 4.

Espero que aproveitem as oportunidades. Não queiram ser Super Policiais na hora de escolher a lotação (e em nenhum outro momento). Um doido, da minha ANP, estando bem colocado, com muitas cidades boas disponíveis para escolher, gritou no microfone do teatro de arena (local da ANP onde escolhemos a nossa lotação no final do curso) que queria ser policial de verdade e escolheu Tabatinga/AM. Não façam isso. Você vai ser policial igual em qualquer lotação. Pense no seu bem estar. 

Não ache que você é imune às saudades e às tristezas da vida. A polícia não vai ser sua vida e nem vai preencher o vazio dos parentes e amigos queridos. No começo, logo após a posse, ficamos bem empolgados, mas depois de alguns meses a vida volta ao normal. E quando a empolgação passou, com certeza esse doido ainda estava em Tabatinga.